webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

9.30.2013

Cinco hábitos que podem arruinar sua dieta

Errar a mão no tempero da salada está na lista!

Imagem ilustrativa / Foto: Getty Images
Por Renata Demôro


Você toma cuidado com o que come, está frequentando a academia, mas o ponteiro da balança insiste em não se mexer? Cuidado! Pequenos maus hábitos podem colocar todo o seu esforço a perder, prejudicando a saúde e dificultando a perda de peso. A seguir veja cinco hábitos que podem arruinar sua dieta e fuja deles!

Tudo sobre dietas no GNT

  • Se entupir de produtos diet
    Não ler os rótulos é um dos grandes erros da alimentação e que pode comprometer a dieta sem que você perceba. Produtos industrializados apresentam excesso de sódio e de outros componentes químicos que podem provocar inflamações no organismo, dificultando a perda de peso. Mas os produtos diet também podem compensar a falta de açúcar com a adição de gorduras, como explica o nutricionista Fábio Bicalho, “ao escolher um produto diet na prateleira, verifique o teor de gordura e, principalmente, se ela é do tipo trans, tipo que não faz bem à saúde e ainda colabora para o ganho de peso”.

    Mitos e verdades dos adoçantes
     
  • Beber suco e refrigerante no lugar de água
    Deixar de beber água faz mal para a saúde, mas trocar o consumo por sucos e refrigerantes também não é a solução. “Trocar água por outros líquidos pode promover o ganho de peso, diminuição da imunidade, além do risco de diabetes e hipertensão. Não se esqueça que o refrigerante é rico em sódio, que promove retenção de líquidos e inchaço. Quando consumido em excesso, mesmo na versão zero calorias, pode  provocar desidratação. Evite sucos industrializados e intercale os naturais com água natural. Se você não gosta de beber água, experimente aromatizá-la com hortelã. É um recurso simples e que confere sabor”, explica o nutricionista.  

    Cinco motivos para beber água
     
  • Errar a mão no tempero da salada
    Não adianta fazer um prato grande e lindo de salada, se o tempero é rico em creme de leite, maionese ou outros componentes super gordurosos. “O excesso de gordura pode contribuir para a diminuição da absorção de nutrientes que regulam o metabolismo e favorecem a perda de peso. O ideal é temperar a salada com azeite extravirgem, óleo de gergelim e vinagre”, explica Fábio. O nutricionista também orienta a evitar colocar sal na salada, já que ele promove a retenção de líquidos e pode levar ao aumento da pressão arterial.   

    Os cinco melhores suplementos para perder peso
     
  • Cortar os carboidratos da dieta
    Evitar consumir excesso de calorias é uma coisa, mas excluir completamente um grupo alimentar é outra. “Essa não é a solução para perder peso de maneira saudável. Cortar carboidratos da dieta, por exemplo, pode promover a perda de massa magra e não de gordura. Recomendo substituir carboidratos simples, como massa, arroz e pão brancos por versões integrais destes produtos. São mais saudáveis e ricos em fibras”, orienta Fábio..

    Dieta das famosas saradas: ganha músculos comendo os alimentos certos

  • Ficar longos períodos em jejum
    Você acredita que ficar muito tempo sem colocar comida na boca é o segredo das pessoas magras? Na verdade, esta é a pior atitude de quem pretende perder peso. “Ficar longos períodos em jejum pode fazer a pessoa engordar em vez de perder peso. Quando o organismo fica muitas horas sem receber alimento, existe uma reserva de gordura, em especial aquela localizada na região abdominal, e até ganho de peso. O corpo usa este mecanismo por que não sabe quando receberá comida novamente e passa a reduzir o metabolismo fazendo, promovendo o acúmulo de gordura. Para perder peso da forma correta é preciso fazer refeições a cada três horas e, de preferência, consultar um nutricionista”, finaliza o especialista.

    Não consegue emagrecer? Veja três doenças que dificultam a perda de peso

Nenhum comentário:

Postar um comentário