webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

10.21.2015

Como resgatar a beleza da pele e dos cabelos após o tratamento de Câncer de mama


As mudanças estéticas é uma das preocupações que aflige a mulher após receber o diagnóstico do câncer de mama. O tratamento contra o tumor inevitavelmente vai gerar efeitos colaterais, e os cabelos, unhas e pele serão afetados com a quimioterapia. Apesar de a reação ser diferente em cada mulher, alguns efeitos colaterais são comuns e bruscos. De acordo com a diretora científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME) Joana D’Arc Diniz, a quimioterapia afeta a beleza da pele e dos cabelos, mas é possível reverter esse quadro com o tratamento adequado, após a paciente receber alta.
Reprodução Internet
Reprodução Internet
Pele
Com relação à pele, a quimioterapia bloqueia as células de renovação, de modo que, temporariamente, as células perdem a propriedade de reprodução. Isso faz com que o envelhecimento celular aconteça mais precocemente durante o tratamento contra o câncer. O resultado direto na cútis é uma pele ressecada. “Como os quimioterápicos bloqueiam as células de reprodução rápida, existe uma interrupção temporária da reprodução celular, podendo gerar um ressecamento da pele, bem como hipersensibilização com maior risco de dermatites de contato e desnutrição, pois haverá uma diminuição da hidratação da cútis, além de diminuição do fluxo sanguíneo com aporte de nutrientes” explica a médica.
Portanto, no tratamento para resgatar a beleza da pele é fundamental cuidar da hidratação nas camadas mais profundas. A quimioterapia deixará a pele extremamente sensível e mesmo a pouca exposição solar já pode afetar, deixando a pele queimada ou com manchas. É fundamental o uso de protetor solar, lenços, chapéus e cuidados para pele sensível.
Cabelos
Reprodução Internet
Reprodução Internet
E a quimioterapia também afeta a beleza dos cabelos. Tudo porque o processo bloqueia as células de reprodução no bulbo capilar e, portanto, haverá uma queda capilar mais intensa. Os folículos levam os fios para fase de queda, conhecida como efluvio telógeno. Além de grande perda capilar, o brilho e a maciez dos cabelos também serão prejudicados. “Como as fases do ciclo capilar são aceleradas pelos medicamentos empregados no tratamento do câncer, a secreção sebácea também fica comprometida, de modo que o fio sofre uma desidratação com consequente perda do brilho e maciez dos fios. Vale lembrar que cada fio tem uma glândula sebácea que o nutre e é responsável pela lubrificação e brilho destes pelos”, explica Joana Diniz.
Com interrupção do tratamento, o folículo volta a produção normal de fios e consequentemente normaliza a produção sebácea, ou seja, melhora a maciez e brilho do fio capilar. Caso tenha acontecido perda total dos cabelos, é mandatório haver uso de protetor solar no couro cabeludo, quando houver exposição a radiação solar. Este deve ser um produto oil free ou a base de água, para não deixar a área muito “melada”, pois isso provoca dificuldade de aderência ao uso do protetor. Quando os fios voltam a nascer, o protetor capilar (filtro solar capilar) deve ser empregado diariamente.
Já existem complexos vitamínicos que ajudam a aumentar a espessura do fio capilar, bem como acelerar o crescimento. E os tratamentos injetáveis, como a mesoterapia capilar ajudam a intensificar a velocidade de repilação (nascimento de novos fios) e a espessura dos fios. “O especialista em Tricologia poderá ainda prescrever loções capilares que beneficiam no crescimento de novos fios. Durante o tratamento, podemos ajudar indicando hidratantes específicos para cada tipo de cabelo, devendo a hidratação ser feita uma vez por semana, em casa”, acrescenta a especialista.
Portanto, é possível após o tratamento resgatar a beleza e voltar a ter cabelos bonitos e saudáveis e uma pele com viço e maciez.
Reprodução Internet
Reprodução Internet
Marcas apoiam campanha de prevenção e combate ao câncer de mama e fazem ações por todo o país
- Na Loungerie, livros de colorir foram criados especialmente para o Outubro Rosa e a renda é revertida para a Fundação Laço Rosa. Na loja do Leblon, cariocas que venceram o câncer foram vendedoras por um dia da marca.
- Na Lança Perfume, foi criada a ação Chamada “Woman Power”, que vai até o fim do mês. Várias T-shirts que levam o nome da campanha e um logo exclusivo da marca foram desenvolvidas para o Outubro Rosa. O preço é de R$ 75,00, nas lojas próprias e e-Shop da LP. Todo o lucro será revertido à AMUCC, associação que trabalha em prol do combate ao câncer de mama desde 2000. No total, foram desenvolvidas 1150 camisetas “Woman Power”.
- A Asics lançou uma coleção que tem parte da renda revertida para instituições de prevenção e combate ao câncer de mama. No Brasil, a Fundação do Câncer, situada no Rio, foi a instituição escolhida para receber 10% da arrecadação das vendas no território nacional, reforçando o compromisso da ASICS com a causa.
Arte: Bianca Lobianco
Arte: Bianca Lobianco
- Neste ano, a Clinique desenvolveu exclusivamente para a campanha de combate e prevenção do câncer de mama uma edição limitada do Cheek Pop™ na cor Berry Pop. O blush vem acompanhado de um nécessaire, e custa R$ 99,00. A ONG escolhida para ser beneficiada, em 2015, é a Américas Amigas, que tem como missão promover atividades que combatam a mortalidade por câncer de mama, com foco na população de baixa renda.
- A AMARO, marca feminina de moda online, participa do Outubro Rosa e, pelo segundo ano consecutivo, doará parte do valor obtido nas vendas para a campanha Pense Rosa, comandada pela ONG Orientavida.
- A MEMO, marca de fashion fitness de Patricia Birman, está com um top que incentiva o auto exame e que parte da venda terá renda revertida para a Associação Américas Amigas, que apoia a cura do câncer de mama.
- Sensibilizada com a causa, a Cia. Marítima, marca de beachwear, apoia a Fundação Laço Rosa no período de conscientização e combate ao câncer de mama. Durante o mês de outubro, todas as lojas da marca participarão da ação revertendo o valor de R$5,00 de cada venda em peças selecionadas para a instituição.
- A Vult fez parceria com a ONG OrientaVida e dedica apoio a esta causa lançando a linha PENSE ROSA com 3 esmaltes cremosos na cor rosa que foram carinhosamente batizados de Ana (rosa vintage, Maria (rosa pink) e Dete (rosa bebê). Preço sugerido: R$ 5,70.
- Avon e Olympikus se uniram para ajudar a salvar a vida de muitas mulheres e criaram um tênis cor-de-rosa, que será vendido exclusivamente pelo folheto da Avon e arrecadará verba para a campanha Avon Contra o Câncer de Mama. É um calçado para a prática de atividades físicas, com o símbolo do câncer de mama na palmilha. O tênis está disponível no folheto Moda e Casa da Avon por R$ 199. Ao comprar o produto, R$ 10,00 são doados para campanha. O dinheiro será investido em projetos relacionados à causa coordenados pelo Instituto Avon.
- A Renner, em parceira com grupo LVMH, lançou a mais nova fragrância da marca Givenchy – Live Irrestible, com venda exclusiva nas Lojas Renner, para homenagear o Outubro Rosa. Fortalecendo a cumplicidade com a mulher moderna, a nova fragrância traz o posicionamento “Ser você mesma é o que a torna Irresistível”.
- A Granado doou esmaltes fortalecedores para as pacientes do INCA VOLUNTÁRIO a cada R$ 80 em produtos da linha Pink. Todos os produtos do site estão com 10% de desconto.
- Até o fim de outubro, os clientes do ParkShoppingCampoGrande poderão participar da campanha Outubro Rosa. Os salões Edson Freitas e Tesoura Mágica, localizados no piso L2, oferecem corte gratuito a quem doar cabelo para a fundação Laço Rosa. As contribuições também podem incluir lenços para cabeça e dinheiro para a confecção de perucas.
- Com o objetivo de esclarecer sobre o câncer de mama e conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, o Shopping Metropolitano Barra e o Oncologia D’Or vão promover, em parceria, palestras gratuitas com a oncologista Dra. Ana Carolina Nobre Mello. Nos dias 20 e 21 de outubro, o público poderá tirar dúvidas sobre os sintomas, tratamentos e tipos de câncer de mama existentes com a especialista.
- Em comemoração ao Outubro Rosa, a HOPE promoveu a quinzena do sutiã, com descontos progressivos. Na compra de uma peça a cliente ganhava 10% de desconto, duas 15%, e três ou mais 20%.
- E pra finalizar, a Natura está doando para a Associação Sempre Viva um batom Natura Faces Rosa Mimo nas compras online. O consumidor que comprar produtos selecionados da Rede Natura terá 5% da renda revertida para a associação. Os produtos são: Natura Tododia Framboesa e Pimenta Rosa Hidratante Corporal Pele Extrasseca, Natura Tododia Balm Hidratante Labial Framboesa e Pimenta Rosa e Natura Ekos Desodorante Colônia Frescos Madeira em Flor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário