10.29.2013

Franja e desfiado: veja truques para modernizar o cabelo comprido



Hairstylist Rodrigo Cintra ensina truques para manter o comprimento com mais charme e sofisticação



Aprenda a modernizar os cabelos longos sem perder comprimentoClique no link para iniciar o vídeo
 
Aprenda a modernizar os cabelos longos sem perder comprimento

Mulheres mais desprendidas não têm medo de radicalizar e, sem receio, entram na tesoura e adotam o cabelo no ombro, mais curto, estilo joãozinho. Mas, para a maioria delas, o cabelão ainda é a grande escolha e se desfazer dos fios compridos é complicado: é mais do que o visual é uma relação de carinho e posse. Apesar de parecer menos sofisticado e mais clássico, o cabelo longo pode sim ganhar mais charme, sensualidade e modernidade.

Primeiro, decida qual o tamanho deseja. “Cabelos compridos demais, aqueles que chegam quase à cintura, passam uma mensagem muito delicada, de menina fragilizada”, explica o Rodrigo Cintra, hairstylist do Studio W, em São Paulo, e colaborador do programa Esquadrão da Moda, do SBT. Por isso, a palavra com quem entende do assunto: “o longo na medida é na altura do seio ou até um pouco abaixo disso”.

O corte com navalha é ideal para quem quer desfiar os fios sem ganhar volume Foto: Priscilla Sobrinho / Terra
O corte com navalha é ideal para quem quer desfiar os fios sem ganhar volume
Foto: Priscilla Sobrinho / Terra

O grande segredo para dar mais glamour ao visual é desfiar o cabelo, pois quanto mais longo, mais pesado, logo dar um jeito nas pontas é o primeiro passo para dar leveza ao visual. Para quem não tem muito cabelo ou tem medo do volume exagerado, a melhor opção é adotar o corte com a navalha.
"Ao contrário do que dizem, a navalha não abre pontas duplas, não ressaca, ela só desfia com mais intensidade e o corte dura mais, então é super indicada para quem tem bastante cabelo e quer menos volume”, explica Rodrigo. Já para as fãs de volume, optem pelo repicado, que é o corte em camadas que começa na parte mais alta dos fios, enquanto o desfiado se concentra nas irregularidades das pontas.

Aposte no franjão
Fique ligada também à forma do corte. O antigo V na parte de trás saiu de moda “há uns 10 anos” e agora o ideal é abase reta. Na frente, o que manda é a franja. Um franjão lateral - aquele que fica na altura da ponta do nariz - deve ser a grande pedida do verão. Mas não é para todas e, antes de decidir passar a tesoura, o que manda são as características do rosto, mais precisamente a distância entre a sobrancelha e a lateral da boca. Quem tem este espaço pequeno, deve optar por deixar parte da testa aparecendo para não diminuir ainda mais a expressão. Já as mulheres que têm esta área maior, não há problema nenhum tampar a testa toda, mas a lateral também funciona bem. É questão de escolha.

A distância da raiz do cabelo ao canto da boca é o que determina o tamanho ideal da franja Foto: Priscilla Sobrinho / Terra
A distância da raiz do cabelo ao canto da boca é o que determina o tamanho ideal da franja 

O eterno cabelo da Gisele
O sonho de ter cachos disformes e que parecem incrivelmente naturais como os de Gisele Bündchen ainda é o mais pedido nos salões. “Cabelo cacheado passa uma mensagem de sensualidade e leveza. Então,  quem quer ter uma imagem de seriedade, deve alisar os fios”, diz o hair stylist. Por isso, além do corte desfiado, abuse de baby-liss, dos óleos naturais nas pontas, da secagem com difusor e deixe o cabelo secar naturalmente amassando com as mãos. Vale tudo na hora de enrolar de conseguir uns cachos!

Longo para qualquer idade
Mesmo com a leveza que é possível conseguir com os longos, chega uma hora que é preciso se desprender. Mas quando? “Não há mais idade, é estado de conservação. Chega uma hora que o cabelão começa a pesar, então tem duas formas de dar leveza na imagem, que é encurtando ou clareando”, diz Rodrigo. Segundo ele, começar a prestar mais atenção nesses detalhes deve acontecer por volta dos 45 ou 50 anos. Até lá, mechas, reflexos, californianas e um bom corte podem ajudar.





Nenhum comentário: