Tratamentos odontológicos podem
deixar qualquer um com um sorriso de Hollywood, apresentando resultados
altamente estéticos e com boa preservação de tecido dental.
Segundo o diretor clínico da Ortodontic Center, Edmilson Pelarigo, para manter o sorriso em dia existem técnicas de clareamento, aparelhos ortodônticos, além das famosas facetas laminadas e a novidade das “lentes de contato dentais”. As lentes de contato são facetas produzidas com o mesmo material, mas com uma espessura menor, de 0,02 mm.
A grande diferença é que este tipo de tratamento é indicado aos pacientes que não possuem dentes escurecidos ou com grandes inclinações. Tal precaução é necessária, pois apesar de serem extremamente resistentes, as lentes de contato dentais são translúcidas, por serem mais finas. Entre as vantagens, há desgaste mínimo ou ausente para fixá-las ao dente.
No caso das facetas laminadas, trata-se de um dos procedimentos mais avançados na estética bucal e que vem ganhando a preferência de muitos brasileiros nos últimos anos, por ser indicado aos que possuem dentes extremamente desbotados, lascados ou disformes. Para coloca-las, o dentista remove uma pequena quantidade da superfície do dente permanente, permitindo assim a colocação das lâminas.
Em ambos os casos, após efetuar um molde dos dentes, o material é enviado ao laboratório de prótese. A faceta ou lentes de contato dentais são feitas de forma personalizada, de acordo com a arcada dentária de cada paciente. Em seguida, é colada ao dente com cimento resinoso.
A faceta laminada é uma espécie de ''capa'' parcial fixada apenas na parte frontal dos dentes. Consideradas fortes e resistentes, possuem a longevidade de no máximo 20 anos. Além disso, são difíceis de serem manchadas, o que as torna ainda mais populares entre os que almejam obter um sorriso perfeito.
Existem dois materiais utilizados na fabricação das facetas dentárias: a resina - indicada para a restauração de dentes lascados ou quebrados, para o preenchimento de espaços ou para remodelar ou colorir o sorriso; e a porcelana - camadas finas que proporcionam um sorriso durável e agradável. Ambas geralmente são fabricadas por um protético em laboratório de prótese dentária.
"Tanto as facetas quanto as lentes exigem uma reavaliação constante e é importante fazer sempre a higienização das superfícies dentais. O tratamento começa com fotografias dos dentes, rosto e sorriso, além de radiografias, moldagem para confecção do mock-up (prévia de como ficarão os dentes), dos provisórios e das facetas propriamente ditas", explica o profissional.
Para quem faz uso das facetas ou outro tipo de aparelho, é importante não ingerir alguns alimentos para auxiliar na manutenção do sorriso, evitando assim manchas e escurecimento dos dentes. As recomendações variam de acordo com o tratamento utilizado. Por exemplo, café, chá, açaí, beterraba, vinho tinto, molho de soja, catchup, suco de uva, refrigerantes, álcool, doces e cigarros devem ser evitados, de preferência. “Alimentos que contém acidez, como o limão, não devem ser consumidos com alta frequência, pois fazem com que o ambiente bucal fique ácido, potencializando a maior captação de pigmentos nos dentes”, ressalta o diretor clínico. Os mantimentos duros podem estalar a porcelana colocada sob os dentes e também devem ser evitados, já que as facetas podem partir ou rachar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário