10.28.2013

APRENDA A MASTIGAR DEVAGAR

Aprenda a mastigar devagar

Veja os benefícios deste hábito e aprenda a incluí-lo no seu dia a dia.

“Quer emagrecer? Então, escolha os alimentos certos, pratique exercícios e aprenda a mastigar da maneira certa”. Parece que aquilo que você aprendeu ao longo da vida, que já faz parte de seu dia a dia sem você nem perceber, ganhou mais importância do que o normal ao ler esta frase, não é mesmo? Afinal, o que é mastigar de maneira certa?
O segredo não está nas suas mordidas, mas no tempo que você gasta com sua mastigação. Quando se trata de refeição, a pressa é sim inimiga da perfeição. Confira alguns exercícios que vão te ajudar a mastigar do jeito certo:
1 - Não encha demais o garfo. Cada garfada deve preencher somente um pouco mais da metade do mesmo. Introduza pequenos pedaços de comida por vez e de alimentos separados, ou seja, evite misturá-los para sentir separadamente o gosto de cada um, assim você ficará mais saciado com uma determinada quantidade de comida;
2 - Realize um exercício de contagem da mastigação: 20 mastigadas para alimentos macios: purês, suflês, arroz com feijão, massas, batatas, verduras cozidas; 30 vezes para alimentos um pouco mais consistentes, frango, peixe, saladas cruas; 40 vezes para as carnes bovinas, suínas e ovinas.
3 - Descanse os talheres no prato entre uma garfada e outra. Com isso, provavelmente você cruzará as mãos e não terá tanta pressa de segurar o garfo mais uma vez.

Benefícios da mastigação lenta
- Permite que as partículas alimentares mantenham contato com as papilas gustativas por mais tempo, o que torna possível sentir melhor o sabor de cada prato.
- Diminui a ingestão calórica, pois dá mais tempo para o organismo compreender que já está satisfeito.
- Maximiza a utilização de nutrientes alimentares.
- Facilita o processo digestivo
- Ajuda na perda de peso

Nenhum comentário: