12.14.2007

BOAS PRÁTICAS PARA SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO

BOAS PRÁTICAS PARA SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO
As regras para os estabelecimentos que manipulem alimentos que fazem parte as Boas Práticas de Alimentação estão regulados pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária.
Funcionários devem apresentar os cabelos presos e protegidos por redes, toucas, não sendo permitido ainda o uso de barba e objetos de adorno pessoal.
As regras devem orientar os comerciantes a procederem de maneira adequada e segura a manipulação, preparo, acondicionamento, armazenamento, transporte e exposição à venda dos alimentos. Essa norma de âmbito federal tem como objetivo a melhoria das condições higiênico-sanitárias dos alimentos preparados em padarias, cantinas, lanchonetes, bufês, confeitarias, restaurantes, comissárias, cozinhas industriais e institucionais. As medidas estão na Resolução – RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004
As Boas Práticas para serviços de alimentação prevêem ainda a manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios; o controle da água de abastecimento e de vetores transmissíveis de doenças e pragas urbanas; a capacitação profissional e a supervisão da higiene e da saúde dos manipuladores; o manejo correto de resíduos (lixo); e o controle e a garantia de qualidade do alimento preparado.
Manipulação - Em relação aos manipuladores dos alimentos, responsáveis pelo preparo destes, as regras são bem claras. Esses funcionários não podem apresentar lesões ou sintomas de enfermidades que venham a comprometer a qualidade sanitária dos alimentos, devendo, quando nessas condições, ser afastados da atividade. Outras exigências: asseio pessoal, uniformes compatíveis e anti-sepsia periódica das mãos.
Para a preparação do alimento há mais de 15 regras bastante detalhadas, objetivando alcançar a segurança das pessoas quanto à qualidade higiênico-sanitária do que é consumido. Também estão previstas medidas para o armazenamento e transporte do alimento preparado para garantir a proteção de qualquer contaminação. A área do serviço de alimentação onde se realiza a atividade de recebimento de dinheiro, cartões e outros meios utilizados para o pagamento de despesas deve ser reservada. Os funcionários responsáveis por essa atividade não devem manipular alimentos preparados, embalados ou não.
As áreas de exposição do alimento preparado ao consumo devem ser mantidas organizadas e dentro das condições de higiene ideais. Os manipuladores não devem ter contato direto com os alimentos, tendo que dispor de utensílios ou de luvas descartáveis. Também a temperatura dos equipamentos de exposição dos produtos será regularmente monitorada, além de serem dotados de barreiras de proteção que evitem a contaminação dos alimentos por parte dos consumidores e outras fontes.
Quanto à edificação e às instalações físicas, consideraram-se aspectos como ventilação, climatização, revestimento (próprio para lavagem e higienização) dos pisos, paredes, porta, janelas e teto, pontos de água corrente, correta conexão com a rede de esgoto, dimensão da caixa de gordura, além da conservação dos filtros, equipamentos elétricos e sanitários adequados.
Outras exigências são as de lavatório exclusivo para a higiene das mãos na área de manipulação dos alimentos e instalações sanitárias supridas de produtos destinados à higiene pessoal. Impedir a atração, abrigo, acesso e proliferação de pragas urbanas é outra medida de segurança sanitária adotada.
Os serviços de alimentação devem dispor de Manual de Boas Práticas e de Procedimentos Operacionais Padronizados. Esses documentos devem estar acessíveis aos funcionários envolvidos e disponíveis à autoridade sanitária, quando requerido, e os registros mantidos por período mínimo de 30 dias contados a partir da data de preparação dos alimentos. Os serviços de alimentação devem implementar os Procedimentos Operacionais Padronizados relacionados a higienização de instalações, equipamentos e móveis, controle integrado de vetores e pragas urbanas, higienização do reservatório de água e higiene e saúde dos manipuladores.

Fonte: Anvisa

ACNE: CAUSAS, TRATAMENTOS. PERGUNTAS E RESPOSTAS

A acne é uma afecção dermatológica freqüente entre os adolescentes. Em geral, inicia-se na puberdade, e pode afetar adultos jovens e persistir por longo período se não tratada. A cura não é facilmente obtida e o tratamento costuma ser prolongado. Deste modo, o sucesso de um tratamento também depende da persistência e colaboração do paciente.
Apesar da existência de muitas formulações para o tratamento da acne, a orientação médica é fundamental. Somente o médico poderá diagnosticar e definir o tratamento ideal e mais adequado para o seu caso.

Causas e tipos de acne


A acne é uma doença que acomete os folículos pilossebáceos, que são "poros" existentes na pele. A hiperatividade das glândulas sebáceas é o principal fator na formação da acne. Esta produção exagerada de sebo misturada a outras substâncias forma um tipo de "tampão" que provoca a obstrução do "poro". Assim, é impedida a saída natural das células mortas e bactérias que normalmente aí se encontram. As alterações hormonais que ocorrem na puberdade, principalmente o aumento do hormônio masculino (androgênio) , são uma das principais causas da produção excessiva de sebo.


Outro fator importante, é a hiperqueratinização, ou seja a produção excessiva de células mortas contendo uma substância chamada queratina. Essas células unem-se ao sebo colaborando na obstrução dos "poros".
O resultado de todos estes fatores é a formação de pequenos pontos brancos ou negros elevados sobre a pele, denominados "comedões". A medida que a glândula continua a secretar sebo e a via de saída está obstruída, as paredes laterais da glândula dilatam-se. O "comedão" transforma-se, então, em espinha.


Até aqui a acne é leve, com poucos sinais inflamatórios, é a chamada acne comedoniana ou grau I.
Com a obstrução do "poro" pode ocorrer proliferação bacteriana dentro da glândula sebácea, resultando em inflamação e infecção dentro e ao redor dos folículos pilossebáceos. Esta formação recebe o nome de pápula e quando possui secreção purulenta é uma pústula. A presença de pápulas e pústulas superficiais e profundas caracteriza, respectivamente, a acne pápulo-pustulosa superficial (grau II) e profunda (grau III).
Quando ocorre o desenvolvimento de lesões mais graves, em forma de nódulos ou cistos, trata-se de acne nódulo-cística ou grau IV.


A acne ocorre em áreas onde existe maior número de glândulas sebáceas: face, tórax,ombros e dorso. O fator psicológico ocasionado pela acne é muito importante devido ao aspecto estético desagradável e possíveis seqüelas.
saude_dermatologia_acne.asp Topo da página


Tratamentos para a acne


Existem diversos tratamentos para a acne e a escolha do método mais adequado baseia-se no quadro clínico, que varia de indivíduo para indivíduo. Recomenda-se sempre consultar um médico dermatologista para avaliação clínica e prescrição do tratamento adequado.Basicamente existem dois tipos de tratamentos: o tratamento tópico, ou seja, medicamentos que são aplicados diretamente sobre a pele, e o tratamento oral.Como a acne é uma doença que acomete a pele, o tratamento tópico é o mais empregado. Os medicamentos orais são mais utilizados em casos graves ou específicos.



Tratamentos Tópicos Tretinoína

Trata-se de um derivado da vitamina A de aplicação local. A maioria dos produtos com tretinoína é em forma de gel. A tretinoína possui importante ação queratolítica, ou seja, atua contra a hiperqueratinização. Também exerce ação leve e indireta sobre a proliferação bacteriana nas glândulas sebáceas. Deste modo, os produtos com tretinoína são mais indicados no tratamento das formas não inflamatórias da acne (pontos brancos e negros). No início da terapia pode ocorrer irritação da pele, que agrava-se com a exposição solar.

Peróxido de Benzoíla

O peróxido de benzoíla é um exfoliante que combate a inflamação e a infecção bacteriana, não influenciando a produção de sebo. Tem como inconveniente irritação e descamação excessiva da pele. Trata-se de um medicamento de aplicação tópica que pode ser usado especialmente nas formas inflamatórias da acne (por exemplo, acne pápulo-pustulosa).

Ácido Azelaico

O ácido azelaico é um tratamento para a acne que possui três diferentes mecanismos de ação. Tem efeito queratolítico, ou seja promove a desobstrução do "tampão" de queratina e sebo. Além disso, possui ação antibacteriana e antiinflamatória, eliminando eficazmente as bactérias associadas à acne e diminuindo a inflamação. Porém o efeito começa a ser percerbido após pelo menos 3 meses de uso contínuo.

Antibióticos

Existem alguns antibióticos de aplicação tópica, como, por exemplo, a clindamicina ou a eritromicina. Em geral esses produtos são em forma de solução e gel e servem para combater a infecção bacteriana e a inflamação.

Tratamentos Orais Antibióticos

Antibióticos orais como a minociclina ea tetraciclina são utilizados com sucesso no tratamento de formas graves de acne. Ocasionalmente, podem ocorrer efeitos colaterais como distúrbios gastrointestinais. Existe a possibilidade de ocorrer resistência bacteriana ao antibiótico, deste modo, tornando-os ineficazes.

Hormonais

Uma das principais causas da acne é a produção excessiva de sebo devido ao excesso de androgênios. Deste modo, outra opção de tratamento é o emprego de substância capaz de antagonizar os efeitos dos androgênios. Assim, um componente antiandrogênico elimina eficazmente a influência dos androgênios, reduzindo acentuadamemte a produção de sebo. No momento, os tratamentos hormonais são apenas disponíveis para as mulheres. Para que não ocorram irregularidades no ciclo menstrual, o antiandrogênio deve ser tomado juntamente com estrogênio, o hormônio feminino.



Perguntas e respostas

1. Quem tem mais acne, o homem ou a mulher?
A acne aparece quase que nas mesmas proporções em homens e mulheres.

2. Quais são as causas da acne?

A acne apresenta vários fatores de predisposição: hereditários, hormonais e psicológicos. A acne é uma afecção dermatológica freqüente entre os adolescentes. As alterações hormonais que ocorrem na puberdade, principalmente o aumento do hormônio masculino (androgênio), são uma das principais causas da produção excessiva de sebo. Esta produção exagerada de sebo misturada a outras substâncias forma um tipo de "tampão" que provoca a obstrução do "poro". Assim, é impedida a saída natural das células mortas e bactérias que normalmente aí se encontram dando origem à acne.

3. Que medidas de higiene devem ser tomadas para a acne?

Recomenda-se lavar a área afetada uma vez pela manhã e outra à noite. De preferência com água fria e sabão neutro.

4. Posso usar maquiagem mesmo tendo acne?

Use o mínimo de maquiagem possível. Se for imprescindível, você deverá usar maquiagem à base de água e evitar cosméticos à base de óleo.

5. Há uma dieta especial para quem sofre de acne?

Basicamente, é possível comer de tudo com moderação, desde frutas até doces e massas. Somente se for comprovada relação entre algum alimento e a condição de sua doença (por exemplo, um alimento que aumente o número de pontos) é que tal alimento deverá ser evitado.

6. Eu tenho acne. Devo consultar um médico?

Sim, a ajuda do seu médico é fundamental. Somente ele poderá fazer um diagnóstico exato e definir o tratamento ideal para o seu tipo de acne. Além disso, ele poderá lhe dar recomendações de como cuidar da acne e melhorar o seu aspecto.

7. Tenho acne. Posso tomar banho de sol?

Sim, pode. Procure desfrutar moderadamente do ar livre e do sol. O uso de um filtro solar sem óleo é recomendado.

8. Tenho que mudar meu estilo de vida por causa da acne?

Depende, não se esqueça dos fatores psicológicos da acne. Você deve dormir bem, o cansaço e o estresse são grandes aliados da acne.

9. Há produtos que causam ou agravam a acne?

Alguns produtos podem agravar a acne, como por exemplo o iodo e algumas outras medicações. Evite as soluções pós-barba, os adstringentes, colônias pós-banho e cremes de barbear que contenham álcool, pois tudo isso pode causar ardor durante o tratamento.

10. Eu posso espremer os pontos de acne?

Não aperte, nem esprema as lesões da acne, já que você poderá causar um dano ainda maior à pele, podendo provocar cicatrizes permanentes.

11. Que posso fazer para controlar rapidamente a acne?

Você deve levar em conta que o controle da acne não é rápido e que nenhum tratamento consegue tal controle da noite para o dia. Na maioria dos casos, o tratamento deve ser mantido por quatro meses ou mais; você deve ter paciência e seguir rigorosamente as recomendações do médico. A sua colaboração é o fator mais importante durante o tratamento.

Fonte: FAR NEWS (Fiocruz)