São Paulo -  A Polícia Civil de São Paulo investiga a morte da atriz Pamela Baris Nascimento, de 27 anos, que teve o fígado perfurado durante uma cirurgia de lipoaspiração na clínica particular Green Hill, na Zona Sul da capital. Ela morreu no dia 19, mas o caso só foi registrado no 17º Distrito Policial (Ipiranga), segunda-feira, dez dias depois.
De acordo com a investigação, depois da perfuração, ela teve uma hemorragia, sofreu uma parada respiratória e não resistiu. Pamela já havia feito duas lipoaspirações em outras ocasiões. O corpo já havia sido removido para Santa Catarina, onde foi enterrado, quando a polícia soube do ocorrido através da tia da vítima, Enedida Nascimento, 61 anos.
Corpo de Pamela será exumado para investigar suposto erro médico | Foto: Reprodução
Corpo de Pamela será exumado para investigar suposto erro médico | Foto: Reprodução
Agora, o caso é investigado como homicídio culposo, quando não há a intenção de matar. O delegado-titular do 17º Distrito Policial, Evandro Luís de Melo Lemos, pediu a exumação do corpo de Pamela.

O objetivo é identificar se houve algum problema durante a cirurgia ou se tratou de uma intercorrência (algo não previsto), comum nesse tipo de procedimento.
O delegado também vai pedir uma ordem judicial para ouvir o médico responsável pela cirurgia, Júlio César Yoshimura.

A polícia investiga se houve crime de fraude processual, já que o médico não avisou o fato às autoridades policiais.
Segundo a polícia, Pamela morava há um ano em São Paulo e fazia participações em programas de televisão. A tia que registrou o boletim de ocorrência mora em Santa Catarina e assumiu a educação da sobrinha desde que ela perdeu a mãe, aos 6 anos.

Pamela Baris Nascimento ex assistente do programa ‘O Melhor do Brasil’ morre

Pamela Baris Nascimento foi assistente de palco do programa 'O Melhor do Brasil'. Foto: Record/Reprodução
Pamela Baris Nascimento foi assistente de palco do programa ‘O Melhor do Brasil’
A modelo Pamela Baris Nascimento, de 27 anos, morreu na noite do último dia 19 após complicações em suas funções vitais no pós-operatório de uma cirurgia de lipoaspiração em uma clínica no bairro do Ipiranga, em São Paulo.  Pamela atuou como assistente de palco em programas como O Melhor do Brasil e Programa do Gugu.
O médico responsável pela operação, cujo nome não foi divulgado pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, disse para a tia de Pamela, Enedida Nascimento, que a morte aconteceu por conta de complicações decorrentes do procedimento clínico.
O caso está sendo averiguado pelo 17º Distrito Policial – Ipiranga, onde foi registrado como homicídio culposo, quando não há a intenção de matar.
O advogado responsável pela clínica médica Green Hill, Dr. Nelson Shioiti Shin-Ike Junior, afirmou que foi aberta uma sindicância interna para apurar os fatos, e que as informações colhidas serão entregues às autoridades.
O prontuário de Pamela e documentos pertinentes foram entregues aos órgãos encarregados. O advogado disse ainda que esta é a primeira vez que ocorreu um caso do tipo na clínica.
Em nota, o hospital afirma ter disponibilizado os recursos necessários e que lamenta o ocorrido
Terra