10.27.2009

Efeitos colaterais da finasterida

A maioria dos efeitos colaterais da finasterida foram observados com a dose de 5mg para doenças urológicas (próstata), mas mesmo na dose de 1mg como a utilizada em dermatologia (alopécia) os efeitos são os mesmos a longo prazo, falando a favor de uma "impregnação" do organismo.

Uma verdade sobre a finasterida é a diminuição da libido, sem impotência, apenas um "desinteresse" pelo sexo, que quando solicitado, "funciona". Em vários clientes, pudemos notar que houve diminuição da testosterona a níveis muito baixos, o que explica a perda da libido. Também houveram queixas de cansaço físico ou perda de condicionamento físico e diminuição do líquido ejaculado, possivelmente também explicado pela baixa testosterona.

Como a finasterida realmente funciona para evitar a queda dos cabelos (dificilmente repõe) e a vida média dela é longa (dias), orienta-se a alguns clientes a intercalarem os dias de uso da medicação, objetivando diminuir seus efeitos colaterais sobre a sexualidade, sem prejudicar o efeito sobre o couro cabeludo.

Os efeitos são reversíveis com a descontinuação da finasterida e é lógico, os cabelos voltam a cair após algum tempo.

Ainda sobre Finasterida:
Eficácia
Em estudo realizado sobre a eficácia da finasterida, homens de 18 a 41 anos de idade com calvície suave a moderada foram submetidos a testes. Dentre os voluntários, 66% dos homens que fizeram uso da droga durante 2 anos apresentaram aumento no crescimento de cabelo; 83% mantiveram ou incrementaram a contagem dos fios.

Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais são raros e estão relacionados com a esfera sexual: dificuldade de ereção, diminuição da libido (desejo sexual) e diminuição do volume do esperma. Ocorreram em cerca de 1,7% dos homens que participaram do estudo tomando finasterida e em 1,2% dos que tomaram placebo (remédio falso). Com a interrupção do tratamento, os efeitos colaterais desaparecem. Mulheres em idade fértil não devem usar a finasterida devido ao risco de feminização de fetos masculinos.

Dosagem
Sua administração oral no tratamento da calvície requer doses menores do que as necessárias ao tratamento da próstata aumentada, que é de 5 mg/dia. A maioria dos dermatologistas têm recomendado 1 mg/dia de finasterida para induzir crescimento capilar em homens. Os efeitos clínicos são observados 12 semanas a 6 meses após o inicio do tratamento. Essa substância é eliminada pelas urina e fezes.

Fonte(s):
http://www.uro.com.br/faq_alop.htm
http://www.lenzafarm.com.br/finasterida.…

Nenhum comentário: