webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

11.03.2012

Times de futebol na prevenção ao AVC

O futebol é o esporte mais popular do mundo e aqui no Brasil é imbatível na preferência da população. Então é salutar que os clubes de futebol se integrem aos esforços pela melhoria da saúde dos brasileiros, como ocorre neste momento durante o campeonato brasileiro. Neste fim de semana a campanha “1 em 6: Eu me importo”, contra o Acidente Vascular Cerebral (AVC), envolverá jogadores de 16 clubes, em oito jogos, nos dias 3 e 4, sábado e domingo. Eles entrarão em campo com faixa e camisetas para incentivo à prevenção contra doença




















O mote da campanha se refere à estimativa da Organização Mundial da Saúde, segundo a qual uma em cada seis pessoas terá AVC, que teve seu dia mundial comemorado na segunda-feira, 29. Os dados do Ministério da Saúde no Brasil indicam que cerca de cem mil pessoas morrem anualmente no país. Aqui nesse espaço já dediquei diversos artigos sobre o tema, em especial à importância fundamental da prevenção. A adoção de hábitos saudáveis é uma boa forma de evita-la, tais como manter sob controle as taxas de glicose e colesterol e a pressão arterial. A alimentação balanceada é primordial, assim com o consumo limitado de álcool, o abandono do fumo e a prática regular de exercícios físicos.
Apesar desse roteiro que parece ser fácil de seguir, no ano passado, cerca de 180 mil pessoas foram internadas somente no sistema público vítimas de AVC. É importante destacar que o AVC atinge pessoas de todas as faixas etárias, não é uma doença exclusiva daqueles com mais idade.
Casos como o do ex-
jogador de futebol e então técnico do Vasco da Gama, Ricardo Gomes, são emblemáticos. Todos pudemos ver pela TV o momento em que a doença se manifestou e, posteriormente, a importância que teve o pronto atendimento. Hoje foi popularizado o chamado teste Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), que identifica sintomas básicos e pode ajudar no socorro.
Ele é composto pelos seguintes procedimentos:
1)      Peça a quem está se sentindo mal para sorrir. Verifique se a boca ficou torta;
2)      Peça para a pessoa te abraçar;
3)      Verifique se a pessoa consegue levantar os dois braços;
4)      Verifique se a pessoa consegue segurar algum objeto ou se perdeu a força;
5)      Peça para a pessoa cantar uma música ou dizer uma frase. Observe o ritmo da fala, se está arrastada ou embolada.
Caso haja um dos sintomas, chame a urgência, que deverá providenciar atendimento em hospital equipado com um equipamento de tomografia, que permitirá à equipe médica identificar o AVC e definir o tratamento. Cerca de 90% dos casos ocorrem em função do entupimento das artérias que irrigam o cérebro. São coágulos sanguíneos com origem no coração ou nas paredes das artérias. Nesse caso são chamados de isquêmicos. Os outros cerca de 10% são hemorrágicos, quando há derramamento de sangue no interior do cérebro.
O tempo é fundamental. Quanto mais rápido, maiores as chances de preservação da vida e de minimização de sequelas.
Essa etapa é muito importante para o passo seguinte, que é o da reabilitação, um momento extremamente delicado e que exige participação do paciente e dedicação de seus parentes e amigos. É um esforço coletivo, que altera a rotina e a forma de participação do doente em seu meio social. De uma hora para outra aquela pessoa ativa e que fazia de tudo, passa a ser dependente do apoio daqueles que estão em seu entorno. Seja no trabalho, seja em casa. Nessa fase muitos recorrem aos psicólogos, além dos fisioterapeutas, afinal a mudança é grande e diversas vezes envolve o enfrentamento de preconceitos.
As partidas de futebol envolvidas neste fim de semana são: 3 de novembro (sábado): Palmeiras x Botafogo; Cruzeiro x Santos; Flamengo x Figueirense e 4 de novembro (domingo): São Paulo x Fluminense; Grêmio x Ponte Preta; Coritiba x Atlético; Vasco x Sport e Náutico x Internacional. Dois jogos na semana passada (dias 27 e 28) já tiveram a participação dos times: Inter X Palmeiras e Bahia X Grêmio.
Parabéns a todos os envolvidos nesta iniciativa, os clubes a, ONG Rede Brasil AVC, Associação Brasileira de Neurologia, Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares e Associação Brasil AVC com a World Stroke Organization e o Ministério da Saúde e, lembre-se, a prevenção é fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário