webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

4.30.2012

Como conservar verduras hidropônicas

Fui à feira livre do Largo Santa Cecília, no Centro de São Paulo, na manhã deste domingo para comprar verduras e ganhei uma dica ótima de um feirante sobre a conservação de verduras hidropônicas.
“Mantenha a planta presa à raiz. Retire e lave somente o que você for consumir. Deixe o resto na geladeira”. Essa técnica, segundo o feirante, prolonga a vida útil do alimento em até dez dias. Para os especialistas a medida pode parecer óbvia, mas é bem mais habitual do que se pensa arrancar a planta da raiz e guardar somente folhas e talos.
A saber, hidroponia é a técnica de cultivar plantas fora do solo, com as raízes mergulhadas em uma solução que contém água e os nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento.
Leia mais sobre a hidroponia aqui.
Fica a dica para você que gosta de colorir seus pratos com um verde exuberante e aprecia a alimentação saudável.

Mantenha a planta hidropônica presa à raiz (Foto: Luiz A.S. Ventura) 
Guarde a verdura hidropônica na geladeira. (Foto: Luiz A.S. Ventura)

O que é Hidroponia?
A hidroponia é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Na hidroponia as raízes podem estar suspensas em meio liquido (NFT) ou apoiadas em substrato inerte (areia lavada por exemplo).
Ao cultivar com solução nutritiva utilizando um substrato não inerte (húmus por exemplo), admite-se dizer que é um cultivo sem solo, mas não é adequado referir-se como sendo hidroponia. Quando a solução é aplicada ao solo, tem-se a ferti-irrigação. Não é cultivo sem solo, nem hidroponia. Em geral esta solução não é completa, pois tem caráter complementar.
Portanto, na hidroponia a única fonte de nutrientes para as plantas é a solução nutritiva, pois, se houver substrato, este é inerte. No caso de cultivo sem solo, basta que o solo não seja utilizado. Um exemplo, é o cultivo apenas em húmus de minhoca.
A palavra hidroponia vem do grego, dos radicais hydro = água e ponos = trabalho. Apesar de ser uma técnica relativamente antiga, o termo hidroponia só foi utilizado pela primeira vez em 1935 pelo Dr. W. F. Gericke da Universidade da Califórnia.
Gericke adotou o sistema de cultivo sem solo para as condições de campo, de tal forma que se tornou o primeiro passo para viabilizar o cultivo em escala comercial. Quando se diz que "Gericke é o pai da hidroponia" não significa que ele inventou o cultivo sem solo, mas trata-se de uma homenagem aos avanços científicos conquistados por ele e por ter pela primeira vez usado o termo hidroponia.
 
Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário