7.09.2011

Iodo no sal brasileiro

Uma proposta para reduzir a quantidade de iodo no sal brasileiro foi colocada ontem em consulta pública pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A medida, feita a pedido do Ministério da Saúde, é uma reação à mudança do hábito alimentar do brasileiro, que passou a usar mais o tempero em sua dieta. Com o maior consumo do sal, a quantia de iodo adicionada ao produto deve ser ajustada, defende o ministério.
"A medida pretende reduzir o risco de uma ingestão excessiva de iodo, que, de acordo com estudos, pode levar à tireoidite de Hashimoto", afirmou a especialista em vigilância da Anvisa, Paula Ferreira. A doença ocorre por um erro no sistema imunológico. O organismo passa a atacar a tireoide, levando ao hipotireoidismo. Pacientes com o problema apresentam cansaço, ganho de peso e fadiga crônica.
O ministério calcula que o consumo médio de sal pelo brasileiro, incluindo alimentos processados e preparados fora de casa, é de 12 gramas - mais que o dobro do limite definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para populações com esse perfil de consumo, a OMS recomenda que a quantidade de iodo adicionada ao sal varie de 20 e 40 mg por quilo. Atualmente, a Anvisa determina índice entre 20 e 60 mg. A proposta, que ficará em consulta pública por 60 dias, reduz para 15 a 45 mg.
Apesar de ter sido feita de acordo com critérios da OMS, a proposta não está livre de polêmica. Para Laura Ward, professora da Unicamp e diretora do Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, a mudança tem um princípio falho. "O ideal seria trabalhar para uma redução da ingestão de sal, não ajustar o teor de iodo", diz. "O consumo de sal no País é extremamente elevado, algo que precisa ser corrigido. Mas não há garantias de que em todas as regiões se faça uso excessivo."
Ela avalia que, para quem usa o tempero de forma moderada e mora distante do litoral, há o risco do ressurgimento de outro problema grave: o cretinismo. A doença, provocada pela deficiência do iodo durante a gestação, pode fazer com que o sistema nervoso central do feto não se desenvolva de forma adequada.
A estimativa é de que um terço das crianças que não recebem a quantia adequada do iodo durante a gestação desenvolve o problema e outro terço, deficiência cognitiva. O bócio, por sua vez, é uma doença provocada pela falta do iodo em adolescentes e adultos. "Foi por causa das duas doenças que a adição do iodo ao sal começou a ser feita. Atualmente, não há casos registrados desses problemas no País", conta Laura. Ela teme, no entanto, que a redução dos teores de iodo no sal aumentem o risco do ressurgimento das doenças. "Será tirar de um santo para colocar em outro", compara.
Laura reconhece que a incidência da tireoidite de Hashimoto tem aumentado no Brasil e em outras partes do mundo, como países da Europa e da África, mas afirma que o consumo excessivo de iodo não é a única hipótese para o aparecimento da tireoidite. "Stress, exposição à radiação ionizante e uso de produtos com bisfenol também estão ligados à doença", diz. Na Sociedade Brasileira de Endocrinologia, ela vai defender o envio de um documento com críticas à redução.
Acima do limite
12  gramas é a média diária de consumo de sal do brasileiro
5  gramas é o limite máximo diário de consumo de sal recomendado pela OMS
Estadão


Para o analfabetismo zero falta pouco segundo a ONU

Com 13,9 milhões de jovens, adultos e idosos que não sabem ler nem escrever – ou 9,6% da população de 15 anos ou mais, segundo o Censo 2010 –, o Brasil terá de dobrar o ritmo de queda do analfabetismo para cumprir a meta assumida perante a ONU de chegar à taxa de 6,7% em 2015.
Levada em conta a projeção do IBGE de que a população nessa faixa etária será de 154,9 milhões, o País deveria chegar a 2015 com 10,4 milhões de analfabetos. Em números absolutos, seria uma redução de 3,5 milhões em apenas cinco anos.
Entre 2000 e 2010, no entanto, o total de analfabetos caiu 2,3 milhões. Se o País repetir esse desempenho, a meta prometida pelo governo há 11 anos, durante conferência da Unesco, só será alcançada em 2020.
Uma das principais dificuldades na redução das taxas é que os piores índices de analfabetismo entre adultos estão concentrados na população idosa, de 60 anos ou mais, que tem grande dificuldade de aprendizado.
Apesar de iniciativas como o Alfabetização Solidária, do governo Fernando Henrique Cardoso, e o Brasil Alfabetizado, iniciado no governo Luiz Inácio Lula da Silva e mantido no governo Dilma Rousseff, a alfabetização de adultos e especialmente de idosos avança em ritmo lento.
Um em cada quatro brasileiros de 60 anos ou mais (26,6%) não sabe ler nem escrever. Em 2000, a taxa era de 35%. Em 1991, chegava a 44,2%.
"O Brasil terá de fazer um esforço grande para chegar à meta fixada com a Unesco. São os rincões do Norte e do Nordeste que mais contribuem para a taxa entre os adultos", explica Mozart Neves Ramos, ex-secretário de Educação de Pernambuco e hoje integrante do movimento Todos pela Educação.
Ele ressalta que outro fator que contribui para os altos índices de analfabetismo é um desânimo muito grande da população adulta que mora no campo em voltar à escola para aprender a ler e a escrever. "Para reduzir as taxas, é preciso o empenho direto dos prefeitos, a mobilização nas igrejas, campanhas permanentes nas rádios", diz.
Moradora de Maceió, Quitéria Batista voltou a estudar depois de adulta. "A gente morava na roça, não tinha escola por perto. Quem queria estudar tinha de pegar carona nos caminhões de cana, porque não existia transporte escolar", relata. "Por isso, só vim estudar depois de velha", brinca Quitéria, de 33 anos.
Analfabetismo zero.
Os dados do Censo 2010 indicam melhores resultados na redução do analfabetismo entre as crianças de 10 a 14 anos. A taxa caiu de 7,3% em 2000 para 3,9% em 2010 (redução de 3,4 pontos porcentuais ou 46,5%). No entanto, ainda há 671 mil pessoas nessa faixa etária que não sabem ler nem escrever, quando o ideal é que, no máximo, aos 8 anos as crianças estejam alfabetizadas.
As informações do Censo mostram que, embora ainda pequeno, o número de municípios com 100% de alfabetizados com idades de 10 a 14 anos mais que dobrou em dez anos. E, das 77 cidades com índice zero de analfabetismo nessa faixa de idade, 29 estão no Rio Grande do Sul.
Os resultados positivos do Estado podem ser explicados por circunstâncias históricas, como a colonização europeia acompanhada de escolas religiosas, forte cultura comunitária, oferta adequada de transporte escolar e valorização do ensino por parte das famílias.
Barão, no Vale do Rio Caí, é um exemplo de município gaúcho que não tem analfabetos na faixa dos 10 aos 14 anos. "Os pais percebem que ninguém consegue emprego sem uma instrução razoável", afirma Sérgio Pedro Herbert, secretário municipal de Educação e Cultura.
O município tem 88% de suas famílias nas classes A, B e C e destina 28% de seu orçamento anual de R$ 10,4 milhões para a educação. A rede municipal tem 57 professores, que recebem R$ 830 por 22 horas semanais de aula. O número total de alunos é próximo de 900 e corresponde a menos do que atendem sozinhas algumas escolas de capitais.
O casal Rudinei e Clarice Griebeler estudou até a 5.ª série e quer ver os filhos irem além. "Incentivamos as crianças a estudar para que tenham um futuro melhor que o nosso", diz Clarice. "Não conheço ninguém que não vá à escola", relata Júnior Samuel Griebeler, de 10 anos.
Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senhor do Bom Fim, Solange Kaefer Thomazel, confirma alguns fatores comuns a todas as escolas de Barão que acabam fazendo a diferença. A comunidade é muito ativa – seja para organizar festas, para ajudar a escola ou mandar os filhos às aulas.
Mas os dados do IBGE indicam como é difícil, até mesmo para esses municípios, manter o índice de analfabetismo zerado. De 33, apenas 8 cidades que tinham todas as crianças alfabetizadas em 2000 se mantiveram na lista dez anos depois.
Presidente do Instituto do Trabalho e Sociedade do Rio de Janeiro (Iets), o professor e pesquisador Simon Schwartzman diz que "o analfabetismo extremo está ficando para trás. O tema agora é a qualidade da alfabetização, é o aluno entender o que lê".
Estadão

DSTS

 CONHEÇA AS MAIS COMUNS

DSTs: conheça as mais comuns
Especialista tira todas as suas dúvidas!

Falar sobre DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) ainda é um tabu para a maioria das pessoas. O grande problema é que tanto pudor pode fazer com que sintomas de distúrbios graves passem despercebidos. Um exemplo é o fator dermatológico. A maioria das pessoas não estabelece relação entre estes problemas e DSTs, que estão entre os males que mais afligem a população atualmente.

“Este certamente é um erro muito comum e bastante perigoso. Isso porque, uma grande parte dos sintomas e manifestações das DSTs acabam acontecendo na pele, tanto nos órgãos genitais como nas áreas próximas a eles”, aponta o Dr. Marco Antônio de Oliveira, especialista em Dermatologia Clínica e Cirúrgica e em Câncer de Pele e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Como exemplo, ele cita verrugas isoladas ou aglomeradas, que traduzem sinais de infecção pelo vírus do HPV; lesões avermelhadas e pequenas ulcerações que provocam coceira e dor podem ser sinais de doenças como herpes, sífilis e cancro; sinais vermelhos de picadas com coceira intensa podem ser típicos de infestação pela fitiríase, popularmente conhecida como “chato”; pequenas bolinhas amareladas, entre 3 a 10 mm, que se proliferam na pele dos órgãos genitais podem ser sinal do chamado “molusco contagioso”.

“O surgimento de sintomas dessa natureza indica a necessidade de procurar um médico com urgência. As pessoas não devem tentar resolver a situação apenas consultando amigos ou um farmacêutico. São doenças sérias, que podem ter consequências ruins quando não diagnosticadas e tratadas corretamente”, enfatiza o Dr. Marco Antônio.

Entre as DSTs mais comuns, que apresentam sintomas dermatológicos claros, estão:

Herpes simples – produz vermelhidão, vesículas e úlceras na pele que, inicialmente, apenas coçam e depois se tornam doloridas nas áreas genitais. A doença é transmitida de uma pessoa para outra pelo contato das áreas genitais.

Verrugas genitais (Vírus do Papiloma Humano – HPV) – o HPV causa lesões na forma de verrugas, lembrando uma pequena couve-flor, que crescem em tamanho e número e são transmitidas pelo contato de uma pessoa a outra. Certos tipos de HPV podem produzir lesões enegrecidas ou da cor da pele e podem estar associadas ao câncer de colo de útero. As verrugas são tratadas por métodos cirúrgicos ou químicos e podem reaparecer após o tratamento, o que requer várias visitas ao dermatologista.

Molusco contagioso – produz pequenas pápulas amareladas brilhantes, que se espalham pela pele. O molusco pode aparecer isoladamente em indivíduos adultos saudáveis, tornando-se persistentes e até mesmo se espalhar. Existem muitos tratamentos efetivos, incluindo, curetagem, criocirurgia e medicações tópicas.

Chato ou piolho pubiano – são pequenos parasitas que infectam os pelos pubianos e causam prurido ao botar pequenos ovos no folículo piloso. A infestação continua até ser tratada com medicação que mata os parasitas. Higiene adequada é necessária para eliminar o problema e prevenir o retorno da infecção.

Escabiose – causada por um parasita microscópico que se esconde sob a pele e causa vermelhidão, pontos avermelhados e coceira severa. Ele se espalha por contato físico, não necessariamente sexual, devendo ser tratado com medicações que matam esses animais.

Clamídia – é uma infecção que pode causar a saída de uma secreção da vagina ou pênis, mas que também pode não apresentar sintomas, tornando-a indetectável. Sem sintomas, a infecção pode rumar para uma doença inflamatória pélvica em mulheres, dificultando a gravidez. Se uma mulher com clamídia engravida, o recém-nascido pode ser infectado.

Gonorréia – pode ser assintomática, mas também pode produzir uma descarga de secreção amarelada da vagina ou pênis, provocando uma sensação de queimação durante a micção e podendo causar doença inflamatória pélvica e esterilidade em mulheres.

Sífilis – causa úlceras não dolorosas, mais frequentemente nos genitais e na boca. São lesões avermelhadas que podem evoluir se não forem tratadas. Sífilis pode afetar o coração, vasos sanguíneos, cérebro e sistema nervoso. Uma criança pode se tornar infectada durante a gravidez.
Sua Dieta

ÓLEO DE ARGAN: CONHEÇA ESSE TRATAMENTO


Óleo de Argan: conheça esse tratamento
A nova mania entre as belas

Angelina Jolie. Um exemplo de mulher bonita, desejada por 9, entre 10 homens. Quem nunca pensou em ser um pouco como ela e ter, por exemplo, aquelas longas madeixas bem cuidadas? Pois bem. Agora você pode! E o segredo é um novo tratamento à base de Óleo de Argan, extraído de amêndoas e dos frutos secos da árvore Argana Spinosa.
Com origem no Marrocos, o tratamento tem a finalidade de rejuvenescer, reestruturar e melhorar a fibra capilar. Ele é bastante indicado para pessoas que já passaram por algum processo químico. Além de não pesar, ele é facilmente absorvido pelos fios.
De acordo com o Hair Stylist, Rodrigo Toledo, do Loox Coiffeur, localizado em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, este tratamento pode e deve ser feito em qualquer tipo de cabelo.
“Ele deixa o fio mais sedoso, maleável e com muito mais brilho”, afirmou o Hair Stylist. “Atrizes nacionais e internacionais já estão optando pelo Óleo de Argan. É um sucesso mundial”, completou.
Ainda segundo Rodrigo Toledo, é recomendável fazer este tratamento uma vez por mês. E para ficar ainda mais bela, o processo no salão é rápido, demora cerca de 1 hora.
www.looxcoiffeur.com.br
oleo de argan Óleo de argan, um líquido precioso
O óleo de argan é um produto natural extraído das sementes da Argânia (Argan Spinosa), uma árvore cultivada apenas no sul do Marrocos. Considerado um líquido precioso, o “ouro marroquino” se tornou conhecido pelo mundo todo por seus benefícios.
Rico em vitamina A, vitamina E, ácidos graxos essenciais, ômega 6 e ômega 9, o óleo de argan pode ser aproveitado de diversas formas da culinária, mas também serve para cuidar da beleza. Na prática, isso quer dizer que além de fazer bem para a saúde, ele também é um excelente antioxidante que ajuda a retardar o processo de envelhecimento.
Por apresentar uma grande quantidade de ácido oleico, o óleo de argan auxilia na redução de colesterol no sangue. Usar duas colheres diariamente no preparo dos alimentos é o suficiente para aproveitar os benefícios do óleo de argan.
Nos tratamentos de beleza, este líquido precioso traz ótimos resultados quando usado em massagens relaxantes, hidratação capilar e corporal. Além de combater o envelhecimento e ressecamento de pele, o óleo de argan também fortalece as unhas fracas e quebradiças.
Já nos cabelos, os resultados são surpreendentes tanto em hidratações como em relaxamentos. A finalidade do óleo de argan nos cabelos, um tratamento que já chegou aos salões de beleza, é devolver o brilho e o balanço natural, eliminar o indesejável frizz, acabar com a opacidade e diminuir o volume, garantindo fios mais saudáveis e com mais vida.
Pode ser utilizado em qualquer tipo e tonalidade de cabelo, principalmente nos fios que receberam qualquer tipo de química. E para obter bons resultados, não é preciso usar o óleo de argan em grandes quantidades. Com apenas algumas gotinhas é possível conseguir resultados incríveis e deixar a pele e os cabelos muito mais bonitos e bem hidratados.

FRIO AJUDA A ELIMINAR 20% DA GORDURA LOCALIZADA

Frio ajuda a eliminar 20% da gordura localizada

Nada como a tecnologia!

Perder gordura localizada não. Eliminar!  Porque se perder, acha! Quem nunca ouviu essa máxima popular? Seguindo essa linha de raciocínio, uma nova técnica foi criada para eliminar gordura. Após muitos estudos, pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, criaram o Coolsculpting, técnica que promove a eliminação de 20% da gordura na região tratada com o frio, de forma natural e sem riscos para a saúde do paciente.

O equipamento permite a eliminação da gordura com apenas uma sessão e pode ser aplicada em diferentes partes do corpo, principalmente nas áreas do abdômen (barriga e “pneuzinhos”) e costas. A partir do “congelamento”, o tratamento age na quebra das células adiposas, que faz com que os indesejáveis excessos diminuam gradativamente. O método já foi utilizado e comprovado por mais de 40 mil pessoas no mundo todo.
De acordo com o Dr. Fred Aslan, “o Coolsculpting não é invasivo e atua sem que sejam necessários cortes ou anestesias. No tratamento, ocorre o processo da CryolipolysisTM, ou seja, a eliminação das células de gordura com o frio”. Segundo o presidente da Advance Medical, empresa responsável pela tecnologia e comercialização no Brasil, o paciente pode retomar a sua rotina no mesmo dia.
Apesar do frisson que pode causar em muitas pessoas que lutam com gordura localizada, nem todo mundo pode optar por este método. O Coolsculpting pode ser usado por pessoas que estão próximas do seu peso ideal. Segundo os responsáveis pelo método, em uma sessão o paciente consegue perder de 20% a 25% da gordura na região tratada e os resultados podem ser observados de seis a oito semanas depois, período que o organismo leva para eliminar a gordura degradada.
Conheça o método
Já disponível em 40 países, o método é simples. O médico marca a área a ser tratada e posiciona o aplicador. O aparelho puxa a gordura para dentro do copo, resfriando-a rapidamente até uma temperatura entre 2°C e 4°C, por uma hora. Para uma proteção adicional da pele, uma película de gel protetora é utilizada para envolver toda a área a ser tratada. A técnica não provoca a necrose nem danifica a epiderme ou outros órgãos próximos. “Nesse novo método ocorre a indução à apoptose dos adipócitos, uma forma menos agressiva de exterminar essas células de gordura, que são gradualmente eliminadas pelo organismo, sem prejudicar o metabolismo dos pacientes”, explica o Dr. Fred Aslan.
O tratamento foi o primeiro método para redução de gordura localizada sem invasão aprovado pelo Food and Drug Administration (FDA) - agência governamental norte-americana que regula produtos alimentícios e farmacêuticos nos EUA - e já possui registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Como dizer “não” sem dizer “não”

 
Saiba como evitar situações desagradáveis e aprenda a dizer não.
Às vezes, a palavra ‘não’ pode ser um instrumento ríspido demais, que provoca vergonha e sentimentos de rejeição no interlocutor, ou pode ser um grito de guerra, que produz resistência imediata e incita a outra parte a reagir. É muito fácil usar e abusar do ‘não’, particularmente com as crianças, e assim o termo vai perdendo sua força e credibilidade. Elas aprendem a ignorá-lo ou a acreditar que, na realidade, quer dizer ‘talvez’.
Precisamente por ser tão poderoso, o ‘não’ deve ser empregado com cautela, parcimônia e intenção clara. Muitas vezes, é melhor usar outras palavras para transmitir a mesma mensagem. Em outras ocasiões, é possível dizer um ‘não’ categórico sem efetivamente pronunciar a palavra. Alguns exemplos:
* No meio de uma consulta médica, a filha de cinco anos insiste com seu pai que ela quer ir embora. “Querida, nós vamos ficar”, responde calmamente o pai.
* Na tentativa de obter um preço menor, um cliente insiste em desmontar a oferta de uma empresa de limpeza, separando os produtos de limpeza dos serviços de treinamento e gerenciamento. “Nosso produto é um pacote completo”, responde o representante da empresa.
* Ao telefone, ouvindo um bombardeio de insultos lançados por um importante investidor, o executivo de um hotel responde calmamente: “Entraremos em contato com o senhor amanhã sem falta”, e desliga o telefone, para todos os efeitos dizendo ‘não’ ao comportamento do cliente.
Em todos esses casos, o significado e poder do ‘não’ foram transmitidos claramente, mas sem que a palavra fosse proferida. O ‘não’ permaneceu subentendido, tácito.
Uma opção é focar a atenção no ‘sim’ inicial e no ‘sim’ final, deixando o ‘não’ implícito. Por exemplo, diante da perspectiva de uma longa viagem de carro com um amigo que fala demais, você pode anunciar: “Que dia!… Hoje só quero um pouco de paz e tranqüilidade. O que você acha de irmos ouvindo um pouco de música em silêncio para relaxar?” Em outras palavras, basta apenas apresentar a sua posição e complementá-la com uma proposta concreta.
Outra opção é reformular o ‘não’ como um ‘sim’. Em vez dizer a seu filho: “Nada de brincar enquanto não acabar a lição de casa”, você diz: “Você poderá brincar assim que terminar a sua lição”. Em vez de dizer a um colega de trabalho: “Não posso ajudá-lo enquanto eu não acabar este serviço”, diga: “Terei o máximo prazer em ajudá-lo assim que eu completar este serviço”. Em vez de dizer a um amigo: “Não irei com você ao jogo”, diga: “Encontro você logo depois do jogo”. Em outras palavras, coloque o seu foco no positivo ao mesmo tempo em que estabelece os limites necessários.
O importante é ter em mente que, embora a palavra ‘não’ nem sempre precise ser pronunciada, a intenção deve ser transmitida de maneira clara e vigorosa.

Pagamento do dízimo

Medida foi tomada pelos Bispos para reduzir a inadimplência no pagamento do dízimo
INACREDITÁVEL!!!!!!!
EDIR MACEDO É MEU PASTOR,
NADA ME SOBRARÁ!


Igreja Universal colocará fieis devedores no SPC e SERASA

A Igreja Universal vai enviar para o SPC/SERASA os fieis que estão com o pagamento do dízimo em atraso. A medida tomada pelos bispos com o objetivo de reduzir a inadimplência por parte dos fiéis. O departamento de finanças e arrecadação da Igreja, não informou a quantidade de inadimplentes, mas estimasse que os maus pagadores estão causando um prejuízo mensal de quase 1 bilhão de reais.

Quem estiver devendo o dízimo e não quiser ter o nome incluso no SPC ou SERASA, deve entrar em contato com a Universal para renegociar a dívida, podendo parcelar no cartão de crédito o débito, com uma baixa taxa de juros de 72% ao mês.

Além da inclusão dos devedores no SPC e SERASA, a diretoria financeira pretende também cobrar multa, de rescisão de contrato, caso um fiel troque a Universal por outra igreja.

José da Silva Rodrigues Pimenta Pereira, disse que acha justa a medida da Universal, pois vai fazer com que os fieis sejam pontuais com o dinheiro de Deus. “Eu ganho 500 reais, e pago 200 reais pra Universal, nunca atrasei um pagamento, e tem gente que ganha muito mais que eu e atrasa, não acho justo, a Universal tem que tomar uma medida mesmo”, disse José ao repórter de G17.

Como melhorar o sexo

 

    Ai, que calor! Hummmm, que frio!

     Você está decidida a esquentar os lençóis e não só com o corpo?
     Bem, saiba tudo que o mercado disponibiliza para deixar sua 
     relação fervendo.
De bolinhas explosivas a géis lubrificantes, o mercado das boutiques do prazer está a favor do sexo, preferencialmente em seu aspecto mais quente e sedutor.
Saber o que e para que serve cada um desses acessórios é o primeiro passo para a escolha correta do produto. Afinal de contas, ninguém vai querer ler as instruções dos produtos na hora H.
As bolinhas do prazer ou explosivas são feitas de gelatina que dissolve rapidamente se friccionada, liberando óleos essenciais e até aromas que perfumam e lubrificam o órgão genital.
Existem vários tipos de géis adstringentes ou lubrificantes no mercado e sob diversas formas: gel, pomada, spray, líquido e até em sachês. São destinados ao sexo oral, anal, para beijar e até alterar a temperatura dos seios. Costumam também atenuar ou aumentar a sensibilidade de determinado local durante uma brincadeira ou ato, proporcionando mais prazer e conforto.
Também é possível encontrar géis térmicos e com aromas. Ao mesmo tempo em que possuem sabor, como mel, chocolate, morango, ainda esquentam ou gelam as partes envolvidas, provocando sensações únicas. Há ainda géis que promovem a redução do canal vaginal e anal, acredita?
Com tanta variedade, é possível achar artefatos como sabonetes íntimos que causam excitação e maquiagens para pintar o corpo. Todo esse arsenal é para deixar o momento a dois mais interessante e diferente. Aproveite!

  Como melhorar o sexo

Sexo deixou de ser tabu para tornar se uma necessidade e ai nasce o perigo da pressa e da conveniencia resgate sua libido e a de seu parceiro com 10 dicas faceis e deliciosas
O ato sexual é uma das coisas mais prazerosas na vida do ser humano, mas nos últimos tempos tudo se tornou tão mecânico que existe data e hora para o acontecimento, o que faz todo o romantismo e sensualidade do casal ficarem comprometidos. Retome essa área da sua vida e ensine o seu namorado como se faz:

1- Monte um ritual bem planejado. Dê pistas para ele de como você quer que seja o próximo encontro e alimente a imaginação.
2- Decore a casa ou o quarto de motel com velas aromáticas, pétalas de rosas vermelhas, escolha uma trilha sonora sexy e marque um jantar com um bom vinho!
3- Os homens adoram um mistério, então compre uma lingerie refinada, mas use uma roupa bem discreta que ele vai cair para trás quando vir o que o espera.
4- Converse muito e, antes de qualquer coisa, deixe-o persegui-la com o olhar ou com qualquer demonstração de que esteja a ponto de delirar. Vai valer a pena.
5- Preliminar é tudo, embora muitos homens ainda não saibam como agir. Não se engane: eles gostam, sim, de serem levados. Então, controle a situação até quando agüentar.
6- Dispa-se vagarosamente, peça por peça, enquanto controla os carinhos, as mordidas, lambidas, gemidos.
7- Antes de tirar toda a roupa, faça pausas para trocar a música ou pegar mais vinho. É comprovado cientificamente que essas paradas fazem o ápice durar mais.
8- O olhar é tudo, de ambos os lados. Fixe com apetite seus olhos no corpo dele. E não precisa dizer que toda mulher adora ser desejada antes de qualquer coisa.
9- Entre um amasso intenso e outro, passeie as mãos sobre as costas dele, ou use artifícios como creme, óleos, gelo, chocolate, entre outros.
10-  Fale calmamente no ouvido dele tudo o que espera para essa noite. De preferência, uma lista extensa.
Fonte: Fique Linda

Corpão tudo de bom

Para ser a gata da praia desse verão, é preciso começar desde já um plano de redução de medidas que irá colocar as gordurinhas no lugar, amenizar o aspecto de casca de laranja que a celulite causa e dar adeus à flacidez. Para isso, um novo tratamento surge para dar uma forcinha nessa batalha. Trata-se do Velashape, um equipamento que utiliza a sinergia entre a luz infravermelha e a radiofreqüência, que aquece os tecidos profundos da derme. Ficou curiosa? Então leia abaixo tudo sobre esse aparelho que está dando o que falar.
 
Em ação
O aumento da temperatura gera uma contração das fibras elásticas e estimula o colágeno, ideal para reduzir a flacidez, além de melhorar a qualidade da pele. Com a aceleração do metabolismo das células de gordura, elas perdem o volume e, ao aumentar a qualidade da pele, resultam na redução da celulite. A sucção é empregada para aumentar a vascularização da região tratada e a massagem mecânica, feita por roletes, manipula os tecidos, o que produz também uma drenagem linfática.
Muito além da estética
A técnica é complementar a procedimentos cirúrgicos como lipoaspiração (precisa esperar um mês) ou abdominoplastia (esperar três meses). Também potencializa o combate à flacidez e atua na melhora do contorno corporal.
Eu quero!
Pode ser realizado em mulheres (e também homens!) a partir dos 14 anos.
Sessões necessárias
O ideal é que sejam realizadas no mínimo 12 sessões de 30 minutos por área, duas vezes por semana. Após o término do tratamento é feita a manutenção a cada 15 dias durante três meses, depois disso uma vez ao mês por seis meses.
Os primeiros resultados
Já na 6ª sessão os resultados são notáveis, ou seja, após três semanas de tratamento.
Investimento
O valor de cada sessão custa, em média, R$ 300,00 por área a ser tratada.
Consultoria:
Dr. Marcelo Bellini, dermatologista.


Preparando o corpitcho

Conheça as técnicas mais procuradas antes das férias de verão, para você ficar cada vez mais linda e poder aproveitar o sol da estação.
As férias de verão vêm chegando e a procura por tratamentos estéticos aumenta significativamente. Os favoritos da estação são para redução de medidas, celulite e flacidez corporal. Saber qual o mais adequado para sua queixa é fundamental para a obtenção de resultados que possam ir de encontro com suas necessidades. Confira o que cada tratamento pode fazer por você.
MantusÉ um aparelho computadorizado que possui um cabeçote, o qual emite estímulos com efeito semelhante ao da drenagem. O diferencial é que o tratamento é feito com ionização, por ser em ultrassom. É excelente para pessoas com medo de tratamentos com agulha e que desejam reduzir medidas e melhorar a aparência da celulite.  Os primeiros resultados aparecem a partir da 4º sessão e são recomendadas entre 10 e 15 sessões.
Vela Shape
Tornou-se o queridinho das pacientes, depois que a cantora pop Madonna, com seu corpo escultural, declarou que adora esse tratamento.
Ele reduz irregularidades na pele causadas pelo acúmulo de gordura localizada e promove a diminuição de flacidez nas áreas tratadas.
São três técnicas associadas: a massagem por meio de sucção, o laser infravermelho e a radiofrequência. Os glúteos e as coxas são os que melhor respondem ao tratamento. São necessárias de 10 a 15 sessões.
Dermotonia
Massagem feita com aparelho que reduz as células gordurosas. Para isso, estimula e reestrutura as fibras de colágeno e elastina, que dão sustentação à pele. Ótimo para quem quer tratar celulite e flacidez. São indicadas exposições de 2 a 3 vezes por semana.
SubcisãoIdeal para tratar a celulite de grau mais avançado, que chega a formar “buracos” na pele. O tratamento consiste na eliminação das fibroses, que puxam a pele para baixo, e no preenchimento do espaço deprimido. Para isso, é necessária aplicação de anestésico local para que, com o auxílio de uma agulha especial, se descole a fibrose que existe no tecido adiposo, estimulando a formação de um novo colágeno.
É um procedimento definitivo e recomendado também para depressões pós-lipoaspiração e sequelas de injeção. A técnica pode ser associada à dermotonia para conquistar resultados ainda mais plenos.
Peeling de cristal
Muito utilizado para atenuar cicatrizes de acne e manchas, também surte efeito sobre estrias. Ele promove a descamação da pele que recobre essas marcas, estimulando sua regeneração. Uma grande vantagem dessa técnica é que ela ativa a produção de elastina, responsável pela firmeza e elasticidade da pele. Essa técnica pode ser usada antes de outros procedimentos, como o peeling químico ou a intradermoterapia, pois facilita a penetração dos princípios ativos dessas últimas.
Intradermoterapia
São injeções localizadas de medicamentos, que proporcionam uma forte ação na área. Normalmente, os medicamentos usados são lipolíticos, ou seja, com finalidade de liberar a gordura do tecido. A L-carnetina é uma das substâncias que mais potencializa os resultados, principalmente para quem pratica atividades físicas.
Resultados duradouros
Para que o investimento valha a pena, saiba que:
- as técnicas podem ser associadas à reeducação alimentar, prática de exercícios físicos e ingestão de líquido;
- a frequência de sua realização deve ser obedecida;
- os tratamentos são contraindicados para gestantes, pessoas com cardiopatias e sensíveis a medicamentos;
- os resultados dos procedimentos são reflexo do comprometimento do paciente;
- é fundamental que o profissional que manipule os aparelhos seja qualificado e possa amenizar o incômodo, ao invés de comprometer ainda mais o aspecto de sua pele.
Consultoria:
Dra. Carla Sallet,

www.gravidaebela.com.br
Fique Linda

Os avanços da cirurgia plástica

  Cirurgia plásticas e as células-tronco
O assunto já dividiu opiniões de pesquisadores do mundo inteiro e está prestes a figurar como uma nova possibilidade para se ficar mais jovem e bonita. Para entender melhor, as células-tronco são uma fonte natural de reparação de qualquer tecido do corpo humano. Elas são especiais por terem a capacidade de se auto-regenerar e dar origem a vários tipos de tecidos.
Estudos recentes mostraram que muitos outros tecidos e órgãos humanos têm estoque de células-tronco. Todas essas descobertas criaram expectativas sobre o uso de tais células no combate ao processo de envelhecimento e rejuvenescimento. “Ainda em estágio muito inicial, alguns estudos, como os divulgados durante o IX Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica, em São Paulo, revelaram perspectivas animadoras”, afirma o cirurgião plástico Ruben Penteado.
Presentes em tecidos embrionários ou em tecidos como medula óssea, cordão umbilical, placenta e gordura, as  células-tronco de cada local específico têm apresentado vantagens e desvantagens para fins estéticos. “Tais células podem ser adquiridas facilmente através de uma lipoaspiração. Assim, num futuro próximo, poderemos indicar o procedimento para aprimorar o contorno corporal e também auxiliar no rejuvenescimento”, prevê o cirurgião.
Dessa maneira, a capacidade da regeneração dos tecidos com o emprego das células-tronco representa um potencial revolucionário na estética para restituir a juventude da face, dos lábios, do dorso das mãos e melhorar as cicatrizes.

Menos invasivos…

 
Outra tendência registrada nos EUA é a substituição de procedimentos cirúrgicos por tratamentos menos invasivos, desenvolvidos na última década. Observe a relação dos procedimentos não-invasivos mais populares, realizados no ano passado, em comparação com o ano de 2000: 
  • Aplicação de toxina botulínica:  5,4 milhões, um aumento de 584% na década;
  • Preenchimentos de rugas: 1,8 milhões, um aumento de 172 %, na década;
  • Depilação a laser: 937.601, um aumento de 27% na década.
“No Brasil, os procedimentos não cirúrgicos, apesar de não serem os mais freqüentes (14%), são numerosos também. Os mais realizados são os preenchimentos (92%) e a aplicação da toxina botulínica (91%). Além de peeling (53%), laser (24%) e suspensão com fios (21%)”, informa o cirurgião plástico Ruben Penteado

Em queda…

 
Os números da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos também revelam que procedimentos muito populares têm perdido espaço nos Estados Unidos, na última década, tais como:
  • Lipoaspiração: 203.106, uma queda de 43%;
  • Rinoplastia: 252.261, uma queda de 35%;
  • Blefaroplastia: 208.764, queda de 36%;
  • Lifting facial: 112.955, queda de 16%. 
“No Brasil, a cirurgia de calvície, a dermolipectomia de braço e a suspensão da coxa são procedimentos que apresentam baixas”, conta Ruben Penteado.
 

Em alta por aqui também…

 
Por aqui, desde a década de 90, as cirurgias de mama estão em alta. Dados da pesquisa Cirurgia Plástica no Brasil, realizada pelo Datafolha e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, revelam que as intervenções estéticas mais realizadas no País são aumento de mama (21%), lipoaspiração (20%) e abdômen (15%). Em seguida vêem redução de mama (12%), pálpebras (9%), nariz e plástica de face (7% em cada).  “Há muitas razões para o aumento da procura pela cirurgia de aumento de mama, dentre estas, podemos destacar algumas: hoje, temos muitos mais estudos e evidências científicas que comprovam que o implante de silicone não contribui para um risco maior de câncer de mama. Este foi um medo muito comum de muitas mulheres, durante muitos anos”, afirma o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada. Outro ponto a favor das candidatas a fazer uma cirurgia para aumento de mamas é a própria evolução das próteses de silicone. “Tenho visitado algumas fábricas de próteses de silicone, pois ao recomendar um produto X ou Y a uma paciente preciso ter todas as informações sobre o produto que estou indicando. De uma maneira geral, temos bons produtos disponíveis no mercado, hoje”, conta Ruben Penteado. O médico destaca também que em relação à década anterior, o material empregado na confecção das próteses evoluiu muito, bem como a sua durabilidade.  “A disponibilidade no mercado de próteses de silicone com gel de alta coesividade e com revestimentos texturizados vem proporcionando resultados muito próximos dos naturais nas mamoplastias de aumento. Este fato incentiva muitas mulheres a se submeterem à cirurgia”, conta  o diretor do Centro de Medicina Integrada.
 

“A década do aumento de seios”, nos EUA

 
Segundo dados divulgados pela Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos, as cirurgias para implante de seios aumentaram em 40% na última década. Só em 2010, cerca de 300.000 mulheres se submeteram ao procedimento para aumentar o tamanho dos seios. Os dados da entidade americana revelam uma alta na procura por cirurgias para aumento de mamas e pela mastopexia, ao mesmo tempo em que mostram um declínio na procura por cirurgias como rinoplastia, lipoaspiração e aumento de lábios. Em 2010, os cirurgiões plásticos americanos realizaram 296.203 implantes mamários, um aumento de 2% em relação a 2009 e um salto de 39%, desde 2000. As cirurgias de mastopexia, em 2010, atingiram a cifra de 90.000 casos, 9% a mais em relação a 2009 e 70% a mais em relação a 2000. Nos EUA, 82.871 cirurgias foram realizadas para reduzir o tamanho da mama, um aumento de 6% em relação a 2009, mas um declínio de  2% em relação aos registros de 2000. Deste contingente de redução de mamas, 18.280 cirurgias foram realizadas em homens. Os números americanos revelam ainda que cerca de 21,7 mil operações foram realizadas para remover os implantes mamários, em 2010, o que significa 9% a mais do que em 2009, mas uma queda de 47%, desde 2000.
 

Uma plástica, uma nova vida?

Hoje, a cirurgia plástica é um dos instrumentos da sociedade moderna para elevar a auto-estima e o bem-estar do indivíduo, fazendo com que ele conviva melhor com sua própria imagem. “Quando esta especialidade médica iniciou seus trabalhos, os cirurgiões não falavam em estética, bem-estar, beleza, pois a importância da auto-estima não era tão difundida socialmente. O discurso era reparar as deformidades”, afirma Ruben Penteado. “A mudança exterior não é apenas voluntarismo. Quem nasceu com um nariz muito grande ou com a orelha acentuadamente para frente não considera a cirurgia plástica apenas uma vontade, e sim, uma necessidade. A cirurgia plástica também é importantíssima para as pessoas diante do trauma. Mas diante do paciente que demonstra ‘o desejo de se reinventar’, o trabalho do cirurgião é o de mostrar que ‘o normal’ ou ‘o belo’ são sutis, são mudanças que não se notam, não são transformações radicais”, explica o diretor do Centro de Medicina Integrada. Em meio a este processo de valorização social e de busca pela auto-estima abalada por um casamento fracassado ou pela perda de um ente querido, ou ainda, pela falta de oportunidades profissionais, dentre muitas outras situações, o cirurgião plástico tem que estar atento aos excessos e às más indicações dos procedimentos cirúrgicos, que sempre devem ser evitados para o bem do paciente. “Por isto, além de uma boa formação técnica, o cirurgião plástico tem de ter uma consistente formação ética. Se o paciente disser que tem o nariz grande, cabe a ele julgar o próprio nariz. Ao médico cabe a avaliação profissional e a conduta ética de indicar ou não uma intervenção cirúrgica a este paciente”,concluiu Ruben Penteado, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Consultoria:
Ruben Penteado, cirurgião plástico.

http://www.medintegrada.com.br/

Maravilhosamente natural!

Descubra agora como ficar com um look alegre e natural, tão desejado para o verão.
O verão é uma das estações mais aguardadas pelas mulheres. É a época de mostrar que todo o tempo na academia valeu a pena. Mas a aparência do corpo não é tudo, tem de ter aquele ar renovado, de beleza natural que toda mulher merece.
Para manter a sua beleza, a estação não permite excessos. Lembre-se: o verão é muito quente, o calor faz suar e acaba borrando a maquiagem. Então, o que vale é apostar no look natural, tendência desse verão. Segue uma dica de look da beauty artirst Penélope Beolchi, para você marcar passagem, sem errar na maquiagem.
1º PASSO:
Utilize um corretivo para o seu tom de pele. Devem ser aplicadas duas cores diferentes: uma clara, nas olheiras e regiões avermelhadas, e outra num tom mais escuro, para o contorno da maçã do rosto e queixo.
2º PASSO:
Depois do corretivo, vem a base. Para quem não quer se expor muito ao sol, mas gosta da cor dourada na pele, Penélope conta o truque: “Para conseguir um tom de bronzeado natural, misture uma base mais escura à sua base habitual”.
A mistura pode ser aplicada com a ponta dos dedos ou com o auxílio de uma esponja. Hidratantes também realçam o bronzeado e deixam a pele do rosto e corpo com a cor da estação.
3º PASSO:
Para o dia-a-dia, os olhos pedem cores claras. O rosa nacarado é uma ótima escolha. Com o pincel umedecido com água, pode-se aplicar a sombra na pálpebra superior e na raiz dos cílios inferiores, o que dá um ar de leveza.
Para realçar o olhar, abuse da máscara para cílios, aplicando várias vezes, esperando sempre o tempo necessário de secagem entre uma camada e outra. Para evitar que o make fique carregado, use a máscara apenas nos cílios superiores.
4º PASSO:
Os lábios levam um contorno cor-de-boca e para finalizar, um gloss rosa. Penélope afirma: “Eu aposto em tons florais e rosas para o verão de 2009”.
5º PASSO: (esse é extra)
Para ficar com um cacheado natural, Penélope ensina outro truque: ”Depois de aplicar o fixador líquido, o truque é colocar o babyliss na posição vertical e não enrolar a ponta do cabelo, que deve ficar esticada, enquanto a mecha é modelada”. Escolha as mechas aleatoriamente, alternando o sentido no qual se modela cada cacho. Ao final, desmanche os cachos um pouquinho, bem sutilmente, aplicando um pouco de pomada, que confere um ar de maresia.
Consultoria:
Penélope Beolchi – Beauty Artist
Fonte: Fique Linda

ESTUDO RELACIONA HPV COM O AUMENTO DO CÂNCER DE GARGANTA

Estudo relaciona HPV com o aumento do câncer de garganta
Sexo seguro é a palavra de ordem!

Sexo é vida. Isso todos sabem. Mas, o cuidado com a saúde é, em muitos casos, bastante falho quando se trata de sexo. Conhecer o parceiro, além de usar os métodos de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis deveria fazer parte da vida de todo ser humano que pretende estar em dia com a sua saúde. Uma prova de que esta associação se faz necessária é o aumento do número de casos de câncer de garganta derivados da prática do sexo oral.
Esse índice foi divulgado recentemente pelo Centro de Controle e Prevenção de Doença dos Estados Unidos. O estudo sugere o aumento da incidência desse tipo de câncer com a contaminação pelo vírus HPV (Papilomavirus Humano) que inclui mais de 100 tipos de vírus e é mais frequente em mulheres com idades entre 15 e 25 anos. Como alerta, o oncologista André Murad ressalta outro dado agravante: a mudança no perfil dos pacientes. “Há alguns anos, essa doença era atribuída a pessoas com idade superior a 50 anos, fumantes e consumidores de bebidas alcoólicas. Hoje, o predomínio é em pacientes jovens, não fumantes e não usuários frequentes de álcool”.
De acordo com Murad, nos jovens, as principais causas da contaminação por HPV são o grande número de parceiros e o sexo sem prevenção. O início da vida sexual antecipado também foi apontado como fator agravante. “Especialmente no Brasil, é comum que as pessoas saiam em uma noite e beijem ou tenham relações sexuais com mais de uma pessoa e, na maioria dos casos, com desconhecidos. Esse comportamento tem colocado o Brasil entre os líderes mundiais de incidência do HPV”, analisa.
Segundo informações do Ministério da Saúde, todos os anos são notificados cerca de 137 mil novos casos de HPV no país. “O câncer de garganta causado por HPV é o segundo tipo mais comum ligado ao vírus e os especialistas constataram que sua incidência está crescendo”, alerta o especialista que informa, ainda, que ainda não é possível saber o impacto do uso de preservativos e vacinas contra o HPV na prevenção este tipo de câncer.
O oncologista explica que como o HPV é o principal agente, é possível que a vacina seja útil na prevenção da doença. Segundo o especialista, os médicos estão otimistas com a eficiência da imunização nos homens. “Esperamos que ela possa reduzir drasticamente a incidência deste tipo de câncer, assim como ocorreu com o câncer de colo uterino em mulheres”.
O HPV
Nas pessoas que contraem essa DST, é comum o aparecimento de verrugas nas genitálias, mãos e pés. Mas em muitos casos, a doença não se manifesta e se agrava até virar um tumor. O HPV é responsável por 90% dos casos de câncer de colo de útero no Brasil. As principais formas de prevenção da doença são o uso do preservativo, a redução do número de parceiros (que reduziria a exposição) e a vacinação. A vacina para mulheres foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2008, e somente em maio deste ano foi estendida para homens entre 9 e 26 anos. Por enquanto, ela está disponível apenas na rede privada.
Sua Dieta

Doenças Femininas

O que é, Sintomas, Diagnóstico e Prevenção do HPV

O que é
- O HPV (sigla em inglês para Human Papiloma Virus) é uma família de vírus com mais de 80 tipos. Vive na pele e nas mucosas genitais tais como vulva, vagina, colo de útero e pênis. Trata-se de uma infecção adquirida através de contato sexual.
HPV Papiloma vírus humano HPV human papiloma virus
- Nos genitais, existem duas formas de manifestação clínica: as verrugas genitais que aparecem na vagina, pênis e anus; e outra forma, que é microscópica, que aparece no pênis, vagina e colo de útero. Na vulva, ele causa a doença chamada condiloma genital.

- Enquanto alguns deles causam apenas verrugas comuns no corpo, outros infectam a região genital, podendo ocasionar lesões que, se não tratadas, se transformam em câncer de colo do útero. Geralmente, esta infecção não resulta em câncer. Mas é comprovado que 99% das mulheres que têm câncer do colo uterino, foram antes infectadas por este vírus. No Brasil, cerca de 7 mil mulheres morrem anualmente por esse tipo de tumor.
Sintomas e diagnóstico
- Na maioria das vezes, a infecção pelo HPV não apresenta sintomas. O vírus pode ficar instalado no corpo por muito tempo sem se manifestar, apesar de poder ser transmitido. Pode entrar em ação em determinadas situações como na gravidez ou numa fase de estresse, quando a defesa do organismo fica abalada.

- A mulher tanto pode sentir uma leve coceira, ter dor durante a relação sexual ou notar um corrimento. O mais comum é ela não perceber qualquer alteração em seu corpo.

- O diagnóstico de suspeita do HPV é feito através dos exames de Papanicolaou ou a colposcopia e o diagnóstico de certeza é feito através de biópsia da área suspeita. Existem também exames que identificam o tipo do vírus e se os mesmos são cancerígenos.

Tratamento

- Uma vez detectado, e se está causando lesão específica, as células do local infectado pelo HPV, devem ser submetidas a destruição química ou física. O procedimento deve sempre ser indicado e realizado por médico especialista.

- Em seus estágios iniciais, as doenças causadas pelo HPV podem ser tratadas com sucesso em cerca de 90% dos casos, impedindo que a paciente tenha maiores complicações no futuro.

- O HPV pode ser controlado, mas ainda não há cura contra o vírus. Deve ser feito o acompanhamento sistemático.

- A melhor arma contra o HPV é a prevenção e se fazer o diagnóstico o quanto antes.

Prevenção

- Manter cuidados higiênicos
- Ter parceiro fixo ou reduzir o número de parceiros
- Usar preservativos em todas as relações sexuais
- Visitar regularmente seu ginecologista para fazer todos os exames de prevenção
- É importante que o parceiro também procure um médico para verificar se ele está com o vírus.
Dr. Sérgio dos Passos Ramos; Dr. Édson Lucena

7.08.2011

Não se pode condenar sem provas

Image
 Muitos de vocês leram, hoje, as manchetes de vários jornais informando que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, enviou ao Supremo Tribunal Federal as alegações finais da Procuradoria com pedido de condenação de 36 dos 38 da ação penal 447, chamada pela mídia de “mensalão”. Sou inocente das acusações que me fazem e vou prová-lo no STF, corte que, confio, julgará a ação com base nos autos e nas provas, na Constituição e na lei. O ex ministro José Dirceu declarou no seu Blog:
"Sou inocente das acusações que me fazem e vou prová-lo no STF, corte que, confio, julgará a ação com base nos autos e nas provas, na Constituição e na lei. Vou aguardar o julgamento com serenidade, pois sei que, ao final desse doloroso processo, se imporá a Justiça e cairá por terra a farsa montada contra mim".
Folha e Blog do Zé Dirceu

Prioridade para crianças (Doenças Mentais)

O combate a doenças mentais hoje tem como principais desafios o treinamento de agentes de saúde locais, o acesso a medicamentos e a atenção dada a crianças.
Esses foram os destaques de um painel que reuniu 400 cientistas, clínicos e representantes de pacientes com problemas mentais. O projeto Grand Challenges in Global Mental Health (Grandes Desafios em Saúde Mental Global), liderado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, divulgará amanhã o relatório do trabalho no site grandchallengesgmh.nimh.nih.gov.
Mas um sumário-executivo publicado na revista científica "Nature" já trouxe 25 itens que devem ser prioridade nos próximos 10 anos. Das sugestões, 5 foram destacadas como as mais importantes. São aquelas mais capazes reduzir o impacto de doenças mentais, mais viáveis e de retorno rápido.
"Consideramos, por exemplo, que o consumo de álcool e de outras substâncias está entre as principais causas de transtornos, mas não tem sido tratado como prioridade" disse à Folha Pamela Collins, do Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA, coordenadora do projeto.
Ainda segundo o Grand Challenges, a depressão é a terceira doença com mais peso no conceito de "carga de doença" desenvolvido pela OMS -que considera impacto financeiro, mortalidade e perda de qualidade de vida.
Um dos pontos de consenso do relatório foi a necessidade de colocar mais em foco a atenção dada a crianças. "Muitos problemas de saúde mental em adultos têm origem na infância ou na adolescência", diz a psiquiatra Isabel Bordin, da Unifesp, membro do conselho do Grand Challenges.
Folha de São Paulo
         

Descoberta substância que produz a dor nas queimaduras

Pele vermelha e dolorida depois da praia? Em alguns anos essa sensação poderá não existir mais.

Pesquisadores no Reino Unido descobriram a substância por trás da dor e da sensibilidade da pele de vítimas de queimaduras solares. Os raios ultravioleta do Sol fazem uma molécula chamada CXCL5 ativar as fibras dos nervos na pele, provocando dor e sensibilidade ao toque.
A pesquisa foi inovadora no método, revertendo o processo normal de pesquisa biomédica. Em vez de iniciar testes em animais de laboratório, os cientistas procuraram identificar a molécula diretamente nas células humanas.
Os testes foram feitos com amostras de pele humana queimada por luz ultravioleta. Foram vasculhadas centenas de substâncias em busca de "mediadores" da dor, substâncias ligadas a ela e produzidas em maior quantidade do que na pele sadia.
A pesquisa também deve facilitar a produção de novas drogas contra várias dores provocadas por inflamações. A CXCL5 é ligada a processos inflamatórios. Ela foi produzida em grande quantidade nas amostras humanas e nos ratos. Ao ser injetada na pele dos roedores, criou sensibilidade exacerbada.
Um anticorpo neutralizador foi capaz de anular os efeitos da CXCL5 nos ratos. Isso indica o potencial da molécula como alvo para uma droga analgésica nos casos de dores persistentes.
Ou seja, um anticorpo adaptado ao ser humano, capaz de bloquear a ação da CXCL5, poderia se tornar um analgésico eficaz. "Estamos fazendo outras biópsias em pacientes com dor crônica para ver se conseguimos identificar mediadores", disse à Folha o líder da pesquisa, Steve McMahon, do King's College, de Londres. A lista inclui pacientes com tendinite crônica.
Folha
RICARDO BONALUME NETO

Medidas antitabaco

Metade da população mundial se beneficia 

Cerca de 3,8 bilhões de pessoas --pouco mais da metade da população mundial-- se beneficia de pelo menos uma das medidas contra o tabaco promovidas pela OMS (Organização Mundial de Saúde), afirmou nesta quinta-feira a instituição em seu terceiro informe sobre tabagismo.
O "Informe OMS sobre a Epidemia Mundial de Tabagismo 2011" foi lançado no Uruguai, país destacado pela organização por sua legislação para combater o consumo de cigarros e que enfrenta atualmente uma ação da multinacional de tabaco Philip Morris por suas normas antitabaco.
As advertências sanitárias nos maços de cigarros protegem mais de 1 bilhão de pessoas em 19 países, quase o dobro do que há dois anos, segundo o relatório.
Os avisos com imagens são mais efetivos do que os que contêm apenas texto, especialmente nos países com taxas de alfabetização baixas, destaca o documento, que recomenda renovar periodicamente as imagens para manter seu efeito.
O tamanho da advertência também aumenta sua efetividade, sustenta a OMS, que destaca que os países que obrigam a incluir imagens maiores nos maços de cigarros são Uruguai (80% da superfície), México (65%) e Ilhas Maurício (65%).
No Canadá, o primeiro país a introduzir grandes advertências nos maços, em 2001, três em cada dez ex-fumantes afirmam que elas os motivaram a abandonar o cigarro e mais de um quarto ressaltaram que as advertências ajudaram a não voltar a fumar.
Comportamentos similares foram observados na Austrália, Brasil, Cingapura e Tailândia, indica o organismo, que recomenda incluir nos maços de cigarros dados sobre os serviços que ajudam a parar de fumar.
CAMPANHAS MASSIVAS
Desde 2009, data da publicação do último informe, 23 países fortaleceram o monitoramento do consumo de tabaco.
Em relação à publicidade, a OMS destaca que entre 2008 e 2010 Chade, Colômbia e Síria aprovaram amplas proibições à promoção e ao patrocínio de cigarros.
Assim, quase 28% da população mundial - 1,9 bilhão de pessoas em 23 países - está exposta a campanhas massivas antitabaco nacionais e que seguem as recomendações do Convênio Marco da OMS para o Controle do Tabaco (CMCT), vigente desde fevereiro de 2005 e aprovado por 174 países.
Atualmente, há 19 países com 425 milhões de pessoas - 6% da população mundial - "totalmente protegidas das táticas de marketing da indústria, 80 milhões a mais que em 2008". Destes, 15 são de renda média ou baixa, observa a OMS.
Outros 101 países proíbem a publicidade impressa, televisiva ou de rádio e outros tipos de publicidade direta ou indireta, algo que a OMS considera "ainda insuficiente". Cerca de 38% dos países (74 no total) não têm nenhuma restrição à publicidade de cigarros, ou têm restrições mínimas.
Por outro lado, nos últimos dois anos aumentou para 31 a quantidade de países que protegem fortemente a exposição à fumaça do tabaco, o que engloba mais de 739 milhões de pessoas (11% da população mundial).
Outras 210 milhões de pessoas estão protegidas por leis estatais, como ocorre no Brasil e nos Estados Unidos.
O informe destaca o caso da Venezuela, que, embora não tenha ratificado o CMCT, "começou a implementar a maioria das medidas de controle de tabaco do tratado".
"FAZER MAIS"
"A quantidade de pessoas atualmente protegidas por medidas de controle do tabaco está aumentando a um ritmo destacável", observa no informe o subdiretor geral da OMS, Ala Alwan. "No entanto, a epidemia do tabaco segue se expandindo devido ao marketing da indústria do tabaco, ao aumento da população em países onde aumenta o uso do tabaco e ao vício do tabaco, que dificulta que as pessoas deixem de fumar", acrescenta Alwan, que sustenta que todos os países "podem e devem fazer mais" para cumprir seu compromisso com o CMCT.
A OMS adverte que o tabaco continua sendo a maior causa mundial de mortes evitáveis, matando a cada ano quase 6 milhões de pessoas.
"Se a tendência mundial se mantiver, em 2030 o tabaco matará mais de 8 milhões de pessoas ao ano, e 80% destas mortes prematuras serão registradas nos países de renda baixa e média".
Folha
ANA INÉS CIBILS
DA FRANCE PRESSE, EM MONTEVIDÉU

Médicos implantam marca-passo em bebê de um dia na Espanha

Uma menina de um dia de vida, com um quilo e meio e que sofria um bloqueio auriculoventricular, recebeu um marca-passo em um hospital da cidade espanhola de Granada, na primeira cirurgia deste tipo praticada na Espanha em um bebê recém-nascido e com tão pouco peso.

O cirurgião cardiovascular Abdo Abdallah, do hospital Virgem das Neves, explicou que foi diagnosticado um bloqueio auriculoventricular completo com bradicardia (diminuição na frequência cardíaca) severa quando a mãe, grávida de gêmeos, levava 32 semanas de gestação.
A doença exigiu a implantação de um marca-passo que permitisse que o batimento do bebê alcançasse o ritmo necessário --entre 100 e 120 batidas por minuto, frente às 35 registrado anteriormente.
A menina foi internada há uma semana e já recebeu alta.
A recém-nascida, cujo irmão gêmeo nasceu saudável, sofre também de uma cardiopatia congênita grave, embora mais frequente, que também foi detectada mediante diagnóstico intrauterino e que vai requerer uma nova intervenção cirúrgica, aproximadamente dentro de um ano, segundo o cardiologista.
EFE
Folha

Sem sequelas após derrame

Estado oferece a pacientes que sofrem AVC remédio que normaliza circulação cerebral

Rio - A dona de casa Elza da Cruz, 65 anos, teve um acidente vascular cerebral (AVC) em fevereiro. Socorrida pela família, recebeu no Hospital Getúlio Vargas, na Penha, medicamento que reverteu o problema e impediu que Elza tivesse sequelas, como partes do corpo paralisadas e dificuldades de fala.

Desde novembro, quando unidades da Secretaria de Estado de Saúde passaram a oferecer o tratamento, outros 49 pacientes com AVC isquêmico — provocado por entupimento do vaso — saíram do hospital sem sequelas.
SOCORRO EM ATÉ 4,5 HORAS
“O medicamento trombolítico dissolve o coágulo, fazendo com que a circulação do cérebro retorne ao normal e a área volte a receber oxigênio. Mas o procedimento precisa ser realizado em até 4,5 horas depois do AVC”, diz o neurologista Henry Pereira da Silva, do Getúlio Vargas. Segundo o estado, profissionais das UPAs foram treinados para identificar doentes com AVC, que são transferidos. “Esse trabalho modifica a trajetória de uma doença que poderia incapacitar ou matar”, diz Henry.

Elza é um exemplo. Hipertensa, ficou tonta quando tomava banho e caiu.“Antes do tratamento, não mexia o pé. Ainda sinto um pouco de peso na perna, mas estou bem melhor”. Uma das grandes dificuldades do tratamento é a demora.
O dia 
POR PÂMELA OLIVEIRA

7.07.2011

Homens prezam mais por carinho do que as mulheres

Comportamento

Ao contrário do que ditaria o senso comum, beijos e abraços frequentes ajudam a prever a felicidade do homem em relacionamentos, mas não a das mulheres

Em relacionamentos maduros, o carinho é um fator que pode ajudar a prever a felicidade em homens Em relacionamentos maduros, o carinho é um fator que pode ajudar a prever a felicidade em homens (Jupiterimages/ThinkStock)
A pesquisa mostrou ainda que homens que tiveram várias parceiras sexuais durante a vida demonstraram estar menos satisfeitos sexualmente
Que beijos e abraços são ingredientes importantes para a longevidade de relacionamentos afetivos não é surpresa para ninguém. Mas quem diria que os homens prezam mais pelo carinho nas relações amorosas do que as mulheres? É o que revela um estudo da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, que entrevistou mais de 1.000 casais de cinco países — Alemanha, Brasil, Espanha, Estados Unidos e Japão. A pesquisa foi publicada no periódico Archives of Sexual Behaviour.

De acordo com os autores, o estudo é o primeiro a procurar entender como funcionam as questões sexual e de relacionamento em casais que estão juntos há muito tempo. Os participantes da pesquisa tinham entre 40 e 70 anos e estavam casados ou morando juntos há pelo menos um ano. Homens e mulheres responderam a um questionário específico para cada gênero, e não podiam compartilhar as respostas com o parceiro.

Conforme concluíram os pesquisadores, a felicidade em um relacionamento para os homens está ligada à saúde do indivíduo e aos orgasmos de sua parceira. Beijos frequentes e carinho, para a surpresa dos autores, também foram considerados fatores que ajudam a prever essa felicidade - mas não a das mulheres. De acordo com a pesquisa, ambos os sexos sentem-se mais felizes à medida que o tempo juntos aumenta. Os japoneses, no geral, são mais felizes em seus relacionamentos do que os americanos, e brasileiros e espanhóis demonstraram estar menos felizes do que os americanos.

Monogamia - A pesquisa mostrou ainda que homens que tiveram várias parceiras sexuais durante a vida demonstraram estar menos satisfeitos sexualmente. Geralmente, nos primeiros 15 anos de relacionamento, as mulheres demonstram menos satisfação sexual, mas, depois desse período, a satisfação aumenta. "Possivelmente, as mulheres ficam mais satisfeitas sexualmente com o tempo porque suas expectativas mudam, ou a vida muda com o crescimento dos filhos", disse Julia Heiman, chefe da pesquisa.

O estudo também relatou que os homens têm maior tendência em dizer que estão satisfeitos com o relacionamento, enquanto as mulheres relacionam mais sua satisfação à questão sexual, ao contrário do que os pesquisadores esperavam. Julia reconhece, porém, que a satisfação entre casais pode não ser a mesma em todas as culturas. "O próximo passo é entender como a saúde de uma pessoa, a atração física e as experiências sexuais estão relacionadas à felicidade do casal e à sua satisfação sexual"
Veja

Brasileiro toma muito remédio

ONU alerta para o consumo abusivo de remédios no Brasil

Documento aponta que 0,5% da população brasileira faz uso indiscriminado dos analgésicos vendidos sob prescrição médica - ante 0,3% na América do Sul

Analgésicos de prescrição: relatório da ONU aponta que cerca de 0,5% dos brasileiros usem o medicamento de maneira indevida Analgésicos de prescrição: relatório da ONU aponta que cerca de 0,5% dos brasileiros usem o medicamento de maneira indevida (Jack Hollingsworth)
O uso abusivo de medicamentos é um problema para a saúde pública no Brasil. De acordo com um relatório divulgado nesta quinta-feira pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), o país tem um dos mais altos índices na América do Sul de uso não-médico dos opioides (analgésicos), vendidos sob prescrição médica.
Segundo o relatório, o uso abusivo desses medicamentos na América do Sul está estimado entre 0,3% e 0,4% da população adulta, algo em torno de 850.000 e 940.000 pessoas entre 15 e 64 anos. O Brasil é um dos países que detém porcentual acima da média na região: 0,5% da população usa analgésicos de maneira indiscriminada. Bolívia (0,5%) e Chile (0,5%) apresentam os mesmos índices de uso dessas drogas.
Entre os analgésicos considerados pelo relatório do UNODC estão a morfina, a codeína e os opioides sintéticos, a exemplo da metadona, buprenorfina, propoxifeno, fentanil, pentazocina. "Na América do Sul e na América Central, (os medicamentos) preparados à base de codeína estão entre os opioides mais comuns", diz o relatório.
O documento afirma ainda que o uso de anfetaminas na América do Sul permanece estável, sendo Brasil, Venezuela e Argentina os países com a maior prevalência de números absolutos. Uma pesquisa nacional realizada no Brasil em 2009 já mostrava que o uso da anfetamina entre estudantes era de 10,5%, sendo mais elevada entre as mulheres (14,1%) e entre estudantes mais velhos, acima dos 35 anos de idade (18,6%).
O uso abusivo dessas substâncias pode trazer diversos riscos à saúde, como convulsões, além de causar dependência e posterior síndrome de abstinência em usuários já viciados.

Sedentarismo e os hábitos nutricionais inadequados

Os países da UE (União Europeia) decidiram nesta quarta-feira promover medidas para combater "com urgência" o sedentarismo e os hábitos nutricionais inadequados, diante do aumento da obesidade e do crescimento das diferenças na expectativa de vida entre os estados-membros.
A promoção de um estilo de vida saudável e a redução das desigualdades sanitárias entre os 27 países foi um dos principais eixos de ação que a presidência polonesa da UE apresentou para o semestre no conselho informal de ministros da Saúde realizado nesta quarta-feira em Sopot (Polônia).
"Se no passado as doenças infecciosas eram a principal causa de morte na UE, atualmente são as doenças crônicas e as do sistema cardiovascular", destacou ao fim da reunião a ministra de Saúde polonesa, Ewa Kopacz.
Sessenta e oito por cento das mortes na UE são causadas pelas doenças relacionadas à alimentação e à prática de exercício físico. "Portanto, podem e devem ser prevenidas", destacou em entrevista à imprensa Kopacz.
Kopacz destacou a necessidade de reduzir a obesidade --outro fator de risco para as doenças cardiovasculares--, que afeta entre 8% e 25% dos adultos da UE e uma em cada cinco crianças europeias.
Os estados-membros colocarão estratégias e medidas concretas para promover os hábitos saudáveis e reduzir a obesidade em um texto de conclusões que pode ser adotado no Conselho de Saúde, em reunião a ser realizada em Bruxelas no início de dezembro, disse a ministra polonesa.
Os ministros da UE se comprometeram a melhorar a detecção antecipada das disfunções relacionadas à comunicação infantil, com crianças portadoras de problemas visuais ou auditivos.
Em particular, apoiaram a criação de "centros europeus de referência" que permitam agilizar a cooperação entre os estados-membros e trocar boas práticas sobre métodos de diagnóstico e de tratamento, segundo explicou a ministra polonesa.
Kopacz assinalou a importância de detectar o mais rápido possível os problemas de percepção que possam ter as crianças, já que repercutem no rendimento escolar e, mais adiante, nas possibilidades de formação e emprego.
Por último, a presidência rotativa da UE insistiu na necessidade de incorporar as novas tecnologias aos serviços sanitários por meio de medidas como a digitalização e as bases de dados dos pacientes.
Kopacz mencionou países que estão à frente da Europa neste sentido como a Finlândia, Dinamarca e Holanda, e pediu aos estados-membros que "encontrem novas formas de financiamento" para modernizar seus sistemas sanitários.
Folha

Cosméticos estranhos

Babosa, camomila, jaborandi. Você provavelmente já usou algum creme com esses componentes, mas saiba que as prateleiras de cosméticos podem exibir produtos com fórmulas com ativos naturais muito mais estranhos. .

. Veneno de cobra
Syn-ake, um ativo sintetizado em laboratório a partir da propriedade paralisante do veneno da cascavel, promete ser uma alternativa de relaxamento muscular para atenuar as linhas de expressão do rosto. Marcas como Peter Thomas Roth e Sonya Dakar usam-no em sua linha anti-idade – a atriz Gwyneth Paltrow, aliás, é fã.

. Vômito de baleia
Apesar de ser tema de discussões ambientalistas, é exatamente daí que vem o ingrediente fixador de alguns perfumes, o âmbar cinza ou âmbar de baleia. Para ser mais precisa, ele vem do vômito das orcas, mas também pode ser retirado abrindo o intestino desses animais - razão ambiental pela qual a maioria das marcas agora usa uma versão sintética do ativo em suas fragrâncias.

. Sêmen de touro

Por ter muita proteína, é bom para fortalecer e hidratar profundamente o cabelo. Um salão de cabeleireiros em Londres, o Hari’s Salon, cobra US$ 100 (R$ 170) por um tratamento capilar com ele.

. Placenta de ovelha
Também por conter muita proteína, é usada como tratamento capilar para fortalecer e hidratar. A marca norte-americana Hask, por exemplo, tem uma linha completa de produtos feitos com placenta destes animais.

. Lesma
Sabe aquele rastro pegajoso deixado pelo animal quando ele se desloca? A marca Chilean e sua linha Arenscaracol juram que o ativo ajuda a melhorar a elasticidade da pele e suavizar linhas de expressão.

Alerta sobre o perigo de usar celular ao volante

Estudo da Sociedade Brasileira de Ortopedia mostra que quase 85% dos motoristas têm o hábito, que aumenta risco de acidentes com fraturas graves Rio - Quase 85% dos cariocas já viram motoristas usarem celular ao volante. Entretanto, somente 30% daqueles que dirigem admitem o mau hábito. A conclusão é de pesquisa encomendada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot). O estudo, feito com 1.020 pessoas maiores de 18 anos, no Rio e em São Paulo, também analisou o comportamento dos pedestres.



O secretário-geral da Sociedade Mundial de Ortopedia e Traumatologia, José Sérgio Franco, lembra que quando o motorista se distrai no trânsito — pelo uso de celular ou ao trocar estação de rádio, por exemplo —, o risco de colisões com outros carros e de atropelamentos aumenta. A consequência é a ocorrência de fraturas, tanto nos pedestres, quanto nos motoristas. “Tornozelo, joelho e fêmur são as regiões mais atingidas. Mas coluna, punho e crânio também podem sofrer danos, tanto em quem é atropelado, quanto em quem está dirigindo quando acontece a batida”, afirma Franco.
De acordo com o médico, o trauma pode ter consequências irreversíveis. “Traumatismo craniano leva a danos cerebrais, fratura na coluna danifica a medula, e braços e pernas podem ficar tortos”.
O estudo será apresentado hoje no XXV Fórum Internacional sobre Prevenção de Acidentes de Trânsito e é base da campanha nacional contra o uso de celulares ao dirigir, a ser lançada também hoje pela Sbot.
Maioria não olha ao atravessar rua

Quem não está de carro também é responsável pela ocorrência de acidentes. A pesquisa da Sbot mostrou que conversar, ter pressa e falar ao telefone algumas atitudes comuns dos pedestres ao atravessar a rua. E isso, de acordo com José Sérgio Franco, é tão perigoso quanto se distrair ao volante.
“O pedestre que atravessa a rua entre os carros, além de demorar mais para fazer o trajeto, ainda corre o risco de ser atropelado por uma moto”, afirma o secretário-geral.
O estudo mostrou ainda que o pedestre carioca corre mais riscos que o paulista pois é mais distraído. No Rio, mais de 70% não olham para os dois lados da rua antes de atravessar. Já em São Paulo, o número cai para 59%.
O Dia

Levitra mastigável: efeito mais rápido


Aliado contra a impotência

Novo medicamento, que dissolve na boca, teria efeito mais rápido contra disfunção erétil

São Paulo - Segundo estudos internacionais, 150 milhões de homens sofrem com dificuldades para ter ereção no mundo. Mas poucos admitem o problema. Um novo medicamento, que dissolve na boca em 15 segundos e faria efeito em menos de 15 minutos, dispensa água e promete facilitar a vida dos que temem que as mulheres descubram o uso de remédios. Lançado ontem, o Levitra que dilui na boca tem efeito de até 8 horas, diz o fabricante.

A diferença de absorção faz com que o novo comprimido de 10mg tenha o efeito do tradicional, de 20mg. A caixa com dois comprimidos do novo remédio está à venda a partir de hoje por cerca de R$ 34. Na versão anterior, de 20 mg, a caixa tem quatro comprimidos, e sai a R$ 95.


“Não ter uma ereção incomoda muito o homem. E quando ele precisa tomar um comprimido, geralmente inventa desculpa para sair de perto e vai no banheiro tomar escondido. Essa nova forma de apresentação, que dilui na boca, é mais discreta”, diz o terapeuta sexual Oswaldo Martins Rodrigues Júnior, da Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana. Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo, Archimedes Nardozza Júnior concorda: “A forma de ingestão é mais cômoda, o que deve aumentar a adesão”.
O efeito da nova apresentação é o mesmo do tradicional. Mas como a absorção é diferente, o efeito seria mais rápido. “A medicação vai direto para a circulação. O tradicional vai para o estômago, fígado e depois chega a corrente sanguínea. Por isso, acreditamos que fará efeito mais rápido, antes dos 15 minutos”
Italiano estuda usar injeções penianas
O médico Umberto Scapagnini, que cuida do premiê da Itália, Silvio Berlusconi, jura que o paciente de 74 anos não usa remédios para impotência e faz sexo seis vezes por semana. Mesmo assim, o especialista estuda com o italiano mulherengo o uso de uma injeção peniana com uma substância que estimula o fluxo do sangue e garante a ereção em menos de 10 minutos. O produto é aplicada pelo paciente e só deve ser usado sob orientação médica.

Estadão

Como resgatar a sexualidade no casamento


Reviver a sexualidade exige a participação dos dois. Se você é o que pede por uma renovação, fale positivamente. Foto: Getty Images
Se ambos estão dispostos, algumas dicas podem aprofundar a intimidade
Foto: Getty Images
O tempo passou e a vida sexual já não é mais satisfatória? Não desista, porque é possível reverter a situação. De acordo com Victoria Costello, autora do livro The Everything Guide to a Happy Marriage (em tradução livre, O Guia de Tudo para um Casamento Feliz), se ambos estão dispostos, algumas dicas podem aprofundar a intimidade. A especialista listou algumas sugestões no site Your Tango; confira abaixo:
Use a intimidade que acumulou
Em vez de tentar voltar a um estágio anterior, quando tudo era novo e excitante, aprofunde a intimidade que já têm. Dê flores, faça massagens nos pés, elogie.
Comece por você
Se quiser trazer de volta a sexualidade à vida do casal, comece por você. É difícil se sentir sexualmente atraído pelo parceiro se não se sente bem. Trabalhe a autoestima. Uma dica é relaxar. Sente-se ou deite-se no chão, na cama ou na banheira. Preste atenção em cada parte do seu corpo, uma por vez, e dê comandos para que relaxem. Vá da cabeça aos dedos dos pés, levando de 10 a 15 minutos para eliminar a tensão. Vale fazer caminhadas, dançar sua música preferida. Use afirmações positivas, como "sou uma mulher sexy". Tranque a porta, pegue um espelho e use o vibrador. Deixe o quarto mais sensual, com velas e música.
As redescobertas da sua própria vontade se estendem naturalmente para a relação. O objetivo é dar a cada um a oportunidade de conhecer o corpo, a mente e o coração do outro de novo, como se fosse a primeira vez. Um dos desafios da familiaridade conjugal é remover a sensação de que sabe tudo sobre o companheiro.
Desperte a sexualidade do casal
Reviver a sexualidade exige a participação dos dois. Se você é o que pede por uma renovação, fale positivamente. Por exemplo: "gostaria de me esforçar mais para tornar nossa vida sexual melhor". Nem pense em dizer algo deste tipo: "nosso sexo é chato, não aguento mais." Se o parceiro ou responde provisoriamente ou negativamente, tente não reagir. Antes de interpretar a falta de entusiasmo dele como sendo algo relacionado a você e seu corpo, considere se ele está estressado no trabalho, passou por alguma perda recente, está doente, preocupado. Faça com que saiba que está pronta para tentar quando estiver pronto.
Depois de desfrutar algum tempo sensual juntos, você pode querer aproveitar a oportunidade para conversar. Não atribua culpas, mas expresse seu desejo. Enquanto fala, toque nele. Tenha calma! A melhor maneira de começar é pela sensualidade e não sexualidade. Brinquem, beijem, troquem carícias. Visualize o que aconteceria se pudesse voltar ao primeiro encontro e tente recapturar os sentimentos iniciais.
Fuja do que não funciona
Algumas atitudes podem parecer boas apostas, mas só atrapalham. Confira abaixo o que definitivamente não funciona:
1 - Ignorar os problemas. Se eles não forem "tratados", só pioram;
2 - Buscar a felicidade conjugal na ideia de se tornarem grandes amigos sem sexo. É claro que há períodos em que um dos parceiros pode ficar menos interessado em relação sexual (menopausa, desemprego), mas eliminar o ato para sempre pode enfraquecer o relacionamento, a menos que seja uma decisão tomada pelos dois por motivo de doença ou outra razão mutuamente aceitável;
3 - Ter um caso. Pode agravar os sentimentos de abandono ou de desconfiança, que já devem estar presentes se a sexualidade estiver ausente ou pouco presente;
4 - Apenas adicionar um pouco de variedade ou novidade. Comprar lingerie sexy, brinquedos sexuais ou tentar novas posições pode proporcionar diversão e alívio passageiro, mas pode agravar o marasmo sexual a seguir, especialmente se um se sentir pressionado pelo outro
Patricia Zwipp
Vida e Estilo

Batatas fritas e outros alimentos gordurosos desencadeiam efeito similar ao da maconha

Um estudo revelou que a gordura contida em alimentos como batatas fritas desencadeia um mecanismo biológico de gula no organismo que atua de modo similar aos efeitos da maconha.
BBC
A pesquisa, feita por cientistas da Universidade de Califórnia, descobriu que quando provaram comidas gordurosas, ratos, utilizados como cobaias na pesquisa, começaram a produzir substâncias químicas conhecidas como endocanabinóides, uma espécie de lipídios biologicamente ativos, que exercem um efeito semelhante ao da maconha sobre o indivíduo.
O processo, relata a pesquisa, tem início na língua, onde as gorduras contidas no alimento geram um sinal que viaja do cérebro, através de um feixe de nervos conhecido como nervo vago, para o intestino. Lá, ocorre o estímulo na produção de endocanabionóides, e a substância provoca uma onda de ativação celular, que induz à ingestão desenfreada de alimentos gordurosos.
''Nós sabemos que comidas gordurosas podem ter um um bom sabor, mas os mecanismo moleculares e sinais por trás dessa resposta eram desconhecidos. Agora sabemos que comidas gordurosas geram um sinal na língua que leva o intestino delgado a produzir as substâncias químicas conhecidas como a maconha natural do corpo humano, que induzem ao consumo de gordura '', afirma Daniele Piomelli, que comandou a pesquisa.
A pesquisa pode indicar novos caminhos na luta para conter a obesidade e outras doenças, segundo os cientistas envolvidos no estudo.
A ampla disponibilidade de alimentos gordurosos em países industrializados é considerada um fator determinante para condições como a obesidade, diabetes, câncer e doenças cardiovasculares.
O estudo sugere que pode ser possível conter a compulsão de se comer alimentos gordurosos ao se obstruir atividades endocanabinóide, por meio da utilização de medicamentos que bloqueiam a ação desses lipídios.
Como tai drogas bloqueadoras não precisam penetrar no cérebro, elas não teriam porque causar efeitos colaterais, como ansiedade e depressão, que surgem quando a ação endocanabinóide é bloqueada no cérebro, conta Piomelli.
BBC