12.10.2018

Rosa Weber defende direitos humanos e incomoda aliados de Bolsonaro

  Valter Campanato/Agência Brasil

Aliados do presidente eleito, que foi diplomado nesta segunda-feira 10 pela presidente do TSE, Rosa Weber, reagiram negativamente ao discurso da ministra, que lembrou os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, defendeu a democracia e o respeito às minorias; para a deputada eleita Joice Hasselmann (PSL-SP), "a ministra Rosa Weber nos submeteu a uma longa aula de direitos humanos fora de tom e de propósito. Desnecessário"; Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP), também eleito deputado federal, classificou a fala como "inadequada" Aparentemente, o discurso da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, foi um recado para o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), diplomado por ela em cerimônia no tribunal nesta segunda-feira 10. A magistrada lembrou dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, celebrados também nesta segunda, e fez uma longa defesa à democracia, ao respeito às minorias e aos direitos de todos os cidadãos. A fala, no entanto, não foi bem recebida por aliados de Bolsonaro. 
Nas redes sociais, deputados eleitos da futura bancada do presidente eleito, o PSL, criticaram a defesa dos direitos humanos, termo que para a direita configura a 'defesa de bandidos'. A deputada federal eleita Joice Hasselmann (PSL-SP) postou no Twitter: "Diplomação de @jairbolsonaro. Nosso presidente, agora diplomado, fez um discurso simples, de união, é de agradecimentos. Já a ministra Rosa Weber nos submeteu a uma longa aula de direitos humanos fora de tom e de propósito. Desnecessário. Mas nada tirou o brilho do momento".
Luiz Philippe de Orleans e Bragança, que também se elegeu deputado federal pelo PSL paulista e é herdeiro da família real brasileira, classificou a fala como "inadequada". Beatriz Kicis (PRP-DF) falou em "aulinha de direitos humanos" e Carla Zambelli destacou:
"Ministra Rosa Weber fez questão de fazer um discurso 4 vezes mais demorado que do @jairbolsonaro. E deu mais atenção ao dia Internacional dos Direitos humanos do que ao espetáculo de termos pela 1ª vez um Presidente aplaudido em pé na sua Diplomação. Pena que não teve réplica". 





Nenhum comentário: