webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

9.17.2011

QUALIDADE DE VIDA

7 dicas para ter qualidade de vida

Especialistas mostram como você pode viver bem.

Na correria do dia a dia, pouco tempo sobra para cuidarmos de nós mesmos. Trabalho, casa, família, como se não bastasse tudo isso, precisamos encontrar um horário para cuidar do corpo, da alimentação e do bem-estar. Mas, esta não é a prioridade de muitos, o que faz com que a tão sonhada qualidade de vida se transforme em um objetivo inatingível.
O problema é que tanta dispersão com este assunto pode trazer diversos prejuízos à saúde, sendo alguns irreversíveis. Pressão alta e arritmia cardíaca são alguns exemplos de distúrbios decorrentes do estresse. O que fazer, então? Muito simples! Mudar alguns hábitos e seguir algumas regras. Para te ajudar, confira 7 dicas de especialistas de diferentes áreas para que você conquiste de vez Qualidade de Vida!
1 - Alimente-se bem: De acordo com a nutricionista Lílian Assis, é preciso beber, no mínimo, 2 litros de água; comer diariamente alimentos que contenham vitaminas e minerais (estes estão principalmente nos alimentos verdes, laranjas, vermelhos); e alimentos ricos em fibras como cereais integrais, verduras e frutas.
Já as gorduras saturadas e trans precisam ser banidas da alimentação. Além de serem ricas em calorias, irão se acumular no sangue, favorecendo a formação de placas ateroscleróticas que entopem as veias e artérias sanguíneas. Estas gorduras são encontradas nas carnes gordurosas, peles de aves, biscoitos e sorvetes. O Sódio é um componente do sal e de diversos conservantes de alimentos industrializados que eleva a pressão e leva à retenção de líquidos. Portanto, corte-o também!
2 – Exercite-se sempre: A preguiça é um dos maiores vilões da qualidade de vida. Quem quer viver bem e, principalmente, chegar bem à melhor idade, precisa se exercitar. A Personal Trainer e professora da A! BodyTech de Goiânia, Aline Mírian, destaca que para viver bem não é preciso um esforço tão grande.
“Caminhar de 30 a 40 minutos, de 3 a 5 vezes por semana já é o suficiente. Para quem prefere a academia, basta manter a rotina de 2 a 3 vezes por semana, em treinos alternadas de exercícios aeróbicos e atividades de força, com duração de 30 a 40 minutos por dia”, ressalta ela.
3 – Tome cuidado com a obesidade: A endocrinologista Maria Paula Pillar destaca que para ter qualidade de vida é fundamental manter uma alimentação balanceada e uma rotina de exercícios físicos regular. Segundo a especialista, estes simples hábitos são o suficiente para prevenir um dos maiores problemas de saúde na atualidade: a obesidade.
“Apenas 5% dos casos de obesidade são em consequência de problemas genéticos, como o distúrbio da tireóide e as doenças suprarrenais. A maioria dos obesos ganha peso por uma falta de controle alimentar e pelo sedentarismo, que causam problemas como a diabete, que pode evoluir para a obesidade”, disse ela.
4 - Espante o estresse: Para uma vida mais saudável, o primeiro e mais importante passo é diminuir o ritmo! A tensão e a exaustão são dois potenciais fatores de enfraquecimento do nosso sistema imunológico, trazendo grandes riscos à saúde, como, pressão alta e depressão.
Para a psicóloga Mariana Plaisant, pequenos ajustes no nosso dia podem fazer uma grande diferença. Ao invés de fazer um almoço rápido na empresa ou escolher o restaurante mais perto, escolha boas companhias e vá caminhando até um local mais distante, que tenha um cardápio mais saudável. Todos farão uma caminhada leve, dando boas risadas e se alimentando bem. Além disso, praticar exercícios é determinante e muito indicado para uma vida saudável, mas se possível, escolha exercícios ao ar livre.
5 – Busque a tranquilidade: Reservar um tempo para buscar a paz de espírito é fundamental. Para a massoterapeuta Paula Barros, praticar a técnica de respiração é uma ótima dica. Primeiro, escolha um local, sem barulho. Depois coloque as duas mãos sobre o umbigo (chácara principal, porta de entrada de energias boas e ruins) e respire fundo, de 5 a 10 vezes. Esse exercício pode ser feito ao acordar, deitado na cama, no meio do dia e antes de dormir.
Colocar os pés numa bacia com água morna contendo sal grosso e bolinhas de gude também é uma excelente opção para o fim do dia. As bolinhas de gude servem para estimular os pontos reflexos dos pés.
6 – Saiba tudo sobre a saúde da mulher: De acordo com a ginecologista Josenice Gomes, do Hospital Anchieta, no Distrito Federal, os principais exames que devem ser feitos para manter a saúde e a qualidade de vida são: Citologia Oncótica, mais conhecido como Papanicolau; a Ecografia Transvaginal e a Mamografia. Estes exames são sugeridos para serem feitos anualmente, mas podem necessitar outros prazos, dependendo de casos isolados.  No dia a dia, para manter a qualidade de vida, deve-se ter uma alimentação balanceada, a prática de atividade física, um bom sono noturno e momentos de lazer.
7 – Saiba tudo sobre a saúde do homem: No campo da saúde do homem, o principal cuidado deve ser com os que têm acima de 45 anos. De acordo com o urologista, Silvio de Moraes Júnior, do Hospital Anchieta, no Distrito Federal, é nesta idade que se deve realizar o exame de sangue PSA e o de toque retal. Manter bons hábitos de vida, sem dúvida, ajuda também para a saúde da próstata.

DORMIR E COMER BEM PODEM SER O SEGREDO DO SUCESSO

Qualidade de vida: dormir e comer bem podem ser o segredo do sucesso
Especialista dá algumas dicas!

A gente escuta tanto falar sobre “qualidade de vida” que acaba sem saber se isso é apenas um sonho ou se tal recompensa está ao alcance de todos. Contudo, especialistas garantem que a este bem é apenas uma consequência de bons hábitos, que não custam dinheiro e nem mesmo absorvem o nosso tempo.
De acordo com a nutricionista Karla Conolly, melhorar o seu dia-a-dia, ficar atento ao seu bem-estar físico e tomar algumas medidas preventivas, como dormir e comer bem podem fazer você conquistar a tão sonhada qualidade de vida.
“É ideal descansar a mente pelo menos 30 minutos antes de se deitar com uma leitura agradável ou uma boa música. Dormir mal atrasa a produção da melatonina, substância responsável pelo funcionamento correto do organismo em momentos específicos do dia, como o controle da pressão arterial, freqüência cardíaca, liberação de hormônios e funcionamento de todos os órgãos, inclusive dos intestinos”, destaca a especialista.
Você lembra daquele velho conselho de vó? Mais do que nunca, ele deve ser levado a sério: “Leite quente, com bolachas, é uma ótima opção para uma boa noite de sono. Essas pequenas refeições favorecem a produção de serotonina, outro hormônio igualmente importante para acalmar os ânimos. Sua baixa é fator determinante para ocasionar sintomas de depressão, irritabilidade, impulsividade ou excesso de apetite”, diz.
Aliás, outro problema muito comum nas mulheres pode atrapalhar a busca pela qualidade de vida. “O intestino pode ser educado para funcionar em casa pela manhã. Todas as manhãs, antes do banho. Intestinos cheios liberam muitas toxinas para o sangue, deixando as pessoas irritadas, além de prejudicar a absorção de vitaminas pelo organismo”, explica Karla, ressaltando que beber bastante água e diminuir a ingestão de cafeína durante o dia pode ser uma ótima saída para o problema.
O estresse também pode ser considerado um vilão, já que um dos seus primeiros sintomas é alteração no sono. Para combater o problema, a nutricionista sugere alimentos como o leite e iogurte desnatados, queijos brancos e magros, carnes magras, peixes, nozes, banana, arroz, batata, feijão, lentilha, castanhas, abacate, soja e carboidratos. “Eles são fontes produtoras de Triptofano, é um precursor da serotonina, neurotransmissor cerebral responsável pelo bem-estar e a alegria”.
A nutricionista explica que todas estas medidas farão com que seu organismo funcione de forma muito mais eficiente, torne o sistema imunológico mais ativo, sua circulação sanguínea melhore, seu humor se transforme. Dessa forma, enfrentar todos os desafios que se apresentam durante a jornada de trabalho será mais simples e agradável.
Karla Conolly atende no Hospital Jayme da Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário