8.24.2011

Frio pede cuidados redobrados com o aparelho respiratório


Rio - A temporada dos espirros, tosses, coriza e muito desconforto continua, principalmente com a mudança no clima nos últimos dias e a baixa umidade do ar. As temperaturas mais amenas e a consequente procura das pessoas por ambiente fechados para se protegerem do frio, facilitam a transmissão de vírus que atacam as vias aéreas, desencadeando males como resfriados, gripes, asma, bronquite e até pneumonia.
foto materia principal
Baixas temperaturas podem provocar diversos males respiratórios
Cansaço físico e mental, estresse, desilusão amorosa e situações traumáticas, como enfermidades ou morte na família, também são fatores que podem desencadear doenças típicas de inverno em pessoas mais suscetíveis. Isso se deve ao fato de que as defesas orgânicas ficam mais comprometidas, facilitando o desenvolvimento de infecções.


Segundo o diretor médico da Hebron Farmacêutica, Márcio Gueiros, manter-se bem hidratado neste período, ingerindo líquidos com maior frequência e volume é fundamental. Outra dica é se aquecer com uma primeira roupa que fique colocada à pele, conhecida como segunda pele, e só por cima usar roupas de frio mais grossas.


Além disso, manter os pés sempre aquecidos é muito importante para que o corpo fique com a temperatura ideal. “Quando possível, não permanecer por um longo período em ambientes fechados com muita gente, como shoppings, cinemas e ônibus sem ventilação”, explica.


É comum, nesta época do ano, que as pessoas recorram aos medicamentos fitoterápicos. Para combater o processo inflamatório e a irritação das vias aéreas, como narinas, faringe, laringe, traqueia e brônquios, a Hebron Farmacêutica buscou na natureza a fórmula do xarope fitoterápico Bromelin®. À base de bromelina - proveniente do extrato de abacaxi- o xarope é um importante auxiliar para facilitar a fluidificação e eliminação de secreções como o catarro.


“Mas é importante que as pessoas entendam que medicamento fitoterápico deve ser tomado apenas com indicação médica, ou seja, receituário."


O médico acrescenta que para evitar nariz entupido e mesmo as rinites, é importante usar diariamente uma solução nasal a base de cloreto de sódio, que mantém as narinas úmidas, facilitando a entrada de ar e evitando o congestionamento por secreções. “As pessoas costumam usar apenas quando já estão congestionadas. O ideal é prevenir”, enfatiza Gueiros.


Fique longe:


- Das variações de temperatura. Agasalhe-se antes de sair;


- Do acúmulo de poeira que desencadeia alergias respiratórias. Mantenha a casa e o escritório sem poeira;


- Dos cobertores e roupas que soltam pelos. Substitua-os por tecidos sintéticos ou algodão;


- Da exposição prolongada em ambientes com ar condicionado, quente ou frio;


- Das aglomerações.
POR GARDÊNIA CAVALCANTI
O Dia 
Saiba Ainda:

Proteja-se do frio

Imagem ilustrativa

O frio intenso e o vento podem ter efeitos nefastos sobre a saúde, sobretudo de pessoas idosas, crianças.

Quais são os grupos de risco?
  • As pessoas idosas constituem um grupo especialmente vulnerável, quando apresentam deficiência do sistema termoregulador ou quando ficam sujeitas a uma agressão térmica muito intensa.
    As pessoas idosas sofrem de diminuição da percepção do frio, menor capacidade de resposta cardiovascular e diminuição da massa muscular.
  • Pessoas com doenças crónicas, em especial doenças cardiovasculares e respiratórias, diabetes, doenças da tiroideia, perturbações da memória, problemas de saúde mental, alcoolismo ou demência;
  • Pessoas que tomam certos medicamentos, como psicotrópicos ou anti-inflamatórios;
  • Pessoas com redução da mobilidade;
  • Pessoas com dificuldades na realização das actividades da vida diária;
  • Pessoas mais isoladas;
  • Pessoas em situação de exclusão social.
Não se esqueça de que:
  • O arrefecimento e o enregelamento podem ser responsáveis por lesões corporais graves ou muito graves, podendo vir a ser mortais;
  • Áreas fechadas, com lareiras e braseiras, constituem risco acrescido de incêndios e intoxicações pelo monóxido de carbono;
  • Em caso de mal-estar atribuível ao frio, deve consultar o médico.
Recomendações para frio intenso: 
  • Utilizar roupa quente suplementar;
  • Cobrir a cabeça, utilizando chapéu ou gorro, proteger as mãos com luvas e utilizar calçado adequado para evitar perdas de calor;
  • Manter-se activo, fazendo pequenos exercícios com os braços, pernas e dedos, para activar a circulação sanguínea;
  • Beber bebidas quentes e comer refeições quentes;
  • Tentar manter uma temperatura ambiente entre 20ºC e 21ºC;
  • Vedar bem as portas e janelas;
  • Manter-se atento aos avisos e recomendações das autoridades

Nenhum comentário: