5.19.2012

FDA volta a propor escritório no Brasil


Sugestão da diretora do FDA já havia causado polêmica em 2011, pois permitiria que técnicos fiscalizassem in loco produção de remédios exportados para os EUA

Jamil Chade, Correspondente, GENEBRA
Um ano depois de criar uma polêmica, a poderosa Food and Drug Administration (FDA), a agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, voltará a propor ao governo brasileiro a abertura de um escritório no País.
Margaret Hamburg, da FDA, diz que objetivo de escritório no País é estreitar cooperação com Anvisa - Mike Segar/Reuters - 9/11/2010
Mike Segar/Reuters - 9/11/2010
Margaret Hamburg, da FDA, diz que objetivo de escritório no País é estreitar cooperação com Anvisa

A informação foi revelada ao Estado pela própria chefe do órgão norte-americano, Margaret Hamburg, durante encontro em Genebra das agências reguladoras. Na prática, o escritório permitiria que técnicos da agência fiscalizassem diretamente laboratórios de remédios que exportam para os EUA -função conduzida atualmente pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O diretor da Anvisa, Dirceu Barbano, alertou que, se a proposta for de instalar um escritório com o objetivo de dar a imagem de que os EUA não confiam na Anvisa, a posição do Brasil será contrária à iniciativa. O Brasil ainda coloca como condição a abertura de um escritório da Anvisa em Washington, num sinal de reciprocidade.

A agência americana já havia anunciado, no começo de 2011, a intenção de ter um escritório no País. Mas sua chefe culpa a imprensa brasileira por ter dado uma “imagem errada” do que se queria com a iniciativa. Naquele momento, a abertura do escritório foi apontada como um voto de não confiança na Anvisa. “Queríamos cooperar”, assegurou Margaret.

Barbano foi claro que essa não era a intenção dos americanos. “Naquele momento, a ideia do FDA não foi apresentada dessa forma (de cooperação). Poderiam pintar da cor que quisessem a ideia que a cor real estava clara”, disse. “Na verdade, eles retrocederam na época porque eu imediatamente pedi uma reunião e disse a ela (Margaret): se vocês querem um parceiro forte, ele não pode passar a imagem ao mundo de que ele é fraco. Porque isso (abertura do escritório) vai nos enfraquecer”, explicou.

“O que eu disse é que qualquer montagem da estrutura precisa ser parte de aproximação efetiva e dessa forma é possível que aconteça”, alertou.
O brasileiro ainda insinuou que a abertura de um escritório americano em Brasília teria de ser seguido por uma ação de reciprocidade. “Podemos pensar em ter uma estrutura mínima do FDA no Brasil e uma da Anvisa nos Estados Unidos. E que essas duas estruturas dialoguem e funcionem. Isso sim pode ser um modelo”, indicou.

Desta vez, Margaret garante que o objetivo é mesmo de cooperação. “Já temos três escritórios na China e fazemos cursos, centro de educação e uma cooperação real”, disse. “Vamos voltar a propor neste ano a criação do escritório no Brasil e mostrar que os objetivos não são os que foram retratados”, indicou.

Parte dessa nova etapa na relação entre os dois países poderia começar a ganhar forma já no próximo mês. A Anvisa vai assinar em junho, em Boston, o plano de trabalho do acordo de cooperação com a FDA que envolverá ações em remédios, pesquisa clínicas e outras áreas. “Temos uma interação bilateral muito intensa com o FDA. Se eles colocarem na pauta de novo a criação do escritório, estamos dispostos a discutir. Mas nunca aceitaremos a montagem de um escritório numa condição que demonstre o que não é verdade, que temos uma relação de fragilidade da Anvisa com o FDA”, indicou.

Força. Ontem, a Anvisa marcou seu território ao promover um evento num dos hotéis mais prestigiados de Genebra e que contou com 50 países, além da diretora da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan. O objetivo oficial era o de debater formas de cooperação entre agências reguladoras. Só a Anvisa, que bancou o evento e almoço, esteve presente com oito funcionários.

“É cada vez mais importante para o Brasil estar reafirmando perante o mundo que o patamar de regulação que temos é um patamar que pode ser considerado como equivalente aos países centrais”, disse Barbano.

"DEUS ODEIA AS BICHAS" Leia os comentários

DEUS ODEIA QUEM

Ao ver um protesto de membros da Igreja Batista de Westboro , com faixas com os dizeres:
 “Deus odeia as bichas”, um menino pediu para a mãe para fazer uma intervenção na cena.
Josef Akrouche, de nove anos, pegou um caderno e escreveu: “Deus não odeia ninguém”.
“Ele está crescendo para ser um bom rapaz”, disse sua mãe, Patty Akrouche, no Facebook, ao recordar a história. “Eu recebi meu presente de Dia das Mães mais cedo”, lembra.

O ponto de vista de um menino de 9 anos contra a intolerância
(Foto: Facebook/Patty Akrouche)

Por Vitor Angelo

15 comentários

  1. anibal Dantas 
    que exemplo de cristao verdadeiro…
  2. Danillo 
    Apesar de crescer num ambiente suscetível ao ódio contra gays (e muçulmanos, negros, latinos etc etc), uma criança de 9 anos já demonstra esse grau de lucidez, inexistente em muitos que se dizem adultos (portanto, com razoável capacidade de discernimento).
  3. João mar 
    Deus não odeia ninguém; Ele pune todos aqueles que transgridem seus mandamentos e preceitos, seja adúltero, ladrão, fornicador, homossexual, mentiroso, cruel… Deus é justo e faz justiça, porque Ele é Deus. Deus ama o pecador, mas abomina o pecado; porque Ele é Santo e Perfeito! Portanto, não devemos odiar o mentiroso, o homossexual, o adúltero, o ladrão, ect. Todavia, não devemos apoiar suas práticas porque foi Deus quem falou isso usando Paulo em Romanos capítulo 1 (está na Bíblia católica, evangélica, ect.). Vejamos que o que Deus condena não são apenas as práticas homossexuais, mas o que rouba, o que adultera, o que pratica feitiçaria, etc; independentemente quem seja: padre, pastor, médico, advogado, trabalhador rural, ect. Não são apenas as práticas homossexuais. Portanto, não se trata de homofobia. Senão, quem falasse contra o ladrão, seria talvez ladrofobia (sei lá), feitiçeirofobia, mentirosofobia; tudo seria fobia. Amamos a todos, só não concordamos com o que Deus não aprova. Seja o que for!
    • Luis 
      Como sempre um comentário estupido!!! Deus não existe! Se vc puder provar o contrario então que prove! Obvio que um ser que não existe não pode odiar alguém, questão de logica de bom senso. Quem odeia são as pessoas religiosas que usam a bíblia e interpretam esse livro fantasioso como bem lhes convêm. Ou seja seguem só o que eles querem pq não ha religioso no mundo que siga 100% nem o papa! Pq é praticamente impossível viver nos dias de hj seguindo a bíblia ao pé da letra. Uma mentira de perdura por mais de 2000 anos e usada para controlar pessoas francas, frangeis, tolas, idiotas, que precisam de uma muleta religiosa pra poder suportar a vida. Como um livro repleto de mentira e ódio pode servir como guia moral ?——–
  4. David 
    As pessoas estão hj, tão suficientes em suas religiões que usam a palavra da boca de Deus, se ele é tão preconceituoso, realmente não vale a pena ir ao Céu!
  5. eddy
    Dizer que Deus odeia gays serve somente para aumentar a parede divisória das discordâncias que existem entre as duas partes: De um lado a religião e do outro os faggots (palavra essa que segundo o Wikipedia é um pejorativo dado à homossexuais, tal qual no Brasil se usa Viado, baitola etc.). O fato de que o livro sagrado dizer explicitamente que Deus odeia algumas coisas, Ele nunca odiou ou odeia pessoas. O que está escrito é que Deus odeia a PRÁTICA do sexo entre iguais. Tenho sido duramente criticado por escrever minha opinião sobre o assunto na parte de comentários desse blog, como se eu fosse uma pessoa que odeia gays e usa de subterfúgios. Sei que não adianta falar que sou terminantemente contra qualquer ato de violência ou discriminação da pessoa gay, ao passo que obviamente sou contra a pratica homossexual, por serem praticas insalubres, sujas e contra a natureza, completamente anormais. Erram os membros de qualquer religião, seita ou igreja que tentem colocar Deus como odiador de gays, já que Ele tambem falou que odeia a mentira, o adultério, o roubo etc, mas não odeia os que tais coisas fazem. O perigo está em alguem morrer praticando tais coisas, pois aí será tarde demais pra mudar de vida…
    • Luis 
      Como sempre um comentário estupido!!! Deus não existe! Se vc puder provar o contrario então que prove! Obvio que um ser que não existe não pode odiar alguém, questão de logica de bom senso. Quem odeia são as pessoas religiosas que usam a bíblia e interpretam esse livro fantasioso como bem lhes convêm. Ou seja seguem só o que eles querem pq não ha religioso no mundo que siga 100% nem o papa! Pq é praticamente impossível viver nos dias de hj seguindo a bíblia ao pé da letra. Uma mentira de perdura por mais de 2000 anos e usada para controlar pessoas francas, frangeis, tolas, idiotas, que precisam de uma muleta religiosa pra poder suportar a vida. Como um livro repleto de mentira e ódio pode servir como guia moral ?
  6. iran 
    Quem odeia as pessoas são outras pessoas que são preconceituosas e não Deus,pois ele é puro amor e misericórdia.
  7. Loner Segundo 
    Uma luz no fim do túnel…
    É ao ver coisas assim que minhas esperança continua acesa
  8. iran 
    Por favor,tirem meu e-mail do campo de preenchimento,pois posso ser uma vítima de algum crime cibernético.
  9. Camila 
    Deus não odeia ninguém mesmo… Como um ser imaginário pode odiar alguma coisa?
    • Luis 
      Claro ! Obvio! Quem odeia são os religiosos especialmente os evangélicos que que são uma mal resolvidos
  10. Esse menino sabe que “herdou” de seus filhos e netos um mundo muito legal de se viver.
  11. joao
    Deus realmente não odeia a humanidade. Por amor a humanidade ele entregou seu filho à morte. Agora aprovar o homossexualismo, isso é outra coisa!
    • Renard 
      E quem é que está pedindo a aprovação Dele para a homossexualidade?. Que mania irritante e exasperante que a maioria das pessoas tem de colocar Deus em tudo, de achar que a Bíblia explica tudo, de querer impor a religiosidade para todos etc.
  12. PICA-FLOR
    BOM,se DEUS é um ser imaginário toda a sua criação inclusive o ser humano são seres ABSTRATOS,por isso é compreensivel que algumas pessoas tenham dificuldade de aceitar a veracidade do TODO PODEROSO,pois se não o reconhecem como o seu criador,como terão humildade para fazerem a sua vontade.
  13. marcelo 
    Deus não é preconceituoso, Ele é Santo! Como Santo, Puro, Perfeito… Ele não aprova práticas contrárias à Sua Palavra: roubo, mentira, adultério, feitiçaria, idolatria, crueldade, etc… Portanto, A Sua Justiça Santa e Perfeita, é para todos que não lhe amam, porque Ele disse que os QUE O AMAM, PRATICAM OS SEUS MANDAMENTOS, isto é incontestável!
  14. marcelo 
    O que eu acho interessante é que os homossexuais não concordam com A Palavra de Deus e dizem que são de Deus, é ou não é contraditório?! Agora quando na hora do sofrimento clamam AI MEU DEUS, SOCORRE-ME POR FAVOR! ME AJUDEM PELO AMOR DE DEUS!!! Mas não querem obedecê-lo! Negam A Verdade! Negam A Palavra de Deus para praticar o que querem, mesmo sabendo que Deus é contra isso, como também é contra a mentira, o roubo, etc… Na hora da dor deveriam clamar a eles mesmos, a não ser que queiram obedecer a Deus, aí sim, a Este devem clamar!!!
  15. Luis
    Claro que deus não odeia ninguém! Como algo que não existe pode odiar alguém? Não pode! Quem odeia são os religiosos ! Esses sim criaturas vis e asquerosas.

Retardando o envelhecimento com hormônios

DA BBC BRASIL
Executivos e profissionais nos Estados Unidos vêm procurando um polêmico e caro tratamento de reposição hormonal para combater efeitos normalmente associados ao estresse e ao envelhecimento.
Com pouco mais de 30 anos, o executivo americano J.G. começou a se sentir deprimido e ansioso. Tinha dificuldades para dormir, sua libido já não era mais a mesma e, por mais que se esforçasse na academia e cuidasse da alimentação, não conseguia atingir os resultados que queria.
"O trabalho também ia mal. Ter que lidar com o estresse, e a competição ampliava os sintomas, quando não era combustível para eles", conta o executivo, que pediu para não ter seu nome divulgado."Isso acabava com o desejo e ambição de ser bem-sucedido", disse.
Depois de tentar tratamentos com antidepressivos e ansiolíticos, J.G. aceitou o conselho de um colega de academia e começou a fazer reposição hormonal por conta própria.
Mesmo sem consultar um médico, experimentou tomar uma pequena dose de testosterona, um hormônio secretado pelos testículos do homem e em menor quantidade pelos ovários da mulher. Sua concentração no corpo masculino diminui com a idade e devido a problemas de saúde. "Tomei minha primeira dose e, uau, pareceu que tudo deu uma volta de 180 graus", disse o executivo à BBC Brasil.
Desconfiado de que poderia estar sofrendo com os sintomas do declínio de testosterona em seu corpo, procurou um médico. Após alguns exames, ele receitou uma terapia de reposição hormonal.
Atualmente com 40 anos, J.G. segue com o tratamento. Duas vezes por semana, injeta em si mesmo pequenas doses de testosterona e garante que sua vida melhorou em vários aspectos.
"Pergunte à minha namorada modelo de 27 anos", brinca o executivo, que dirige uma consultoria de administração de capital de risco em Nova York.
Apesar dos elogios ao tratamento, alguns médicos têm dúvidas quanto à eficácia e eventuais danos colaterais do uso de hormônios, que poderiam incluir câncer e problemas no coração.

Cenegenics
A Cenegenics diz que o 'antes' e 'depois' do médico Jeffrie Life não é montagem
A Cenegenics diz que o 'antes' e 'depois' do médico Jeffrie Life não é montagem
HORMÔNIOS
A deficiência de testosterona entre homens pode estar ligada a problemas congênitos, doenças, estresse e efeitos colaterais de certos medicamentos.
Além disso, a partir dos 30 anos de idade, inicia-se um declínio gradual da produção do hormônio no organismo.
A maior parte da testosterona utilizada em terapias de reposição hormonal é produzida em laboratório a partir de vegetais como soja e inhame.
Embora o tratamento mais comum para a deficiência de testosterona causada por problemas de saúde seja a reposição hormonal, não há estudos conclusivos sobre a eficácia da injeção do hormônio no combate a sintomas normalmente associados à idade.
Mesmo assim, um grande número de médicos defende os benefícios do tratamento no combate ao envelhecimento. Eles vêm oferecendo terapias de reposição hormonal a pacientes que se queixam de fadiga, de dificuldades para perder peso, de concentração e de redução da libido.
Entre eles está Lionel Bissoon, que ficou conhecido por desenvolver um tratamento para celulite e atualmente administra um programa de reposição hormonal para homens e mulheres em sua clínica em Nova York.
Segundo ele, até meados da década passada, a maior parte de seus pacientes era formada por mulheres entre 45 e 69 anos. Mas a situação se inverteu. Atualmente, cerca de 85% é de homens entre 30 e 69 anos, muitos deles executivos de Wall Street.
"As maiores queixas dos homens são fadiga, cansaço e dificuldades de concentração. Alguns reclamam de dores musculares. Muitos não têm interesse em sexo. Alguns sentem que não são mais quem costumavam ser", disse Bissoon à BBC Brasil.
O médico conta que, após uma bateria de exames, o paciente pode iniciar o tratamento. A reposição hormonal pode ser feita por meio de injeções, adesivos ou via oral. O próprio paciente aplica suas doses de testosterona.
"Eu ensino meus pacientes a se aplicarem, é bem fácil. Não é possível para um executivo ocupado ter que ir a um consultório para tomar uma injeção duas ou três vezes ao mês, não é prático", diz.
CUSTOS
O grande interesse dos homens por tratamentos de reposição hormonal não se restringe a Nova York.
Na filial que serve os Estados americanos da Carolina do Sul e da Carolina do Norte da rede de clínicas Cenegenics, por exemplo, 68% dos pacientes são homens entre 35 e 70 anos.
"Está se tornando mais comum homens mais jovens, com pouco mais de 30 anos (procurarem o tratamento)", diz Michale Barber, médica e diretora-executiva da Cenegenics Carolinas.
Embora a aplicação dos hormônios possa ser feita pelo próprio paciente, é necessário que ele passe por um acompanhamento periódico por médicos e seja submetido a exames regularmente, o que pode aumentar os custos do tratamento.
Para realizar um tratamento hormonal de combate aos efeitos do envelhecimento na Cenegenics, é preciso desembolsar em média US$ 1 mil por mês.
"Os nossos pacientes estão pagando pelo acesso a médicos, fisiologistas, nutricionistas e acompanhamento de laboratório", diz Barber.
Com 20 centros médicos espalhados pelos Estados Unidos e mais de 20 mil pacientes, a Cenegenics usa como garoto-propaganda o médico Jeffry Life, que atua na empresa e é paciente do programa de combate aos efeitos do envelhecimento.
Para mostrar os resultados do tratamento, a empresa usa fotos e vídeos ao estilo "antes e depois" de Life.
Na primeira foto, o médico aparece com um corpo comum para um homem de meia-idade. A outra é uma dessas imagens que à primeira vista parecem montagens (a empresa garante que não é) e mostra a mesma pessoa com um corpo de fisiculturista.
CÂNCER
Apesar dos efeitos aparentemente milagrosos, ainda restam dúvidas sobre a segurança dos tratamentos de reposição hormonal para combater os efeitos do envelhecimento em homens saudáveis.
Embora os médicos adeptos da terapia garantam que ela é segura e pode prevenir doenças, outros apontam que ela pode estimular o desenvolvimento de câncer de próstata e causar problemas cardíacos.
Além disso, pesquisas apontam entre os possíveis efeitos colaterais do tratamento atrofia dos testículos e infertilidade, problemas hepáticos, retenção de líquidos, acne e reações de pele, ginecomastia (crescimento anormal das mamas em homens) e apneia do sono.
Embora tratamentos do tipo estejam sendo utilizados nos EUA desde a década de 1990, há poucos estudos amplos sobre seus efeitos e riscos.
Em 2009, o National Institute of Health dos Estados Unidos deu início a um amplo estudo sobre os efeitos do tratamento de reposição de testosterona em homens acima de 65 anos. Os primeiros resultados, no entanto, devem ser divulgados só em junho de 2015.
Enquanto isso, um relatório publicado em 2004 pelo Instituto de Medicina da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, órgão de consultoria do governo americano, alerta para a falta de pesquisas conclusivas sobre o tema.
"Apesar da crescente popularidade do tratamento com testosterona, não há uma quantidade considerável de dados que sugiram a eficácia da terapia de testosterona em homens mais velhos que não se encaixam na definição clínica de hipogonadismo. Além disso, os efeitos da testosterona na próstata e suas implicações para o câncer inspiram cuidados no uso não terapêutico extensivo", diz o documento.

Remédio para transplantados ajuda a aumentar sobrevida de pacientes com câncer de mama

Tratamento

Associar a droga a uma vacina que ajuda a tratar a doença, em comparação apenas com a aplicação da vacina, aumenta expectativa de vida em 30%

Câncer de mama: Universidade desenvolve vacina que, se associada a remédio para transplantes, aumenta mais ainda sobrevida de mulheres com a doença
 Câncer de mama: Universidade desenvolve vacina que, se associada a remédio para transplantes, aumenta mais ainda sobrevida de mulheres com a doença (Thinkstock)
Mulheres que tomaram um remédio usado no tratamento de pacientes transplantados junto a uma vacina contra o câncer de mama tiveram uma sobrevida 30% maior do que aquelas que tinham a mesma doença, mas que apenas receberam a vacina. Essa é a conclusão de uma pesquisa feita na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e publicada nesta quarta-feira na revista médica Science Translational Medicine.

Saiba mais

COMO O DACLIZUMAB COMBATE OS TUMORES
O daclizumab é usado em pacientes que passaram por transplante de rim pela capacidade de reduzir o número de células de defesa regulatórias (células Tregs), importante para evitar que o sistema imunológico ataque o novo órgão. As Tregs 'desligam' o sistema imunológico depois que o trabalho foi feito. Os tumores atraem células Tregs para o seu entorno, enganando o sistema imunológico e evitando que outras células de defesa combatam as células cancerígenas. Ao reduzir essas células, o daclizumab aumenta a eficiência da vacina.
No estudo, o medicamento estudado foi o daclizumab, usado para evitar a rejeição de órgãos em pacientes que receberam transplantes de rim. De acordo com a equipe, a droga beneficiou mulheres pois ajudou o organismo delas a reestabelecer a capacidade do sistema imunológico combater os tumores. Essa abordagem utilizada é a imunoterapia, que consiste em treinar o sistema imunológico para que ele mesmo destrua as células cancerígenas do corpo.
Essas conclusões vieram depois de os pesquisadores darem a dez pacientes com câncer de mama metastático, ou seja, que já havia se espalhado pelo corpo, doses de daclizumab e de uma vacina que está em fase experimental e que foi desenvolvida pela própria Universidade da Pensilvânia. De acordo com os resultados relatados no artigo, as mulheres que haviam tomado o medicamento junto à vacina tiveram uma sobrevida cerca de 30% maior — ou sete meses maior — em relação àquelas que apenas receberam a vacina. Além disso, embora nenhum dos tumores tenha diminuído de tamanho, eles deixaram de crescer em seis das dez participantes. Segundo os autores, os efeitos positivos do medicamento no organismo duraram cerca de dois meses e a droga não surtiu efeitos colaterais graves.
"Embora nossos testes tenham sido feitos em pacientes com câncer da mama, acreditamos que essa abordagem possa ser aplicada na maioria dos tipos de tumores", diz Robert Vonderheide, um dos autores do estudo. "Mesmo que ainda exista uma grande quantidade de trabalho a fazer para confirmar nossos resultados, acreditamos que nossa pesquisa terá grandes impactos no regimento de vacinas em câncer."

Publicidade de alimentos não saudáveis

Grupo pedirá metas mais amplas contra doenças crônicas à OMS

DÉBORA MISMETTI
EDITORA-ASSISTENTE DE "CIÊNCIA+SAÚDE"
Um grupo internacional de entidades da sociedade civil vai apresentar à Organização Mundial da Saúde um pedido para que sejam ampliadas as metas de combate às doenças crônicas não transmissíveis (NCDs, na sigla em inglês), como problemas cardíacos, diabetes e câncer.
De acordo com a NCD Alliance, o estabelecimento de objetivos para enfrentar esses problemas de saúde deve ser insuficiente na próxima assembleia da OMS, marcada para a semana que vem, em Genebra.

Editoria de Arte/Folhapress
A aliança critica, em especial, a redução de dez para cinco no número de metas propostas pela OMS para o combate às doenças, que hoje respondem por quase dois terços das mortes no mundo a cada ano.
Um dos pontos que caíram da pauta foi a redução no consumo de álcool. A proposta inicial, feita após a reunião da OMS sobre doenças crônicas, em setembro do ano passado, previa uma redução de 10% no consumo per capita.
De acordo com Paula Joh-ns, diretora da Aliança de Controle do Tabagismo do Brasil e que estará em Genebra para um evento paralelo à assembleia da OMS, há uma influência grande das indústrias multinacionais de alimentos nas discussões.
"Acredito que seria necessário haver maior transparência sobre esses conflitos de interesses."
A ausência da previsão de restrições à publicidade de alimentos não saudáveis no último documento publicado pela OMS sobre o assunto também é criticada por Johns.
"Acredito que a experiência do combate ao tabagismo poderia ser aproveitada em outras áreas", afirma, referindo-se às leis que barraram a publicidade dos cigarros e ao aumento de impostos sobre o produto, medidas que, segundo ela, poderiam ser aplicadas a alimentos industrializados não saudáveis.
No Brasil, uma resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), de 2010, previa alertas em anúncios de alimentos com altos teores de gordura, açúcar e sódio. A regra foi contestada na Justiça pela indústria e não entrou em vigor.

Excesso de açúcar pode afetar o cérebro, diz estudo

Nutrição

"Dieta rica em frutose por longos períodos altera a habilidade do cérebro de aprender e recordar informações", diz cientista

O xarope de milho rico em frutose costuma ser encontrado em refrigerantes, condimentos, comida de bebê e lanches processados O xarope de milho rico em frutose costuma ser encontrado em refrigerantes, condimentos, comida de bebê e lanches processados (Thinkstock)
Além de prejudicial à saúde fisiológica, interferindo no diabetes, na obesidade e nas gorduras presentes no fígado, o açúcar pode danificar também o cérebro. Consumir altas quantias de frutose diariamente pode prejudicar o aprendizado e a memória. É o que indica uma pesquisa publicada no periódico Journal of Physiology. No estudo, ratos que ingeriram xarope de milho rico em frutose tiveram prejuízo na memória e queda no número de sinapses do cérebro.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: ‘Metabolic syndrome' in the brain: deficiency in omega-3 fatty acid exacerbates dysfunctions in insulin receptor signalling and cognition

Onde foi divulgada: revista The Journal of Physiology

Quem fez: Rahul Agrawal e Fernando Gomez-Pinilla

Instituição: Universidade da Califórnia

Dados de amostragem: 12 ratos

Resultado: Os pesquisadores descobriram que o alto consumo de açúcar prejudica capacidades cognitivas, como memória e aprendizado, além de interromper a sinalização da insulina. A ingestão do ácido graxo ômega-3, no entanto, minimizou os danos causados pelo excesso de frutose.
O xarope de milho costuma ser encontrado em produtos industrializados, como refrigerantes, condimentos, comida de bebê e lanches processados. "Nossas descobertas ilustram que o que você come afeta como você pensa", diz Fernando Gomez-Pinilla, professor de neurocirurgia e de biologia integrativa e fisiologia na Universidade da Califórnia. "Ingerir uma dieta rica em frutose por longos períodos altera a habilidade do seu cérebro de aprender e recordar informações. Mas adicionar ômega-3 às refeições pode ajudar a minimizar esse dano."
Pesquisa - Cientistas da Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles, alimentaram dois grupos de ratos com uma solução contendo xarope de milho rico em frutose e água potável durante seis semanas. O segundo grupo de animais recebeu também um suplemento de ômega-3, que estimula a memória, na forma de óleo de linhaça ou de ácido docosahexaenóico (DHA, encontrado no óleo de peixe e de algas unicelulares), que protege contra danos nas sinapses – conexões químicas entre as células do cérebro que permitem a memória e o aprendizado.
Antes do início da ingestão de açúcar, os ratos passaram por um treinamento de cinco dias em um complexo labirinto. Eles foram colocados novamente no labirinto seis semanas depois para ver como se saíam. "Os animais que não tomaram DHA foram mais lentos e seus cérebros demonstraram um declínio na atividade sináptica", diz Fernando Gomez-Pinilla. "Suas células cerebrais tiveram dificuldade em enviar sinais entre si, prejudicando sua capacidade de pensar com clareza e de lembrar o caminho que tinham aprendido seis semanas antes", acrescentou.
Cérebro - Uma análise mais detalhada nos cérebros dos ratos demonstrou que aqueles que não foram alimentados com suplementos de DHA também desenvolveram sinais de resistência à insulina, hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue e regula a função cerebral. "Uma vez que a insulina consegue penetrar a barreira sangue-cérebro, o hormônio pode sinalizar os neurônios, gerando reações que comprometem o aprendizado e causam perda de memória", afirma Gomez-Pinilla.

Açúcar 'ruim' representa 16% de todas as calorias consumidas por jovens americanos

Excessivo e prejudicial à saúde, o consumo de açúcar adicionado aos alimentos processados aumenta o risco de contrair doenças cardíacas

Açúcar adicionado a alimentos: consumo por jovens ultrapassa o recomendado por órgãos de saúde e coloca em risco a saúde dessas pessoas Açúcar adicionado a alimentos: consumo por jovens ultrapassa o recomendado por órgãos de saúde e coloca em risco a saúde dessas pessoas (ThinkStock)
Cerca de 16% das calorias que jovens americanos, de 12 a 19 anos, ingerem vêm da adição artificial de açúcar a alimentos, aponta relatório do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), órgão de saúde dos Estados Unidos.

Esses tipos de açúcares estão presentes em refrigerantes, sorvetes, sucos concentrados, alguns cereais matinais e em outros produtos processados. Os dados, coletados de 2005 a 2008, foram divulgados neste mês pelo Centro Nacional para Estatísticas em Saúde (NCHS, na sigla em inglês).

O consumo excessivo desse tipo de açúcar é associado por pesquisadores ao aumento do peso médio de adolescentes. A ingestão também está ligada ao aumento dos níveis de colesterol que, a longo prazo, podem ampliar o risco de doenças cardíacas – nesse aspecto, os açúcares presentes naturalmente em alimentos, como os encontrados em leite e frutas, não são considerados prejudiciais.

O documento ressalta que esse consumo, embora alto, vem. No relatório anterior, realizado com jovens de 12 a 17 anos, a ingestão de açúcares adicionados aos alimentos correspondia a 22% de todas as calorias consumidas por adolescentes.

Consumo variado – O documento revela que os meninos consumiram mais açúcares adicionados a alimentos que as meninas. Essa ingestão representou 16,3% do total de calorias consumidas por eles, enquanto, entre as garotas, esse número foi de 15,5%.

De acordo com o relatório, os meninos consomem uma média de 422 calorias por dia somente desse açúcar - a quantidade equivale a pouco mais de três latas de refrigerante.

O relatório do CDC também indicou que as crianças que menos consomem açúcares adicionados têm entre 2 e 5 anos. Os dados não mudaram significativamente de acordo com a classe social das famílias.
Cerca 60% desses açúcares consumidos pelos jovens vieram dos alimentos, e o restante das bebidas. A maior parte dessa ingestão é feita fora de casa.

Segundo os especialistas responsáveis pelo relatório, afirmam que é preocupante o fato de que a ingestão desse tipo de açúcar não varia muito entre jovens de 6 a 11 anos e adolescentes de 12 a 19 (que precisam de mais calorias do que os mais novos).

O documento ainda indica que reduzir o consumo desse tipo de açúcar pode diminuir a quantidade de calorias ingeridas ao dia sem comprometer a ingestão diária de nutrientes dos jovens. Além disso, essa redução pode ser fundamental para combater o problema da obesidade infantil, que atinge os Estados Unidos e vários países.

Segundo artigo publicado nesta quinta-feira na conceituada revista Nature, o açúcar deve ser controlado da mesma maneira que o álcool e o tabaco como forma de proteger a saúde pública. O relatório, feito por pesquisadores da Universidade da Califórnia, São Francisco (UCSF), nos Estados Unidos, considerou que os prejuízos provocados pelo consumo exagerado do açúcar estão contribuindo para a pandemia global que se tornou a obesidade e, consequentemente, para o aumento da mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis.

DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS
São doenças como as cardiovasculares, respiratórias crônicas e o diabetes, que têm como fatores de risco comportamentos modificáveis ou não. Tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade e maus hábitos alimentares são alguns dos fatores de risco modificáveis. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), essas doenças são responsáveis por 58.5% das mortes mundiais e por 45.9% da carga global de doenças. No Brasil, essa tendência não é diferente: dados do Ministério da Saúde mostram que essas doenças são responsáveis por 75% da receita do Sistema Único de Saúde (SUS).

OBESIDADE
A obesidade é a quinta causa de morte mais comum no mundo, segundo a OMS. Ela atinge cerca de 500 milhões de adultos e 170 milhões de crianças ao redor do mundo. No Brasil, de acordo com dados da Vigilância de Doenças Crônicas (Vigitel) de 2010, 14.4% dos homens e 15.5% das mulheres têm obesidade.
Os dados do relatório revelam que o consumo mundial de açúcar triplicou nos últimos 50 anos e que esse quadro é um dos grandes responsáveis pelo aumento do número de obesos. Mas, segundo os pesquisadores, a obesidade pode ser um marcador para os danos provocados pelos efeitos tóxicos do açúcar, o que ajudaria a explicar o porquê de 40% das pessoas com síndrome metabólica, que pode levar ao diabetes, a doenças cardíacas e ao câncer, não serem clinicamente obesas.
Calorias e toxidade- Os cientistas que desenvolveram o estudo formaram um grupo interdisciplinar composto por especialistas em endocrinologia, saúde pública e sociologia. Segundo os pesquisadores, os prejuízos do açúcar vão além do excesso de calorias e do ganho de peso. Se consumido em grande quantidade, o que não é incomum principalmente nos países ocidentais, ele pode alterar o metabolismo do indivíduo, aumentando sua pressão arterial, interferindo no funcionamento dos hormônios e provocando danos significativos ao fígado. Esses problemas de saúde, de acordo com o relatório, são semelhantes aos provocados pelo excesso de álcool.
“Assim como existem gorduras boas e más, há calorias boas e ruins. O açúcar, além de calórico, é tóxico. Mas, enquanto as pessoas o considerarem apenas como ‘caloria vazia’, não haverá resolução dos problemas vindos do seu excesso de consumo”, afirma Robert Lustig, professor da UCSF e um dos autores do estudo. “Porém, mudar padrões como esse é muito complicado”.
Formas de controle- Os autores do relatório ainda chamam a atenção para o fato de que medidas individuais de redução de açúcar não são suficientes para que o problema acabe. Eles defendem que soluções ambientais e sociais, assim como as que foram tomadas em relação ao álcool e ao tabaco, são fundamentais. Medidas como cobrança de impostos sobre vendas, controle do acesso e maiores exigências em relação ao licenciamento de lugares que vendem alimentos com alto teor de açúcar em escolas, por exemplo, são algumas das sugeridas pelo documento.
“Não estamos falando de proibição e nem defendendo uma imposição maior do governo na vida das pessoas”, afirma Laura Schmidt, professora da UCSF e outra autora do estudo. “Nós estamos considerando maneiras suaves para tornar o consumo de açúcar um pouco menos conveniente. O que buscamos é aumentar as opções e o acesso a alimentos que não sejam tão carregados em açúcar”, diz a professora.

Bebidas com açúcar podem elevar pressão sanguínea

Para pesquisadores, não se deve ingerir mais de 355 mililitros de líquidos adoçados ao dia

Consumo exagerado: ingerir sucos e refrigerantes adoçados com açúcar é tão arriscado para a saúde cardíaca quanto a alta ingestão de sal Consumo exagerado: ingerir sucos e refrigerantes adoçados com açúcar é tão arriscado para a saúde cardíaca quanto a alta ingestão de sal (Goodshoot/Thinkstock)
Ingerir bebidas açucaradas em excesso pode elevar os riscos de pressão alta. O alerta foi feito por uma equipe de cientistas da Escola de Saúde Pública do Imperial College London, da Inglaterra. Segundo os pesquisadores, beber volumes superiores a 355 mililitros por dia de suco de fruta com açúcar ou bebidas gaseificadas (refrigerantes em geral) pode aumentar a pressão arterial em até 1,6 mmHg (milímetro de mercúrio). A pesquisa foi publicada no periódico americano Hypertension.
O mecanismo da ação das bebidas açucaradas sobre a pressão sanguínea, no entanto, ainda não foi estabelecido. Os cientistas acreditam que, quando presente em grandes quantidades no sangue, o açúcar desequilibra o tônus do vaso sanguíneo, além de desregular os níveis de sal – aumentando, assim, a pressão.
Para chegar aos resultados, foram analisados dados de 2.500 voluntários dos Estados Unidos e da Inglaterra, com idades entre 40 e 59 anos. Os pesquisadores descobriram que a ingestão de açúcar foi maior entre aqueles que consumiram mais de uma bebida adoçada com açúcar por dia – líquidos dietéticos não produziram o mesmo efeito.
Para cada porção extra de bebida açucarada consumida durante o dia, os indivíduos apresentaram pressão sanguínea sistólica (a máxima exercida quando o coração se contrai) 1,6 mmHg mais elevada; o avanço da pressão diastólica (pressão mínima do sistema arterial) foi de 0,8 mmHg. Isso significa que, antes da ingestão da bebida, a pressão era de 12 por 8; depois, de 13,6 por 8,8.
Doenças cardíacas - “É amplamente sabido que, se você ingere muito sal, os riscos de desenvolver pressão alta são maiores. Esse estudo mostra, no entanto, que também é importante se preocupar com a quantidade de açúcar consumida”, diz Paull Elliott, um dos autores do estudo. Segundo o especialista, a pressão alta é uma das principais causas das doenças cardiovasculares, entre elas, o ataque cardíaco.

Pessoas com pressão sanguínea na casa dos 13,5 por 8,5, por exemplo, são duas vezes mais propensas a sofrer ataques cardíacos quando comparadas àquelas com pressão de 11,5 por 7,5. Mas, no estudo, a relação entre o consumo de bebidas açucaradas e pressão alta se mostrou mais intensa naquelas pessoas que consumiam também grandes quantidades de sal por dia.

Leia também:

Refrigerantes dietéticos elevam risco de infarto e derrame

A chance de sofrer um acidente cardiovascular pode aumentar mais de 60%

Refrigerante diet: bom para a cintura, péssimo para o coração Refrigerante diet: bom para a cintura, péssimo para o coração (Polka Dot Images/Thinkstock)
Beber refrigerante dietético pode ser uma boa alternativa para quem não deseja engordar, mas não significa menos perigo à saúde. Um estudo americano sugere que os consumidores frequentes desse tipo de bebida correm um risco maior de sofrer ataque cardíaco e acidente vascular cerebral do que as pessoas que não bebem refrigerante nenhum. A pesquisa não apontou risco entre consumidores dos refrigerantes comuns.
O estudo, realizado em conjunto pela Universidade de Columbia de Nova York e a Escola de Medicina da Universidade de Miami, acompanhou 2.564 pessoas em Nova York por pouco mais de nove anos e descobriu que as pessoas que consumiam essas bebidas dietéticas diariamente tinham 61% mais chance de sofrer problemas vasculares. Mesmo após os cientistas descartarem os pesquisados com síndrome metabólica (doença vascular periférica) e histórico de doença cardíaca, o risco ainda assim foi 48% maior, destacou o estudo apresentado na conferência internacional sobre Acidente Vascular da Associação Americana de AVC.
"Se nossos estudos se confirmarem com análises futuras, isto sugeriria que refrigerantes dietéticos podem não ser um substituto ideal para bebidas com açúcar", disse a coordenadora dos estudos, Hannah Gardener, da Escola de Medicina da Universidade de Miami.
Segundo Hannah, o estudo não conseguiu identificar a razão do aumento de risco cardíaco. Segundo ela, é possível que a culpa não seja do refrigerante, mas de alguma característica em comum entre os pesquisados. "É possível que as pessoas façam escolhas pouco saudáveis na hora de comer, por exemplo, achando que basta basta tomar um refrigerante diet para se manter saudável", afirmou.
O médico epidemiologista brasileiro Julio Ricardo Vieira, da Universidade de Columbia, que também participou da pesquisa, disse a VEJA que a intenção do estudo foi "abrir os olhos da comunidade científica." Por ter sido a primeira pesquisa a demonstrar a relação dos refrigerantes dietéticos com acidentes cardiovasculares, diz ele, é preciso agora que outros grupos façam estudos clínicos para determinar que componentes das bebidas são responsáveis pelo aumento do risco. 
(Com agência France-Presse)

Vós sois iguais, portanto não criem diferenças entre irmãos por cor, descendência ou conta bancária.

PSICOGRAFIA 14-05-2012


Caros irmãos,

Vós sois seres contraditórios. Vós dizeis uma coisa, mas fazem outra.
Vós cobrais de irmãos se dizendo hábeis e praticantes intensivos das tarefas, mas no fundo são iguais a todos.
Vós tendes de parar de achar que um irmão é melhor que o outro ou mais abençoado apenas por ser mais evoluído.
Vós sois iguais, portanto não criem diferenças entre irmãos por cor, descendência ou conta bancária.
Vós todos são filhos do Pai Maior e recebem a mesma energia, cura e benção todos os dias.
Achas melhor tu do que o irmão? E por acaso vós praticais o que prega?
Vós realmente pensais como diz pensar? Respeita como diz respeitar?
Ao menos vós tens de ter humildade para assumir quem vós sois, ao invés de subir ao topo de uma torre, que sem base, irá desmoronar.

Reflitam.

Equipe Filosofia e Reflexão - Shirley Diaz



Médium: GP
Santos – SP

A CASA DE RUBEM ALVES


Menina com grave doença cardíaca a quem médicos deram semanas de vida completa 16 anos


Kirsty Howard: apesar da doença, ela se considera uma garota normal
Kirsty Howard: apesar da doença, ela se considera uma garota normal Foto: Reprodução da internet
Extra Online
Quando nasceu, os médicos deram à britânica Kirsty Howard apenas algumas semanas de vida: a menina sofria de uma deficiência cardíaca grave. Mas a garota lutou, acabou ganhando a batalha contra a morte e completou 16 anos. Preparando-se para o exame GCSE - o equivalente ao Enem - neste domingo, ela celebra a vida e diz que quer ser mãe, mostrou o jornal “Daily Mail” deste sábado. O pedido para ter um filho foi feito pela adolescente quando ela esteve na Fontana di Trevi, na Itália. Enquanto o desejo não se torna realidade, ela continua vivendo um dia após o outro e, apesar de toda a sua dificuldade, se considera uma garota normal.
- Eu me sinto sortuda. Eu tenho uma vida ótima e grandes amigos - disse.
A história de superação de Kirsty e também sua dedicação ao trabalho de caridade ganharam destaque em programas de TV e jornais e renderam à garota uma série de admiradores famosos. O jogador David Beckham e a mulher dele, Victoria, são alguns deles. Kirsty também já se encontrou com a Rainha Inglaterra e com o primeiro-ministro David Cameron.

Kirsty e David Beckham, quando ela tinha 6 anos
Kirsty e David Beckham, quando ela tinha 6 anos Foto: Reprodução da internet
Apesar da vida atribulada, a garota tem hábitos de qualquer adolescente. O quarto é enfeitado com pôsteres do ídolo da garota Robert Pattinson, ator dos filmes da série “Crepúsculo”. Ela também adora ir ao cinema com os amigos. O umbigo é enfeitado por um piercing. Já a vontade de ter uma tatuagem teve que ser posta de lado por causa da doença.
- Eu gostaria de uma tatuagem, mas não posso, porque isso poderia levar a uma infecção - contou a menina.
A coragem de Kirsty já foi reconhecida também com prémios. Em 2004 ela ganhou o Prêmio Helen Rollason - personalidade britânica que destacou-se na luta contra o câncer - de coragem.

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/menina-com-grave-doenca-cardiaca-quem-medicos-deram-semanas-de-vida-completa-16-anos-4945934.html#ixzz1vKtkk616

Xuxa diz que já foi pedida em casamento por Michael Jackson

A Rainha dos Baixinhos faz revelações sobre sua vida e carreira no ‘Fantástico’ deste domingo



A apresentadora Xuxa
Foto: TV Globo/ Divulgação

A apresentadora Xuxa TV Globo/ Divulgação
RIO - Entrevistada deste domingo no quadro “O que vi da vida”, no “Fantástico”, Xuxa promete declarações bombásticas. Segundo a Rainha dos Baixinhos, ela foi pedida em casamento pelo Rei do Pop, Michael Jackson. “Ele gostaria de ter filhos, casar”, diz a apresentadora, na notícia publicada no site do programa dominical.
A loira fala ainda sobre sua infância no subúrbio e lembra que começou a trabalhar cedo como modelo: aos 17 anos já sustentava a família. “Tenho orgulho de ser suburbana”, afirma. Xuxa ainda revela detalhes sobre seus relacionamentos com Pelé, com quem ficou durante seis anos, e Ayrton Senna, o “grande amor de sua vida”.

Brasileira cria um modelo biomecânico permite simular no computador todos os movimentos da coluna.

  Tecnologia para digitalizar coluna vertebral


São Paulo - Um conjunto de equações desenvolvido por uma pesquisadora brasileira durante seu doutorado na Universidade de Ulm, Alemanha, facilita a criação de modelos computacionais da coluna humana úteis para testar novos implantes e simular cirurgias. A tese apresentada por Maria Elizete Kunkel deu origem ao livro Biomechanical models of the human thoracic and lumbar spine: A statistical approach for prediction of anatomical parameters from radiographic images, recém-lançado em inglês pela editora alemã Südwestdeutscher Verlag für Hochschulschriften.
“O modelo biomecânico permite simular no computador todos os movimentos da coluna. Isso ajuda o médico a decidir, por exemplo, qual é o tipo de implante mais indicado para um paciente que necessita de cirurgia corretiva. Pode ser útil no tratamento de fraturas, hérnia de disco e desvios posturais, como escoliose, lordose e cifose”, disse Kunkel.
Esse modelo, porém, precisa ser personalizado de acordo com as dimensões vertebrais de cada paciente. “O que se costuma fazer é submeter o paciente a uma tomografia computadorizada e, depois, reconstruir a imagem usando recursos computacionais. Mas isso é caro, demorado e expõe o paciente a altas doses de radiação”, disse.
A ideia original de seu doutorado, conta Kunkel, era buscar um método mais rápido e financeiramente acessível de obter esses modelos. “Mas tive muita dificuldade para alimentar o programa que estava desenvolvendo com dados. Precisava ter as medidas de pacientes”, disse.
A pesquisadora teve então contato com um grupo de cientistas que estudava as vértebras de 12 cadáveres humanos sem problemas na coluna. “Eles mediram detalhadamente 17 vértebras em cada pessoa. Foram 40 dimensões mensuradas em cada vértebra estudada”, disse Kunkel.
O trabalho resultou em uma tabela com os valores vertebrais médios, que foi a base da pesquisa de Kunkel. Após análise estatística detalhada, ela percebeu que uma das medidas – a altura da vértebra – tinha boa relação com as outras 39 dimensões.
A partir desse valor, a pesquisadora desenvolveu, usando análise de regressão, 50 equações que tornaram possível estimar os valores das outras medidas.
“A grande vantagem do método é que a altura da vértebra pode ser obtida com um simples exame de raios X, que é bastante acessível. Há uma margem de erro, claro, mas fizemos testes e verificamos que essa margem de erro foi menor do que quando todas as dimensões foram medidas diretamente no paciente”, afirmou.
A pesquisa deu origem a três artigos publicados no Journal of Anatomy. “Meu orientador recomendou que eu me dedicasse apenas a criar essas equações e essa parte da pesquisa acabou se tornando meu doutorado. A criação do modelo biomecânico ficou para outro pesquisador terminar”, disse Kunkel.
A tese ganhou nota máxima e a menção honrosa Magna Cum Laude da universidade. Também despertou o interesse da editora Südwestdeutscher Verlag für Hochschulschriften.
Graduada em física pela Universidade Federal do Ceará, Kunkel cursou o mestrado no campus de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), onde desenvolveu o projeto "Avaliação comparativa das medidas de ultrassonometria óssea com os ensaios mecânicos de compressão para estimativa do risco de fratura", com apoio da Fapesp.
Cursou ainda especialização em Jornalismo Científico na Universidade Estadual de Campinas e realizou o projeto "Divulgação das atividades realizadas pelo programa de pós-graduação interunidades em bioengenharia EESC-FMRP-IQSC/USP", também com apoio Fapesp.
O livro pode ser adquirido no Brasil pela Livraria Canuto, pela Special Books Services (SBS) ou pela internet.

Truques de maquiagem

Vídeos de Promise Tamang Phan são sucesso na internet

Nascida no Nepal, ela ensina como ficar idêntica a celebridades internacionais usando apenas truques de maquiagem

Roberta Freire
Promise mostra o que se pode fazer com alguns produtos e muita criatividade Foto: Editoria de Arte



Promise mostra o que se pode fazer com alguns produtos e muita criatividade Editoria de Arte

RIO - Pense em uma celebridade. Da atriz Angelina Jolie ao rapper Drake. Com a ajuda de um arsenal de maquiagens, cílios postiços, lentes de contato coloridas, perucas e (muita) habilidade, Promise Tamang Phan, 22 anos, consegue se transformar em uma cópia praticamente idêntica de qualquer uma delas. O trabalho camaleônico da jovem, que nasceu no Nepal, e atualmente mora na Flórida, nos Estados Unidos, pode ser visto em seu canal no YouTube, dope2111. Os vídeos ensinam o passo a passo dessas metamorfoses e já alcançaram mais de 96 milhões de visualizações. Não é para menos. Em questão de minutos os traços orientais de Promise ganham as feições mais diversas possíveis: os olhos puxadinhos viram amendoados, as sobrancelhas curtas ganham outros formatos e seus lábios, naturalmente carnudos, são capazes de ficar finíssimos. Mas nem todas as caracterizações são tão fáceis de serem obtidas. Para chegar ao nariz da musa Megan Fox, por exemplo, ela confessa terem sido necessárias três tentativas. Perfeccionista, a vlogueira não desiste até ficar completamente satisfeita com o resultado.
INFOGRÁFICO: Assista aos tutoriais da vlogueira
- Quando faço minhas transformações, estudo minuciosamente os aspectos físicos da pessoa. Feito isso, uso truques de luz e contorno para copiar, da maneira mais fiel, esses aspectos no meu rosto - ensina.
Promise conta que a ideia de criar um canal de beleza surgiu de forma despretensiosa. Após assistir ao filme "Avatar", pegou a paleta de maquiagem, tintas branca e em tons de azul próprias para a pele, e decidiu tornar-se a personagem Neytiri. Postou a foto do visual em seu perfil no Facebook e a repercussão foi imediata.
- Meus amigos amaram e começaram a compartilhar a imagem com outros amigos. Mais tarde, minha cunhada (a makeup artist Michelle Phan) viu e colocou a foto em sua fanpage. Depois disso, recebi vários pedidos para fazer tutoriais - explica ela, que tem atraído os olhares da imprensa do mundo todo. Recentemente, foi convidada para participar do programa matinal americano "Good Morning America", onde encarnou a cantora de visual extravagante Nicki Minaj. Apesar de tudo, Promise ainda não se acostumou com toda a popularidade que adquiriu.
- Nunca pensei que fosse ser vista e amada por tanta gente. Ainda estou em choque - confessa.
A paixão por cosméticos começou no início da adolescência. Insegura como grande parte das meninas nessa faixa etária, Promise buscou nos produtos de beleza um aliado para disfarçar o que considerava serem seus defeitos e destacar as qualidades. Quase autodidata (ela também aprendeu muitas dicas com a cunhada Michelle), virou uma expert no assunto.
- Me achava feia e fazia de tudo para me sentir melhor. Foi uma fase difícil mas que acabou acarretando em algo bom. E com o passar dos anos, aprendi a me amar da forma como Deus me fez. No meu dia a dia mesmo, uso pouca maquiagem - conta. A vlogueira só não dispensa o BB cream - nova sensação no universo de beauté - e delineador preto.
- São meus ítens must-have - entrega ela, que atualmente está trabalhando em dois projetos: como stylist do website My Glam e na rede online Fawn, na qual percorre o mundo participando de talk shows e fazendo outros tutoriais com mais seis gurus de beleza do YouTube. Ambas as oportunidades foram uma consequência do sucesso na internet. Afinal, das várias transformações em pessoas famosas, Promise está virando uma verdadeira celebridade. Mesmo assim, ainda se define como "uma menina normal". Quando não está pesquisando qual será sua próxima caracterização, gosta de viajar e passar tempo com os amigos.

Vídeos e fotos de maquiagem

 

Como lavar o cabelo depois de um look montado e desfiado!


COMO LAVAR O CABELÓN DEPOIS DE DESFIÁ-LO!


Se jogou no topete, no penteado super desfiado (cheio de produto) e, no outro dia, acordou a cara da Medusa?
Pois é!
Cabelo desfiado ajuda muito a dar aquele volume todo, fica moderno, mas para tirar tudo… é aquele sufoco!

Por isso, a Tia Paola veio te ajudar na dica!



Antes de lavar o cabelo, penteie com uma escova grande e fofa.
Sempre tirando os nós das pontas para à raiz!


Hora de lavar!!!
Molhe o cabelón!


Aqui está o TRUCÃO:

Depois de molhar, vá direto ao condicionador!
Pode ser qualquer um, bem baratinho!
Aquele “Neutrox” amarelinho é ótimo para fazer isso!


Pegue bastante condicionador nas duas mãos e espalhe no cabelo.
Abra as mechas com os dedos, como se fossempentes” e sinta os nós delicadamente se desfazendo.


Depois de desembaraçar bem o cabelo, enxágue muito bem!


Agora chegou a hora do SHAMPOO!
Naquele esquema que você já sabe!
Primeira lavagem shampoo transparente, segunda lavagem shampoo leitoso.
Depois, aplique uma máscara rápida somente no comprimento!


Após a “lavagem normal”, é só enxugar o cabelo com a toalha!


VOCÊ ESCOLHE:
- Secar ao natural;
- Secar com secador!
Tia Paola estava com pressa e recorreu ao secador!


Secada rápida, só pra tirar aquela cara “acabei de sair do banho” e …
… Tia Paola tá pronta para outra!

Agora, ninguém precisa ficar com medo do look desfiado!


“Desfia tudo, bee!”

Beijão,
Mare – Tipo Luminosa / Equipe TDM