3.08.2008

Qualidade de vida na ponta dos dedos

Dedos apontam a qualidade de vida


Pâmela Oliveira

Shiatsu, meridianos, energia vital Ki: as palavras podem não fazer muito sentido para os que ainda não experimentaram uma sessão de massagem japonesa que usa as pontas dos os dedos para pressionar pontos de tensão. Mas os que já se livraram de dores na coluna, estresse e insônia com o Shiatsu, elas têm um significado: qualidade de vida.

“Eu sentia muita dor nas costas e resolvi experimentar o Shiatsu. Agora, faço toda sexta-feira. Tem dias que chego aqui arrasada, cansada porque carrego muito peso no trabalho, e saio daqui renovada. É ótimo para desestressar e começar o fim de semana bem”, conta a técnica judiciária Eliane Amaral, que descobriu o Shiatsu há mais de um ano.

A bancária Cristiane Maria de Souza Seghetto, 37 anos, concorda. “A sensação é que você consegue reorganizar seu corpo. Faço Shiatsu pelo menos duas vezes por mês, há seis meses.”

Criada por volta de 1868, o Shiatsu — a palavra significa pressão (Átsu) com os dedos (Shi) — é uma das ramificações da Medicina Tradicional Chinesa. A terapia usa a a pressão dos dedos em canais de energia do corpo, chamados meridianos, para equilibrar o fluxo de energia vital (Ki), que em alguns pontos pode ser interrompido, gerando um excesso antes do ponto e falta após.

A terapeuta Raquel Zeraik de Almeida, da Clínica Slim Clinique explica que esse acumulo causa dor e pode provocar doenças. “Quando a pessoa está estressada, alguns músculos ficam rígidos e essa tensão prejudica a circulação sanguínea. Então, várias toxinas que seriam transportadas pelo sangue até os rins, ficam retidas em alguns pontos, formando nódulos. No shiatsu, a gente pressiona pontos que ativam a circulação e isso ajuda a desfazer o nódulo”, diz.

A terapeuta Zuleika Ribeiro Gregory, da Clínica Ser Integral, explica que a técnica trata a causa do problema. “Cerca de 90% dos meus clientes chegam aqui devido ao estresse atribuído a problemas familiares, afetivos e no trabalho. E esse estresse provoca gastrite, prisão de ventre e dores de cabeça”.

Raquel faz questão de enfatizar que o Shiatsu é impotante como um profilático, mas não substitui tratamento médico quando ele é necessário. “Já atendi pessoas que reclamavam de fortes dores na coluna, mas que eram provocadas por tensão muscular. Se isso não for tratado, essa musculatura sofre encurtamento e acaba causando uma problema na estrutura da coluna. O shiatsu é importante antes disso acontecer”, afirma.

TÉCNICAS ALTERNATIVAS VARIADAS SE COMPLETAM

REFLEXOLOGIA
O pé é um mapa do organismo, onde se situam terminações nervosas. É considerado pela Medicina Tradicional Chinesa como um microssistema porque possui pontos correspondentes a toda área do corpo. A manipulação desses pontos tem efeito analgésico, reduz estresse, problemas digestivos, entre outros

MASSAGEM AYURVÉDICA
Oriunda da Índia, emprega movimentos rotatórios, de deslizamento e alongamento. Atua em todo o corpo, inclusive no rosto e couro cabeludo. São usados óleos aromáticos escolhidos de acordo com as características de cada pessoa

QUICK-MASSAGE
Massagem realizada em cadeira especial, utilizando manobras de pressão, fricção, alongamentos e manipulação dos pontos localizados na musculatura. Muito usada em empresas para promover relaxamento dos funcionários devido à sensação de bem-estar

REIKI
Terapia baseada na manipulação da energia vital através da imposição de mãos. Ela preconiza que, através da imposição de mãos do terapeuta Reiki, irradiam as vibrações de harmonia da energia do Universo para restabelecer o equilíbrio das zonas doentes do corpo. O reiki é considerado complementar ao tratamento convencional

ACUPUNTURA
Método de tratamento considerado complementar. Na visão tradicional, a agulha é veículo para que a energia do terapeuta consiga interagir com a do paciente. Na linguagem ocidental, é um método de estimulação neurológica, com efeitos sobre neurotransmissores e neuromoduladores. Tem variadas funções, como o alívio da dor e respiratório.

VACINA CONTRA PRESSÃO ALTA?

Vacina contra pressão alta é testada com sucesso

Vacina contra hormônio que provoca a hipertensão "teve poucos efeitos colaterais".

Uma vacina contra pressão alta poderá substituir o consumo diário de remédios para controlar a condição, afirma um estudo da empresa suíça de biotecnologia Cytos, publicado na revista especializada Lancet.

A equipe de cientistas desenvolveu uma vacina que inibe o hormônio angiotensina - que provoca a contrição das veias e aumenta a pressão sanguínea.

Em testes, a vacina reduziu significativamente a pressão sanguínea de pacientes.

Os cientistas testaram a vacina - em doses diferentes - em 48 pacientes, e compararam o resultado com o de outros 24 pacientes que tomaram placebo. As vacinas foram ministradas em três doses administradas em intervalos de poucas semanas e causaram poucos efeitos colaterais.

Os pesquisadores consideraram o resultado promissor, mas afirmam que a vacina ainda precisa ser testada em larga escala.

A pressão alta, que afeta 35% dos adultos acima de 40 anos no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, dobra o risco de morte por doença cardíaca ou derrame. Segundo o IBGE, em 2004 a doença afetava 17 milhões de pessoas no Brasil.

Remédios diários
Os hipertensos têm que tomar remédios diariamente para controlar a doença, mas muitos não mantém o tratamento por que as pessoas com hipertensão não apresentam sintomas.

Os cientistas acreditam que a vacina pode oferecer uma alternativa mais simples, já que ela só precisa ser tomada de quatro em quatro meses.

Nenhuma das vacinas (com doses de 100 microgramas e 300 microgramas) baixou significativamente a pressão dos pacientes durante a noite, mas durante o dia, a dose mais alta reduziu significativamente a pressão sanguínea, especialmente no fim da manhã, quando se sabe que a pressão aumenta.

Os únicos efeitos colaterais causados pela vacina foram sintomas leves de gripe.

O cientista que liderou a pesquisa, Martin Bachmann, disse que a vacina pode oferecer uma maneira muito mais simples de controlar a pressão sanguínea e pode ser administrada durante visitas regulares ao médico.

"Um regime assim deve promover a aderência ao tratamento, mas ele tem que ser corroborado por dados clínicos."

O professor Jeremy Pearson, da British Heart Foundation, concorda que mais pesquisas são necessárias, mas descreveu os resultados como promissores.

"A imunização pode trazer benefícios particularmente para aqueles que acham difícil continuar tomando a medicação para pressão alta, mas ainda há um longo caminho antes que o método substitua os atuais tratamentos, altamente eficientes."

"Cuidar do coração com a prática de exercícios, redução do consumo de sal e o consumo moderado de álcool ainda são as melhores formas de evitar pressão alta."



Tim Chico, cientista da Universidade de Sheffield, afirma que "a maioria dos pacientes não gosta de tomar remédios para a pressão alta e iria gostar de uma alternativa".



"A imunização é uma perspectiva inovadora e animadora. O desafio é alcançar uma boa redução da pressão sanguínea sem os efeitos colaterais, e mostrar que ela reduz os ataques cardíacos e derrames tanto quanto os medicamentos tradicionais."



Há informações de que outras empresas também estão testando vacinas contra a hipertensão.

3.07.2008

COMO OBTER QUALIDADE NO SEXO

O QI DO SEXO
24/02 - Juventude, corpo sarado e preocupação excessiva com o desempenho estão longe de traduzir felicidade na cama. Mulheres maduras, com auto-estima em alta e que conhecem profundamente como funciona seu organismo estão muito mais próximas da satisfação sexual. A nova onda do pensamento positivo disseminada mundo afora por documentários e literatura americana invadiu a intimidade dos casais e confirmou o que, no fundo, toda mulher já sabe: o bem-estar mental, a auto-estima e a confiança são determinantes para alcançar uma vida sexual de qualidade. É o que médicos e sexólogos chamam de inteligência sexual feminina, que abrange, além desses fatores, o conhecimento do próprio corpo e das capacidades individuais, como os caminhos do próprio prazer e o entendimento das variações hormonais decorrentes do ciclo menstrual. Ou seja, para ser feliz na cama é preciso que a mulher conheça seu corpo, seus pontos positivos e explore tais atributos na busca pelo prazer. Tal inteligência, segundo estudos, está intimamente ligada ao grau de maturidade da mulher. Quanto mais esclarecida, confiante e experiente a pessoa for, mais apta a uma vida sexual satisfatória ela estará. "Mulheres com menos de 30 anos costumam ser mais inseguras no sexo. Estão preocupadas se agradam o parceiro ou se são suficientemente bonitas. A preocupação com o corpo perfeito e desempenho impecável não traz felicidade na cama", constata Carmita Abdo, psiquiatra e coordenadora do projeto de sexualidade (ProSex) da Universidade de São Paulo (USP). Portanto, segundo Carmita, é comum jovens apresentarem disfunções sexuais como a ausência de orgasmo, frigidez e vaginismo (contração involuntária dos músculos do períneo). De acordo com a sexóloga Rosenilda Moura da Silva, mais de 80% desses casos têm fundo emocional. Para ela, a inteligência sexual existe, mas o rótulo exige cuidados. "Não devemos padronizar comportamentos", adverte. Se a satisfação sexual está tão associada à auto-estima, ao conhecimento do próprio corpo e de como ele pode proporcionar prazer, também é fato que o organismo contribui para que os momentos a dois sejam plenamente aproveitados. Uma pesquisa da Universidade de Gröningen, na Holanda, constatou que durante o ato sexual o cérebro desativa temporariamente as amígdalas cerebrais e algumas outras áreas responsáveis por sensações como medo e insegurança. Porém, se a pessoa não se concentrar, tal desativação é ineficaz. "Não há prazer se a pessoa não se sente bem consigo mesma. Para mim, a mente é a principal fonte do desejo", acredita a gestora ambiental Fabiana Vieira, 27 anos. COMO NOSSOS PAIS - No livro Inteligência sexual (Editora Subjetiva), elaborado pelos psicólogos Michael Milburn e Sheree Conrad, da Universidade de Massachussets, nos Estados Unidos, uma pesquisa com mais de 500 pessoas das mais diversas nacionalidades concluiu que metade dos entrevistados não considerava suas vidas sexuais lá grande coisa. Para os pesquisadores americanos, tal conclusão está ligada ao fato de que as pessoas ainda encaram o sexo de forma conservadora e, muitas vezes, preconceituosa. Segundo o livro, os ideais da revolução sexual disseminados entre 1960 e 1970 alteraram a forma de o mundo encarar e pensar no sexo, mas não tiveram efeito significativo em relação à massa da população. Mesmo com a mídia vendendo a imagem de que os jovens são sexualmente livres e bem resolvidos, a realidade constatada na pesquisa é a de que eles ainda encaram o sexo da mesma maneira que seus pais: cheios de inseguranças e tabus. EM UM MÊS, VÁRIAS MULHERES - Tão essencial quanto o bem-estar e a auto-estima, o conhecimento sobre os ciclos hormonais femininos pode se tornar um trunfo na hora do sexo. Toda mulher, durante seu ciclo menstrual de 28 dias, passa por três fases distintas: 1ª fase - Os primeiros 11 dias do ciclo levam à ação hormonal do estrogênio. É aquela fase onde a mulher se sente bonita, atraente e confiante. Aqueles dias atípicos, quando todas as roupas do armário vestem perfeitamente bem, o cabelo está maravilhoso e a pele mais macia do que nunca. Mesmo se sentindo super sexy, a mulher ainda não está totalmente disposta ao ato sexual. Está mais para jantar romântico do que para uma noite quente em um motel. 2ª fase - Do 12º ao 16º dia do ciclo, a testosterona entra em cena e aumenta vertiginosamente a libido. A energia da mulher, nessa fase, está em seu ápice e ela se sente mais disposta não somente para o sexo, mas para demais tarefas. A fase, que coincide com o período fértil delas, é o período de maior desejo sexual. 3ª fase - Do 17º ao 28º dia, tanta auto-estima e libido vão por água abaixo e a progesterona traz consigo os famosos sintomas da tensão pré-menstrual. A mulher sente cólicas e dores de cabeça, pele e cabelo ficam oleosos, o corpo retém mais líquidos e a mulher sente-se inchada, além de ter oscilações de humor. Tudo por causa da produção de progesterona, que inibe a produção dos hormônios do bem-estar, como a dopamina e a serotonina. Por outro lado, a mulher fica mais afetiva e maternal, como se seu corpo se preparasse para a possível gravidez, após o período de ovulação. Fonte: Amaury Mendes, ginecologista e sexólogo - O CORPO CONSPIRA - A excitação e envolvimento são orquestrados pelo cérebro, que acionam seus neurotransmissores para a mulher sentir desejo. A noradrenalina e a dopamina são liberadas, provocando o aumento da oxitocina. Tal hormônio contribui com o sentimento de apego e desejo de contato físico e aproximação. "Não é à toa que a oxitocina é liberada durante o parto normal, induzindo a mulher a querer manter o filho protegido e acalentado. O mesmo sentimento de aproximação acontece durante o ato sexual", explica Carmita Abdo. Junto com a oxitocina, outro hormônio essencial é liberado: a testosterona, responsável pelo sentimento de desejo sexual. - Maria Fernanda Seixas, especial para o Correio - Fonte: Correio Braziliense
Web www.boaspraticasfarmaceuticas.com.br
Ajude a Combater o Spam! Clique aqui!
Atualizado em 28/03/2007
0 Usuários On-Line agora.
BOAS PRÁTICAS FARMACÊUTICAS
webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

O que remedios contendo ''corticóides'' podem provocar?

O que remedios contendo ''corticóides'' podem provocar?
YAHOO RESPONDE
Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta
Por: Antonio Celso da Costa Brandão em: Sex 05/05/2006 [17:51] (1464 leituras)

Quando foram desenvolvidos, em 1952, os medicamentos à base de corticóides ou corticosteróides - hormônios produzidos quimicamente - ganharam o status de grande descoberta, por causa de suas propriedades antiinflamatórias. Eficazes, eles são capazes de curar alergias e dermatites em questão de dias. Três anos após sua criação, os primeiros efeitos colaterais começaram a ser catalogados.

De acordo com um estudo publicado recentemente pelo "Journal American Academy of Dermatology", nos EUA, o mesmo mecanismo de ação dos remédios à base de corticóides responsável pela cura é também responsável pelos efeitos colaterais que surgem pelo uso indevido, dentre eles acne, osteoporose, glaucoma e hipertensão.

O pior da história é que estes remédios podem ser obtidos sem receita médica em muitas farmácias brasileiras. Com isso, fica fácil abusar deles. Uma vez indicado, a pessoa poderá recorrer a ele toda vez que o problema reincidir. As crianças, que respondem por 30% da população mundial vítima de alergias e dermatites, acabam sendo as maiores vítimas. "Como a pele delas é mais fina e delicada, estão mais sujeitas aos efeitos colaterais dos corticóides", explica a professora de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) Zilda Najjar.

Existem vários tipos de corticosteróides e, com o tempo, novos são sintetizados. "O intuito é conseguir remédios mais potentes e com menos efeitos colaterais", explica Zilda. Eles são divididos em dois tipos: tópicos (de aplicação local, como pomadas, cremes e loções) e sistêmicos (como os inalatórios e orais). Outra classificação é quanto à eficiência: há os superpotentes, os potentes, os de média potência e os de baixa potência.

Quanto mais potentes, maior a penetração na pele do paciente e maior a possibilidade de efeitos colaterais. Para áreas afetadas cuja pele é fina ou crianças, por exemplo, o melhor são os de baixa potência.

Em caso de abuso (por automedicação) ou uso por tempo prolongado, os corticóides sistêmicos podem interferir no crescimento dos pequenos. Absorvidos em grandes quantidades pela pele, eles interferem na produção do corticóide natural pelas glândulas supra-renais.

Nos adultos, a mesma medicação pode causar osteoporose, aumento de glicose no sangue, hipertensão e Síndrome de Cushing. Caracterizada por excesso de pelos no corpo, pressão alta e estrias, a disfunção tem tratamento específico, mas nem sempre as complicações têm cura.

A dona de casa Maria Lúcia (sobrenome não revelado), de 59 anos, começou a desenvolver alguns dos sintomas da síndrome há dois anos, graças ao uso indiscriminado de um comprimido à base de corticóides. "Uma amiga me indicou para a minha dor de cabeça, mas eu tomava o tempo todo. Com o tempo, comecei a engordar, mas nem desconfiava que era por causa do remédio", diz ela, que comprava o medicamento de vendedores que se abasteciam no Paraguai. Hoje ela faz tratamento com um endocrinologista para controlar os sintomas da disfunção.

Graças à má fama dos corticosteróides, muita gente deixa de usá-los. Zilda, no entanto, acha que essa fama de vilão é injusta. "Bem utilizados, eles são seguros", diz a dermatologista. O ideal, quando os sintomas da doença retornam, é procurar orientação médica.

Colírios - O uso exagerado de colírios à base de corticóides constitui um capítulo extra nesta história. Indicados para casos graves de inflamação ocular - como a conjuntivite viral - eles podem provocar dependência física, intoxicação, infecções, glaucoma e, nos piores e não raros casos, perda parcial ou total da visão.

"São poucos os casos de inflamação que realmente necessitam de colírios à base de corticóides", explica o oftalmologista do Hospital Sírio-Libanês? de São Paulo Newton Kara Júnior. Eles dão conforto para os olhos irritados e agem inibindo a chegada de células de defesa até os olhos. Com as defesas naturais deprimidas, os olhos ficam muito mais suscetíveis a infecções. Na maioria dos casos, não têm seu uso prescrito pelos oftalmologistas por mais de duas semanas.

Segundo Kara, são três os grandes males que estes colírios podem provocar. O primeiro é a suscetibilidade às infecções. "Se a pessoa usou o colírio por causa de um desconforto, por exemplo, ela pode ficar com uma infecção", diz Kara.

O segundo é a dependência física. "Os colírios à base de corticóides produzem um bem-estar artificial porque se a pessoa pára de usá-lo, os sintomas voltam ainda piores. É o que chamamos de efeito rebote", diz Kara.

O terceiro, e mais grave, é o glaucoma, ou aumento da pressão intra-ocular. Ele acontece quando o colírio de corticóide é usado por muito tempo e também pode levar à perda da visão. Total ou parcial, a cegueira ocorre com mais freqüência em pessoas que já apresentavam alguma infecção por fungos ou herpes.

Apesar de causarem sensação de bem-estar em olhos irritados, os colírios à base de corticóides não são insubstituíveis. O ideal, diz Kara, é tentar descobrir a causa do incômodo. Após feito o diagnóstico, o oftalmologista indicará um tipo específico de colírio.
Fonte: BLOGDALERGIA

Conceitos sobre Benchmarking

O que é o Benchmarking ?
O Benchmarking é um processo sistemático e contínuo de avaliação dos produtos, serviços e processos de trabalho de organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com a finalidade de introduzir melhorias na organização. Ou seja, ser o melhor entre os melhores. Em outras palavras é olhar para a concorrência e "copiar o que está dando certo" - adotar as melhores práticas.

Os princípios do benchmarking

O Benchmarking não é um método aleatório de recolher informação, mas trata-se de um processo sistemático estruturado etapa a etapa, com o objetivo de avaliar os métodos de trabalho no mercado.

Os outputs deste processo proporcionam às empresas comparar os seus produtos, serviços e métodos de trabalho com os das organizações representantes das melhores práticas.
Benchmarking é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior.

O benchmarking é visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante.

É um processo gerencial permanente, que requer atualização constante da coleta e análise cuidadosa daquilo que há de melhor externamente em práticas e desempenho para as funções de tomada de decisões e de comunicações em todos os níveis da empresa. Um processo que obriga ao teste constante das ações internas em relação aos padrões externos das práticas da indústria.

É um processo de descoberta e de uma experiência de aprendizagem. Exige a identificação das melhores práticas e a projeção do desempenho futuro.

A idéia por trás do benchmarking é de que ninguém é melhor em tudo. Então, “copiar” modelos de outras empresas significa “economizar” tempo e trabalho.

Por definição, as “cópias” nunca serão iguais. Haverá sempre ajustes, adaptação e aprimoramentos, o que garante a “evolução” da idéia original.

Registrado medicamento para malária (Artesunato+ Mefloquina)

ANVISA concede registro de novo medicamento contra a Malária
07 de março de 2008


A Fundação Oswaldo Cruz / Farmanguinhos obteve no dia 3 de março de 2008, junto à ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) o registro do medicamento Artesunato+ Mefloquina.O medicamento é produto de uma parceria com a DNDi (Iniciativa “Medicamentos para Doenças Negligenciadas”) e representa um avanço no tratamento contra a Malária na América do Sul e na Ásia.

O Artesunato+ Mefloquina é um produto novo, desenvolvido e fabricado no Brasil,com validade de 36 meses, como parte de um projeto de colaboração internacional. O medicamento apresenta o resultado da combinação de duas substâncias (Artesunato + Mefloquina) em um só medicamento, com doses de 1 a 2 comprimidos por dia, o que facilita a administração a pacientes portadores da Malária, resultando em melhor adesão ao tratamento.

O novo produto será fabricado sob a forma de comprimidos e pode ser dissolvido em líquido, o que facilita o uso pediátrico. O registro já foi concedido e o medicamento está em fase final para a produção em larga escala.

CONCEITOS IMPORTANTES: Auto estima / Sabedoria / Gentileza / Liberdade / Apresentação

AUTO ESTIMA

O tamanho de sua auto-estima é a medida exata de seu sucesso.
Você não conseguirá ir além do que a auto-estima lhe permite.

Por isso, cuide bem de sua auto-estima. Somente ela poderá lhe conduzir ao sucesso profissional, ou familiar ou pessoal.
As decepções e frustrações sofridas ao longo da vida são algozes de nossa auto-estima, quando as aceitamos com sentimento de culpa.
Esse é o mecanismo da auto-limitação.
Os animais são domados desta maneira. Ah! Se o elefante de circo tomasse consciência da força que possui...
Grandes sábios não se cansam de afirmar: Você é exatamente aquilo que pensa de si mesmo.
Outros dizem que não basta você ser competente: é necessário parecer competente para ser reconhecido. Para que isto aconteça, em se tratando de competência, deixe a humildade de lado e ...
Apareça!

Sabedoria
Não confunda sabedoria com conhecimento.
A sabedoria é a mãe do conhecimento.

Você precisa usar de sabedoria até para adquirir conhecimentos: quais , aonde, quando, porque, buscar as informações necessárias ao enriquecimento de sua cultura, seja ela profissional ou pessoal.
O conhecimento é transmitido por pessoas, através de livros, palestras, internet, programas educacionais.
A sabedoria, ao contrário, não se aprende na escola. Não pode ser passada de uma a outra pessoa.
Com freqüência vemos pessoas com menor grau de conhecimentos ocupando cargos ou posição social muito melhores do que os atribuídos a pessoas muito mais instruídas.
Por outro lado, observamos, também, pessoas altamente graduadas cometendo atos pueris e insensatos.
O diferencial está no grau de sabedoria de cada indivíduo.
Há três milênios, um filósofo grego (Sócrates), afirmou:
“Conhece-te a ti mesmo”
Medite muito, reflita outro tanto e...torne-se um sábio!

Sucesso e felicidade
Escute a sua voz interior...
Escute a sua voz interior...
Se você não vive a sua vida completamente, realizando as metas que você mesmo idealizou, ninguém mais as realizará. E acabará morrendo com você aquela oportunidade única do mundo de ficar conhecendo as suas realizações.
Todos nós temos um propósito que ecoa do centro de nosso ser. De algum modo, nossas vidas nunca estarão completas a menos que respondamos a este chamado. Mas nos recusamos..
”Aquele sonho”...”aquela idéia”...e vem o dia a dia e o entusiasmo vai se esmaecendo. Nossos sonhos e aspirações parecem incertos, e talvez um pouco fúteis e acabam por desaparecer como lágrimas na chuva.
Preferimos, então, nos arrastarmos pelos caminhos do conformismo, seguindo os outros. Buscamos o que os outros buscam – dinheiro, conforto, segurança, poder, prazer. Não estamos sozinhos, mas somos estranhos para o melhor de nós mesmos. Os anos deixam rugas na pele, mas a perda de entusiasmo deixa rugas na alma.
A voz interior vale por mil conselhos. Somente você com tranqüilidade e humildade, pode ouvir o seu próprio íntimo lhe indicando o caminho a seguir.
Sucesso e felicidade não são metas difíceis de serem conquistadas. Acontecem naturalmente enquanto você está realizando seus sonhos.

Gentileza
Conheça a chave que abre as portas do sucesso.
Dizem os antigos que já nascemos com dois ouvidos e uma só boca justamente para ouvirmos o dobro do que falamos. Manifeste um interesse pessoal pelos seus colegas e contatos de trabalho. Ouça-os com carinho. Grandes oportunidades serão reveladas. A gentileza é um investimento que não custa nada mas produz muitos dividendos para a sua carreira profissional. Não esqueça das pessoas de sua família e dos amigos. O sucesso na vida familiar e afetiva é fator condicionante para o sucesso profissional.

Liberdade
A liberdade é o bem mais precioso da natureza humana.
Todos ansiamos por liberdade porque é um desejo natural. Queremos ter a liberdade de decidir as nossas próprias vidas, nossa maneira de ser, nossa vontade de conquistar posições no tempo e no espaço, Porém... muitas das vezes nos esquecemos que vivemos em sociedade e que, portanto, a liberdade deve ser compartilhada por todos.
A inteligência humana, então, concebeu o conceito do direito.Este conceito surgiu para servir de compartilhador das liberdades.
O sábio e antigo ditado que afirma: “a liberdade de um vai até aonde começa o direito do outro”, nunca se fez tão necessário como nos dias de hoje. Em nome da liberdade, nações, grupos e indivíduos vêm violentando direitos de outros. Para conter a progressão deste paradoxo, faz-se necessária uma conscientização coletiva, a partir dos jovens, de que a liberdade não pode ser desacompanhada do respeito aos direitos dos próximos.
Para conter a disseminação dessas idéias distorcidas de liberdade devemos nos habituar com as definições dos limites para que a pretensa liberdade de um não se aproprie da liberdade do outro.

Apresentação
A forma como você se apresenta é fundamental para o sucesso de qualquer tipo de relacionamento .
Sempre que desejamos iniciar um relacionamento pessoal, de amizade ou amoroso, sabemos, por intuição, da importância da apresentação no primeiro contato. Roupas, aparência, voz, vocabulário devem estar preparados para causar boa impressão.
Estes mesmos cuidados deverão ser apropriados para um futuro relacionamento profissional.
Informe-se,antes do primeiro contato, sobre a cultura da empresa aonde irá se apresentar. Isto é importante para não correr o risco de parecer destoante com os costumes da organização.
Boas oportunidades são desperdiçadas por motivos que você poderá até julgar impertinentes ou preconceituosos mas que na realidade são determinantes para o sucesso de um processo de seleção.



Fonte: jjfontes@hotmail.com

DERRAME CEREBRAL: MEDICAMENTO E ALIMENTAÇÃO

Um novo medicamento poderá reduzir os riscos de sérias deficiências físicas provocadas por derrames, segundo testes feitos por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Glasgow.
A pesquisa envolveu mais de 1,7 mil pacientes em 154 hospitais espalhados pelo mundo e produziu resultados promissores.
O medicamento, conhecido como NXY-059, age para minimizar os danos cerebrais logo após um derrame relacionado a um coágulo.
O derrame é uma das causas mais comuns de morte ou deficiência física de longo prazo no mundo. O acidente vascular cerebral relacionado a um coágulo, ou isquêmico, é causado pelo bloqueio de um dos vasos que transportam sangue ao cérebro.
Recuperação
Nos testes conduzidos pela equipe da Universidade de Glasgow, os pacientes eram examinados na chegada ao hospital, cerca de seis horas depois de desenvolverem os primeiros sintomas de derrame.
A metade deles recebeu tratamento com medicamentos tradicionais e para os demais foi incluído o NXY-059.
"Os pacientes que receberam esse novo medicamento tiveram mais chances de uma recuperação total em três meses", disse o professor Kennedy Lees, chefe da pesquisa.
"As chances dos que foram tratados com NXY-059 de evitar as deficiências físicas de longo prazo foram cerca de 20% maiores."
O professor disse também que os resultados mostravam ser possível tratar do derrame depois do prazo de três horas desde o início dos sintomas.
Segundo ele, os testes também sugeriram que o remédio pode reduzir os riscos de sangramento associado com remédios para combater a formação de coágulos.
"Esses testes abrem novos horizontes para o tratamento de uma das mais importantes doenças que afetam a nossa sociedade", disse Lees.


'Instigantes'Dieta rica em vegetais reduz risco de derrame
 
 
Comer mais do que as recomendadas cinco porções diárias de frutas, verduras e legumes diminui o risco de derrame cerebral em até 26%, segundo um estudo da Universidade de Londres publicado pela revista médica Lancet.
Aqueles que comem entre três e cinco porções diminuem os riscos em até 11%, em comparação com quem come menos do que três porções diárias.
O estudo analisou dados de mais de 275.500 pessoas compilados de oito pesquisas diferentes realizadas na Europa, Estados Unidos e Japão e concluiu ainda que o consumo diário de mais de cinco porções de vegetais também diminui o risco de doenças cardíacas e alguns cânceres.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o derrame cerebral, ou acidente vascular cerebral (AVC), atinge 15 milhões de pessoas por ano e é a terceira principal causa de morte natural no mundo. Destas, cinco milhões morrem, e outras cinco milhões sofrem seqüelas que as deixam deficientes.
No Brasil, 129.172 pessoas morreram de AVC em 2002.
Mudanças simples
"É uma conclusão muito importante, porque realmente mostra que deveríamos estar comendo mais do que as recomendadas cinco porções diárias de vegetais", disse o professor Graham MacGregor, que participou do estudo.
Junto com o fumo, a dieta ruim e o sedentarismo são apontados como as principais causas que podem levar a um derrame.
Frutas e vegetais são ricos em nutrientes como vitamina C, betacarotenos e potássio, além de proteínas vegetais e fibras. Eles também são menos calóricos, têm pequena quantidade de gordura e contêm antioxidantes.
Mas os pesquisadores suspeitam que o potássio seja o principal fator para evitar os derrames.
"Nós sabemos que o consumo de potássio ajuda a baixar a pressão sanguínea", disse MacGregor, "aumentando o consumo de frutas, verduras e legumes para mais de cinco porções diárias, o consumo de potássio aumenta em cerca de 50%".
Uma porção de vegetais equivale a 77 gramas, e uma porção de frutas equivale a 80 gramas.
Fonte: BBC Brasil

O diretor da ONG britânica Chest, Heart and Stroke Scotland, David Clark, considera "instigantes" os resultados dos testes.
"Cerca de metade dos sobreviventes de um derrame tem alguma deficiência significativa, então, qualquer coisa para reduzir essa deficiência é potencialmente de grande benefício, especialmente por ter o potencial de ser desenvolvido como um procedimento de rotina nas unidades de tratamento de derrames", disse.
Joe Korner, da Stroke Association da Grã-Bretanha, disse: "O potencial desse medicamento é muito interessante e pode ser mais um instrumento para os profissionais de saúde no tratamento de um derrame agudo".
"Ainda não está claro exatamente de que maneira isso pode beneficiar indivíduos, mas o que sabemos é que, quanto mais cedo um paciente com derrame receber diagnóstico de especialista e for internado em uma unidade de tratamento de derrame, melhor o resultado".
"Pode demorar muitos anos para um remédio chegar ao mercado".
"O derrame é uma emergência médica e o público deve ser alertado para os sintomas para que mais pessoas possam receber os tratamentos já disponíveis".
"Um fator decisivo para isso será aumentar o conhecimento público sobre os sintomas do derrame."

3.04.2008

hipertensão gestacional: Butantan desenvolve medicamento inovador

Instituto Butantan desenvolve medicamento inovador
 
Conhecida como pré-eclâmpsia, a doença atinge mulheres a partir da vigésima semana de gestação e pode até matar.
Os pesquisadores encontraram uma substância presente no veneno da jararaca capaz de atuar diretamente nos casos de hipertensão gestacional. Os responsáveis pelo trabalho pesquisam há quatro anos as aplicações medicinais de moléculas sintéticas derivadas do veneno de cobras. Testes realizados com animais, que acabam de ser concluídos, comprovaram a eficácia da nova substância.
Cerca de 3,2 milhões de mulheres ficam grávidas por ano no Brasil, e segundo estatísticas cerca de 10% dessas gestantes apresentam pré-eclâmpsia, considerada por especialistas como responsável por cerca de 30% dos óbitos maternos.
 
Fonte: Maxpress

Novas regras para a publicidade de medicamentos

Novas regras para a publicidade de medicamentos
 
A divulgação em mídia de massa de medicamentos isentos de prescrição contará até o meio do ano com uma resolução mais rígida no que se refere à exigência de informações sobre a utilização e os riscos de efeitos colaterais provocados pelos produtos.
No geral, a indústria farmacêutica investe cerca de R$ 1 bilhão em publicidade por ano, segundo dados do Ibope Monitor. O faturamento do mercado de produtos isentos de prescrição corresponde a R$ 7,2 bilhões, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição (Abimip).
"É preciso haver informação precisa e completa na publicidade, que explicite para que serve, riscos e benefícios do produto", afirma Dirceu Raposo de Mello, diretor-presidente da Anvisa. Para justificar a relevância do tema, Melo cita como exemplo o caso de uma pessoa que tem úlcera e toma uma aspirina. Nesse caso, a pessoa pode ter uma hemorragia. "Agravos como esses são previstos, mas muitos não têm conhecimento. A população precisa saber disso", diz.
Melo afirma que a idéia inicial não é proibir a veiculação de peças publicitárias. Antes disso, o objetivo é tornar mais rígidos os parâmetros para a publicidade desse segmento
A proibição de campanhas vai depender do comportamento dos fabricantes diante das novas regras.
“O próprio Conselho Nacional de Saúde, órgão máximo da saúde no Brasil, recomendou no ano passado a proibição desse tipo de publicidade", conta Mello.

Fonte: Jornal Gazeta Mercantil

Mais vagas para o Rio de Janeiro

ENCARREGADO DE MANUTENÇÃO PREDIAL

A Clave Consultoria está assessorando um de nossos clientes, uma empresa de grande porte, para contratação de um Encarregado de Manutenção Predial, com o seguinte perfil: Pré-requisitos: Superior Completo em Engenharia Civil (preferencial); Experiência em supervisão de equipes de manutenção predial de grande porte-refrigeração, elétrica, hidráulica e edificação; Experiência em administração de contratos de terceiros; Pacote Office e Autocad avançado. Principais Atividades: Orientar as equipes de atendimento do plano anual/ programação semanal de manutenção; programar as ações de manutenção. Interagir com Engenharia para desenvolvimento de fornecedores alternativos; Controlar os gastos da manutenção mediante o acompanhamento das despesas e investimentos contidos no orçamento. Identificar as necessidades de treinamento das equipes; Fiscalizar, acompanhar e atestar a realização das manutenções terceirizadas - contratos permanentes e sazonais. Os interessados devem enviar CV atualizado e pretensão salarial para daniela@claveconsultoria.com.br



ENGENHEIRO DE MANUFATURA PL

Estamos selecionando para Multinacional Francesa, do segmento automotivo: Formação superior em Engenharia Mecânica ou de Produção. Inglês fluente, francês será um diferencial. Entre 3 e 5 anos de experiência em indústria automotiva, com fortes conhecimentos das ferramentas FMEA, MAS, PLANO DE CONTROLE, 8D e capabilidade. Disponibilidade para morar na Região Sul Fluminense (interior do Estado). Os interessados devem enviar CV com pretensão salarial para prs@grupofoco.com.br, colocando o cargo no campo assunto.



GERENTE DE PROJETOS

Estou em busca de um/a Gerente de Projetos para uma indústria farmacêutica localizada em Goiânia. Requisitos: Formação em Engenharia Química; Experiência em processos e projetos; Experiência mínima de 4 anos em processosde indústrias farmacêuticas ou químicas; Conhecimento de boas práticas de fabricação; Noções de budget e ferramentas do Microsoft Project e Disponibilidade para morar em Goiânia. Os interessados deverão encaminhar o cv para regina@oficinarh.com.br com urgência ou ligar para 11-38849846.


ENGENHEIRO MECÂNICO PROJETISTA

A MSA RH está assessorando uma multinacional francesa, do segmento industrial, líder em seu segmento na busca de um Engenheiros Mecânico Projetista. Os requisitos para o cargo são: Experiência de 3 anos em elaboração, implantação e desenvolvimento de projetos mecânicos na área industrial. Apto a desenvolver projetos mecânicos para manutenção, implantação de melhorias, acompanhamento de disponibilidade de equipamentos, análise dos módulos de falhas, entre outros. Experiência no desenvolvimento de projetos para instalações industriais, atuando na elaboração de documentos, pareceres e especificações técnicas, fluxogramas de processos, seleção de componentes e equipamentos, definição de layout e melhorias de cálculo. Apoio técnico a equipe de manutenção e planejamento, propondo melhorias e soluções nos problemas de manutenção utilizando ferramentas e programas como: MS- Project; Análise de falhas; TPM; Auto Cad; Identificação e controle dos riscos ergonômicos, a saúde e a segurança do trabalho. Formação: Desejável Engenharia Mecânica. Inglês nível básico. Conhecimentos de francês. Os interessados deverão encaminhar CV para aline.monteiro@msarh.com.br.



TÉCNICO DE MANUTENÇÃO ELETRÔNICA

A MSA Consultoria em Recursos Humanos está assessorando empresa multinacional francesa de grande porte, do segmento industrial, em fase de ampliação de sua fábrica no Rio de Janeiro, região de Campo Grande, na busca de profissional para ocupar o cargo de Técnico de Manutenção Eletrônica. Requisitos Necessários: Experiência mínima de 1 ano em reparos na área eletrônica. Capaz de realizar manutenção eletrônica nas principais máquinas e equipamentos da produção. Conhecimentos das políticas de prevenção de riscos ambientais, pessoais, patrimoniais, e as respectivas regras em sua atividade. Capaz de fazer os primeiros atendimentos nas áreas de instrumentação e balanças. Conhecimento de componentes e conceitos básicos de eletrônica. Utilizar microinformática, software de gestão de manutenção. 2ºGrau Técnico em Eletrônica - Possuir CREA. Caso tenha interesse e possua o perfil descrito acima, me envie seu currículo para aline.monteiro@msarh.com.br.


CHEFE DE PRODUÇÃO

A MSA Consultoria em Recursos Humanos está assessorando empresa multinacional francesa de grande porte, do segmento industrial, em fase de ampliação de sua fábrica no Rio de Janeiro, região de Campo Grande, na busca de profissional para ocupar o cargo de Chefe de Produção. Experiência de cerca de 2 anos em função similar em indústria de grande porte. Habilidade na gestão e no desenvolvimento de pessoas. Apto a : Desenvolver os planos técnico e humano respeitando os Sistemas de Qualidade, de Gestão Ambiental e de Segurança. Decidir sobre todos os assuntos ligados a gestão e ao desenvolvimento dos recursos humanos de seu negócio. Gerenciar os recursos humanos, técnicos e financeiros de seu negócio, com o objetivo de cumprir as metas, de acordo com os objetivos fixados. Manter em suas atividades e área de trabalho a conformidade do Sistemas de Qualidade, Gestão Ambiental e Segurança. Disseminar a política de prevenção de riscos ambientais, pessoais e patrimoniais, a partir da gestão de sua equipe. Formação superior - desejável. Caso tenha interesse e possua o perfil descrito acima, me envie seu currículo para aline.monteiro@msarh.com.br.

CHEFE DE PRODUÇÃO/ MANUTENÇÃO

A MSA Consultoria em Recursos Humanos está assessorando empresa multinacional francesa de grande porte, do segmento industrial, em fase de ampliação de sua fábrica no Rio de Janeiro, região de Campo Grande, na busca de profissional para ocupar o cargo de Chefe de Produção/Manutenção. Experiência de cerca de 2 anos em função similar de Supervisor de Produção que exerça também atividades de liderança em manutenção ou já tenha atuado em manutenção dos equipamentos da produção. Habilidade na gestão e no desenvolvimento de pessoas. Formação em Administração ou Engenharia. Desejável Nível Médio em Eletrônica ou Mecânica. Apto a Manter suas atividades e área de trabalho em conformidade com os Sistemas de Qualidade, Gestão Ambiental e Segurança. Disseminar a política de prevenção de riscos ambientais, pessoais e patrimoniais, a partir da gestão de sua equipe. Os interessados devem encaminhar CV para aline.monteiro@msarh.com.br.


VENDEDORA

Empresa farmacêutica de pequeno porte, localizada na Baixada Fluminense contrata VENDEDORAS com penetração em redes de farmácias e drogarias. Aquelas que tiverem carteira de clientes terão prioridade no processo. Os currículos devem ser enviados para ccaconsult@hotmail.com colocando no campo assunto "VENDEDORA".

GERENTE DE CONTROLE DE QUALIDADE.

Sólidos conhecimentos em controle de qualidade físico-químico e microbiológico. Conhecimentos técnicos sobre os equipamentos de HPLC, UV-Vis, Dissolutor e validação de metodologia análitica. Conhecimentos na fabricação de produtos injetáveis será um grande diferencial. Inglês fluente é imprescidível. O candidato deve ter a disponibilidade de mudar de cidade. A empresa se localiza no estado do Rio de Janeiro.A vaga prescisa ser preenchida com urgência. Enviar CV para: Renata Souza - Joint Business Consulting - Tel.: 21 7848-2890 / 3477-8750 - r.souza@jointbusiness.com.br

ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS DA CONTÁBEIS, ECONOMIA OU ENGENHARIA

Recrutamos profissionais para atuar como Analista na área de FATURAMENTO em empresa ( grande porte - Telecom). Requisitos desejáveis: Formação Acadêmica: Superior Completo em Administração, Ciências da Contábeis, Economia ou Engenharia. Experiência mínima de 01 ano em: Faturamento ou arrecadação ou contas a pagar ou contas a receber. Processos de Auditoria SOX e ISO. Desenho e Redesenho de processos. Ferramentas de Análise e Solução de Problemas. Conhecimentos: Pacote Office (Word, Excel e Power Point). Ferramentas da Qualidade e metodologia de análise e solução de problemas (MASP, CEP, PDCA). Ferramenta de Desenho e redesenho de processos. Diagnóstico de causas, elaboração e acompanhamento de planos de ação. Conhecimento e utilização de Sistema de Conformidade de Processos. SOX e ISO. Bons conhecimentos de ingles. Os candidatos interessados e adequados ao perfil deverão encaminhar currículo, o mais breve possível para vagas@astem.com.br , informando no assunto PROCESSO FATURAMENTO, informando pretensão salarial. Obs.: currículos fora do perfil serão descartados



ANALISTA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

Região RIO DE JANEIRO-RJ (1 vaga). Faixa Salarial De R$ 2.001,00 a R$ 2.500,00. DESCRIÇÃO DA VAGA: Ensino superior completo em Farmácia. Com experiência mínima de dois anos na função. Ter conhecimentos em fabricação de lotes pilotos, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos(comprimidos, xaropes, elaboração e avaliação de documentos técnicos para registro e validação de processos de desenvolvimento, pois atuará exercendo essas atividades. Experiência mínima de 2 anos na área. OBSERVAÇÕES: Salário de R$ 2.500,00. Benefícios: assistência médica e odontológica, cesta básica, participação nos lucros, seguro de vida em grupo, VT e refeição no local. QUESTIONÁRIO: 1ª pergunta: Descreva as suas atividades exercidas como analista de pesquisa e desenvolvimento. 2ª pergunta: Tem disponibilidade para contratação imediata? 3ª pergunta: Tem experiência mínima de dois anos como analista de pesquisa e desenvolvimento? CV para: luizalberto@engenews.com.br



ESTOQUISTA

Empresa localizada no Recreio dos Bandeirantes, busca: Com experiência no Setor de Estoque / controle e armazenagem de produtos ( preferência na área de saúde) e noções de qualidade; Cursando nível superior. Benefícios: Assistência Médica ( Plano de Saúde Bradesco); Ticket Refeição e Vale Transporte. Os interessados deverão enviar CV com pretensão salarial para cdias07@yahoo.com.br

3.03.2008

MEDICAMENTOS ADULTERADOS E PROIBIDOS ENTRAM NO PAIS PELO PARAGUAI E URUGUAI

INVASÃO DE REMÉDIOS FALSIFICADOS
25/02 - Cresce incidência de medicamentos adulterados no país. A maioria vem da Ásia. O Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP) está em estado de alerta: jamais houve incidência tão grande de casos de medicamentos falsificados no Brasil, a grande maioria importada do Sudeste da Ásia. De forma geral, os produtos entram no país via Paraguai e Uruguai. Segundo o presidente do CNCP, Luiz Paulo Barreto, é encontrado de tudo, desde estimulantes sexuais, como Viagra, Levitra e Cialis, até remédios para celulite, queda de cabelo, emagrecimento e analgésicos - tudo falso, ou seja, sem eficácia para a saúde. Nem produtos usados para o tratamento de câncer são poupados. - Há remédios proibidos, como o Citotec (usado ilegalmente como abortivo), que estão sendo vendidos no mercado, muitas vezes falsificados - afirmou Barreto, que é secretárioexecutivo do Ministério da Justiça. Ele lembrou que a comercialização de medicamentos falsificados é crime hediondo e prevê pena de dez a 15 anos de reclusão: - Não temos dados estatísticos fechados sobre a dimensão do crescimento, porque é recente, mas estamos realmente preocupados. Todos os anos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apreende, pelo menos, uma dezena de tipos de medicamentos falsificados. No ano passado, a agência detectou irregularidades em dez produtos. Em 2006, foram 12 medicamentos. A maior rigidez no combate à falsificação de remédios teve como estopim o escândalo das pílulas anticoncepcionais feitas de farinha, em vez de hormônios, em 1998. - Quando falamos de medicamentos falsificados, estamos falando de atividade criminosa enquadrada na categoria dos crimes hediondos. Assim, é difícil afirmar qual a origem dos remédios falsificados que estão chegando ao Brasil - afirmou o gerente de Monitoramento da Qualidade, Controle e Fiscalização de Insumos, Medicamentos e Produtos da Anvisa, Kleber Pessoa de Melo. A Receita Federal e a Polícia Federal confirmam que há dificuldade para se dissociar, entre as importações irregulares de medicamentos, quais são falsificados e quais entraram no Brasil sem o pagamento de impostos. No ano passado, a Receita apreendeu R$ 5,3 milhões em remédios irregulares. Já a Polícia Federal realizou, em meados de 2007, a Operação Placebo, quando foram identificados 60 pontos clandestinos, em seis estados e dez municípios, de armazenagem e comercialização de produtos sem registro da Anvisa. - Qualquer medicamento em situação ilegal preocupa, pois põe em risco a saúde do consumidor - reforçou o farmacologista Lauro Moretto, do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo. Para combater o comércio de medicamentos falsificados, a Anvisa adotou, entre outras medidas, um tipo especial de embalagem para os remédios vendidos no Brasil. Para quem não sabe, as embalagens dos medicamentos têm um símbolo, revestido com material metalizado, que, ao ser raspado, tal como as raspadinhas lotéricas, expõe a palavra qualidade e a logomarca do fabricante. Esse desenho ou logomarca está impresso com tinta reativa. Ao ser retirada a camada que cobre o símbolo, a tinta reage com o ar, formando a marca adotada pela indústria. Todos os produtos, para serem comercializados no país, necessitam dessa marca. Além da raspadinha, os medicamentos precisam ter um lacre para caixas e frascos que, quando retirado, deverá deixar uma marca. Isso indica que o produto já foi utilizado. Uma das principais recomendações da Anvisa aos consumidores brasileiros é para que comprem medicamentos apenas em farmácias e drogarias, de preferência estabelecimentos já conhecidos do usuário. É preciso atenção a promoções e liquidações: preços muito baixos, alerta a agência, podem indicar que o produto tem origem duvidosa, nenhuma garantia de qualidade ou até mesmo ser roubado. A nota fiscal é um instrumento fundamental e deve ser exigido do estabelecimento comercial. O documento serve como comprovante, em caso de irregularidade, para que o consumidor dê queixa. Além da nota, é aconselhável guardar também a cartela ou o frasco do medicamento que está sendo usado. É importante que, na hora da compra, o consumidor verifique a data de validade do medicamento; se o nome do produto está bem impresso e pode ser lido facilmente; e se não há rasgos, rasuras ou alguma informação que tenha sido apagada ou raspada. Outro dado relevante diz respeito à inclusão do nome do farmacêutico responsável e o número de sua inscrição no Conselho Regional de Farmácia (CRF). O registro deve ser do mesmo estado onde a fábrica do medicamento está instalada. O medicamento também deve exibir seu número do registro no Ministério da Saúde. Em caso de dúvidas, é preciso checar se o número do lote, que vem impresso na parte de fora, é igual ao que vem impresso no frasco ou na cartela interna. NA CHINA, FÓRMULAS ADULTERADAS - EUA suspendem venda da heparina, que tinha ingrediente chinês. GILBERTO SCOFIELD JR.- Correspondente - PEQUIM. No mês passado, a morte de quatro pessoas e o aparecimento de 350 casos de reações alérgicas em pacientes que faziam hemodiálise levaram a Food and Drug Administration (FDA, a agência que cuida da comercialização de alimentos e remédios nos EUA) a suspender a venda do anticoagulante heparina. O medicamente, feito a partir de enzimas no intestino de porcos, é produzido pelo laboratório Baxter. Após investigação, descobriu-se que o ingrediente ativo da heparina vinha da China, especificamente do laboratório Changzhou SPL, uma joint venture entre o Baxter e investidores chineses. Semana passada, o consumidor americano descobriu, horrorizado, que o fornecedor da Baxter nunca havia sido inspecionado nem pelas autoridades sanitárias chinesas nem pela FDA, e sequer tinha licença para fabricar e exportar. Desconfia-se que a fórmula do remédio seja adulterada para ficar mais barata, ou seja, a heparina é falsa. Com imenso rebanho de porcos e mão-de-obra barata, os chineses produzem mais da metade da heparina consumida no mundo. O caso joga luz sobre mais um problema de pirataria e falta de qualidade na produção made in China. Não há dados do governo de Pequim sobre a produção de remédios falsos na China - estima-se que existam cinco mil laboratórios. Segundo uma das maiores empresas de pesquisa de mercados do mundo, a irlandesa Research and Markets, o país é a maior fonte mundial de contrabando de remédios. Nas contas da Organização Mundial de Saúde, cerca de 10% dos remédios comercializados no mundo são falsos, e essas vendas atingem US$ 75 bilhões ao ano. - O problema das drogas falsas na China é conseqüência de fiscalização ineficiente ou corrupta, e a produção de drogas falsas está migrando de remédios para doenças graves, como câncer, para remédios de consumo alto, como Viagra, Xenical e até aspirina - diz um advogado de laboratórios na China. A edição de janeiro da revista americana "Esquire" provocou enorme repercussão ao publicar uma entrevista com Gabriel Zhang, pseudônimo de Li Wenhui, um dos maiores fabricantes de remédios falsos da China. Ele foi preso em 2005 após investigação conjunta entre chineses e americanos que resultou na apreensão de 440 mil comprimidos falsos de Viagra. Já está solto. "Produzir as pílulas é relativamente fácil, mas, se a embalagem não é boa, você não consegue vender por um bom preço nas farmácias ocidentais. Eu vendo Viagra para o atacado a US$ 1 o comprimido, que é vendido no varejo dos EUA a US$ 12", disse Zhang à revista. Não se pode acusar o governo da China de não agir. A Agência Estatal de Alimentos e Remédios (SFDA) vem ampliando a fiscalização, fechando fábricas e punindo culpados. Um artigo publicado pela Royal Society of Chemistry mostra que até 300 mil chineses morrem ao ano por ingestão de drogas falsas ou sem qualidade. Ano passado, a execução do ex-dirigente da SFDA Zheng Xiaoyu serviu de exemplo sobre como o país pretende tratar o assunto. De 1997 a 2006, ele teria recebido US$ 850 mil de propina para aprovar a venda de remédios sem a devida testagem. - Eliane Oliveira, Brasília - Fonte: O Globo

3.02.2008

Saiba tudo sobre as células-tronco e beneficios para o homem

Entenda o que são as células-tronco e as pesquisas

Um plenário composto por 11 ministros Supremo Tribunal Federal (STF) julgará, a partir da próxima quarta-feira, dia 5 de março, a ação de inconstitucionalidade da Lei de Biossegurança, o que decidirá sobre as pesquisas com células-tronco de embriões humanos no Brasil. Saiba o que são as células-tronco e quais os seus benefícios para a medicina.

O que são células-tronco?

A célula-tronco, ou célula estaminal, é uma capaz de se dividir e originar uma outra célula semelhante à sua progenitora. Esse processo é chamado de diferenciação celular. Existem duas possibilidades de extração das células estaminais: elas podem ser adultas ou embrionárias. As adultas, por exemplo, são encontradas em tecidos como medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta, entre outros. Já as embrionárias, como diz seu próprio nome, são encontradas no embrião humano

Qual é a diferença entre elas?
As células adultas têm uma capacidade de diferenciação muito mais reduzida que a embrionária. Por exemplo, uma célula-tronco adulta retirada do fígado de uma pessoa, terá a capacidade de se multiplicar em células do fígado desse indivíduo. E assim com as células adultas retiradas de outros tecidos. Já a célula embrionária é como um coringa, e é capaz de se transformar em qualquer outro tecido do corpo humano, como ossos, nervos, músculos e sangue.

Qual seria sua aplicação na medicina?
Por essa sua capacidade de se multiplicar em qualquer outro tipo de célula, a célula-tronco embrionária poderia ser útil no tratamento de diversas doenças, como por exemplo o Mal de Alzheimer que é considerada uma efermidade neurodegenerativa. Como as células nervosas não são repostas pelo organismo, uma terapia com células-tronco, acreditam os especialistas, poderia reverter os danos causados pelo Alzheimer. Além disso, os médicos defendem a aplicação também no combate a doenças cardiovasculares, diabete do tipo 1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas e traumas na medula espinhal.

Qual é o principal argumento de quem defende?
Os principais defensores das pesquisas com as células-tronco embrionárias são médicos, especialistas e associações civis ligadas a algumas das doenças que poderiam ser combatidas com a liberação dos estudos. Seu principal argumento para apoiar essa causa são os possíveis avanços científicos para a Medicina que a pesquisa poderia garantir e como milhões de pessoas acometidas por essas doenças poderiam ser beneficiadas.

Qual é o principal argumento de quem é contra?
A Igreja Católica e diversos outros grupos religiosos têm o apoio de fiéis e algumas associações civis na luta contra a pesquisa com as células-tronco embrionárias. Sua defesa argumenta que utilizar embriões para a extração de células-tronco é como se fosse praticado um assassinato, já que o processo destruíria o embrião.

Outros países já liberaram as pesquisas?
Sim, em alguns países os estudos com células-tronco foram liberados. É o caso de Alemanha, Austrália, Canadá, Espanha, França, Inglaterra e Japão. O que todos eles guardam em comum ainda são líderes e governos mais liberais. Por outro lado, os EUA continuam com o veto à pesquisa direta com células-tronco embrionárias. Entretanto, o país é um dos líderes em estudos com células-tronco adultas e com a obtenção de outras formas de celulas embrionárias.

O que já foi descoberto nas pesquisas?
Muita coisa. Em um estudo conduzido na Europa, um grupo de pesquisadores afirmou ter obtido células-tronco embrionárias do líquido amniótico que envolve o feto durante a gestação. Mas um dos princiáis avanços do tema se deu em uma pesquisa internacional divulgada no fim de 2007. Liderado por China e EUA, o estudo teria conseguido obter células-tronco embrionárias a partir da reprogramação de células da pele de um adulto, ou seja, sem a utilização de um embrião humano.

Fonte: Terra

Exercícios fisicos com qualidade e segurança

Saiba quais as condições necessárias para poder malhar com segurança
Primeiro passo é fazer avaliação médica para determinar carga recomendada de exercícios.

Emergências médicas podem ocorrer em qualquer lugar e, se o aluno tiver sido avaliado adequadamente, seu risco não aumenta por estar se exercitando, muito pelo contrário.

Exercício físico é uma das melhores estratégias de prevenção para as doenças cardiovasculares.

A avaliação médica antes dos exercícios
Quando decidimos começar a praticar exercícios, todos devem ser avaliados por um médico, capacitado a realizar esse exame. As associações internacionais de cardiologia e de medicina desportiva já estabeleceram quais devem ser os exames a serem realizados nas diversas situações.

O exame prévio visa não só a prevenir problemas cardiovasculares como também arritmias e infartos, bem como avaliar se o aluno tem alguma limitação ou condição física que possa ser afetada pela prática proposta.

Estrutura das academias
As academias e clubes devem estar preparadas para responder às situações de emergência que podem ocorrer em suas dependências.

O problema mais grave que pode acontecer é uma parada cardiorrespiratória. Para que as chances de sobrevivência de uma vítima de parada cardíaca aumentem é preciso que uma seqüência de eventos esteja prevista. A Associação Americana do Coração criou a figura da Corrente da Sobrevivência. Como qualquer corrente, ela é tão fraca quanto o mais fraco dos seus elos.

A corrente começa com o treinamento das pessoas para identificarem que algo grave está ocorrendo e que devemos acionar o sistema de socorro médico. O segundo elo é o treinamento em suporte básico de vida, com compressões do tórax (antigamente conhecidas como massagens cardíacas) e insuflações para auxiliar a respiração.


O terceiro item é o Desfibrilador Externo Automático, aparelho capaz de diagnosticar uma arritmia cardíaca potencialmente tratada por um choque elétrico. O último elo é a chegada do socorro médico sob a forma de uma equipe de UTI móvel.

Além das emergências cardíacas, as academias devem ter equipes treinadas em primeiros socorros para atender os traumatismos e acidentes que podem ocorrer durante a malhação.

No Brasil a implantação desses equipamentos e o treinamento das equipes já é lei em alguns municípios. Existe um projeto de lei federal que versa sobre o assunto. O Ministério da Saúde tem, desde o ano passado, uma regulamentação pronta sobre o tema, que depende somente da assinatura do ministro para ser implantada.

A importância dos exercícios físicos
A prática de exercícios adequados às condições físicas individuais e sob orientação de profissionais de educação física qualificados é uma das mais poderosas ferramentas de prevenção e promoção de saúde individual.


Não só as doenças do corpo são beneficiadas pela prática desportiva. Os quadros psíquicos, como a depressão, por exemplo, melhoram substancialmente com a prática de atividades físicas supervisionadas.


Portanto, nada de preguiça e de arranjar desculpas. Peça ao seu médico para avaliar suas condições físicas e começe a praticar exercícios, dentro de suas possibilidades. Todo o seu organismo irá agradecer.

Fonte:IG