Os advogados do Lula deram (mais) um argumento para rebater as denúncias contra seu cliente: segundo eles, "Lula é vítima de ‘Lawfare’.
Mas o que é Lawfare? A grosso modo, é uma guerra travada por meio da manipulação das leis para atingir alguém que foi eleito como inimigo político. É o uso (muitas vezes) abusivo da lei como uma arma de guerra. É a estratégia de utilizar - ou abusar - do direito como um substituto de tradicionais métodos militares para obter sucesso em um conflito.
Ora, numa democracia é necessário que a lei seja obedecida; o Estado, dessa forma, se vale do uso da lei para atacar aqueles/aquilo que considera como inimigo. Desenhando: dar um ar de legalidade aos abusos. Sabe quando alguém diz que apesar do impeachment ter seguido os trâmites legais, ainda assim ele foi golpe? Tipo quando o diabo, para tentar Jesus, usou as palavras de Deus? Pois, quem defende isso defende que houve, no Brasil, uma Lawfare e que Dilma saiu derrotada...
Segundo os advogados do Lula, há a prática de Lawfare, pois, para deslegitimar o ex-presidente, há manipulação do sistema legal, abuso de direito, tentativa de influenciar a opinião pública, judicialização da política e promoção de desilusão popular. Isso porque uma"guerra legal" parte da ideia de que um grupo político vai tentar usar a lei para impedir ou punir a ação de outro grupo político - e esse argumento é usado pela defesa do Lula para passar a impressão de que a atuação do Ministério Público não é só jurídica, mas política também.
Resumo: os advogados do Lula argumentam que nas urnas ninguém o vence, então seus opositores se valem da Lawfare, que é uma guerra jurídica, para derrubá-lo politicamente.
Não caindo no mérito sobre se os advogados do Lula têm razão ou não, o fato é que o uso da lawfare é mais eficiente e menos cansativo que ganhar uma eleição. Nada melhor que derrubar um opositor usando uma via mais destrutiva: de forma legal - ainda que camuflada.
O que posso afirmar é que a Lawfare é inerentemente negativa. Não é uma coisa boa. É o oposto da busca pela justiça, pois, por meio de apresentação de processos judiciais frívolos e do mau uso de processos legais, intimida e frustra os adversários. E ganha uma Lawfare quem tem mais poder: político e econômico - e essa guerra nunca foi novidade num cenário internacional. Se chegou ou não ao Brasil devemos, sim, discutir: mas de repente pode ser só um jus esperniandi...
9 meses atrás
ResponderExcluirLula já respondeu, teve seus pertences guardados em um depósito particular como todos os anteriores presidentes, porque assim o exige a lei. O custo pago por todos os presidentes é milionário, mas Lula não é milionário. Ele já provou, assim como o MP e a empresa que é dona do apartamento do brejo brega do Guarujá, que nunca esteve em seu nome. O barco de lata e os pedalinhos foram comprados em lojas por sua mulher, e já apresentaram anota fiscal para a justiça. Não existem mais acusações. Pessoas como você , Dallagnol, que não tem provas, somente convicção ou fé cega eugênico e racista, como Moro, que somente prende petistas e empresários brasileiros que trabalharam para construir todas as grandes obras do país, e ninguém mais, nem sequer Aécio neves, citado 7 vezes por delatores, nem os Perrela, donos do helicóptero e sitio e chefes do piloto com meia tonelada de cocaína, nem Cunha com todas as provas apresentadas pelo MP da Suíça, nem Jucá que disse que quer estancar a sangria, nem Temer, citado por 3 delatores. Mas perseguem EXCLUSIVAMENTE Lula, nunca citado por ninguém, nunca acusado por ninguém, a não ser pelo juiz tucano Moro (pai fundador do psdb, mulher advogada da Shell, cheio de conflitos de interesses), contra o estado de direito, com total desrespeito a seus direitos humanos. Somente fascistas não reconhecem. Você é um deles. Não adianta fingir que é tolerante com discurso intelectual como se soubesse o que é lawfare, vocês nunca souberam antes dos advogados de Lula trazerem o tema da ONU. Agora aguentem sua ignorância eterna. Durmam sobre seu berço esplêndido da ignorância e do fascismo. O meio jurídico brasileiro está podre. E o mundo inteiro já sabe disso. Vocês estudam eugenia e fascismo nas faculdades de direito desde o início do século XX, e querem mesmo é prender e matar.