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3.01.2012

Processos Internos e Vantagem Competitiva

O grande desafio dos gestores hoje é entender e voltar suas empresas para o cliente. A elaboração de estratégias voltadas para o cliente abre caminho para a análise minuciosa da forma com a qual ocorrem as rotinas da organização. São os processos internos que passam então a fazer a diferença, porque são eles que alavancam a vantagem competitiva e permitem o alcance dos objetivos definidos pela estratégia.
 
Processos são todas as atividades que estão interligadas logicamente, e utilizam os recursos da empresa para gerar os resultados definidos, de forma a apoiar os seus objetivos. A compreensão dos processos e sua melhoria constante é a chave para o sucesso em qualquer negócio, já que uma organização é tão efetiva quanto os seus processos, pois são eles os responsáveis pelo produto final. A constante reavaliação dos processos permite que a empresa conheça-se mais cada vez mais e se torne mais autocrítica e competitiva, na medida em que enxerga seus pontos fracos e fortes. O estudo dos processos de uma Organização de forma contínua possibilita não apenas para a inovação e mudança, mas para novos modelos organizacionais mais flexíveis e adequados.
Existem diferentes abordagens para se analisar os processos de uma empresa e propor uma nova configuração para eles. A Reengenharia de Processos é uma delas. Através desta abordagem, são ignoradas as características dos processos atuais e privilegia-se o conhecimento dos propósitos fundamentais dos processos, e assim, é feito o desenho de outros novos e revolucionários. É uma técnica não muito utilizada no Brasil e a UCJ não a considera a melhor maneira de redesenhar os processos de uma empresa, por ser radical e sua implementação não ser prática. A UFMG Consultoria Jr. se propõe a examinar cuidadosamente os processos atuais da empresa e suas estruturas básicas, a fim de possibilitar a adaptação dos processos de modo a apoiar suas estratégias e planos de ação, sugerindo intervenções para realizar a melhoria contínua dos processos.
Se a empresa apresenta problemas como retrabalho, falta de conhecimento por parte dos funcionários das suas funções, fluxo de informações deficiente, tarefas que são mal executadas, que deixam de ser realizadas, ou que não são concluídas em tempo hábil, é porque se faz urgente o Redesenho de Processos.
O Redesenho de Processos fornece à empresa, primeiramente, a definição quais são as responsabilidades e atribuições de cada cargo na empresa, esclarecendo quais são as funções de cada funcionário na empresa. Posteriormente, é feita a formalização dos processos existentes, o que garante que os profissionais saibam qual o procedimento correto para cantar tarefas: como, quando realizá-las e quem recorrer durante o procedimento. Além disso, são redesenhados e criados novos processos, de acordo com a necessidade de cada organização, visando solucionar lacunas existente na organização. Os fluxos de informação são estabelecidos. Dessa forma, os processos serão otimizados, e não havendo retrabalho a comunicação interna e externa melhorará, minimizando seus desperdícios.
O Redesenho de Processos é determinante para o aumento da produtividade e da qualidade na prestação de serviços e faz parte do portifolio da UCJ.
Luciana Leite é Consultora Máster e graduanda em Ciências Econômicas.

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