webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

1.06.2012

A IMPORTÂNCIA DO PROTETOR SOLAR EM TODAS AS ESTAÇÕES

A importância do protetor solar em todas as estações

Dermatologista ressalta os cuidados que devemos ter com a pele até mesmo no inverno.

Apesar de estarmos no inverno, os dias ensolarados têm sido mais freqüentes. Por isso, independentemente da temperatura, sempre devemos ter cuidados com a nossa pele, principalmente quando o assunto é a proteção solar. O Sol forte traz muitos danos, como envelhecimento precoce, queimaduras, e até mesmo o câncer de pele.

“Os danos causados pelo Sol são muitos. Os mais comuns e que podem atingir toda a população é o câncer de pele. A proteção solar deve começar na infância, visto que o principal fator de risco é o efeito cumulativo da radiação solar na pele. Hoje, sabemos até que o Sol acelera o envelhecimento cutâneo. Por esta razão, mesmo se o dia estiver nublado, é necessário o uso do protetor solar”, esclarece a dermatologista Gisele Ferreira.

É muito comum que as pessoas tenham dúvidas sobre o tipo de protetor solar. Mas, a especialista orienta que a busca está vinculada ao tipo de pele e o estilo de vida de cada um:  “Por exemplo, se a pessoa trabalha diariamente com total exposição ao Sol, o protetor será diferente daquela que permanece durante um longo período do dia em um escritório. O ideal é a utilização diária de filtros solares com fator de proteção (FPS) acima de 30. É importante, também, a reaplicação, podendo ser de duas a três vezes por dia. Um FPS mais alto é indicado para pacientes que apresentam alguma patologia”.

Ainda de acordo com a especialista, em locais como praia e piscinas, a aplicação do produto deve ser feita 10 minutos antes da exposição ao Sol. “É preciso reaplicar o protetor a cada duas horas. Hoje já existem filtros solares mais resistentes à água. De qualquer forma, está indicada a reaplicação após sair da água”, recomenda.

Quando o assunto é acne, Dra. Gisele explica que uma das causas é a combinação errada de um protetor solar e um determinado tipo de pele. “O dermatologista deve examinar a pele do paciente e indicar o produto adequado. Em geral, deve-se dar preferência aos filtros Oil free (que reagem bem à pele oleosa) ou não comedogênicos, que evitam a erupção ou obstrução dos poros”, instrui a dermatologista.

Já para as mulheres que por algum motivo precisam usar maquiagem diariamente, vai um alerta: “O ideal é aplicar o protetor e antes de se maquiar. Só depois que o produto já estiver seco é que ela deve começar a passar os produtos de beleza”,

Nenhum comentário:

Postar um comentário