1.21.2014

HIDROGINÁSTICA E HIDROTERAPIA: QUAL A DIFERENÇA ENTRE ELAS?

Hidroginástica e Hidroterapia: qual a diferença entre elas?
Descubra quais são os benefícios de cada uma dessas aulas,

Muitas pessoas confundem hidroginástica com hidroterapia. A hidroginástica é uma atividade física realizada em piscina aquecida, que proporciona condicionamento físico geral, fortalecimento muscular e melhora da resistência cardiorrespiratória através de uma sequência de exercícios rítmicos executados numa intensidade moderada e de forma ininterrupta. É uma atividade aeróbica praticada em grupo, de participação ativa, favorecendo a socialização entre os alunos.
A hidroterapia, por sua vez, é um recurso da fisioterapia que utiliza as propriedades da água na prevenção e no tratamento de diversas patologias. Consiste na realização de exercícios específicos em piscina coberta e aquecida, visando obter uma melhor e mais rápida recuperação do paciente.
O tratamento é realizado por um fisioterapeuta que, após avaliação, determina as metas e condutas a serem seguidas de forma a acelerar e facilitar a reabilitação. “Uma grande vantagem da reabilitação na água é a diminuição do peso corporal, que permite uma maior liberdade de movimento, possibilitando trabalhar grandes grupos musculares em amplitudes e direções diferentes de forma segura”, diz a fisioterapeuta do Centro de Qualidade de Vida, Mariana Vassalli (SP). 
Entre seus benefícios, destacam-se o relaxamento muscular, alívio da dor, diminuição de edemas, ganho de amplitude de movimento e ganho de força muscular. A hidroterapia é indicada para todas as áreas da fisioterapia que envolvam problemas de ordem traumato-ortopédicos, esportivos, neurológicos, reumáticos, estéticos e etc. 
“As indicações mais comuns são lombalgias, cervicalgias, artrose, bursites, hérnia de disco, AVC, paralisia cerebral, lesões traumáticas como entorses, fraturas, luxações, pré e pós-operatórios, entre outros”, conclui a especialista.

Nenhum comentário: