12.31.2011

Quais procedimentos de beleza e higiene podem ou não podem ser realizados durante a gestação?


Gestante bonita e bebê saudável

Quando a mamãe fica sabendo que está grávida surgem inúmeras dúvida sobre o que ela pode ou não fazer que poderia prejudicar ela ou o bebê. Em geral, gestantes devem sempre tomar muito cuidado antes de fazer tratamentos ou usar qualquer produto de beleza, seja na pele ou no cabelo.
Grávida passando creme na pele
Dependendo da quantidade e frequência de uso de certos produtos proibidos para gestantes há graves riscos para o bebê, inclusive de aborto e malformação fetal. Portanto, antes de usar qualquer produto de beleza é recomendado que a mamãe consulte seu médico. O especialista também poderá informar quais são liberados a partir do segundo ou terceiro trimestre da gestação.
Para esclarecer algumas dúvidas das futuras mamães, o Guia do Bebê realizou pesquisas e consultou alguns especialistas.
Para os temas abaixo foi consultada a Dra. Maria Fernanda Gavazzoni, dermatologista da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.
 - Descoloração de pelos
Gestantes só podem descolorir os pelos com água oxigenada. O que deve ser levado em conta é que a pele da gestante pode estar mais sensível e esta prática pode causar irritação.
- Bronzeador e protetor solar
Gestantes podem e devem usar filtros solares ou bloqueadores diariamente. Bronzeadores não são indicados para nenhuma pessoa.
É bom lembrar que existe um protetor solar ideal para cada tipo de pele. O mais adequado é que a gestante procure a orientação de um dermatologista para saber qual o produto certo para ela durante a gestação, quando a pele pode sofrer alterações.
- Esmaltes e Acetona
As soluções removedoras de esmaltes que contém concentração máxima de 50% de acetona em sua fórmula e esmaltes podem ser usadas durante a gestação e a amamentação sem problemas.
- Depilação
Não há restrições para depilação com cera, tanto fria quanto quente, e lâminas durante a gestação. Porém, é bom evitar o uso de cremes depilatórios à base de tioglicolato, pois pode haver absorção da substância pela pele.
A depilação a laser é proibida na fase gestacional, mas não há contraindicação na fase da amamentação.
- Cosméticos
Todo produto registrado como cosmético não pode ter restrições para gestantes ou mamães amamentando. Sob o ponto de vista dermatológico, o certo é consultar um especialista para indicar os melhores produtos para cada tipo de pele.
- Cosméticos anti-idade
Está proibido às gestantes o uso de produtos que contenham em sua fórmula ácido retinoico, ácido glicólico e hidroquinona.
- Gel redutor
Apesar de não haver contraindicação na bula, a maioria dos médicos recomenda evitar géis redutores e outros produtos que possam provocar irritação na pele ou calor local, pois podem gerar uma vasodilatação intensa e alterar a pressão arterial da gestante.
- Hidratante e óleos para banhos
Qualquer hidratante usado não pode conter ureia acima de 3%. Os demais hidratantes, em geral, não apresentam problema, mas o ideal é que seja prescrito pelo dermatologista.
- Xampu normal, anticaspas, contra piolhos
Não há problema em usar xampus comuns. Mas, em geral, xampus de tratamento anticaspa ou contra piolhos não são registrados como cosméticos e sim como medicamentos. Em muitos casos, o xampu anticaspa contém uma substância que não deve ser usada na gravidez, o Cetoconazol.
Xampus para tratamento antiparasitários não devem ser usados na gravidez, mas, o médico pode recomendar algum outro tipo de tratamento nesta fase.
- Uso de sabonetes de tratamento no próprio corpo e em animais
Sabonetes e xampus antiparasitários não podem ser usados. Sabonetes antissépticos podem alterar a flora bacteriana normal da pele e não devem ser usados sem receita médica por nenhuma pessoa, principalmente se o uso for prolongado. Em caso de necessidade de uso, a gestante poderá usar sabonete de Clorexidine, mas a concentração será estabelecida pelo médico assistente.
A gestante não deve manipular nenhuma substância antiparasitária (contra pulgas, carrapatos e outros) para tratamento de animais, pois poderá haver absorção do produto através da pele.
- Esfoliantes para pés e mãos 
Contanto que não haja concentração de ureia acima de 3%, cremes, géis e sabonetes esfoliantes podem ser usados sem riscos pela gestante.
- Pintar e alisar os cabelos
Não é permitido tintura, tonalizante ou alisante durante a gravidez, apenas os reflexos com água oxigenada. Na fase de amamentação podem ser usadas as tinturas, tonalizantes e alisantes químicos convencionais, que utilizam tioglicolato de amônia, guanidina e hidróxido de sódio ou lítio.
Escovas progressivas para alisamento dos cabelos que levam formol são proibidas nas fases de gestação e amamentação.
O importante é que os produtos utilizados não contenham amônia, metais pesados, como o chumbo, ou hidroquinona, componentes normalmente encontrados em alisantes ou tintas de cabelos.
Existem produtos feitos especialmente para futuras mamães, que são livres de agentes nocivos. O importante é consultar sempre o médico antes de utilizar qualquer produto.
- Laser, botox e bronzeamento artificial
Gestantes não podem fazer nenhum tratamento de laser, botox ou bronzeamento artificial.
- Tratamento para micoses
Há algumas substâncias usadas em tratamento para micoses que só o médico pode prescrever. Todos têm certo grau de risco e deve-se pesar o benefício do seu uso e em qual período da gravidez poderá ser utilizado.
- Clareamento dental
Clareamento dental, seja com produtos químicos ou laser, não é recomendado durante a gestação. A gengiva da gestante fica mais sensível, por isso mais propensa a sangramentos, o que pode gerar uma inflamação grave, ou até uma infecção. Geralmente, o que os dentistas fazem nesse período é uma limpeza leve.
- Intervenções cirúrgicas, plásticas ou lipoaspiração
Em hipótese alguma podem ser realizadas. As cirurgias podem ser abortivas e só são efetuadas em casos de extrema urgência.

Para os temas abaixo foi consultada a fisioterapeuta Dr. Cláudia de Oliveira,   docente da Universidade Santa Cecília, em Santos – SP.
- Massagens e drenagens linfáticas
Existem dois tipos de massagens que podem ser feitas em gestantes: Massagem clássica, para relaxamento e drenagem linfática manual.
Ambos estilos só são indicados se realizados por profissionais especializados em obstetrícia.
A massagem clássica possui diversos benefícios para a gestante, melhora a ansiedade, o humor, aumenta a qualidade do sono, diminui dores lombares, as complicações na hora do parto e na recuperação pós-parto.
A drenagem linfática tem como maior objetivo diminuir a retenção de líquidos, normalmente imposta pela gestação. Mas, deve-se tomar cuidado com variações na pressão arterial da mamãe. Para realizar um procedimento seguro para mamãe e bebê, o profissional deve medir a pressão antes de iniciar a massagem.

Para os temas abaixo utilizamos como fontes de pesquisa a ANVISA e os fabricantes dos produtos.
- Alisamento de Cabelo
Existe disponível no mercado um produto chamado Equalize, da marca Ponto 9 que promete o alisamento sem os agentes químicos como o formol. Esse produto utiliza a técnica de redução de volume.
- Antissépticos Bucais
Os antissépticos bucais não são contraindicados na gestação.  Mas, estes produtos normalmente são substâncias alcoólicas, por isso não devem ser engolidos, são feitos apenas para o enxágue bucal.
Fernanda Segantini

Rinite e asma são os problemas mais comuns em crianças que procuram ambulatórios de alergia



Dois estudos apresentados esta semana no Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia em Pediatria indicam que a rinite e a asma são as condições mais frequentes em crianças atendidas em ambulatórios de alergologia - respondendo pela maioria dos casos -, e que ambas, muitas vezes, estão associadas nesses pacientes. Realizados em ambulatórios de alergia pediátrica de Petrópolis-RJ e de Juazeiro do Norte-CE, os estudos mostram, ainda, que houve maior ocorrência de casos de problemas respiratórios no sexo masculino, e que a chieira, alergias na pele e sinusite também são condições significativas entre esses pacientes.
No trabalho desenvolvido no ambulatório de alergologia do Hospital Municipal Infantil Maria Amélia Bezerra, na cidade do Nordeste brasileiro, a revisão de 150 prontuários - 90 de pacientes masculinos e 60 femininos - indicou que asma e rinite respondiam por 64% dos casos, com a chieira em bebês ocupando o terceiro lugar entre as condições mais comuns, seguida das manifestações alérgicas com sintomas na pele. “No sexo feminino, as principais patologias encontradas foram asma e rinite, e a faixa etária mais prevalente foi entre seis e 10 anos”, destacaram os autores. “Em relação ao sexo masculino, rinite foi o diagnóstico mais frequente (53 casos), seguido de asma (42 casos). Ambas as patologias foram mais frequentes entre três e cinco anos de idade”, acrescentaram.
Os resultados não foram muito diferentes na pesquisa desenvolvida no ambulatório de alergia pediátrica da Faculdade de Medicina de Petrópolis - que incluiu 114 prontuários de crianças atendidas no período de janeiro de 2008 até fevereiro de 2010. Segundo os pesquisadores, a doença prevalente foi a rinite - “maior doença crônica respiratória” -, seguida da asma intermitente. “A patologia mais observada foi a rinite, sucedida pela asma. Dentre as rinites,  rinite persistente (70%) foi a mais encontrada. Na população do ambulatório portadora de asma, encontramos a asma intermitente (72%) como a mais prevalente”, destacaram os autores.
Os especialistas dos dois estudos registraram, ainda, uma grande co-ocorrência das duas condições respiratórias. Segundo os pesquisadores da Faculdade de Medicina de Petrópolis, aproximadamente um terço das crianças com rinite apresentavam asma concomitantemente; e 80% das crianças portadoras de asma apresentavam rinite associada. E as demais patologias encontradas foram: chieira, dermatite atópica, urticária, conjuntivite, hipertrofia de adenoides e amídalas, e alergia alimentar.
Fonte: 11º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia em Pediatria. 08 a 11 de abril. Temas livres 21 e 22.

Disfarce suas neuras e mostre o corpo no verão

Aprenda a esconder os centímetros a mais e aproveite o calor à vontade

Verão é tempo de suar. Só que nem sempre a molhadeira é causada pelo calor, tem mulher que já derrete agora, só de pensar em manter o corpo mais descoberto e mostrar uns centímetros a mais nos decotes, nas saias curtas ou nas roupas de praia. Mas como a gente sabe que você é esforçada e só precisa de um tempinho para comemorar os resultados da dieta e dos exercícios, resolvemos montar um manual de primeiros-socorros, para disfarçar as dobrinhas que - bate na madeira três vezes! - logo mais vão derreter. Foi tudo feito com a ajuda da Catarina Novaes, consultora e produtora de moda poderosa, que sabe todos os truques para você sair linda nas fotos e conquistar todos os olhares por onde passar.
  • Afine o quadril largo - Getty Images
  • Esconda os furinhos da celulite - Getty Images
  • Ponha mais recheio no decote - Getty Images
  • Diminua o volume e abuse do decote - Getty Images
  • Salto alto - Getty Images
  • Calça cintura alta - Getty Images
  • Pouco bumbum - Getty Images
  • Suma com o culote - Getty Images
  • Rapidinhas na praia - Getty Images

1
Barriga - Getty Images
Barriga? Que barriga?

O ideal para disfarçar a barriguinha é dar destaque aos ombros e quadris, criando a criar a impressão de cintura mais fina. Mas esse truque só vale para quem não tem o quadril largo coisa rara entre as brasileiras. Se você tem o bumbum grande, destaque o ombro e o colo, chamando atenção com colares, lenços e decotes em V ou ombro a ombro. As blusas que têm recorte logo abaixo do busto e são mais soltinhas do seio até a barra (tipo bata) são perfeitas neste caso.

Vestidos e trapézios também são uma boa, mas a escolha das cores deve ser feita com muita cautela, as laterais sempre devem ser mais escuras em caso de bicolores, para afinar a silhueta. Nada de estampas grandes, que se destacam ainda mais no corpo. Outras opções legais são as os bodys que modelam o corpo

Também existem cintas que ajudam a atenuar a barriguinha. Mas elas nem sempre são confortáveis e tendem a ficar ainda mais incômodas no verão. Se a barriguinha for só um pouquinho saliente, vale arriscar umas peças mais justas. Experimente também as lingeries modeladoras, algumas até sem costura, são mais confortáveis, e dão um ótimo resultado

FLYING YOGA QUEIMA 350 CALORIAS EM UMA AULA

faixa_fitness.png
Flying Yoga queima 350 calorias em uma aula
Para os adeptos da Yoga, conheçam a Flying Yoga. Um mix de força e equilíbrio.

Ideal para o equilíbrio entre o corpo e a mente, a Yoga vem se tornando uma forma singular de manter a boa forma. Atualmente há várias modalidades desta atividade originária da Índia. Existe a Hot Yoga, a Runyoga e, também, a Flying Yoga. Esta última versão é a união das posturas da Yoga com a movimentação acrobática nos tecidos, e é capaz de queimar 350 calorias.
Quase circense, a Flying Yoga requer concentração e equilíbrio. Entre os benefícios desta Yoga estão: fortalecer os músculos do corpo, melhorar a flexibilidade, deixar a postura correta, desenvolver a força, flexibilidade, consciência, coragem e conexão, além de ser uma aula de respiração.
De cabeça para baixo, com as pernas abertas, quase voando, enfim, esta novidade é um mix de exercício e brincadeiras. A Flying Yoga tem uma série de posturas que deixarão qualquer pessoa em forma. São elas:
Postura invertida: ideal para alongar toda a coluna;
Cachorro: parte posterior do corpo é alongada;
Postura arco: alonga o abdome, peitoral, virilha e garganta. Melhora a respiração e trata a ansiedade;
Guerreiro: modela as coxas e fortalece a flexibilidade do quadril;
Extensão e torção lateral: alonga a perna, desenvolve o equilíbrio;
Ângulo sentado: ajuda a alongar a coluna e os músculos da perna e maximiza a mobilidade do quadril;
Postura meia parada de mão: fortalece os punhos, o abdome e os braços.
Nos Estados Unidos, a Flying Yoga é realizada com a ajuda de outra pessoa e em algumas aulas não há o auxílio do tecido.

 IOGA AJUDA A REDUZIR ANSIEDADE E RITMO CARDÍACO
Ioga ajuda a reduzir ansiedade e ritmo cardíaco
Ioga faz bem à saúde! Que sofre com ansiedade ou depressão podem e devem praticar esse exercício com regularidade. Saiba mais!

A prática da Ioga proporciona os mais variados benefícios tanto para o corpo quanto para a mente. Um estudo divulgado nos Estados Unidos, durante uma conferência de cardiologia, confirmou esta máxima ao revelar que praticar Ioga, três vezes por semana, reduz a depressão e a ansiedade, ao mesmo tempo em que aumenta o bem-estar social e mental.
De acordo com o estudo, 49 pacientes foram analisados pela equipe de Dhanunjaya Lakkireddy, professor associado de Medicina da Universidade de Kansas. Os envolvidos na pesquisa sofriam de fibrilação atrial, ou seja, uma afecção de ritmo cardíaco irregular que acontece quando os sinais elétricos naturais do coração disparam de maneira desorganizada, provocando agitação dos batimentos cardíacos.

Nos três primeiros meses do estudo, os pacientes seguiram suas rotinas de exercícios habituais. Após esse prazo, foram submetidos a três sessões de Ioga por semana com um instrutor. De acordo com as análises, houve redução dos episódios de ritmo cardíaco irregular em quase metade dos pacientes, além de melhora na função física, vitalidade, funcionamento social e saúde mental.

“As doenças cardíacas afetam grande parte da população mundial, portanto, atividades que previnem estas doenças devem ser estimuladas”, destaca o enfermeiro, tutor do Portal Educação, Alisson Daniel.

Pacientes depressivos e ansiosos que fazem algum tipo de prática que ajude a reduzir o impacto dos sintomas em sua vida diária serão sempre beneficiados. O estudo mostra que a Ioga pode ser uma prática que agrega novos resultados ao prognóstico destes pacientes.

YOGA PARA GESTANTES
Yoga para gestantes
Uma técnica que beneficia a saúde do bebê e da mãe.

A espera de um filho é, indiscutivelmente, um momento único na vida de toda mulher. São muitos os motivos de felicidade e prazer. Mas, para que este encanto não acabe com as dores e o desconforto acarretados pelas mudanças que ocorrem com o corpo durante a gravidez, é indispensável a prática de exercícios físicos, sempre com a orientação de um profissional, para não colocar em risco nem a saúde da mãe e nem a do bebê.
Uma das práticas preferidas pelas mulheres grávidas é a yoga.  A técnica, quando voltada para gestantes, trabalha com exercícios corporais seguros e prazerosos, escolhidos especialmente para esta fase da vida de uma mulher. Usando elementos da yoga tradicional, Ásanas, Pranayamas e Nidra de filosofia milenar, a futura mamãe trabalha postura, respiração, relaxamento e meditação.
“Todo o trabalho é personalizado, feito de acordo com a saúde da grávida, respeitando o mês de gravidez, e aplicando mudanças trimestrais nos exercícios. Levamos em conta a historia e as possibilidades dessa mulher, mesmo quando as aulas são em grupo”, ressalta a instrutora perinatal Maria de Lurdes Teixeira, a Fadynha, que tem 33 anos de experiência com mulheres grávidas.
A prática de yoga para gestantes também influencia diretamente o momento do nascimento do bebê. Os exercícios realizados durante toda a gestação possibilitam um parto mais humanizado e tranquilo, o sonho de grande parte das mães.


Avastin não demonstrou eficácia contra o câncer de ovário.

Avastin desaponta no tratamento contra o câncer de ovário

Dois estudos cientificos mostraram que a droga contém a progressão da doença por apenas quatro meses. Pacientes que utilizaram o medicamento tiveram aumento da pressão arterial

Câncer de ovário: Avastin atrasa o periodo de piora da doença em até quatro meses Câncer de ovário: Avastin atrasa o periodo de piora da doença em até quatro meses (Thinkstock)
Depois de ter perdido a autorização para o tratamento do câncer de mama nos Estados Unidos, a droga Avastin também não demonstrou eficácia contra o câncer de ovário. É o que mostram dois estudos científicos publicados nesta quinta-feira pelo New England Journal of Medicine.

CÂNCER DE OVÁRIO
É classificado como o tumor ginecológico mais difícil de ser tratado e com menor chance de cura. Cerca de 25% dos cânceres desse órgão só são diagnosticados em estágio avançado, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). No mundo, são registrados 220.000 novos casos a cada ano, com 140.000 mortes. No Brasil, é o sétimo mais frequente entre as mulheres, com estimativa de 6.190 novos casos para 2012.
O primeiro estudo mostrou que a droga seria capaz de conter tumores em mulheres com câncer de ovário avançado por apenas quatro meses. A pesquisa, liderada por Robert Burger da Fox Chase Cancer Center, na Filadélfia, envolveu 1.873 mulheres com câncer de ovário avançado. Os resultados revelaram que o tempo de agravamento da doença foi de, em média, 10 meses naquelas que receberam apenas quimioterapia. As voluntárias que também receberam Avastin tiveram 14 meses até a progressão do câncer avançado.
O índice de sobrevivência foi semelhante entre os grupos e os efeitos colaterais foram maiores entre aqueles que utilizaram Avastin. O principal efeito adverso foi pressão aterial elevada e alguns pacientes também tiveram problemas estomacais e intestinais.
O segundo estudo, liderado por pesquisadores da Inglaterra, foi feito com 1.528 pacientes com câncer de ovário avançado. Elas receberam quimioterapia com ou sem Avastin. A droga só atrasou o progresso da doença em dois meses. Além disso, foram registrados mais casos de hipertesão entre os que usavam a droga.
Os resultados mostraram ainda um pequeno aumento na sobrevida dos pacientes: 24,1 meses para aqueles que tomaram Avastin contra 22,4 meses para aqueles que não fizeram o tratamento com a droga. Ao estudar os casos de câncer mais avançados, os pesquisadores encontraram um benefício mais significativo: 14,5 meses com a terapia padrão contra 18,1 meses com Avastin.
Os pesquisadores ponderam, porém, que ainda é preciso um acompanhamento por mais tempo para confirmar os resultados.
Outros tipos de câncer - Atualmente, o Avastin pode ser utilizado no combate de alguns tipos de câncer colorretal, pulmonar, renal e cerebral. A nova pesquisa tem como objetivo adicionar a droga para o combate do câncer de ovário.
Em novembro deste ano, a agência reguladora de medicamentos americana (FDA — Food and Drugs Administration) retirou a autorização do uso do Avastin para tratar o câncer de mama em estágio avançado. Segundo o órgão, não há comprovação de que o medicamento seja capaz de prolongar a vida dos pacientes com a doença. Além disso, a droga apresenta efeitos colaterais graves, como trombose e hipertensão.
Pesquisadores independentes questionaram se os resultados são realmente benéficos aos pacientes. O custo do tratamento pode ser de até 100.000 dólares por ano. "A situação é muito semelhante com os resultados no câncer de mama. A aprovação (no FDA) é improvável. A menos que um marcador biológico ou teste seja capaz de mostrar que os pacientes podem se beneficiar”, escreveu Gary Lyman, pesquisador da Universidade de Duke, segundo a agência internacional Associated Press.

Planos de saúde ampliam cobertura a partir do dia 1º

Saúde Suplementar

Entre os 69 novos procedimentos que devem ser oferecidos está a cirurgia de redução de estômago com o auxílio de vídeo

A partir deste dia 1º, os planos de saúde terão de garantir a cobertura de 69 novos procedimentos que foram determinados em resolução pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O novo rol é a base mínima de procedimentos que as operadoras terão de oferecer a todos os usuários de plano. Entre as principais novidades está a cobertura de 41 tipos de cirurgias por videolaparoscopia - técnica mais moderna, menos invasiva, que permite uma recuperação mais rápida do paciente - , substituindo as cirurgias tradicionais feitas por via aberta.

Entre as operações por videolaparoscopia incluídas na lista, está a cirurgia de redução de estômago. A ANS recebeu um documento com 2 mil assinaturas pedindo a inclusão desse procedimento na lista das coberturas obrigatórias. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) apontam que em 2009 foram feitas 45 mil cirurgias - 25% delas por meio do vídeo. Em 2010, das 60 mil operações, 35% foram por vídeo. Também foram incluídas na lista de cobertura de cirurgias por vídeo as de intestino e do aparelho digestivo.

Além disso, a ANS aumentou a cobertura de exames como o PET-Scan, um dos mais modernos de diagnóstico por imagem. A partir do primeiro dia de 2012, os planos terão de cobrir o PET-Scan para câncer de intestino, além de linfoma e câncer de pulmão. A ANS também alterou o número de consultas com nutricionistas, tornando ilimitado, por exemplo, os atendimentos para diabéticos que usam insulina. O novo rol também contempla sessões de oxigenoterapia para tratamento pré-diabético e incluiu o implante bicoclear para pessoas com deficiências auditivas.

Outra novidade é a obrigatoriedade de os planos pagarem terapias imunológicas para pacientes com doenças reumatológicas. São terapias mais seguras, que causam menos efeitos colaterais e estancam o avanço da doença. O tratamento é de alto custo e não tem cobertura pelo SUS.
Consulta - Segundo Karla Coelho, gerente de atenção à saúde da ANS, a inclusão dos novos procedimentos ocorreu depois de uma série de reuniões com especialistas das áreas, operadoras de planos, prestadores de serviço e órgãos de defesa do consumidor. A agência lançou uma consulta pública no site e recebeu cerca de 8 mil demandas e sugestões que foram analisadas pelo grupo técnico. "Cerca de 70% das sugestões vinham de usuários que solicitavam a inclusão de novos procedimentos", diz Karla.
(Com Agência Estado)

Vício em crack e outras drogas faz mulheres buscarem laqueadura

O avanço do crack e outras drogas entre grávidas tem feito hospitais brasileiros realizarem laqueaduras a pedido das mulheres. A Folha ouviu cinco maternidades que adotam a prática --duas no interior de São Paulo, duas na capital e uma em Porto Alegre (RS).
Por lei, a laqueadura só pode ser feita em mulheres com mais de 25 anos ou com mais de dois filhos. Ela deve expressar por escrito a vontade, e é proibida a indução à prática.
Maternidades ouvidas pela Folha, porém, confirmam que a prática existe e que é cada vez mais comum nos partos ver mães que estão sob o vício do crack. A gravidez, muitas vezes, é resultado de abuso sofrido na rua, enquanto a mulher usava a droga.
Na capital, a maternidade estadual Leonor Mendes de Barros faz em média por ano 6.500 partos. Neste ano, 39 grávidas eram usuárias.
O hospital não tem levantamento das laqueaduras só em viciadas, mas a operação é feita uma ou duas vezes por mês em casos especiais --viciadas com algum distúrbio psiquiátrico ou soropositivas.
Apesar de depender da vontade da mulher, a pressão da família pesa na decisão.
"Tenho impressão de que ela é convencida. Geralmente, vem a mãe dela e nos diz "ela engravidou de novo e não se cuida, eu que cuido dos filhos dela", disse a supervisora do Planejamento Familiar Cristina Helena Rama.
Próximo à cracolândia, a Santa Casa de SP atende por mês de duas a três grávidas usuárias de crack, em geral jovens de 20 a 30 anos, andarilhas, sem pré-natal, levadas pelo resgate em trabalho de parto e sob efeito da droga.
Segundo a médica Sonia Tamanaha, do setor de planejamento familiar, são mulheres que sequer conseguem informar dados pessoais.
A Santa Casa não sabe estimar quantas delas passaram pela laqueadura.
Em Araraquara (273 km de SP), a Santa Casa teve três casos de bebês que nasceram neste ano e em 2010 com crise de abstinência de cocaína, devido ao vício das mães. Neste ano, foram cinco viciadas em crack.
Diretor da maternidade da Santa Casa, Leonardo Alberto Cunha diz não ter dados das esterilizações, mas que ele já fez duas laqueaduras em dependentes químicas.
"As famílias nos procuram. Não é rotina, mas nesses casos eu executo, porque são casos de alta dependência. A mulher já tem dois, três bebês, um de cada pai." O procedimento ocorre, diz, com a avaliação de outros médicos.
Há casos também em Porto Alegre, no Grupo Hospitalar Conceição. Neste ano, em uma das maternidades do grupo, três de 111 grávidas viciadas passaram por laqueadura. Segundo o diretor-técnico Neio Lúcio Fraga Pereira, há consultório de rua que aborda pessoas com crack --entre elas, há grávidas.
Na Mater, em Ribeirão Preto (313 km de SP), um estudo mostrou que 23% das grávidas consumiam álcool. De janeiro a novembro deste ano, foram 357 laqueaduras --não há dados de usuárias.
REVERSÃO
Segundo o Ministério da Saúde, a laqueadura tubária é irreversível em 95% dos casos. A escolha tem partido das mulheres, convencidas pela família ou após orientação médica. Em 2010, foram 38.752 laqueaduras via SUS, número em queda desde 2007.
 JULIANA COISSI
DE RIBEIRÃO PRETO

Obrigado Presidenta Dilma!


Chegamos ao final de mais um ano. 2011 foi cercado por expectativas. Além das já naturais para um ano que se inicia, este foi especial, pois seria o primeiro ano onde uma mulher assumiria a Presidência da República do Brasil. Será que ela conseguiria dar continuidade aos feitos do Presidente Lula? Seria ela capaz de dirigir uma nação? Bom, faltando algumas horas para entrarmos em 2012 podemos dizer: o Brasil continua dando certo e Dilma é a principal responsável sobre isso. Aliás, foi além do que muitos poderiam imaginar, tanto os que torciam pelo seu insucesso, quanto os que desejavam que tudo desse certo. A Presidenta Dilma superou as expectativas. Será tema em todas as “retrospectivas” que passarão na TV em alguns instantes. Alguns tentarão avaliar da pior forma possível, mas não conseguirão, pois a primeira mulher Presidenta do Brasil foi muito melhor do que esperavam.


Terminamos o ano com o Brasil alterando seu “status” perante o mundo. Após um ótimo Natal, onde as vendas de 2011 foram 2,33% maior do que em 2010, acordamos em 26/12 com a notícia de que o Brasil passara a ser a 6ª economia do mundo. Para os que beiram minha idade (a qual continuarei ocultando), em seu tempo de escola, nas aulas de OSPB – Organização Social e Política Brasileira e de Educação Moral e Cívica, aprenderam que o Brasil era um País eternamente “em desenvolvimento”. Enfim, isso está mudando.

A Presidenta Dilma, em sua coluna semanal, no dia 27/12, divulgou a seguinte mensagem:

“Minhas amigas e meus amigos,

Ao longo de todo o ano de 2011 nós construímos com vocês, neste espaço do jornal, um diálogo semanal que me permitiu responder as suas dúvidas e esclarecer questões de seus interesses relacionadas a ações de governo. Aproveito este mesmo espaço para deixar minha mensagem de agradecimento por esse convívio e também para compartilhar com vocês o meu otimismo sobre o Brasil nesse novo período.

Trabalhamos muito neste ano para fazer do Brasil um país cada vez melhor e mais justo. E vamos trabalhar ainda mais em 2012 para continuarmos avançando.

O ano que está se encerrando não foi fácil para o mundo. No Brasil, percebemos com antecedência os rumos da crise internacional e nos preparamos para ela. Com planejamento e políticas acertadas, conseguimos proteger a economia, os setores produtivos e o emprego. Assim, tivemos um ano bem sucedido.

O Brasil cresceu neste ano, diante de um cenário mundial negativo. Quando a maioria dos países desenvolvidos enfrentou desemprego, criamos, até novembro, mais de dois milhões e 300 mil postos de trabalho e nossa taxa de desemprego foi a menor da série histórica – 5.2%. Batemos o recorde de exportações, atraímos volumes recordes de investimento direto externo e nossas reservas internacionais ultrapassam os US$ 350 bilhões.

O mais importante é que encerramos o ano sem abrir mão dos princípios fundamentais para o país: crescimento econômico com distribuição de renda. Este é o caminho da prosperidade, que está sendo construído por nós e para nós, sustentado numa forte democracia. O mundo hoje nos vê com respeito e confiança. E 2012 será mais um marco de consolidação do modelo brasileiro.

O ano começará com forte aumento do salário mínimo e com redução de impostos. Mais de cinco milhões de pequenas empresas que estão no Simples e os microempreendedores individuais terão redução nos tributos e crédito mais fácil e mais barato.

Continuaremos apoiando a compra da casa própria, beneficiando os mais pobres e a classe média. Estão garantidos os recursos da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil para o Minha Casa Minha Vida. O governo continuará subsidiando a construção de moradias para a população com renda de até R$ 5.000,00, com auxílio especial para os de menor renda até R$ 1.600,00.

Toda a população será beneficiada pela redução para zero do Pis-Cofins sobre massas, farinha e pão e pela redução do IPI sobre geladeiras, fogões e máquinas de lavar. O crédito continuará com redução de custo para os financiamentos de longo prazo. Com menos impostos e mais crédito, a economia brasileira vai crescer mais.

O meu governo continuará investindo fortemente na erradicação da pobreza extrema. Seis meses depois de termos lançado o Plano Brasil sem Miséria, localizamos 407 mil famílias que não recebiam qualquer benefício. Quase 80% delas já estão recebendo o Bolsa Família e logo as outras serão incluídas. Mais 1,3 milhão de crianças e adolescentes foram incluídos no programa.

Na saúde, vamos trabalhar muito para aumentar a qualidade dos serviços prestados à população. Com o Melhor em Casa, levaremos assistência médica de qualidade à casa de milhares de brasileiros e com o SOS Emergências vamos melhorar o atendimento em nossos prontos-socorros. O “Saúde Não Tem Preço” vai continuar garantindo, gratuitamente, remédios para tratamento de hipertensão e de diabetes nas redes de farmácias. Com investimentos de R$ 4 bilhões, o programa Crack, é possível vencer vai dar assistência médica e social aos dependentes e suas famílias e combater o narcotráfico e suas máfias.

O Viver sem Limites vai garantir direitos, apoiar e estimular os milhões de brasileiros com deficiência, para que tenham uma vida plena. Para dar o salto educacional que nossa economia e nosso país precisam, o Pronatec oferecerá 8 milhões de vagas em cursos técnicos e de qualificação profissional, para que nossos jovens e trabalhadores tenham acesso a mais e melhores empregos. E o Ciência sem Fronteiras levará 101 mil melhores estudantes e pesquisadores brasileiros em áreas tecnológicas, de engenharia e médicas para estudar nas melhores universidades do exterior.

Tudo isso foi construído com planejamento e políticas bem estruturadas. Temos todos os motivos para olhar 2012 com grande otimismo, com a certeza de que o Brasil continuará crescendo com estabilidade e diminuindo a desigualdade em um ambiente de pujante democracia. Deixo meu abraço carinhoso e a certeza de um Feliz Ano Novo para você, sua família e para todos os brasileiros!”
Presidenta Dilma, muito obrigado por tudo e feliz 2012! Continue neste caminho!
Fonte: Blog do Marco Aurélio

Como lidar com pessoas irritantes no trabalho sem sair do sério


Dicas de como enfrentar o puxa-saco, o ladrão de ideias e o sabe-tudo sem perder a linha
RIO - Gente irritante existe em qualquer lugar, inclusive no ambiente de trabalho. Há o ladrão de ideias, o puxa-saco, o sabe-tudo, o grudento, mas é preciso seguir algumas regrinhas para não perder a classe ao lidar com estes tipos tão comuns em qualquer empresa. De acordo com Fátima Sanchez, gestora do Instituto Personal Service, antes de tudo, é importante entender que o funcionário, seja ele qual for, pode ter problemas emocionais em algum momento, principalmente quando vivencia uma situação de pressão, no trabalho ou na vida pessoal, o que afeta sua convivência com os colegas.
- É preciso estar atendo às singularidades de cada um. Mas se forem características persistentes, é importante ter uma conversa franca com o colega, até para que ele não fique conhecido por rótulos ou apelidos dentro da empresa - aconselha Fátima, lembrando ainda que só vale dar o ''toque'' se você tiver um bom nível de intimidade com ele.
Na opinião de Jacqueline Resch, sócia-diretora da Resch Recursos Humanos, empresa que recruta e seleciona executivos para cargos de gerência e diretoria de empresas de grande porte, é importante se proteger de tais colegas, estabelecendo limites e fazendo-os compreender que você não é receptivo a esse tipo de comportamento:
- Não é preciso ser deselegante, nem grosseiro. Basta não alimentar e demonstrar que não aprecia. Se o colega insistir, encontre uma forma mais clara e direta de fazê-lo compreender. O importante é não se deixar invadir e não perder o controle.
Segundo a gestora do Instituto Personal Service, comportamentos como os indicados acima tornam-se usuais porque acabam funcionando como ferramentas de atenção ou desvios de situações mais importantes, que talvez devam ser omitidas:
- É possível que esses profissionais não conheçam outras formas de demonstrar seu desempenho.
E, mais do que ninguém na equipe, o gestor deve estar atento às singularidades de cada um e, caso identifique tais comportamentos, é preciso agir sobre os fatos, ressalta Fátima:
- Não fantasie situações e nem ouça os julgamentos de colegas. Procure ver o que acontece. Investigue. Analise se os fatos são decorrentes de uma atitude sua, de uma ordem pouco clara. Cuide para impedir essas situações. Esse é o verdadeiro papel do gerente: cuidar para que seu departamento seja rotulado pela excelência do desempenho, e não por ser o setor do funcionário folgado ou do puxa-saco, por exemplo.
Caso esteja diante de situações semelhantes na equipe e tenha dúvidas de como agir, siga essas dicas:
- Confronte o problema, analise a gravidade e se a situação pode piorar;
- Trabalhe o comportamento e não a pessoa;
- A meta deve ser construir uma solução e não destruir o relacionamento entre os colegas;
- Reúna as pessoas envolvidas e comece fazendo uma dinâmica em que o assunto seja relacionamentos e comportamentos indesejáveis;
- Ouça cada um atentamente, permaneça sustentando a situação de forma calma e atenciosa. Não se desequilibre. Peça sempre ao envolvido que sugira uma solução para a questão. Caso consiga identificar as causas daquele comportamento, ótimo. Caso não consiga, é necessário outros encontros, até se chegar a uma saída. Pode-se buscar um tratamento externo, com um profissional que dê suporte ao desvio de comportamento;
- Se esgotarem todas as alternativas e o funcionário não quiser melhorar, a saída da empresa será inevitável. Lembre-se que comportamentos inadequados numa empresa podem comprometer o desempenho do setor.

Como Não ser Irritante

Na maioria do tempo, uma pessoa irritante não percebe como seu comportamento é percebido pelas outras pessoas. Se você suspeitar que está irritando os outros - ou se lhe disserem que está sendo irritante e achar que estão certos, aprenda como evitar as pequenas coisas que frequentemente irritam os outros.

Passos

  1. Melhore sua autoconfiança. Algumas vezes alguém vai lhe achar irritante porque você fez algo que ela associa com uma caracterísitica negativa, como ansiedade, estereótipos ou outros motivos. Não mude algo em si somente porque alguém interpreta seu comportamento errroneamente (se ela estiver errada mesmo). Mas na maioria das vezes, podemos ser irritantes por causa da insegurança ou por não transmitir confiança. Em tais casos, examine porque faz algumas coisas e talvez perceba que a única razão de estar fazendo isto é causar uma boa impressão, e está funcionando ao contrário!
  2. Pare com hábitos contraproducentes. Digamos que descobriu que ri alto demais das piadas dos outros, mesmo se não for engraçado, ou talvez esteja rindo em momentos inapropriados. Talvez estejas fazendo isto inconscientemente porque achas que ser alegre e rápido a rir te faz mais agradável, mas o que realmente está acontecendo é que estás a irritar todos a sua volta. Tente uma abordagem diferente: seja genuíno e original, seja você mesmo. Se as pessoas lhe acharem irritantes enquanto é você mesmo, então você precisa encontrar novas pessoas para se relacionar.
  3. Respeite os limites - todos têm limites. Precisas aprender quais são estes limites e evitar ao máximo desrespeitá-los. Limites variam de cultura a cultura, e até de indivíduo a indivíduo.

    • Não cutuque as pessoas ou dê tapinhas em suas cabeças. Na verdade, não as toque de modo algum se não gostarem ou se não tiver a intimidade para tal. Algumas pessoas gostam de ter seu espaço pessoal e não gostam muito deste comportamento sinestésico.
    • Cuide da sua vida. Evite adentrar uma conversa no meio dizendo "Do que estão falando?" Se escutar alguém conversando e só pegar a última frase, deixe como está. Não seja muito curioso.
  4. Seja humilde. Só porque está confiante de que não há ninguem que faça algo melhor que você, não saia por aí anunciando isto, pois vai soar como arrogante, como se estivesse contando vantagem de seu sucesso ou fortuna.

    • Não corrija a gramática / ortografia ou precisão dos outros. Isto pode soar como inteligente, mas a maioria das pessoas não gosta de ver seus erros sendo revelados na frente dos outros o tempo todo.
    • O mundo não gira em torno de você, e deve parar de reclamar ou chorar o tempo todo, pois isto vai ser cansativo para aqueles a sua volta. Isto também vale para ficar se desvalorizando o tempo todo, o que não é humildade - é outra forma de egocentrismo. É normal se sentir mal de vez em quando, e expressar seu descontentamento, mas também precisa saber quando é a hora de deixar um problema de lado e seguir em frente. Seja otimista.
    • Aprenda a escutar. Outras pessoas gostam de ter espaço para dizer o que pensam, e vão ficar muito irritadas se você controlar as conversas e for o único a falar. Eventualmente elas vão parar de falar com você.
  5. Tenha consciência do que está a sua volta. Acredite ou não, outras pessoas têm suas vidas também. Preste atenção para não parar na passagem ao ter uma conversa, dirigir a 40 km/h na via de 80 km/h, ou se seus filhos estiverem fazendo coisas irritantes em locais públicos. Assim como impor um mau cheiro às pessoas a sua volta é considerado por muitos uma coisa muito irritante.
  6. Você me dá nos nervos!
    Você me dá nos nervos!
    Aprenda a ler a linguagem corporal das pessoas. Normalmente as pessoas lhe dirão que estão irritadas com seu comportamento, verbal ou somaticamente. Se se importa em não ser irritante, você pode fazer muito progresso simplesmente prestando atenção a estes sinais e admitindo que o que faz talvez esteja gastando a paciência dos outros.

Dicas

  • Todas as pessoas podem ser irritantes às vezes, e isto é normal. Ser irritante em excesso diariamente é o que faz com que as pessoas lhe confiram uma reputação ruim.
  • É difícil ser irritante se não falar o tempo todo. Pense no que vai dizer antes de fazê-lo.

CLARA NUNES-O CANTO DAS TRÊS RAÇAS

Capacidade reprodutiva é o que nos atrai sexualmente


Características que apreciamos no corpo indicam saúde e fertilidade.
Mulheres são mais criteriosas que homens na escolha do parceiro.

Tadeu Meniconi Do G1, em São Paulo
Você sabe o que você mais gosta de ver em um homem ou em uma mulher quando vai à praia ou ao clube? Provavelmente, não é nada muito diferente do gosto que nossos tataravós tinham quando viviam nas cavernas.
“O que você tem que lembrar, em termos de biologia, é que todos os animais e plantas são programados para reproduzir”, resume o biólogo escocês Robert Young, que coordena o curso de pós-graduação em zoologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).
Mulher passeia na praia de Ipanema, no Rio (Foto: Vanderlei Almeida/AFP) 
Mulher passeia na praia de Ipanema, no Rio (Foto: Vanderlei Almeida/AFP)
Como o objetivo é reproduzir, as características que procuramos nos nossos parceiros são aquelas que garantem o futuro dos nossos filhos. “O melhor parceiro possível é o mais fértil e mais saudável”, aponta Young.
“O que a gente olha é onde as mulheres têm depósito de gordura no corpo, isso fala sobre saúde, inconscientemente”, explica o especialista em comportamento animal e evolução. “Mulheres de busto grande normalmente são mais férteis.”

“A mesma coisa serve para a mulher que prefere o homem mais musculoso. No passado, ele era melhor caçador”, prossegue o pesquisador. “A evolução nos programou para gostar dessas características”.
A escolha é delas
A reprodução envolve mistura de genes, por isso a escolha do parceiro exige cuidado. “Seu corpo morre com 80 ou 90 anos. Seus genes podem durar milhões de anos”, resume Young.
E esse cuidado é maior por parte das mulheres. “As fêmeas investem muito mais na reprodução que o homem. Quem investe mais escolhe mais. Em 99% das vezes, é a fêmea que escolhe o parceiro”, afirma.
Quem investe mais escolhe mais. Em 99% das vezes, é a fêmea que escolhe o parceiro"
Robert Young, biólogo da PUC Minas
Por investimento, o professor entende o tempo e a atenção que uma mulher precisa dedicar para ter um filho. Além dos nove meses de gravidez, ela ainda precisa amamentar o bebê. “Uma mulher não consegue ter mais que 40 [filhos] de jeito nenhum”, estima o pesquisador.
Enquanto isso, não existe um número limite de filhos para um homem. “Com uma ejaculação, ele consegue fertilizar todas as mulheres na Europa e nos EUA”, compara o pesquisador, considerando que uma ejaculação tem 600 milhões de espermatozoides. “Também por isso, os machos são, em geral, mais promíscuos”, ele conclui.
O que nos atrai sexualmente está ligado à fertilidade e à saúde, mas, quando a fêmea busca um parceiro para procriar, outro aspecto entra em jogo.
“A mulher precisa de um homem que ajude a criar o filho, não só nos genes”, diz Young. “As fêmeas procuram homens saudáveis e homens com recurso. Na nossa sociedade atual, recurso é dinheiro. E dinheiro está associado com inteligência.”
Segundo o biólogo, há pesquisas que mostram que a preferência feminina varia durante o ciclo menstrual. Quando a mulher está ovulando, prefere homens mais agressivos, que se impõem sobre os rivais – conhecidos na zoologia como os machos alfa. No restante dos dias, homens menos agressivos, que tendem a ser melhores pais, são mais bem vistos

Na última sexta-feira do ano, devotos vão ao Bonfim pedir paz para 2012

Tradição é ir à Colina, vestido de branco e assistir missa na Igreja do Bonfim.
Devotos do Candomblé reverenciam à Oxalá no sincretismo religioso.

Lílian Marques Do G1 BA
Igreja do Senhor do Bonfim (Foto: Lílian Marques/ G1) 
Igreja do Senhor do Bonfim na última sexta-feira do ano. (Foto: Lílian Marques/ G1)
É tradição na capital baiana que os devotos vistam branco nas sextas-feiras e não seria diferente na última do ano. Centenas de fiéis subiram a Colina Sagrada, em Salvador, nesta sexta-feira (30), vestidos de branco para fazer agradecimentos, pedidos e orações, ao Senhor do Bonfim, santo mais famoso da Bahia.
Professora Marinalva Duarte igreja do Senhor do Bonfim (Foto: Lílian Marques/ G1) 
Família vai a igreja, pede paz e agradece por 2011.
(Foto: Lílian Marques/ G1)
Desde as 5h da manhã os fiéis lotaram as missas e o entorno da Igreja que ficou cheia de devotos. Alguns fiéis não conseguiram entrar no santuário e acompanharam as orações do lado de fora, onde eles aproveitavam para fazer os pedidos, amarrando as tradicionais fitinhas nas grades da igreja. O diácono Carlos Augusto benzeu fiéis na escadaria da igreja.
Foi deste local que a professora Marinalva Duarte, devota desde criança, acompanhou a missa. Ela foi à igreja com a filha Fernanda Duarte e a neta Ana Luiza, de apenas seis meses. As três seguiram a tradição e foram prestar as homenagens a Senhor do Bonfim vestidas de branco.

“Nós estamos aqui para agradecer os 364 dias que ele nos concedeu em 2011 e pedir força, vida e paz para 2012. Também vim pagar a promessa por ele ter me dado a minha neta Luiza, e por ela ter saúde nesses seis meses”, conta.
Na praça que fica em frente a Igreja, pais e mães de santo reverenciaram Oxalá, que no sincretismo religioso é representado por Senhor do Bonfim. “Oxalá é o pai de todos, o orixá mais importante. Ele rege a paz e a sua cor é o branco, toda sexta-feira é dedicada a ele”, explica a mãe-de-santo Vera Lúcia.
Fitas do Bonfim (Foto: Lílian Marques/ G1) 
Fitas do Bonfim são amarradas por fiéis com pedidos.  (Foto: Lílian Marques/ G1)
Comércio

O dia também é de festa para os vendedores que trabalham na localidade. Fitinhas do Bonfim, chaveiros, colares, búzios, e até chapéu de praia são opção para quem quer registrar a devoção nas grades da igreja ou levar alguma lembrança.

Muitas pessoas que trabalham no local também são fiéis, como dona Maria Conceição, que tem 67 anos e há 40 trabalha na frente da igreja.

“Já vendi espiga de milho aqui, mas há 15 anos trabalho com as fitinhas de Senhor do Bonfim. Essa é a melhor época, quando tem mais movimento, dá para vender bem. Todos os dias passo na igreja quando chego e quando vou embora para pedir um bom dia de trabalho e depois para agradecer. Esse ano já pedi muita coisa boa e sei que ele não vai me negar”,

2012 será regido por Oxalá e Oxum

Ialorixá diz que ano novo será de muitas transformações, ano de afirmações.

Banho de folha é ritual para muitos baianos. Veja algumas receitas.

Do G1 BA, com informações da Tv Bahia

Se depender do orixá do ano, 2012 será um ano de paz. Segundo os adeptos do Candomblé, o ano novo será regido por Oxalá e Oxum.

Os búzios de mãe Jaciara mostram boas novas para 2012. “Será um ano de muitas transformações, um ano de afirmações. Mesmo 2012 sendo regido por Oxalá, a gente tem uma grande influência de Oxum, que é mãe, que tem haver com o útero. Que tem a questão das crenças, da proteção às crianças. É importante usar várias cores, como o amarelo, o dourado, mas o branco tá em alta no sentido da paz, do equilíbrio, que é Oxalá que está reinando".

Um ano novo de prosperidade, de saúde, amor e dinheiro no bolso. Os desejos são muitos e nessa época, muitos supersticiosos se preparam para simpatias de fim de ano.

Tem muita gente que faz questão em recorrer às forças da natureza. A promessa de bons fluídos das folhas atraem muitos clientes para a feira das Sete Portas, em Salvador.

“Para ficarmos fortificados para o ano que vem. A família toda vai tomar desse banho aqui”, disse a autônoma Hermegilda Queiroz.

Quem acredita na tradição das folhas, tem muita opção. O “vence tudo” e o “tira teima” afastam a inveja e o mau olhado. A folha de acoco chama dinheiro para a carteira. Tem ainda, banho para quem está a procura do amor. “O acaçá é uma folha muito procurada, Tem ainda o manjericão, a palma da rainha, e a água de alevante. São folhas aconselhadas para as pessoas que estão com dificuldade no amor. Elas devem tomar esse banho”, diz o vendedor André Nery.

Tem banho de amassi, o mais procurado. “Esse banho é para a pessoa ter uma vida mais leve”, conta o vendedor Edvaldo Morbek.

A professora Josilene Prazeres diz que no dia 31, a meia – noite, ela tem uma vibração especial. “No dia 31, a meia-noite, é minha vibração, meu pensamento positivo e o meu primeiro banho de mar, para tirar todas as impurezas”, diz. O vendedor Rodrigo Alves conta o banho que prepara no último dia do ano. “Eu tomo banho de sal grosso, de arruda, de manjericão, abre-caminho”.

“O que a pessoa tem que fazer mesmo é se despir de preconceito, tirar todo o rancor que viveu esse 2011 e ser um ano de mudanças. Além de tomar um banho, que é muito importante. Um banho de alfazema, pétalas de rosas e água. Aí toma um banho, pega as pétalas de rosas e coloca em um jardim, em uma árvore bem bonita”, contou a ialorixá.
 

O QUE VOCÊ PODE OU NÃO BEBER NO RÉVEILLON

O que você pode ou não beber no Réveillon

Bebidas: saiba o que pode ou não beber na festa da virada do ano.



Para a maioria das pessoas, festa combina com bebida. Quando se fala em Réveillon então... O problema é que a bebida alcóolica é um dos maiores inimigos da dieta. Para que você não coloque o seu esforço em risco logo no último dia do ano, preparamos uma lista com as bebidas que você pode tomar, aquelas que você deve moderar e, ainda, as que estão completamente proibidas.
Está liberado! Mas só por que é festa...
• Refrigerante zero
• Sucos de fruta
• 1 taça de vinho branco ou tinto
• Água de coco
• Água mineral
Você pode beber com moderação!
• Chope – no máximo, 2 tulipas
• Cerveja – no máximo, 2 tulipas
• Champanhe - no máximo, 2 taças
Está proibido!
• Caipirinha
• Batida
• whisky
• Chope – mais de 2 tulipas
• Cerveja – mais de 2 tulipas
• Champanhe – mais de 2 taças
faixa_alimentacao.png

5 BEBIDAS QUE DEVEM FAZER PARTE DA SUA DIETA

5 bebidas que devem fazer parte da sua dieta
Quem quer emagrecer precisa mudar os seus hábitos alimentares. Confira quais os líquidos que você pode beber sem culpa!


Quando se fala em emagrecer, logo pensamos em que alimentos devem ser excluídos do cardápio e quais devem fazer parte da nossa rotina. Contudo, isso costuma  valer muito para a comida e não para as bebidas. A maioria das pessoas esquece que alguns líquidos podem fazer com que todo o nosso esforço para emagrecer seja em vão.

Para que você não cometa este erro, confira uma lista das 5 melhores bebidas para quem quer espantar o excesso de peso.

Água: Além de ser essencial à saúde, ela faz toda a diferença para quem quer emagrecer. Além de não possuir calorias, ela ajuda o organismo a eliminar toxinas, acelera o metabolismo e ainda ajuda você a se sentir sempre saciada.

Chá: De uma maneira geral, esta bebida é indicada para pessoas de todas as idades. Quando o assunto é a dieta, as melhores opções são: Chá verde, que acelera o metabolismo, e o chá branco, que funciona como um diurético.

Café: Na sua versão sem açúcar, esta paixão nacional pode ser um aliado. O café é muito rico em antioxidantes e não contém calorias. O mais indicado é uma dose diária no café da manhã. Isso vai fazer com que você se sinta até mais disposto para a realização de tarefas cotidianas.

Leite desnatado: O leite contém grande quantidade de cálcio, excelente nutriente para fortalecer os ossos. E, como quem quer emagrecer precisa se exercitar, esta bebida acaba atuando como uma proteção contra fraturas. Além disso, alguns estudos mostram que o leite pode atuar no combate e na propagação de células gordas.

Sucos de vegetais: Tudo bem que você já é adepta dos sucos de frutas. Mas, sabia que variar os ingredientes do seu suco pode fazer com que os resultados sejam alcançados mais rapidamente? Couve e agrião são ótimas opções. Por conter grande quantidade de fibras, atuam no funcionamento do intestino o que  aumenta a sensação de saciedade, fazendo com que você consuma menos calorias e não sinta.
Sua Dieta

Tempo de mudar

perguntaram para Deus...
O que mais te intriga nos seus humanos?
Deus respondeu:
Eles fartam-se de ser criança e tem pressa de crescer, depois suspiram por voltar a ser criança.
Primeiro perdem a saúde para ter dinheiro e logo em seguida perdem o dinheiro para ter saúde.
Pensam tão ansiosos no futuro que descuidam do presente e assim, não vivem o presente e nem o futuro...
Vivem como se fosse morrer e morrem como se não tivessem vivido...
Reflita sobre isso, pois você ainda tem tempo para acertar sua vida, todos os dias quando você
acordar receba o mais belo de todos os presentes...
A dadiva da vida...
Deus lhe deu e você à administra, faça com que realmente valha a pena...

12.30.2011

Como encontrar a felicidade e ter saúde em 2012

O primeiro passo é decidir que está farto da vida como ela está e começar a mudança . Foto: Getty Images O primeiro passo é decidir que está farto da vida como ela está e começar a mudança
A sociedade atual é repleta de "workaholics", que encontram pouco tempo para relaxar. O autor do livro Encontrando a Felicidade, Todd Patkin, sofreu um colapso nervoso e decidiu mudar o estilo de vida. Após superar a depressão, escreveu o livro citado com quatro dicas para ser feliz no próximo ano. As informações são da Fox News.
1 - Decida que está farto de ser infeliz é o primeiro passo. Esta é uma atitude simples, mas difícil, porque você pode ter que mudar os padrões ao longo da vida.
2 - Comece a se exercitar. Atividades físicas liberam endorfinas.
3 - Sintonize as notícias negativas. Estamos constantemente lendo notícias ruins no jornal ou assistindo coisas terríveis na TV. Ler algo edificante, antes de ir dormir à noite é um dos ingredientes para a felicidade.
4 - Aprenda a amar a si mesmo. Tenha conversas estimulantes diariamente e seja seu próprio líder de torcida. Olhar para as coisas que você fez bem, em vez das coisas erradas é o caminho. Foque o que é bom e esqueça os fatos ruins.

Recomeçar



Lembre-se: o dia de hoje é uma página em branco que o Criador lhe oferece para que você escreva um novo capítulo da sua história.
Recomeçar é só uma questão de querer. Se você quer, Deus quer. É por isso que Ele acena sempre com essa nova chance chamada presente.



M.E.

DONATIVO DO CORAÇÃO



Seja a tua palavra clarão que ampare, chama que aquece, apoio que escore e bálsamo que restaure.

Sempre que te disponhas a sair de ti mesmo para o labor da beneficência, não olvides o donativo da coragem! Auxilia ao próximo por todos os meios corretos ao teu alcance, mas, acima de tudo, ampara o companheiro de qualquer condição ou de qualquer procedência, a sentir-se positivamente nosso irmão, tão necessitado quanto nós da paciência e do socorro de Deus.

Emmanuel

Abra seus olhos para se conscientizar da presença de Deus. Encare a vida com um novo interesse, com entusiasmo e alegria. Veja as pessoas além das aparências - a divina entidade. Enfrente os problemas e as aparentes dificuldades como oportunidades para demonstrar sua fé e sua confiança no supremo poder de Deus.

Unidade

DOS ANIMAIS AOS MENINOS


Meu pequeno amigo:

Ouça.

Não nos faça mal, nem nos suponha seus adversários.

Somos imensa classe de servidores da Natureza e criaturas igualmente de Deus.

Cuidamos da sementeira para que lhe não falte o pão, ainda que muitos de nossa família, por ignorância, ataquem os grelos tenros da verdura e das árvores, devorando germens e flores. Somos nós, porém, que, na maioria das vezes, garantimos o adubo às plantações e defendemo-las contra os companheiros daninhos.

Se você perseguir-nos, sem comiseração por nossas fraquezas, quem lhe suprirá o lar de leite e ovos?

Não temos paz em nossas furnas e ninhos, obrigados que estamos a socorrer as necessidades dos homens.

Você já notou o pastor, orientando-nos cuidadosamente? Julgávamo-lo, noutro tempo, um protetor incondicional que nos salvava do perigo por amor e lambíamos-lhe as mãos, reconhecidamente. Descobrimos, afinal, que sempre nos guiava, ao fim de algum tempo, até ao matadouro, entregando-nos a impiedosos carrascos. Às vezes, conseguíamos escapar por momentos, tornando até ele, suplicando ajuda, e víamos, desiludidos, que ele mesmo auxiliava o verdugo a enterrar-nos o cutelo pela garganta a dentro.

A princípio, revoltamo-nos. Compreendemos, depois, que os homens exigiam nossa carne e resignamo-nos, esperando no Supremo Criador que tudo vê.

As donas de casa que comumente nos chamam, gentis, através de currais, pocilgas e galinheiros, conquistam-nos a amizade e a confiança, para, em seguida, nos decretarem a morte, arrastando-nos espantados e semi-vivos à água fervente.

Não nos rebelamos. Sabemos que há um Pai bondoso e justo, observando-nos, de certo, os padecimentos e humilhações, apreciando-nos os sacrifícios.

De qualquer modo, todavia, estamos inseguros em toda parte. Ignoramos se hoje mesmo seremos compelidos a abandonar nossos filhinhos em lágrimas ou a separar-nos dos pais queridos, a fim de atendermos à refeição de alguém.

Por que motivo, então, se lembrará você de apedrejar-nos sem piedade?

Não nos maltrate, bom amigo.

Ajude-nos a produzir para o bem.

Você ainda é pequeno e, por isto mesmo, ainda não pode haver adquirido o gosto de matar. Não é justo, assim, colocarmo-nos de mãos postas, ante o seu olhar bondoso, esperando de seu coração aquele amor sublime que Jesus nos ensinou?

Neio Lúcio


(...) A semente plantada resume todas as nossas cogitações em torno do porvir. Terás o que cultivas. Não colherás figos na macieira e vice-versa. Ciente de que todos os pensamentos e atos são sementeiras do destino, seleciona o material que consideres adequado à tua felicidade e centraliza-o no serviço do bem aos semelhantes. Do que deres presentemente, recolherás os resultados depois. O futuro começa agora. Cede hoje à vida o que possuas de melhor e, amanhã, aquilo que a vida tenha de melhor, te responderá.

Emmanuel
DOUTRINAR E TRANSFORMAR


Meus amigos:

Em verdade é preciso doutrinar para esclarecer.

Mas é imprescindível, igualmente, transformar para redimir.

Doutrinação que melhore.

Transformação que recupere.

A teoria prepara.

A prática realiza.

Ensinando, induzimos.

Fazendo, demonstramos.

Quem instrui, acende luz.

Quem edifica, é a própria luz em si.

Para doutrinar com segurança, é necessário atender à sabedoria através do cérebro.

Para transformar com êxito, é indispensável obedecer ao amor, por intermédio do coração.

Não basta, pois, o ensinamento.

Imperioso sejamos nós mesmos a lição viva.

Pensamento que observe e ilumine.

Sentimento que compreenda e ajude sempre.

Não nos limitemos, desse modo, aos méritos da palavra.

Procuremos, com o mesmo fervor, as vantagens da ação.

Cultura que aperfeiçoe.

Trabalho que santifique.

Hermes, Zoroastro, Confúcio, Sidarta e Sócrates foram grandes e veneráveis instrutores que nos revelaram a senda.

Jesus-Cristo, porém, associando lição e exemplo, é o Mestre Amoroso e Sábio que nos ensina a percorrê-la.



Emmanuel



Não deplores a função ou tarefa humilde, na qual te encontras edificando o futuro.

Joanna de Ângelis

EDUCA


"Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" - PAULO. (I CORÍNTIOS, 3:16.)

Na semente minúscula reside o germe do tronco benfeitor.

No coração da terra, há melodias da fonte.

No bloco de pedra, há obras-primas de estatuária.

Entretanto, o pomar reclama esforço ativo.

A corrente cristalina pede aquedutos para transportar-se incontaminada.

A jóia de escultura pede milagres do buril.

Também o espírito traz consigo o gene da Divindade.

Deus está em nós, quanto estamos em Deus.

Mas, para que a luz divina se destaque da treva humana, é necessário que os processos educativos da vida nos trabalhem no empedrado caminho dos milênios.

Somente o coração enobrecido no grande entendimento pode vazar o heroísmo santificante.

Apenas o cérebro cultivado pode produzir iluminadas formas de pensamento.

Só a grandeza espiritual consegue gerar a palavra equilibrada, o verbo sublime e a voz balsamizante.

Interpretemos a dor e o trabalho por artistas celestes de nosso acrisolamento.

Educa e transformarás a irracionalidade em inteligência, a inteligência em humanidade e a humanidade em angelitude.

Educa e edificarás o paraíso na Terra.

Se sabemos que o Senhor habita em nós, aperfeiçoemos a nossa vida, a fim de manifestá-
 
Emmanuel


Vigiar não é desconfiar. É acender a própria luz, ajudando os que se encontram nas sombras.

Andre