10.28.2011

MALHAR DESCALÇO FAZ BEM À SAÚDE


Malhar descalço faz bem à saúde
Deixe o tênis em casa e malhe descalço! Um personal trainer explica os benefícios desta técnica.

Um dos conselhos mais ouvidos quando começamos a praticar exercícios físicos é saber escolher bem qual tênis usar. Mas, isso pode mudar. Uma pesquisa realizada na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou os benefícios de treinar descalço. Segundo a pesquisa, deixar os pés em contato com o chão pode melhorar a postura, reduzir o risco de Lesões e proporcionar mais saúde no dia a dia.
Para alguns especialistas, os tênis, por serem acolchoados e apresentarem um “salto” em sua sola tendem a inverter a pisada, ou seja, a pessoa em vez de usar o amortecimento natural do corpo, colocando primeiro a parte da frente e central do pé em contato com o chão e só depois o calcanhar, acaba iniciando a pisada pela parte de trás do pé. De acordo com Carlos Klein, personal trainer da equipe “Movimente-se”, “essa movimentação leva o atleta a ter mais chances de lesões em função do desequilíbrio e postura incorreta durante a prática dos exercícios”.
“A falta de estabilidade tende a ocasionar uma série de problemas que podem afetar desde as vértebras, articulações e até os músculos. E como o tornozelo não tem mobilidade, o joelho sofre, sendo forçado a fazer movimentos para os quais não está preparado. Esta é uma das possíveis causas para algumas lesões nesta região”, esclarece.
O personal diz que ao fazer exercícios descalço como, por exemplo, treinamento funcional, musculação e até a corrida, a estabilidade do corpo é maior, resultando num movimento mais natural, seguro e eficiente. A explicação fica por conta da pessoa ter uma maior percepção sensorial de onde está pisando, o que permite que os músculos trabalhem de maneira harmoniosa. “Quando elevamos o calcanhar, perdemos amplitude de movimento em dorsiflexão. Junto a isso, também perdemos a mobilidade na articulação do tornozelo e o corpo tenta arranjá-la da forma a conseguir compensar. Na maioria das vezes, é aí que o exercício é feito de maneira incorreta e aparecem as lesões”, disse.
O treino sem tênis proporciona ao atleta receber e decodificar os diferentes estímulos físicos e químicos do ambiente e interpretar estas informações em movimentos equilibrados com sua estrutura corporal. “Ao treinar com os pés no chão, o aluno consegue sentir melhor a base onde está pisando, e com isso potencializar a atuação das articulações sem lesionar tornozelos e joelhos, por exemplo. É como dirigir com luvas: não se consegue sentir a oscilação natural do volante”, disse.
Outro fato que acontece é que o tênis confina o pé, mudando sua anatomia e não permitindo que ele se ‘espalhe’ no chão da maneira correta, o que prejudica sua saúde. “Treinar descalço ajuda a pessoa a manter os pés mais saudáveis por mais tempo”,
Sua Dieta

Nenhum comentário: