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3.19.2009

Copos de suco contaminados por coliformes fecais


Copos de suco e de contaminação por coliformes fecais
Pesquisadora testou 50 amostras da bebida na Baixada e em Copa e constatou que 12% estavam impróprias. A pior é a de melão
Copos de suco e de contaminação por coliformes fecais
Pesquisadora testou 50 amostras da bebida na Baixada e em Copa e constatou que 12% estavam impróprias. A pior é a de melão

Se você é daqueles que associam uma vida saudável a uns copos de suco por dia, cuidado! Além de sua fruta preferida e de meia dúzia de vitaminas, a bebida pode conter um ingrediente indigesto: fezes.

Coliformes fecais são bactérias que estão presentes em grandes quantidades no intestino dos animais de sangue quente.

As bactérias coliformes fecais reproduzem-se ativamente à temperatura de 44,5 ºC, valor de temperatura este que lhes permite também fermentar o açúcar e a lactose, com produção de ácidos e gases.

São muitas vezes usadas como indicadores da qualidade sanitária da água, e não representam por si só um perigo para a saúde, servindo antes como indicadores da presença de outros organismos causadores de problemas para a saúde.

São coliformes fecais somente as Escherichia coli.

Pesquisa de mestrado da nutricionista Andrea Bittencourt Teixeira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, encontrou seis copos de suco infestados de coliformes fecais em 50 amostras analisadas. Ou seja, 12% dos sucos testados pela pesquisadora estavam contaminados, como mostrou terça-feira o ‘Informe do DIA’. Assim como a salmonela, bactéria encontrada em 6% das amostras e também oriunda do intestino, a presença de coliformes fecais nos alimentos pode causar doenças graves, levando até à morte se ingerida em grandes quantidades.

MANIPULAÇÃO PERIGOSA

O principal culpado pela presença destes micro-organismos nos sucos, segundo a pesquisadora, é o funcionário que pega nas frutas e não lava as mãos adequadamente após ir ao banheiro. “A partir dos resultados, podemos concluir que a higiene na manipulação desses alimentos é de grande importância, uma vez que as amostras apresentaram-se fora dos padrões de segurança exigidos pela legislação, representando riscos à saúde da população”, observa Andrea Teixeira, que aconselha “a adoção de estratégias de sanitização e melhores condições de estocagem para os alimentos”.

Das cinco frutas analisadas — melão, morango, acerola, açaí e laranja —, a que apresentou maior quantidade de coliformes foi o melão. Segundo a pesquisadora, a fruta tem características que estimulam o crescimento das bactérias. “Por crescer rente ao chão, o melão é fonte fácil de contaminação e ainda tem o pH mais próximo do neutro do que as outras, o que constitui um meio favorável para o crescimento bacteriano. Em outras frutas, com pH mais ácido, os micro-organismos desaparecem em 24 horas”, detalha.

O estudo foi feito durante 10 meses com amostras compradas em cinco lanchonetes de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, e cinco de Copacabana, na Zona Sul. As seis amostras contaminadas foram recolhidas em apenas três estabelecimentos, dois deles na Baixada. Três eram de melão.

Clientes se surpreendem com o estudo

Frequentadores de lanchonetes visitadas pela nutricionista se surpreenderam com o resultado da pesquisa. “Eu nem costumo beber essas coisas na rua, só quando estou com muita sede mesmo. Sempre olho para ver se o lugar é limpinho, com o pezinho atrás, mas nunca imaginei que pudesse ter fezes no meu suco!”, reclama a auxiliar de serviços gerais Rosinete da Silva, 42 anos, enquanto deixava de lado o copo de acerola que bebia em uma pastelaria de São João de Meriti.

E os consumidores dos refrescos que se segurem: ainda no início, nova pesquisa de Andrea encontrou coliformes em todas as 25 amostras de refresco de caju analisadas.

MELÃO: Número de coliformes tolerado: 100 UFC/ml. No melão havia 2.400 UFC/ml
AÇAÍ: A salmonela pode permanecer ativa no açaí de duas a até 120 horas
MORANGO: O suco de morango apresentou as maiores doses de bolores e leveduras
ACEROLA: Dos três sucos analisados que tinham salmonela, dois eram de acerola

Fonte: O Dia
NATALIA VON KORSCH, RIO DE JANEIRO

ALERGIA A TATUAGEM


ALERGIA A TATUAGEM
11/03/2009
Dependendo da composição, loções, pomadas e cremes são um perigo. O verão, estação mais amiga do sol, esconde armadilhas principalmente para quem é alérgico a picadas de insetos e quem sofre de sensibilidade cutânea.

A estação mais esperada pelos adoradores de praias e piscinas é também muito bem vinda para quem sofre de alergias respiratórias como rinite e asma, quando podem respirar com mais tranquilidade. Porém, os consultórios médicos especializados em alergias registram aumento de até 30% na procura, quando comparada a outros períodos do ano.

- Um exemplo de armadilha são as populares tatuagens de henna, aplicadas principalmente em crianças - adverte o presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia do Rio de Janeiro, Fábio Chigres Kuschnir. - O corante presente na combinação acaba por sensibilizar a pele, provocando coceiras e até queimaduras. Kuschnir chama a atenção para a dermatite de contato, a irritação da pele causada pela exposição a produtos como loções hidratantes, pomadas e até cremes antialérgicos com presença de substâncias como anti-histamínicos.

Quanto aos insetos, o alergologista explica que alergia a picadas de pernilongos, mosquitos e pulgas não é tendência genética e quem a tem deve tomar cuidados. - O calor do verão e as chuvas são favoráveis às condições de reprodução de mosquitos, pernilongos e outros insetos. Então, quem é alérgico precisa tomar cuidados como uso de repelente o tempo todo.

No caso de persistência de sintomas depois de uma mordida, como inchaço e febre, o médico deve ser procurado. Uma das opções é um tratamento feito por vacinas. A estudante Luiza Smama, de 19 anos, sofre de alergia a picadas de insetos e recentemente foi alvo de um ataque. - No domingo, fui a um sítio e não deu outra, levei uma mordida de mosquito no pé. O inchaço está até agora e estou tomando antibiótico - conta a jovem, que apresenta edemas pelo corpo. Luiza já se habituou a estar o tempo todo com repelente. Ela conta que seu quarto está sempre com as janelas fechadas e mantém um inseticida ao alcance das mãos o tempo todo. A estudante já teve alergia a chocolate, mas, após um tratamento por vacinas, hoje pode se render à delícia.

CUIDADOS COM A PELE - Os índices de raios ultravioletas no verão são altos. Ontem, mesmo com a chuva, por exemplo, a intensidade registrada foi 10, em uma escala de 1 a 14, o que demanda alguns cuidados. Leandra Metsavaht, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, alerta para as fotoalergias - a ingestão de medicamentos que causa bolhas no paciente ao se expor ao sol. Outro perigo é o contato com chá de plantas como aroeira e figueira, leite de folhas de mangueira ou suco de limão. Mesmo após se lavar a pele, continuam a representar perigo de queimadura. Até perfumes provocam riscos quando passados e expostos à luz solar.
- João Paulo Aquino -
Fonte: Jornal do Brasil - Portal Médico

3.18.2009

Lidando com pessoas que acham você difícil


Auto-conhecimento: lidando com pessoas que acham você difícil

Um dos principais elementos na formação da nossa imagem é nossa reputação. Uma boa reputação abre muitas portas, enquanto uma reputação negativa dificulta o caminho. O que fazer então quando sabemos que temos a fama de sermos pessoas difíceis?

Um dos conceitos existentes no gerenciamento de imagem chama-se "halo effect". São as generalizações feitas a respeito de alguém, que distorcem a percepção que temos desta pessoa. Deste modo, quando temos uma boa impressão a respeito de alguém, acreditamos que tudo nela é positivo. No entanto, quando a impressão é negativa, acreditamos que tudo sobre ela é negativo. É como se apenas uma característica fosse capaz de minar todas as nossas outras qualidades.

A fama de pessoa difícil talvez seja uma das características mais negativas que podemos ter associada ao nosso nome. A questão é que a palavra "difícil" pode dar margem a muitas interpretações: difícil por quê? Mas a partir do momento que esta informação é disseminada, ela pode trazer sérias conseqüências. Temos desde a exclusão de certos grupos, oportunidades não dadas, até comportamentos provocativos vindos de outras pessoas.

A primeira reação que temos a este tipo de comportamento é nos fecharmos numa concha e acusarmos todos de estarem errados - reforçando a imagem que os outros têm de nós. Pode até ser que estejam mesmo errados, entretanto todos nós temos pontos cegos em nossa personalidade. São aquelas características que todos enxergam, menos nós.

É vital para sua sobrevivência em qualquer ambiente que você descubra quais são esses pontos cegos.

Fique atento a sua forma de se expressar quando está se comunicando. Será que sua linguagem corporal, seu tom de voz e as palavras que usa não indicam que você está sempre pronto para um confronto? Existe uma grande diferença entre uma personalidade agressiva e uma assertiva. A assertividade se baseia na autoconfiança, enquanto a agressividade, na insegurança. A assertividade se mostra através de atitudes como ter coragem de expressar sua opinião, mesmo quando todos pensam o contrário, falar calma e pausadamente, buscar soluções para problemas existentes e não fazer de conta que não existem, não querer ter sempre a razão, dar sugestões - não ordens. Se não conseguir detectar nenhum ponto cego em sua personalidade, busque o "feedback" de alguém em quem confia. Esteja preparado para ouvir as respostas. Não as veja como acusações, mas como ferramentas.

:: No trabalho

Se você detectar uma situação em que este tipo de comentário esteja sendo muito prejudicial para a sua carreira, não o ignore. Se sente que alguém usa esta característica sua para provocá-lo ou se as pessoas tendem a excluí-lo, chame as pessoas envolvidas para conversar. Sugira um café ou almoço. Diga que você tem consciência de suas diferenças, mas que está disposto a colocá-las de lado para conseguirem realizar um bom trabalho. Se alguém insistir nas acusações, fique na sua. Talvez ela precise extravasar e não vale a pena entrar numa discussão. Não acuse ninguém de nada, colocando a outra pessoa na defensiva. Procure aliviar as coisas. Mostre que você ouviu o que a pessoa tinha a dizer.

Muitas pessoas adoram criticar, mas na hora que são questionadas não conseguem ser específicas. Ao questioná-las, você as enfraquece. Se você perceber que a crítica é justa, reconheça. Se for necessário um pedido de desculpas, faça isto o quanto antes.

Comentários negativos, diferenças de ponto de vista e discordâncias fazem parte do dia-a-dia. Estamos em contato com pessoas com estilos de comunicação, crenças e valores diferentes dos nossos. Ninguém espera que você concorde com tudo e goste de todos ao seu redor. No entanto, isto não deve impedí-lo de estabelecer e manter bons relacionamentos e SEMPRE: SENDO VOCÊ MESMO!

Por Adri Alves

Novo exame pode detectar Alzheimer em estágio inicial



Cientistas americanos conseguiram predizer 87% dos casos em que pacientes desenvolveram a doença

WASHINGTON - Um novo exame pode detectar de maneira precisa o mal de Alzheimer em seu estado mais cedo, antes do surgimento de sintomas de demência e de que seu avanço chegue a ser irreversível e impossível de reduzir, segundo cientistas norte-americanos. Os resultados da pesquisa, feita por uma equipe de estudiosos do Departamento de Medicina da Universidade da Pensilvânia, foi divulgado na edição online da revista Annals of Neurology.

Mediante a esse novo exame médico, que analisa os níveis de proteínas na medula óssea, os cientistas conseguiram predizer com uma exatidão de 87% que pacientes com problemas iniciais de memória e outros sintomas de deterioração cognoscitiva seriam diagnosticados com o mal de Alzheimer. "Com este exame podemos detectar de uma maneira confiável o mal de Alzheimer e controlar a doença", diz Leslie Shaw, do Departamento de Medicina da Universidade da Pensilvânia.


Leslie considera que o exame permitirá submeter a um tratamento em uma fase inicial os pacientes com o risco de desenvolver a doença e facilitará a busca de soluções que possam atrasar a doença ou mesmo diminuir a degeneração neurológica. Os cientistas se propuseram a criar um exame padronizado que se centre nos níveis de duas proteínas "clássicas" associadas ao Alzheimer: peptídeo beta-amilóide e tau.


A doença é a manifestação mais comum da demência e se caracteriza pela perda progressiva de memória e outras faculdades mentais, as quais, somadas a outras degenerações orgânicas, provocam a morte do paciente. O acumulo excessivo no cérebro de proteínas beta (em forma de placas beta-amilóide) e tau (em forma de gânglios tau) representa a manifestação física do Alzheimer.


A equipe analisou exames da medula óssea de 410 pacientes de 56 lugares dos Estados Unidos e do Canadá que faziam parte de um extenso estudo sobre o mal de Alzheimer. Também estudou a análise de voluntários com um estado cognitivo normal e de pessoas mortas e que tinham sofrido o mal de Alzheimer, apesar de, neste caso, terem sido utilizados provas das autópsias.


Em 95,2% dos casos, o teste descartou as possibilidades de desenvolver o mal de Alzheimer, e em 81,8% informou que as pessoas com uma deterioração cognitiva leve desenvolveriam a doença. Atualmente, 26 milhões de pessoas sofrem com mal de Alzheimer e os especialistas calculam que, até 2050, sejam 106 milhões.

Separação é sempre doloroso?



Separação é sempre um processo doloroso? Sim, embora isso possa variar. Às vezes a gente sofre mais, às vezes menos, dependendo do nível da paixão, do amor, da dependência ou até mesmo da idealização. E às vezes também acontece de já estarmos n'outra, talvez, até num novo romance, mas sofremos com a dificuldade de colocar um ponto final na relação e magoar o parceiro.


:: Existe também outro tipo de comportamento muito comum. A pessoa está cansada de saber que já não ama o(a) parceiro(a), que a atração acabou, ou mesmo que já não o(a) suporta mais. Mesmo assim... insiste.

Segundo a psicóloga Mônica Levi, "a inexistência do amor ou da atração são os motivos principais que levam um casal a viver mal e validam a separação".

Ao viver essa situação, a maioria das pessoas se deixa levar por sentimentos que as impede de decidir o que é melhor para elas, mesmo que o melhor seja, sem dúvida, a separação. Esses sentimentos são aqueles que fazem surgir a insegurança, os medos e as carências (entre outros) criando um cenário emocional desfavorável para a tomada de uma ou várias decisões.

A fim de evitar o imenso desconforto que eles causam, muita gente prefere manter relacionamentos que já não têm sentido. Para não se tornar uma vítima de si próprio(a), é importante reconhecer esses sentimentos e aceitá-los, para aprender a lidar com eles.

Sem isso, torna-se difícil tomar a única decisão que, muitas vezes, poderá levá-lo(a) a buscar novos rumos na vida amorosa- uma separação consciente e sem traumas.

Que sentimentos são esses tão ameaçadores, que muita gente opta por permanecer na relação embora já não tenha a menor esperança de ser feliz ao lado do(a) parceiro(a)?

Veja, a seguir, se você se identifica com alguns dos sentimentos (a causa também pode ser menos óbvia) relacionados abaixo. Caso positivo, faça uma pausa para compreendê-los melhor e ganhar habilidade para lidar com eles.


:: Sentimento de posse: não é fácil libertar-se da possessividade e da idéia de que o(a) parceiro(a) é sua propriedade, como se o relacionamento tivesse garantido a você este direito. Assim como o ciúme, o sentimento de posse pode ser tão forte que se mantenha, mesmo que a separação já seja um fato consumado. O importante é não confundir possessividade com amor.
Combata: o fato de ficar enciumado(a) com a idéia de que (a) ex possa sair curtindo a vida por aí não significa que você o(a) queira. O melhor é substituir esses pensamentos por outros, onde que quem está vivendo bem e feliz é você.
Segurar a onda e evitar saber da vida dele(a) depois da separação é saudável e ajuda a superar esse terrível sentimento de posse. Com o tempo, de repente, você vai perceber que não sente mais nada.


:: Costume: muita gente prefere uma vida chata, porém, com um(a) parceiro(a) ao lado do que investir na separação e recomeçar uma vida diferente. Por trás desse "costume" esconde-se o medo de viver só e de se arriscar a uma vida diferente.
Combata: é preciso enfrentar o medo do desconhecido se quiser buscar uma vida melhor e mais feliz. No começo, cosutma ser duro, mas se você lutar contra o baixo-astral e se der uma chance, acabará descobrindo que a vida tem muito mais a oferecer do que você imaginava. Além de se dar conta de que tudo pode e deve ser mais alegre e enriquecedor.
Procure divertir-se mesmo se estiver sozinho(a). Leia, vá ao cinema, ao parque, faça ginástica. Depois disso, é claro, procure fazer amigos e se reaproximar dos que já tem..
:: Raiva: é muito comum, quando a relação entra em colapso, que um parceiro sinta-se "enganado" pelo outro, caso perceba estar sofrendo mais com a situação. No fundo, o que motiva esta raiva é a constatação de que o outro deixou de amá-lo(a) antes que você se desinteressasse. Alguns casais permanecem juntos ligados por um terrível e destruidor sentimento de raiva. O melhor a fazer é se libertar dos ressentimentos e assumir a responsabilidade pela própria felicidade.
Combata: : lembre-se de que outras pessoas já amaram você e não foram correspondidas. A gente não escolhe quem vai amar. O melhor a fazer é manter a classe e entender isso sem deixar que a sua auto-estima fique abalada. Você não vai querer prender alguém ao seu lado, forçar a barra quando não há reciprocidade, apenas para não viver o sentimento de estar sendo rejeitado(a). É bom saber que o fato do outro não querer ir adiante no relacionamento, muitas vezes, não é nada pessoal. Pode ser uma questão particular que não tem nada a ver com as suas qualidades ou características.


:: Frustração: a dor pelo fracasso amoroso aumenta quando a gente se deixa levar pelas lembranças e pensa em todos os planos que fez com o parceiro, nos sonhos de felicidade e no desejo de que tudo desse certo.
Combata: : não chore pelo leite derramado. Olhe para frente. Esta é a melhor maneira de combater o saudosismo que traz a frustração. Quando se deparar com a essa sensação, trate de reciclar a vida e preparar-se para o que virá. Quanto mais você se mostrar capaz de superar as expectativas que não aconteceram, mais fácil será se livrar desse incômodo que é a frustração.


:: Inveja: de amigos felizes ou do(a) próprio(a) parceiro(a), que parece estar enfrentando a situação melhor do que você. A inveja costuma vir acompanhada do desejo de destruir a outra pessoa e fazer com que sofra como você. O problema é que o que desejamos para os outros se volta contra nós. O universo é um espelho e colhemos aquilo que plantamos.
Combata: : Nessa hora é bom pensar que quase todos os seres humanos passam por uma experiência difícil de separação, ao menos uma vez na vida. E que, para encontrar a pessoa certa, a gente quase sempre encontra primeiro as erradas. Acredite que no final tudo dá certo, e que se ainda não deu é porque ainda não está no final.


:: Vergonha: da família, dos amigos e até de si mesmo(a), pelo fracasso na vida amorosa. Se não perceber que este caminho é ruim e deve ser evitado, você pode acabar até com vergonha do(a) parceiro(A), como se a culpa da separação fosse sua, como se tivesse feito tudo errado. Cada pessoa passa pelas experiências que necessita para aprender e crescer.
Combata: lembre-se de que você não deve satisfações a ninguém. Pense, principalmente, no fato de que todos os seres humanos são complicados, muitos, inclusive, bem mais do que você. No relacionamento cada um dos parceiros tem 50 % de responsabilidade pelo resultado da relação. Portanto, cabeça erguida e nada de remoer o que passou.


Por Fernanda Dannemann

O Prazer


O Prazer

A palavra prazer tem, para muitos, uma conotação pecaminosa, pois aprendemos desde cedo a relacioná-lo ao sexo e seus tabus.
Por que será que não somos educados para buscar o prazer da vida? Ao invés disso, o que mais ouvíamos era a necessidade de cumprir com obrigações e deveres.
Sem dúvida, nossos pais e educadores consideravam que estimular a procura do prazer, seria o mesmo que nos direcionar para uma vida de ócio e libidinagem.

A noção de prazer, obviamente, muda de acordo com a cultura de cada povo, mas existem prazeres simples que podem ser usufruídos por qualquer ser humano, seja qual for a sua origem.

Eles dependem, fundamentalmente, do olhar com que focamos a vida. Se mantivermos uma disposição interior de aproveitar cada momento e tudo o que ele nos oferecer, com entusiasmo e alegria, poderemos encontrar prazer nas situações mais banais de nosso cotidiano.

Uma boa comida, um bom vinho e a companhia de pessoas que amamos, é uma das mais preciosas dádivas que podemos obter da vida.
Mas ela não é a única, pois podemos também sentir prazer quando estamos em nossa própria companhia, deleitando-nos com um bom livro, uma música ou um filme que toque nosso coração.

São muitas as possibilidades de prazer que a vida nos oferece, a cada dia.
E, mesmo quando a realidade não se mostra tão fácil de ser encarada, devemos nos lembrar que, apesar dos problemas e das tristezas, ainda podemos nos manter receptivos aos prazeres que a existência quiser colocar à nossa disposição.

Se você é capaz de saborear e manifestar gratidão sempre que estiver experimentando um momento de prazer, certamente estará ampliando as chances de uma vida plena, onde o arrependimento e a culpa jamais encontrarão espaço para existir.

"CELEBRE!
Pequenas coisas devem ser celebradas - o sorver o chá precisa ser celebrado. As pessoas do Zen criaram uma cerimônia do chá. Esse é o ritual mais belo já desenvolvido.

Existem muitas religiões e muitos rituais nasceram, mas não há nada como a cerimônia do chá - simplesmente sorver o chá e celebrá-lo! Apenas cozinhar o alimento e celebrá-lo! Apenas tomar um banho - deitar na banheira e celebrar; ou em pé, sob o chuveiro, e celebrar. Essas são pequenas coisas - se você insistir em celebrá-las, o total de todas as suas celebrações será Deus. Se você me perguntar o que é Deus, direi: o total de todas as celebrações - celebrações pequenas e mundanas.

Um amigo vem e segura a sua mão ou te abraça. Não perca essa oportunidade - porque Deus veio na forma da mão, do abraço, na forma do amigo. Uma pequena criança passa e ri. Não perca isso, ria com a criança - porque Deus riu através da criança. Você passa na rua e uma fragrância vem de um jardim. Pare ali por um momento e se sinta grato - porque Deus veio como fragrância.

Se você puder celebrar momento a momento, a vida se tornará religiosa - e não existe outra religião, não há necessidade de ir a qualquer templo. Então, onde você estiver é o templo, e tudo o que você estiver fazendo é religião."
OSHO, do livro, For madmen only.

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Prazer é questão de percepção e é individual

Vou te dizer que eu fiquei muito inspirada quando pensei em escrever esse texto.
Já pensou: eu te dizendo o que é que é realmente um prazer? Isso seria muito mais do que pretensioso, seria uma besteira tremenda!


Tomar um banho relaxante, saborear um tempero diferente, sentir aquele aroma que traz doces lembranças, dançar, ouvir o barulho da chuva, dar um beijo gostoso, enfim, fazer aquilo de que se gosta...

É prestando atenção, integrando nossa mente, nossas emoções e sensações que o prazer acontece.

:: O seu prazer é seu

Sentir prazer é uma dádiva divina. E, eu chamo dádiva divina tudo o que a vida nos oferece: a mim, a você, aos maldosos, aos bondosos, enfim. Falo da natureza, do sol. Da mágica da terra criando os alimentos, do funcionamento perfeito do nosso organismo, desta inteligência que orienta o Universo. Esta inteligência infinitamente capaz de criações únicas: não existe nada igual a nada.

Somos únicos. Corpos, personalidade, gostos, sentimentos. Até a realidade depende exclusivamente da nossa percepção, da nossa interpretação. Quando estamos no bem a nossa vida é boa. Quando estamos apaixonados, amando, nos dando prazer tudo fica colorido, brilhante, doce... E aí, não falo só do prazer para a relação afetiva.

Podemos ter prazer em tudo na nossa vida... Na nossa vida familiar, social, profissional. Irradiando bondade, irradiando gostosura, alegria...

: Chaves para o prazer

A chave para o prazer é o auto-conhecimento e auto-aceitação.

Quando entramos em sintonia com nossa exclusividade, com as nossas peculiaridades e simplesmente manisfestamos o que somos _ sem medos, bloqueios, moralismos, limitações _ vivendo o momento presente o prazer acontece.

Simples, não é?

Pois é simplesinho assim mesmo! Apenas se dar o que agrada, o que adoça, seduz... Com gratidão, intensidade e entrega.


Viver com prazer é uma questão de escolha.

Por Adri Alves

PLANTAS PRECIOSAS: FITOTERÁPICOS


PLANTAS PRECIOSAS
14/03/2009
O Sistema Único de Saúde (SUS) tem interesse em ampliar o uso de medicamentos feitos com plantas - os fitoterápicos.

FITOTERÁPICOS

O Brasil, para disciplinar a produção de medicamentos fitoterápicos, entre outros instrumentos legais, editou a portaria nº 6/95, da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, regulamentando a inscrição dos produtos fitoterápicos junto ao ministério.

O documento define que PRODUTO FITOTERÁPICO é aquele medicamento elaborado exclusivamente com matérias-primas ativas vegetais, deixando de sê-lo se usada substância ativa de outra origem.

E ainda que a substância seja de origem vegetal, mas esteja isolada, também não será classificada como fitoterápico.


Uma lista com 71 plantas de interesse do Sistema Único de Saúde (SUS) está sendo divulgada pelo Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Ministério da Saúde.

Dentre algumas espécies constam a Cy-nara scolymus (alcachofra), Schinus terebentthifolius (aroeira da praia) e a Uncaria tomentosa (unha-de-gato), usadas pela sabedoria popular e confirmadas cientificamente, indicadas para distúrbios de digestão, inflamação vaginal e dores articulares, respectivamente.

Na Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (Renisus) há plantas medicinais que apresentam potencial para gerar produtos de interesse ao SUS. A finalidade da lista é orientar estudos e pesquisas que possam subsidiar a elaboração da relação de fitoterápicos disponíveis para uso da população, com segurança e eficácia para o tratamento de determinada doença.

Atualmente, são oferecidos no SUS fitoterápicos derivados de espinheira santa para gastrites e úlceras, e de guaco, para tosses e gripes. "Chegamos a 71 espécies após um levantamento nos municípios que utilizavam fitoterápicos. Também priorizamos a inclusão de plantas nativas que possam ser cultivadas em pelo menos uma das regiões do País e que atendam às doenças mais comuns nos brasileiros", explica José Miguel do Nascimento Jr., do Departamento de Assistência Farmacêutica do MS.

PROJETOS - De 2003 a 2006 o Ministério da Saúde financiou 74 projetos na área de fitoterapia. Cerca de R$ 10 milhões foram destinados à pesquisas. Além disso, a Renisus vai subsidiar ções dos outros ministérios participantes do Programa. Essa relação deverá ser revisada e atualizada periodicamente, a critério do MS.

A partir deste ano, o Sistema Único de Saúde (SUS) pretende ampliar a lista de medicamentos fitoterápicos disponíveis na assistência farmacêutica básica em todo o País. O MS também espera que, com o Programa, os Estados possam se sentir estimulados a oferecer o serviço com esse tipo de medicamento -12 estados já oferecem.

De acordo com a legislação sanitária brasileira, fitoterápico é o medicamento obtido exclusivamente a partir de matérias-primas ativas vegetais. Os fitoterápicos utilizados pelo SUS são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, por isso, são considerados seguros e eficazes. De acordo com Nascimento, o programa tem um viés social, que mobiliza diversas áreas importantes, como a agricultura familiar.

Fonte: Jornal de Brasília - Portal Médico

Retrato do resultado da droga no Rio de Janeiro


Complexo do Alemão: onde a lei que impera é o código do crime
O batidão em altíssimo volume, com letras obscenas e de glamourização do crime, serve de trilha sonora para a realidade de um mundo paralelo dentro do Rio de Janeiro. Longe dos cartões postais, dos turistas e à sombra de qualquer ação do poder público, 200 mil cidadãos cariocas vivem em um território onde os códigos do tráfico ignoram as leis e a Justiça. As 12 favelas do Complexo do Alemão traduzem com perfeição o que se convencionou chamar de “poder paralelo”.

Trata-se da filmagem feita durante festa de aniversário de dois irmãos traficantes – o DVD foi apreendido em ação de setembro de 2008 – e vêm à tona agora, para revelar os meandros do QG do Comando Vermelho.

A profusão de armas de guerra nas mãos de jovens, na maioria dos casos entregue às drogas — seja vendendo, seja consumindo — representa um desafio cuja complexidade é reconhecida pelo próprio secretário de Segurança, José Mariano Beltrame:

“Posso preparar a polícia, mas há que se preparar o Estado. Comecei um estudo sobre o Alemão e apenas em uma área faltavam 1.200 pontos de luz. Vou deixar o policial no escuro? Nós precisamos que haja um ‘tsunami’ de ações para que nossas ações sejam de qualidade e definitivas. O custo da ocupação do Alemão ainda está no início, mas temos uma base pelo Dona Marta”, afirmou ontem, na Comissão de Direitos Humanos da Alerj.

O vídeo da festa mostra jovens sem qualquer perspectiva de futuro. Trata-se de uma realidade cruel, com velhos e crianças, meninos e meninas (alguns recém-nascidos), e centenas de pessoas de bem lado a lado com marginais empunhando as mesmas armas de guerra usadas por americanos e terroristas no Oriente Médio.

Os donos da festa, Bruninho e Pimpim, são homenageados em um telão, com armas em punho. Os convidados estão à vontade, felizes com o baile improvisado, com churrasco e bebida à vontade — servida e consumida por crianças. Tudo acontece na Rua 2, na Favela da Grota, a poucos metros do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) da PM, onde os cinco policiais que se dividem em turnos de 24 horas pouco podem fazer.

O tratamento de quase devoção dispensado aos bandidos é a prova de que não ser criminoso nem sempre significa ser inocente. “Muita gente aqui nesse vídeo é simpática (ao crime). Na carteira, é trabalhador. Mas gosta de fazer favor para ficar bem com os bandidos”, diz um morador da comunidade.

Apesar de a agenda lotada ter impossibilitado o secretário de Segurança de ver a filmagem, Beltrame admitiu a dificuldade de controlar aquele pedaço sem lei da cidade. “Imagens de traficantes circulando livremente sempre vão chocar, ninguém de bom senso pode achar normal. Mas é um passo de cada vez na recuperação desses territórios, não existe mágica”, disse em nota oficial.

Fonte O Dia
LESLIE LEITÃO, RIO DE JANEIRO

Porque os homens não gostam de ir ao médico?




Três barreiras masculinas

Um levantamento no qual foram ouvidos cerca de 250 especialistas mostrou que os homens não costumam freqüentar os consultórios por conta de três barreiras principais: culturais, institucionais e médicas. A pesquisa servirá como subsídio para a política de atenção à saúde do homem.

A pesquisa incluiu as sociedades médicas brasileiras, antropólogos, psicólogos, membros do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

Só na última hora

"Não adianta criarmos a política se o homem não for aos consultórios, isso acarretará em mais custos para o SUS. Hoje, do jeito que funciona, os homens buscam os hospitais quando já têm que se internar, isso gera custos para o sistema, custos psicológicos para o homem e para a família", alerta o coordenador da área técnica de saúde do homem do Ministério da Saúde, Ricardo Cavalcanti. A cada oito consultas ginecológicas no SUS, acontece apenas uma urológica.

Masculinidade

Dentre as barreiras culturais, Cavalcanti cita o conceito de masculinidade vigente na sociedade, no qual o homem se julga imune às doenças, consideradas por ele sinais de fragilidade. O homem como provedor, não pode deixar de trabalhar para ir a um consultório. "Eles não reconhecem a doença como algo inerente à condição do homem, por isso acham que os serviços de saúde são destinados às mulheres, crianças e idosos", explica o médico. Além disso, outra dificuldade é que eles não acreditam em profilaxia, o que prejudica o trabalho em prevenção.

"Ninguém me ouve"

Em relação às barreiras institucionais, o levantamento mostrou que os homens não são ouvidos nos consultórios, por isso freqüentam pouco esses locais. O fato de grande parte dos serviços serem formados por profissionais mulheres, também impede que eles encontrem espaço adequado para falar sobre a vida sexual, como por exemplo, relatar uma impotência. De maneira geral faltam estratégias para sensibilizar e atrair os homens aos ambulatórios

Consultas muito curtas

Sobre as barreiras médicas, Cavalcanti enumera a falta de postura adequada dos profissionais de saúde e as consultas com duração muito curta. "Os médicos precisam dar mais atenção nas consultas para estabelecer uma relação médico-paciente", alerta.

Reconstruindo conceitos

Como enfrentar esses aspectos para provocar a mudança de comportamento é o grande desafio da política de saúde do homem. "Será preciso desaprender e reaprender o aspecto cultural. O homem deixou de ser o machão do passado e a sociedade está reformulando o conceito de masculinidade, para isso precisaremos da ajuda da mídia", afirma o coordenador.

Será preciso também contar com a ajuda das empresas para que elas criem programas que estimulem seus funcionários a irem ao médico. Em geral eles não querem deixar o horário de expediente para ir ao consultório, pois acham perda de tempo. "Imagina um indivíduo indo trabalhar com um problema de incontinência urinária, isso prejudica o rendimento dele", alerta Ricardo. Uma possibilidade seria a criação de selos de qualidade que atestem a empresa preocupada com a saúde do homem.

Convencimento

Outra frente de ação serão as campanhas publicitárias voltadas para a mulher, pois elas têm um papel fundamental de convencimento. "A mulher é a maior cuidadora da saúde do homem, é ela que leva ele ao consultório, compra e oferece remédios. É estranho, mas para que o programa seja mais efetivo, ele precisa abordar a mulher", esclarece Cavalcanti.

O que mais mata um homem

Dentre as doenças que mais matam o homem, até os 40 anos, estão as causas externas (violência e agressões), depois dos 40 anos, em primeiro lugar estão as doenças do coração e as neoplasias em segundo, principalmente do aparelho respiratório e da próstata. Por isso a importância de criar uma área específica para a saúde do homem.

Uma das soluções apontadas para facilitar o atendimento ao público masculino é a criação de centros de Check up para homens, com um custo mínimo, pois eles teriam apenas uma esteira, um aparelho de eletrocardiograma, um cardiologista e um urologista. "Com esses centros cerca de 80% das cardiopatias podem ser prevenidas", garante. Nesses locais também será possível fazer a prevenção do câncer de próstata, da mesma forma que a mulher faz o exame preventivo de câncer do colo uterino.

Fonte: Diário da Saúde


Depoimento

Ir ao médico muitas vezes pode ser um saco, um apavoro para muitas pessoas, especialmente quando são médicos no qual nos sentimos meio que uma " invasão de privacidade" no caso das mulheres ginecologista, e dos homens urologistas.

As vezes muitas pessoas acabam deixando pra "depois" por causa, de receio, vergonha, e até mesmo achar algo no diagnostico, pois é tem pessoas que tem esse medo também.

Mas o propósito aqui é mostra para essas pessoas que não precisa ter vergonha, receio nada do gênero pois como sabemos, eles são médicos como qualquer outro de outra especialidade.

Pois eles estudaram para isso, temos que vê eles como profissionais na área, e ele está ali para nos ajudar, e aliviar dúvidas, e se encontra alguma coisa no diagnostico nos ajudar a resolver o problema.

Mas pode gera uma pequena questão " faz tempo que preciso ir ao médico mas a vergonha não deixa, e agora? será que não é tarde?", na verdade nunca é tarde, sempre tem como dá um jeitinho, tá que quando está no inicio o tratamento é mais rápido... mas não é por isso que temos que deixar de procura um médico, pois eles estão lá para nos ajudar.

Muitas pessoas falam " mas aquele médico é chato" e outro fala " eu acho ele tão legal", pois é cada médico tem seu modo de consulta, e tem seu próprio humor do dia, claro que ele é humano também, não podemos esquecer que eles são humanos e tem a necessidade deles também, tem sentimentos também, tá que eles tem que deixa o mal humor em casa antes de ir trabalhar, mas nem sempre é possível controla.

Quero dizer que médico é ser humano também todos são uns amores porém pra uns não são até mesmo por que os temperamentos não batem, mas tudo bem, ninguém é perfeito, e nem precisa aceitar certas coisas.

Então o que eu digo é, tem alguma dúvida? tá com medo de ter alguma coisa? tá sentindo alguns sintomas? Não tenha medo procure um médico, ele será o seu melhor amigo, se o médico não tá superando suas espectativa por temperamento procure outro no qual você se sinta bem e a vontade de está contando o que está acontecendo com você!

Para mim uma das maiores caracteristicas de um bom médico é praticar a medicina com humildade, reconhecer as suas limitações e participar ao paciente as suas suspeitas e expectativas do dignóstico e tratamento.

E nunca deixe de procurar ajuda especializada na área.
Não tome medicamentos sem consulta médica.

Câncer de Próstata - Novidades

Toque retal para prevenção de câncer de próstata não deve ser rotina

Em uma reviravolta surpreendente em relação a todas as campanhas anteriores de esclarecimento e prevenção do câncer de próstata, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) anunciou que o toque retal e o exame de dosagem de PSA não deve ser uma rotina para os homens que não possuam sintomas da doença.

"Não existem evidências científicas de que o rastreamento para o câncer de próstata reduza a mortalidade causada pela doença", afirma Ana Ramalho, gerente da Divisão de Gestão da Rede Oncológica do Instituto Nacional de Câncer.

Prevenção do câncer de próstata

Rastreamentos são as práticas de exames preventivos associados a campanhas para diminuição das doenças. A implantação das políticas de rastreamento, contudo, segundo os especialistas, exige que as práticas preventivas mostram-se eficazes na redução das taxas de mortalidade de uma determinada doença. E, segundo o INCA, isso não acontece com o câncer de próstata.

Dessa forma, não é indicado que homens sem sintomas (sangue na urina; necessidade freqüente de urinar, jato urinário fraco; dor ou queimação ao urinar) se submetam rotineiramente ao toque retal e ao exame de dosagem do antígeno prostático específico (PSA, na sigla em inglês). A Organização Mundial de Saúde não recomenda a estruturação de programas de rastreamento para o câncer de próstata.

Riscos e benefícios do toque retal

O INCA recomenda que homens que demandem espontaneamente a realização do exame de rastreamento sejam informados por seus médicos sobre os riscos e benefícios associados a esta prática. No entanto, o homem sempre deve procurar o urologista na presença de algum sinal de alerta.

"Estudos demonstram que o câncer de próstata é evidenciado histologicamente em 30% dos exames pós-morte em homens com mais de 50 anos. Isso significa que, num grande número de homens, a doença está presente, mas nunca evoluirá", pontua Ana Ramalho.

Tratamentos desnecessários

Estão em curso atualmente dois grandes estudos (um que reúne dados de oito países da Europa e o outro, nos Estados Unidos) que investigam o impacto do rastreamento da doença na mortalidade masculina.

Até agora, as pesquisas constataram excesso de diagnóstico de câncer de próstata nos grupos analisados e maior probabilidade de encontrar tumores de lenta progressão (a maioria) que, muitas vezes, nem chegariam a afetar a saúde do paciente, mas, quando detectados, exigem que o homem se submeta a tratamentos.

Esses resultados reiteram a necessidade de maior tempo de seguimento para demonstrar se haverá ou não redução da mortalidade com o rastreamento.

Não existem tratamentos sem riscos

E nenhum tratamento é isento de riscos. A radioterapia, indicada tanto para tumores pouco agressivos quanto para o agressivo localizado, ataca não só as células tumorais, mas também células saudáveis da bexiga e do reto, o que pode deixar seqüelas. Outro risco sério é a possibilidade de o paciente ter disfunção erétil (estimada em até 70%) e incontinência urinária (até 25%), após a retirada da próstata, segundo o National Health Service, do Reino Unido.

"O conhecimento atual sobre rastreamento de doenças é de que, como em qualquer outra tecnologia em saúde, seu uso pode trazer benefícios e riscos, que devem ser cuidadosamente analisados e comparados antes de sua incorporação na prática médica e de saúde pública", complementa a médica.

Acompanhamento das pesquisas científicas

Com exceção dos Estados Unidos, onde o teste do PSA é muito popular, nenhum outro país adota o rastreamento do câncer da próstata como uma política de saúde pública.

"O INCA continuará acompanhando o debate científico sobre o tema, podendo rever esta posição quando estiverem disponíveis os resultados dos estudos multicêntricos em curso", concluiu Ana Ramalho.

Segunda causa de morte por câncer entre homens

O câncer de próstata é a segunda causa mais comum de morte por câncer entre os homens no Brasil. Esse câncer é raro antes dos 50 anos e o risco é maior em homens com história familiar.

Ele não é uma doença única, mas engloba desde tumores muito agressivos até aqueles de crescimento lento. Muitos homens com a doença menos agressiva tendem a morrer com o câncer, em vez de morrer do câncer, mas nem sempre é possível dizer, no momento do diagnóstico, quais tumores são agressivos e quais os de crescimento lento.

Formas específicas de prevenção do câncer da próstata

Não são conhecidas formas específicas de prevenção do câncer da próstata. No entanto, adotar hábitos saudáveis, como fazer exercícios físicos, não fumar e ter uma alimentação rica em vegetais, é capaz de reduzir o risco de desenvolvimento de certas doenças, entre elas o câncer.

De acordo com as estimativas do Instituto Nacional de Câncer, são esperados ao longo de 2008 49.530 novos casos de câncer de próstata. Os estados com as maiores taxas brutas de incidência (número de casos a cada 100 mil habitantes) são Rio Grande do Sul (80,63), Rio de Janeiro (77,93), Paraná (65,16) e São Paulo (64,3).

Exame para diagnóstico do câncer de próstata pode ser desnecessário


Homens com idades entre 75 e 80 anos podem não se beneficiar com a realização do exame de rotina PSA (Prostate Specific Antigen) para detecção do câncer de próstata, de acordo com um estudo feito na Universidade Johns Hopkins (Estados Unidos), que será publicado no exemplar de Abril do The Journal of Urology.

Os pesquisadores descobriram que homens nesta faixa etária com níveis de PSA menores do que 3 nanogramas por mililitro têm poucas chances de ser acometidos de câncer agressivo da próstata e de morrer em decorrência dessa doença durante todo o restante de sua vida, sugerindo que o uso do exame PSA em muitos homens idosos pode não mais ser necessário.


O estudo revisou dados de 849 homens (122 com e 727 sem o câncer de próstata) que se submeteram a exames rotineiros de PSA no Instituto Nacional de Envelhecimento, em Baltimore.

Os resultados mostraram que, entre os homens acima de 75 anos com níveis menores do que 3 nanogramas por mililitro, nenhum morreu de câncer de próstata e somente um desenvolveu o câncer de próstata de alto risco.

Em contraste, homens de todas as idades com níveis de 3 nanogramas por mililitro ou maiores têm uma probabilidade crescente de morrer de câncer de próstata.

Sabendo a hora de parar

Se confirmado por estudos futuros, esses resultados poderão ajudar a determinar regras mais específicas para a supressão dos exames de PSA, segundo o Dr. Edward Schaeffer, coordenador do estudo.

"Nós precisamos identificar onde nós podemos focar melhor os recursos da saúde concentrando-nos em pacientes que realmente se beneficiam dos exames de PSA," diz Schaeffer. "Estas descobertas dão uma sugestão muito forte de quando nós podemos começar a aconselhar os pacientes a pararem de fazer os exames."

Exame de toque retal

Recentemente, o Instituto Nacional do Câncer emitiu alerta sobre a falta de evidências científicas que dêem suporte ao uso extensivo dos exames de toque retal e de PSA - veja Toque retal para prevenção de câncer de próstata não deve ser rotina e INCA mantém restrições ao exame de toque retal.

“Modelo” de Manual de Boas Práticas de Distribuição


“Neste documento você encontrará um “Modelo” de Manual de Boas Práticas de Distribuição, com algumas informações e sugestões.

Você deverá desenvolver um documento de acordo com as peculiaridades de sua empresa (porte, localização, número de funcionários, diferentes produtos, etc.).

O Manual deve ser elaborado pelo Farmacêutico Responsável técnico, com a contribuição dos funcionários que participam de cada procedimento dentro da empresa, para a perfeita adequação e entendimento.

Lembre-se que este documento servirá somente como início da elaboração do seu Manual, pois as informações aqui apresentadas podem não serem adequadas aos seus procedimentos.

Sendo assim, procure desenvolver um Manual adequado com sua realidade e que apresente informações que serão utilizadas efetivamente.

Os fiscais da Vigilância Sanitária ou os Fiscais do CRF, durante as inspeções nas empresas, irão solicitar o Manual de Boas Práticas e será verificado se o mesmo está de acordo com os procedimentos desenvolvidos pelos funcionários, em observação no local, e se tudo que foi colocado no manual, realmente está de acordo com a realidade da empresa.


RECEBIMENTO E INSPEÇÃO DE MERCADORIAS

PROCEDIMENTOS PARA O RECEBIMENTO

Identificar o caminhão da transportadora, inspecionar as condições de transporte (caminhão com cobertura, temperatura e disposição dos produtos dentro do veículo), pedir documentos de identificação dos funcionários da transportadora, verificar a segurança do caminhão.

Acompanhar o descarregamento dos produtos, orientando sobre posicionamento das setas e altura máxima do bloco, dividindo por itens e lotes.

Colocar sobre os estrados. Nunca colocar os volumes em contato com o piso ou paredes.
Receber a documentação entregue pelo transportador

Conferir a documentação e o número de volumes e conteúdo de cada volume (data de emissão, destinatário, no. de vias)

Inspecionar o aspecto físico dos volumes e de seus conteúdos quanto à integridade e violação, embalagem, rotulagem e fita lacre. Caso haja avarias que possam ter comprometido os produtos, informar no verso do documento de entrega, datar, assinar e devolver os volumes para o transportador.

Conferir as informações contidas nas notas fiscais comparando com as caixas.(no. de lote, quantidade, etc.)

Se os volumes estiverem com aspecto normal, destacar e assinar e devolver os canhotos das notas.

Não havendo pedido no sistema, verificar com o comprador se aceita ou devolve a mercadoria.

Havendo divergência no pedido, emitir relatório de divergência e solicitar correção.
Se todos os itens estiverem de acordo com o pedido e com a entrega, liberar para a área de estoque/armazenamento.

A última etapa da recepção é o registro no sistema informatizado dos produtos recebidos.

Registrar o no. da NF, data de emissão, nome do fornecedor, endereço do fornecedor, nome genérico do medicamento, no. do registro do medicamento, no. do lote, validade, apresentação quantidades.

Encaminhar a 1a. via da NF para o setor financeiro, arquivar a 2a. via.
Conferir todos os passos anteriores e organizar a recepção.

“Neste local desenvolva um POP sobre o assunto abaixo, utilize o modelo de POP oferecido nas “Dicas dos Fiscais” e utilize as informações abaixo como modelo, modificando, complementando e adaptando conforme a sua realidade.

Lembre-se, um POP deverá descrever o SEU Procedimento e como tal deverá ser coerente com o trabalho na SUA empresa


ESTOCAGEM / ARMAZENAMENTO DE MERCADORIAS / ESTOCAGEM

Verificar na área de recebimento / recepção os produtos liberados, dando preferência aos prioritários. Nenhum medicamento pode ser armazenado antes de ser oficialmente recebido e registrado.

Colocar os volumes sobre os estrados ou sobre a mesa. Nunca coloque os volumes em contato com o piso ou paredes.

Inspecionar os produtos quanto a sua embalagem nos seguintes itens: nome genérico e comercial, fabricante, responsável técnico, no. Registro no MS, data de fabricação, data de validade, selo holográfico, no. de lote a que a unidade pertence, peso, volume líquido, dosagem ou quantidade de unidades (conforme o caso), qualidade da rotulagem, presença de umidade, condições de fechamento da embalagem, condições da caixa, temperatura.

Definir o local para o produto, levar até o local, reempilhando o estoque existente, obedecendo a símbolos existentes, e empilhamento o no. máximo permitido.
Para grandes quantidades, colocar sobre os estrados, fazer o bloco com caixas sobre os estrados equilibrando-as conforme o peso e fazendo a amarra dos volumes de modo que permita a circulação de ar.
Para volumes menores, colocar nas prateleiras, deixar visível a identificação do produto e seqüência de lote.

Caso o medicamento possua mais de um no. de lote, armazenar pela ordem crescente dos números dos lotes, dando preferência, na hora da distribuição/expedição, ao no. de lote mais antigo.

Colocar na prateleira, permitindo a fácil visualização e identificação dos medicamentos.Seguir as recomendações do fabricante.

As embalagens vazias não devem ser utilizadas para expedição ou guarda de outros produtos.

ARMAZENAMENTO

Estocar os medicamentos de forma que permita a circulação interna de ar entre eles, parede, teto e piso; não deixar encostados nas paredes, ou diretamente no chão.
Não arremessar caixas nem colocar muito peso sobre elas. O manuseio inadequado dos medicamentos pode afetar sua estabilidade.
Toda quebra ocorrida durante a armazenagem, deverá se recolhida, relacionada e enviada para área de segregação.
O estoquista/guardador é o responsável pela limpeza e conservação de sua área de trabalho.
Verificar se as mercadorias estão bem acondicionadas.
Verificar o posicionamento das caixas se estão corretas conforme as setas das embalagens. Obedecer às recomendações das caixas, quanto à fragilidade e empilhamento máximo.
Avaria em mercadorias: rapidamente abrir, retirando os quebrados, para salvar as embalagens, sem baque.
Registrar em formulário específico a temperatura e umidade no depósito.
Limpar diariamente o ambiente, retirar o lixo das lixeiras, verificar a organização dos produtos nas prateleiras.

“Neste local desenvolva um POP sobre o assunto abaixo, utilize o modelo de POP oferecido nas “Dicas dos Fiscais” e utilize as informações abaixo como modelo, modificando, complementando e adaptando conforme a sua realidade. Lembre-se, um POP deverá descrever o SEU Procedimento e como tal deverá ser coerente com o trabalho na SUA empresa.”


Mês____________________________

DATA -----------
.
HORA -----------
.
TEMPERATURA-----

UMIDADE---------
.
ASSINATURA------


“Neste local desenvolva um POP sobre o assunto abaixo, utilize o modelo de POP oferecido nas “Dicas dos Fiscais” e utilize as informações abaixo como modelo, modificando, complementando e adaptando conforme a sua realidade. Lembre-se, um POP deverá descrever o SEU Procedimento e como tal deverá ser coerente com o trabalho na SUA empresa.”


LIMPEZA/ORGANIZAÇÃO

LIMPEZA


Limpar diariamente o local de trabalho.

Recolher o lixo e colocar sacos de lixos novos.

Retirar a poeira das caixas e prateleiras

Ao varrer o ambiente, cuidar para não levantar poeira.

Não trocar de lugar as mercadorias organizadas nos locais de estoque

Quando encontrar produto danificado, comunicar o responsável técnico imediatamente.

Qualquer dúvida quanto à movimentação de trocas de lugares, comunicar imediatamente ao Responsável técnico.

Resíduos e fragmentos de embalagens (viro, papel, etc.), acondicionar em caixa de papelão, identificada como lixo e encaminhar para a coleta seletiva.


“Neste local desenvolva um POP sobre o assunto abaixo, utilize o modelo de POP oferecido nas “Dicas dos Fiscais” e utilize as informações abaixo como modelo, modificando, complementando e adaptando conforme a sua realidade. Lembre-se, um POP deverá descrever o SEU Procedimento e como tal deverá ser coerente com o trabalho na SUA empresa.”

PRODUTOS DANIFICADOS (QUEBRA FÍSICA)

Todo produto danificado durante o manuseio interno, deverá ser relacionado em formulário específico.

Diariamente conferir no estoque se ocorreu algum dano nos produtos estocados.

Os produtos danificados devem ser retirados, registrados e levados para área de segregação. Na área de segregação cuidar para colocar na prateleira correspondente ao tipo de medicamento segregado.

Medicamentos não controlados avariados que não foram alterados qualitativamente (passíveis de consumo), liberados pelo Farmacêutico, proceder à classificação de acordo com critérios convenientes (ordem alfabética, indicações de uso, forma farmacêutica, etc.)

Resíduos e fragmentos de embalagens (viro, papel, etc.), acondicionar em caixa de papelão, identificada como lixo e encaminhar para a coleta seletiva.

“Neste local desenvolva um POP sobre o assunto abaixo, utilize o modelo de POP oferecido nas “Dicas dos Fiscais” e utilize as informações abaixo como modelo, modificando, complementando e adaptando conforme a sua realidade. Lembre-se, um POP deverá descrever o SEU Procedimento e como tal deverá ser coerente com o trabalho na SUA empresa.”


SEPARAÇÃO DE PEDIDOS
SEPARAÇÃO


Ler quais os produtos e quantidades solicitadas de acordo com as faturas de vendas.

Observar o preenchimento correto dos itens que devem obrigatoriamente constar no registro de distribuição: no. NF, nome do destinatário, endereço (rua, no., bairro, município), data da venda, especificações dos medicamentos, quantidades.

De acordo com o pedido, localizar os produtos no estoque, selecionar os produtos, conferir descrição e dosagem .

Verificar a data de validade do produto, retirando do estoque produtos com menos de 90 dias do vencimento.

Retirar os medicamentos do estoque obedecendo à ordem cronológica de seus lotes de fabricação, separar em primeiro lugar os lotes mais antigos. “Primeiro que entra é o primeiro que sai”.

Todo medicamento danificado (impróprio para venda) deverá ser recolhido, relacionado e enviado para a área de segregação.

Produtos que apresentam defeito de fabricação deverão ser relatados ao Farmacêutico Responsável.

Estando em prefeitas condições, de acordo com o pedido, colocar os produtos dentro da caixa de forma ordenada.

Fechar as abas da caixa com fita adesiva
Identificar os volumes com os dados do cliente e do pedido.

Na falta do produto solicitado, que conste no estoque (consulta via sistema ou relatório), e não localizado, destacar com caneta, solicitando o cancelamento do item pedido.

Não liberar as notas antes de ler todos os volumes do pedido.
Após a separação do pedido, dar OK e liberar para o carregamento do caminhão.
Todos os pedidos deverão ser conferidos.

Após a liberação para carregamento e transporte, levar o pedido para dar baixa no sistema informatizado.

CARREGAMENTO E TRANSPORTE

Verificar se todos os volumes estão com as etiquetas de identificação dos clientes e se foram registrados antes do carregamento do caminhão.

Todos os volumes serão carregados em caminhões de transportadoras que obedeçam as boas práticas de transporte de medicamentos.

Todos os caminhões devem ter equipamentos de segurança contra roubo.

ROUBOS/ACIDENTES DE CARGAS
Em casos de acidentes ou roubos de cargas, a distribuidora deverá ser informada imediatamente, para tomar providências, e comunicar os clientes que a carga será reposta no dia seguinte.

“Neste local desenvolva um POP sobre o assunto abaixo, utilize o modelo de POP oferecido nas “Dicas dos Fiscais” e utilize as informações abaixo como modelo, modificando, complementando e adaptando conforme a sua realidade. Lembre-se, um POP deverá descrever o SEU Procedimento e como tal deverá ser coerente com o trabalho na SUA empresa.”

DEVOLUÇÃO DE MERCADORIAS
PLANO DE RECOLHIMENTO


As ordens de recolhimento de produtos poderão ser procedentes da Indústria (detentor do registro) ou das Secretarias de Vigilância Sanitárias.

Independentemente das suas origens estas ordens (por escrito) são registradas e arquivadas, pelo Farmacêutico responsável, em pasta específica.

O Farmacêutico Responsável inspeciona os estoques, à procura do lote mencionado na ordem de recolhimento. Caso presente no estoque, este lote será bloqueado para venda e levado para a área de segregação.

Caberá também ao Farmacêutico responsável, cadastrar o lote a ser recolhido, (em arquivo adequado, informatizado ou não) e com ele alimentar continuamente os setores de recebimento e de devolução de produtos, para que monitorem a entrada destes lotes inadequados.

O Farmacêutico se encarregará de identificar através dos sistemas informatizados de controle de lotes, os clientes que compraram os lotes em questão.

Os clientes que adquiriram os lotes a serem recolhidos são acionados através de telefone, para retirar os produtos dos locais de venda, e colocar em caixa separada com etiqueta de recolhimento.

Os produtos citados em ordem de recolhimento serão aceitos pelo setor de recebimento, mediante NF de devolução, onde deverá constar o nome do produto, a quantidade e número de lote.

Ao chegarem ao setor de recepção, os produtos terão seus lotes conferidos e confirmados e serão encaminhados para a área de segregação, no aguardo do processo de emissão de nota Fiscal de devolução para o Fabricante (detentor do registro) ou da retirada dos mesmos pela Vigilância Sanitária.

DEVOLUÇÃO POR VENCIMENTO DE PRAZO
Os produtos devolvidos deverão estar acompanhados de NF de devolução e se possível, cópia de nota fiscal de origem.

Produtos devolvidos com prazo de validade inferior a 90 dias, são bloqueados ou baixados do estoque e segregados para negociação com o fornecedor.

Produtos com prazo de validade superior a 90 dias, deverão retornar ao estoque, após serem registrados e conferidos pelo Farmacêutico responsável.

DEVOLUÇÃO POR PROBLEMAS DE FABRICAÇÃO
Os produtos devolvidos deverão estar acompanhados de NF de devolução e cópia da nota fiscal de origem.

Produtos devolvidos por defeito de fabricação, são bloqueados ou baixados dos estoques e segregados por defeito de fabricação para negociação com fornecedor.
Registrar e arquivar na pasta do fornecedor.


“Neste local desenvolva um POP sobre o assunto abaixo, utilize o modelo de POP oferecido nas “Dicas dos Fiscais” e utilize as informações abaixo como modelo, modificando, complementando e adaptando conforme a sua realidade. Lembre-se, um POP deverá descrever o SEU Procedimento e como tal deverá ser coerente com o trabalho na SUA empresa.”


DEVOLUÇÃO DE PRODUTOS DANIFICADOS (QUEBRADOS)

Os produtos devolvidos deverão estar acompanhados de NF de devolução e cópia de NF de origem.

Todo produto devolvido e que não apresente condições de comercialização será enviado imediatamente à área de segregação.

O farmacêutico Responsável verifica as condições de todos os medicamentos devolvidos e informa o destino correto.


DEVOLUÇÃO POR ERRO DO PROCESSO


Os produtos devolvidos deverão estar acompanhados de NF de devolução e NF de origem.
Toa mercadoria devolvida por erro de processo (televendas, trocas de endereço ou erro de cliente), terá seu lote verificado através do sistema informatizado, devendo ser procedente do nosso estoque.

Deverá ter origem desta distribuidora, não apresentarem violação nem danificação de sua embalagem.

O farmacêutico responsável verifica as condições acima descritas.

Os produtos deverão ser reendereçados e guardados no estoque após serem registras e admitidos no sistema informatizado.

RECLAMAÇÃO DE FALTA
Toda reclamação de falta é encaminhada ao setor de expedição contento a documentação necessária.

O setor processa á análise da reclamação conforme critérios estabelecidos.

MEDICAMENTOS INTERDITADOS/LIBERADOS

Os produtos que estavam interditados na área de segregação, somente poderão regressar ao estoque se: estiverem nas embalagens originais e estas não tiverem sido abertas e se encontrem em boas condições.

Se estiveram armazenados e foram manuseados de modo adequado conforme suas especificações. O período remanescente até o fim do prazo de validade for aceitável para que o produto percorra as outras etapas da cadeia, até o consumo, mantida a sua validade.

Os produtos forem examinados pelo Farmacêutico responsável, com a avaliação que atenda à natureza do produto, às eventuais condições de armazenamento que necessita a ao tempo decorrido desde que foi enviado.


“Neste local desenvolva um POP sobre o assunto abaixo, utilize o modelo de POP oferecido nas “Dicas dos Fiscais” e utilize as informações abaixo como modelo, modificando, complementando e adaptando conforme a sua realidade. Lembre-se, um POP deverá descrever o SEU Procedimento e como tal deverá ser coerente com o trabalho na SUA empresa.”

SEGREGAÇÃO DE PRODUTOS

Enviar para a área de segregação todo o produto com problemas, devolvidos ou recolhidos por terem embalagem violada, ou suspeitos de contaminação, os medicamentos com prazo de validade vencida e os recolhidos.
Registrar todos os produtos enviados para a área de segregação. Dar baixa no estoque de distribuição.

Identificar as caixas com o tipo de problema que o levou a área de segregação (vencidos, devolvidos, violadas, outros).

Colocar nas prateleiras, reservando um andar para cada tipo de problema (vencidos, devolvidos, violados, outros). Nunca colocar os volumes em contato com o piso ou as paredes.
Produtos devolvidos por clientes ficam na área de segregação até a avaliação do farmacêutico e posterior decisão sobre o seu destino.

Medicamentos devolvidos intactos, após minuciosa checagem confirmatória, devem ser postos de volta no estoque da armazenagem após o registro no sistema informatizado.
O Farmacêutico responsável investiga a causa da devolução, registra no sistema e toma as medidas corretivas.

Aqueles devolvidos danificados ou violados são devolvidos ao fabricante acompanhados da NF. Esta operação é registrada no sistema informatizado.

Os produtos devolvidos com prazo de validade vencido são registrados pelo Farmacêutico e devolvidos ao fabricante, acompanhados da NF.

Os produtos adulterados, falsificados ou suspeitos, aqueles que provocaram episódios de reações adversas inesperadas ou graves, são imediatamente notificados a Vigilância Sanitária.

“Neste local desenvolva um POP sobre o assunto abaixo, utilize o modelo de POP oferecido nas “Dicas dos Fiscais” e utilize as informações abaixo como modelo, modificando, complementando e adaptando conforme a sua realidade. Lembre-se, um POP deverá descrever o SEU Procedimento e como tal deverá ser coerente com o trabalho na SUA empresa.”

AUTO-INSPEÇÃO

O Farmacêutico Responsável realiza auto-inspeções semanalmente observando e anotando os seguintes itens.

Data_______/______/_______ Hora_______:________.


Bom - Ruim - Não possui - Providencias - Observações


Condições e conservação do prédio

Os arredores do edifício estão limpos

Existem fontes de poluição ou contaminação ambiental, próximo ao edifício.

As telas de proteção estão em bom estado de conservação

Condições do piso

Condições das paredes

Condições do teto

Condições da iluminação

Condições de ventilação

Condições gerais de limpeza

Condições de instalações elétricas

Condições de temperatura. Funcionamento do termômetro.

Condições dos extintores

Armazenamento de material de limpeza interno

Organização da recepção

Organização da área administrativa

Organização da área de separação/expedição

Organização da área de estocagem/armazenamento

Organização da área de segregação

Limpeza e organização dos sanitários

Limpeza em baixo dos estrados e prateleiras

Limpeza e tampas dos lixos

Ralos com telas

Organização dos estoques nos estrados

Organização dos estoques nas prateleiras

Visualização dos medicamentos nas prateleiras

Facilidade de circulação entre os estoques

Estabilidade dos medicamentos (ver indicativos de possíveis alterações na estabilidade)


“Neste local desenvolva um POP sobre o assunto abaixo, utilize o modelo de POP oferecido nas “Dicas dos Fiscais” e utilize as informações abaixo como modelo, modificando, complementando e adaptando conforme a sua realidade. Lembre-se, um POP deverá descrever o SEU Procedimento e como tal deverá ser coerente com o trabalho na SUA empresa.”

INDICATIVO DE POSSIVEIS ALTERAÇÕES NA ESTABILIDADE DE MEDICAMENTOS


FORMAS FARMACÊUTICAS - ALTERAÇÕES VISÍVEIS-COMPRIMIDOS

Quantidade excessiva de pó
Quebras, lascas, rachaduras na superfície.
Manchas, descoloração, aderência entre os comprimidos, ou formação de depósitos de cristais sobre o produto.

DRÁGEAS
Fissuras, rachaduras manchas na superfície.

CÁPSULAS
Mudança na consistência ou aparência (amolecimento ou endurecimento).

PÓS E GRANULOS
Presença de aglomerados.
Mudança na cor ou endurecimento.

PÓS ENFERVECENTES
Crescimento da massa e pressão gasosa.

CREMES E POMADAS
Diminuição do volume por perda de água.
Mudança na consistência.
Presença de líquido ao apertar a bisnaga.
Formação de grânulos e textura arenosa.

SUPOSITÓRIOS
Amolecimento, enrugamento ou manchas de óleo.

SOLUÇÕES/XAROPES/ELIXIRES
Precipitação.
Formação de gases

SOLUÇÕES INJETÁVEIS
Turbidez, presença de partículas, vazamento, formação de cristais e mudança na coloração.

EMULSÕES
Quebra da emulsão, mudança na coloração e no odor.

SUSPENSÕES
Precipitação, presença de partículas, grumos, cheiro forte, mudança na coloração, entumecimento e liberação de gases.

TINTURAS/EXTRATOS
Mudança de coloração, turbidez e formação de gases.


DISTRIBUIDORA DE MEDICAMENTOS

“Nome da Distribuidora”

Localização:
Av. XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Área de atuação:
Região metropolitana de Porto Alegre...

Responsável Técnico:
XXXXXXXXXXXXX (Farmacêutico- CRF-RS I-XXXX)


Boas práticas de armazenamento e distribuição de medicamentos

“Nome da Distribuidora”
Responsável Técnico: XXXXXXXXX CRF I-XXXX




1 OBJETIVOS

Garantir a integridade dos produtos armazenados, desde a recepção até a distribuição, produzindo informações qualificadas para uso no monitoramento das atividades operacionais e no controle gerencial.

Assegurar condições satisfatórias de conservação do produto.
Reduzir custos com estocagem.

Eliminar perdas.

Manter níveis de estoque compatíveis com equilíbrio aquisição/estoque/entrega.

Produzir informação.


2 ESTRUTURA FISICA

A localização da distribuidora é de fácil acesso para o recebimento e distribuição dos produtos.

Está localizada em um prédio...

As instalações e equipamentos estão adequados para a conservação e distribuição de medicamentos.

Os dispositivos de monitorização são permanentes.

Equipamentos: Termo-Higrômetro digital, Condicionador de Ar...
Piso: O piso é liso, lavável, de fácil higienização, resistente para suportar o peso dos produtos e movimentação dos equipamentos.Tipo de piso: lajotas, granilite, paviflex...

Paredes: As paredes são de cor branca, com pintura lavável, isentas de infiltrações e umidade.Tipos de Paredes: azulejo, tinta látex hospitalar...

Ventilação: As diferentes áreas possuem aberturas, protegidas por telas milimétricas, que permitem a ventilação dos recintos.Janelas com telas nas sala....

Pé direito: A altura, do piso ao teto, é suficientemente alto para permitir o empilhamento dos produtos e a ventilação do ambiente.
Altura do pé direito:
Rede elétrica;
Toda rede elétrica possui aterramento e quadro de disjuntores apropriado ao porte das instalações e equipamentos.
Iluminação: A iluminação é adequada ao desenvolvimento das atividades, feita com lâmpadas frias, colocadas no teto.
Sanitários: São XX sanitários, sem comunicação direta com a área de estocagem. Os ralos dos sanitários são protegidos com telas. Os sanitários possuem toalhas descartáveis, sabonete líquido e lixeiras com tampa. Um dos sanitários, o maior, serve como vestiário para os funcionários.

A área física está dividida em:

a)Área de recepção.
b)área administrativa.
c)área de separação/expedição.
d)área de estocagem/armazenamento.
e)área de segregação.
f)Sanitários.
g)....


3 RECEPÇÃO

A área de recepção está montada de modo a proteger as remessas. A área de recepção é separada da área de armazenamento.
As remessas são examinadas durante a recepção para verificar se os conteúdos não estão danificados e se a remessa corresponde à encomenda. Utilizamos um procedimento operacional padrão. (ANEXO 2 )


4 ESTOCAGEM / ARMAZENAMENTO

Os medicamentos são estocados em local distinto e nas condições especificadas pelo fabricante, para evitar a sua deterioração pela luz, umidade ou temperatura. Utilizamos um procedimento operacional padrão. (ANEXO 3)


5 TEMPERATURA / UMIDADE

A temperatura e a umidade são diariamente monitorizadas e registradas.Os registros são regularmente analisados. Utilizamos uma tabela de anotação afixada ao lado do termômetro. (ANEXO 4 )
O controle é adequado para manter todas as partes da área de armazenamento dentro do intervalo de temperaturas especificado.


6 LIMPEZA E CONSERVAÇÃO

As instalações estão sempre limpas e sem detritos, poeiras e agentes infestantes, e são adotadas precauções quanto à entrada de insetos e roedores. Na parte superior das divisórias, estão colocadas telas de proteção que impedem a entrada de insetos, mas permitem a circulação de ar. A limpeza geral é realizada uma vez por semana por funcionário especifico para esta tarefa, e o material de limpeza é armazenado em local separado. Utilizamos um procedimento operacional padrão. (ANEXO 5)



7 SEPARAÇÃO / EXPEDIÇÃO

Existe um sistema de rotação dos estoques (primeiro a entrar, primeiro a sair), sujeito a verificações periódicas e freqüentes.
Os produtos com o prazo de validade a dois meses do seu término, ou com esse prazo já ultrapassado, são separados, em local apropriado (área de segregação) e não são vendidos ou fornecidos, mas imediatamente devolvidos ao fornecedor. (ANEXO 9)


8 SEGREGAÇÃO

Os medicamentos cuja embalagem tenha sido danificada ou relativamente aos quais haja suspeita de contaminação são retirados do estoque e colocados na área de segregação. Utilizamos um procedimento operacional padrão. (ANEXO 6 )


9 PESSOAL


O Farmacêutico Responsável técnico assegura que o sistema de qualidade seja concretizado e mantido. O farmacêutico é devidamente habilitado pelo Conselho Regional de Farmácia.

Os funcionários envolvidos no armazenamento de medicamentos receberam treinamento por parte do responsável técnico, inclusive instruções de higiene relevantes às suas atividades, além de motivação para manutenção dos padrões de qualidade.

Todos os funcionários realizaram exames médicos, em casos de suspeita ou confirmação de enfermidades, o funcionário é afastado temporariamente ou definitivamente de suas atividades, obedecendo à legislação específica.

Todo funcionário recebe informações sobre as tarefas que lhe são atribuídas.

Não é permitido fumar, realizar refeições ou manter substâncias ou objetos pessoais, que possam contaminar os produtos, dentro do estabelecimento.


10 EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS

Computador com software específico para controle, processamento e gerenciamento de medicamentos a serem distribuídos, material de administração, material de escritório, termômetros de máxima e mínima, com controle de umidade, extintores de incêndio, prateleiras e estrados ....


11 LIXO

Os recipientes para armazenagem de lixo são identificados e protegidos com sacos plásticos, tampa, e descarregados sempre que necessário.


12 EPI

Os funcionários utilizam uniforme de proteção individual.
Murais de avisos: cada área específica possui quadro de avisos de fácil visualização, onde constam as normas de procedimentos e segurança exigidas.


13 DOCUMENTAÇÃO

Toda a documentação esta acessível às autoridades competentes.

Os medicamentos são adquiridos por fornecedores reconhecidos, autorizados, e com comprovação de regularidade, assim como de controle de qualidade.

Existem procedimentos escritos para as várias operações susceptíveis de afetar a qualidade dos produtos ou da distribuição.

Estes procedimentos foram Elaborados, assinados e datados pelo responsável técnico.

Registros: Os registros são efetuados simultaneamente com as operações que lhes dão lugar de forma que seja possível reconstituir todas as atividades ou acontecimentos significativos e serão mantidos durante pelo menos cinco anos.

São mantidos os registros de todas as compras e vendas, os quais indicam a data da compra ou fornecimento, o nome do medicamento e a quantidade recebida ou fornecida, bem como o nome e endereço do fornecedor ou destinatário.

No que respeita às transações entre fabricantes e a distribuidora, os registros asseguram a identificação da origem e destino dos produtos, nomeadamente através dos números de lote, o que torna possível determinar todos os fornecedores e os potenciais destinatários de um medicamento.

Fornecimentos aos clientes: Somente são efetuados fornecimentos a outros estabelecimentos autorizados e habilitados a adquirir medicamentos.

Para todos os fornecimentos a uma entidade autorizada ou habilitada a adquirir medicamentos existe um registro que possibilita determinar a data, o nome, a forma farmacêutica e o lote do medicamento, a quantidade fornecida e o nome e endereço do fornecedor e do destinatário.


14 TRANSPORTE

Os medicamentos são transportados por empresa autorizada e com controle de qualidade, em todo o seu circuito por forma que:

a)Não se perca a sua identificação;
b)Não contaminem nem sejam contaminados por outros produtos ou materiais;
c)Sejam adotadas precauções especiais contra danos, perdas ou roubos;
d)Estejam em condições de segurança e não sejam sujeitos a condições inapropriadas de calor, frio, luz, umidade ou outros fatores adversos, nem à ação de microrganismos ou agentes infestantes.

Os medicamentos que necessitem de controle da temperatura durante o armazenamento são igualmente exigidos a serem transportados em condições especiais adequadas.


15 RECOLHIMENTO

Devoluções de medicamentos não defeituosos: Para evitar a sua redistribuição, os medicamentos sem problemas de qualidade que sejam ou tenham de ser devolvidos são separados do estoque, até que seja adotada uma decisão quanto ao seu destino.

Utilizamos um procedimento operacional padrão.

São mantidos registros das devoluções e o responsável técnico aprova formalmente a reintegração das mercadorias nos estoques, não comprometendo o funcionamento eficaz do sistema (primeiro que entra, primeiro que saí).

Plano de emergência de recolhimento: Existe um procedimento escrito relativo a um plano de emergência de recolhimento, sendo coordenado pelo responsável técnico. Utilizamos um procedimento operacional padrão.

Todos os pedidos de recolhimento são registrados na altura em que se efetuem.
Os registros estão à disposição das autoridades competentes dos locais onde os produtos tenham sido distribuídos.

Para assegurar a eficácia do plano de emergência, o sistema de registro de fornecimentos possibilita a identificação e contactos imediatos de todos os destinatários de um dado medicamento.

Em caso de pedido de recolhimento, por parte dos fornecedores, comunica-se ao serviço de Vigilância Sanitária.

Em caso de recolhimento de um lote, todos os clientes, a quem o lote tenha sido distribuído são imediatamente informados.

Os medicamentos recolhidos são imediatamente retirados dos estoques e armazenados numa área separada própria (área de segregação), até que sejam devolvidos de acordo com as instruções do fornecedor ou da vigilância Sanitária.

Medicamentos falsificados: os medicamentos falsificados presentes na rede de distribuição, quando identificados, são mantidos separados dos restantes medicamentos para evitar confusões, e na a sua rotulagem é indicado claramente que não se destinam a ser comercializados.

As autoridades competentes e o fornecedor do produto original são imediatamente informados.

Qualquer operação de devolução, rejeição ou recolha e recepção de produtos falsificados é devidamente registrada, e os registros ficam à disposição das autoridades competentes.

Em todos os casos é adotada uma decisão formal, pelo responsável técnico, documentada e registrada sobre o destino destes produtos.


16 AUTO-INSPEÇÕES

São efetuadas e registradas auto-inspeções para monitorizar a implementação e observância das presentes normas e garantir a limpeza e organização do estabelecimento. Utilizamos um procedimento operacional padrão.

Diarréia


Diarréia é a diminuição da consistência das fezes (fezes amolecidas ou até mesmo aquosas). O número de evacuações não é o mais importante!

Normalmente, os alimentos e os líquidos seguem uma caminho desde o ESTÔMAGO até ao INTESTINO DELGADO, local onde os nutrientes e a água são absorvidos, e seguem então para o INTESTINO GROSSO onde os restos não digeridos podem ser armazenados e mais tarde, eliminados.

Algumas vezes, infecções, intoxicações, inflamações ou outras situações podem impedir o funcionamento normal do intestino delgado ou do grosso. O movimento intestinal , que normalmente é lento e em ondas, pode aumentar, conduzindo os alimentos e líquidos rapidamente através dos intestinos. A consequência deste rápido movimento é o aparecimento de fezes aquosas - o que mais frequentemente é referido como diarréia.

O principal problema da diarréia são as perdas de água e eletrólitos (sais minerais) que ela ocasiona, trazendo o risco de desidratação, principalmente em crianças.

O termo diarréia também é conhecido por: gastroenterite aguda, toxinfecção alimentar; dor de barriga, desarranjo, soltura, churrio.

COMO TRATAR
• Probióticos, como por exemplo o Saccharomyces boulardii, reduzem o tempo de diarréia sem interferir com a eliminação das toxinas ou agentes infecciosos. No Brasil, a MERCK desde 1981 possui exclusividade na distribuição e é a única empresa licenciada a comercializar o Saccharomyces boulardii da Biocodex, com nome comercial de Floratil®.

Mas fique atento, nem todos os Saccharomyces são iguais! Conheça o estudo que compara a eficiência dos Saccharomyces disponíveis no mercado.

• O principal objetivo do tratamento da diarréia é a PREVENÇÃO DA DESIDRATAÇÃO, perigo que é maior em crianças pequenas e em idosos;

• É preciso beber quantidade suficiente de líquidos para repor a perda que está acontecendo pela diarréia;

• Porém se a criança já estiver desidratada, o tratamento inicial deve visar a recuperação da hidratação e posteriormente a sua manutenção;

• Sempre que a criança apresentar algum sinal de desidratação procure o serviço médico imediatamente.

As crianças, assim como os idosos, sofrem mais com a desidratação durante os casos de diarréia.

Por isso, em casos de diarréia, a reidratação oral, associada ao uso de medicamentos probióticos como o Saccharomyces boulardii (Floratil® da Merck), é uma forma eficiente de encurtar o episodio diarréico e diarréia aguda.

Mas fique atento, nem todos os Saccharomyces são iguais! Conheça o estudo que compara a eficiência dos Saccharomyces disponíveis no mercado.

Mas além disso, é preciso ter bastante atenção, para saber o momento certo de procurar um médico.

Fique atento aos seguintes sintomas:
- Se a criança apresenta algum sinal de desidratação (olheiras fundas, boca seca, pele mais enrugada, aprofundamento da moleira (em bebês) e prostração.
- Vômitos persistentes (mais de 8 horas), vômitos em jatos ou vômitos com sangue.
- Febre acima de 38º
- Caso a criança doente seja muito pequena (menor de seis meses)
- Dificuldade para movimentar ou rigidez no pescoço
- Agitação ou sonolência
- Dor abdominal intensa ou persistente.

Nestes casos, é preciso encaminhar a criança imediatamente ao hospital.

Ao chegar ao hospital, a criança com diarréia possivelmente passará por um tratamento que envolve os seguintes procedimentos:

- Avaliação do médico para as prováveis causas da diarréia.
- Administração do soro de reidratação oral, de acordo com a sede.
- Crianças em período de amamentação devem continuar recebendo leite materno, junto com o soro oral. Outros tipos de alimentação devem ser suspensos enquanto perdurarem os sinais de desidratação.

Lembre-se: o soro oral não substitui a alimentação.

- Em casos de vômitos, deve-se diminuir o volume de soro, oferecendo-o em quantidades menores, várias vezes ao dia ou realizar a hidratação via endovenosa.
- Manter a criança sobre cuidados médicos até que ela esteja totalmente recuperada da desidratação.
- Quando a hidratação estiver recuperada, a alimentação deve ser imediatamente iniciada.

Durante a diarréia, para que não haja acentuação no quadro de desidratação, procure tomar as seguintes providências:

- Ofereça líquido às crianças, após cada evacuação.

Mas saiba oferecer apenas água não repõe as perdas de sais minerais que estão ocorrendo.

- Mantenha a alimentação habitual, porém mais branda evitando gorduras, chocolates, feijões, folhas ou fibras e queijos. JAMAIS interromper a amamentação, pois o leite materno contém água, sais minerais e anticorpos da mãe.

- Para crianças maiores, ofereça alimentos como:
- cereais (arroz, trigo)
- legumes (batatas, beterraba, chuchu, cenoura)
- farináceos (pão, biscoito salgados, massa)
- carnes magras (de preferência cozidas na água ou grelhadas)
- iogurte
- frutas

No entanto, se a criança já estiver desidratada, o tratamento inicial deve visar a recuperação da hidratação e posteriormente a sua manutenção. Na dúvida quanto a presença de desidratação, procure o médico ou vá um pronto socorro perto de você.

Mas atenção: quando não houver sinais de desidratação, mantenha a alimentação. Isto evita a desnutrição e auxilia a manutenção e renovação das células intestinais agredidas.

Cuidados especiais para crianças que ainda mamam:

- NÃO SUSPENDER A AMAMENTAÇÃO.
- Não diluir o leite materno.
- Caso a criança já esteja comendo outros alimentos além do leite materno, ofereça sucos, sopas e líquidos em geral. Mas EVITE REFRIGERANTES, pois eles contêm açúcar, o que agrava a diarréia.
- Não ofereça leite de vaca com achocolatados pois eles contém muita gordura, além do açúcar em excesso.

Fonte: Floratitude

"boaspraticasfarmaceuticas"adverte:Não a automedicação. Procure sempre um médico especialista.

3.17.2009

Relaxamento e os segredos de uma boa respiração.


Saiba como aproveitar melhor o fôlego no seu cotidiano

Conheça os segredos de uma boa respiração.

Relaxamento e bem estar são apenas alguns benefícios.
Tecnicas de relaxamento levam a um estado de profundo descanso que muda as respostas fisicas e emocionais ao stress diario. Se praticado regularmente, o relaxamento leva a efeitos duradouros durante o dia e melhora a sa�de geral. Geralmente a t�cnica de relaxamento baseia-se na repetição de uma palavra, som e um esquecimento passivo dos pensamentos do dia-a-dia que acabarão aparecendo na sua cabeça, e voltar a repetição da palavra inicial.

Aqui esta uma das técnicas:

1) Escolha uma palavra ou uma frase curta ou o começo de uma reza que esteja firme dentro de voce como: paz,vida, Pai nosso, etc...

2) Sente-se em sillncio numa positivo confortavel

3) Feche os olhos

4) Relaxe os musculos, subindo a partir dos pés, indo pelas panturrilhas, coxas, abdome, ombros, cabeça e pescoço.

5) Respire devagar e naturalmente e cada vez que respirar, diga a sua palavra ou frase ou reza silenciosamente para voce mesmo, no seu pensamento, quando puser o ar para fora.

6) Assuma uma atitude passiva. Não se preocupe como voce está indo. Quando outros pensamentos vierem na sua cabeãa, simplesmente diga para voce mesma tudo bem e volte gentilmente para a sua repetição.

7) Continue por 10 ou 20 minutos.

8) Não fique em pé de uma so vez. Continue sentado por um minuto, para permitir que outros pensamentos retornem. So então abra os olhos, espere mais um minuto e levante.

9) Pratique esta técnica uma ou duas vezes por dia. Horarios bons são antes do café da manhã e antes do jantar.

Eduardo S. Paiva



Você tem parado para respirar profundamente, sem pressa e sem ficar pensando nos problemas do dia-a-dia? Às vezes, é difícil mesmo. Mas uma coisa é certa: vale muito a pena se concentrar na respiração.

É um corre-corre danado quando se faz mais de uma coisa ao mesmo tempo, quando se encontra um obstáculo atrás do outro ou carrega o mundo nas costas. Haja fôlego. São palavras em profusão, sem pausa, durante horas e horas.

É preciso vender e sobreviver. “É uma luta. É difícil”, comenta um vendedor. Difícil mesmo é desde o início. Os bebês sabem oxigenar o corpo muito melhor que os adultos. Eles podem chorar e respirar, porque não vai ser fácil.


Com movimentos perfeitos, parece uma coreografia de pulmões vitoriosos. A respiração do nadador Thiago Pereira é digna de medalha. Mas e os campeões anônimos, os do dia-a-dia? Melhor encarar com calma, porque tem muita coisa que pode alterar nossa respiração. Contra os imprevistos, respirar fundo é o melhor remédio. Senão, a situação pode piorar.

“Às vezes, até dependendo da intensidade que a ansiedade determina na alteração da respiração, existem alguns distúrbios no sangue que levam até a dormência nas mãos e nos pés ou a sensação de desmaio”, aponta o professor de medicina José Messias, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Nas grandes cidades, ainda tem um agravante: a poluição. Milhões de pessoas gostariam de respirar um ar mais puro e ter uma vida mais tranquila. Escapar da ansiedade e do estresse é quase impossível nesse nosso tempo – justamente ele que a cada dia nos falta mais.

Parar por uns momentos para nos ver e nos sentir sempre pode ficar para depois. Mas o importante é não esquecer: todos nós precisamos uma válvula de escape. Na segunda-feira (16), em cinco capitais brasileiras, grupos se reuniram para educar a respiração.

Consciência

“A respiração faz você ter mais consciência de todos os seus atos, de tudo o que você faz. Faz bem para o corpo e para a mente”, comenta a inspetora de importação Stephany Grey. “Fazer essa prática diariamente é aquele momento meu de calma. Se eu levar uns dias sem fazer, vejo que faz falta”, conta o designer Henrique Rajão.

Respirar bem ajuda a trabalhar bem e, sobretudo, a encantar, nos surpreender e emocionar. Aliando talento e técnica, o músico Leo Gandelman conta que faz ginástica aeróbica regularmente para ajudar no controle do entra-e-sai do ar nos pulmões.

“O importante é você saber dosar e controlar o diafragma, que é uma parede horizontal debaixo do pulmão que funciona como um fole. Quando ela vai para baixo, o pulmão se expande e enche de ar.

Quando ela vai para cima, ela vai pressionando o pulmão e jogando para fora a corrente de ar, que deve ser controlada. É como um arco de um instrumento de corda. Bem devagarzinho, com constância, você vai extraindo o som”, ensina o músico Leo Gandelman.

A música pode ser uma boa terapia e um ótimo exercício, mas existem outros métodos que, segundo o médico José Messias, também podem funcionar muito bem. “Exercícios físicos que, de alguma maneira, nos obrigam a ter um controle e uma consciência maior do ato de respirar, que descarrega o sistema”, diz Messias.

Será que tanto esforço respiratório não cansa? “Para ser franco, não. A gente se sente refeito, porque é um momento de oxigenação. Quanto mais você toca, mais você oxigena. A gente se sente muito bem, principalmente se o show foi legal”, diz o músico Leo Gandelman.


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