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3.07.2010

Cada vez mais superpoderosas, as mulheres vêm se destacando no mercado de trabalho

Na foto estão as grandiosas repórteres Yosadara Cunha e Christina Schuler, produtora Andréa Nunes, a chefe de reportagem Walesca Merçon e a poderosa editora Naira Scardua.

Superpoderosas do mercado de trabalho no País
Em maior número e com mais estudo, elas dominam a economia

Rio - À frente de bancos, estaleiros, multinacionais, governos, aeronaves, navios e até do próprio negócio. Cada vez mais superpoderosas, as mulheres vêm se destacando no mercado de trabalho e hoje assumem posições até então ocupadas pelos homens, sem perder o charme.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que nos últimos 10 anos o número de mulheres empregadas subiu de 42% para 47,2%. Desse total, 4,4% estão em postos de comando no País. O Estado do Rio ultrapassa o percentual e conta com 4,9% de mulheres à frente de negócios.

Bonita e poderosa, Gisela Mac Laren é um dos belos exemplos retratados pela pesquisa. Há 10 anos à frente da presidência do estaleiro Mc Laren Oil — que na década de 90 chegou a pedir concordata e hoje tem metas de faturamento da ordem dos US$ 260 milhões — ela recorda que a herança do pai teve de ser conquistada a base de muita inteligência, competência e toques de feminilidade.

“O fato de ser uma mulher na posição de comando nos coloca sempre em uma frente de críticas. Especialmente quando se está em um universo predominantemente masculino.Mas temos características naturais que nos dão vantagem no mundo dos negócios, como o perfeccionismo e o capricho”, afirma a executiva que comanda com pulso forte cerca de 2 mil funcionários.

No quesito escolaridade elas também estão na frente. De cada 100 pessoas com 12 anos ou mais de estudo, isto é com Nível Superior ou mais, 56,7% são do sexo feminino e 43,3% masculino. A presidente da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho, 48 anos, engrossa o time de mulheres bem-sucedidas no País. Na instituição financeira desde 1984, ela passou de caixa executiva à presidência em 22 anos. Maria Fernanda lembra que entre os maiores desafios enfrentados está o de dar conta da dupla jornada — mãe/profissional. Mas ela mesma encontrou a solução para o dilema: “Temos que deixar de lado o mito da ‘mulher perfeita’, de ser maravilhosa em tudo. Precisamos nos permitir ser humanas”, afirma Maria Fernanda, que considera o exercício da liderança um desafio para ambos os sexos.

“Tem que ter foco para alcançar os resultados. É preciso ter muita ética na vida pública. O maior desafio é fazer da Caixa, um banco público, um agente das políticas públicas e também ser competitivo como instituição financeira. Ainda bem que tenho muito apoio da minha família e das minhas filhas, já independentes, o que ameniza a correria do dia a dia”, conta Maria Fernanda.

Chefe da Divisão da Síntese de Indicadores Sociais do IBGE, Ana Lúcia Saboia considera que o Brasil está caminhando para um País mais democrático: “Com mais acesso a informação a mulher passou a ter o controle da própria vida. Por isso a relação entre homens e mulheres vêm mudando. E essa é uma tendência de ordem mundial”.

Empreendedoras, elas também são donas de si

Destemidas, as mulheres vêm surpreendendo também no mundo do próprio negócio. Das empresas abertas e ativas no Estado do Rio, 269 mil, cerca de 39%, tem uma mulher como líder. Chefe de gabinete da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, Regina Célia Ferreira diz que a procura só vêm aumentando.

“Ainda somos poucas, mas transmitimos mais confiança no trato com negócio. Quando a mulher pensa em investir em um empreendimento ela leva em consideração o sustento e o prazer. Mais conservadoras, geralmente se ligam a setores de alimentos e cosméticos”, atesta Regina Célia.

Universitária de apenas 23 anos, Raquel Nunes foi contra a corrente e optou pela inovação. Há menos de um ano ela e o irmão abriram uma espécie de escritório inteligente, que hoje atende 25 pequenos e médios empresários em busca de conforto e requinte para reuniões de negócio.

“Não tinha experiência na área, mas aprendi com o dia a dia. Por ter mais tempo livre, fiquei à frente do escritório e tomei gosto pela coisa. Hoje eu mesma recebo clientes e, apesar da pouca idade e de ser mulher, eles se sentem bastante confortáveis”, afirma a jovem.

Renda de mulheres da Classe C deve chegar a R$ 160 bilhões em 2010

As mulheres também estão assumindo um papel de destaque no desenvolvimento sócio-econômico do País. E as protagonistas dessa tendência são as mulheres da classe C, que, além de cuidar da família, ainda trabalham fora e respondem por 37% da massa de renda total da classe média – montante que deve somar quase R$ 160 bilhões este ano.

Atualmente, a classe C tem 94,4 milhões de pessoas – uma fatia de 49,7% da população que movimenta anualmente R$ 428 bilhões. Dentro dessa massa, existem 48,6 milhões de mulheres comprando, estudando, consumindo e ocupando o mercado de trabalho com cada vez mais propriedade.

Sócio- diretor do instituto de pesquisas Data Popular, Renato Meirelles diz que a força da mulher emergente é resultado de uma influência cada vez maior nos processos de decisão. “Esse fato está ligado à independência financeira da população feminina”, avalia. Ele ressalta que 25% da renda familiar da classe A é proveniente da mulher, enquanto na classe C essa participação é de 41%.

O público feminino já responde por mais da metade dos clientes de diversos produtos e serviços. Enquanto 59% dos homens da classe C têm cartão de crédito, por exemplo, entre as mulheres a penetração é de 62%. Meirelles revela ainda que esse grupo também representa a maioria dos consumidores. “Nas lojas de roupas, elas são 51% do público. E nos shoppings, há pelo menos 12 mulheres da classe C para cada dez compradores do sexo masculino”, conclui.

TOME NOTA

ATENDIMENTO VIP
Cada vez mais disputado pelo mercado, o público feminino conta com vários mimos para homenagear seu dia, comemorado amanhã.

CLÍNICA ONODERA
Quem passar por lá este mês ganha 15% de desconto em esfoliação e hidratação corporal e limpeza de pele. Além disso, quick massages e spa dos pés serão oferecidos para relaxar as mulheres que aguardam sua vez na sala de espera. A clínica fica na Barra da Tijuca.

STUDIO DE BELEZA
Sônia Nesi vai oferecer hidratações capilares especiais para o Dia Internacional da Mulher. Na semana de 9 a 13, quem for ao salão ganhará uma hidratação capilar. O espaço fica no shopping Barra Point.

PATHISA
Na Semana da Mulher, a loja terá descontos de até 50% em peças selecionadas.

ZONA ZEN
A delicatessen, em São Conrado, vai realizar uma degustação de vinhos femininos a partir de amanhã até sexta-feira.

CRYSTAL HAIR
Na Barra da Tijuca, as clientes que forem ao salão amanhã terão direito a hidratação capilar, um peeling de cristal e shiatsu nos pés. Todos os serviços são cortesia. Basta ligar e agendar seu horário.

CAIXA ECONÔMICA
O público feminino poderá solicitar a emissão e regularização gratuita do CPF, de amanhã até sexta-feira, nas agências do banco.

Cristiane Campos e Aline Salgado
O Dia

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