4.23.2011

Na medida


Às vezes a gente se culpa sem por que, sem motivo e razão própria. Isso na maior parte do tempo isso é desnecessário. È lógico que aprender a lidar com nossos erros e saber captar quando algo está errado é natural e bem vindo, mas viver ao redor das culpas por algo que se fez, ou até mesmo que se deixou de fazer, é besteira. Besteira porque a gente acaba perdendo tempo só pensando no passado, e poxa, tem tanta coisa pra ser vista ainda, e tem tanta memória boa para ser recordada, por que então insistir em grudar somente naquela que não vai nos trazer nada além de sofrimento e mais dúvidas? Por que ficar enfeitando a mente com medos? Com preocupações excessivas sem roteiro fixo? Pensa bem, não é porque a nota não foi tão boa quanto a que se queria, nem porque seu namoro acabou que a partir de agora seu mundo é uma roda de mágoas. A gente tem o poder da mudança que, apesar de não ser tão fantástico como o dos super-heróis, é incrivelmente renovador. A vida precisa de um toque de novidade, sem caminhar pra frente à gente se perde nas pequenas pedras que não mudarão em nada nosso caminho, a não ser deixá-lo mais triste. Ok, bateu o arrependimento? Não deveria ter sido grossa com alguém? Deu saudade do Namorado? Percebeu que pegou pesado com o irmão? Ao invés de se culpar e chorar litros, por que não fazer justamente o contrário? Peça desculpas, ligue para alguém, demonstre o que você sente sem medo. Tudo bem que isso pode até não dar resultado para os outros, como seu namorado não voltar com você, sua amiga não te atender de primeira, mas pelo menos você terá se livrado daquela mágoa do que poderia ter sido. É só ter paciência, logo sua amiga acalma e vocês conversam normalmente, e logo também aparece outro gatinho, as coisas mudam. E que bom que é assim, né? O tempo passa e com isso os desajustes param de amedrontar tanto, o tempo passa e as dúvidas cedem lugar a algumas certezas, não que iremos parar de ser confusos e começar a ter a garantia de todas as certezas do mundo, mas vamos saber aceitar que um momento de culpa é normal, mas viver em torno disso não é justo a ninguém, que viver não é tão simples como nos desenhos animados, mas nem por isso é menos emocionante. A vida ainda guarda muitas surpresas, maiores até que os super poderes...
p.s- e quem você acha que são os super heróis de verdade?
Datilógrafa Ambulante

O aquecimento global. "Calma não é fogo na Globlo!!"

- Para que serve uma cama elástica no Pólo Norte? 

- Para o urso pular...


É provável que, se contarmos esta anedota aos nossos netos daqui a uns anos, eles não saibam o que é um urso polar - e a única prova da existência passada desse animal será uma canção do Roberto Carlos intitulada "Os ursos"...
O aquecimento global é um problema muito sério e a nossa geração parece pouco preocupada com isso, apesar de toda a publicidade que tem sido feita e dos filmes lançados por políticos norte-americanos. A expressão "aquecimento global" anda na boca de todos... Mas será que sabemos o que fazer para o contrariar? E será que o fazemos realmente??
Neste post quero partilhar com os leitores do Steadfast alguns truques simples, pequenas dicas para ajudar a travar o aquecimento global. Se todos contribuirmos um bocadinho, a diferença será gigantesca!
O aquecimento global é, basicamente, uma questão de temperatura. A temperatura média do ar ao nível das águas do mar está a subir, daí o termo "aquecimento"; "global" porque se faz sentir em todo o mundo... Para travar este aquecimento é necessário produzir frio, ou seja, neutralizar as temperaturas altas com temperaturas baixas. Podemos produzir estas baixas temperaturas de diferentes formas... Por exemplo:
Podemos deixar a porta do frigorífico ou da arca congeladora aberta durante 1 hora por dia. O impacto nos alimentos será praticamente nulo e o frio que é produzido dentro da arca irá compensar o calor resultante do aquecimento global.
Já repararam que, quando utilizam desodorizante em spray (ou sprays de outro tipo), a lata fica tanto mais fria quanto mais tempo estiverem a carregar no botão? Quando forem pôr desodorizante, carreguem sempre um bocadinho mais; para não desperdiçarem desodorizante, deitem-no para o ar e aproveitem para perfumar a divisão! Coloquem o spray num local onde fique em contacto com o ar e tentem tocar o menos possível com os dedos na embalagem metálica para evitar que o frio se transmita para o vosso corpo em vez de se transmitir para o ar.
Nas horas em que o sol bate em chapa, para evitar uma acumulação de calor ao nível do solo, reguem abundantemente o jardim, incluindo a pedra - reguem também o telhado, onde o sol bate directamente. Apesar de se desperdiçar um bocadinho de água, isto irá reduzir a quantidade de calor acumulada ao nível do chão.
Se têm jardins ou hortas, certifiquem-se que todos os químicos que pulverizam são amigos do ambiente. Não utilizem qualquer tipo de produto em spray dentro de estufas para evitar a formação dos chamados "gases de estufa", que se libertam para a atmosfera quando se abre a porta para sair.
Usem os computadores portáteis com a bateria e liguem-nos à corrente apenas o estritamente necessário para a recarregar. Se utilizarem o portátil constantemente ligado à corrente estarão a fazer com que uma central eléctrica esteja a trabalhar mais para alimentar o vosso computador quando poderia estar a trabalhar menos, reduzindo as emissões de gases para a atmosfera. E desliguem da tomada todos os transformadores e extensões durante o tempo em que não precisarem deles... Já repararam naquelas luzinhas que existem nos transformadores e nas extensões? Também consomem energia, sabiam...?
Andem menos a pé - transpiram e a temperatura corporal sobe, contribuindo para o aquecimento global - e, quando andarem de carro, tenham sempre o ar condicionado ligado na potência máxima, é mais eficaz. Nunca troquem o ar condicionado pelas janelas abertas - além de estarem mais vulneráveis a um assalto quando pararem num semáforo, as janelas abertas destabilizam o carro quando estão a conduzir em alta velocidade.
Por último, um conselho quanto à roupa: raparigas, usem decotes grandes... A roupa mais arejada contribui para uma necessidade maior de calor externo para manter a temperatura corporal, calor esse que é retirado da atmosfera, diminuindo a temperatura média do ar. Além disso, o efeito provocado pelos decotes nos homens leva a que o fluxo de sangue em certas zonas seja maior e, consequentemente, se retire sangue a outras partes do corpo cuja temperatura irá diminuir, retirando calor à atmosfera para manter a temperatura média corporal.
Por isso... Já sabem: se todos ajudarmos um bocadinho, por pouco que seja, todos juntos fazemos a diferença nesta luta para travar o aquecimento global!

Espiritualidade e consciência

Espiritualidade é um estado de consciência;
Não é doutrina, não!
É o que se leva dentro do coração.
É o discernimento em ação!
É o amor em profusão.
É a luz nas idéias e equilíbrio na senda.
É o valor consciencial da alegria na jornada.
É a valorização da vida e de todos os aprendizados.
É mais do que só viver;
É sentir a vida que pulsa em todas as coisas.
É respeitar a si mesmo, para respeitar
o próximo e a natureza.
É ter a plena noção de que nada acaba na
morte do corpo, pois a consciência segue além,
algures, na eternidade...
É saber disso – com certeza -, e não apenas crer nisso.
É viver isso – com clareza -, sem fraquejar na senda.
É ser um presente, para si mesmo,
para os outros e para a própria vida.
Espiritualidade é brilho nos olhos e luz nas mãos.
E isso não depende dessa ou daquela doutrina;
depende apenas do próprio despertar espiritual;
depende do discernimento consciencial
se unir aos sentimentos legais, no equilíbrio
das próprias energias, nos atos da vida.
Ah, espiritualidade é qualidade perene;
não se perde nem se ganha; apenas é!
É valor interno, que descerra o olhar para o
infinito... para além dos sentidos convencionais.
É janela espiritual que se abre, dentro de si
mesmo, para ver a luz que está em tudo!
Espiritualidade é essa maravilha:
o encontro consigo mesmo, em paz.
Espiritualidade é ser feliz,
mesmo que ninguém entenda porquê.
É quando você se alegra, só pelo fato de estar vivo!
É quando o seu chacra do coração
se abre igual a uma rosa, e você se sente
possuído por um amor que não é condicionado
a coisa alguma, mas que ama tudo.
É quando você nem sabe explicar porque ama;
só sabe que ama.
Espiritualidade não depende de estar
na Terra ou no Espaço;
de estar solteiro ou casado; de pertencer a esse
ou aquele lugar; ou de crer nisso ou naquilo.
É valor de consciência, alcançado por esforço
próprio e faz o viver se tornar sadio.
Espiritualidade é apenas isso: SER FELIZ!
Ou, como ensinavam os sábios celtas de outrora:
SER UM PRESENTE!

Que teu coração voe contente nas asas
da espiritualidade consciente,
para que você perceba a ternura invisível
tocando o centro do teu ser eterno.
Que teus pensamentos, teus amores, teu viver,
e tua passagem pela vida sejam sempre
abençoados por aquele amor que ama sem nome.
Que esse amor seja o teu rumo secreto,
viajando eternamente dentro do teu ser.
Que esse amor transforme os teus dramas em luz,
tua tristeza em celebração,e teus passos cansados
em alegres passos de dança renovadora.
Que teu viver seja pleno de paz e luz!

Wagner Borges

Você sabe o que é BULLYING?

O tempo que a mulher gasta para lamentar-se sobre os pontos fracos de sua relação é a própria capacidade que ela tem de destruir a harmonia da vida a dois.

As situações de uma relação são como ondas do mar, que mudam de direção e de força de acordo com os ventos. Quando você se lamenta das atitudes do seu parceiro, você torna o mar ainda mais revolto. Por outro lado, quando você entende que a relação conjugal é um laboratório para a alma, você faz a sua parte para o amor crescer. E o amor cresce quando nos concentramos em querer amar... E querer amar é cuidar, aceitar, compreender e fazer por merecer o retorno.

As cobranças se tornam as raízes das brigas que levam o amor da relação à condição de cinzas ao vento. A paciência, a tolerância e o respeito são os pilares que sustentam uma relação amorosa. Sem essa tríade, não há amor. A paixão não é amor, mas pode tornar-se. Aquele que vive paixões temporárias constantes é porque não sabe aproveitar as oportunidades dadas para construir os alicerces de uma vida a dois. Os erros mais comuns surgem pelo fato de que as críticas aparecem assim que as emoções mundanas brotam na rotina de qualquer casal normal. A convivência é uma droga letal nas mãos dos profanos. O egoísmo é o agente causador da cegueira que gera a crítica, porque a crítica gera a ruína e a ruína vem da ignorância típica da egoísta.

Esse sentimento negativo, que é a causa maior de todas as doenças, sejam dos relacionamentos interpessoais ou da saúde física, converte a mulher em uma pessoa endurecida e alienada de sua responsabilidade de aflorar a sua energia essencial em todas as relações. Seja nas relações conjugais, de trabalho ou familiares, toda mulher deve convocar seu poder clareador de consciências e ativador de corações.

A crítica vem do erro mundano (egóico) de achar que a culpa está no outro. Vem da grave falha de interpretação das emoções produzidas. Do triste hábito da carência em projetar todos os sonhos no homem amado. Você é o seu sonho. Seus atos revelam a sua realidade e seu amor constrói seu paraíso.

Não perceber que o tempo gasto para criticar seu companheiro, é o mesmo que preparar a construção velha para a implosão destrutiva, faz de você infantil. Simplesmente pelo fato de que você nunca deve regar a semente que não quer que germine, e quando a semente da crítica é plantada e regada, a ruptura conjugal será a conseqüência mais natural.

Se está descontente, de mais amor, semeie a virtude do companheirismo.

Se o relacionamento já acabou e não há mais sintonia, então semeia a virtude do perdão, da aceitação e comece de novo com novos hábitos.

Se é o passado que lhe incomoda, então, tenha a certeza que você não é a vítima, não é a culpada e que estamos todos em evolução. Aprenda as lições e ame mais. Ame-se mais também.

Quando você critica seu parceiro, você faz crescer no seu jardim a erva daninha da desilusão, do desespero e da carência. Sempre somos nós os responsáveis pela colheita, sempre. O que você colhe é o que você planta.

A crítica que vem do egoísmo de pensar nos defeitos alheios é a porta de entrada da treva conjugal, o passaporte para uma vida de decepções. Nunca, jamais, critique seu parceiro. Seja você mesma, pondere os fatos, até abandone o barco procurando novas embarcações, mas criticar, nem pensar! No seu jardim, só devem existir lindas flores de amor e virtudes sublimes.

Mensagem de Viana recebida espiritualmente por Bruno J. Gimenes

Onicomicose (micose da unha)


Não deve haver nada mais desagradável que uma micose, não é?
A doença se manisfesta depois de uso de material não esterilizado, traumas ou mesmo o simples ato de andar descalço em ambientes muito úmidos.
A micose pode causar, além de deformidades da unha, até a perda total dela. Isto, obviamente, causa dano não só estético como à própria saúde, uma vez que ela também tem a função de proteger toda a estrutura sensível extrema do dedo.
Para evitar, deve-se tomar alguns cuidados básicos na manicure e pedicure. Veja a seguir o que fazer para não sofrer deste mal:
  • Ao fazer as unhas leve seus próprios instrumentos. Vale para palitos de laranjeira, lixa de unha, base, esmalte e principalmente a alicate.
  • Não tire as cutículas. Elas oferecem uma importante proteção não só à unha, como também a nossa saúde, uma vez que evitam infecções e inflamações.
  • Não lixe a parte superior da unha, pois isto retira a primeira camada protetora desta, facilitando a entrada dos temidos fungos.
  • Use meias de algodão, pois facilitam a transpiração da pele.
  • Use calçados abertos sempre que possível, pois evita o acúmulo de fungos e os coloque sempre para arejar depois do uso.
  • Ande sempre calçado em ambientes úmidos, pois são ambientes que favorecem a proliferação de fungos causadores de micoses.
A qualquer aparição de marcas sobre a unha (escuras ou brancas), quebras frequentes ou borda oca, procure um dermatologista.
A micose tem cura, mas deve ser tratada sempre por um médico.

Saiba ainda:
Onicomicose (micose da unha)
O que é?
A onicomicose é uma infecção que atinge as unhas, causada por fungos.  As fontes de infecção podem ser o solo, animais, outras pessoas ou alicates e tesouras contaminados. As unhas mais comumente afetadas são as dos pés, pois o ambiente úmido, escuro e aquecido, encontrado dentro dos sapatos e tênis, favorece o seu crescimento. Além disso, a queratina, substância que forma as unhas, é o "alimento" dos fungos.
Manifestações clínicas
Existem várias formas de manifestação das onicomicoses. Veja abaixo alguns dos tipos mais frequentes:  
  • Descolamento da borda livre: a unha descola do seu leito, geralmente iniciando pelos cantos e fica ôca. Pode haver acúmulo de material sob a unha. É a forma mais frequente.


  • Espessamento: as unhas aumentam de espessura, ficando endurecidas e grossas. Esta forma, pode se acompanhar de dor e levar ao aspecto de "unha em telha" ou "unha de gavião".
  • Leuconíquia: manchas brancas na superfície da unha.


  • Destruição e deformidades: a unha fica frágil, quebradiça e se quebra nas porções anteriores, ficando deformada.


  • Paroníquia ("unheiro"): o contorno ungueal fica inflamado, dolorido, inchado e avermelhado e, por consequência, altera a formação da unha, que cresce ondulada e com alterações da superfície.

Como evitar?
Hábitos higiênicos são importantes para se evitar as micoses.  Previna-se seguindo as dicas abaixo:  
  • Não ande descalço em pisos constantemente úmidos (lava pés, vestiários, saunas).
  • Observe a pele e o pêlo de seus animais de estimação (cães e gatos).  Qualquer alteração como descamação ou falhas no pêlo procure o veterinário.
  • Evite mexer com a terra sem usar luvas.
  • Use somente o seu material de manicure.
  • Evite usar calçados fechados o máximo possível.  Opte pelos mais largos e ventilados.
  • Evite meias de tecido sintético, prefira as de algodão.
Tratamento
Os medicamentos utilizados para o tratamento podem ser de uso local, sob a forma de cremes, soluções ou esmaltes. Casos mais avançados podem necessitar tratamento via oral, sob a forma de comprimidos. Os sinais de melhora demoram a aparecer, pois dependem do crescimento da unha, que é muito lento. As unhas dos pés podem levar cerca de 12 meses para se renovar totalmente e o tratamento deve ser mantido durante todo este tempo. A persistência é fundamental para o sucesso do tratamento.

O tipo de tratamento vai depender da extensão da micose e deve ser determinado por um médico dermatologista.  Evite usar medicamentos indicados por outras pessoas, pois podem mascarar características importantes para o diagnóstico correto da sua micose, dificultando o tratamento.
Colaboração: Dr. Roberto Barbosa Lima - Dermatologista

4.22.2011

Pâncreas Artificial controla Diabetes

Um pâncreas artificial, que monitora os níveis de açúcar no sangue e libera, automaticamente, quantidades adequadas de insulina, é a nova promessa para o tratamento de diabetes tipo 1.
Nesse tipo de diabetes, o paciente precisa tomar várias injeções diárias de insulina para controlar a doença.
Pesquisadores da Universidade de Cambridge testaram o aparelho e dizem que ele está pronto para ser usado por diabéticos em casa.
Eles fizeram a pesquisa com 24 pacientes hospitalizados. Os resultados foram publicados no periódico "British Medical Journal".
SENSOR DE GLICOSE
O aparelho combina um sensor de glicose implantado no corpo a uma bomba com cateter, que libera a insulina. Ao detectar variações nos níveis de açúcar, o sensor dispara sinais de radiofrequência para a bomba, que libera a quantidade de insulina adequada.
No estudo que testou o dispositivo, os pacientes foram divididos em dois grupos: um se alimentou com quantidades razoáveis de comida e outro comeu excessivamente e bebeu álcool.
Muita comida e bebida aumentam a quantidade de açúcar no sangue e mais insulina é necessária. O pâncreas artificial detectou corretamente as diferentes necessidades e conseguiu controlar os níveis de glicemia nos dois grupos.
Nos diabéticos, esse controle é muito delicado. "O que mantém vivo o diabético tipo 1 é a insulina", diz o endocrinologista Antonio Chacra, da Unifesp. O problema, diz ele, é o cálculo da quantidade a ser injetada.

Editoria de Arte/Folhapress
MARCA-PASSO DE DIABético

HIPOGLICEMIA
Um dos principais perigos é reduzir demais o nível de açúcar no sangue, segundo Saulo Cavalcanti, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes.
Quando o suprimento de insulina é excessivo, as taxas de glicose diminuem e podem levar a desmaios, convulsões e até causar a morte.
À noite, o risco é maior. "Dormindo o paciente pode não sentir os sintomas", diz Cavalcanti.
De acordo com ele, o pâncreas artificial é uma forma segura de controlar açúcar no sangue e diminuir esse risco.
Para Marcos Tambascia, professor de endocrinologia da Unicamp, o aparelho é a evolução dos tratamentos de diabetes, mas ainda é preciso testá-lo em mais pessoas, para avaliar a segurança.
A estimativa dos médicos é que o pâncreas artificial estará disponível no mercado daqui a três anos.
Folha

Milk shake com algas promete facilitar o emagrecimento

 Rio - A eterna busca pelo corpo ideal acaba de ganhar mais um aliado. É o que diz uma pesquisa britânica, publicada pelo site do jornal Daily Mail  nesta sexta-feira. Segundo os cientistas, a adição de extrato de algas marinhas em milk shakes de chocolates passaram a suprimir a fome de voluntários que participaram da pesquisa.
Foi adicionado à bebida o alginato de cálcio, um composto presente em algumas famílias de algas. Homens e mulheres que ingeriram a bebida durante o café da manhã sentiram até um terço a menos de fome na hora do almoço do que as pessoas que tinham tomado um milk shake normal.
A descoberta foi relatada na revista Obesity  e abre uma nova possibilidade para quem quer perder calorias e não resiste às refeições mais inapropriadas. Segundo o pesquisador Harry Peters, em entrevista ao jornal britânico, a ingestão de algas poderia ajudar no processo de controle de peso. "Atrasar o retorno da fome após o consumo pode, potencialmente, aumentar a satisfação do consumidor com programas de controle de peso e alimentos com baixo valor energético", disse.
A gigante alimentar Unilever adicionou alginato de cálcio em seus shakes substitutos de refeições. Segundo a pesquisa, as pessoas que beberam a mistura sentiram até 30% menos fome cinco horas após o consumo. Entre os principais atrativos do alginato está o fato de ele não alterar o sabor da bebida.
Tudo indica que o alginato usado se transforma em uma espécie de gel dentro do estômago e aumenta o tempo de digestão alimentar, provocando uma sensação de satisfação por mais tempo.
O Dia

'Nariz eletrônico'ajuda a diagnosticar câncer

Com teste de hálito, aparelho identificou moléculas presentes em certos tumores, mas seu uso clínico ainda demorará.

Da BBC
Pesquisadores israelenses dizem ter desenvolvido um 'nariz eletrônico' que foi capaz de identificar sinais químicos de câncer no hálito de pacientes que sofrem de tumores no pulmão e em regiões do pescoço e da cabeça.
A expectativa é de que o aparelho seja desenvolvido para, no futuro, ajudar a diagnosticar a doença, por meio de testes semelhantes aos de bafômetros, segundo um estudo preliminar publicado no periódico British Journal of Cancer.
No entanto, uma organização britânica de estudos do câncer afirma que ainda serão necessários anos de estudo até que a novidade possa ser usada em clínicas.
O estudo israelense envolvendo o 'nariz eletrônico', chamado de Nano Artificial NOSE, contou com cerca de 80 voluntários, dos quais 22 sofriam de câncer nas áreas da cabeça e do pescoço (incluindo nos olhos e na boca) e 24 tinham câncer no pulmão - todos esses tipos de câncer geralmente são identificados tarde, em estágio avançado.
Também participaram 36 voluntários saudáveis. Um protótipo do 'teste do bafômetro' usou um método químico para identificar resíduos do câncer presentes no hálito dos pacientes.
Segundo o estudo, o aparelho conseguiu distinguir as moléculas encontradas nos hálitos de pessoas saudáveis das presentes no hálito de pacientes com tumores.
'Necessidade urgente'
O líder da equipe de pesquisas, professor Hossam Haick, do Technion - Israel Institute of Technology, disse que há 'uma necessidade urgente de desenvolver novas formas de identificar cânceres na região da cabeça e do pescoço porque seu diagnóstico é complicado e requer exames especializados'.
'Em um estudo pequeno e preliminar, mostramos que simples testes de hálito podem perceber padrões de moléculas que são encontradas em pacientes com certos cânceres', agregou Haick. 'Agora, precisamos testar esses resultados em estudos maiores, para descobrir se isso pode levar para um potencial método de diagnóstico.'
A médica Lesley Walker, do grupo de pesquisa Cancer Research UK, disse que é extremamente importante o esforço de identificar tumores o mais cedo possível, quando as chances de tratamento são maiores.
'Esses resultados iniciais interessantes (do estudo israelense) mostram potencial para o desenvolvimento de um teste de hálito capaz de detectar cânceres geralmente percebidos em um estágio avançado', agregou.
'Mas é importante deixar claro que esse é um estudo pequeno, em um estágio inicial, e que muitos anos de pesquisa serão necessários para descobrir se um teste de hálito poderá ser usado em clínicas.'
G1.com

MALARIA: Descoberta genética pode ser a chave para o combate à doença.

Foi a primeira vez que uma tentativa nesse sentido obteve sucesso.  Uma mudança genética em mosquitos que transmitem a malária pode ser a chave para frear o avanço da doença. A sugestão é de uma pesquisa da Imperial College, em Londres, Inglaterra, e da Universidade de Washington, em Seattle, EUA.
A pesquisa mostrou como mudanças genéticas podem ser introduzidas em grandes populações de mosquitos com alterações em apenas poucos indivíduos.
Em laboratórios, os cientistas introduziram um gene verde fluorescente – um marcador de fácil observação – em 99% dos mosquitos de uma população. Eles foram misturados com mosquitos que carregavam um segmento de DNA com uma enzima capaz de desativar o gene fluorescente
Depois de 12 gerações, mais da metade dos indivíduos já não tinham mais o marcador verde fluorescente. Foi a primeira vez que um experimento do tipo obteve sucesso, e sugere que uma técnica similar possa ser usada em populações selvagens.
“É um desenvolvimento tecnológico empolgante, que eu espero que abra caminho para soluções para muitos problemas de saúde mundo afora. Demonstra um potencial significativo para controlar mosquitos que espalham doenças. Esperamos conduzir muitos outros experimentos para determinar a segurança e a confiabilidade”, afirmou o professor Andrea Crisanti, um dos autores da pesquisa.
O estudo foi publicado pela revista científica “Nature”.

Competência Técnica é a linha da presidenta para comandar as Agências Reguladoras

Novos cargos para o comando dos órgãos reguladores serão entregues a profissionais mais alinhados com a presidente Dilma Rousseff.


BRASÍLIA - As agências reguladoras vão começar a ganhar um perfil mais alinhado com a presidente Dilma Rousseff ainda neste ano. As indicações para os cargos em aberto já foram iniciadas pelo Palácio do Planalto. Até o fim do ano, o comando de órgãos reguladores importantes, como a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) estarão sob nova gestão.
As indicações políticas não estão completamente vetadas pelo novo governo, mas os partidos alinhados terão de encontrar, entre seus apadrinhados, pessoas com conhecimento técnico efetivo para entrarem na disputa pelos cargos. A orientação foi repassada por Dilma a todos os ministros nos primeiros dias do seu governo.
A ANP sofrerá as maiores mudanças. O órgão vem operando com quórum mínimo, já que dois dos quatro assentos da diretoria estão vagos há alguns meses. No início do mês, o governo encaminhou ao Senado as indicações de Florival Carvalho e Helder Queiroz para ocupar os cargos em aberto.
Carvalho já trabalha na ANP como superintendente de Planejamento e Pesquisa e é filiado ao PCdoB de Pernambuco. Queiroz é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, integrante do núcleo de Energia do Instituto de Economia. Em dezembro, será a vez de trocar a direção-geral da ANP, com o fim do segundo mandato de Haroldo Lima, também ligado ao PCdoB.
Racha. Na Anatel, a escolha do indicado à quinta vaga no Conselho Diretor do órgão já gerou um racha no PT. De um lado, o ex-ministro José Dirceu tenta emplacar o nome de Luiz Tarcísio Teixeira Ferreira, irmão do líder do partido na Câmara, Paulo Teixeira. Do outro, o deputado Arlindo Chinaglia (SP) luta para colocar no órgão regulador Luiz Prado, ex-integrante do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
O comando-geral da Anatel deve ser trocado em novembro, quando se encerra o mandato do ex-ministro Ronaldo Sardenberg. Na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a presidência está sendo exercida interinamente pelo diretor Carlos Eduardo Peregrino desde que Solange Vieira deixou o cargo, no mês passado.
As agências reguladoras têm como finalidade regular e fiscalizar as atividades de setores como energia elétrica, telecomunicações, petróleo, recursos hídricos, mercado de comunicação, planos e seguros de saúde suplementar, mercado de fármacos e vigilância sanitária, aviação civil e transportes terrestres.
Foram criadas na década passada para regular e fiscalizar a atuação de empresas privadas que assumiram funções antes exercidas pelo Estado. Embora vinculadas aos ministérios do respectivo setor, as agências reguladoras devem ser independentes.

Nota: "boas praticasfarmaceuticas" aplaude a iniciativa da presidenta Dilma.  

ASPECTOS ÉTICOS DOS ESTUDOS CLÍNICOS TERAPÊUTICOS


Estudo clínico terapêutico consiste na investigação realizada em seres humanos com o objetivo de verificar a eficácia e/ou segurança de fármacos, medicamentos, vacinas e correlatos. A necessidade do estudo clínico baseia-se na necessidade de demonstração científica de eficácia e segurança do novo medicamento comparada aos tratamentos disponíveis. No passado, a realização desses estudos não era exigida para a aprovação do uso de novos medicamentos; entretanto, atualmente nenhum produto é aprovado sem este estudo.

A discussão sobre os aspectos éticos da realização de experiências envolvendo seres humanos começou após a II Guerra Mundial em 1947, com a elaboração do Código de Nuremberg, que estabeleceu as premissas para as pesquisas com seres humanos:

1. Necessidade de consentimento voluntário do participante no estudo;
2. O estudo deve prever benefícios para a sociedade;
3. O estudo deve ser baseado em resultados de pesquisas em animais, e no conhecimento da história natural da doença ou do problema em questão que justifiquem o estudo;
4. O estudo deve ser realizado de modo a evitar sofrimento físico e mental e lesões aos voluntários;
5. Não devem ser realizados estudos quando existirem razões para acreditar que podem ocorrer morte ou invalidez;
6. O grau de risco aceitável deve ser limitado pela importância do problema que o pesquisador se propõe a resolver;
7. Todas as providências devem ser tomadas para proteger os voluntários em todos os aspectos;
8. O estudo deve ser realizado por pessoas cientificamente habilitadas;
9. O voluntário deve ter a liberdade de abandonar o estudo a qualquer momento de sua realização;
10. O investigador principal tem o dever de interromper o estudo em qualquer fase, caso ele acredite que sua continuação possa causar sofrimento, lesões ou o óbito dos voluntários.

A legislação internacional foi aprimorada a partir do Código de Nuremberg, adaptada ao avanço da tecnologia e do método científico, sem abandonar as premissas relacionadas à proteção do voluntário, garantindo seu direito de participação e de recusa. As duas principais diretrizes internacionais de pesquisa em seres humanos são a Declaração de Helsinque e International Ethical Guidelines for Biomedical Research Involving Human Subjects (Normas Éticas Internacionais para Pesquisa Biomédica envolvendo Seres Humanos), ambas revisadas periodicamente.

A complexidade dos estudos e das exigências das agências regulatórias levou ao aparecimento de padrões internacionais para realização dos estudos clínicos, como Good Clinical Practice (GCP – Boas Práticas Clínicas) e International Conference on Harmonization of Technical Requirements for Registration of Pharmaceuticals for Human Use (ICH) (Padronização do Processo para Registro de Medicamento para Uso Humano).

No Brasil, a regulamentação da pesquisa em seres humanos teve início com a Resolução n. 01/1988, que determinou a criação dos Comitês de Ética em Pesquisas Institucionais, mas sua aplicação foi limitada a poucos centros. A partir de 1996, a realização e o acompanhamento de estudos clínicos são regulamentados pela Resolução n. 196/96, do Conselho Nacional de Saúde, que criou a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e comitês institucionais de pesquisa clínica (CEP), exigindo que todo projeto de pesquisa clínica seja analisado antes de seu início.

Antes do início de qualquer estudo clinico, seu protocolo, bem como o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), devem ser analisados pelo CEP. De acordo com sua complexidade, o projeto pode ser aprovado na própria instituição ou precisará ser encaminhado para nova análise pelo CONEP. O objetivo da análise pelo CEP/CONEP é salvaguardar a dignidade, segurança, bem-estar e direitos do voluntário de pesquisa clínica.

Se for necessária a importação de medicamentos ou insumos, o protocolo deve ser submetido à Anvisa para liberação da importação. O protocolo deve conter os seguintes itens referentes ao estudo:

- Objetivos;
- Desenho detalhado dos métodos;
- Racional expectativa de resultados;
- Orçamento financeiro detalhado (recursos, fontes e destino);
- Acordo quanto à propriedade das informações geradas (não pode haver restrição à divulgação pública dos resultados);
- Declaração de que os resultados da pesquisa serão tornados públicos, independentemente de serem favoráveis ou não (exceto no caso de obtenção de patente, quando os resultados devem ser divulgados após a obtenção da mesma);
- Declaração sobre uso e destino do material e dos dados coletados.

A legislação brasileira não permite a remuneração do voluntário ou qualquer tipo de gratificação que influencie sua decisão em participar do estudo. Oferecer ao voluntário uma reparação de eventuais despesas relacionadas com sua participação no estudo. Na legislação atual, os valores destinados à remuneração dos pesquisadores fazem parte do contrato.

Após a aprovação do CEP/CONEP, o estudo pode ter início. Todos os voluntários assinam e datam o TCLE de próprio punho antes de serem incluídos no estudo. O pesquisador esclarece as dúvidas do voluntário antes da assinatura do TCLE e registra em prontuário a forma e a data de obtenção do mesmo. O voluntário recebe uma cópia do TCLE.

O acompanhamento dos pacientes é feito de forma padronizada e os dados são registrados e auditados em fichas clínicas, conhecidas com CRF (case report form) em todos os centros participantes. Essa padronização garante a coleta correta dos dados e a comparação dos mesmos quando é feita a consolidação das informações. Em muitos estudos é preciso garantir a imparcialidade de avaliação tanto do pesquisador como do voluntário, mantendo em segredo o grupo em que o paciente está incluído, o que é revelado apenas no final do estudo, embora os resultados sejam permanentemente acompanhados por um grupo externo para identificar alguma tendência precoce ou de eventos adversos.

Caso o novo medicamento mostre-se, no mínimo, tão eficaz e seguro quanto o tratamento padrão, ou mais eficaz e seguro que o placebo, ele será submetido aos órgãos regulatórios para a liberação de seu uso.

Cholotate pode ajudar na dieta

CHOCOLATE E TRATAMENTOS ESTÉTICOS

Chocolate e tratamentos estéticos
Se na dieta ele é rejeitado, no nosso visual ele pode ser muito bem-vindo!

A Páscoa combina com chocolate, mas chocolate não combina tanto assim com dieta. Mas, quando o assunto é beleza, este alimento, tão criticado por quem quer emagrecer, se transforma em um doce aliado. Confira alguns tratamentos estéticos à base de chocolate.
Para os cabelos
- A escova de chocolate se transformou em uma das queridinhas das mulheres que gostam de manter as suas madeixas sempre lisas. Lançada logo após o sucesso da progressiva, ela veio como uma alternativa na diminuição do uso do formol.
- O banho de cacau é um tipo de hidratação que devolve brilho e vitalidade aos fios. Por ser rico em gordura e um ótimo antioxidante, esta fruta, que dá origem ao chocolate, hidrata e protege o cabelo contra o envelhecimento. Sim, o seu cabelo também envelhece!
Para o rosto
- Algumas máscaras caseiras à base de cacau ou manteiga de cacau são verdadeiras fontes de nutrição para a nossa pele. Há quem diga que o seu consumo é responsável pelo aparecimento de espinhas, mas pode ter certeza, que os tratamentos combatem estas vilãs!
Para relaxar
- Há tempos que os spas estão investindo no chocolate com o objetivo de relaxar as suas clientes. Mas, nem pense que isso se dá através do seu consumo! O segredo é apostar nos banhos e massagens à base de chocolate. Tudo isso, é claro, contando com banheiras imensas e especialistas eficientes. O bom é que você relaxa e hidrata a pele ao mesmo tempo

USE O CHOCOLATE A FAVOR DA SUA BELEZA

Use o chocolate a favor da sua beleza
O chocolate deixa de ser visto como um vilão e passa a ser usado de diversas formas em tratamentos de beleza.

Imprimir
enviar por email
Quem nunca escutou dizer que chocolate faz mal à pele, que engorda e que causa sérios danos à saúde? Bem, entre mitos e verdades, pode-se dizer que chocolate engorda sim e que, se consumido em excesso, como qualquer outro doce, pode causar ou agravar algumas doenças.

Mas, quando o assunto é a pele... Esquecendo aquela velha discussão que “chocolate dá espinha”, você sabia que esse alimento é um ótimo aliado nos tratamentos estéticos? Para te ajudar a dar um “up” no visual, preparamos três receitas à base de chocolate: Uma para esfoliar a pele, outra para hidratar a pele, e uma terceira para te ajudar a aliviar o estresse do dia-a-dia. Confira!

Máscara hidratante de chocolate:

Ingredientes:
2 colheres de sopa de chocolate amargo
1 colher de sopa de argila rosa (encontrada em lojas de produtos naturais)

Modo de preparo:
Derreta o chocolate em banho-maria. Quando já estiver bem líquido, retire do fogo e misture a argila. Espere amornar e espalhe por todo o rosto, exceto a área dos olhos e da boca. Deixe agir por cerca de 20 minutos e, depois, lave o rosto com sabonete neutro e água.

Benefícios: Essa máscara tem ação tensora, revitalizante e nutritiva.
Contra-indicação: Peles oleosas e com espinhas.

Máscara esfoliante:

Ingredientes:
2 colheres de sopa de cacau em pó
½ xícara de chá de leite

Modo de preparo:
Em uma vasilha, misture os ingredientes até que formem uma pasta. Espalhe por todo o rosto, fazendo movimentos circulares, por cerca de 10 minutos. Retire a máscara, primeiramente, só com água e depois lave o rosto com um sabonete neutro.

Benefícios: Renova as células do rosto.
Não há contra indicação

Escalda-pés

Ingredientes:
3 copos de água morna
2 colheres de sopa de cacau em pó
5 gotas de óleo de essência de menta
5 gotas de óleo de essência de eucalipto
Pétalas de rosas brancas ou rosas

Modo de preparo:
Em uma bacia misture a água ao cacau e, depois, acrescente os óleos e as pétalas de rosas. Mergulhe os seus pés e deixe-os submersos por cerca de 20 minutos. Lembre-se que para conseguir relaxar por completo, você deverá estar em uma posição aconchegante e um ambiente tranqüilo. Depois, tome banho normalmente!

Benefícios: Esse tratamento faz com que você se sinta relaxado e, ainda, hidrata a pele dos pés.
Não há contra-indicação.

Um chopinho não faz mal.

CHOPE DO FINAL DE SEMANA

Chope do final de semana
Nutricionista dá dicas para não colocar a sua dieta em risco!

Final de semana combina com descanso, diversão, relaxamento e chope! Mas, o que fazer com a dieta neste momento? Esquecer de todo o esforço e enfiar o pé na jaca? Ou, abrir mão do sabor desta bebida para não colocar tudo a perder? Nem uma alternativa, nem a outra. O segredo é moderação!
Especialistas afirmam que para quem faz dieta de controle de peso o ideal é não consumir nada de chope. Mas, se não conseguir resistir a uma escapadinha no fim de semana, o segredo é ficar atento à quantidade ingerida. Uma tulipa pequena, de 200ml, contém 180 calorias. E é só isso que deve ser ingerido!
O chope por si só já é uma bebida calórica. Para se ter uma idéia, o álcool tem mais calorias do que o carboidrato. Segundo a nutricionista Paula de Souza, Tudo fica ainda mais preocupante quando pensamos nos aperitivos que acompanham a bebida.
“O problema de ganho de calorias na hora do chopinho é que ninguém bebe comendo palitinhos de aipo ou cenoura. Tem sempre uma linguicinha, um aipim frito para acompanhar e esses são alimentos super calóricos”, diz.
Como ninguém é de ferro e um drink para relaxar já está incorporado no habito do brasileiro, uma opção para este tempinho de folga são as bebidas destiladas. Em geral as pessoas consomem este tipo de bebida em menor quantidade do que os fermentados. E para acertar no gostinho, é melhor adoçar com adoçante.

Vai casar. Segura a onda na alimentação

A data marcada está chegando e a ansiedade pelo casamento faz com que qualquer mulher se acabe nos docinhos e frituras, certo? Se as gordurinhas a mais começaram a dar a cara no vestido, não se desespere. Ainda faltam alguns dias e existe tempo para perder os “pneuzinhos” e ficar linda para a noite tão esperada. 

Receitas malucas, dietas de comer apenas proteínas ou folhas, podem dar resultado em pouco tempo, mas não são nada saudáveis, e muito menos indicadas. O ideal é manter a dieta equilibrada e tentar substituir os alimentos gordurosos. 

 Para começar, continue comendo o chocolate, mas evite passar de 30g por dia – equivalente a um bombom pequeno ou 2 pedaços da barra de chocolate comum. Se tiver vontade de se afogar nos brigadeiros, bolos e outras receitas deliciosas, tente substituir por doces leves de frutas e cereais. As frutas secas são boas saídas para quem não pára em casa. Faça um mix de nozes, ameixas secas, damascos, banana passa, uva passa, castanhas, elas enganam a fome e sustentam até a próxima refeição. Mas cuidado: por conterem muita fibra, podem soltar o intestino!

  Invista também naqueles exercícios que você deixou de lado esse tempo todo! Além de deixarem o corpo em forma, eles liberam a endorfina  no sangue – substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar. Se não tiver tempo para academia ou começar um treino intenso com personal trainer, aposte nas caminhadas leves na rua ou em parques. Com apenas 50 minutos, variando os ritmos, você pode perder as gordurinhas localizadas, sem perigo de se machucar.

Atenção: Para evitar distender o músculo, alongue cada parte do corpo por 15 segundos, antes e depois da caminhada.


 Siga essas dicas para acalmar os ânimos nas últimas preparações da cerimônia e da festa de casamento.
 Lembre-se sempre de ter a alimentação em dia, sem exagerar nas frituras, gorduras e bebidas alcoólicas.
Outra dica valiosa é cuidar bem da sua pele, pés e joelhos com uma boa esfoliação. Isto pode evitar problemas na hora da maquiagem.


° Texto: Sofia Mikrute

Quimioterapia com Paclitaxel

Paclitaxel

Todos os pacientes devem ser pré-medicados antes da administração de TAXOL(Paclitaxel PCF) para reduzir o risco da ocorrência de reações graves de hipersensibilidade.

Esta pré-medicação corresponde a 20 mg por via oral de dexametasona (ou equivalente), utilizados aproximadamente 12 e 6 horas antes da administração do Paclitaxel; 50 mg de difenidramina (ou seu equivalente) por via intravenosa 30 a 60 minutos antes de TAXOL (Paclitaxel PCF) e cimetidina (300 mg) ou ranitidina (50 mg) por via intravenosa 30 a 60 minutos antes de TAXOL Paclitaxel PCF). Carcinoma de Ovário Terapia combinada: Para pacientes que não receberam tratamento anterior, o regime posológico recomendado a cada 3 semanas é a administração intravenosa de 175 mg/m2 de TAXOL (Paclitaxel PCF) por 3 horas, seguida pela administração de um composto de platina. Alternativamente, um regime mais mielodepressivo de TAXOL pode também ser a administração intravenosa de uma dose de 135 mg/m2 por 24 horas, seguida por um composto de platina, a cada 3 semanas. Monoterapia: Em pacientes anteriormente tratadas com quimioterapia, o esquema recomendado corresponde a 175 mg/m2 de TAXOL administrados intravenosamente por 3 horas, a cada 3 semanas. Câncer de Mama Terapia adjuvante: 175 mg/m2 de TAXOL administrados intravenosamente por 3 horas, a cada 3 semanas por 4 ciclos em seqüência à terapia-padrão combinada. 

Monoterapia, terapia de primeira linha após recidiva dentro de um período de 6 meses da terapia adjuvante: 175 mg/m2 de TAXOL administrados intravenosamente por 3 horas, a cada 3 semanas. Terapia de primeira linha em câncer avançado ou metastático de mama: em combinação com trastuzumab, a dose recomendada de TAXOL é 175 mg/m2 administrados intravenosamente por 3 horas, com um intervalo de três semanas entre os ciclos. A infusão de TAXOL deve ser iniciada no dia seguinte da primeira dose de trastuzumab ou imediatamente após as doses subseqüentes de trastuzumab, caso a dose precedente de trastuzumab tenha sido bem tolerada. Monoterapia, terapia de segunda linha após falha da quimioterapia combinada para doença metastática: 175 mg/m2 de TAXOL administrados intravenosamente por 3 horas, a cada 3 semanas. Câncer de Não-Pequenas Células de Pulmão Terapia combinada: Para pacientes não tratados anteriormente, a dose de TAXOL recomendada é de 175 mg/m2 administrados intravenosamente por 3 horas, seguida por um composto de platina, com 3 semanas de intervalo entre as doses.
Alternativamente, um regime mais mielodepressivo de TAXOL pode ser a administração intravenosa de 135 mg/m2 por 24 horas, seguida por um composto de platina, com intervalo de 3 semanas entre as doses. Monoterapia: TAXOL 175 – 225 mg/m2 administrado intravenosamente por 3 horas, a cada 3 semanas. TAXOL (Paclitaxel PCF) não deve ser administrado a pacientes com tumores sólidos até que a contagem de neutrófilos seja de, pelo menos, 1500 células/mm3 e a de plaquetas, 100.000 células/mm3. Pacientes que tiveram neutropenia grave (menor que 500 células/mm3) ou neuropatia periférica grave devem ser submetidos a doses reduzidas em 20% nos ciclos subseqüentes.
A incidência de neurotoxicidade e a gravidade da neutropenia aumentam com a dose dentro de um regime. Sarcoma de Kaposi Relacionado à AIDS Terapia de segunda linha: A dose de TAXOL recomendada é de 135 mg/m2 administrados intravenosamente por 3 horas, com intervalos de 3 semanas entre os ciclos, ou 100 mg/m2 administrados intravenosamente por 3 horas, com intervalos de 2 semanas entre os ciclos (intensidade da dose 45 – 50 mg/m2/semana). Com base na imunodepressão observada em pacientes com infecção avançada pelo HIV, as seguintes modificações são recomendadas nestes pacientes: 1. A dose de dexametasona, uma das três drogas da pré-medicação, deve ser reduzida para 10 mg por via oral. 
2. O tratamento com TAXOL só poderá ser iniciado ou repetido se a contagem de neutrófilos for de, no mínimo, 1.000 células/mm3 
3. A dose de TAXOL nos ciclos subseqüentes deve ser reduzida em 20% para os pacientes com neutropenia grave (< 500 
células/mm3 durante 1 semana ou mais) 
4. Concomitantemente, o fator de crescimento hemopoiético (G-CSF) deve ser iniciado conforme indicado clinicamente. TAXOL também pode ser administrado em uma dose de 80 mg/m2 semanalmente para tratamento de câncer de ovário, câncer de mama e sarcoma de kaposi, como terapia de segunda linha, levando-se sempre em conta que todos os pacientes devem ser pré-medicados antes da administração de TAXOL.
Esta posologia parece estar associada a uma menor mielotoxicidade com eficácia terapêutica similar à administração a cada 21 dias.

Paclitaxel - Indicações

 Câncer de Mama - Tratamento adjuvante do câncer de mama linfonado positivo, administrado em seqüência a uma terapia padrão combinada. - Tratamento de primeira linha após recidiva da doença dentro de 6 meses de terapia adjuvante. Aterapia anterior deve incluir uma antraciclina, a menos que clinicamente contra-indicada. - Terapia de primeira linha em câncer avançado ou metastático de mama, em combinação com trastuzumab, em pacientes com super expressão do HER-2 em níveis de 2+ e 3+ como determinado por imunohistoquímica. - Terapia de segunda linha após falha da quimioterapia combinada para doença metastática. A terapia anterior deve incluir uma antraciclina, a menos que clinicamente contra-indicada. Câncer de Não-pequenas Células do Pulmão - Tratamento de primeira linha em combinação com um composto de platina ou como agente único para o tratamento do câncer de não-pequenas células do pulmão em pacientes que não são candidatos a cirurgia e/ou radioterapia com potencial de cura. Sarcoma de Kaposi - Tratamento de segunda linha no sarcoma de Kaposi relacionado à AIDS.

Contra-indicações de Paclitaxel

TAXOL (Paclitaxel PCF) é contra-indicado em pacientes com histórico de reações graves de hipersensibilidade ao Paclitaxel PCF ou ao óleo de rícino polioxietilado. TAXOL(Paclitaxel PCF) não deve ser administrado em pacientes com tumores sólidos que apresentem neutropenia basal < 1.500 células/mm3 ou pacientes com sarcoma de Kaposi relacionado à AIDS com neutropenia basal ou subseqüente < 1.000 células/mm3 (vide POSOLOGIA).

Advertências

TAXOL (Paclitaxel PCF) deve ser administrado sob a supervisão de um médico com experiência na utilização de agentes quimioterápicos. TAXOL (Paclitaxel PCF) deve ser administrado como infusão após diluição. Os pacientes devem ser tratados com corticosteróides, anti-histamínicos e antagonistas H2 antes da administração de TAXOL (Paclitaxel PCF) (vide POSOLOGIA). Anafilaxia e Reações Graves de Hipersensibilidade Caracterizadas por dispnéia requerendo broncodilatadores, hipotensão necessitando de tratamento, angioedema ou urticária generalizada, ocorreram em aproximadamente 2% dos pacientes tratados com TAXOL (Paclitaxel PCF). Estas reações são provavelmente mediadas por histamina. Raras reações fatais ocorreram em alguns pacientes, apesar do pré-tratamento. Todos os pacientes devem ser pré-tratados com corticosteróides, difenidramina e antagonistas H2 (vide POSOLOGIA). Em caso de reação de hipersensibilidade grave, a infusão de TAXOL (Paclitaxel PCF) deve ser descontinuada imediatamente e o paciente não deve ser submetido a novas infusões (vide REAÇÕES ADVERSAS ). Mielodepressão A depressão da medula óssea (principalmente neutropenia) é dependente da dose e do esquema posológico e é a principal toxicidade dose-limitante dentro de um regime terapêutico. A monitorização freqüente do hemograma deve ser instituída durante o tratamento com TAXOL . TAXOL (Paclitaxel PCF) não deve ser administrado a pacientes com contagem basal de neutrófilos < 1.500 células/mm3 (< 1.000 células/mm3 para pacientes com sarcoma de Kaposi ). Em caso de neutropenia grave (< 500 células/mm3) durante um ciclo de tratamento com o medicamento, recomenda-se uma redução de 20% da dose em ciclos subseqüentes (vide REAÇÕES ADVERSAS e POSOLOGIA). TAXOL (Paclitaxel PCF) deverá ser administrado antes do composto de platina quando este for dado em combinação com um composto de platina (vide Precauções). Anormalidades Graves de Condução Cardíaca Foram documentadas em < 1% dos pacientes durante a terapia com TAXOL (Paclitaxel PCF). Se o paciente desenvolver anormalidades significativas de condução durante a administração de TAXOL (Paclitaxel PCF), deverá ser instituída terapia apropriada, e a monitorização eletrocardiográfica contínua deverá ser realizada durante terapia subseqüente com TAXOL (Paclitaxel PCF) (vide REAÇÕES ADVERSAS) Reações de Hipersensibilidade Reações de hipersensibilidade menores, como rubor, reações cutâneas, taquicardia, dispnéia e hipotensão não necessitando de tratamento não requerem a interrupção da terapia. Cardiovasculares Foram observados casos de hipotensão, hipertensão e bradicardia durante a administração de TAXOL (Paclitaxel PCF). Os pacientes geralmente permanecem assintomáticos e não requerem tratamento. Em casos graves, pode ser necessária a interrupção ou a descontinuação das infusões de TAXOL (Paclitaxel PCF) a critério médico. Recomenda-se a monitorização freqüente dos sinais vitais, particularmente durante a primeira hora de infusão. Amonitorização eletrocardiográfica contínua não é necessária, exceto para os pacientes com distúrbios sérios de condução. Quando TAXOL for utilizado em combinação com trastuzumab para tratamento de câncer de mama metastático, é recomendado monitoramento da função cardíaca. (vide Advertências e REAÇÕES ADVERSAS). Sistema Nervoso Aocorrência de neuropatia periférica é freqüente, mas normalmente não é grave. Recomenda-se uma redução da dose de 20% nos ciclos subseqüentes de TAXOL (Paclitaxel PCF) nos casos de neutropenia grave (vide POSOLOGIAe REAÇÕES ADVERSAS). TAXOL (Paclitaxel PCF) contém álcool desidratado. Devem ser considerados os possíveis efeitos do álcool no SNC e seus outros efeitos, em todos os pacientes. Crianças podem ser mais sensíveis aos efeitos do álcool que os adultos (vide Uso pediátrico). Insuficiência Hepática Pacientes com insuficiência hepática podem apresentar risco de toxicidade aumentado, particularmente mielossupressão graus IIIIV. O ajuste de dose é recomendado. Os pacientes devem ser bem monitorados quanto ao desenvolvimento de mielossupressão profunda.


Medicamento a base de maconha (Sativex) para esclerose múltipla


O fármaco aparenta resolver 50% dos problemas com esclerose múltipla. Segundo o fabricante, é o mais eficiente no momento. A esclerose multipla é uma patologia sob condição neurológica degenerativa. Esta associada também a sintomas de depressão e sinais de deficiência. Um dos sintomas de depressão é a dor nervosa (dor neuropática).
O medicamento é disponibilizado em spray sublingual e pode apresentar alguns efeitos colaterais, como irritação na boca (boca seca) e tonturas, provenientes do THC. Pacientes acima de dezoito anos, com esclerose múltipla, podem ser tratados com Sativex. Se usado no tratamento de idosos não é necessário nenhum cuidado especial, porém visitas frequentes ao médico são recomendadas.

Produzido pela GW Pharmaceuticals e comercializado pela Bayer Healthcare, o medicamento, por enquanto, está disponível apenas para o Canadá.
O porta-voz da GW Pharmaceuticals, Mark Rogerson, alega que: “É perfeitamente possível ter uma substância segura e útil sendo usada pelos médicos ao mesmo tempo que é proibida nas ruas. O Sativex não tem nada a ver com os cigarros de maconha e não compra essa briga. É óbvio que se trata de uma substância polêmica, mas ela vem para o nosso bem, assim como a morfina, derivada do ópio. O fato de usarmos morfina nos hospitais hoje em dia não faz ninguém querer que o ópio seja legalizado nas ruas, certo?”
Ao ser questionado sobre a possibilidade do mecidamento gerar vício, diz “A cannabis não vicia, não gera dependência química e nunca matou ninguém de overdose. O corpo jamais vai exigir que a pessoa consuma cannabis ou enfrente uma crise de abstinência”.
No Brasil, a lei defende que todo medicamento derivado de plantas ilícitas não pode ser comercializado. Entretanto, excessões podem ser criadas, como ja é o caso da morfina.
Fontes:
portaldaeducacao.com.br

Sativex

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


... e Canabidiol (CBD).
Sativex é um medicamento desenvolvido para tratar a esclerose múltipla, produzido pela GW Pharmaceuticals a partir de Cannabis e lançado em 2005 no Canadá.[1]Foi o primeiro medicamento no mundo a ser aprovado contendo uma base de Cannabis. Na Espanha, foi aprovado em 2010.[2]
Seus principais ativos são os componentes canabinóides: tetrahidrocanabinol (THC) e canabidiol (CBD). O produto é formulado como um spray bucal que é administrado pela pulverização na boca. Cada spray de Sativex proporciona uma dose fixa de 2,7 mg de THC e CBD 2,5 mg.

PÁSCOA

A PÁSCOA E SEUS SÍMBOLOS

O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).
Ainda hoje a família judaica se reúne para o "Seder", um jantar especial que é feito em família e dura oito dias. Além do jantar há leituras nas sinagogas.
Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria [2] .
Em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração da páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente. Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos.

OVOS DE PÁSCOA
De todos os símbolos, o ovo de páscoa é o mais esperado pelas crianças.

Nas culturas pagãs, o ovo trazia a idéia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.

Existem muitas lendas sobre os ovos. A mais conhecida é a dos persas: eles acreditavam que a terra havia caído de um ovo gigante e, por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados.
Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia decoravam ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas.
Pintar ovos com cores da primavera, para celebrar a páscoa, foi adotado pelos cristãos, nos século XVIII. A igreja doava aos fiéis os ovos bentos.

A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma.

A versão mais aceita é a de que o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, na Inglaterra, fez o consumo de ovos de chocolate aumentar.
COELHO

O coelho é um mamífero roedor que passa boa parte do tempo comendo. Ele tem pêlo bem fofinho e se alimenta de cenouras e vegetais. O coelho precisa mastigar bem os alimentos, para evitar que seus dentes cresçam sem parar.

Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa. É que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.
CORDEIRO

O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, é o símbolo da aliança feita entre deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães ázimos (sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro como recordação do grande feito de Deus em prol de seu povo: a libertação da escravidão do Egito. Assim o povo de Israel celebrava a libertação e a aliança de Deus com seu povo.

Moisés, escolhido por Deus para libertar o povo judeu da escravidão dos faraós, comemorou a passagem para a liberdade, imolando um cordeiro.

Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu: "morrendo, destruiu nossa morte, e ressuscitando, restituiu-nos a vida". É a nova Aliança de Deus realizada por Seu Filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos.


CÍRIO PASCAL

É uma grande vela que se acende na igreja, no sábado de aleluia. Significa que "Cristo é a luz dos povos".

Nesta vela, estão gravadas as letras do alfabeto grego"alfa" e "ômega", que quer dizer: Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também são gravados no Círio Pascal.

O Círio Pascal simboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o nosso caminho.
GIRASSOL

O girassol é uma flor de cor amarela, formada por muitas pétalas, de tamanho geralmente grande. Tem esse nome porque está sempre voltado para o sol.

O girassol, como símbolo da páscoa, representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o astrorei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.

PÃO E VINHO
O pão e o vinho, sobretudo na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos. Cristo ao instituir a Eucaristia se serviu dos alimentos mais comuns para simbolizar sua presença constante entre e nas pessoas de boa vontade. Assim, o pão e o vinho simbolizam essa aliança eterna do Criador com a sua criatura e sua presença no meio de nós.
Jesus já sabia que seria perseguido, preso e pregado numa cruz. Então, combinou com dois de seus amigos (discípulos), para prepararem a festa da páscoa num lugar seguro.

Quando tudo estava pronto, Jesus e os outros discípulos chegaram para juntos celebrarem a ceia da páscoa. Esta foi a Última Ceia de Jesus.
A instituição da Eucaristia foi feita por Jesus na Última Ceia, quando ofereceu o pão e o vinho aos seus discípulos dizendo: "Tomai e comei, este é o meu corpo... Este é o meu sangue...". O Senhor "instituiu o sacrifício eucarístico do seu Corpo e do seu Sangue para perpetuar assim o Sacrifício da Cruz ao longo dos séculos, até que volte, confiando deste modo à sua amada Esposa, a Igreja, o memorial da sua morte e ressurreição: sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal, em que se come Cristo, em que a alma se cumula de graça e nos é dado um penhor da glória futura" [3].
A páscoa judaica lembra a passagem dos judeus pelo mar vermelho, em busca da liberdade.

Hoje, comemoramos a páscoa lembrando a jornada de Jesus: vida, morte e ressurreição.

Colomba Pascal

O bolo em forma de "pomba da paz" significa a vinda do Espírito Santo. Diz a lenda que a tradição surgiu na vila de Pavia (norte da Itália), onde um confeiteiro teria presenteado o rei lombardo Albuíno com a guloseima. O soberano, por sua vez, teria poupado a cidade de uma cruel invasão graças ao agrado.

SINO

Muitas igrejas possuem sinos que ficam suspensos em torres e tocam para anunciar as celebrações.

O sino é um símbolo da páscoa. No domingo de páscoa, tocando festivo, os sinos anunciam com alegria a celebração da ressurreição de cristo.
Quaresma

Os 40 dias que precedem a Semana Santa são dedicados à preparação para a celebração. Na tradição judaica, havia 40 dias de resguardo do corpo em relação aos excessos, para rememorar os 40 anos passados no deserto.

Óleos Santos
Na antiguidade os lutadores e guerreiros se untavam com óleos, pois acreditavam que essas substâncias lhes davam forças. Para nós cristãos, os óleos simbolizam o Espírito Santo, aquele que nos dá força e energia para vivermos o evangelho de Jesus Cristo.
Fontes:
[1] Baseado na Coleção Descobrindo a Páscoa, Edições Chocolate.
[2] A vitória da Páscoa, Georges Chevrot, Editora Quadrante, São Paulo, 2002
[3] Vida Eucarística, José Manuel Iglesias, Editora Quadrante, São Paulo, 2005

Prioridade :acabar com a miséria

Brasil luta para vencer um dos seus maiores desafios: a miséria

Rio - País para o qual “o futuro já chegou”, segundo o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e considerado uma “casa” por mega astros e ativistas como Bono Vox, vocalista da banda irlandesa U2, o Brasil terá que vencer um dos maiores desafios para nação que deseja, além de receber elogios, figurar e sustentar-se entre as mais desenvolvidas: a miséria. Plano audacioso nesse sentido é esperado para maio. O programa de erradicação da pobreza, principal plataforma da presidente Dilma Rousseff desde a corrida ao Planalto, recebe os últimos retoques em Brasília.
A iniciativa envolve os ministérios do Desenvolvimento Social, Educação, Planejamento, Fazenda, Saúde, Trabalho, Justiça, Casa Civil e Secretaria-Geral da Presidência da República. Serão três frentes: inclusão produtiva, ampliação da rede de serviços sociais do governo e a continuidade da expansão da rede de benefícios.

A ideia é que os efeitos sejam duradouros, estimulando independência e sustentabilidade de quem for coberto pelas ações. Seria um estágio seguinte ao do Bolsa Família, do governo Luiz Inácio Lula da Silva, tão criticado e associado por muitos ao assistencialismo.
Está no prazo. Segundo números oficiais, o BF atende hoje a quase 13 milhões de famílias — o 4° Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio aponta queda da pobreza extrema de 12%, em 2003, a 4,8%, em 2008. Foi copiado. Tanto quanto críticas, também rendeu elogios.

Mas a nova jornada não é simples: no Nordeste, 49,7% da população local vivia, em 2008, com até meio salário mínimo mensal, segundo o Instituto Brasileiro de Pesquisas Econômicas (Ipea). Em 1995, essa porcentagem era de 69,8%. É grande a importância política de se reverter esse quadro. Mas é no Semiárido do Nordeste, no interior do País e nas periferias das grandes capitais que a expectativa é realmente enorme.
POR LEILA SOUZA LIMA
O Dia

Inteligência Emocional

Até pouco tempo atrás o sucesso de uma pessoa era avaliado pelo raciocínio lógico e habilidades matemáticas e espaciais (QI). Mas o psicólogo Daniel Goleman, PhD, com seu livro "Inteligência Emocional" retoma uma nova discussão sobre o assunto. Ele traz o conceito da inteligência emocional como maior responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas. A maioria da situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas. Desta forma pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão, gentileza têm mais chances de obter o sucesso.
A habilidade de reconhecer emoções nos outros, sabem o que querem eo que precisam é a habilidade fundamental para formar relacionamentos sociais e vínculos pessoais.
5) relações de Handling.
Isso significa saber como agir em conformidade com as emoções dos outros: eles determinam a liderança e popularidade.
Emoções primárias.
Ira: O sangue flui para as mãos, e isso torna mais fácil pegar uma arma ou acertar um inimigo, o aumento da freqüência cardíaca, bem como o nível de adrenalina, que garante que você pode executar qualquer ação vigorosa.
Medo: O sangue vai para os músculos esqueléticos, principalmente nas pernas, para facilitar a fuga. O corpo é colocado em um estado de alerta geral e atenção foi fixada sobre a aproximação de ameaça.
Felicidade: Aumenta a atividade dos centros cerebrais que suprimir esses sentimentos negativos e pensamentos perturbadores. O corpo está melhor preparado para enfrentar qualquer missão, por vontade própria e estado geral de descanso.
O amor é o oposto do estado fisiológico de “lutar ou fugir” partilhada raiva e medo. reações Parassimpático gerar um estado de calma e satisfação que facilita a cooperação.
Surpresa: O elevador da testa permite uma visão mais ampla e mais luz sobre a retina, fornecendo mais informações para um evento inesperado.
Desgosto: A expressão facial de nojo é o mesmo em todo o mundo (o lábio superior eo nariz torcido enrugada) e seria uma importante tentativa de bloquear as narinas para evitar um odor nocivo ou cuspir uma comida ruim.
Tristeza: A queda de energia se destina a contribuir para se adaptar a uma perda significativa (demissão).

Componentes da inteligência emocional:1) Conhecer suas emoções.O auto-conhecimento (reconhecendo a sensação de como isso acontece) é a chave para a inteligência emocional. Maior segurança com relação às nossas emoções é um bom guia para escolhas de vida, do casamento de escolher entre um emprego ou outra.2) Gerenciando emoções.Baseia-se na capacidade anterior. Pessoas que sabem acalmar e se livrar da ansiedade, irritação ou melancolia excessiva recuperar mais rapidamente dos reveses da vida.3) Motivação.Pessoas que sabem como controlar a impulsividade e esperar a recompensa atingir seus objetivos e estão satisfeitos com suas realizações.
4) empatia.
A habilidade de reconhecer emoções nos outros, sabem o que querem eo que precisam é a habilidade fundamental para formar relacionamentos sociais e vínculos pessoais.
5) relações de Handling.
Isso significa saber como agir em conformidade com as emoções dos outros: eles determinam a liderança e popularidade.
Inteligência emocional é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.
A Inteligência Emocional está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns. (Gilberto Vitor)     Daniel Goleman, em seu livro, mapeia a Inteligência Emocional em cinco áreas de habilidades:
1. Auto-Conhecimento Emocional - reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre.
2. Controle Emocional - habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação.
3. Auto-Motivação - dirigir emoções a serviço de um objetivo é essencial para manter-se caminhando sempre em busca.
4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas.
5. Habilidade em relacionamentos inter-pessoais.
    As três primeiras acima referem-se a Inteligência Intra-Pessoal. As duas últimas, a Inteligência Inter-Pessoal.
    Inteligência Inter-Pessoal: é a habilidade de entender outras pessoas: o que as motiva, como trabalham, como trabalhar cooperativamente com elas.
1. Organização de Grupos: é a habilidade essencial da liderança, que envolve iniciativa e coordenação de esforços de um grupo, habilidade de obter do grupo o reconhecimento da liderança, a cooperação espontânea.
2. Negociação de Soluções: o papel do mediador, prevenindo e resolvendo conflitos.
3. Empatia - Sintonia Pessoal: é a capacidade de, identificando e entendendo os desejos e sentimentos das pessoas, responder (reagir) de forma apropriada de forma a canalizá-los ao interesse comum.
4. Sensibilidade Social: é a capacidade de detectar e identificar sentimentos e motivos das pessoas.
 Inteligência Intra-Pessoal: é a mesma habilidade, só que voltada para si mesmo. É a capacidade de formar um modelo verdadeiro e preciso de si mesmo e usá-lo de forma efetiva e construtiva.


O emprego mais antigo de um conceito similar ao inteligência emocional remonta a Charles Darwin, que em sua obra referiu a importância da expressão emocional para a sobrevivência e adaptação. Embora as definições tradicionais de inteligência enfatizem os aspectos cognitivos, como memória e resolução de problemas, vários pesquisadores de renome no campo da inteligência estão a reconhecer a importância de aspectos não-cognitivos.
Em 1920, o psicometrista Robert L. Thorndike, na Universidade de Columbia, usou o termo "inteligência social" para descrever a capacidade de compreender e motivar os outros.[1] David Wechsler, em 1940, descreveu a influência dos fatores não-intelectuais sobre o comportamento inteligente, e defendeu ainda que os nossos modelos de inteligência não estariam completos até que esses fatores não pudessem ser adequadamente descritos.
Em 1983, Howard Gardner, em sua teoria das inteligências múltiplas[2], introduziu a ideia de incluir tanto os conceitos de inteligência intrapessoal (capacidade de compreender a si mesmo e de apreciar os próprios sentimentos, medos e motivações) quanto de inteligência interpessoal (capacidade de compreender as intenções, motivações e desejos dos outros). Para Gardner, indicadores de inteligência como o QI não explicam completamente a capacidade cognitiva.[3] Assim, embora os nomes dados ao conceito tenham variado, há uma crença comum de que as definições tradicionais de inteligência não dão uma explicação completa sobre as suas características.
O primeiro uso do termo "inteligência emocional" é geralmente atribuído a Wayne Payne, citado em sua tese de doutoramento, em 1985.[4] O termo, entretanto, havia aparecido anteriormente em textos de Hanskare Leuner (1966). Stanley Greenspan também apresentou em 1989 um modelo de inteligência emocional, seguido por Peter Salovey e John D. Mayer (1990), e Goleman (1995).
Na década de 1990, a expressão "inteligência emocional", tornou-se tema de vários livros (e até best-sellers) e de uma infinidade de discussões em programas de televisão, em escolas e mesmo em empresas. O interesse da mídia foi despertado pelo livro "Inteligência emocional", de Daniel Goleman, redator de Ciência do The New York Times, em 1995. No mesmo ano, na capa da edição de Outubro, a revista Time perguntava ao leitor - "Qual é o seu QE?" - apresentando um importante artigo assinado por Nancy Gibbs sobre o livro de Goleman e despertando o interesse da mídia sobre o tema. A partir de então, os artigos sobre inteligência emocional começaram a aparecer com frequência cada vez maior por meio de uma ampla gama de entidades académicas e de periódicos populares.
A publicação de "The Bell Curve" (1994) pelo psicólogo e professor da Universidade de Harvard Richard Hermstein e pelo cientista político Charles Murray lançou controvérsias em torno do QI. Segundo os autores, a tendência era que a sociedade moderna se estratificasse pela definição de inteligência, não pelo poder aquisitivo ou por classes. O que causou maior polêmica e indignação por parte de inúmeros setores da sociedade foi a afirmação dos autores de que, no que diz respeito à inteligência haveria diferenças entre as etnias.[
Os conceitos de Salovey & Mayer
Salovey e Mayer definiram inteligência emocional como:
"...a capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e nos outros." (Salovey & Mayer, 2000).
Dividiram-na em quatro domínios:
  1. Percepção das emoções - inclui habilidades envolvidas na identificação de sentimentos por estímulos, como a voz ou a expressão facial, por exemplo. A pessoa que possui essa habilidade identifica a variação e mudança no estado emocional de outra.
  2. Uso das emoções – implica na capacidade de empregar as informações emocionais para facilitar o pensamento e o raciocínio.
  3. Entender emoções - é a habilidade de captar variações emocionais nem sempre evidentes;
  4. Controle (e transformação) da emoção - constitui o aspecto mais facilmente reconhecido da inteligência emocional – e a aptidão para lidar com os próprios sentimentos.
  5. O conceito por Goleman
Goleman definiu inteligência emocional como:
"...capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos." (Goleman, 1998)
Para ele, a inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos. Como exemplo, recorda que a maioria das situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas e, desse modo, pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão e gentileza têm mais chances de obter o sucesso.
Segundo ele, a inteligência emocional pode ser categorizada em cinco habilidades:
  1. Auto-Conhecimento Emocional - reconhecer as próprias emoções e sentimentos quando ocorrem;
  2. Controle Emocional - lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida;
  3. Auto-Motivação - dirigir as emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal;
  4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas - reconhecer emoções no outro e empatia de sentimentos; e
  5. Habilidade em relacionamentos inter-pessoais - interação com outros indivíduos utilizando competências sociais.
As três primeiras são habilidades intra-pessoais e as duas últimas, inter-pessoais. Tanto quanto as primeiras são esseciais ao auto-conhecimento, estas últimas são importantes em:
  1. Organização de Grupos - habilidade essencial da liderança, que envolve iniciativa e coordenação de esforços de um grupo, bem como a habilidade de obter do grupo o reconhecimento da liderança e uma cooperação espontânea.
  2. Negociação de Soluções - característica do mediador, prevenindo e resolvendo conflitos.
  3. Empatia - é a capacidade de, ao identificar e compreender os desejos e sentimentos dos indivíduos, reagir adequadamente de forma a canalizá-los ao interesse comum.
  4. Sensibilidade Social - é a capacidade de detectar e identificar sentimentos e motivos das pessoas.  Teste 
  5. Os cientistas têm se empenhado em mensurar essas habilidades, tendo sido validados testes como o "Multi-factor Emotional Intelligence Scale" ("MEIS") (Escala Multifatorial de Inteligência Emocional, 1998) e o "Mayer-Salovery-Caruso Emotional Intelligence Test" ("MSCEIT") (Teste de Inteligência Emocional de Mayer-Salovey-Caruso, 2002)..
Os testes tradicionais medem a capacidade cognitiva da pessoa. Já os de inteligência emocional baseados na habilidade, são passíveis de interpretações subjetivas do comportamento. O maior problema enfrentado quando se trata de medição de inteligência emocional é como avaliar as respostas "emocionalmente mais inteligentes": uma pessoa pode resolver situações que envolvem componentes emocionais de diversas maneiras
Vikipédia