webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

5.11.2014

6 top maquiadoras ensinam seus melhores truques de beleza

Lindas e estilosas, estas seis maquiadoras são referência quando o assunto é beleza. Elas contam suas descobertas no mundo do make e o que funciona na vida delas.

 10/05/2014
Reportagem: Débora Lublinski - Edição: MdeMulher
Maquiadora da agência Amuse-ment, Leila vive nos bastidores das fotos.
Foto: Pablo Saborido

Leila Turgante

1. O grande truque da maquiagem é sempre parecer menos maquiada do que está de fato. Você quer ouvir ‘nossa, que linda’ ou ‘nossa, quanta maquiagem?’. Comigo é casa de ferreiro, espeto de pau. No dia a dia, uso filtro solar com cor, escovo bem as sobrancelhas e passo um batom. Acho chato ter que remover o make dos olhos toda a noite.”
2. Se você ainda não usa batom vermelho, é porque não achou o seu tom. Toda mulher tem um que combina com ela. Quem tem pele clara fica bem com o vermelho clássico, bem aceso. Se achar muito ousado, tente o vermelho-queimado. Ruivas combinam com um vermelho-alaranjado, meio ferrugem. E morenas e negras costumam ficar bem com vermelhos mais escuros.”
3. Ando cansada do olhão esfumado de preto. Todo mundo usa e fica tudo igual. Tenho dado preferência à sombra marrom, mais suave. Ou sugiro contornar o olho com lápis preto e dar uma borradinha com cotonete. Fica um visual rock’n’roll.”
4. Sou de poucos cosméticos e prefiro os mais naturais, com menos química. E não vivo sem água termal. Ela hidrata a pele sem deixar um toque gorduroso. Borrifo antes do filtro solar. À noite, uso Bepantol Solução. A textura líquida é rapidamente absorvida e evita que a pele fique repuxada, o que geralmente acontece após o banho.”
 
Maquiadora sênior da M.A.C, Fabi está sempre presente nas temporadas de moda
Foto: Pablo Saborido
 

Fabiana Gomes

1. Respeitar as características do rosto de cada mulher está em alta. Parece ser o fim da obsessão pela perfeição. A pele é corrigida, mas sem exageros. O blush vem menos marcado, mais difuso. As sobrancelhas seguem o desenho natural e até os olhos permitem uma sombra preta borradinha.”
2. Em busca de uma pele mate, a brasileira exagera no uso do pó facial e acaba parecendo um bife à parmegiana. A base deixa a pele acetinada com viço e brilho sob controle. Ninguém é opaca o tempo todo.”
3. Já tentei me separar do batom vermelho, mas há quatro anos me apaixonei pelo Ruby Woo, da M.A.C, e virou minha marca. Mas sou meio justiceira e, quando vejo que um produto anda esquecido, adoto a causa. É o caso do gloss. As versões modernas têm textura menos grudenta, mais agradáveis de usar. Aposto nelas também.”
4. O delineador é outro que aparece forte na moda. São traçados mais ousados – alguns vazados, outros com acabamento glitter. Fique de olho!”
 
À frente do Liceu de Maquiagem, em São Paulo, Vanessa também dá truques no programa Esquadrão da Moda, do SBT
Foto: Pablo Saborido

Vanessa Rozan

1. Meu nécessaire é enxuto. Além da base com filtro solar, passo apenas blush e máscara para cílios. E carrego uma sombra ou um lápis para olhos de cor marrom e um batom vermelho, que dão um upgrade no make se aparecer algum compromisso ou evento importante.”
2. Nas aulas de automaquiagem do Liceu, percebo que escolher o tom da base é uma dúvida recorrente. Minha sugestão é testar o produto no colo, e não no rosto. Como costumamos tomar mais sol no corpo do que no rosto, optar por uma base um pouco mais escura uniformiza as tonalidades e evita o efeito fantasma.”
3. O primer, apesar de pouco usado, ajuda a deixar o make natural. Ele melhora a textura da pele, preenchendo linhas finas e disfarçando os poros dilatados.”
4. ”Os tons de azul foram um dos destaques na última temporada da moda internacional. No desfile da Valentino, as modelos usaram um traço fininho de lápis azul-claro rente aos cílios superiores e inferiores, quase imperceptível. Na passarela da Dior, apareceu um maxidelineador turquesa com glitter. Tem diversas possibilidades de usar a cor. Mas, se ainda achar muito ousado, vá de sombra metálica bronze. Dá certo em todo mundo.”
 
Juliana Rakoza é maquiadora e venceu o Prêmio Avon de Maquiagem de 2013.
Foto: Pablo Saborido

Juliana Rakoza

1. "Tanto no quadro Você Mais Poderosa, do programa da Ana Maria Braga, que apresento com o cabeleireiro Tiago Parente, como na minha bancada no salão Studio W, vejo isto na prática: as mulheres se veem maquiadas e se sentem mais confiantes. É um prazer ensiná-las a valorizar seus pontos fortes e encontrar um estilo próprio. Para mim, é o batom laranja. Combina comigo."
2. "Acho que o maior medo da brasileira é a pele brilhando. O BB cream provou que dá para ter uma pele perfeita livre oleosidade. Ele é ótimo para quem ainda tem resistência às bases. Não vou nem à padaria sem fazer a pele!"
3. "Sabe o que eu vejo muito entre as minhas clientes? Melasma! Essa mancha castanha está aparecendo em muita gente, especialmente nas mulheres que abusaram do sol. Na ânsia de camuflá-las, exagerar na base é um pulo. Poucas sabem da existência do primer com cor. Nesse caso, o tom alaranjado do produto neutraliza a cor da mancha e, no passo seguinte, a base não ficará acinzentada."
4. "Na hora de me arrumar, aposto em batom colorido e máscara para cílios. No cabelo, quando a raiz está crescendo, recorro a lenços. Adoro o ruivo, mas precisa de disciplina para mantê-lo bem cuidado."
 
Rafaella é há 2 anos maquiadora da NARS no Brasil.
Foto: Pablo Saborido

Rafaella Crepaldi

1. "Não gosto muito de regras: quem tem lábios finos não pode usar batom escuro? Ou lápis preto diminui os olhos? Nem sempre! Acredito que a maquiagem serve para realçar a beleza de cada mulher, e não para transformá-la em outra pessoa."
2. "Jamais comece uma maquiagem sem antes hidratar a pele. Ela ganha viço e os produtos que vêm a seguir funcionam melhor. Gosto de aplicar a base com as mãos. Fica mais natural, com acabamento uniforme e sem acúmulo nos poros."
3. "Aposto nas sombras metalizadas ou cintilantes para a próxima temporada, especialmente as de tons iluminados, como bege, champanhe e dourado. Para ficar moderno e despretensioso, não use lápis ou sombra preta no mesmo look."
4. "Eu me lembro da minha mãe, que também é maquiadora, pegar um batom e passar nos lábios, nas bochechas e nas pálpebras antes de sair de casa. Num dia corrido ou em uma emergência, com um único produto é possível dar uma cor ao rosto."
 
Mariana Ishizaka é maquiadora da Benefit no Brasil.
Foto: Pablo Saborido

Mariana Ishizaka

1. "Como bailarina, já usei muita maquiagem nos palcos. Mas, hoje, no meu dia a dia, não sou de me maquiar muito. Além de preparar a pele, não abro mão de preencher as sobrancelhas – as das japonesas costumam ser ralas ou rebeldes. A Benefit tem vários produtos com esse objetivo: lápis, sombra e gel. Só que precisa respeitar o desenho natural delas."
2. "Outro truque para as orientais é marcar o côncavo dos olhos com pó bronzeador opaco. Aplique o produto bem na altura do ossinho das pálpebras para criar a profundidade que não temos."
3. "Ainda no jogo do claro e escuro, uso o mesmo pó bronzeador ao redor do rosto para afiná-lo – o meu é bem redondo. E iluminador em pontos estratégicos, como abaixo das sobrancelhas, maçãs do rosto, ossinho do nariz."
4. "Em vez de olhão preto esfumado, aposto no delineador, uma opção certeira para as orientais. Para completar, muita máscara para cílios, batom nude e blush cor de saúde."
5. "Depois que fiz algumas mechas nos fios, meu cabelo ficou mais fácil de modelar. Antes, por mais que eu tentasse ondular ou dar volume, nada parava. Em um bad hair day, vou de coque."

Nenhum comentário:

Postar um comentário