webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

5.12.2013

Como tratar a tosse com a Medicina Tradicional Chinesa

por Bill Schoenbart e Ellen Shefi - traduzido por HowStuffWorks Brasil

A Medicina Tradicional Chinesa é especialmente eficaz no tratamento de tosses (em inglês), devido à diferenciação cuidadosa que faz dos diversos tipos de tosse. Por exemplo, uma tosse decorrente do calor produz catarro viscoso, difícil de expectorar, então ela é tratada com ervas umidificantes e refrescantes, além de pontos da acupuntura que eliminam o calor dos pulmões. Por outro lado, a tosse decorrente do frio é acompanhada de calafrios e excesso de muco, então ela é tratada com ervas quentes e secas, além de aplicação da moxabustão.
Sem essa diferenciação, é fácil notar como um tratamento não específico pode ser ineficaz ou até piorar a tosse. A seguir, serão dadas descrições dos tipos de tosse diagnosticados com mais freqüência na medicina chinesa.

Tratamento da tosse com catarro quente
Nesse caso, o catarro acumulado fica espesso e viscoso devido ao calor. A tosse pode ter um som alto e agudo. A pessoa tem dificuldade de expectorar o catarro, que fica com uma coloração mais escura devido ao calor, variando de amarelo a marrom ou verde escuro. Esse tipo de tosse requer tratamento agressivo, já que a cor verde indica que o muco preso está infeccionado. O muco nos pulmões é ideal para as bactérias, por isso, é importante eliminá-lo o mais rápido possível com as ervas que umedecem os pulmões a fim de desprender a secreção e estimular a expectoração.
Sopa quente para a tosse
O tratamento da Medicina
Tradicional Chinesa para a maioria
das tosses inclui sopa quente
Uma fórmula altamente eficaz para esse problema é a Pinellia Expectorant Pills (em inglês). Esse medicamento, que é vendido sem receita médica, está disponível sob diversos nomes, como Qing Qi Hua Tan Wan ou Pinellia Root Teapills, mas a fórmula é a mesma. Para aumentar o efeito, o ideal é tomá-la com Gan Mao Ling (em inglês) ou Yin Qiao Jie Du Pian (em inglês).
Nesse caso, uma dieta é extremamente importante. Recomenda-se evitar alimentos frios, laticínios e doces, já que criam muco. Os alimentos terapêuticos incluem sopas quentes, verduras cozidas (em inglês) e grãos integrais, além de pequenas quantidades de suco natural, em temperatura ambiente, para ajudar a umedecer os pulmões e expectorar a secreção.
Tratamento da tosse com catarro frio ou úmido
Esse padrão se caracteriza pela tosse freqüente com expectoração de grande quantidade de catarro branco e viscoso ou transparente, em geral, mais abundante pela manhã ou após as refeições. Também pode haver náuseas, sensação de peito cheio, pouco apetite (em inglês), fadiga e sensação de peso. O princípio de tratamento nesse caso é eliminar o catarro dos pulmões e fortalecer a digestão, já que uma deficiência subjacente de qi do baço tende à produção excessiva de muco.
A fórmula clássica para esse problema é a Er Chen Tang, ou "decocção de duas coisas velhas", com a adição de ervas para repelir o agente infeccioso e aquecer os pulmões. A versão vendida sem receita de Er Chen Tang é a Er Chen Wan (em inglês). Se houver sintomas de vento-frio de cefaléia, rigidez do pescoço e congestão nasal, pode ser tomado o medicamento Chuan Xiong Cha Tiao Wan (em inglês).
A terapia à base de dieta é semelhante à da tosse com catarro quente, exceto pelo fato ser especialmente importante evitar alimentos frios. Uma pessoa com esse problema deve beber muito líquido quente (principalmente chá de gengibre), repousar e manter-se aquecido. Sopa quente com muitos legumes é um tratamento bem saboroso.

Tratamento da tosse seca
Normalmente, contrai-se esse tipo de tosse após a exposição a um ambiente seco. Diferentemente de uma tosse seca crônica causada por uma deficiência de yin do pulmão (geralmente em conseqüência do tabagismo), nesse caso, o ar seco permite que a influência nociva externa de secura ataque os pulmões. Os sintomas são tosse seca e dor de garganta com algumas alterações de sensibilidade, lábios e boca seca e, possivelmente, cefaléia.
O princípio do tratamento é repelir a influência nociva de secura, umedecer os pulmões e parar a tosse. Uma fórmula clássica para esse problema é a Sang Xing Tang (pronuncia-se sang ching tang), traduzida como "decocção de folha de amora e semente de damasco". Não existe medicamento dessa fórmula vendido sem receita médica, mas um substituto eficaz é o Chuan Bei Pi Pa Gao (em inglês).
A dieta deve consistir de sopas e muito líquido. Quando o problema desaparecer, o ideal é começar a tomar ginseng (em inglês) americano (xi yang shen), diariamente, por algumas semanas. Isso fortalecerá o qi e o yin dos pulmões e dificultará um novo episódio de doença.
Planejamento de tratamento para uma tosse

A maioria das tosses agudas responde aos tratamentos descritos acima em um prazo de uma semana, a menos que a pessoa não melhore sua dieta e não faça repouso. Nesse caso, a tosse pode durar semanas, normalmente, levando a uma série de resfriados, devido à baixa imunidade. A acupuntura é muito útil no tratamento de qualquer tipo de tosses. Colocar uma agulha em um ponto no meridiano vaso concepção (um meridiano extra) bem acima do esterno, pode aliviar rapidamente a tosse e ajudar a respiração. A terapia com moxabustão é usada normalmente no tipo frio e úmido de tosse, desde que haja a necessidade de calor nesse padrão.
Para saber mais sobre Medicina Tradicional Chinesa, tratamentos, curas, crenças e outros tópicos interessantes, veja os links a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário