6.23.2012

Farmácias e Drogarias: Procedimentos gerais a serem observados na assistência farmacêutica aplicada a aquisição, armazenamento, conservação e dispensação de produtos industrializados



Atenção Farmacêutica: é o compêndio das atitudes, dos comportamentos, dos compromissos, das inquietações, dos valores éticos, das funções, dos conhecimentos, das responsabilidades e das destrezas do farmacêutico na prestação da farmacoterapia, com o objetivo de alcançar resultados terapêuticos definidos na saúde e na qualidade de vida do paciente.

Assistência Farmacêutica: é o conjunto de ações e serviços que visam assegurar a assistência integral, a promoção, a proteção e a recuperação da saúde nos estabelecimentos públicos ou privados, desempenhados pelo farmacêutico ou sob sua supervisão.

A admissão dos funcionários deve ser precedida de exames médicos.
O pessoal envolvido com os medicamentos tanto no seu manuseio quanto no seu controle, devem receber treinamentos para estes conhecimentos e experiência para o trabalho ao qual se propõe.
O Farmacêutico responsável, caso não seja o proprietário do estabelecimento, necessita receber de seus superiores todo o apoio necessário para um trabalho eficiente, como exigem as boas práticas de dispensação de medicamentos.
Em caso de suspeita ou confirmação de enfermidade o funcionário deve ser afastado de suas atividades obedecendo a legislação específica.
Todos os funcionários devem ser orientados quanto as práticas de higiene pessoal e os uniformes devem estar limpos e em boas condições de uso.
A drogaria deve ser localizada, projetada e construída com uma infra-estrutura adequada às atividades desenvolvidas.
O acesso à drogaria deverá ser independente de forma a não permitir a comunicação com residências ou qualquer outro local distinto do estabelecimento.
As instalações devem possuir superfícies (piso, parede e teto) lisas e impermeáveis, sem rachaduras, resistentes aos agentes sanitizantes e facilmente laváveis.
Os ambientes devem ser protegidos contra entrada de insetos e roedores.
As condições de ventilação e iluminação devem ser compatíveis com as atividades desenvolvidas.
As instalações elétricas devem estar bem conservadas em boas condições de segurança e uso.
O sanitário deve ser de fácil acesso, mantido em boas condições de limpeza e possuir pia com água corrente.
A drogaria deve dispor de local para a guarda de pertences dos funcionários.
Deve possuir equipamentos de combate a incêndio em quantidade suficiente, conforme legislação específica.
No ato do recebimento, cada entrega deve ser examinada quanto à respectiva documentação e fisicamente inspecionada para que sejam verificados as condições físicas, rotulagem, tipo, data de fabricação, validade e quantidade.
Conferir a nota fiscal quanto à razão social, quantidade, preço, condições de pagamento e se a remessa corresponde a encomendada.
As empresas produtoras (fabricante ou laboratório) ficam obrigadas a informar, em cada unidade produzida, os itens:
• O nome do produto farmacêutico – nome genérico e comercial (observar a legislação).
• Nome e endereço completo do fabricante com telefone do serviço de atendimento ao consumidor (SAC).
• Nome do responsável técnico, número de inscrição e sigla do Conselho Regional de Farmácia do seu Estado.
• Número de registro no Ministério da Saúde conforme publicação do Diário Oficial.
• Data de fabricação.
• Data de validade, esse prazo deve ser no mínimo de um ano para uma maior rotatividade dos produtos.
• Número de lote a que a unidade pertence.
• Composição dos produtos farmacêuticos.
• Peso, volume líquido ou quantidade de unidades se for o caso. • Finalidade, uso e aplicação.
• Precauções, cuidados especiais.
Caso haja divergência em um ou mais dos itens acima, não receber os produtos, procedendo da seguinte forma:
• Assinar o canhoto da nota fiscal, devolvendo-a ao entregador. • Encaminhar a nota fiscal conforme orientação da empresa.
Espaço para o fluxo racional de pessoas e matérias, visando reduzir ao mínimo o risco de:
• quebras/contaminações.
As caixas dos medicamentos não devem ser colocadas diretamente no chão.
Os medicamentos termolábeis devem ser imediatamente guardados quando chegam na farmácia, e deve-se fazer a verificação da temperatura da geladeira para saber se está ideal. Deve também ser evitado ao máximo, a exposição, desses produtos, a qualquer tipo de luz, evitar exposição direta ao solo e também não permitir o congelamento desses produtos, pois perdem suas atividades farmacológicas.
Os locais de trabalho devem ser mantidos limpos, isento de pó e contaminação, o lixo coletado nas dependências deve ser eliminado através de sistemas seguros e higiênicos, sendo depositados em recipientes especiais com tampa e removidos o mais rápido possível, atenção especial deve ser dada ao lixo da sala de injetáveis.
A área ou local de armazenamento deve ter capacidade suficiente para assegurar a estocagem ordenada das diversas categorias de produtos.
Dispor de condições de segurança adequada para o armazenamento de produtos inflamáveis segundo normas técnicas da Anvisa.
Dispor de local ou sistema de segregação devidamente identificado, fora da área de dispensação para a guarda de produtos que apresentam comprovadamente irregularidades ou com prazo de validade vencido.
Medicamentos violados ou suspeitos de qualquer contaminação devem ser retirados dos estoques comercializáveis, identificados e segregados em áreas totalmente separados de forma a não serem vendidos, por engano e nem contaminarem outras mercadorias.
Verificar se as condições de transporte foram compatíveis com as condições de armazenamento necessárias aos medicamentos e produtos.
Os medicamentos e os produtos devem estar acompanhados dos respectivos prazos de validade, número do lote, número do registro no Ministério da Saúde, bem como se apresentarem com composição especificada e embalagens, bulas e rótulos íntegros.
É vedado a colocação de etiquetas com novos prazos de validade e/ou número de lote sobre o prazo de validade e/ou número de lote na embalagem original, bem como a dispensação ao público de produtos e medicamentos com prazo de validade expirado.
Todos os produtos e medicamentos que apresentem problemas e/ou irregularidades devem ser retirados da área de dispensação ao público e comunicado ao Serviço de Vigilância Sanitária para as providências cabíveis, em especial aos relacionados para interdição cautelar e/ou inutilização.
Os medicamentos devem ser armazenados nas estantes, em locais que não receba luz solar direta.
Os produtos com prazo de validade vencido ou com avarias poderão segir dois destinos:
• Poderão ser devolvidos ao fornecedor (fabricante ou laboratório), através de nota fiscal de devolução com os dizeres “mercadoria avariada ou mercadoria vencida”, visando o objetivo do descarte.
• Não havendo condições para execução do procedimento acima, o farmacêutico responsável deve dirigir-se a autoridade sanitária competente, para receber orientação quanto ao descarte de tais.
O ato de dispensar produtos farmacêuticos ao público, deve ter suas operações devidamente registradas em documento próprio e disponíveis à autoridade sanitária competente.
Os saneantes domissanitários, os produtos veterinários, aparelhos e acessórios devem estar em local específico separados dos demais produtos e medicamentos.
Verificar a dosagem, via de administração e duração do tratamento, se necessário em caso de dúvida confirmar com o médico.
Orientar ao paciente o uso adequado do medicamento no momento da dispensação, colaborar para uso racional do medicamento.
Registrar a venda do produto, para controle estatístico do estoque e previsão do consumo.
O programa de informatização do estabelecimento farmacêutico, deve-se prestar ao setor administrativo da farmácia, registrando todo o histórico de movimentação do produto dispensado.

No ato da dispensação, é necessário atenção para alguns aspectos importantes:
• Nome do medicamento
• Finalidade terapêutica do produto
• Posologia
• Modo de usar
• Precauções
• Efeitos colaterais
• Interações medicamentosas
• Instruções de armazenamento
• Esclarecer ao paciente a re-suspensão de medicamentos liofilizados, com uso de água fervida ou filtrada.
• Assegurar que o paciente tenha sido esclarecido corretamente e com respeito.
Construir um sistema de informação e material educativo sobre medicamentos para pesquisa caso necessário.
Alertar o paciente sobre auto-medicação e suas conseqüências. Cadastrar no livro de injetáveis todo o receituário dispensado para este fim.

APLICAÇÂO DE INJETÁVEIS
 Para a prestação de serviços de aplicação de injeções a drogaria deve dispor de:
Local separado, adequado e equipado para aplicação de injetáveis com acesso independente de forma a não servir de passagem para outras áreas.
Instalações em condições higiênico-sanitárias e em bom estado de conservação. Profissionais legalmente habilitados para realização dos procedimentos.
Condições para o descarte de perfuro-cortantes de forma adequada com vistas a evitar riscos de acidentes e contaminação, bem como, dos outros resíduos resultantes da aplicação de injetáveis.
Os medicamentos só devem ser administrados mediante prescrição de profissional habilitado.
Na aplicação dos medicamentos injetáveis não poderão existir dúvidas quanto a qualidade do produto a ser administrado e caso o medicamento apresentar características diferenciadas como cor, odor, turvação ou presença de corpo estranho no interior do medicamento, o mesmo não deverá ser administrado, devendo o profissional notificar os serviços de Vigilância Sanitária.

MEDICAMENTOS GENÉRICOS
É dever dos farmacêuticos responsáveis técnicos por drogarias:
Esclarecer ao usuário sobre a existência do medicamento genérico, substituindo, se for o caso, o medicamento prescrito exclusivamente pelo medicamento genérico correspondente, salvo restrições expressas de próprio punho consignadas no documento pelo profissional prescritor.
Indicar, no verso da prescrição a substituição realizada, citando o nome genérico do medicamento e a indústria produtora, apondo o carimbo que conste seu nome e número de inscrição no CRF, local e data, assinando a declaração.
No ato da dispensação explicar detalhadamente ao paciente sobre a utilização do medicamento, fornecendo toda a orientação necessária ao seu consumo racional.
Informar ao paciente e ao prescritor sobre a existência ou não de medicamentos genéricos, diferenciando-os dos similares.

ALIMENTOS O farmacêutico poderá dispensar as seguintes categorias de alimento
:
I. Os alimentos para fins especiais, regulamentados por legislação específica vigente, abaixo especificados:

a. Alimentos para dietas com restrição de nutrientes:
Alimentos com restrição de carboidratos (adoçantes dietéticos e isentos de açúcares). Alimentos para dietas com restrição de gorduras. Alimentos para dietas com restrição de proteínas (fenilcetonúria). Alimentos para dietas com restrição de sódio.

b. Alimentos para ingestão controlada de nutrientes:
Alimentos para controle de peso. Alimentos para praticantes de atividades físicas. Alimentos para dietas de nutrição enteral. Alimentos para dietas de ingestão controlada de açúcares.

c. Alimentos para grupos populacionais 
Alimentos para lactentes, sucedâneos do leite materno (leite em pó modificado/ leite em pó integral) Complementos alimentares para gestantes e nutrizes. Alimentos idosos.

d. Outros alimentos específicos:
Suplementos vitamínicos e/ou minerais.
Sucedâneos do sal.
 Alimentos ricos em fibras.
 Alimentos funcionais.
 Mel e derivados.
Chás aromáticos.
Reconstituidores da flora intestinal liofilizados.

O farmacêutico não poderá permitir a dispensação nas farmácias e drogarias dos seguintes alimentos:
1. Alimentos convencionais e bebidas em geral, “in natura” e/ou industrializados.
2. Refrigerantes dietéticos.
 3. Leites pasteurizados, esterilizados, e outros derivados do leite na forma líquida.
4. Alimentos para fins especiais não incluídos na Lei de Vigilância Sanitária.
5. Alimentos convencionais modificados como: baixo teor, reduzido teor, alto teor, fonte de, ou low, light, rich or high, souce.

Deverão ser observados os seguintes procedimentos quanto a guarda e dispensação dos alimentos facultados pela legislação:
1. Os alimentos devem ter registro no Ministério competente. 2. Devem estar separados dos demais produtos e medicamentos. 3. Os produtos devem obedecer a rotulagem da legislação específica. 4. Devem estar em unidades pré-embaladas sendo vedado o seu fracionamento.
5. Os consumidores devem ser orientados quanto as diferenças, indicações e riscos do uso destes alimentos.

CORRELATOS
 Os correlatos vendidos em drogarias são:
Produtos dietéticos: adoçantes na forma de pó e líquido.
Artigos médicos e hospitalares: coletor descartável de fezes e urina, protetor para seios, suspensório escrotal, ducha ginecológica, produtos para teste de gravidez, termômetros, bolsas d’água, etc.
Produtos de higiene pessoal: absorventes higiênicos internos e externos, creme dental, sabonetes, talco, escova de dente, etc.
Perfumaria: xampus, esmaltes, condicionadores, tinturas de cabelos, etc.
Produtos diversos: fraldas descartáveis para adultos e crianças, lenços umedecidos, luvas de borracha, pente para cabelos, alicate de unha e cutícula, cortador de unhas, entre outros.

 PRODUTOS DE VENDA LIVRE
Os produtos de venda livre não apresentam seus preços tabelados, ou seja, não é fixado um valor máximo de venda ao consumidor. O valor cobrado sofre uma variação de drogaria para drogaria.
hotéis, bares, restaurantes, etc
Esses produtos não dependem de prescrição médica e sua venda é autorizada em Alguns exemplos:
Cotonetes Algodão Absorventes Higiênicos Esparadrapos Ataduras Compressas Merthiolate Preservativos Analgésicos Antitérmicos Antiácidos

COMUNICAÇÃO NO ATENDIMENTO
Existem inúmeros tipos de pacientes/clientes. Ao se comunicar procure:

Usar uma linguagem clara e objetiva. Pergunte seu nome e procure chamá-lo pelo nome. Faça somente perguntas claras e objetivas.

Saiba ouvir com atenção e demonstrar confiança e interesse evitando displicência ou desatenção.

Nunca interrompa sua fala. Mantenha um sorriso cordial e sincero durante o atendimento e seja honesto.

É necessário manter uma aparência saudável e asseio corporal, se possível uso de jalecos ou avental.

Desenvolver sua habilidade pessoal. Conhecer bem a empresa e o trabalho a ser desenvolvido. Manter a calma em qualquer situação, mesmo que o cliente se descontrole.

Saber ouvir é indispensável para quem atende ao público, pois olhar, acompanhar as ponderações e necessidades do interlocutor são importantes requisitos para identificar o tipo de cliente e atendê-lo da forma mais conveniente possível.

Manual de Boas Práticas
De Dispensação
Para Farmácias e Drogarias



 DROGARIA FARMACIA x x x x x x x x
O presente manual deve ser considerado como material de apoio, pois fornece diretrizes para a regularização e o andamento do varejo farmacêutico, não isenta a empresa e os profissionais farmacêuticos de consultarem as Legislações vigentes e propicia apenas rápido acesso a consultas básicas de regularização, e em nada substitui a legislação em vigor (RDC N.º44 de 17/08/2009), devendo, pelo contrário, ser revisto e atualizado periodicamente de modo a manter-se de acordo com a mesma”.

  1. Identificação do Estabelecimento ...................................................... 03
  1. Registro do Responsável Técnico ...................................................... 03
  1. Objetivo do Estabelecimento ............................................................. 04
  1. Objetivo do Manual ............................................................................ 05
  1. Infra-Estrutura Física e Instalações .................................................... 06
  1. Estrutura Organizacional Pessoal ....................................................... 07
  1. Fluxograma ........................................................................................ 12
  1. Serviços Farmacêuticos Prestados ..................................................... 15
  1. Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde ............................ 22
  1. Auto-inspeção ........................................................................... 23
  1. Definições ................................................................................. 24
  1. Documentação .......................................................................... 25
  1. Referências Bibliográficas ....................................................... 26
  1. IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO
Razão / Nome:
Título Do Estabelecimento:
Cnpj:
Localização :
Bairro:
Cep:
Município:
Telefone:
  1. REGISTRO DO RESPONSÁVEL TÉCNICO
Farmacêutico Responsável:
Inscrição CRF
  1. OBJETIVO DO ESTABELECIMENTO
  • Finalizar as consultas médicas, fornecendo aos pacientes informações confiáveis sobre o uso racional dos medicamentos, prevenção e educação sanitária.
  • Verificar a adesão e a eficácia da terapia medicamentosa.
  • Assumir uma política de total assistência à terapia medicamentosa do paciente oferecendo propostas práticas de farmacoterapia, farmacovigilância, farmácia clínica e controle sobre aquisição e dispensação dos medicamentos de venda livre.
  • Garantir a integridade e a conservação dos produtos comercializados, desde a recepção até a dispensação e observar prazos e validade dos mesmos, atentamente.
4. OBJETIVO DO MANUAL
  • Manual de Boas Práticas de Dispensação para Normatizar o funcionamento da Empresa de forma a assegurar a manutenção da qualidade e segurança dos produtos disponibilizados e dos serviços por nós prestados nesta drogaria, com o fim de contribuir para o uso racional desses produtos e a melhoria da qualidade de vida dos usuários.
  • Para a elaboração deste manual, seguimos orientações da Resolução da Diretoria Colegiada – RDC Nº 44, de 17/08/2009 da Vigilância Sanitária, que dispõe sobre a prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias.
5. INFRA-ESTRUTURA FÍSICA E INSTALAÇÕES
  • O estabelecimento possui infra-estrutura adequada às atividades desenvolvidas. Possui um acesso (entrada única) com áreas separadas para dispensação e aplicação de injetáveis.
  • O piso, paredes e teto são de material liso, resistente, impermeável e de cor clara, local em boas condições de higiene. A drogaria dispõe de iluminação, ventilação natural e artificial, não havendo incidência de luz solar sobre os medicamentos.
  • Os sistemas elétricos e hidráulicos estão em boas condições de funcionamento.
  • A água utilizada para todos os procedimentos é proveniente da rede pública e para o consumo, é utilizada água mineral. O destino das águas servidas é a rede pública de esgotos. Os equipamentos de combate a incêndio estão em local de fácil acesso, dentro do prazo de validade.
  • A empresa realiza trimestralmente dedetização/desinsetização, através da empresa legalmente constituída e habilitada, mantendo-se os devidos registros destes procedimentos.
  • O sanitário para uso dos funcionários possui sabão líquido, toalha descartável, lixeira com tampa e pedal e saco plástico coletor e é limpo diariamente com desinfetante e água sanitária.
6. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL PESSOAL
    1. Organograma
  • O quadro organizacional é composto por 01(um) Responsável Legal, 02(dois) Administradores, 01(uma) Farmacêutica, 01 (um) Pratico de Farmácia, 01(uma) Atendente e 01(um) Entregador.

    1. Responsabilidades e atribuições:
6.2.1 As atribuições e responsabilidades individuais estão formalmente descritas e perfeitamente compreendidas pelos envolvidos, que possuem autoridade suficiente para desempenhá-las.
6.2.2 O são atribuições do responsável legal:
  • Prover os recursos financeiros, humanos e materiais necessários ao funcionamento do estabelecimento;
  • Prover as condições necessárias para o cumprimento da RDC 044/2009, assim como das demais normas sanitárias federais, estaduais e municipais vigentes e aplicáveis às farmácias e drogarias;
  • Assegurar as condições necessárias à promoção do uso racional de medicamentos no estabelecimento;
  • Prover as condições necessárias para capacitação e treinamento de todos os profissionais envolvidos nas atividades do estabelecimento.
  • Todo e quaisquer ato e documentação referente á abertura, andamento e fechamento da empresa, perante os Órgãos competentes.
6.2.3 Administrador
  • Garantir que a qualidade dos procedimentos de dispensação prevaleça sobre quaisquer outros aspectos.
  • Estar comprometido com as atividades das Boas Práticas de Dispensação, melhoria contínua e garantia da qualidade.
  • Favorecer e incentivar programas de educação continuada para todos os envolvidos nas atividades realizadas na drogaria.
  • Definir o perfil e atribuições de cada função necessária na drogaria.
  • Selecionar e contratar pessoal qualificado.
  • Gerenciar toda rotina administrativa da empresa.
  • Gerenciar toda rotina financeira da empresa.
  • Estar comprometido com atividades de melhoria contínua.
  • Assegurar condições para o cumprimento das atribuições gerais da equipe e dos profissionais, visando prioritariamente a qualidade, eficácia e segurança dos serviços prestados na drogaria.
6.2.4 Farmacêutica – Responsável Técnica. É responsável pela supervisão. São inerente a profissional farmacêutica as seguintes atribuições:
  • Conhecer, interpretar e estabelecer condições para o cumprimento da legislação pertinente;
  • Estabelecer critérios e supervisionar o processo de aquisição de medicamentos e demais produtos;
  • Avaliar a prescrição médica;
  • Assegurar condições adequadas de conservação e dispensação dos produtos;
  • Manter arquivos, que podem ser informatizados, com a documentação correspondente aos produtos sujeitos a controle especial;
  • Participar de estudos de farmacovigilância com base em análise de reações adversas e interações medicamentosas, informando a autoridade sanitária local;
  • Organizar e operacionalizar as áreas e atividades da drogaria;
  • Manter atualizada a escrituração;
  • Manter a guarda dos produtos sujeitos a controle especial de acordo com a legislação específica;
  • Prestar assistência farmacêutica necessária ao consumidor;
  • Promover treinamento inicial e contínuo dos funcionários para a  adequação da execução de suas atividades.
  • Prestar ou supervisionar a prestação de serviços farmacêuticos aos usuário
  • Informar a autoridade sanitária as suspeitas de reações adversas, queixas técnicas, fraude ou falsificação de medicamentos e demais produtos de interesse á saúde.
  • Realizar ações de promoção e proteção da saúde, incluindo a promoção de hábitos de vida saudáveis e a promoção do uso racional de medicamentos.
  • Executar e supervisionar a dispensação, a prestação de outros serviços farmacêuticos e demais atividades realizadas no estabelecimento que dependam da Assistência técnica.
  • Supervisionar e promover auto-inspeções periódicas.
    1. Treinamentos
6.3.1 Todo o pessoal envolvido nas atividades da farmácia deve estar incluído em um programa de treinamento, elaborado com base em um levantamento de necessidades e os registros devem dispor no mínimo das seguintes informações:
  • Documentação sobre as atividades de capacitação realizadas;
  • Data da realização e carga horária;
  • Conteúdo ministrado;
  • Trabalhadores treinados e suas respectivas assinaturas;
  • Identificação da equipe que os treinou em cada atividade específica.
6.3.2 Nos treinamentos devem ser incluídos: procedimentos a serem adotados em caso de acidente ou incidente; informações quanto à existência de riscos no desenvolvimento das atividades, suas causas e medidas preventivas apropriadas.
6.3.3. Todo o pessoal, durante os treinamentos, deve conhecer e discutir amplamente os princípios das Boas Práticas de Manipulação em Farmácias, no sentido de melhorar a compreensão de Garantia da Qualidade por toda a equipe.
    1. Saúde/Segurança/Vestuário/Higiene e Conduta
6.4.1 Todo o pessoal, inclusive de limpeza e manutenção, deve ser motivado e receber instruções de higiene, saúde, conduta e elementos básicos em microbiologia, relevantes para a manutenção dos padrões de limpeza ambiental e qualidade dos produtos, e deverão seguir as determinações da legislação vigente, descrevendo no memorial descritivo da drogaria que o uso de sanitários, são compartilhados com os demais funcionários da drogaria.
6.4.2 A drogaria deve assegurar a todos os seus trabalhadores a promoção da saúde e prevenção de acidentes, agravos e doenças ocupacionais, priorizando as medidas promocionais e preventivas, em nível coletivo, de acordo com as características do estabelecimento e seus fatores de risco, cumprindo Normas Regulamentares (NR) sobre Segurança e Medicina do Trabalho.
6.4.3 A admissão dos funcionários deve ser precedida de exames médicos, sendo obrigatória a realização de avaliações médicas periódicas de todos os funcionários da drogaria.
6.4.4 Em caso de lesão exposta, suspeita ou confirmação de enfermidade, o funcionário deve ser afastado temporária ou definitivamente de suas atividades, obedecendo à legislação específica.
6.4.5 As drogarias são responsáveis pela distribuição dos Equipamentos de Proteção Individual de forma gratuita, em quantidade suficiente e com reposição periódica, além da orientação quanto ao uso, manutenção, conservação e descarte.
6.4.6 A drogaria deve dispor de vestiário para a guarda dos pertences dos funcionários e colocação de uniformes.
7. FLUXOGRAMA
7.1 Condições específicas do funcionamento fluxograma:
7.1.2 Aquisição: A farmácia adquire produtos dos fornecedores legalmente habilitados, mantendo-se o cadastro com o seguinte documento: Alvará Sanitário de Funcionamento.
7.1.3 Recepção: Os medicamentos/produtos chegam diariamente e são conferidas as caixas de transporte (se estão em boas condições e lacradas), se o número de produtos recebidos confere com o da Nota Fiscal. Os produtos devem ser examinados no momento da recepção, para verificar se as embalagens não foram danificadas e se correspondem ao envio. Se tudo conferir, os medicamentos/produtos seguem para a Conferência. Caso haja rejeição por qualquer irregularidade, a mercadoria é devolvida aos fornecedores.
7.1.4 Conferência: É realizada por um funcionário treinado, mediante a Nota Fiscal, onde se observa os seguintes aspectos: se os medicamentos recebidos conferem com os solicitados e com os que constam na Nota Fiscal de entrega da Distribuidora, se as caixas/embalagens estão em boas condições e lacradas, prazos de validade, lote, registro no Ministério da Saúde, identificação da Distribuidora e integridade dos produtos.
7.1.5 Armazenamento/Estocagem: Existem procedimentos a serem observados para que os produtos farmacêuticos não sofram alterações durante seu armazenamento, assegurando que sejam armazenados de modo a diminuir ao máximo os fatores que possam incidir sobre sua qualidade, preservando a eficácia dos mesmos.
7.1.6 Devem ser manuseados e armazenados de acordo com as especificações dos fabricantes, de forma que a qualidade, a eficácia e a segurança dos mesmos sejam mantidas por todo o prazo de validade.
7.1.7 Os medicamentos/produtos são devidamente armazenados, ou seja, são protegidos da ação direta da luz solar, umidade e alta temperatura. São dispostos em prateleiras de vidro, afastados do chão, sendo que nenhum produto fica em contato direto com chão ou paredes.
7.1.8 São dispostos em ordem alfabética nas prateleiras, separados dos cosméticos, perfumarias, produtos de higiene pessoal e produtos inflamáveis (estes são dispostos separadamente dos demais). A limpeza das prateleiras é realizada mensalmente e a validade de todos os produtos é verificada mensalmente.
7.1.9 As áreas para armazenamento devem estar livres de pó, dejetos, insetos, roedores, aves ou qualquer outro animal. Elaboramos uma lista com a data de vencimento de todos os produtos para que sejam separados na data próxima de seu vencimento, ficando esta exposta e visível para todos os funcionários da drogaria.
7.1.10 Os produtos são relacionados (listados) por ordem de prazo de validade e retirados das prateleiras quando este prazo expira. São então colocados em caixas e estas são identificadas com caneta vermelha -VENCIDOS.
7.1.11 O estoque deve ser inspecionado com freqüência, para verificar qualquer degradação visível e o prazo de validade dos produtos.
7.1.12 Dispensação (medicamentos em geral): Os produtos são dispensados através de prescrição que é conferida e avaliada pelo responsável técnico que também presta as informações necessárias quando se trata de medicamentos de venda livre. No ato da dispensação devem ser dadas as seguintes orientações: condições de conservação e transporte, interações alimentares e medicamentosas, modo de usar, posologia, duração do tratamento, via de administração e, quando for o caso, os efeitos adversos e outras consideradas necessárias.
7.1.13 Medicamentos vencidos, impróprios para consumo e outros.
  • Os produtos de venda livre, impróprios para consumo, ficarão acondicionados, no período máximo de 30 dias, após este prazo serão destinados à coleta seletiva de lixo.
  • São encaminhados à Autoridade Sanitária competente, recolhidos por veículos autorizados.
  • No caso de medicamentos recolhidos/retirados do mercado por ordem da ANVISA ou do próprio Laboratório, verificamos o produto, o lote específico, estes são retirados imediatamente do local de produtos comercializáveis e separados em uma área própria segregada, até que seja completada a operação, de acordo com as instruções do titular do registro do produto ou determinadas pelas Autoridades Sanitárias competentes.
  • No caso de produtos farmacêuticos identificados como adulterados ou falsificados, notifica-se imediatamente a Autoridade Sanitária, indicando o nome do produto, fabricante, número de lote(s) e procedência, a fim de que a Autoridade Sanitária tome as providências necessárias.
8.SERVIÇOS FARMACÊUTICOS PRESTADOS
8.1.Aplicação de Injetáveis:
  • As aplicações de injetáveis são realizadas somente mediante prescrição médica e todas são descritas no Livro de Registro de Injetáveis, devidamente autorizado pela Fiscalização Sanitária.
  • O profissional deve obedecer à regra dos cinco certos:
1.Paciente certo
2.Medicamento certo
3.Via certa
4.Horário certo
5.Dosagem certa
  • Observe os seguintes itens da receita médica: nome e número do CRM do médico, nome do paciente, data, nome do medicamento, dosagem, via de administração e concentração. Siga rigorosamente as orientações contidas na receita e na bula.
  • Não misture medicamentos em uma mesma seringa sem que a receita solicite ou sem conhecimento.
  • As instalações para o desenvolvimento deste procedimento possuem condições adequadas, sendo parcialmente azulejadas, pia com água corrente, armário para armazenamento de seringas/agulhas descartáveis e medicamentos injetáveis, recipiente adequado para descarte de perfurocortantes, saboneteira com sabonete líquido e toalha de papel descartável.
  • O procedimento de aplicação é feito pelo Responsável Técnico ou por profissional capacitado (supervisionado pelo Responsável Técnico). O material utilizado (seringas e agulhas) é descartável. O material perfurocortante é descartado em recipiente apropriado.
8.1.2 Preparo da injeção:
  • Identifique o material a ser utilizado durante a aplicação confrontando com a receita;
  • Lave bem as mãos e antebraço quando possível antes de preparar a injeção.
  • Seque as mãos com toalha de papel;
  • Aplique um anti-séptico nas mãos (ex.:álcool 70 %);
  • Abra a embalagem da seringa utilizando o local correto de abertura, sempre pelo lado do êmbolo da seringa, para diminuir o risco de contaminação. Certifique-se de que o invólucro não esteja molhado, úmido ou danificado;
  • Conecte a agulha aplicando uma força e rotacionando-a para que ela fique travada. Se houver alguma demora na preparação mantenha a seringa dentro da embalagem;
  • Não toque na agulha, bico da seringa ou na haste (parte que fica dentro do cilindro) durante o manuseio da seringa;
  • Retire o protetor da agulha e aspire o medicamento;
  • Reencape a agulha, tomando o cuidado para não tocar a ponta, evitando contaminar-se ou se ferir;
  • Retire o ar da seringa;
  • Realize anti-sepsia do local da aplicação com algodão e álcool 70%.
NOTA: Um procedimento correto é usar uma agulha para aspirar o medicamento da ampola ou frasco ampola, e outra para realizar a aplicação, desta maneira diminui o risco de contaminação e de agulhas rombudas, melhorando a eficiência e segurança durante a aplicação.
8.1.3 Ampola:
  • Utilize uma proteção (algodão seco) para abrir a ampola;
  • Aspire o conteúdo da ampola para a seringa;
  • Retire as eventuais bolhas da seringa, expulsando o ar e deixando somente o líquido;
  • Despreze a ampola vazia no descarte apropriado.
8.1.4 Frasco ampola:
  • Existem hoje medicamentos que já se apresentam em suspensão e outros que estão na forma de pó ou liofílizados tendo que ser realizado sua suspensão colocando um diluente;
  • Retire o lacre do frasco ampola e faça a desinfecção da tampa de borracha com algodão e álcool 70%;
  • Homogeneíze bem o pó com o diluente colocando o frasco ampola entre as mãos e realizando movimentos rotacionais;
  • Aspire o conteúdo e retire as eventuais bolhas da seringa, expulsando o ar e deixando somente a suspensão; utilize uma nova agulha;
  • Despreze o frasco ampola no descarte apropriado.
8.1.5 As aplicações podem ser: Injeções intramusculares (IM)-Injeções subcutâneas (SC) -Injeções intravenosas (IV).
8.1.6 No Livro de Registro do Receituário de Aplicação de Injetáveis constará as seguintes informações :
Nome do paciente:
Data :
Endereço:
Nome do medicamento administrado, concentração, via de administração:
Nº CRM:
Nome do profissional responsável:
8.2 Técnica de Lavagem das Mãos
8.2.1 Sem tocar a pia, as mãos são umedecidas e ensaboadas com cerca de 2 ml de sabão líquido, preferencialmente, por aproximadamente 15 segundos ou 5 vezes cada posição a seguir:
  • Palma com Palma.
  • Palma direita sobre o dorso da mão esquerda e vice versa.
  • Palma com palma, entrelaçando-se os dedos.
  • Parte posterior dos dedos em palma da mão oposta; polpas digitais direitas em contato com as da mão esquerda.
  • Fricção rotativa do polegar direito com a palma esquerda e vice-versa.
  • Fricção rotativa em sentido horário e anti-horário com os dedos da mão direita unidos sobre a palma esquerda e vice-versa.
  • Os pulsos também podem receber fricção rotativa.
  • As mãos são secas com papel toalha descartável de boa qualidade (contra-indica-se o uso de toalhas coletivas de tecidos ou em rolo, assim como os secadores elétricos).
  • Fechar a torneira usando papel toalha descartável.
8.3 Pequenos Curativos
8.3.1 São realizados nesta Drogaria, apenas pequenos curativos secos, na ausência de hemorragia arterial, em lesões cutâneas, onde não haja a necessidade de fazer suturas ou procedimentos mais complexos.
8.3.2 Não realizamos curativos nas regiões ocular e do ouvido, nos casos de infecção profunda ou abscesso, mordidas de animais, perfurações profundas e retirada de pontos, bem como de outros procedimentos que necessitem de atendimento ambulatorial ou
hospitalar, o que implica ao farmacêutico encaminhar o paciente á um hospital ou pronto atendimento.
8.3.3 Para os procedimentos acima mencionados, aplica-se a técnica da lavagem de mãos.
8.4 – Inalação e Nebulização

8.4.1 Após certificar-se de que os medicamentos a serem administrados estão de acordo com o receituário, é preenchido pela farmacêutica o registro de serviços de farmacêuticos realizados e também registrado em livro próprio, os procedimentos de inalação e nebulização realizados.
8.4.2 Após o uso, os acessórios para inalação são sempre esterilizados com água, sabão e álcool e armazenados em local próprio para tal.
8.4.3 Para o procedimento acima citado aplica-se a técnica de lavagem de mãos.
8.5 Verificação da Pressão Arterial
8.5.1 A verificação da pressão arterial é realizada na sala de aplicação de injetáveis, pelo farmacêutico ou sob sua supervisão.
8.5.2 O primeiro som claro, quando o sangue flui, através da artéria comprimida é a pressão sistólica. A pressão diastólica ocorre no ponto em que o som muda ou desaparece.
8.5.3 Procedimento para verificação da pressão arterial:
  • Colocar o indivíduo em local calmo com o braço apoiado a nível do coração e deixando-o à vontade, permitindo 5 minutos de repouso;
  • Localizar o manômetro de modo a visualizar claramente os valores da medida;
  • Selecionar o tamanho da braçadeira para adultos ou crianças. A largura do manguito deve corresponder a 40% da circunferência braquial e seu comprimento a 80%;
  • Localizar a artéria braquial ao longo da face interna superior do braço palpando-a;
  • Envolver a braçadeira, suave e confortavelmente, em torno do braço, centralizando o manguito sobre a artéria braquial. Manter a margem inferior da braçadeira 2,5cm acima da dobra do cotovelo. Encontrar o centro do manguito dobrando-o ao meio;
  • Determinar o nível máximo de insuflação palpando o pulso radial até seu desaparecimento, registrando o valor (pressão sistólica palpada) e aumentando mais 30 mmHg;
  • Desinsuflar rapidamente o manguito e esperar de 15 a 30 segundos antes de insuflá-lo de novo;
  • Posicionar o estetoscópio sobre a artéria braquial palpada abaixo do manguito na fossa antecubital. Deve ser aplicado com leve pressão assegurando o contato com a pele em todos os pontos. As olivas devem estar voltadas para frente;
  • Fechar a válvula da pêra e insuflar o manguito rapidamente até 30 mmHg acima da pressão sistólica registrada;
  • Desinsuflar o manguito de modo que a pressão caia de 2 a 3 mmHg por segundo;
  • Identificar a Pressão Sistólica (máxima) em mmHg, observando no manômetro o ponto correspondente ao primeiro batimento regular audível (sons de Korotkoff);
  • Identificar a Pressão Diastólica (mínima) em mmHg, observando no manômetro o ponto correspondente ao último batimento regular audível. Desinsuflar totalmente o aparelho com atenção voltada ao completo desaparecimento dos batimentos;
  • Registrar valores de pressão arterial Sistólica e Diastólica encontrados em mmHg. Retirar o aparelho do braço e guardá-lo cuidadosamente a fim de evitar danos.
8.6 Verificação de Temperatura
8.6.1 È informado pela Farmacêutica ao usuário, antes da verificação da temperatura corporal, que o procedimento tem o propósito de prevenir enfermidades e/ou monitorar o tratamento farmacológico, bem como promover ações de informação e educação sanitária.
8.6.2 Os procedimentos para a verificação de temperatura ocorrem da seguinte forma:
  • O paciente é acomodado em uma cadeira e é solicitado ao mesmo que esteja com traje leve no corpo, evitando-se assim o aumento da temperatura.
  • O farmacêutico introduz o bulbo do termômetro na axila do usuário e deixa-o por um período de 3 a 5 minutos, após esse período o mesmo é retirado e anota-se a temperatura obtida.
8.6.3 A avaliação das necessidades de auto-cuidados de saúde, incluindo as opções pelo uso de produtos farmacêuticos isentos de prescrição, só é efetuada pela Farmacêutica com base no interesse do usuário.
8.6.4 No caso de observação de qualquer alteração da temperatura corporal, o usuário é aconselhado a procurar a devida assistência médica, para que tal alteração seja estabilizada.
8.7 Aparelhos Utilizados
8.7.1 Para aferir pressão arterial, utilizamos um esfigmomanômetro e estetoscópio.
8.7.2 Para verificação da temperatura utilizamos termômetro de mercúrio.
8.7.3 Os aparelhos utilizados são levados para calibração periodicamente (semestralmente) e retornam com seus registros em dia.
8.8 Colocação de Brincos.
8.8.1 Os brincos são colocados com o aparelho específico e os brincos utilizados estão devidamente acondicionados em embalagens estéreis, visando à proteção do usuário.
8.8.2 A colocação de brincos é feita pela Farmacêutica e por profissionais qualificados para tal serviço.
9. GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
    1. O resíduo de saúde pode ser entendido como produto residual, não utilizável, resultante de procedimentos ou atividades exercidas por profissionais da saúde.
    1. Classificação dos resíduos de saúde: A resíduo infectante (Não trabalhamos com essa classe de resíduos) - B resíduo especial - C resíduo comum
    1. Os Critérios para acondicionamento de resíduos comuns: Acondicionar em recipiente com tampa (lixeira), forrado com saco plástico.
    1. Critérios para acondicionamento de resíduos infectantes:
  • Material Biológico: usar saco plástico, impermeável e resistente, de cor branca leitosa, com simbologia de resíduo infectante.
  • Material Perfurocortante: Acondicionar em recipiente rígido, resistente, impermeável, identificado pela simbologia de resíduo infectante, com tamanho compatível com a quantidade de resíduos produzidos e o número previsto de coleta e, quando cheio, sem sobrecarga, deve ser devidamente fechado e acondicionado em saco plástico de cor branca leitosa para facilidade de transporte e identificação.
  • As agulhas não devem ser destacadas das seringas com as mãos, nem reencapadas, a fim de evitar contaminação do pessoal e garantir a segurança do manipulador.
10. AUTO-INSPEÇÃO
  • A auto-inspeção tem como objetivo avaliar o cumprimento das Boas Práticas de Dispensação. Pode ser realizada com uma freqüência mínima anual, ou sempre que seja detectada qualquer deficiência ou necessidade de ação corretiva.
  • Depois de finalizada a auto-inspeção, deve ser feito um relatório incluindo os resultados da inspeção, as avaliações, conclusões e ações corretivas adotadas, à disposição da Autoridade Sanitária em qualquer momento.
  • Os procedimentos operacionais de auto-inspeção incluem freqüência e registro, monitorar a implementação e a observância do estabelecido no presente Manual de Boas Práticas, bem como as demais exigências da legislação vigente (Resolução nº 328/99 da ANVISA e Resolução nº 357/01 do CFF, que dispõe sobre a prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias).
11. DEFINIÇÕES
11.1.Dispensação: ato de fornecimento e orientação ao consumidor de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos a título remunerado ou não.
11.2.Especialidade Farmacêutica: produto oriundo da indústria farmacêutica com registro no Ministério da Saúde e disponível no mercado.
11.3.Drogaria: estabelecimento de dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais.
11.4.Responsável Técnico: profissional habilitado inscrito no Conselho Regional de Farmácia, na forma da lei.
11.5. Produto:- substância ou mistura de substâncias naturais (minerais, animais e vegetais) ou de síntese usada com finalidades terapêuticas, profiláticas ou de diagnóstico.
11.6.Medicamento:- produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico.
11.7.Armazenamento/Estocagem:- procedimento que possibilita o estoque ordenado e racional de várias categorias de materiais e produtos.
11.8.Registro do produto:- ato privativo do órgão competente do Ministério da Saúde, destinado a comprovar o direito de fabricação do produto, submetido ao regime de vigilância sanitária.
11.9.Número de lote:- designação impressa na etiqueta de um medicamento e de produtos submetidos ao regime de vigilância sanitária, que permita identificar o lote ou partida a que pertença.
11.10.Produto descartável:- qualquer produto de uso único.
11.11.Prazo validade do produto:- data limite para utilização de um produto.
11.12.Receita:- prescrição escrita de medicamento, contendo orientação de uso para o paciente, efetuada por profissional legalmente habilitado.
11.13.Perfuro cortante:- instrumento que perfura e corta ao mesmo tempo.
11.14.Anti sepsia:- emprego de substância capaz de impedir a ação dos microorganismos pela inativação ou destruição.
12. DOCUMENTAÇÃO
12.1. Os documentos abaixo relacionados, estão arquivados ordenadamente, à disposição da fiscalização e de quem mais possa interessar.
  • Livros de Registro de Injetáveis
  • Alvará de Funcionamento (SIVISA)
  • Licença de Regularidade (CRF)
  • Documentos referentes à Desinsetização
  • Fichas e formulários de Atendimento
13. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • Resolução N.º 44 de 17/08/2009 da ANVISA
  • Resolução Nº 357 de 20/04/2001 do CFF
(Alterada pela Resolução n.º 416/04).
  • Resolução N.º 328 de 22/07/1999 da ANVISA
  • Resoluções do Conselho Federal de Farmácia, (DOU 27/04/2001 - Seção 1, Págs. 24/30) - Disponível em: < http://www.cff.org.br> acesso em 19/03/2010.
Elaborado por:
Dra. Márcia Silva Gomes
CRF SP 47.753

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

3 razões para comer arroz integral

O arroz integral é rico em fibras e ajuda a diminuir a barriga. Saiba mais!

Por mais que todo mundo saiba que o arroz integral faz bem à saúde, ainda existem aqueles que resistem à mudança e permanecem consumindo o arroz branco. Se você é uma dessas pessoas, confira 3 razões que, certamente, vão te convencer a incluir a versão mais saudável no seu cardápio.
1 – Ajuda a diminuir a barriga
Por ter a casca rica em fibras, o arroz integral é um excelente aliado na busca pela barriga perfeita. Ele forma uma espécie de goma que, quando entra em contato com a água, torna a digestão mais lenta, fazendo com que o açúcar proveniente dos alimentos seja assimilado aos poucos. Assim, é possível reduzir em até 10% a gordura visceral.
2 – Sacia a fome
Por regular o funcionamento do intestino, o arroz integral aumenta a sensação de saciedade e, consequentemente, disfarça a fome por mais tempo.
3 – Traz sensação de bem-estar e beleza
O arroz integral contém ainda metionina, um aminoácido precursor da serotonina, que proporciona bem-estar. É por isso que o alimento também age como um antidepressivo natural. Sem contar que ele ainda auxilia na redução do colesterol, evita queda de cabelo e hidrata pele e unhas.

COMO MONTAR UM PRATO SAUDÁVEL

Como montar um prato saudável
Dicas para uma refeição light e saudável!

Quem faz dieta vive calculando a quantidade de comida que vai colocar no prato. Muita verdura, muitos legumes, pouco carboidrato, uma proteína... Mas, afinal, quais alimentos, exatamente, pertencem a cada grupo de alimentos? Descubra agora e aprenda a montar um prato saudável.
Na metade do prato, coloque sem limitações:
• Folhas
• Legumes cozidos, refogados ou assados
Escolha 1 proteína
- as primeiras opções
• Filé grande de peixe
• Filé médio de frango grelhado
- para variar o cardáio
• sobrecoxa
• 1 colher de carne moída ou picadinha
• Filé pequeno de carne vermelha magra
• 2 colheres de proteína de soja
• 2 colheres de ovo mexido
• 1 omelete com 2 ovos
Escolha 1 carboidrato
• 1 colher de arroz integral ou branco
• 1 colher de batata cozida (sauté)
• 1 colher de purê de batata
• 1 colher de macarrão
Escolha 1 tipo de grão
• 1 colher de feijão
• Lentilha, grão-de-bico ou ervilha

Observação: A colher citada não é a de sopa, mas sim a colher de mesa ou de servir, depende da região, que é maior que a de sopa.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: COMO ALCANÇAR ESTE OBJETIVO

Alimentação saudável: como alcançar este objetivo
Fique sabendo quais são as escolhas mais acertadas para manter uma alimentação saudável.

A gente sempre escuta falar sobre “alimentação saudável”. Mas, enfim, quando saber se as nossas escolhas realmente estão beneficiando a nossa saúde? Muito fácil. Basta ver se o seu organismo está funcionando a todo vapor! E quando se fala neste assunto, é interessante ficar atento ao aparelho digestivo e aos processos envolvidos: ingestão, digestão, metabolismo, absorção de nutrientes e eliminação de toxinas.
Para acabar com as suas dúvidas, confira uma entrevista com o Dr. Vladimir Schraibman, especialista em cirurgia geral, gastrocirurgia e orientador de Cirurgias Robóticas da área de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo do Hospital Israelita Albert Einstein.
O que são nutrientes e para que eles servem?
Os nutrientes são componentes dos alimentos que ingerimos. São divididos em macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas, minerais, água e fibras).
 Quais as consequências das distorções alimentares sobre o aparelho digestivo?
Podem gerar desde sintomas como a prisão de ventre, gastrite, disfunção da vesicular biliar, quadros como obesidade, desnutrição grave, disfunções hormonais, entre outros problemas.
Qual a quantidade ideal de vitaminas, proteínas e carboidratos que uma pessoa adulta deve consumir por dia?
O ideal é consumir as seguintes quantidades diárias:
    * Cereais, pães, arroz e massas: 6 a 11 porções (*);
    * Vegetais: 3 a 5 porções;
    * Frutas: 2 a 4 porções;
    * Carnes, peixes, aves, ovos, feijões e nozes: 3 porções;
    * Leite, iogurte e queijos: 2 porções;
    * Gorduras, óleos e açúcar: 1 porção.
(*) Cada porção equivale ao volume de uma colher (sopa) cheia.
 Uma pessoa idosa também deve ingerir esta mesma quantidade? Por quê?
O idoso tem uma diminuição das propriedades e características do organismo. Além de alterações na dentição que dificultam a mastigação, as funções digestivas estão diminuídas. Por isso, as refeições na terceira idade devem ser pouco abundantes e repartidas, a fim de que cada uma não sobrecarregue o estômago. À medida que aumenta a idade, a tendência será para que as refeições se tornem isocalóricas, ou seja, com baixa calorias, uma vez que gastamos menos energia com o passar do tempo, além de seguirem com intervalos de três a quatro horas.
O que pode acontecer no organismo quando um tipo de vitamina, proteína ou carboidrato é consumido em demasia?
Ingestão excessiva de proteína pode agravar quadros renais e a ingestão excessiva de carboidratos pode levar à obesidade. A maioria das vitaminas ingeridas em excesso é eliminada pelo organismo.
 E a falta de um destes elementos, pode refletir em que na saúde?
Os quadros são os mais diversos e variam de acordo com a vitamina: falta de vitamina C, por exemplo, pode gerar o escorbuto e o beri beri.
Quais os alimentos que podem afetar o bom funcionamento do intestino, estômago ou fígado?
De modo geral dietas equilibradas com carnes brancas, ausência de farinha branca, verduras, legumes, poucos conservantes e acidulantes, sem refrigerantes e sem doces, proporcionam um ótimo equilíbrio aos órgãos e seu funcionamento correto.
 Quais os alimentos mais benéficos ao bom funcionamento do intestino, estômago ou fígado?
Alimentos frescos, sem conservantes, não industrializados e na medida do possível levemente cozidos, são os ideais para o organismo porque possuem baixa caloria.
 Em quais alimentos podemos encontrar os nutrientes necessários no consumo diário?
Nos mais variados tipos de alimentos, como cereais integrais, verduras legumes, peixe, frango e ovos.
Quais os alimentos que levam à prisão de ventre? Por que isso ocorre?
Paes, carnes vermelha e massas em geral levam a prisão de ventre, porque são alimentos pobres em fibras.

7 ALIMENTOS QUE DEVEM ENTRAR NA SUA DIETA

7 alimentos que devem entrar na sua dieta
Nutricionista dá uma lista completa e milagrosa!

Toda vez que começamos uma deita, a dúvida é sempre a mesma: qual alimento devemos incluir no nosso cardápio? Como o lema do Suadieta é comer de tudo um pouco e apostar naqueles nutrientes que só trazem benefícios à saúde, a nutricionista Lílian Assis fez uma lista com os sete alimentos que devem começar a fazer parte da sua rotina. Confira:

Linhaça dourada: rica em fibra e ômega 3, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e reduz o colesterol.

Amaranto: cereal sem glúten e rico em cálcio e outros nutrientes importantes, pode substituir o trigo na preparação de bolos, biscoitos e pães.

Brócolis: potente antioxidante que auxilia na prevenção de câncer.

Arroz integral: rico em fibras, vitaminas e minerais, aumenta a saciedade e auxilia o funcionamento do intestino.

Feijão: rico em proteína e fibras, aumenta a sensação de saciedade e previne anemias por conter ferro.

Chá verde: antioxidante que auxilia na prevenção de câncer. Além disso, acelera o metabolismo ajudando no emagrecimento.

Azeite: rico em gorduras monoinsaturadas que reduzem o colesterol ruim e elevam o bom.

NÃO DEIXE A DIETA SE TRANSFORMAR EM DOR DE CABEÇA

Não deixe a dieta se transformar em dor de cabeça
Veja o que você deve evitar para que a enxaqueca não se transforme em um obstáculo na luta contra a balança!

Dieta causa enxaqueca, certo? A resposta é NÃO! Quem quer emagrecer tem que comer bem e não passar fome. Ficar mais de quatro horas sem se alimentar, optar por um prato não balanceado e se exceder em um determinado nutriente é que causa a dor de cabeça e outros desconfortos.

A explicação é muito simples: quando nos esquecemos de comer, a taxa de açúcar no sangue diminui drasticamente, fazendo com que pessoas que já sofrem com a enxaqueca desenvolvam a doença com mais frequência.

Além disso, pessoas que já apresentam os sintomas da enxaqueca devem tomar muito cuidado quando resolvem partir para a dieta. Alguns alimentos propiciam o desenvolvimento da dor, como aqueles que contêm o aminoácido tiramina. Vinho tinto, peixe defumado, fígado de galinha, figos, chocolates, nozes, manteiga de amendoim, queijos amarelos, vinagre, bebidas alcoólicas, iogurtes, lentilha e sementes são alguns exemplos.

Cuidado com o aspartame! De acordo com alguns estudos, o consumo de 30mg por dia pode aumentar em até 9% o risco de enxaqueca em indivíduos predispostos. O café, quando consumido em quantidades excessivas, também pode ser um vilão. A cafeína aumenta os sintomas de ansiedade e eleva a chance de picos da pressão. Para os hipertensos, é um veneno!

E apesar do objetivo ser “emagrecer”, é preciso evitar o consumo de algumas frutas, como o abacate, a banana, a ameixa, o tomate e as frutas cítricas. Sem contar os enlatados. A salsicha e o salame, por exemplo, contêm substâncias utilizadas para realçar a coloração e o aspecto dos alimentos. Estas substâncias possuem ação vasodilatadora e podem ocasionar a enxaqueca.

COMO MANTER A DIETA E O BOM HUMOR

Como manter a dieta e o bom humor
Confira um cardápio que vai te deixar feliz e, o melhor, magrinha!

Só de pensar em fazer dieta, o tempo parece fechar. Deixar de comer tudo aquilo que mais gostamos, ter que controlar a quantidade de calorias ingeridas e, ainda, mudar certos programas que eram apenas desculpas para comer todas as guloseimas proibidas. Isso já é razão suficiente para mudar o seu humor. Mas, não deveria!

“Algumas substâncias presentes nos alimentos podem ativar nossos neurotransmissores que são capazes de mandar mensagens de alegria, bem estar e felicidade para o cérebro. São vitaminas, aminoácidos, minerais e até gorduras presente em uma dieta balanceada e saudável”, diz Lílian Assis, nutricionista responsável pelo Plano de Emagrecimento Suadieta.

De acordo com ela, pessoas que abusam do açúcar, refrigerantes e frituras estimulam exatamente a depressão, já que esses alimentos possuem nutrientes que impedem o contato entre certos neurônios.

Outra dica para manter o humor lá em cima é associar a educação alimentar à prática de atividade física, já que, ao se exercitar, o corpo produz serotonina, hormônio capaz de aumentar a sensação de felicidade e bem estar.

Abuse destes nutrientes para garantir seu bom humor:

- Proteína – contém triptofano, responsável por aumentar a produção de serotonina.

- W3 – ação antiinflamatória que pode até reduzir a irritação e o estresse.

- Complexo B e Magnésio – também aumentam a quantidade de serotonina no organismo.

- Camomila e suco de maracujá – ótimos relaxantes.

Confira um cardápio que vai melhorar o seu humor e te deixar magrinha!

Café da manhã – Queijo branco, Banana com aveia (triptofano, cálcio e carboidratos)

Lanche – Castanhas do Pará e damascos (tirosina, selênio e carboidratos)

Almoço – Filé de salmão grelhado, couve refogada e arroz integral (W3, carboidratos e folato)

Lanche – Suco de maracujá + soja em grão (petisco) (cálcio, magnésio e relaxante)

Jantar – Sopa de lentilha com cenoura, brócolis e alho (vitaminas do complexo B) e Shimeji com semente de abóbora, shoyu e gergelim (Magnésio)

Ceia – chá de camomila (relaxante)

SUA DIETA

ERVAS COMBINADAS AJUDAM A EMAGRECER

Ervas combinadas ajudam a emagrecer

Chá verde aliado ao boldo e à cavalinha pode melhorar o metabolismo. Confira outras combinações.

As ervas, assim como muitos outros produtos naturais, podem potencializar qualquer dieta. Então, imagine fazer combinações que tornam chás, velhos conhecidos, ainda mais eficientes? Veja qual é o seu objetivo e descubra quais ervas deve consumir!
Dente-de-leão + chá verde + hibisco
Esta mistura acelera a queima de gordura, melhorando o metabolismo do açúcar e da gordura.
Chá verde + boldo + cavalinha
Por ser termogênico, aumenta o metabolismo, acelerando a queima de gordura. Também auxilia na limpeza das toxinas, fazendo o organismo responder melhor à dieta.
Chá branco + hibisco + carqueja
Este mix exerce ação desintoxicante, eliminado toxinas e gordura, e melhora o funcionamento do intestino.
Dente-de-leão + centelha + alfafa
Este potente chá é diurético, drena o excesso de líquido e ajuda na eliminação das toxinas do organismo que, em excesso, fazem você acumular peso.
Carqueja + centelha + cavalinha
Também tem efeito diurético, pois melhora o funcionamento do fígado. Isso ajuda a desinchar rapidamente, deixando a barriga mais lisinha.

O CHÁ VERDE E SUAS VARIAÇÕES

O chá verde e suas variações
Fique por dentro de tudo o que diz respeito ao chá verde!

Descoberto há mais de quatro milênios, o chá verde vem ganhando cada vez mais espaço no nosso cardápio. Esta bebida, considerada milagrosa, é produzida a partir das folhas de camellia sinensis, originária da China e da Índia. É rica em vitaminas B1, B2, C, E e K. É estimulante por conter cafeína e antioxidante por conter catequinas.

Os tipos de chá verde variam de acordo com o local, o clima, as técnicas de plantio e o processo de produção. Conheça os mais consumidos em todo o mundo:

- Bancha: O mais consumido pelos brasileiros, é muito rico catequinas. Esta versão do chá é extremamente revigorante e ajuda bastante na digestão.

Caloria = 0g / Proteínas = 0g / Lipídeos = 0g / Carboidrato = 0,1g / Cafeína = 0,01g

- Sencha: O predileto dos japoneses! É o tipo de chá verde que tem um sabor mais agradável, além de um perfume incomparável.

Caloria = 2g / Proteínas = 0,2g / Lipídeos = 0g / Carboidrato = 0,2g / Cafeína = 0,02g

- Guenmaicha: É o sencha ou bancha misturado com arroz integral torrado. O cereal confere ao chá um sabor muito peculiar.

Caloria = 0g / Proteínas = 0g / Lipídeos = 0g / Carboidrato = 0,1g / Cafeína = 0,01g

- Gyokurocha: Esta versão é aquela conhecida como o “chá do imperador”. É o tipo mais raro dentre todos os chás. É produzido a partir dos brotos colhidos à mão e protegidos da superexposição do Sol.

Caloria = 5g / Proteínas = 1,3g / Lipídeos = 0g / Carboidrato = 0,1g / Cafeína = 0,16g

- Hojicha ou Kukicha: Utiliza talos e caules do chá verde torrados. No Japão é muito consumido por crianças e idosos, pois não contém grande quantidade de cafeína.

Caloria = 0g / Proteínas = 0g / Lipídeos = 0g / Carboidrato = 0,1g / Cafeína = 0,02g

- Matcha: É extremamente amargo. Porém, muito cremoso e espumoso. É utilizado para confecções de bolos e sorvetes.

Caloria = 32,4g / Proteínas = 0,2g / Lipídeos = 0g / Carboidrato = 0,2g / Cafeína = 0,02g

QUER EMAGRECER? O ALECRIM É UM ÓTIMO ALIADO

Quer emagrecer? O alecrim é um ótimo aliado
Alecrim é um poderoso anti-oxidante e diurético. Confira mais detalhes sobre esta planta!

Além de ser ótimo para dar um toque de sabor na finalização de um prato, o alecrim também é um forte aliado na perda de peso. Usado desde a antiguidade para sanar problemas digestivos e também como diurético, o alecrim é um poderoso anti-inflamatório e antioxidante.
De acordo com a nutricionista Mariana Froes, esta erva ajuda a estabilizar a saúde intestinal, fator essencial no emagrecimento e na absorção correta dos nutrientes. “O chá de alecrim, por exemplo, pode ser tomado antes ou depois das principais refeições para ajudar na digestão”, disse Mariana Froes.
Ainda segundo a nutricionista, o ideal é que o chá de alecrim seja tomado sem a adição de açúcar ou adoçante. “Mas, se for necessário, o mais indicado é usar stévia ou o adoçante à base de sacarose”, afirmou Mariana.
O alecrim é rico em minerais como o potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo. Além de ajudar a perder os indesejáveis quilinhos, o alecrim, seja em forma de chá ou não, tem efeitos analgésico, antifúngico (previne ou inibe a proliferação dos fungos) e, segundo estudo, pode auxiliar na prevenção de alguns tipos de câncer.
Atenção, grávidas!
Com relação ao chá de alecrim ou a qualquer outro chá, a nutricionista faz um alerta às gestantes. Segundo Froes, não é recomendável fazer uso deste tipo de bebida, tampouco, de forma exagerada. Os chás mais indicados para as grávidas são aqueles que possuem efeito calmante como os de erva doce e erva cidreira.

CHÁ É TUDO DE BOM

Chá é tudo de bom
Melhore sua vida com o chá! Alguns são calmantes, estimulantes, mas muitos podem trazer benefícios a sua saúde. Descubra como o chá preto ou verde podem trazer benefícios para você.

Chá é um santo remédio. Quem nunca ouviu essa frase depois de uma ressaca daquelas ou ao sentir dor de estômago ou, até mesmo, durante a temida tensão pré-menstrual? Pois bem, os benefícios desse líquido milenar, de lenda não têm nada. Um bom exemplo fica por conta do chá verde ou preto. Há anos cientistas ingleses descobriram que a ingestão diária dessas espécies inibe a atividade de certas enzimas no cérebro associadas ao Mal de Alzheimer.
Moda ou estilo de vida, a verdade é que as infusões de ervas são, atualmente, o segundo líquido mais consumido no mundo. Facilmente encontrados em mercados ou casas de produtos fitoterápicos, os chás fazem a alegria do público feminino. Entre as mulheres os produtos servem para facilitar a digestão ou como diuréticos.
Entre os mais consumidos para esses fins está o chá cavalinha, afinal, em tempos de cirurgias caríssimas, perder uns quilinhos extras e manter a forma de maneira saudável sem gastar muito é o melhor negócio. Entre os homens, os estimulantes como o ginseng e a catuaba são os preferidos.
Usados como calmantes, estimulantes e até antidepressivos o chá é responsável por 25% dos medicamentos naturais existentes no mercado atual. Para o presidente executivo do conselho diretor do Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM), Roberto Leal Boorhem, em diversos casos, as ervas tem eficácia semelhante aos alopáticos, mas com toxidade muito menor e, por isso, estão sendo utilizadas cada vez mais por médicos de diversas áreas.
“As plantas medicinais estão sendo usadas em grande número por médicos em forma de chás ou extratos padronizados e fitoterápicos para tratamento de crises de depressão, ansiedade, insônia e crises inflamatórias”, disse Boorhen.
O queridinho em todo o mundo, hoje, é o chá verde (também conhecido como banchá). Ele é considerado um forte aliado à saúde por ser rico em flavonóides, substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Também está comprovado que ele ajuda a diminuir as taxas de colesterol, além de prevenir doenças cardíacas e circulatórias.
Pomadas, cremes, loções e compressas. As propriedades das ervas não se limitam à bebida e a pele só tem a agradecer. O chá verde transformado em creme, melhora o sistema de defesa das células da pele contra os raios ultravioleta do tipo B, aqueles responsáveis pelo famoso vermelho-pimentão. Ao reduzir a inflamação causada por essa radiação, cientistas descobriram que o chá aumenta a proteção contra o câncer de pele. Para dores musculares ou artrites, nada melhor que a pomada de arnica.
Entre os chás mais populares estão: ginseng e equinaceia para imunidade; hipérico como antidepressivo; valeriana e kava-kava para sedativos; camomila para relaxamento; cavalinha; chá verde; preto; boldo para problemas estomacais; jasmim para insônia; erva-cidreira para dores de cabeça; catuaba como energético; arnica para artrites; malva e maracujá como calmantes.
Além das descobertas científicas não podemos deixar de lado as crendices populares. Um chazinho de camomila ou erva-doce antes de dormir é tiro e queda para aqueles que têm dificuldade de pagar no sono. E quem achava que encontrar a felicidade era algo quase impossível, errou. Quer aliviar a tristeza? Misture chá de frutas vermelhas com cravo e canela e relaxe. Amanhã, com certeza, será um novo dia.

DESINTOXICAÇÃO ALIMENTAR: ELIMINE AS TOXINAS

Desintoxicação alimentar: elimine as toxinas
Optar por alimentos desintoxicantes pode te ajudar a emagrecer e, de quebra, melhorar o funcionamento do seu organismo.


Já está mais do que comprovado que a boa alimentação é o primeiro passo para uma vida saudável, um corpo bonito e uma melhor qualidade de vida. Mas, a mudança nos hábitos alimentares ainda enfrenta resistência e não atinge a maior parte dos brasileiros.

Além dos exageros muito comuns durante os finais de semana, as férias de julho se tornam uma desculpa para consumir todas aquelas besteiras bem gordurosas e nada nutritivas. Porém, você sabe até que ponto as escolhas erradas daquilo que ingerimos pode prejudicar o nosso organismo?

“A maioria desses alimentos que consumimos e que estão se tornando cada vez mais comuns no nosso cotidiano contém aditivos que são usados para conservar e dar mais sabor a esses produtos. O que muitas pessoas não sabem é que essas substâncias são totalmente nocivas ao ser humano e podem causar diversos tipos de doença”, alerta o Dr. Thiago Zerpini Affonso, Nutricionista Clínico Funcional.

A boa notícia é que a melhor saída para esse quadro é mais simples do que se pode imaginar. “Esse processo recebe o nome de desintoxicação e ocorre, principalmente no fígado e no intestino. A eliminação dessas substancias, que são conhecidas como xenobióticos, se dá através da urina e do suor, e é influenciada por alguns fatores como a genética, a idade, o uso de medicamentos, dentre outros”, explica o Nutricionista.

E se você está pensando que os alimentos responsáveis por esse processo são caros ou difíceis de serem achados, saiba que está completamente enganado! Segundo o Dr. Thiago Zerpini: “O consumo de frutas e verduras é o que há de mais importante para se alcançar esse objetivo. Além de fibras, vitaminas, minerais e água, esses alimentos apresentam uma riqueza de compostos de ação antioxidantes e fitoterápicos”.

Então, para ficar bem por fora e por dentro, o melhor a fazer é exagerar no consumo de beterraba, repolho, couve, brócolis, couve-flor, mostarda, nabo, agrião, rúcula, açafrão, alecrim, alho, frutas, de uma maneira geral, e do famoso chá verde. Faça desses os seus grandes aliados!



Aprenda algo que você se julgava incapaz de aprender.

100 Coisas para fazer nesta vida.


100 coisas para se fazer nesta vida.
(eu já fiz e aprovo todas!)

1- Teatro amador. Que delícia contar histórias pras pessoas, criar laços com os grupos e ter um passado pra contar!

2- Ter um caderno de poesias, escritas por você. Não se preocupe com a qualidade, apenas tenha um espaço só seu de sentimentos e idéias.

3- Aprenda a costurar, mesmo que seja apenas à mão, saiba pregar um botão, fazer a barra da sua própria calça.

4- Colecione algo.

5- Monte um quebra-cabeças gigante.

6- Faça desenhos.

7- Cante em público.

8- Leia uma história para alguém.

9- Dance até não agüentar mais.

10- Tenha recordações.

11- Tenha um amigo eterno.

12- Guarde algum objeto da sua infância para seus filhos.

13- Guarde algo seu, de seus pais e avós para deixar aos seus filhos.

14- Pinte um quadro

15- Pinte as paredes da sua casa.

16- Ouça música de países desconhecidos.

17- Use uma roupa que você jamais usaria.

18- Saia de casa sem destino.

19- Viaje sozinho, pra passear.

20- Use um cabelo gigantesco.

21- Corte muito este cabelo de um dia pro outro.

22- Perca a consciência. (Mas a recupere depois)

23- Aprenda a fazer algo especial em culinária.

24- Mude todo o estilo da sua casa.

25- Prove alguma comida exótica.

26- Experimente algum esporte radical.

27- Visite o máximo de cultos religiosos que puder, sem preconceito de nada. Vá a um templo de candomblé, umbanda, evangélico, católico, protestantes, testemunhas de jeová, budistas, hinduístas, todos que tiver oportunidade.

28- Converse com pessoas diferentes de você. E as ouça.

29- Jogue video-game com seu filho

30- Cante, dance, desenhe com seu filho.

31- Deite sozinho, absolutamente sozinho na areia de uma praia absolutamente deserta e se entregue pra Vida.

32- Encontre um lugar, um canto só seu ao ar livre onde vc possa voltar pelo menos uma vez por ano e meditar.

33- Faça uma trilha sozinho.

34- Faça uma trilha em grupo.

35- Visite o Aquário, no bairro do Ipiranga em São Paulo e fique frente à frente com um tubarão branco, olhos nos olhos. Veja uma arraia gigante nadar sobre sua cabeça, preste atenção nos movimentos dos morcegos...

36- Medite sobre o fato de que não somos a única forma de vida que ocupa este planeta.

37- Pense em tudo que seus pais já fizeram e ainda fazem por você.

38- Faça uma lista com os nomes das pessoas que mais influenciaram seus caminhos até hoje. Seja de forma benéfica ou não.

39- Pense em alguma experiencia de sua vida que na época foi uma tragédia, mas hoje parece engraçado.

40- Perceba que a palavra “amor”, com o passar dos anos ganha uma amplitude maior e que é necessário se livrar do que a sociedade pré-estabelece que “seria” o amor e procurar uma concepção pessoal.

41- Reconheça as pessoas “mágicas” que passaram em sua vida e os momentos que elas trouxeram para você.

42- Entre numa biblioteca para encontrar um livro que você ainda não sabe qual é. Apenas entre e encontre algo que está lá, te esperando para ser lido e mudar sua vida.

43- Seja jovem e saiba quando ser velho.

44- Não mantenha em sua casa objetos dos quais não faça uso. Tenha o hábito de doar tudo o que for supérfluo para você, pois pode ser útil e melhorar o dia a dia de alguém.

45- Tenha um hobby.

46- Liberte-se de algum vício ou mania que de alguma maneira te faz mal.

47- Cultive alguma planta. Ou muitas!

48- Procure alguém à quem você deve pedir desculpas e peça perdão pelos seus erros. Mesmo que seja com uma década de atraso.

49- Perdoe, mesmo que a pessoa não saiba que te machucou. Perdoe-a dentro de você. Com sinceridade.

50- Realize algum sonho bobo, alguma vontade tão simples, mas que por algum motivo você fica sempre postergando.

51- Abrace um amigo e lhe diga o quanto ele é importante para você.

52- Faça um auto-retrato. Do jeito que você conseguir.

53 – Pense em alguém que já faleceu e relembre alguns momentos felizes juntos, agradeça por ter tido a oportunidade de ter convivido com ela e não pense nela com tristeza, pois ela já cumpriu sua etapa.

54- Reveja seus valores. Quais são as qualidades mais importantes que você procura desenvolver dentro de si.

55- Pense em quantos “amigos” verdadeiros você tem.

56- Melhore algo ao seu redor. Sempre que puder.

57- Perceba o quanto somos pequenos, efêmeros...

58- Tenha um livro preferido.

59- Descubra uma poesia que parece ter sido feita para você.

60- Aprenda a consertar algo.

61- Seja honesto consigo mesmo e assuma suas qualidades, somos educados para passar uma vida lamentando todas as nossas fraquezas, erros e falhas.

62- Peça algo para alguém. Peça um favor, um aumento, um beijo. Eu gosto de pedir que me ensinem algo. Vivo atrás das pessoas que sabem fazer coisas que quero aprender, rs*

63- Vença um defeito seu. Eu estou passo a passo vencendo algumas coisas que sempre fui falha, atualmente estou focando no meu aprendizado de organização. Declarei guerra ao caos. Pelo menos o caos externo eu preciso domar!

64- Note que nós não sabemos de nada. Nada. Quando vc pensar que sabe algo sobre algum assunto, lembre-se de que sempre existe alguém que sabe muito mais do que você. Pare de querer ter certezas.

65- Aceite a dúvida.

66- Observe a natureza. Parece papo de hippie maluco, mas pare um minuto e observe a simultaneidade das coisas, enquanto você navega na internet, as formigas trabalham, plantas crescem, alguém nasce, morre, o sol está nascendo em algum lugar, a vida no mar, desde os mais elementares até a maior baleia que está ocupada com algo neste momento... tudo.

67- Converse com uma pessoa desconhecida, puxe papo, pode ser aquela senhora na fila do banco, aquele paciente que espera junto com você na ante-sala da clínica....

68- Descubra o significado do dinheiro para você.

69- Brinque com um animal. Todo mundo deveria ter pelo menos uma experiência feliz num relacionamento de amizade e confiança com um animal. Eu tive a Frida, a melhor gata do mundo!

70- Aprenda a dizer “não”.

71- Aprenda a dizer “sim”.

72- Aprenda que se você for fazer algo e não puder consertar sozinho se der errado, não faça.

73- Pense nas pessoas que você pode prejudicar com seus erros, diante disto, reflita que tudo que fazemos repercute não somente na sua vida, cada ato, cada escolha sua, influencia a vida de quem está ao seu redor.

74- Aprenda algo que você se julgava incapaz de aprender.

75- Liberte-se de algum complexo.

76- Aprenda a administrar sua vida, em especial suas finanças. Aprenda a viver como o que tem e se te faltar algo, produza para merecer.

77- Mergulhe no mar e abra os olhos.

78- Assista à um por-do-sol até que ele desapareça totalmente.

79- Escale uma montanha.

80- Corra perigo.

81- Acampe na praia. Faça vigília até o sol nascer.

82- Não tenha medo de dizer coisas bonitas para as pessoas.

83- Brinque com seus pais.

84- Corra atrás do seu ídolo, artista ou o que valha e tente conhece-lo, abraça-lo! Seja bobo!

85- Use uma roupa de gala, pelo menos uma vez na vida.
86- Vá ao mercado de pijamas.

87- Arrume alguém que componha uma música para você.

88- Cante bem alto sozinho numa praia, numa montanha, cante para si, para o mundo.

89- Prepare um bolo para a criançada, mesmo que você não tenha filhos, vale sobrinhos, priminhos, etc...

90- Encontre um filme que te leve às lágrimas.

91- Pague suas dívidas. Seja de qualquer espécie.

92- Faça uma fogueira para queimar qualquer recordação, objeto, o que for que te faça mal! (eu já queimei uma pilha de calcinhas tamanho GG, trabalhos escolares e um diário muito pesado para mim, ai foi libertador, hahaha) Na dúvida, fósforos e gasolina são sempre a melhor opção.

93- Converse com o mar. Com a natureza. Ela responde, sempre.

94- Preste atenção no que seus pais lhe dizem. Na maioria das vezes eles acertam em cheio.

95- Tenha filhos. E eduque-os, com capricho.

96- Aprenda a abrir mão dos seus desejos para a felicidade de um filho.

97- Saiba a hora de retomar as rédeas de sua vida se ela parecer desgovernada e perdida.

98- Escreva uma carta à mão para alguém muito especial.

99-  Agradeça sempre. Agradeça aos seus pais, aos seus filhos, aos seus amigos, agradeça por todo o amor que já recebeu e deu nesta vida, agradeça por tudo que tem, por tudo que perdeu. Agradeça.

100- Ame. Ame a si mesmo, ame muito quem você quiser, sem esperar reciprocidade. Ame, porque no final é a única coisa realmente boa desta vida.