10.11.2011

DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL: UM ALERTA PARA AS DISFUNÇÕES NEUROLÓGICAS

faixa_saude.png
Dia Mundial da Saúde Mental: um alerta para as disfunções neurológicas
O Dia Mundial da Saúde Mental alerta para uma série de doenças e para a falta de recursos destinados aos pacientes em todo o mundo. Saiba mais!

Mais de 450 milhões de pessoas sofrem de distúrbios mentais em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Neste dia 10 de outubro, o órgão aproveita o Dia Mundial da Saúde Mental para alertar sobre a falta de recursos destinados para quem sofre de doenças mentais, neurológicas e de distúrbios associados ao uso de drogas e outras substâncias.
O órgão informa que os investimentos para serviços de prevenção a essas doenças são ineficientes. Um exemplo disso é que existem, em muitos países, menos de um especialista em saúde mental para cada 1 milhão de habitantes. Entre as doenças mentais mais conhecidas estão: a depressão, distúrbio de ansiedade generalizado, transtorno bipolar, pânico, TOC e esquizofrenia.
Um estudo, publicado recentemente na edição de agosto da Plastic and Reconstructive Surgery, realizado com 266 pacientes avaliados por cirurgiões plásticos na Bélgica, durante um período de 16 meses, mostra que uma a cada três pessoas que procura a rinoplastia (cirurgia plástica do nariz) têm sinais de transtorno dismórfico corporal, uma condição de saúde mental em que a pessoa tem uma preocupação exagerada com ligeiros defeitos, reais ou imaginários, na aparência.
O grupo foi convocado a responder um questionário para avaliar os sintomas de transtorno dismórfico corporal. Entre aqueles que procuram o procedimento por razões médicas - para corrigir um problema de respiração, por exemplo - apenas 2% dos pacientes apresentaram sintomas da doença. Mas, entre os pacientes que procuram mudar o seu nariz por razões estétucas, 43% mostraram sinais da doença, expressando uma preocupação razoável e muita angústia em relação ao próprio corpo, apesar de apresentarem narizes que “eram relativamente normais”. Ao todo, 33% dos participantes do estudo apresentaram sintomas da doença.

A pesquisa apresenta uma taxa surpreendentemente alta de transtorno dismórfico corporal entre pacientes que procuram a cirurgia. Os tratamentos para pacientes das mais diversas doenças mentais podem variar desde sessões de terapia até o uso de antidepressivos.

Nenhum comentário: