webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

7.05.2010

Gravidez Psicológica


A gravidez psicológica pode ser causada tanto pelo grande desejo de engravidar, como também pelo receio de engravidar.

Por um desses fatores a mulher inconscientemente acaba desenvolvendo uma gravidez “fantasma”. Esse problema pode acontecer com mulheres que têm um baixo nível de instrução, no entanto, ocorre com mais freqüência com mulheres solteiras.

A gravidez psicológica é como se fosse uma gravidez normal, a barriga cresce, e a mulhertem as vontades, dores abdominais, os seios ficam maiores e até apresentam leite, vômitos, ausência de menstruação.

A única diferença é que não há feto nenhum. A gravidez psicológica acontece simplesmente porque a o cérebro da mulher cria uma gestação falsa e envia sinais para que o corpo se prepare, mesmo sem o feto, o organismo age como se estivesse em gestação.

A gravidez psicológica também é conhecida como pseudogestação ou então por pseudociese e trata-se de uma espécie de transtorno emotivo que é caracterizado principalmente pelo aumento do abdômen, e pelos sintomas que ocasionam uma gravidez.

Este transtorno ocorre principalmente em animais de estimação, porém também ocorre nas mulheres.

Saiba mais:

A gravidez psicológica é uma síndrome que pode acontecer em mulheres que desejam ser mãe ou que possuem medo da responsabilidade de ter um filho. A partir dessas sensações, o inconsciente da mulher passa a manifestar-se através de reações corpóreas que se assemelha a uma gravidez de fato. O útero começa a crescer, a mulher sente enjôo, náuseas, tem sua menstruação interrompida, as glândulas mamárias são ativadas assim como ocorre em uma mulher com um embrião em desenvolvimento dentro de seu organismo. Também conhecida como pseudogestação, a gestação psicológica pode ocorrer em qualquer mulher, como já dito, que deseja muito ou que tem muito medo de engravidar, porém acomete principalmente mulheres de pouca instrução. Por ser uma síndrome psicológica, é necessário preparar a pessoa para sua real situação, pois ela não aceitará que não está grávida. Com acompanhamento psicológico, a mulher aos poucos perceberá que movida pelo inconsciente passou a apresentar reações. Também pode-se adotar tratamentos hormonais para diminuir a produção do hormônio prolactina, responsável pela inibição da menstruação e pela ativação da lactação.
Mundo Educação » Biologia » Gravidez » Gravidez Psicológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário