Alegar que não teve tempo para concluir tarefa é uma delas.
Profissional deve resolver problemas e não se apoiar em desculpas.
Profissional deve prestar atenção no que fala no
trabalho (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
No trabalho, frases ou expressões mal colocadas podem arranhar a imagem
de um profissional e trazer riscos para a carreira. Até um comentário
feito durante o almoço pode ser usado para determinar o caráter do
funcionário, segundo artigo publicado na seção de carreiras do site
americano Business Insider.trabalho (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Segundo Sylvia Ann Hewlett, autora do livro "Executive Presence: The missing link between merit and success" (Presença executiva: O elo perdido entre mérito e sucesso, em tradução livre), três ações mostram se o profissional tem potencial para liderar: como age, como se parece e como fala.
"Cada encontro verbal é uma oportunidade vital para criar e nutrir uma impressão positiva", diz Sylvia.
Algumas frases, porém, acabam com o profissionalismo. Veja 11 coisas que não devem ser ditas no ambiente de trabalho:
1) "Será que isso faz sentido?"
Em vez de ter a certeza de que está sendo entendido, perguntar isso passa a impressão de que você não entendeu sua própria ideia. Troque a pergunta por: "Quais são suas ideias?"
2) "Isso não é justo"
Simplesmente reclamar de uma injustiça não vai ajudar a mudar a situação. Evitar essa frase mostra que você é proativo e que, em vez de reclamar, procura resolver o problema, sem se lamentar.
3) "Eu não tive tempo"
Caso não tenha tido tempo para finalizar uma tarefa ou tenha esquecido dela, é melhor pedir um prazo maior para cumpri-la. A opção é melhor que dar uma resposta que não vai resolver o problema.
4) "Apenas" ou "só"
Usar as palavras "apenas" ou "só" para encher frases – como "Eu apenas quero verificar" ou "Eu só acho que" – pode parecer inofensivo, mas faz com que você pareça estar sempre na defensiva. Falar com mais autoridade não é um problema.
5) "Mandei e-mail há uma semana"
Se alguém não responder uma mensagem, é seu dever ir atrás e garantir que a informação tenha sido repassada e compreendida. Vale mostrar proatividade e se comunicar em vez de esperar que a outra pessoa assuma a culpa.
6) "Eu odeio ou acho chato"
Insultos não têm lugar no ambiente de trabalho, especialmente quando são dirigidos a uma pessoa específica ou a uma prática da empresa. Quem faz isso fica tachado de juvenil e imaturo.
7) "Isso não é minha responsabilidade"
Mesmo se não for uma tarefa específica sua, ajudar e colaborar com outros colegas mostra disposição para trabalhar em equipe e encarar outros desafios.
8) "Você deveria ter..."
Apontar novos caminhos ajuda mais que apontar falhas ou problemas. Em vez de falar o que o colega poderia ter feito, procure ter uma abordagem positiva e dar dicas sobre como fazer melhor no futuro.
9) "Posso estar errado, mas..."
Ninguém deve reduzir a importância do que fala. Para se posicionar, é preciso evitar esse tipo de frase e apresentar suas ideias, esperando contribuir.
10) "Desculpe, mas..."
Não vale se desculpar por ter algo a dizer. Essa expressão indica que o profissional é "automaticamente" irritante.
11) "Na verdade..."
Começar frase como "Na verdade, é bem ali" ou "Na verdade, você pode fazer desta forma" coloca uma distância entre as pessoas, insinuando que o ouvinte está, de alguma forma, errado. A frase pode ser reformulada para passar uma mensagem mais positiva.
Não só no trabalho, mas em todos os cantos da VIDA, num mundo onde todos estão de olhos em todos para levar proveito de alguma forma, é preciso ficar de boca fechada...
ResponderExcluirUm abraço, meu amigo!!!