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6.22.2017

Auditoria, avaliação de Desempenho e Qualidade



Conceito de auditoria 
“Atividade formal e documentada, executada por pessoal habilitado, que não tenha responsabilidade direta na execução do serviço em avaliação e que se utilizado do método de coleta de informações baseada em evidências objetivas e imparciais fornece subsídios para verificação da eficácia do sistema da Qualidade da organização” Rebelo,Antonio R.C.,1998
 Atividade de auditoria
Formal, deve estar baseada em regras preestabelecidas. O estabelecimento das regras devem nortear um programa de auditorias da Qualidade. Responsabilidade da alta administração da empresa. Os objetivos do programa e o órgão responsável pelo seu gerenciamento
 

 Atividade documentada
Por atividade documentada, subentende-se que devem estar preestabelecidos os pontos a serem verificados. É uma atividade planejada e organizada. a forma de verificação A amostragem Os critérios de aceitação Propostas e ações corretivas
 

Objetivos das auditorias
O principal objetivo da auditoria é a eficácia e adequação do sistema de Qualidade implantado ou em implantação. (verificar pontos positivos e negativos ). Conforme a norma NBR ISO as auditorias têm os seguintes objetivos: 

Determinar a conformidade ou não-conformidade dos elementos do sistema de Qualidade com requisitos especificados;
Determinar a eficácia de um sistema da Qualidade implementado no atendimento aos objetivos da Qualidade especificados; 

Prover ao auditado uma oportunidade para melhorar o sistema da Qualidade;                                        Atender aos requisitos reguladores;  
Permitir o cadastramento do sistema da Qualidade da organização auditada em registro Listas do INMETRO e de Organizações de Certificação.
 

Classificação das auditorias
Auditoria do sistema da Qualidade

Auditoria da Qualidade do Processo
Auditoria da Qualidade do Produto/Serviço
 
Auditoria do Sistema de Qualidade  

Avalia a conformidade do sistema da Qualidade implementado em relação aos requisitos preestabelecidos na norma de referência, a fim de julgar sua adequação aos objetivos e diretrizes da organização para a Qualidade. É portanto uma auditoria abrangente. Dá ênfase aos aspectos de documentação e estruturação do sistema da Qualidade.
 
Auditoria da Qualidade do Processo Avalia a execução ( projeto, fabricação, construção, montagem, inspeção etc. ) de uma determinada atividade. É portanto uma auditoria específica. Dá ênfase aos recursos materiais ( máquinas, equipamentos, instrumentos, ferramentas etc.) e humanos utilizados nas diversas etapas de execução da atividade, em comparação ao previsto nos procedimentos do sistema da Qualidade.

 
Auditoria da Qualidade do Produto/Serviço: Avalia a adequação do produto/serviço em relação às especificações ou ao projeto. É portanto, uma auditoria direcionada para a adequação ao uso. Dá ênfase à reinspeção do produto/serviço pronto e à análise dos registros de resultados de ensaios, testes, inspeção etc. Não deve ser confundida com a tradicional inspeção final, efetuada pelo pessoal de C.Q. que é mais sistemática e mais abrangente. Serve para avaliar a eficácia da inspeção, na medida em que avalia a Qualidade do produto/serviço pronto.
 

Auditoria Quanto às partes Interessadas 
 
Aauditoria de 1a. Parte É a auditoria interna realizada na própria organização. O objetivo é a auto-avaliação do sistema da Qualidade. A auditoria só será reconhecida como verdadeira quando existir completa independência das funções da avaliação, em relação às atividades operacionais dos auditores. 
Auditoria de 2a. Parte É a auditoria realizada pela organização compradora (cliente) ou pelo seu representante, em seus fornecedores.
Auditoria de 3a. Parte: É a auditoria realizada por um organismo de certificação independente ou por uma organização similar. O objetivo é avaliar e certificar/reconhecer o sistema da Qualidade de uma organização, por interesse desta própria organização ou por imposições legais.
 

 Auditorias Suplementares
A programação regular de auditorias deve ser suplementada com auditorias adicionais sempre que for necessário. Podem ocorrer devido às seguintes razões: 

Quando for necessária uma avaliação independente do sistema de Qualidade adotado. Quando forem efetuadas alterações significativas na administração, organização, política, técnicas ou tecnologias que possam afetar o sistema da Qualidade, ou mudanças no próprio sistema.
Quando for necessário avaliar a adequação e a eficácia do sistema da Qualidade de um fornecedor, antes da assinatura do contrato ou ordem de compra. Quando, após a assinatura do contrato houver decorrido tempo suficiente para a implementação do sistema da Qualidade, cabendo determinar se a empresa desempenha satisfatoriamente as funções preestabelecidas.  

Quando houver suspeita de que a Qualidade de um produto ou serviço esteja em risco, devido à deficiência nos requisitos da Qualidade especificados e/ ou na implementação dos mesmos.  
Quando for necessário verificar a implementação de disposições e ações corretivas requeridas. 
 

 Frequência das Auditorias
Os seguintes fatores são considerados: Tipo de auditoria (interna ou externa )  

Finalidade da auditoria ( sistema, processo ou produto) 
Escopo da auditoria ( O escopo e a extensão da auditoria devem ser planejados para atender às necessidades e informações específicas do cliente )


Auditoria: ferramenta de gestão.

Entenda por que a auditoria pode contribuir (e muito) para a gestão da sua empresa
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A permanência da empresa no mercado com forte atuação competitiva depende de diversos fatores, entre eles uma correta compreensão de como os fatores internos impactam no desempenho dos negócios. Esse entendimento só é possível se a empresa tiver um olhar crítico sobre si mesma e assumir que a auditoria é mais do que uma obrigação, é uma necessidade para aprimorar o modelo de gestão e buscar maior competitividade no mercado. Por esse motivo, a auditoria, tanto interna quanto externa, está entre as ferramentas de gestão que não podem faltar no seu negócio. Você sabe por quê?

Com a auditoria você identifica falhas e reduz riscos

Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, a auditoria não serve para apontar culpados, mas sim para detectar falhas e riscos que podem comprometer a atividade da empresa e reduzir sua performance. Sendo assim, ao investir na auditoria como ferramenta de gestão, você tem uma análise permanente de pontos de melhoria no seu negócio e pode agir proativamente na melhoria contínua, evitando ser pego de surpresa por algum imprevisto.

Ao investir em auditoria você agrega valor à sua atividade

A auditoria contribui para que os processos internos sejam revistos constantemente e assim você tenha um time focado em gestão da qualidade e melhoria contínua, o que se torna um diferencial para a sua marca perante a concorrência. Com funcionários atentos às melhores práticas de produção e atendimento ao cliente, você se torna referência e constrói uma sólida reputação no mercado, agregando valor ao seu negócio.

Usando a auditoria como ferramenta de gestão você se torna senhor das mudanças, não objeto delas

Que o mercado muda constantemente você já sabe, mas cabe a você decidir se será o agente transformador ou o agente transformado. Isso quer dizer que quando você usa a auditoria como ferramenta de gestão, percebe tendências, está um passo à frente e pode agir da melhor maneira para garantir o seu sucesso. Do contrário, você simplesmente navega de acordo com a turbulência do mercado, cuidando para não afundar com a concorrência.

Com a auditoria você impede que as boas práticas se percam

Uma das funções da auditoria é verificar se os processos que foram desenhados pela empresa estão sendo mantidos ou não, ou seja, se as boas práticas desenvolvidas estão sendo aplicadas. Caso haja divergências, é papel da auditoria identificá-las e solicitar as correções, visando manter a empresa sempre atualizada e de acordo com o planejado.

É através da auditoria que você constrói seus indicadores de performance

Avaliar sua própria performance no mercado também é um papel que a auditoria pode exercer sendo uma ferramenta de gestão. Auditando seus dados contábeis, financeiros e de vendas, é possível chegar a um portfólio de indicadores que meçam com eficácia o seu sucesso e assim contribuam para gerar insights significativos sobre a condução dos seus negócios.

Com o auxílio da auditoria você garante a continuidade do seu negócio

Mais do que avaliar o passado, a auditoria serve para prever o futuro, direcionando suas ações para uma atuação mais condizente com o contexto em que a empresa está inserida. Se você tem uma boa avaliação do passado e do presente, pode traçar seus objetivos de curto, médio e longo prazos com maior segurança, tendo a certeza de que, ao se desviar do caminho, terá a auditoria para detectar esse deslize e colocá-lo novamente nos trilhos rumo ao sucesso.
Como você pode perceber, a auditoria é um processo contínuo dentro da empresa e requer um profissional comprometido com o negócio para desenvolver esse papel. Se a sua empresa ainda não tem esse representante, talvez seja a hora de nomeá-lo!

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