Problemas pessoais podem provocar descontrole emocional de funcionários e impactar negativa e diretamente nas relações profissionais, bem como nos resultados da empresa
Rio - Problemas pessoais podem provocar descontrole emocional de funcionários e impactar negativa e diretamente nas relações profissionais, bem como nos resultados da empresa. É claro que ninguém escolhe viver ou lidar com situações difíceis, mas de acordo com o poeta Horácio, da Roma antiga, os dilemas têm também um lado positivo: “A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas”. Para ele, os momentos difíceis e os obstáculos não trazem apenas sofrimento e lágrimas, mas também forçam a maturidade. Portanto, os conflitos interpessoais podem ser boas oportunidades para o aprendizado dos envolvidos.
Veja como lidar melhor com os desentendimentos na equipe de trabalho.
Por Janaina Ferreira
“Uma colega de trabalho está com problemas pessoais e está descontando seu estresse nas outras pessoas da equipe. Estão acontecendo brigas, a produtividade dela e do grupo caiu e muitas vezes eu já a encontrei chorando na copa. Percebo que é um problema grave. Como podemos ajudá-la ?”
Monica, Ilha do Governador
Olá, Mônica! É bem possível que o comportamento de sua colega já esteja sendo observado pelos gestores, sobretudo considerando o reflexo na produtividade e as desavenças pessoais que ela deve estar causando. E se persistirem, ações mais enérgicas da direção da empresa podem ocorrer, variando da advertência à demissão.
Gerenciar os conflitos entre funcionários é uma das funções da chefia, já que os estremecimentos interferem diretamente no desempenho da equipe e nos resultados da empresa. Mas é preciso agir com cuidado e o mais breve, o que torna sua iniciativa válida.
A funcionária precisa de ajuda para sair desse momento delicado, caso contrário a situação pode tornar-se insustentável — pessoas envolvidas nessas desavenças perderem o controle e colocarem em risco seus empregos.
Sugiro que alguém em que sua colega confie converse com ela em um local reservado. É preciso ter a habilidade de falar da situação ou do comportamento, sem criticá-la diretamente, expondo os impactos na equipe e oferecendo total apoio.
É importante que ela se conscientize de suas atitudes e de que elas estão interferindo negativamente no trabalho, na amizade e colocando em risco seu emprego.
A intenção dessa conversa é tentar “abrir os olhos” para a realidade que, talvez devido ao seu estado emocional, não lhe seja possível enxergar. Pode não ser uma conversa muito fácil, mas é essencial para reequilibrar a convivência do grupo.
Mas a funcionária pode ter problemas psicológicos que demandem ajuda profissional. Neste caso, o mais indicado é que ela procure apoio médico até reequilibrar-se, o que será positivo para ela e para todos que com ela convivem.Boa sorte!
Veja como lidar melhor com os desentendimentos na equipe de trabalho.
Por Janaina Ferreira
“Uma colega de trabalho está com problemas pessoais e está descontando seu estresse nas outras pessoas da equipe. Estão acontecendo brigas, a produtividade dela e do grupo caiu e muitas vezes eu já a encontrei chorando na copa. Percebo que é um problema grave. Como podemos ajudá-la ?”
Monica, Ilha do Governador
Olá, Mônica! É bem possível que o comportamento de sua colega já esteja sendo observado pelos gestores, sobretudo considerando o reflexo na produtividade e as desavenças pessoais que ela deve estar causando. E se persistirem, ações mais enérgicas da direção da empresa podem ocorrer, variando da advertência à demissão.
Gerenciar os conflitos entre funcionários é uma das funções da chefia, já que os estremecimentos interferem diretamente no desempenho da equipe e nos resultados da empresa. Mas é preciso agir com cuidado e o mais breve, o que torna sua iniciativa válida.
A funcionária precisa de ajuda para sair desse momento delicado, caso contrário a situação pode tornar-se insustentável — pessoas envolvidas nessas desavenças perderem o controle e colocarem em risco seus empregos.
Sugiro que alguém em que sua colega confie converse com ela em um local reservado. É preciso ter a habilidade de falar da situação ou do comportamento, sem criticá-la diretamente, expondo os impactos na equipe e oferecendo total apoio.
É importante que ela se conscientize de suas atitudes e de que elas estão interferindo negativamente no trabalho, na amizade e colocando em risco seu emprego.
A intenção dessa conversa é tentar “abrir os olhos” para a realidade que, talvez devido ao seu estado emocional, não lhe seja possível enxergar. Pode não ser uma conversa muito fácil, mas é essencial para reequilibrar a convivência do grupo.
Mas a funcionária pode ter problemas psicológicos que demandem ajuda profissional. Neste caso, o mais indicado é que ela procure apoio médico até reequilibrar-se, o que será positivo para ela e para todos que com ela convivem.Boa sorte!
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