webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

11.24.2009

Sorrir faz bem à depressão


Sorrir faz bem à depressão

Sorrisos de mulheres e de pessoas com mais de 45 anos têm maior efeito terapêutico. “Expressão facial positiva” reforça “bem-estar mental”.

Os sorrisos são terapêuticos em pessoas depressivas, de acordo com o estudo realizado pelo professor da Universidade Fernando Pessoa, Armindo Freitas-Magalhães e pelo investigador Érico Castro, do Laboratório de Expressão Facial da Emoção, da mesma universidade.

Segundo as conclusões do trabalho, os sorrisos “largo” (quando os lábios deixam ver os dentes) e o “superior” (que mostra apenas os dentes de cima) são os de maior efeito terapêutico.
“A visualização dos sorrisos largo e superior influencia a auto-percepção do seu estado de saúde mental”, explicou ao JPN o investigador Érico Castro.

As observações reforçam que “os depressivos valorizam, em crescendo, os pensamentos positivos, em detrimento dos pensamentos negativos”. O que acontece devido aos dois tipos de sorriso se aproximarem da construção da felicidade. “O bem-estar mental é reforçado com o estímulo da expressão facial mais positiva”, conclui Érico Castro.

Sorrisos femininos são os mais terapêuticos

A investigação mostra que os sorrisos com maior efeito terapêutico na depressão são os femininos, porque as mulheres “são mais afectivas e comunicam melhor as emoções”.

Foram também constatados efeitos terapêuticos do sorriso em função da idade, com índices de melhoria do estado de saúde mental na faixa etária dos 45 aos 60 anos, em comparação com o grupo dos 25 aos 44 anos.

Érico Castro explica que quanto mais se avança na idade, “mais se nota a influência do sorriso, porque as pessoas estão mais vulneráveis à emotividade e à labilidade afectiva”, sustenta o investigador.

O trabalho foi realizado entre 2003 e 2006, baseando-se numa amostra de 160 indivíduos diagnosticados como depressivos (80 homens e 80 mulheres), com idades entre 25 e 60 anos.

Os resultados da investigação vão ser apresentados em Janeiro de 2007, na reunião anual da Sociedade para a Personalidade e a Psicologia Social em Memphis, Tennessee, nos EUA, mas Érico Castro crê que “há quase tudo por estudar sobre o sorriso”.

por João Queiroz –


Está comprovado que bom humor e otimismo vacinam nosso corpo contra todo tipo de doença. O funcionamento do corpo melhora e várias dores diminuem visivelmente.

Quem sorri estimula o cérebro a liberar endorfina e serotonina — substâncias responsáveis pela sensação de prazer e felicidade. Essas substâncias proporcionam uma sensação de leveza e bem-estar, além de ativarem o sistema imunológico. Essa imunização ajuda a prevenir, principalmente, doenças ocasionadas por elevado grau de estresse.

O sorriso combate a depressão e o estresse, diminui a pressão arterial, melhora a digestão, desintoxica o organismo, espanta a dor e até deixa a pele mais bonita. Além disso, se você está sempre sorrindo, as pessoas irão querer sempre ficar perto de você e sua convivência social será muito favorecida.

Sorrir é um remédio sem efeitos colaterais; não precisa de prescrição e é de graça. Por isso, pare de franzir a testa e solte uma boa gargalhada sempre que possível que os benefícios virão.

Quando sentimos raiva, nosso corpo responde liberando dois hormônios que enfraquecem o sistema imunológico: estradiol e adrenalina. Portanto, quem sente raiva está sujeito ao surgimento de doenças ou ao atraso na recuperação de doenças já existentes. É praticamente impossível eliminar todos seus momentos de raiva. Por isso, o importante é estar consciente para que estes momentos sejam cada vez menos freqüentes e duradouros no seu dia-a-dia.

Cultivar o bom humor deve ser uma filosofia de vida para todos. Você deve reconhecer as emoções boas ou más e respeitá-las. Mudar a forma de olhar para a vida não é fácil, mas é bastante possível com treinamento.

Por exemplo, se você se encontra em um congestionamento de trânsito… vale a pena perder a cabeça? É claro que não! Tente sempre olhar o lado positivo das coisas. Por que não tirar este tempo para ouvir música, conversar, ou pensar e fazer planos? Sempre procurar o lado positivo das coisas pode parecer um conselho simples demais, mas tente fazê-lo e veja como todo o mundo ao seu redor se modifica.

Esteja mais atento às coisas simples da vida: dormir melhor, caminhar em uma praça, estar com os amigos. Cuide bem de seu corpo e mente para ter bem-estar e auto-estima. Procure sempre se conhecer para saber o que lhe dá mais prazer. Tudo isso leva naturalmente ao sorriso.

Incorpore o bom humor no seu dia-a-dia. Vista-se de sorrisos e abrace o mundo com toda a sua atenção e delicadeza.

Fonte: Beleza e Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário