webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

5.01.2015

DESMAIO / SÍNCOPE


O que é?
Perda breve e repentina da consciência, geralmente com rápida recuperação, pode ser devido a múltiplas causas, desde um simples susto (ansiedade, tensão emocional) até um quadro encefalítico.
Existe prevalência elevada em pessoas de idade.
Quais as causas para que ocorra um desmaio?
As causas podem ser: 
 
doença cérebro-vascular, convulsões
de origem cardíaca, tais como: arritmias, doença cardíaca estrutural ou isquêmica
embolia pulmonar, hipertensão pulmonar
metabólicas, tais como hipoglicemias, intoxicações
neurogênica/vascular, como hipotensão postural, síncope situacional ou vasodepressora
infecciosas
psicogênicas
desconhecidas, ao redor de 40%
O que se sente? 
 
Náuseas
tonturas
suor moderado ou abundante
palidez
visão borrada, acinzentada
perda da consciência.
Como se faz o diagnóstico?
História clínica, exame clínico e neurológico são necessários para equacionar corretamente o episódio de inconsciência. São necessários, quando pertinente, diversos exames que vão desde um simples hemograma e dosagens de glicose até uma ressonância magnética. Casos mais graves, especialmente doenças de origem cardíaca, requerem uma atenção maior.
Enquanto o paciente estiver desmaiado deve ser acomodado deitado, a cabeça sem angulações e as pernas elevadas.
Prevenção
Existem algumas medidas para evitar a possibilidade de desmaiar: 
 
Se você acha que vai desmaiar, procure deitar-se com as pernas mais elevadas que a cabeça.
Se não for possível deitar-se, sente-se e baixe a cabeça até o nível dos joelhos. Este procedimento aumenta o fluxo de sangue para seu cérebro.
Procure não se levantar bruscamente, faça-o lentamente, para que sua freqüência cardíaca e pressão sangüínea tenham mais tempo para se ajustar à posição vertical.
Se você começou a tomar alguma medicação nova e acha que seu desmaio foi ocasionado pela medicação, procure seu médico, pois pode ser necessário ajustar a dosagem.
Em épocas de altas temperaturas, como verão, passar por muito calor e umidade, ter sensação de abafamento, ingerir pouco líquido, ficar em pé por um longo tempo, fazer exercícios e desidratar-se são condições propícias para ocorrer um desmaio.
Prognóstico
O prognóstico em geral é favorável. 
LEIA TAMBÉM
Epilepsia / Convulsão - Ataque Epiléptico  É uma doença neurológica crônica, podendo ser progressiva em muitos casos, principalmente no que se relaciona a alterações cognitivas, freqüência e gravidade dos eventos críticos. É caracterizada por crises convulsivas recorrentes, afetando cerca de 1% da população mundial. 

Arritmias  As arritmias podem ser assintomáticas ou sintomáticas, dependendo da sua intensidade e da situação clínica do portador

Emergências Psiquiátricas  São quaisquer alterações nos pensamentos, sentimentos ou comportamentos para as quais se faz necessário atendimento rápido por representar risco significativo para pacientes ou para outras pessoas. 

Transtornos Mentais Em Idosos  A velhice é um período normal do ciclo vital caracterizado por algumas mudanças físicas, mentais e psicológicas. 

Tumores Cerebrais  São todas as lesões ou massas expansivas dentro do crânio que surgem devido a multiplicação desordenada de células normais ou anormais 

Transtornos Psiquiátricos na Infância  O pensar, a capacidade de utilizar uma linguagem escrita, falada ou ainda de experimentar sentimentos não nascem com a criança, estando profundamente relacionados a seu desenvolvimento. 

Epilepsia / Convulsão - Ataque Epiléptico  É uma doença neurológica crônica, podendo ser progressiva em muitos casos, principalmente no que se relaciona a alterações cognitivas, freqüência e gravidade dos eventos críticos. É caracterizada por crises convulsivas recorrentes, afetando cerca de 1% da população mundial. 

Vertigem  É a ilusão de movimento do corpo ou do ambiente algumas vezes definida adicionalmente como rotatória ou unidirecional. 

Tumor Carcinoide Pulmonar  Aproximadamente a metade das pessoas com tumor carcinóide não sentem nada no momento do seu diagnóstico. A manifestação mais comum da doença é a hemoptise – sangramento ao tossir ou sangue no escarro 

Morte Súbita  As mortes súbitas, na grande maioria dos casos, são provocadas por arritmias do ciclo cardíaco. 



Fonte: ABC da Saúde Informações Médicas Ltda 


Nenhum comentário:

Postar um comentário