webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br
▼
7.29.2010
Quer apagar a sua tatuagem?
Tatuagens podem ser removidas com o laser
Carregadas de significados, as tatuagens perpetuam na pele um momento especial, um amor e até uma convicção política. Mas o tempo passa, a vida muda e, em alguns casos, elas podem perder o significado que antes possuíam, passando a se tornar indesejáveis. O que fazer então?
Até há alguns anos atrás a saída era apenas a retirada cirúrgica ou a dermoabrasão. Métodos ainda utilizados em alguns casos, apresentam limitações de acordo com o tamanho da tatuagem e a sua localização.
Além disso, como em qualquer cirurgia, há o problema das cicatrizes, que em locais como ombros e tórax, podem se tornar bastante inestéticas, inclusive com risco de formação de cicatrizes hipertróficas (elevadas).
Remoção com laser
Atualmente, já é possível apagar tatuagens sem deixar as cicatrizes do passado, utilizando-se o laser, método mais moderno para esta finalidade. O tratamento é feito em várias sessões, cujo número vai depender do tamanho da tatuagem, da profundidade do pigmento na pele e, também, da cores utilizadas nos desenhos.
A tinta negra é a cor mais utilizada, seguida pela azul, verde e vermelha e, depois, amarela e laranja. Tatuagens mais recentes apresentam uma maior variedade de cores, incluindo tons de rosa, roxo e cores fluorescentes. Nestes casos, para destruir seletivamente todas as cores da tatuagem pode ser preciso utilizar mais de um tipo de laser, pois cada laser atinge uma gama de cores específica.
As sessões não são totalmente indolores, mas o tratamento é bem suportado. Para atenuar o incômodo das aplicações pode ser utilizado um creme anestésico, que é aplicado no local uma hora antes da sessão.
No entanto, o tratamento não é mágico. Muitas vezes, não é possível remover toda a tatuagem, pois pigmentos mais profundos persistem deixando uma sombra do que foi a tatuagem. Em outros casos, após a remoção completa, a pele tratada fica mais clara do que a pele ao redor, como uma mancha esbranquiçada, que pode ser transitória ou não. Hiperpigmentação também pode acontecer, deixando a pele mais escura que a pele não tratada.
A grande vantagem do laser, é que a pele que não foi tatuada não é atingida pelo tratamento, pois a luz emitida pelo aparelho é atraída seletivamente pelas cores da tatuagem. Em alguns casos, pode ser utilizado um laser ablativo (que destrói as camadas superficiais da pele) antes do tratamento final, para expor melhor os pigmentos ao laser que vai destruí-los.
Cuidado com o pigmento vermelho e marrom. Se foi utilizado o óxido de ferro como pigmento, muito comum em pigmentações de sobrancelhas, ele pode escurecer, tornando-se negro após o uso do laser.
Pensando em se tatuar? Veja nossas dicas
Considerando que 50% ou mais das pessoas que fazem uma tatuagem desejam removê-la em algum momento da vida, que, devido ao preconceito, indivíduos tatuados podem não ser bem recebidos por algumas pessoas, que tatuagens costumam criar uma barreira ao emprego, que algumas pessoas enxergam os tatuados como imaturos ou anti-sociais e que a remoção de tatuagens é um tratamento difícil, caro e demorado, seguem algumas dicas para quem deseja tatuar a pele:
Procure sempre profissionais capacitados e conceituados e conheça o seu trabalho antes de se tatuar.
Verifique se o estabelecimento tem a aprovação da vigilância sanitária.
Comece com uma tatuagem pequena. Fica mais fácil e barato para removê-la mais tarde.
Escolha um local de visualização restrita, que seja fácil de ser escondido pela roupa.
O pigmento preto e azul escuro são os mais fáceis de serem removidos.
Evite tatuagens multicoloridas, são de mais difícil remoção.
Cada cor de pigmento exige um tipo diferente de laser para sua remoção. Saiba mais.
Fontes: Tribuna da Imprensa - RJ e DermatoNews
Nenhum comentário:
Postar um comentário