Costumo reparar que todas as empresas do setor sempre prometem maravilhas. Mas, as grandes dúvidas são: será que estes produtos podem mesmo ter o poder de emagrecer e reduzir medidas como prometem nas propagandas? Será que eles podem reduzir medidas e emagrecer sem que tenhamos que fazer dietas ou passar horas nas academias?Para responder estas dúvidas precisamos entender, antes de tudo, como é o processo de emagrecimento, ou seja, o que ocorre no nosso corpo quando emagrecemos.
Publicidade
Por esta razão, fica mais claro dizer que, se um gel redutor prometer emagrecer sem dieta e sem exercícios, ele deverá, de alguma forma, estimular este processo de queima da gordura acumulada que chamamos de "lipósile". É daí que vem os termos encontrados na rotulagem destes produtos como liporredutores, lipolíticos, liposolventes e outros tantos.
Os géis redutores, portanto deverão conter em sua formulação substâncias cosméticas poderosas que sejam capazes de imitar o processo da dieta ou do exercício físico, levando ao tão almejado emagrecimento. E que substâncias são essas? Será que elas são mesmas tão poderosas assim? A resposta é "sim". Os melhores geis redutores são formulados com agentes capazes de estimular fortemente o processo de quebra da gordura como a cafeína, a aminofilina, os silícios orgânicos ou ainda a carnitina. Ou ainda conter extratos de plantas que sejam ricos nestes ingredientes como os extratos de chá e café, que são muito ricos em cafeína.
O que fazem os Redutores?
Podemos dizer que os famosos géis redutores são produtos cosméticos ricos nestas substâncias conhecidas como lipolíticas, onde a mais famosa é a cafeína, capaz de estimular o processo de lipólise e assim fazer você perder medidas sem dietas e sem exercícios físicos. Tanto a cafeína quanto a aminofilina já foram muito estudadas cientificamente e concluiu-se que estas substâncias realmente emagrecem. Já os silícios orgânicos, além de emagrecer, ainda ajudam na firmeza da pele, ajudando a evitar a flacidez que aparece junto ou logo em seguida ao emagrecimento. Já a carnitina, que não é um agente lipolítico verdadeiro, contribui com os demais ingredientes, ajudando a varrer e a literalmente queimar toda gordura que a cafeína libera no processo de lipólise.
Embora os géis redutores possam mesmo emagrecer e reduzir medidas quando usados sozinhos, certamente, uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos, irão potencializar os resultados e fazer com que eles sejam alcançados de modo mais rápido e que se tornem muito mais duradouros. E o modo de usá-los é muito simples.
O primeiro passo é tomar um bom banho para realizar uma suave massagem na região a ser tratada. Isso irá estimular a circulação local e facilitar a penetração do gel redutor nas camadas mais profundas da pele. Ainda durante o banho, procure fazer uma esfoliação superficial.
No mercado, há excelentes esfoliantes corporais, alguns feitos à base de raspas de coco, de areia de bora-bora ou até mesmo à base de sementes de apricot. Aplique o esfoliante sempre com muito cuidado, fazendo massagens circulares e leves. E basta massagear por dois minutos que sua pele estará mais fina e totalmente estimulada para a próxima etapa. Ao sair do banho, seque bem a pele e aplique quantidades generosas do seu gel redutor, massageando até que ele desapareça completamente na pele. Siga sempre as orientações do fabricante, porém, se você aplicá-lo duas vezes ao dia, os resultados serão muito mais intensos e duradouros.
Professor Maurício Pupo - cosmetólogo, presidente do IPUPO Pós-Graduações e coordenador científico da Pós-Graduação e MBA em Cosmetologia do IPUPO. Editor Chefe da CI Cosmetic Ingredients Magazine. Mais sobre o autor em: http://www.ipupo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário