1.30.2016

Mulheres afirmam que ficaram grávidas de extraterrestres

Jovem diz que foi a melhor relação sexual que já teve e reitera que bebês meio-humanos-meio-aliens irão melhorar o mundo

O Dia
Estados Unidos - Um grupo de mulheres afirma ter mantido relações sexuais com extraterrestres e que têm filhos frutos dos "encontros apaixonados". Segundo a "Comunidade de Bebês Híbridos", na Califórnia, Estados Unidos, os ETs estão levando em uma nave espacial gigante os bebês, meio-humanos, meio-extraterrestres.
Bridget Nielson diz que sexo com extraterrestre foi o melhor de sua vida
Foto: Reprodução Internet
As mulheres acreditam que as crianças são a esperança para uma humanidade melhor.
“Eles não estão apenas levando nossas crianças - estão criando uma raça híbrida para melhorar a humanidade”, disse Bridget Nielson, de 27 anos. Segundo Bridget, a experiência com os aliens ocorreu em uma nave espacial.
“Foi ótimo. Uma experiência sexual superprimitiva e crua. Havia muita liberdade e nós estávamos muito envolvidos. Foi a melhor relação sexual que eu já tive na minha vida”, afirmou a jovem à mídia britânica.
Entre os membros da comunidade estão autores de livros sobre alienígenas e artistas. Eles afirmam que esses encontros começaram a vir à tona na década de 60.
Há relatos de homens abduzidos e forçados a fazer sexo — como um que encontrou uma alien, que após a relação indicou que teria seu filho em algum lugar do espaço. Já no livro 'Communion’, o autor Whitley Strieber afirma que aliens o sequestraram e introduziram uma sonda de 30 cm em seu ânus.

Por que tanto ódio?


Roberto Amaral
É preciso tentar entender os motivos da unanimidade conservadora contra o PT apesar de seus governos nem reformistas serem.
A direita latino-americana aceita quase-tudo, até desenvolvimento e democracia, conquanto não venham acompanhados, seja da emergência das classes populares, como pretendeu o Brasil de João Goulart e Lula, seja da defesa das soberanias nacionais dos países da região, como lá atrás intentou o segundo governo Vargas.
Manisfestantes reúnem-se na avenida Paulista, em ato contra o governo Dilma Rousseff, em dezembro de 2015 (foto: André Tambucci / Fotos Públicas)
Manisfestantes reúnem-se na avenida Paulista, em ato contra o governo Dilma Rousseff, em dezembro de 2015
(foto: André Tambucci / Fotos Públicas)
A história não se repete, sabemos à saciedade, mas em 1954, como em 1964, em comum com os dias de hoje, organizou-se um concerto entre forças políticas derrotadas nas urnas, mais setores dominantes do grande capital e a unanimidade da grande imprensa, unificadas pelo projeto golpista gritado em nome de uma democracia que em seguida seria posta em frangalhos.
Naqueles episódios, com o ingrediente perverso da insubordinação militar, o momento culminante de uma razzia anti-progresso e pró-atraso, alimentada de longa data por setores majoritários da grande imprensa, um monopólio ideológico administrado por cartéis empresariais intocáveis.
Essa unanimidade ideológico-política dos meios de comunicação de massas é, assim, a mesma dos anos do pretérito. O diferencial, agravando sua periculosidade, é a concentração de meios facilitando o monopólio anulando qualquer possibilidade de concorrência, blindando o sistema de eventuais contradições e ‘furos’.
Que fizeram os governos democráticos – que fez a sociedade, que fez o Congresso, que fez o Judiciário – para enfrentar esse monstro antidemocrático que age sem peias, a despeito da ordem constitucional?
As razões para a crise remontam à concepção de nação, sociedade e Estado que as forças conservadoras – ao fim e ao cabo nossos efetivos governantes – estabeleceram como seu projeto de Brasil.
O desenvolvimento de nossos países pode mesmo ser admitido por esses setores – sempre que o malsinado Estado financie seus investimentos –, conquanto que respeitados determinados limites (não os possa tributar, por exemplo), ou comprometê-los com objetivos nacionais estratégicos, como respeitosos com essa gente foram os anos de ouro do juscelinismo.
Jamais um desenvolvimento buscadamente autônomo, como pretenderam o Chile de Allende, com as consequências sabidas, e a Venezuela, acuada e acossada desde os primeiros vagidos do bolivarianismo, o qual, seja lá o que de fato for para além de discurso, perseguiu um caminho próprio de desenvolvimento econômico-social, à margem dos interesses do Departamento de Estado, do Pentágono, e do FMI.
Democracia até que é admissível, conquanto não se faça acompanhar da ascensão das grandes massas, pelo que João Goulart se arriscou e perdeu o poder. A propósito, F. Engels (introdução ao clássico Luta de classes na França, de Marx) observa que “… a burguesia não admitirá a democracia, sendo mesmo capaz de golpeá-la, se houver alguma possibilidade de as massas trabalhadoras chegarem ao poder”.
Ora, na América Latina basta a simples emergência das massas ao cenário politico, sem mesmo qualquer ameaça de ascensão a fatias mínimas de poder, para justificar os golpes-de-Estado e as ditaduras.
Além de promover essa emergência do popular no politico, trazendo massas deserdadas para o consumo e a vida civil, Lula intentou uma política externa independente, como independente poderia ser, nos termos da globalização de nossas limitações econômicas e militares. Desvela-se, assim, o ‘segredo’ da esfinge: não basta respeitar as regras do capitalismo – como respeitaram Getúlio, Jango, Lula, e Dilma respeita – posto que fundamental é, mantendo intocada a estrutura de classes, preservar a dependência ao modelo econômico-político-ideológico ditado pelas grandes potências, EUA à frente.
O Não contém o Sim. O que não é possível diz o que é desejado, identificar o adversário é meio caminho andado para a nomeação dos aliados e servidores. Assim se justifica, por exemplo, tanto a unanimidade da opinião publicada em favor de Mauricio Macri, a mesma que acompanhou os últimos governos colombianos, quanto a unanimidade dos grandes meios contra os Kirchner, até ontem, e ainda hoje contra Rafael Correa e Evo Morales, bem como o ódio visceral ao ‘bolivarianismo’, na contramão dos interesses das empresas brasileiras instaladas e operando na Venezuela.
São os fabricantes de opinião contrariando nossos interesses econômicos e erodindo nosso natural peso regional – onde alimentamos justas expectativas de exercício de poder – mas, como sempre, fazendo o jogo dos interesses de Wall Street e da City.
Essa lógica da dependência – ou de comunhão de interesses entre nossa burguesia e o poder central, acima dos interesses nacionais – explica também a unanimidade contra Dilma e contra o que ideologicamente é chamado de ‘lulismo’ ou ‘lulopetismo’, nada obstante suas (suponho que hoje desvanecidas) ilusões relativamente à ‘conciliação de classes’.
Conciliação que não deu certo com Vargas e não está dando certo com Dilma, não obstante suas concessões ao capital financeiro, malgrado o alto, muito alto preço representado pelo desapontamento das forças populares que a elegeram no final do segundo turno.
Esse movimento – que representa dar dois passos atrás contra só um à frente, detetado a partir de dezembro de 2014, valeu-lhe a ainda insuperada crise de popularidade, sem a compensação do arrefecimento da fúria oposicionista ditada a partir da Avenida Paulista.
Atribui-se a Lula a afirmação de que os banqueiros jamais teriam obtido tantos lucros quanto lograram em seu governo. Anedota ou não, o fato objetvo é que segundo o bem informado Valor, o lucro dos bancos foi de 34,4 bilhões de reais na era FHC, e de 279,0 bilhões de reais no período Lula, ou seja, oito vezes maior, já descontada a inflação.
Por que então essa oposição à Dilma se seu governo, como os dois anteriores de Lula, não ameaçou nem ameaça qualquer postulado do capitalismo, não ameaça a propriedade privada, não promoveu a reforma agrária, não ameaça o sistema financeiro, não promoveu a reforma tributária?
Por que esse ódio vítreo da imprensa se sequer ousaram os governos Lula-Dilma – ao contrário do que fizeram todos os países democráticos e desenvolvidos – regulamentar os meios de comunicação dependentes de concessões, como o rádio e a tevê?
Por que essa unanimidade, se os governos do PT (e a estranha coabitação com o PMDB) não tocaram nas raízes do poder, não ameaçaram as relações de produção fundadas na preeminência do capital (muitas vezes improdutivo) sobre o trabalho?
Por que tanto ódio, se os governos do PT sequer são reformistas, como tentou ser o trabalhismo janguista com seu pleito pelas ‘reformas de base’? Ora, o Estado brasileiro de 2016 é o mesmo herdado em 2003, e ‘os donos do poder são os mesmos: o sistema financeiro, os meios de comunicação de massas vocalizando os interesses do grande capital, o agronegócio e as fiespes da vida.
Ocorre que, e eis uma tentativa de resposta, se foram tão complacentes com o grande capital, ousaram os governos Lula, e Dilma ainda ousa, promover a inclusão social da maioria da população e buscar ações de desenvolvimento autônomo, nos marcos da globalização e do capitalismo, evidentemente, mas autônomo em face do imperialismo.
Assim, negando o comando do FMI, negando a Alca e concorrendo para o fortalecendo do Mercosul, esvaziando a OEA e promovendo a Comunidade de Países da América Latina e Caribe (Celac), e, audácia das audácias, tentando constituir-se em bloco de poder estratégico no Hemisfério Sul, com sua influência na América Latina e a aproximação com a África.
Nada de novo no castelo de Abranches, nem mesmo a miopia dos que não vêem, ou, que, por comodismo ou pulsão suicida, preferem não ver o que está na linha do horizonte. Supor que a presidente está à salvo da onda golpista é tão insensato quanto supor que o projeto da direita se esgotaria no impeachment.
Há ainda muito caminho a percorrer.
O projeto da direita é de cerco e de aniquilamento das esquerdas brasileiras. Nesses termos, o assalto ao mandato da presidente é só um movimento, relevantíssimo mas só um movimento num cenário de grandes movimentações, a porta pela qual avançarão todas as tropas.
O projeto da direita é mais audacioso, pois visa à construção de uma sociedade socialmente regressiva e políticamente reacionária, com a tomada de todos os espaços do Estado. Boaventura de Sousa Santos chama a isso – as ditaduras modernas do século XXI — de ‘democracias’ de baixa intensidade.
O primeiro passo é a demonização da política. Já foi atingido.
Roberto Amaral

A mente humana

Img - A mente humana
A mente humana grava e executa tudo que lhe é enviado, seja através de palavras, pensamentos ou atos, seus ou de terceiros, sejam positivos ou
negativos, basta que você os aceite. Essa ação sempre acontecerá, independente se traga ou não resultados positivos para você.

Um cientista de Phoenix - Arizona - queria provar essa teoria. Precisava de um voluntário que chegasse às últimas consequências. Conseguiu um em uma penitenciaria. Era um condenado à morte que seria executado na penitenciária de St Louis no estado de Missouri onde existe pena de morte..

Propôs a ele o seguinte: ele participaria de uma experiência científica, na qual seria feito um pequeno corte em seu pulso, o suficiente para gotejar o seu sangue até a ultima gota final. Ele teria uma chance de sobreviver, caso o sangue coagulasse. Se isso acontecesse, ele seria libertado, caso contrário, ele iria falecer pela perda do sangue, porém, teria uma morte sem sofrimento e sem dor.

O condenado aceitou, pois era preferível do que morrer na cadeira elétrica e ainda teria uma chance de sobreviver.

O condenado foi colocado em uma cama alta, dessas de hospitais e amarraram o seu corpo para que não se movesse. Fizeram um pequeno corte em seu pulso. Abaixo do pulso, foi colocado uma pequena vasilha de alumínio. Foi dito a ele que ouviria o gotejar de seu sangue na vasilha. O corte foi superficial e não atingiu nenhuma artéria ou veia, mas foi o suficiente para que ele
sentisse que seu pulso fora cortado.

Sem que ele soubesse, debaixo da cama tinha um frasco de soro com uma pequena válvula. Ao cortarem o pulso, abriram a válvula do frasco para que ele acreditasse que era o sangue dele que estava caindo na vasilha de alumínio. Na verdade, era o soro do frasco que gotejava.

De 10 em 10 minutos, o cientista, sem que o condenado visse, fechava um pouco a válvula do frasco e o condenado pensava que era seu sangue que estava diminuindo.

Com o passar do tempo, ele foi perdendo a cor e ficando fraco. Quando os cientistas fecharam por completo a válvula, o condenado teve uma parada
cardíaca e faleceu, sem ter perdido sequer uma gota de sangue.

O cientista conseguiu provar que a mente humana cumpre, ao pé-da-letra, tudo que lhe é enviado e aceito pelo seu hospedeiro, seja positivo ou negativo e que a morte pode ser orgânica ou psíquica.

Esse fato é um alerta para filtramos o que enviamos para nossa mente, pois ela não distingue o real da fantasia, o certo do errado, simplesmente
grava e cumpre o que lhe é enviado.

"Quem pensa em fracassar, já fracassou mesmo antes de tentar".

ATAQUES DE CORAÇÃO

·
·
Alerta do Dr. Enio Buffolo (cardiologista):  

Uma nota importante sobre os ataques cardíacos. Há outros sintomas de ataques cardíacos, além da dor no braço esquerdo. Há também, como sintomas vulgares, uma dor intensa no queixo, assim como náuseas e suores abundantes. Pode-se não sentir nunca uma primeira dor no peito, durante um ataque cardíaco. 60% das pessoas que tiveram um ataque cardíaco enquanto dormiam não se levantaram. Mas a dor no peito pode acordá-lo de um sono profundo. Se assim for, dissolva imediatamente duas Aspirinas na boca e engula-as com um bocadinho de água. Ligue para Emergência (192, 193 ou 190) e diga ''ataque cardíaco'' e que tomou 2 Aspirinas. Sente-se numa cadeira ou sofá e force uma tosse, sim forçar a tosse, pois ela fará o coração pegar no tranco; tussa de dois em dois segundos, até chegar o socorro... NÃO SE DEITE !!!!  Se cada pessoa que receber este Alerta,  enviar a 10 pessoas, pode ter a certeza de que se salvará pelo menos uma vida !

O alvo é não deixar o Lula sair candidato em 2018

Lula reage: MP-SP faz acusações levianas





:
Ex-presidente se defende em nota divulgada pelo Instituto Lula após ser intimado a depor como investigado no caso de um apartamento no Guarujá, do qual já teve uma cota, devolvida à empreiteira OAS; "São infundadas as suspeitas do Ministério Público de São Paulo e são levianas as acusações de suposta ocultação de patrimônio por parte do ex-presidente Lula ou seus familiares", esclarece; o texto ressalta que Lula e sua esposa, Marisa Letícia, "nunca foram proprietários de apartamento em qualquer condomínio da Bancoop ou de suas sucessoras"; "A verdade ficará clara no correr das investigações", conclui
Manchete da Folha grita que "Nota fiscal de barco reforça elo de Lula com sítio em SP"; quem vê a capa imagina um iate, mas a reportagem interna traz a imagem de uma pequena embarcação, quase uma canoa, usada pelo ex-presidente para pescar no lago da propriedade; o preço foi de R$ 4.126,00; em nota, o ex-presidente Lula afirmou que é de conhecimento público que frequenta o sítio em Atibaia (SP), registrado em nome de Jonas Suassuna, sócio de seu filho Fábio Luis Lula da Silva

LULA NA ESTRADA! É CANDIDATO A PRESIDENTE EM 2018. A direita morre de raiva  

lula presidente
Não adianta fazer cara feia, ranger dentes e até mesmo ranger de dentes. LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA  já está em campo, montando equipe e se preparando para concorrer à Presidência em 2018. Ninguém, ao menos na palavra e no grito pode lhe tirar a legitimidade de postular mais um mandato. O certo é que até este momento as oposições não conseguiram “catalisar” um nome capaz de fazer páreo para Lula. Isso é fato!
Mônica Bérgamo, uma das jornalistas mais bem informadas em assuntos de política, descreve no Painel da Folha nesta quinta,  quadro das dúvidas e certezas que cercam LULA e que já fazem a imprensa especular seu retorno ao cenário político, de onde, na verdade, nunca saiu.
Painel  –  Lula vem estudando há algum tempo a hipótese de se colocar mais claramente como pré-candidato à Presidência da República.
O ex-presidente já discutiu o assunto com lideranças do PT e com interlocutores que o ajudam a analisar o quadro político. Há argumentos para que ele entre em campo e outros contrários à iniciativa.
O próprio Lula, de acordo com esses interlocutores, teria receio de virar um alvo ainda maior “da oposição e da mídia”. E também de enfraquecer a autoridade da presidente Dilma Rousseff.
Os que defendem que ele se lance pré-candidato argumentam que Lula já é alvo tanto de parte da mídia quanto da oposição, justamente pela certeza que os adversários têm de que ele concorrerá à sucessão de Dilma em 2018. Ou seja, o ex-presidente tem o ônus de ser candidato –está sempre na mira–, mas não tem o bônus, que seria viajar o país “vendendo esperança”, diz um petista.
Já sobre a possibilidade de uma pré-candidatura atrapalhar Dilma, interlocutores dizem que não há como enfraquecer. “Ele é muito mais cuidadoso com a Dilma do que ela com ele”, afirma um lulista que já participou dos debates no Instituto Lula.
Lula : “Se for necessário, eu vou para a disputa”, afirmou.
 

Pivô da máfia da merenda acusa ex-secretário de Alckmin

:
O empresário Cássio Chebabi, que foi preso por capitanear um esquema de desvios públicos da merenda escolar, em São Paulo, agora acusa o ex-secretário de Educação Herman Voorwald de ter recebido R$ 100 mil como propina de um outro fornecedor de alimentos; Voorwald, que se tornou conhecido por propor a reforma escolar que terminou em revolta, se disse indignado; "Não recebi nada de ninguém. Eu tenho quase quarenta anos de vida pública, nunca recebi absolutamente nada que não fosse fruto do meu trabalho. Nunca houve, não há e nunca haverá nenhum recurso que eu não tenha recebido de forma legítima em toda a minha vida"

PSDB quer CPI contra Lula já de olho em 2018

:
Como o impeachment (golpe) contra a presidente Dilma Rousseff subiu no telhado, a estratégia tucana agora consiste em inviabilizar a volta de Lula em 2018; líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP), anunciou nesta sexta-feira, 29, que vai apresentar requerimento para instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a Bancoop, responsável pelo condomínio Solaris, onde Lula tinha uma cota, devolvida no ano passado à empreiteira OAS; "Há indícios muito fortes de que a Bancoop foi utilizada com uma das lavanderias de recursos drenados da Petrobras. E a Câmara, que já investigou o Mensalão e o Petrolão, tem o dever de contribuir com as apurações deste caso", afirmou

PARANÁ 247

"Os seus pecados Dirceu admitiu", diz advogado

:
O ex-ministro José Dirceu admitiu que recebeu favores, como viagens de jatinhos e reformas em seus imóveis, mas negou ter indicado Renato Duque para uma diretoria da Petrobras; seu advogado, Roberto Podval criticou o perdão aos delatores; "Não tô dizendo ninguém aqui é santo. O Zé está assumindo suas culpas. Mas todo mundo aqui fez delação jogando nas costas dele que é mais fácil. Devolveram 80 milhões, ficaram com 40, estão rindo, todos soltos. Vejam quanto os delatores pagaram e com quanto ficaram. E quem não delatou é ruim e está preso", afirmou

SP 247

Lula reage: MP-SP faz acusações levianas

:
Ex-presidente se defende em nota divulgada pelo Instituto Lula após ser intimado a depor como investigado no caso de um apartamento no Guarujá, do qual já teve uma cota, devolvida à empreiteira OAS; "São infundadas as suspeitas do Ministério Público de São Paulo e são levianas as acusações de suposta ocultação de patrimônio por parte do ex-presidente Lula ou seus familiares", esclarece; o texto ressalta que Lula e sua esposa, Marisa Letícia, "nunca foram proprietários de apartamento em qualquer condomínio da Bancoop ou de suas sucessoras"; "A verdade ficará clara no correr das investigações", conclui

PARANÁ 247

'Dirceu não fará delação, porque tem caráter', diz defesa

:
Advogado do ex-ministro José Dirceu, Roberto Podval, descartou nesta sexta-feira, 29, que seu cliente faça acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal; "Por que o José Dirceu não faz uma delação? Aí ele entrega alguém e vai embora, seria a coisa mais óbvia. Mas alguns ainda têm caráter, outros nunca tiveram", afirmou; Dirceu está sendo ouvido nesta tarde pelo juiz federal Sérgio Moro em ação penal no âmbito da operação Lava Jato; para Podval, há pessoas "brincando com as delações"; "Virou um bom negócio fazer delações. As pessoas ganharam fortuna de dinheiro, entregam uma parte [nas delações], então se fala do Dirceu, do Lula, devolvem uma parte do dinheiro e continuam andando de iate, dando risada", afirmou

BRASÍLIA 247

Chico Vigilante: Lula sempre foi perseguido

:
O deputado distrital Chico Vigilante, militante histórico do PT, reagiu com indignação à abertura de investigação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por conta de um imóvel que não lhe pertence; "Lula é um homem perseguido a vida inteira", afirma; o parlamentar fez um alerta; "Hoje, vivemos uma República dos Promotores de Justiça. Não dá para continuar desse jeito. Esta intimação foi anunciada em uma revista de circulação nacional hostil a Lula. E, hoje, passada uma semana da publicação, o promotor decide intimá-lo sem nenhuma base jurídica e nenhum indicativo de ilícito praticado por ele. Necessário é que a sociedade se levante contra irresponsabilidades como essa, não importando ideologia partidária ou posicionamento político"

Quase um milhão de foliões devem curtir blocos neste fim de semana

Bloco da Preta, Simpatia É Quase Amor e Suvaco de Cristo estão entre os grupos que vão desfilar pela cidade

O Dia
Rio - Depois de semanas esquentando os tamborins, chegou a hora dos grandes blocos do carnaval carioca ganharem as ruas. O maior deles, o Bloco da Preta, tem previsão de atrair, neste domingo, a partir das 16h, 400 mil pessoas na Primeiro de Março, no Centro, com a presença de Gilberto Gil, que vem prestigiar a filha pela primeira vez. Outros gigantes, como o Simpatia É Quase Amor e o Suvaco de Cristo, da Zona Sul, devem arrastar pelo menos 130 mil pessoas. Ao todo, quase 1 milhão de foliões devem seguir os 121 blocos do Rio nesses dois dias.
São 65 desfiles hoje e 56 amanhã. Entre eles, o tradicional Céu na Terra desfila hoje logo cedo, com concentração a partir das 7h, levando cores e marchinhas para as ladeiras de Santa Teresa, no Centro. Desta vez, o grupo trará o tema Moçambique para festejar. O Simpatia é Quase Amor sai às 16h na orla de Ipanema. “Com a crise, tivemos de economizar e vamos usar as alegorias e fantasias do ano passado. Mas, mesmo assim, será um desfile espetacular”, promete Dodô Brandão, presidente do Simpatia.


Foto: Arte O Dia

Para variar do samba, uma opção de hoje é o frevo do Bloco da Ansiedade, que levará um pouco de Pernambuco para Laranjeiras, também às 16h. Um pouco antes, às 15h, o Bloco Brasil irá reunir a galera, no Leme, com um repertório de MPB.
Amanhã, na alvorada do dia, os foliões podem se esbaldar no cortejo do Cordão do Boitatá, a partir das 8h, nos Arcos da Lapa, e, não mais, começando na Praça 15. Para quem quer cantar abraçado e fazer borbulhas de amor à luz do sol, o encontro é no ‘Fogo e Paixão’, no Largo de São Francisco, a partir das 10h, com o melhor da música brega. Perto dali, na Zona Portuária, o Escravos da Mauá fará sua estreia na nova Praça Mauá, revitalizada para os Jogos 2016.
Na Zona Norte, em Oswaldo Cruz, o Timoneiros da Viola, famoso por ter Paulinho da Viola como a principal inspiração, celebrará Zé Keti. “O Zé tem importância na minha trajetória. Ele e seu pai que me batizaram como Paulinho da Viola”, disse Paulinho da Viola ao saber do enredo.
Ontem, seis blocos foram às ruas. Na Central do Brasil, baterias das escolas de samba animaram os trabalhadores que passaram por ali no fim da tarde.
Criançada também tem opções para pular Carnaval
Confetes, serpentinas, brilho, espuma, arminhas de água e fantasias de abelhinha, índio, joaninha e odalisca. As crianças também podem aproveitar o Carnaval de rua do Rio de Janeiro.
Para quem quer levar seus pequeninos para a folia, há uma ampla opção de bloquinhos, espalhados pela cidade, regados a muito suco, água de coco e marchinhas.
O já tradicional Gigantes da Lira, que atrai público de todas as idades, fará seu desfile, ao som de muita marchinha em Laranjeiras, na Zona Sul, amanhã, a partir das 9h.
Hoje, o Mini Bloco animará as crianças na Pracinha Xavier de Britto, na Tijuca, na Zona Norte, a partir das 10h. Na Zona Sul, a criançada poderá brincar no Bloco Sá Pereira Infantil, em Botafogo, também às 10h. Também hoje, no Jardim Botânico, o Bloco da Pracinha, voltado para o público infantil, se apresentará com o grupo Circo Macaco Prego para animar a criançada, por volta das 10h.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DOS BLOCOS DESTE FIM DE SEMANA
HOJE
Região do Centro
8h – Céu na Terra – Pça Odylo Costa Neto, S. Teresa
14h – Põe na Quentinha? – R. Conselheiro Saraiva, 17h – Pinto Sarado – Travessa Sara, Santo Cristo
17h – Batuque de Ciata – Praça Harmonia, Saúde
18h – Imperadores de S. Cristóvão – R. José Cristino
21h – Eu Amo a Lapa – Arcos da Lapa, Lapa
10h – Bloco da Sá Pereira Infantil – R. Capistano de Abreu, Botafogo
10h – Imaginô? – Rua José Linhares, Leblon
11h – Areia – Rua Dias Ferreira, Leblon
13h – Bloco dos Mendigos – Rua Bulhões de Carvalho, Copacabana
14h – Xupa Mas Não Baba – R. Alice, Laranjeiras
14h – Só o Cume Interessa – Pça Gal. Tibúrcio, Urca
15h – Bloco Brasil – Pça Julio Noronha, Leme
15h – Os Imóveis – R. Souza Lima, Copacabana
15h – Tá Cheio de Maluco Aí – R. Euclides da Rocha, Copacabana
16h – Bloco da Mamadeira – Pça General Leandro, Botafogo
16h – Simpatia é Quase Amor – Pça Gal Osório, Ipanema
16h – Tá Pirando, Pirado, Pirou – Av. Pasteur, Urca
17h – Banda Bandida – R. Rodolfo Dantas, Copacabana
17h – Bloco da Ansiedade – R. Gago Coutinho, em Laranjeiras
17h – Rio Pandeiro – Pça São Salvador, Laranjeiras
18h – Amigos do Catete – R. Dois de Dezembro, Catete
18h – ASPA Amigos da Sueca da Pedro Américo – Pedro Américo, Catete
18h – Cutucano Atrás – Av. Atlântica, Leme
Zona Oeste
18h – É isso que Eu Te Falo – R. Capitão Teixeira, Realengo
Zona Norte
14h – Cachorrão Folia – R. Manoel Araújo, Irajá
15h – Alegria do Sapê – R. Picui, Rocha Miranda
16h – Nunca Mais Eu Bebo Ontem – R. Água Doce, Cordovil
17h – Apertado Mas Entra – R. Sultana, Brás de Pina
17h – Beijo Quente – R. Maurício de Lacerda, Fazenda Botafogo
17h – Calma Amor – Pça Ferreira Souto, Irajá
17h – Garganta Seca de Irajá – R. Manoel de Araújo, Irajá
17h – Com Dor Não Sai – R. Quiroa, Oswaldo Cruz
17h– Bateria Amigos do Rei – R. Afonso Terra, Pavuna
17h– Encosta que Ele Cresce – R. Ribadejo, Vista Alegre
17h – Bunda Rachada – R. Romero Zander, Ramos
18h – Eu Não Venho Mais Aqui – R. Gaspar, Abolição
18h – Bloco da Árvore – R. Jaime Cortezão, Bento Ribeiro
18h – Banda da Penha – Lgo da Rua Couto, Penha
18h – Banda Devassa – R. Patagônia, Penha
18h – Fuzuê, Só Alegria Pra Você – R. Chapadinha, Del Castilho
18h – Serrote Afiado – R. Mario Ferreira, Engenho da Rainha
18h – Amigos da Esquina – R. 2 de Fevereiro, Engenho de Dentro
18h – É Mole Mas Estica – R. Antonio Portella, no Engenho Novo
18h – Turma O Gato Comeu – R. João Nego, Olaria
19h – Banda da Flack – R. Flack, Rocha
20h – Quem Mora no Méia Não Bobéia – R. Dias da Cruz, Méier
Ilha
10h – Bloco do Esporte Clube Jardim Guanabara – Pça Jerusalém
15h – Os Monarcas – Praia da Engenhoca, Ribeira
16h– Encosta que Ele Cresce – Pça Jerusalém, Jardim Guanabara
10h – Mini Bloco – Pça Xavier de Brito, Tijuca
12h – Plantão Bom é Samambaia – Pça Maracanã, Vila Isabel
14h – Butano na Bureta – R. Senador Furtado, no Maracanã
17h– Já Comi Pior Pagando – R. Leite de Abreu, Tijuca
18h – Banda da Zulmira – Pça Niterói, Maracanã
18h – Banda do Tijuca – Tijuca Tênis Clube, Tijuca
18h – Banda Haddock – R. Afonso Pena, Tijuca
18h – Banda de Vila Isabel – Boulevard 28 de Setembro, Vila Isabel
19h – Seu Kuka – Lgo Irmã Maria Marta Ward, Grajaú
Barra/Jacarepaguá
14h – Parei de Beber, Não de Mentir – Pça do Bandolim, Curicica
14h – Cê Tá Lindo – R. Meringuava, Taquara
15h – Fla Master – Av. Lúcio Costa, Barra da Tijuca
16h – Banda do Pechincha – Lgo do Pechincha, no Pechincha
16h – Embalo da Barão – Country Clube da Praça Seca, Praça Seca
16h – Lavou Tá Limpo – R. Cândido Benício, Pça Seca
16h – Deita Mas Não Dorme – R. Dr. Francisco Fonseca, Taquara
18h – Vem Mamar – Lgo da Capela, Taquara

AMANHÃ
Centro
8h – Cortejo do Cordão do Boitatá – Arcos da Lapa
11h – Fogo e Paixão – Lgo de São Francisco, Centro
12h – Bloco da Preta – R. Primeiro de Março, Centro
13h – Escravos da Mauá – Lgo São Francisco da Prainha, Saúde
14h – O Fervo – R. Maia de Lacerda, Estácio
15h – Pipoca no Mel – Pça Harmonia, Gamboa
16h – Eu Choro Curto Mas Rio Comprido – R. Aristides Lobo, Rio Comprido
18h – Banda da Amizade – R. Tadeu Kosciusco, Lapa
18h – Mistura de Santa – R. Almirante Alexandrino, Santa Teresa
18h – Perereca Imperial – R. Fonseca Teles, São Cristóvão
18h – Foliões da Prainha – Lgo São Francisco da Prainha, Saúde
18h – Malandragem do Porto – Lgo São Francisco da Prainha, Saúde
Zona Sul
9h – Blocão – Av. Atlântica, Copacabana
9h – Gigantes da Lira – R. General Glicério, Laranjeiras
10h – Chora Me Liga – Av. Atlântica, Copacabana
10h – É Pequeno, mas Balança – R. Maria Angélica, Jardim Botânico
10h – Suvaco do Cristo – R. Jardim Botânico, Jardim Botânico
14h – Quem não Aguenta Bebe Água – R. Gago Coutinho, Laranjeiras
14h – Se não quiser me dar, me empresta – Av. Vieira Souto, Ipanema
16h – Empolga às 9 – Av. Vieira Souto, Ipanema
17h – Banda do Arroxo – R. Belfort Roxo, Copacabana
18h – Larga a Onça, Alfredo – R. Ipiranga, Laranjeiras
Zona Oeste
16h – Tamo Junto in Folia – R. Marechal Marciano, Padre Miguel
Zona Norte
10h – Sangue Bom – Estr. Ademar Bebiano, Inhaúma
10h – Miss Bellydance Brasil – Pça Agripino Grieco, no Méier
12h – Banda de Cavalcante – R. Graça Melo, Cavalcante
13h – Cutuca Que Ela Acorda – Lgo da Fontinha, Bento Ribeiro
14h – Bloco do Boi Dormir – R. Dias da Cruz, Méier
14h – No Rabo do Pavão – R. Vitor Meireles, Riachuelo
15h – Timoneiros da Viola – Pça Paulo Portela, em Madureira
15h – Gêmeos Folia – Pça da Rua Volta, Vila da Penha
16h – Faz Vergonha – R. Leopoldina Borges, Anchieta
16h – Me Ajuda a Vacilar – Pça Maria Esther, Irajá
16h – Fala Bobagem – Pça Paulo Setúbal, Vila da Penha
16h – Bigode Esticado – R. Dias da Cruz, Méier
17h – Vizinha Fofoqueira – R. Divinópolis, Bento Ribeiro
17h – Boca Aberta – R. Tancredo Neves, Maré
17h – Tapa na Peteca – R João Araújo, Maré
18H – Unidos do Cuitezão – R. Cuité, Inhaúma
18H – Xodó da Piedade – R. Silvana, Piedade
Ilha
11H – Unidos da Ribeira – Pça Iaiá Garcia, Ribeira
15H – Fuzuê da Ilha – Pça do Grego, Jardim Guanabara
17H – Quem Vai Vai, Quem Não Vai Não Cagueta! – Praia da Bica, Jardim Guanabara
18H – Quem Não Aguenta Chupa – Praia Belo Jardim, Galeão
Grande Tijuca
11h – Bloco das Cacheadas – R. Barão de Mesquita, Tijuca
13h – Só Toco Samba, Pça Xavier de Brito, Tijuca
14h – Bloco da Urubuzada – Pça Afonso Pena, Tijuca
16h – Afoxé Omon Ifá – R. Silva Teles, Tijuca
17h – Pipoca e Guaraná – Pça Afonso Pena, Tijuca
18h – Vai Tomar no Grajaú – Av. Engenheiro Richard, Grajaú
18h – Banda da Praça Afonso Pena – Pça Afonso Pena, Tijuca
20h – Império da Tijuca – R. Conde de Bonfim, Tijuca
Barra/Jacarepaguá
13h – Acorda e Vem Brincar – R. das Dálias, Vila Valqueire
15h – Banda da Barra – Av. Lúcio Costa, Barra da Tijuca
15h – Morde e Pica Toda Hora – R. Jorge Faraj, em Jacarepaguá
15h – Soca com Tudo – Av. dos Manaciais, Taquara
17h – Incha Rola – R. Araticum, Anil
17h – Os Bambas – R. Mandaguari, Curicica
18h – Sardinhagem – Estr. da Covanca, Tanque
Reportagem da estagiária Carolina Moura

Política de demissões na Fiocruz

Elisa Andries para ASFOC de Luta
Nota que acaba de ser postada na lista Fiocruz-L:
Fiocruz não implementará política de demissões relacionada a limitações orçamentárias
Frente à divulgação de informações incorretas de que ocorreriam “centenas de demissões” na instituição, gerando inquietações entre os trabalhadores, a Presidência esclarece que nesta semana apreciará o orçamento da instituição para o ano corrente no Conselho Deliberativo (CD), que será realizado nos dias 28 e 29, não havendo em sua agenda propostas para política de cortes de trabalhadores em decorrência das limitações orçamentárias.
Para toda a administração pública, o orçamento de 2016 apresenta limitações. No caso da Fiocruz, o seu orçamento necessitaria ser maior, frente às necessidades da instituição. O Conselho Deliberativo e o Congresso Interno da Fiocruz já se manifestaram contra as lógicas de ajuste fiscal, que penalizam a sociedade e que restringem recursos para a saúde e ciência e tecnologia, campos de atuação da instituição.
De todo modo, este cenário exige medidas capazes de assegurar o funcionamento do conjunto da instituição e os fundamentais compromissos com a sociedade.
Dentre as prioridades institucionais, destaca-se a preservação da sua força de trabalho. Apesar dos cortes terem sido considerados em reunião do CD de dezembro passado, a construção de alternativas foi alcançada. Após análises, nas últimas semanas, das propostas orçamentárias apresentadas pelas unidades técnico-científicas e administrativas é possível assegurar que os orçamentos para 2016 apresentam aumentos reais em relação aos valores executados em 2015. Essa condição e o esforço das unidades e da Presidência permitem valorizar alternativas na gestão orçamentária de modo a evitar política de cortes de trabalhadores terceirizados em decorrência de limitações orçamentárias. Em reunião da Câmara Técnica de Gestão, realizada na última sexta-feira (22/01), preparatória para a próxima reunião do CD Fiocruz, esse cenário foi confirmado. Tal condição e esforço
prioritário para assegurar preservação da força de trabalho não elimina
a necessidade de eventuais ajustes na organização, assegurados objetivos e metas institucionais.
Antes da atual crise, a Fiocruz veio alcançando crescimentos expressivos em seu orçamento, tanto de custeio, quanto de investimentos. Esse processo refletiu no conjunto da força de trabalho institucional, tanto direta quanto indiretamente. Por concursos públicos, a força de trabalho cresceu, de forma expressiva, nos últimos 10 anos. Também registra-se crescimento no número de trabalhadores terceirizados, ainda que contabilizando as devidas substituições geradas pelos concursos públicos. Trabalhadores que, de forma justa, através das lógicas e conquistas dos dissídios salariais, têm seus salários no mínimo atualizados anualmente pela inflação, impactando naturalmente os contratos de serviços.
Adicionalmente, em decorrência dos investimentos realizados e em curso, centenas de empregos são gerados indiretamente, com destaque para a nova fábrica de Biomanguinhos em Santa Cruz, mas também, em Rondônia, Mato Grosso do Sul, Ceará, Minas Gerais, além do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) e do Centro de Documentação em História da Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz. Ainda neste ano, com a inauguração do Centro Integrado de Protótipos, Biofármacos e Reagentes
(CIBPR/Biomanguinhos) muitos empregos serão gerados.
O país atravessa uma crise econômica e a Fiocruz não está imune a esta condição. No entanto, seus esforços, possíveis em decorrência da mobilização de seus dirigentes e trabalhadores, têm possibilitado a sustentação do conjunto de suas atividades, ainda que adiamentos de projetos sejam necessários.
A Fiocruz tem compromisso inalienável com resultados para a sociedade. No momento atual de crise sanitária, mais uma vez, responde à altura, como instituição estratégica de Estado". O noticiário tem sido farto em destacar o papel da Fiocruz.
Neste momento, a Presidência segue envidando esforços para obtenção de recursos extras, já encontrando-se em curso diversas medidas, tanto internamente quanto junto ao governo, através do Ministério da Saúde.
Igualmente, assume de imediato a realocação de parte de seu próprio orçamento de capital, visando a manutenção da operação cotidiana da instituição, incluindo a manutenção dos contratos de trabalhadores terceirizados.
Importante que toda a instituição esteja mobilizada, atenta e participando dos esforços para enfrentar essa realidade. O momento exige coesão institucional e serenidade para enfrentar e superar esse período.
A Presidência segue aberta e disponível para os esclarecimentos que sejam necessários.
________________________________________
Coordenadoria de Comunicação Social | Presidência | Fiocruz
Coordenação: Elisa Andries
Envie sua sugestão ou comentários para: ccs@fiocruz.br | tel: 55 (21) 2270
5343

O que fazer com a zika?!

Grávida apliacando repelente (Foto: Thinkstock)
Como se não bastasse o vírus da dengue, que atinge 100 milhões de pessoas por ano no mundo todo (e várias dessas morrem da doença), a mais nova gracinha do mosquito Aedes aegypti (ou, do grego e do latim, Odioso do Egito) é nos infectar também com o vírus da zika, um primo próximo do dengue.  Esse novo vírus deve ter chegado ao Brasil durante a Copa de 2014, no sangue de alguns turistas provavelmente da África ou da Ásia.  Ao picar esses turistas e sugar seu sangue cheio de zika, os Aedes locais que deitavam e rolavam em nossas águas paradas se tornaram transmissores de mais uma doença (e vocês achando que o 7 a 1 tinha sido a maior catástrofe da Copa de 2014...).
Só que comparados com os da dengue, os sintomas da zika são muito amenos, e assim ninguém estava muito preocupado com mais essa doença infecciosa – afinal, melhor zika do que dengue ou febre amarela!  Até que começaram a surgir os casos de microcefalia...  E aí descobrimos um efeito inesperado e perverso do vírus zika: ele ataca o cérebro de fetos, causando inflamações que durante o desenvolvimento do órgão têm consequências desastrosas... O cérebro menor e mal formado (a tal da microcefalia) não funciona bem, levado a deficiências intelectual e motora.
Para vocês terem uma ideia, entre 2010 e 2014, o país registrou uma média de 150 casos de recém-nascidos com microcefalia por ano. Pois só nos últimos 12 meses, foram diagnosticados mais de 3.000 casos da doença! Ora, é claro que há algo de novo (e podre) no reino Brasilis, e essa novidade se chama zika.
Isso é motivo para desespero? Não é? Engravidar agora? E quem está com uma idade em que não dá para esperar muito mais? Dá para engravidar e ficar tranquila seguindo as recomendações como a de usar repelente? Ou realmente é melhor não? Se a pessoa já engravidou, é o caso dela entrar em um avião e passar os próximos nove meses na Finlândia para fugir do mosquito?
Resposta com rigor científico: depende...  Vejam, dos quase 3.000.000 de partos nos últimos 12 meses, só 3.000 foram de bebês com microcefalia: uma probabilidade de 1 em 1.000.  “Só”?! E isso é baixo? É parecido com o risco de uma mulher de 30 anos ter um filho com síndrome de Down (1 em 900); e 10 vezes menor do que o risco de uma mulher de  40 ter uma criança com Down (1 em 100).
Sim, mas isso é alto ou é baixo?  Depende do ponto de vista... Quando eu engravidei pela primeira vez, aos 36 anos, eu achei o risco de Down gigante – afinal, para mim que há 30 anos estudo uma doença genética cuja incidência é de 1 em 10.000 pessoas, 1 em 300, meu risco na época, era enorme.  Já para meu marido, 1 em 300 era nada e não justificava fazer um exame invasivo (aminiocentese), que também tinha lá seus riscos para a gravidez (naquela época ainda não havia o exame cromossômico não invasivo...).
Não me lembro como a opinião dele prevaleceu, mas fato é que não fiz exame invasivo nenhum, e só fui relaxar mesmo depois do ultrassom morfológico, que baixou o risco de Down para 1 em 2.500.  No mesmo dia o enjoo passou e o resto da gestação foi só alegria!
O mesmo se repetiu na minha segunda gravidez, agora com 38 anos, e risco de Down de 1 em 175!  O maridão conseguiu me segurar, de novo não fiz o exame invasivo, ultrassom morfológico disse que estava tudo bem (com 1 em 800 de probabilidade), e assim nasceu Maria.

Mas como isso se compara com o que estamos vivendo agora com a zika?  Vejam, ao contrário do risco genético, o risco de pegar zika parece estar aumentando exponencialmente com a falta de controle do mosquito (e nosso Ministro da Saúde já admitiu essa derrota...), logo, aquela probabilidade de 1 em 1.000 de ter um bebê com microcefalia tende a aumentar sim.  Além disso, o risco varia de acordo com o local onde você mora – a coisa está mais feia no Nordeste do que no Sul.
Para complicar, ainda sabemos pouquíssimo sobre a microcefalia causada pelo vírus da zika.  Por exemplo, se uma grávida tiver zika, qual é a chance do bebê nascer doente? Isso depende do estágio da gestação?  Se a mulher teve zika antes de engravidar, isso a protege ou piora a situação?  Não sabemos...  Essa história de zika causar microcefalia é uma descoberta dos últimos meses, estamos em pleno momento de incertezas.
E aí, como responder àquelas perguntas?  Números ajudam, mas como vocês viram na minha história de gravidezes, números podem ser relativos...  Ainda não existe uma equação clara de cálculo de risco, e cada casal terá que avaliar as informações que temos hoje sobre a zika/microcefalia, levar em conta o local onde vive, a urgência de engravidar agora, e chegar à sua conclusão muito pessoal sobre querer ou não correr o risco.  Sim, porque uma certeza nós temos: o risco existe.  Mas por outro lado, viver sempre foi muito perigoso...
Lygia V. Pereira

1.29.2016

Cientistas criam 'super espaguete' que diminui risco de doenças do coração

Macarrão é fruto de anos de pesquisa envolvendo três universidades. Segredo é separar os componentes dos grãos

ANSA
Itália - Os amantes de macarrão podem ter em breve uma agradável surpresa com o aparecimento nas suas mesas de um espaguete rico em fibras, proteínas e antioxidantes que pode ajudar na redução do risco de problemas cardiovasculares.
O "super espaguete" é fruto de uma pesquisa que já dura alguns anos e envolve a Universidade de Bolonha, a Universidade de Molise, na Itália, e o Ateneo de Granada, na Espanha.

O segredo, segundo as três instituições, é a utilização de um método de separação dos componentes dos grãos chamado air-classifing
Foto: Reprodução Internet

O estudo foi recentemente publicado na revista "Food Research International" e seus resultados demonstram a possibilidade de produzir a massa em qualquer ambiente sem o desperdício de grãos de cereal.
O segredo, segundo as três instituições, é a utilização de um método de separação dos componentes dos grãos chamado air-classifing. O procedimento separa o cereal em duas partes, uma mais grossa e rica em fibras e antioxidantes e uma mais fina e mais cheia de proteínas. Trabalhando com esses ingredientes, se obtém um macarrão que pode ter um papel para diminuir riscos de problemas cardiovasculares.

A crise dos 30 existe?


Agora é parece que é pra valer. Qualquer erro pode ser fatal, pois o tempo já não joga mais no mesmo time. Abre-se o placar da crise do 30, um drama que assola muita gente. Mas, se vivida com equilíbrio, pode se reverter em muitas conquistas.



Analisando a trajetória humana, podemos dizer, sem forçar a barra, que chegar aos 30 anos já é uma vitória. Sim, porque foram vencidas as agruras hormonais da adolescência, as loucuras da fase dos vinte, quando as perspectivas de vida mudam a cada troca de calcinha, e até os primeiros rastros da flacidez e da celulite, que surgiram sem implicar diretamente em sessões dobradas de terapia. Só que, por mais que ela se esforce para se sentir uma vencedora, a mulher - e o homem também – de 30 anos acaba se deparando com uma perturbadora constatação: o jogo já pode até ter começado, mas só a partir de agora os pontos começam a ser contados. Assim, abre-se o placar da crise dos 30, um drama que assola muita gente, mas que, se vivida com equilíbrio, pode se converter no pontapé inicial de uma verdadeira e definitiva conquista.
Um bom exemplo disso é Tatiana Vargas, arquiteta, 37 anos. Há exatos dez, ela começou a sentir estranhos sintomas, ventos que denunciavam que o tempo ia virar logo, logo. "A crise dos 30 é uma espécie de TPM que dura uns três anos. E parece que o mundo conspira contra, até comercial de detergente faz com que você repense a sua vida", lembra ela. O auge de sua crise foi aos 31, quando Tatiana terminou um casamento de seis anos e resolveu continuar sua “auto-análise” dividindo cama e escova de dentes com um garotão dez anos mais novo. “Foi uma decisão corajosa, mas muito bem pensada. Na verdade, enquanto decidia o que fazer do meu casamento, tive o primeiro contato sério com minha maturidade. Fui muito feliz nessa fase”, conta. No entanto, a troca de travesseiros não significou o fim da turbulência interna na vida da arquiteta. “Fiquei pensando se eu não estava aceitando a minha nova idade, se aquilo não era um desejo meu de voltar à juventude pelo meu novo namorado. Mas decidi deixar essas neuroses de lado e aproveitar a vida que eu tinha escolhido”, conta ela. Por fim, Tatiana confessa que o que mais a atormentou foi a sensação de que, depois de virado o contador, qualquer erro poderia ser fatal. “Dá muito medo porque a sensação é de que as coisas são mais definitivas. Só que, se a gente não se permitir errar, seja lá em que idade for, não vamos nem sair da cama de manhã”, reflete ela.
O questionamento-chave que rege a trilha sonora dessa conturbada chegada ao portal das balzaquianas não poderia ser mais simples e mais complexo: “que diabos eu estou fazendo da minha vida?”. Mais do que o suficiente para torcer qualquer cabeça pelo avesso, essa perigosa perguntinha sabe, como poucas, ser dolorosa. Principalmente se a largada dos 30 também representa o término de prazo. “Quando cheguei nessa fase, parei e me perguntei o que eu já tinha realizado de concreto. Não encontrei nada. Tinha a minha vidinha, meus namorados, meu consultório. Mas tem muita coisa que a gente planeja conquistar até lá e não consegue”, confessa a dentista Cristiane Pinho. “Além disso, tinha medo de ficar careta, de virar uma velha, de me acomodar naquele marasmo. Hoje, no entanto, Cristiane, com 35 anos, volta à pergunta que lhe tirou o sono por algumas noites e descobre outras repostas. “Percebi que só passei bem por essa crise porque já tinha algum conhecimento da vida e alguma maturidade. Coisas que eu tinha conquistado ao longo dos anos, mas que até então, não tinha percebido”, conclui ela. “Isso só não adiantou muito quando começou a aparecer pé-de-galinha, pneu. E você reclama e todo mundo te chama de histérica, de exagerada. Só te deixa ainda mais possessa”, protesta.
A estilista Amanda Oliveira é outra que também reclama da falta de sensibilidade do espelho que, nessas horas, está longe de ser um bom amigo. “Não tem essa história de que aos 30 ainda se está inteira, que a pele tá linda, que a bunda não cai. Cai mesmo, perdemos o viço”, garante. Foi por essas e outras que a professora Luciana Soares preferiu a companhia muito mais compreensiva dos cremes e loções. “Estou no meio da crise dos 30 e já percebi que ela me transformou numa pessoa louca por cremes. Tenho todos os anti-rugas que você possa imaginar no meu banheiro”, conta. “Não sei se, com isso, estou compensando, mas realmente essa fase deixa a gente mais carente”, reconhece Luciana, que acabou encontrando nisso o lado mais legal da crise dos 30. “Estou mais próxima dos meus amigos do que nunca. Talvez porque estejamos todos passando pelos mesmos problemas, estamos bastante unidos, ninguém deixa nenhuma bola murchar”, conta ela.
A crise dos 30, entretanto, não é nenhum bicho-de-sete-cabeças. Muito pelo contrário, ela deve ser encarada como um pincher, aquele cachorro magro e pequenininho, metido a valentão, mas que, com um simples passa-fora, recolhe sua personalidade raivosa à sua insignificância física. “Ela pode se manifestar de muitas formas. Algumas se deprimem, outras mudam de emprego ou assumem novas responsabilidades. Mas tudo isso é fruto de uma profunda auto-avaliação”, resume a psicoterapeuta Maria Adelaide Ferraz. Segundo ela, a crise dos 30 anos é o primeiro ritual de iniciação na vida adulta. É a partir dela que se inicia o verdadeiro processo de autoconhecimento e que começamos a nos levar mais a sério. “É um período de cobrança por uma contribuição ao mundo própria, única, de respeito à individualidade”, explica. Por isso, para sair inteira de furacão, auto-estima é fundamental. “É importante ter confiança na própria capacidade e não se deixar imobilizar pelas dúvidas e pela cobrança excessiva”, diz Maria Adelaide. O resultado disso é sabedoria, algo fundamental para a aproveitar a vida que, afinal de contas, está apenas começando.






Ter 30 anos costuma ser encarado como um marco para a maioria das mulheres, que se cobram --e são cobradas pelas pessoas no entorno-- a terem realizado alguns objetivos, como ter uma carreira bem-sucedida, um casamento e filhos. Mas o que acontece com quem não conseguiu nada disso nessa idade?

  1. Avatar de Laís Bentes

     


    As mulherada tem que admitir: bate a solidão, sim; bate a sensação de fracasso, sim. Toda mulher  quer um companheiro, uma família , de repente ficar pra titia não está nos planos e as cobranças são inevitáveis 
    1. Avatar de Thiago KOF

      Thiago KOF

      É... Saiba que a vida não é Contos da Fadas. Aqui é diferente porque a realidade é obscura.
  2. Avatar de JunVior

    JunVior

    5 dias atrás
    A maioria das mulheres de 30 que conheço estão lindas ainda. Dá pra se divertir bastante. Até porque, ficar dos 14 aos 29 pegando geral na escola, faculdade, festas, baladas, viagens de férias, carnaval e etc e depois vir com papinho de casamento e filhos é dose, hein!? Ninguém merece tanta desfaçatez. Ou se ruma para um lado mais família desde cedo, deixando isso claro para todos os pretendentes, ou viva de uma forma mais moderna, livre e individualista até o fim. Começar num caminho e depois dos 30 querer migrar para outro é complicado. São poucos os homens que levam essa mudança de comportamento a sério.r
  3. Avatar de CKkj

    CKkj

    Se existe é coisa de "poucas" no mundo atual, as "pessoas" na faixa etária dos 30 anos já "viveram" crises muito sérias e geralmente muito antes... Já viveram amores, já casaram ou não e partiram para outra fase... Pessoas "reais" q deixaram escolas e faculdades para trabalhar e abandonaram carreiras para cuidar dos filhos ou pais... Me desculpem mas, hj em dia as pessoas ñ prestam mais "conta" à ninguém pois a vida corre de uma forma tão rápida q todos veem o qto todos trabalham, estudam e se esforçam para se adaptar à sociedade desde muito cedo... E a cobrança aparece muito antes dos 30 anos.

    1. Avatar de Thiago KOF

      Thiago KOF

      30 anos é uma idade "maldita",sério. Só responsabilidades,contas e por aí vai... Um porre.
  4. Avatar de RSiSo

    RSiSo

    Tenho 29 anos e completo 30 esse ano. Concordo com um comentário o qual disse que hoje se chega na crise dos 30 antes dos 30. E na verdade quando de fato se completa a terceira década já estamos mais preparadas pra lidar com as cobranças, já superamos as frustrações e estamos mais felizes com nós mesmas, se preocupando só em ser e estar feliz.r
  5. Avatar de Thiago KOF

    Thiago KOF

    s
    Estão se inspirando naquele tal filme doido do Grande Menina,Pequena Mulher (acho que é esse o nome),eh?