7.16.2016

Reação ao golpe na Turquia mostra que Temer vem tendo vida mansa

: "O povo na rua derruba até golpe militar. Esta é a principal lição dos acontecimentos das últimas horas na Turquia", escreve o jornalista Paulo Nogueira, do Diário do Centro do Mundo; "Ficou bizarra a situação do governo Temer diante do golpe na Turquia. Como Temer poderia, por exemplo, pedir respeito à democracia na Turquia, como tantos líderes mundiais, se não a respeitou no Brasil?", questiona

"Chanceler interino" José Serra, vira piada internacional.

Para implodir Mercosul, Serra diz que Venezuela não é democracia plena


:
"Imaginar a Venezuela dirigindo o Mercosul às vezes dá arrepios em face dos desafios que o próprio Mercosul tem pela frente", disse o chanceler interino José Serra; "A Venezuela tem questões mais profundas. Realmente, é um país em que não há democracia plena. Quando você tem presos políticos, você não tem um regime democrático funcionando a contento"; recentemente, Serra foi ao Uruguai, acompanhado do ex-presidente FHC, e tentou convencer o presidente uruguaio Tabaré Vazquez a não transmitir a presidência do bloco à Venezuela, mas fracassou – o Uruguai disse que respeita as regras internacionais; em paralelo, a Venezuela, onde Nicolás Maduro foi eleito pelo povo, ao contrário do governo Temer, aponta que o Brasil deixou de ser uma democracia após o golpe parlamentar

Lula manda aviso a Veja: ainda não morreu

"Quem quiser comprar essa edição da revista Veja de 1994, 22 anos atrás, dizendo que Lula estava sozinho e acabado viajando pelo interior do país, sai por R$ 15 e diz as mesmas bobagens e mentiras sobre Lula que a edição desta semana. Há quase 40 anos que Lula viaja o Brasil lutando por um país com mais democracia e justiça social", postou o ex-presidente Lula, lembrando uma capa de Veja, de 1994, que decretava sua "morte" política; neste fim de semana, Veja voltou a decretar o "ocaso de Lula", mas, um dia depois, ele cresceu no Datafolha e apareceu sozinho na frente de todas as simulações sobre sucessão presidencial

Pediu pra ser babaca e exageraram na dose

Ministro da Saúde interino  diz que pacientes “imaginam” doenças

Wilson Dias/Agência Brasil: <p>Brasília - O ministro da Saúde, Ricardo Barros, concede sua primeira entrevista coletiva à imprensa sobre assuntos relacionados à pasta (Wilson Dias/Agência Brasil)</p>
Interino Ricardo Barros criticou o que chamou de "cultura do brasileiro" de buscar exame e medicamentos na rede básica, o que estaria levando a gastos desnecessários no SUS; a maioria, segundo ele, apenas "imagina" estar doente, mas na verdade não está; "A maioria das pessoas chega ao posto de saúde ou ao atendimento primário com efeitos psicossomáticos", disse nesta sexta-feira, em um evento da Associação Médica Brasileira (AMB), em São Paulo

Dilma sobre golpe na Turquia: “governo eleito não pode ser derrubado”

:
"A tentativa de golpe na Turquia é preocupante. Um governo eleito não pode ser derrubado. Nem pela violência. Nem por artimanhas jurídicas", tuitou a presidente eleita Dilma Rousseff, sobre a tentativa de golpe na Turquia na noite desta sexta-feira 15; "O presidente Erdogan foi eleito pelo povo da Turquia", lembrou ela; "No Brasil, o impeachment tem de ser repudiado. Democracia é preservar a vontade popular", defendeu; tentativa de golpe militar foi abortada pela reação popular; turcos foram às ruas e chegaram a subir em tanques de guerra, como mostra a imagem acima

Alvo de pancadaria, Lula cresce no Datafolha


Ex-presidente sobe nas simulações de primeiro turno e lidera disputa presidencial; no cenário mais provável, Lula iria para o segundo turno com Marina Silva; todos os possíveis candidatos do PSDB derreteram; de acordo com pesquisa Datafolha, no cenário de primeiro turno em que Aécio Neves é o candidato do PSDB, Lula aparece com 22%, Marina em seguida, com 17%, e o tucano com 14%; Lula lidera o primeiro turno em todos os cenários com os diferentes possíveis candidatos tucanos (José Serra, Aécio Neves e Geraldo Alckmin); Marina fica na segunda colocação também em todos os levantamentos

Dores nas costas é a principal causa de afastamento do trabalho


?no ano", Afirma o Dr. André Manso, um dos principais especialistas no Brasil no tratamento de dores crônicas.Atualmente 10% das pessoas sofrem com dores lombares crônica. Uma em cada dez pessoas. Um estudo holandês, recentemente publicado em uma das mais importantes revistas de reumatologia do mundo, fez uma revisão a respeito da prevenção das dores lombares no ambiente de trabalho e concluiu que os homens têm maior propensão a desenvolver lombalgias durante o trabalho, provavelmente por terem mais atuação em atividades com sobrecarga muscular. Trabalhos que consistem na elevação de pesos frequentes causam maior número de lesões na coluna. Podemos citar trabalhadores da construção civil até funcionários de serviços de saúde (ex. transferência de pacientes entre leitos).
"Atividades que demandam muito tempo sentado ainda não foram definidas como maiores causadores de dores lombares, embora possam piorar quadros pré-existentes", afirma o médico.
Como prevenir? Uma vez que o carregamento de peso é uma das causas do aumento da incidência de dores lombares, faz sentido limitar não só a quantidade de peso mas também a frequência com a qual o trabalhador é exposto a essas sobrecargas.
"Agências americanas limitam o carregamento de peso a no máximo 23Kg. É muito importante também que não se caminhe longas distâncias com a carga de peso sustentada", acrescenta o Dr. André.
Programas que visam melhorar a ergonomia dentro do ambiente de trabalho também são fundamentais. Empresas ou corporações que adotam medidas como ajuste de cadeiras, mesas e suportes de computadores, bem como programas de alongamento periódicos, apresentam menores incidências de dores lombares em seus funcionários.
"Atitudes individuais como atividades físicas frequentes e fortalecimento muscular são as principais formas de prevenção das dores lombares crônicas e não devem ser negligenciadas", explica.
Como deve ser feito o tratamento dos pacientes com dores lombares? O passo mais importante, sem dúvida alguma, é um diagnóstico preciso. A coluna lombar é formada por inúmeras estruturas que podem ser causas de dores e os exames de imagem (ex. ressonância nuclear magnética) podem ajudar a localizar a origem do problema. O Dr. André ressalta que uma ferramenta extremamente útil de tratamento são os “bloqueios diagnósticos”.
"Os bloqueios diagnósticos são infiltrações realizadas de forma precisa, com ajuda de algum método de imagem (ex. raio-x, tomografia ou ultrassom). Por exemplo, se suspeitarmos que um músculo específico é a causa da dor do paciente, podemos infiltrar exatamente aquele ponto muscular, caso o paciente melhore, temos a certeza que aquele ponto era de fato a fonte da dor", explica. Esses bloqueios podem ser feitos com várias estruturas como disco intervertebral, facetas lombares (articulações entre as vértebras), hérnias de disco, etc.
"É a única forma de termos certeza de onde vem a dor do paciente. Sabendo exatamente a fonte da dor, podemos traçar um plano de tratamento mais específico", conclui.

Conheça as principais causas e como aliviar a Dor nas Costas

As principais causas de dor nas costas podem incluir problemas de coluna, pneumonia ou pedra nos rins, e para diferenciar deve-se observar a característica da dor e a região das costas que é afetada. Na maior parte das vezes a dor nas costas é de origem muscular e surge devido ao cansaço, levantamento de pesos ou má postura, e pode ser solucionada com medidas simples como compressas quentes e alongamentos.
No entanto, se a dor nas costas surgir de forma repentina, for muito intensa ou se houver outros sintomas associados como febre ou dificuldade para se movimentar é aconselhado ir ao médico para que ele peça exames e indique o tratamento necessário.

O que pode causar a dor nas costas

Os 5 principais tipos de dor nas costas e suas causas incluem:

1. Dor nas costas no lado direito ou esquerdo

  • O que pode ser: normalmente é uma dor em forma de peso que indica a presença de uma lesão muscular, especialmente depois da academia, por exemplo. Além disso, a dor nas costas também pode ser causada por profissões exigentes para as costas como é o caso do dentista ou jardineiro, por exemplo. Conheça outros problemas que podem ser causados no trabalho em Como Tratar as 5 Doenças que podem surgir no Trabalho.
  • Como aliviar: colocar uma compressa morna na região durante 15 minutos, 2 vezes ao dia por, pelo menos, 3 a 4 dias e aplicar uma pomada anti-inflamatória, como Catafalm ou Traumeel, por exemplo.

2. Dor nas costas ao respirar

  • O que pode ser: pode ter relação com o pulmão quando há sensação de falta de ar, principalmente quando houve alguma doença respiratória nos últimos tempos ou se está acamado. Veja outros sinais em: Sintomas da infecção pulmonar.
  • Como aliviar: aplicar uma compressa morna na região, mas o mais indicado é procurar um pneumologista caso existam outros sintomas de problema respiratório, como tosse, catarro ou febre.
Provável causa muscular de Dor nas CostasProvável causa muscular de Dor nas Costas

3. Dor nas costas e rins

  • O que pode ser: geralmente é sinal de cólica renal, estando relacionada com a presença de pedra nos rins que resulta em uma dor muito severa que impede o paciente de caminhar ou se mexer, por exemplo. Mais detalhes dessa dor em: Sintomas de pedras nos rins.
  • Como aliviar: a dor deve ser tratada o mais rápido possível no pronto-socorro.

4. Dor nas costas que irradia para as pernas

  • O que pode ser: pode ser causada por uma compressão do nervo ciático na região final da coluna ou nas nádegas, quando provoca dor em forma de pontada com sensação de formigamento ou dificuldade para ficar sentado ou andar, podendo indicar bicos de papagaio. Veja mais sintomas e como é feito o tratamento sobre os bicos de papagaio.
  • Como aliviar: o que se recomenda fazer nesses casos é procurar um ortopedista para que ele possa solicitar exames, como ressonância, e indicar o melhor tratamento.

5. Dor nas costas com aperto no peito

  • O que pode ser: quando a dor piora com esforços e há sensação mal-estar ou enjoo pode ser sinal de infarto, principalmente se o indivíduo está acima do peso, tem pressão alta ou colesterol alto.
  • O que fazer: deve-se chamar ajuda médica, ligando 192, o mais rápido possível.
Além disso, também é muito comum o surgimento de dor nas costas na gravidez, especialmente nos últimos meses de gestação devido a sobrecarga da coluna. Veja como pode evitar e tratar em: Como aliviar a dor nas costas na gravidez.

Como aliviar a dor nas costas

O que se pode fazer para aliviar a dor nas costas em casa, antes da consulta com o médico, inclui:
  1. Repousar: deitar no chão ou em um colchão duro por meia hora, todos os dias. Saiba mais em: Exercícios para melhorar a postura;
  2. Compressas mornas: colocar uma compressa morna com 3 gotas de óleo essencial de alecrim exatamente sobre o local da dor, durante 15 minutos por dia;
  3. Receber uma massagem: com óleo de amêndoas morno, mas sem forçar muito;
  4. Homeopatia: ingestão de remédios homeopáticos, como Homeoflan ou Arnica Prépós, da Almeida Prado, receitados pelo médico para tratar inflamações nas costas.
Além disso, é importante seguir alguns conselhos, como adotar a boa postura no dia a dia para proteger a coluna e praticar exercício físico regularmente. A musculação é um bom exercício para melhorar a postura, diminuindo a dor. Conheça mais dicas em: O que fazer quando a dor nas costas não passa.
Veja outras dicas para aliviar a dor nas costas:

Quando ir ao médico

É aconselhado procurar um clínico geral quando a dor nas costas é muito forte, surge de forma repentina ou é acompanhada de outros sintomas, como enjoos ou falta de ar.
Nestes casos é recomendado consultar um clínico geral para que ele peça exames e indique a causa, assim como o melhor profissional para fazer o tratamento, que pode incluir o uso de analgésicos, como o Paracetamol, anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno, ou cirurgia para tratar problemas na coluna, como hérnia de disco, por exemplo.
Durante a consulta é importante dizer ao médico as característica da sua dor, dizendo quando ela surgiu, se dói o tempo todo ou só quando faz determinado movimento, e também o que você já fez para tentar aliviar a dor. Pode ser útil informar ao médico se é sedentário e qual é o seu trabalho. Ao saber estes detalhes o médico pode fazer o diagnóstico mais rápido e indicar o melhor tratamento.
Veja o que falar para o médico na consulta para facilitar o diagnóstico.
Veja também outras técnicas para aliviar a dor nas costas:

Obama condena atentado em Nice e promete destruir Estado Islâmico

O presidente americano solicitou que a bandeira fosse hasteada a meio mastro em todos os edifícios públicos

AFP
Washington - O presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, criticou nesta sexta-feira, em pronunciamento feito da Casa Branca, o ataque "trágico e desprezível" feito na ontem, em Nice, no sudeste da França. Ele definiu como o ato uma afronta "à liberdade e à paz". Prometendo novamente "destruir" o grupo Estado Islâmico, o líder americano deixou claro sua sua vontade de ter êxito, permanecendo "fiel aos valores do pluralismo, da diversidade e da liberdade, que as pessoas celebravam em Nice em 14 de julho".
Obama telefonou para o presidente francês, François Hollande, nesta sexta-feira, e solicitou que a bandeira americana fosse hasteada a meio mastro em todos os edifícios públicos, em demonstração de solidariedade. No fim da noite de quinta-feira, enquanto a população comemorava o dia da Queda da Bastilha, em Nice, um homem com um caminhão atropelou, matando cerca de 84 pessoas e ferindo mais de uma centena.
O presidente americano já havia dito na quinta-feira que pediria às suas equipes que mantivessem contato com as autoridades francesas a fim de garantir total apoio e solidariedade as vítimas, "toda a ajuda que pudessem necessitar para fazer a investigação sobre este ataque e levar os responsáveis perante a justiça"

7.15.2016

A escandalosa falta de ética no Brasil

Rovena Rosa/Agência Brasil: <p>São Paulo - Polícia Federal chega a construtora Odebrecht na 23ª fase da Operação Lava Jato( Rovena Rosa/Agência Brasil)</p>
O país, sob qualquer ângulo que o considerarmos, é contaminado por uma espantosa falta de ética. O bem é só bom quando é um bem para mim e para os outros; não é um valor buscado e vivido, mas o que predomina é a esperteza, o dar-se bem, o ser espertinho, o jeitinho e a lei de Gerson.
Os vários escândalos que se deram a conhecer revelam um falta de consciência ética alarmante. Diria, sem exagero, que o corpo social brasileiro está de tal maneira putrefato que onde quer que aconteça um pequeno arranhão já mostra sua purulência.
A falta de ética se revela nas mínimas coisas, desde as mentirinhas ditas em casa aos pais, a cola na escola ou nos concursos, o suborno de agentes da polícia rodoviária quando alguém é surpreendido numa infração de trânsito até em fazer pipi na rua.
Essa falta generalizada de ética deita raízes em nossa pré-história.É uma consequência perversa da colonização. Ela impôs ao colonizado a submissão, a total dependência à vontade do outro e a renúncia a ter a sua própria vida. Estava entregue ao arbítrio do invasor. Para escapar da punição, se obriga a mentir, a esconder intenções e a fingir. Isso leva a uma corrupção da mente. A ética da submissão e do medo como mostrou J. Le Goff (O medo no Ocidente) leva fatalmente a uma ruptura com a ética, quer dizer, começa a faltar com a verdade, a nunca poder ser transparente e, quando pode, prejudica seu opressor. O colonizado se obrigou, como forma de sobrevivência, a mentir e a encontrar um "jeitinho" de burlar a vontade do senhor. A Casa Grande e a Senzala são um nicho, produtor de falta de ética: pela relação desigual de senhor e de escravo. O ethos do senhor é profundamente anti-ético: ele pode dispor do outro como quiser, abusar sexualmente das escravas e vender seus filhos pequenos para que não tivessem apego a eles. Nada de mais cruel e anti-ético que isso.
Esse tipo de ética desumana cria hábitos e práticas que, de uma forma ou de outra, continuam,no inconsciente coletivo de nossa sociedade.
A abolição da escravatura ocasionou uma maldade ética inimaginável: deu-se liberdade aos escravos, mas sem fornecer-lhes um pedacinho de terra, uma casinha e um instrumento de trabalho. Foram lançados diretamente na favela. E hoje por causa de sua cor e pobreza são discriminados, humilhados e as primeiras vítimas da violência policial e social.
A situação, em sua estrutura, não mudou com a República. Os antigos senhores coloniais foram substituídos pelos coronéis e senhores de grandes fazendas e capitães da indústria. Aí as pessoas eram ultra-exploradas e feitas totalmente dependentes. Os comportamentos não eram éticos, de respeito às pessoas e garantia de seus direitos mínimos. Eram carvão para a produção.
As relações de produção capitalista que se introduziram no Brasil pelo processo de industrialização e modernização foram selvagens. Nosso capitalismo nunca foi civilizado: guardou sua voracidade de acumulação como nas origens no século XVIII e XIX. A exploração impiedosa da força de trabalho, os baixos salários são situações eticamente condenáveis. Como superar essa situação que nos envergonha?
Antes de fazer qualquer sugestão minima, importa fazer uma auto-crítica. Que educação deram as centenas de escolas católicas e cristas e as 16 universidades católicas (pontifícias ou não) a seus alunos? Bastava terem ensinado o mínimo da mensagem de Jesus de amor aos pobres contra sua pobreza para superar os níveis de miséria atual. Elas se transformaram em chocadeiras dos opressores. Criaram um cristianismo cultural de crença mas não de uma fé engajada pela justiça. Por isso seus alunos raramente possuem uma incidência social. São antes pela manutenção do status quo do que por mudanças.
Para superarmos a crise da ética não bastam apelos, mas uma transformação da sociedade. Antes de ser ética, a questão é política, pois esta é estruturada em relações profundamente anti-éticas.
Para ser brevíssimos: tudo deve começar na família. Criar caráter (um dos sentidos de ética) nos filhos, formá-los na busca do bem e da verdade e não se deixar seduzir pela lei de Gerson e evitar, sistematicamente, o jeitinho. Princípio básico: tratar sempre humanamente o outro. Tomar absolutamente sério a lei áurea: "não faça ao outro o que não quer que te façam a ti". Siga o princípio de Kant: que o princípio que te leva fazer o bem, seja válido para também para os outros. Oriente-se pelos dez mandamentos que são universais. Traduzidos para hoje: o "não matar" significa, venere a vida, cultive uma cultura da não violência. O "não roubar": aja com justiça e correção e lute por uma ordem econômica justa. O "não cometer adultério": amem-se e respeitem-se, e obriguem-se a uma cultura da igualdade e pareceria entre o homem e a mulher.
Isso é o mínimo que podemos fazer para arejar a atmosfera ética de nosso país. Repetindo o grande Aristóteles:"não refletimos para saber o que seja a ética, mas para tornarmo-nos pessoas éticas".

Povo na rua derruba o golpe... na Turquia


"Nessa noite, na Turquia, pudemos ver que o povo na rua derrubou um golpe de estado", diz o colunista Alex Solnik; "Quando o presidente Erdogan convocou o povo para ir às ruas soou como um convite ao suicídio, pois os golpistas de parte do exército turco ocuparam o aeroporto da capital, invadiram a televisão estatal, bloquearam pontes, sobrevoavam a cidade com helicópteros e cercaram o Parlamento com tanques. E estavam, evidentemente, armados", afirma; no entanto, em poucas horas, o golpe foi vencido e golpistas foram detidos por civis, como na foto acima; Solnik lamenta que "o golpe do PMDB, com Temer à frente, que não tem apoio militar, não usa tanques, nem helicópteros, prossegue dentro do Congresso Nacional sem que um movimento popular o abafe"

Dilma: A mídia foi protagonista do golpe

Roberto Stuckert Filho:
Em entrevista ao jornalista Michel do Rosário, do blog O Cafezinho, a presidente eleita Dilma Rousseff reafirmou que os grandes veículos de comunicação de massa foram decisivos para o golpe contra seu mandato em curso no Senado; "Eu vou falar das grandes empreA mídiasas. Dos grandes conglomerados de mídia, que tem uma orientação única. Eu acredito que, sem sombra de dúvida, houve por parte desse segmento uma participação protagonística, ou seja, não agiram a reboque de ninguém, foram sujeitos atuantes na estruturação e na organização no processo do meu afastamento. Não tenho dúvida de que participaram da articulação desse golpe", afirmou; Dilma acredita que a partir do golpe, os brasileiros adquiriram "massa critica" para discutir o papel da mídia no Brasil; "Pra discutir as distorções desse papel"; presidente voltou a defender realização de um plebiscito sobre novas eleições e a investida sobre o petróleo brasileiro; leia e veja vídeos

Movimentos preparam Fora Temer na Rio 2016

:
Frente Brasil Popular e Frente Povo sem Medo, com apoio das centrais sindicais, organizam grandes manifestações para denunciar ao mundo o golpe parlamentar ocorrido no Brasil; primeiro ato ocorrerá em São Paulo em 31 de julho, cinco dias antes da abertura dos Jogos e na mesma data de manifestação anti-Dilma, organizada pelo MBL; em 5 de agosto, quando ocorre a cerimônia de abertura do evento, os movimentos de esquerda estarão no Rio de Janeiro protestando contra Michel Temer; realização de protestos durante a abertura dos Jogos Olímpicos pode trazer riscos de confrontos, no momento em que o governo interino anuncia a intenção de reforçar medidas de segurança, após a tragédia de Nice, na França

“Ó, não tem pedalada não”, diz Dilma, lembrando decisão do MP

Roberto Stuckert Filho/PR:
Presidenta comentou a decisão do Ministério Público Federal, que a inocentou na questão das "pedaladas fiscais", durante discurso em Teresina, no Piauí, onde participou de Ato em Defesa da Democracia e dos Direitos Sociais; "Passaram dois anos que tinha pedaladas, aí chega o Ministério Público e diz que 'ó, não tem pedalada não'. Tirando a pedalada que eu ando, não tem pedalada", disse Dilma Rousseff; ela lembrou em seguida que "gravações" também comprovaram que sua retirada do poder foi um golpe parlamentar; Dilma criticou as medidas do governo interino no campo social e alertou: "Se eu não voltar, essas medidas graves se tornarão permanentes"; a presidente anunciou que lutará "em todas as frentes" contra o impeachment; "Temos que honrar essa democracia"

EXCLUSIVO: Todas as medidas de Michel Temer devem ser anuladas pelo STF, até segunda ordem


BrasilVerdeAmarelo
BRASÍLIA — O PDT entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), na última sexta-feira, pedindo a anulação da reforma administrativa promovida pelo presidente interino Michel Temer (PMDB-SP). O relator da ADPF (Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental) será o ministro Luís Roberto Barroso.
Os pedetistas questionam o fato de um governo provisório mexer em postos-chave da administração pública, como trocar ministros e fundir pastas. Até que o Senado decida formalmente se afastará ou não Dilma Rousseff, diz o PDT, Temer ainda deve trabalhar como um governante interino. A ADPF fala em “usurpação das funções da Presidência da República pelo vice-presidente em exercício”.
Queremos que o Supremo se manifeste nessa ADPF justamente para evitar toda uma reformulação administrativa dentro de um governo que é provisório. Até que se vote o mérito no Senado, é um governo provisório. A gente sabe que não cabe a um governo provisório exercer prerrogativas de Presidente da República — disse o deputado André Figueiredo, vice-presidente nacional do PDT e ex-ministro de Dilma.
O PDT pede, na ADPF, que a Corte conceda uma liminar para suspender qualquer mudança feita por Temer até o julgamento definitivo da situação da presidente afastada Dilma Rousseff.
André Figueiredo criticou ainda as “idas e vindas” do governo interino do PMDB, como a decisão de recriar o Ministério da Cultura, oficializada neste sábado. E disse que problemas como o que enfrenta agora o ministro Romero Jucá, que anunciou que ficará licenciado do cargo a partir desta terça, “mais cedo ou mais tarde iriam aparecer”:
Só não sabia que seria tão cedo. Desde que Temer tomou posse, nos últimos 10 dias, vimos também uma série de idas e vindas na composição ministerial.
Na arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF 409), os advogados do PDT procuram demonstrar que “a prática de atos de nomeação para a pasta ministerial, a fusão e a extinção de órgãos ministeriais e de secretarias de governo, por meio da Medida Provisória 726/2016”, descumpriram vários preceitos fundamentas da Constituição de 1988.
Os preceitos fundamentais em questão seriam os seguintes: “Artigo 79, parágrafo único, no que disciplinam a substituição do Presidente da República e estabelece as atribuições do Vice-Presidente; artigo 84 e parágrafo único, que prescrevem as competências privativas atribuídas ao Presidente da República e disciplinam as hipóteses passíveis de delegação aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, nos limites estabelecidos no ato delegatório, sem fazer qualquer referência ao Vice-Presidente da República”.
Para os advogados do PDT, Marcos Ribeiro de Ribeiro e Ian Rodrigues Dias, está configurada “a usurpação das funções da Presidência da República pelo Vice-Presidente em exercício, pois a Presidenta da República encontra-se no curso do seu mandato, consoante esclarece o parágrafo 4º do art. 86 da Constituição Federal, estando tão-somente suspensa de suas funções em virtude do procedimento de impeachment admitido, primeiramente, pela Câmara dos Deputados, e, após, pelo Senado Federal”.

Projeto que altera regras do pré-sal é crime de lesa-pátria

humberto0 83b1ef3163 bHumberto: estaremos pegando o que há de mais valioso para nós e entregando nas mãos dos estrangeirosA aprovação pela Câmara Federal do Projeto de Lei nº 4.567/16, de autoria senador licenciado e chanceler interino José Serra (PSDB-SP), que retira a obrigatoriedade da Petrobras de participar de todas as extrações da camada do Pré-Sal foi vista como mais um golpe no Brasil pelo líder do Governo Dilma no Senado, Humberto Costa (PT-PE). O parecer do relator, deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), foi acompanhado por 22 dos 27 votos na Comissão Especial da Petrobras e Exploração do Pré-Sal.
O projeto, que tem o apoio do presidente interino Michel Temer (PMDB), é alvo de muitas críticas e de protestos de parlamentares da oposição e dos próprios petroleiros, que consideram a proposta “entreguista” por abrir o Pré-Sal, uma das maiores riquezas naturais do país, para exploração por empresas estrangeiras.
“A Petrobras é um dos grandes patrimônios brasileiros, do qual sempre tivemos orgulho. Não podemos deixar que esse projeto avance no Senado porque iremos perder milhões em investimentos, caso a estatal não tenha a prioridade em explorar o Pré-Sal”, alertou Humberto. “Estaremos pegando o que há de mais valioso para nós e entregando nas mãos dos estrangeiros.”
Atualmente, a regra em vigor, aprovada ainda no Governo Dilma, autoriza que a Petrobras seja a obrigatoriamente a empresa operadora com 30% de qualquer bloco contratado dentro do regime de partilha. O operador é o responsável pela condução de todas as atividades operacionais relacionadas à exploração e à produção de petróleo e gás.
Se aprovada pelo Congresso, a nova lei deixará aberto para que qualquer empresa, seja nacional ou estrangeira, possa ser a operadora da exploração dos blocos a serem contratados. A proposta também define que as escolhas da Petrobras serão submetidas ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e ao presidente da República, que dará a palavra final sobre quais blocos ofertados deverão ser operados pela estatal. Ou seja, ficará nas mãos de Michel Temer a decisão final.
Humberto Costa prevê um grande prejuízo para o Brasil caso o projeto de Serra realmente vire lei. “Esse é o tipo de projeto que é um crime de lesa-pátria. Nós já tínhamos garantido que 75% dos lucros com exploração iriam para a Educação e 25% para a Saúde. Se deixarmos que outras empresas entrem nesse mercado, os recursos deixam de ir para essas áreas”, previu o senador.
Proposta estapafúrdia da CNI
Outra proposta que preocupa o senador Humberto Costa e considerada por ele “estapafúrdia” é a defendida pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria CNI, Robson Braga de Andrade, de elevar a jornada de trabalho para 80 horas de trabalho semanal e até 12 horas de trabalho por dia. A medida foi defendida em encontro com o presidente interino Michel Temer (PMDB) e outros líderes da MEI (Mobilização Empresarial pela Inovação)
“Isso demonstra exatamente o que uma parte do empresariado brasileiro pensa sobre os direitos sociais e qual o compromisso que tem o presidente golpista Michel Temer com esse tipo de ideia”, disse o senador. Após o encontro com o empresariado, Temer deixou o evento sem falar com a imprensa.
Para Humberto, a proposta vai de encontro ao que milhares de brasileiros têm reivindicado em manifestações em todo o Brasil. “Enquanto os trabalhadores estão lutando por uma jornada de quarenta horas semanais sem redução de salário para permitir que novos trabalhadores possam ter acesso ao mercado de trabalho, vem essa proposta que quer nos devolver ao período da escravatura”, disse o senador.
Humberto avalia ainda que a medida atende diretamente ao interesse do empresariado e que pode gerar ainda mais desemprego no País. “Eles querem menos pessoas, trabalhando mais e ganhando menos. É lamentável que uma pessoa que ocupa hoje a Presidência da República possa dar ouvido a esse tipo de proposta”, disse o senador.
Assessoria do senador Humberto Costa

7.14.2016

Moreira Franco prevê 3 milhões de demissões até o fim do ano

247 – A notícia de que Moreira Franco, um dos principais auxiliares de Michel Temer, acertou previamente detalhes do leilão de Confins com Otávio Azevedo, da Andrade Gutierrez, não surpreendeu o colunista Janio de Freitas.
"Moreira reúne-se com dirigentes da empresa mineira na própria casa de um deles. A Andrade ficou com Confins. Como esperado, Moreira Franco nega a notícia e qualquer irregularidade no leilão", diz Janio, no artigo Estrelas em cena.
Segundo ele, Dilma jamais deveria ter nomeado Moreira Franco, citado em diversos escândalos ligados a empreiteiras, como a própria Norte-Sul, mas foi o preço que pagou pela aliança com Temer. "Moreira Franco reapareceu como ministro da Secretaria de Aviação Civil, no governo Dilma, a pedido de Michel Temer. Foi uma das nomeações mais inadmissíveis de Dilma, que não podia, de qualquer ponto de vista, desprezar o histórico implícito na indicação. No Planalto, Michel Temer confirma sua identificação com Moreira Franco: deu-lhe, em seu governo, o encargo das privatizações, das concessões e das parcerias com os interesses privados. O equivalente a certo paraíso."

O diabo existe e comenta na internet

 


diabo capa

No fim de 2009, minha filha Victoria (17) já estava internada na UTI do Hospital Santa Catarina, em São Paulo, havia quase 60 dias. Eu e minha mulher nos revezávamos na vigília ao seu lado. Naquela manhã, o vigilante era este que escreve. Foi quando descobri que falar de Victoria na internet poderia impedir que fosse vítima dos abusos que planos de saúde praticam.
O chefe da UTI do hospital adentrou o quarto (a UTI do Santa Catarina tem quartos) com ar compungido para me comunicar que minha filha já estava na terapia intensiva havia “muito tempo” e que o “auditor” do plano de saúde Sul América estava “pressionando” para que ela tivesse “alta” e fosse transferida para o quarto, para o atendimento não-intensivo.
Motivo: o custo do leito de UTI. Nada que ver com o estado clínico da paciente.
Fiquei perplexo. Como assim, alta da UTI?! A menina estava definhando, afogava-se na própria saliva. Já eram quase dois meses de febrões, pneumonia, convulsões… Victoria precisava fazer um procedimento que o plano de saúde recusava sistematicamente e que, por incrível que pareça, permitiria que deixasse a terapia intensiva.
Recorri à amiga Conceição Lemes, editora do site Viomundo, talvez a mais importante jornalista de saúde do Brasil. Foi ela quem me explicou que era um absurdo aquela história de “auditor de plano de saúde”. Era uma ilegalidade. Planos de saúde não podem interferir no tratamento dos pacientes. E Victoria tinha direito a internação ilimitada na UTI, pelo contrato com o plano.
Foi ali que decidi colocar a boca no trombone. Comecei a divulgar aquele absurdo na internet e a Conceição e outros jornalistas começaram a pressionar o hospital e o plano de saúde pedindo informações.
O plano de saúde e o hospital entraram em pânico. Eles morrem de medo de publicidade negativa. Sobretudo quando se refere a pressão ilegal contra uma criança deficiente em estado grave de saúde.
A diretoria do hospital, assustada com a repercussão, convocou-me para “uma reunião sobre o tratamento de Victoria”. Compareci. Começaram a enrolar falando do tratamento, blábláblá, blábláblá, mas não tardaria a chegarem ao ponto: o assédio da imprensa.
O diretor e o chefe da UTI disseram que a imprensa estava “pressionando” o hospital para que emitisse “boletins” sobre o quadro clínico de minha filha. E me disseram que era “claro” que eu não iria querer “expor” minha filha, “certo?”.
Errado, disse eu. Quero, sim, expor minha filha, comuniquei.
“Mas para emitirmos boletins para a imprensa precisaríamos de uma autorização sua por escrito”, explicou o diretor do hospital. Pedi, então, papel e caneta para escrever a autorização de próprio punho e, a partir dali, tudo mudou.
A publicidade que passei a dar na internet ao tratamento de minha filha garantiu a ela posturas infinitamente mais colaborativas do plano de saúde e de hospitais, médicos, laboratórios etc., dali em diante.
Contudo, haveria um preço a pagar por expor ao público o caso de minha filha. Escrevo sobre política e, em um quadro de ascensão do fascismo, com facínoras que não aceitam divergência soltos por aí, ela se tornou alvo de um tipo de gente que, antes da internet, muitos nem sabiam que existia.
Leitores desta página conhecem Victoria. É uma menininha linda. Perfeitinha. Só seu cérebro foi prejudicado. Mas ela é sorridente, é feliz pelo amor que abunda em seu entorno. Aliás, alguns médicos dizem que minha filha só está viva porque sente que é muito amada. Que tipo de pessoa atacaria de forma tão vil um ser tão inofensivo, tão puro, tão frágil, tão indefeso?
Confesso que me afastei muito da religião, pois tem feito muito mal ao Brasil. Os fanáticos religiosos abundam por aí. Gente hipócrita que prega amor e pratica ódio, preconceito, intolerância. Por isso, não acredito no diabo. Contudo, comentário postado nesta página, terça-feira-feira à tarde, quase me deixou em dúvida…
Não é a primeira vez que minha filha sofre ataques como o que relatarei a seguir. Após o acirramento da política de 2013 para cá, ela virou alvo desses seres subumanos. Abaixo, o primeiro ataque aterrador que a menina sofreu aqui no Blog, em 2013.
diabo 1
A época, recorri à amiga Janice Ascari, procuradora da República que se tomou de amores pela Victoria apesar de termos opiniões políticas muito diferentes. Janice tentou fazer com que o MP tomasse esse ataque para si e fosse atrás desse ser demoníaco, mas a instituição se recusou a agir. Disse que era problema meu, que eu que fosse atrás do bandido.
Muitos outros ataques ocorreram, mas acabei me conformando. Eu iria arcar com custos altíssimos que talvez até fizessem falta para o tratamento de Victoria. Porém, ano passado um neonazista me ameaçou e a “petistas” em geral e adotei uma postura diferente. Com apoio dos leitores, contratei um advogado e consegui abrir inquérito na Polícia Civil.
diabo 2
Na última quarta-feira, post em que cito o caso de Victoria para criticar proposta do Ministro da Saúde de dificultar que as pessoas recorram à Justiça contra Planos de Saúde que não cumprem suas obrigações recebeu comentário que quem não está acostumado julgará estarrecedor, mas que, para este blogueiro, virou rotina.
A partir deste ponto, peço ao leitor que se municie de coragem para olhar a face do demônio, de um ser abaixo da escala humana, abaixo dos animais, mas que, nem por isso, deixa de ser uma ameaça à sociedade.
Antes de reproduzir o comentário bestial do ser em questão, vale explicar que o post que motivou a aberração que você vai ler dizia que Victoria não estaria viva hoje se Michel Temer fosse presidente há mais tempo e, assim, tivesse dificultado antes que as pessoas recorressem à Justiça contra Planos de Saúde. Veja o que o demônio virtual escreveu.
diabo 3
Imagino o choque que o leitor teve, mas ainda mais impressionante será saber que estou mais do que acostumado com esse tipo de coisa. Desde 2013 que minha filha virou alvo desse tipo de gente. A radicalização política, a partir daquele ano, abriu as portas do inferno.
Contudo, ao conseguir a abrir inquérito na polícia civil contra o neonazista que ameaçou a mim e a outros que pensam como eu, bem como a todos os filiados ao PT, fiz amizade com uma delegada que, em conversa na data da publicação deste post, orientou-me sobre os caminhos a seguir para caçar e punir esse criminoso.
Comunico aos leitores, portanto, que está sendo lavrado um boletim de ocorrência e, concomitantemente, um advogado será contratado para representar ao Ministério Público pedindo abertura de inquérito.
A única maneira de fazer esse tipo de ser rastejante voltar ao buraco de onde saiu será caçando os que se aventurarem à luz do dia. Juristas já me orientaram no sentido de que será possível criar um clima de revolta entre as autoridades que culminará com a apreensão e punição dura do autor desse crime inominável.
Conto com o apoio dos leitores para achar e punir esse animal. Não se trata de Victoria ou de Eduardo, trata-se de defesa do gênero humano, da ética, da decência, da verdade e da Justiça. Uma criatura como essa solta por aí é um risco à sociedade. Há que afastar um ser assim do convívio social. Não caçarei essa aberração por mim ou Victoria, mas por todos nós.

Contra o Golpe Fascista (O povo nas ruas dia 31 de julho- domingo)




rio31/07: Movimentos Sociais irão às ruas pela primeira vez num domingo protestar contra o golpe

Movimentos de esquerda anunciarão nesta quinta (14) uma manifestação para o próximo dia 31, um domingo, nos mesmos dia e hora em que grupos favoráveis à saída definitiva da presidente Dilma Rousseff farão ato, já agendado, na avenida Paulista.A passeata da Frente Povo Sem Medo, composta por MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), Intersindical (próxima ao PSOL) e setores da CUT e do movimento negro, entre outros, vai se concentrar no largo da Batata, em Pinheiros, às 14h.
No mesmo horário, ativistas do MBL (Movimento Brasil Livre), do Vem Pra Rua e de outros grupos pró-Golpe estarão na Paulista.
A frente cogita caminhar até o centro pela avenida Rebouças e pela rua da Consolação – que passa ao lado da Paulista.
O trajeto será informado à Secretaria da Segurança Pública até o fim da semana. Em outras ocasiões, o órgão vetou caminhos que possibilitassem o encontro dos grupos antagônicos, com a justificativa de evitar confusões.
“Ninguém é dono da rua. Nós temos direito de manifestação e vamos exercê-lo. Espero que a polícia nos trate da mesma forma que trata a turma de verde e amarelo na Paulista”, disse Guilherme Boulos, do MTST.
Será a primeira vez que a esquerda levará para as ruas uma manifestação pedindo nova eleição para presidente, segundo os organizadores. Eles consideram essa pauta capaz de agregar diferentes setores insatisfeitos tanto com Dilma como com o presidente interino, Michel Temer.
Também será a primeira “grande mobilização” da esquerda num domingo, ainda conforme a organização –à exceção de 17 de abril, dia da votação do impeachment na Câmara, quando os dois lados fizeram atos simultâneos.
A nova eleição para presidente defendida pela frente –e que encontra resistência em setores fiéis à presidente afastada, como o MST– seria realizada após um plebiscito. Por isso, o mote será “O povo deve decidir”.
“Nós somos ‘Fora, Temer’. Eles [na Paulista] são pelo ‘Fica, Temer'”, disse Boulos.
Leia mais na Folha 
A meta é colocar um milhão de pessoas (fora Temer) 

MPF confirma mais uma vez: Dilma é inocente

Novo Colírio Pode Dissolver Catarata Sem Necessidade de Cirurgia

eye_cataract_1024-1437750984278

A catarata é a opacificação da lente do olho, e é responsável por mais da metade de todos os casos de cegueira no mundo.

Investigadores dos Estados Unidos desenvolveram uma nova droga que pode ser aplicada com um conta-gotas diretamente no olho para dissolver a catarata.
A droga ainda não foi testada em seres humanos, mas a equipe daUniversidade da Califórnia, em San Diego, espera replicar os resultados em ensaios clínicos, e oferecer uma alternativa para o único tratamento que está atualmente disponível para pacientes com catarata – cirurgia dolorosa, e muitas vezes, cara.
A grande maioria das cataratas são relacionadas com a idade, mas alguns podem desenvolver a condição como um resultado de uma lesão ou de um defeito genético.
O Professor Kang Zhang e sua equipe de pesquisa estudou duas famílias que tiveram filhos nascidos com catarata, conhecidos como catarata congênita. Eles descobriram que aqueles com cataratas congênitas tinham uma mutação no gene que produz uma molécula pequena conhecida comolanosterol. A versão saudável desta molécula geralmente impede que as proteínas causadoras de catarata se aglomerem. Na versão anormal desta molécula, no entanto, as proteínas se aglomeram e provocam a nebulosidade na lente do olho.
Zhang e sua equipe de pesquisa desenvolveram colírios que continhamlanosterol como um tratamento para a catarata. Eles testaram seus colírios em três tipos de experimentos. Eles trabalharam com lente humana no laboratório, e observaram uma diminuição no tamanho da catarata.
Em seguida, testaram os efeitos nos olhos de coelhos, e de acordo comHanae Armitage , depois de 6 dias, também conseguiram resultados ótimos. Finalmente, eles testaram os colírios em cães com cataratas que ocorrem naturalmente.

Assim como a lente humana no laboratório e nos coelhos, os cães responderam positivamente à 



Fonte: Science Alert

7.13.2016

247 – O ator Alexandre Frota está movendo ação de indenização por danos morais contra Eleonora Menicucci, ex-ministra da Secretaria da Mulher no governo de Dilma Rousseff. O ator pede R$ 35 mil para "alentá-lo" do "sofrimento atroz" que teria sofrido ao ser criticado por ela, segundo a colunista Mônica Bergamo.
Em maio, Menicucci criticou o ministro da Educação, Mendonça Filho, por receber Frota. E disse que o ator "não só já assumiu ter estuprado mas também faz apologia do estupro". Ela se referia a declarações dele a um programa de TV em que relatava relações não consentidas com uma mãe de santo.
Frota, que se autodefine na ação como ator-porno de "projeção no Brasil e no exterior", diz que apenas contou uma "anedota em tom jocoso", já esclarecida. E que, quando leu as afirmações de Menicucci, "passou mal. Sentiu-se humilhado. Enojado". A ex-ministra afirma que vai "à luta, como sempre", defendendo-se na Justiça.
O ator também processa a Folha e um de seus colunistas por críticas feitas à mesma visita ao ministério.

Kátia Abreu reuniu em jantar com Dilma “novos” senadores contra impeachment


dilma_katia
A senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) realizou jantar ontem (12) em sua casa, de apoio à presidente Dilma Rousseff. Seis “novos” senadores compareceram ao ágape contra o impeachment.
Ex-ministra da Agricultura, por questões óbvias, Kátia não convidou o senador licenciado e ministro das Relações Exteriores José Serra (PSDB-SP).
katia_serra
A tática de reunir pequenos grupos de parlamentares foi ensinada pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR), que comanda o G-30 + 6 — o grupo dos trinta e seis senadores éticos e desenvolvimentistas.
Esses “novos” senadores estão além daqueles 22 que votaram contra a admissibilidade do impeachment.
Kátia Abreu concorda com a tese segunda qual é impossível Dilma não conseguir o apoio de mais seis votos para enterrar o impeachment no Senado.

Dilma diz que queda da inflação é construção de seu governo


  
Dilma condenou as propostas de Temer de redução de gastos com saúde e educação e a aprovação de uma meta fiscal dilatada em 2016, que prevê déficit de até R$ 170,5 bilhões. Segundo ela, peemdebista trata o rombo como um “cheque em branco”. “Se sabe que o déficit não era deste tamanho”, disse.

A presidenta disse ainda observar que a inflação está abrandando e que isso ocorre por causa da ação de seu governo. “As condições para a inflação cair foram sendo construídas durante meu governo”, afirmou. E defendeu que a queda dos preços possibilitará corte de juros - uma fator relevante para a retomada do crescimento.

Na entrevista, Dilma também criticou o golpe parlamentar contra o seu governo e afirmou acreditar que irá reverter o processo de impeachment em agosto, quando o Senado deverá votar o processo sobre o seu afastamento definitivo. "Quando voltar, vou ter de enxugar muita coisa, tem muita coisa errada sendo feita", observou. "Tenho uma obrigação e missão, porque o Brasil passou por uma ruptura democrática e sou responsável por colar isto de volta", assegurou.
 

 Do Portal Vermelho, com agências