webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

2.25.2015

SAIBA COMO PREVENIR AS BROTOEJAS


Saiba como prevenir as brotoejas
Dicas para redobrar os cuidados na temporada quente e evitar irritações indesejadas na pele do bebê.
No verão, além de curtir dias de sol, é preciso estar alerta para as doenças causadas pelo calor excessivo, principalmente na pele. Um dos problemas mais comuns durante a estação quente são as brotoejas. Essas indesejadas irritações são ocasionadas pelo bloqueio dos poros por onde a pele elimina o suor e afetam especialmente os bebês. Além das lesões cutâneas, os sintomas incluem coceira e leve ardor. 

Geralmente, as brotoejas acometem mais as partes do corpo com dobras, mas podem aparecer no rosto, nas costas, no pescoço, no ombro, na barriga, no peito ou na região do bumbum. “O calor e a umidade excessivos acabam obstruindo as glândulas sudoríparas, bloqueando a saída do suor. Assim, as brotoejas aparecem em forma de erupções cristalinas ou avermelhadas que nesse caso causam coceira e vermelhidão na pele”, explica a dermatologista Juliana Macéa, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Em adultos e crianças, a prevenção inclui evitar situações que provoquem calor e possam causar sudorese abundante. “Deve-se deixar as crianças com pouca roupa ou usar roupas frescas – de algodão de preferência – nos dias de muito calor, além de evitar locais muito fechados”, recomenda Juliana. 

Já para os bebês, além de mantê-los em locais frescos e arejados, vale redobrar a atenção principalmente na frequência da troca de fraldas nessa época do ano. Neles, as brotoejas são mais comuns por causa da umidade prolongada e pelo contato da urina e das fezes com a pele por conta do uso das fraldas. “Se possível, recomendo até deixar o bebê sem fraldas durante alguns períodos ao longo do dia. Esse cuidado é especialmente importante visto que a brotoeja na área de fraldas é uma porta de entrada para a infecção da pele por bactérias”, indica a médica.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário