11.03.2012

Feijão também faz bem ao coração

Às vésperas do feriadão um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, pode deixar com água na boca os mais afoitos. Os estudiosos apontam os benefícios do feijão, da lentilha e do grão de bico, as leguminosas, na dieta. Foi identificado que elas melhoram o controle da glicemia e reduzem riscos de doenças coronarianas daqueles que sofrem de diabetes millitus do tipo dois.
O estudo publicado no Archives of Internal Medicine, no entanto, não deve ser considerado como uma liberação geral para aquela saborosa feijoada carioca. O problema, nesse caso, são os acompanhamentos, linguiça, paio, bacon, costelinha etc, que excedem na gordura.
De acordo com o estudo que acompanha 121 pessoas que têm diabetes mellitus do tipo dois, é randomizado (desenvolvido com testes em seres humanos e com acompanhamentos da evolução) e ainda tem etapas a cumprir.  Segundo o artigo publicado, os participantes adotaram a dieta com alimentos de baixo índice glicêmico, com, pelo menos, um copo diário. O resultado observado foi a alteração nos valores da hemoglobina A1c (HbA1c), com redução em 0,5%. Já outro grupo, que ingeriu fibras de trigo, a redução de HbA1c  foi de 0,3%.
A avaliação é de que com a dieta de leguminosas o risco de doença coronariana caiu em 0,8%. O fator principal seria a queda da pressão arterial sistólica, quando comparada com a dieta de fibras.
Sabemos que em geral as leguminosas têm fibras solúveis e componente como o folato, um tipo de vitamina B, que é associada à proteção do coração. Enquanto que a fibra solúvel se associa ao colesterol e reduz seus níveis.
Portanto, bom fim de semana e atenção à dieta. Uma feijoada completa, de vez em quando, não dá para dispensar, mas não pode ser uma rotina. E lembre-se, existem centenas de tipos de feijões e formas de prepara-los. Encontre uma  que se encaixe numa alimentação balanceada e aproveite seus benefícios.

Nenhum comentário: