webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

12.08.2014

DOR DE CABEÇA FEMININA PODE ESTAR ASSOCIADA À PÍLULA

Dor de cabeça feminina pode estar associada à pílula
O sexo feminino é um dos mais afetados pela enxaqueca e uma das causas é a variação rápida do hormônio estrogênio. Ginecologista afirma que o problema tem solução.
Muitas mulheres sofrem mensalmente com enxaquecas, no período pré-menstrual ou mesmo durante a menstruação. Caracterizada por dor de cabeça latejante, com náuseas, vômitos e aversão à luz e ao barulho, a enxaqueca afeta mais mulheres do que homens, segundo pesquisas.

O ginecologista e obstetra Dr. Domingos Mantelli, da capital paulista, explica que isso se deve à oscilação hormonal que acontece durante o ciclo menstrual, especialmente pela ação do hormônio estrogênio no sangue. Ele conta que, na maioria dos casos, o quadro de enxaqueca piora no período próximo ou durante a menstruação e podem ser relacionados ao uso de anticoncepcionais. “Principalmente na semana de pausa do contraceptivo, os sintomas costumam piorar por conta da diminuição do nível sanguíneo de estrogênio estimulado pela interrupção do medicamento”, explica Mantelli.

A boa notícia é que a cura pode ser mais simples do que se imagina e pode ser conseguida apenas com a troca do anticoncepcional. “Todas as pílulas anticoncepcionais combinadas possuem em sua composição o hormônio estrogênio e o ideal é que a mulher interrompa a ingestão da pílula para averiguar se as dores de cabeça derivam-se do medicamento. Em caso positivo, a indicação é utilizar anticoncepcionais com pouco ou até sem estrogênio, só com progesterona em sua composição”.

Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário