6.23.2012

ERVAS COMBINADAS AJUDAM A EMAGRECER

Ervas combinadas ajudam a emagrecer

Chá verde aliado ao boldo e à cavalinha pode melhorar o metabolismo. Confira outras combinações.

As ervas, assim como muitos outros produtos naturais, podem potencializar qualquer dieta. Então, imagine fazer combinações que tornam chás, velhos conhecidos, ainda mais eficientes? Veja qual é o seu objetivo e descubra quais ervas deve consumir!
Dente-de-leão + chá verde + hibisco
Esta mistura acelera a queima de gordura, melhorando o metabolismo do açúcar e da gordura.
Chá verde + boldo + cavalinha
Por ser termogênico, aumenta o metabolismo, acelerando a queima de gordura. Também auxilia na limpeza das toxinas, fazendo o organismo responder melhor à dieta.
Chá branco + hibisco + carqueja
Este mix exerce ação desintoxicante, eliminado toxinas e gordura, e melhora o funcionamento do intestino.
Dente-de-leão + centelha + alfafa
Este potente chá é diurético, drena o excesso de líquido e ajuda na eliminação das toxinas do organismo que, em excesso, fazem você acumular peso.
Carqueja + centelha + cavalinha
Também tem efeito diurético, pois melhora o funcionamento do fígado. Isso ajuda a desinchar rapidamente, deixando a barriga mais lisinha.

O CHÁ VERDE E SUAS VARIAÇÕES

O chá verde e suas variações
Fique por dentro de tudo o que diz respeito ao chá verde!

Descoberto há mais de quatro milênios, o chá verde vem ganhando cada vez mais espaço no nosso cardápio. Esta bebida, considerada milagrosa, é produzida a partir das folhas de camellia sinensis, originária da China e da Índia. É rica em vitaminas B1, B2, C, E e K. É estimulante por conter cafeína e antioxidante por conter catequinas.

Os tipos de chá verde variam de acordo com o local, o clima, as técnicas de plantio e o processo de produção. Conheça os mais consumidos em todo o mundo:

- Bancha: O mais consumido pelos brasileiros, é muito rico catequinas. Esta versão do chá é extremamente revigorante e ajuda bastante na digestão.

Caloria = 0g / Proteínas = 0g / Lipídeos = 0g / Carboidrato = 0,1g / Cafeína = 0,01g

- Sencha: O predileto dos japoneses! É o tipo de chá verde que tem um sabor mais agradável, além de um perfume incomparável.

Caloria = 2g / Proteínas = 0,2g / Lipídeos = 0g / Carboidrato = 0,2g / Cafeína = 0,02g

- Guenmaicha: É o sencha ou bancha misturado com arroz integral torrado. O cereal confere ao chá um sabor muito peculiar.

Caloria = 0g / Proteínas = 0g / Lipídeos = 0g / Carboidrato = 0,1g / Cafeína = 0,01g

- Gyokurocha: Esta versão é aquela conhecida como o “chá do imperador”. É o tipo mais raro dentre todos os chás. É produzido a partir dos brotos colhidos à mão e protegidos da superexposição do Sol.

Caloria = 5g / Proteínas = 1,3g / Lipídeos = 0g / Carboidrato = 0,1g / Cafeína = 0,16g

- Hojicha ou Kukicha: Utiliza talos e caules do chá verde torrados. No Japão é muito consumido por crianças e idosos, pois não contém grande quantidade de cafeína.

Caloria = 0g / Proteínas = 0g / Lipídeos = 0g / Carboidrato = 0,1g / Cafeína = 0,02g

- Matcha: É extremamente amargo. Porém, muito cremoso e espumoso. É utilizado para confecções de bolos e sorvetes.

Caloria = 32,4g / Proteínas = 0,2g / Lipídeos = 0g / Carboidrato = 0,2g / Cafeína = 0,02g

QUER EMAGRECER? O ALECRIM É UM ÓTIMO ALIADO

Quer emagrecer? O alecrim é um ótimo aliado
Alecrim é um poderoso anti-oxidante e diurético. Confira mais detalhes sobre esta planta!

Além de ser ótimo para dar um toque de sabor na finalização de um prato, o alecrim também é um forte aliado na perda de peso. Usado desde a antiguidade para sanar problemas digestivos e também como diurético, o alecrim é um poderoso anti-inflamatório e antioxidante.
De acordo com a nutricionista Mariana Froes, esta erva ajuda a estabilizar a saúde intestinal, fator essencial no emagrecimento e na absorção correta dos nutrientes. “O chá de alecrim, por exemplo, pode ser tomado antes ou depois das principais refeições para ajudar na digestão”, disse Mariana Froes.
Ainda segundo a nutricionista, o ideal é que o chá de alecrim seja tomado sem a adição de açúcar ou adoçante. “Mas, se for necessário, o mais indicado é usar stévia ou o adoçante à base de sacarose”, afirmou Mariana.
O alecrim é rico em minerais como o potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo. Além de ajudar a perder os indesejáveis quilinhos, o alecrim, seja em forma de chá ou não, tem efeitos analgésico, antifúngico (previne ou inibe a proliferação dos fungos) e, segundo estudo, pode auxiliar na prevenção de alguns tipos de câncer.
Atenção, grávidas!
Com relação ao chá de alecrim ou a qualquer outro chá, a nutricionista faz um alerta às gestantes. Segundo Froes, não é recomendável fazer uso deste tipo de bebida, tampouco, de forma exagerada. Os chás mais indicados para as grávidas são aqueles que possuem efeito calmante como os de erva doce e erva cidreira.

CHÁ É TUDO DE BOM

Chá é tudo de bom
Melhore sua vida com o chá! Alguns são calmantes, estimulantes, mas muitos podem trazer benefícios a sua saúde. Descubra como o chá preto ou verde podem trazer benefícios para você.

Chá é um santo remédio. Quem nunca ouviu essa frase depois de uma ressaca daquelas ou ao sentir dor de estômago ou, até mesmo, durante a temida tensão pré-menstrual? Pois bem, os benefícios desse líquido milenar, de lenda não têm nada. Um bom exemplo fica por conta do chá verde ou preto. Há anos cientistas ingleses descobriram que a ingestão diária dessas espécies inibe a atividade de certas enzimas no cérebro associadas ao Mal de Alzheimer.
Moda ou estilo de vida, a verdade é que as infusões de ervas são, atualmente, o segundo líquido mais consumido no mundo. Facilmente encontrados em mercados ou casas de produtos fitoterápicos, os chás fazem a alegria do público feminino. Entre as mulheres os produtos servem para facilitar a digestão ou como diuréticos.
Entre os mais consumidos para esses fins está o chá cavalinha, afinal, em tempos de cirurgias caríssimas, perder uns quilinhos extras e manter a forma de maneira saudável sem gastar muito é o melhor negócio. Entre os homens, os estimulantes como o ginseng e a catuaba são os preferidos.
Usados como calmantes, estimulantes e até antidepressivos o chá é responsável por 25% dos medicamentos naturais existentes no mercado atual. Para o presidente executivo do conselho diretor do Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM), Roberto Leal Boorhem, em diversos casos, as ervas tem eficácia semelhante aos alopáticos, mas com toxidade muito menor e, por isso, estão sendo utilizadas cada vez mais por médicos de diversas áreas.
“As plantas medicinais estão sendo usadas em grande número por médicos em forma de chás ou extratos padronizados e fitoterápicos para tratamento de crises de depressão, ansiedade, insônia e crises inflamatórias”, disse Boorhen.
O queridinho em todo o mundo, hoje, é o chá verde (também conhecido como banchá). Ele é considerado um forte aliado à saúde por ser rico em flavonóides, substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Também está comprovado que ele ajuda a diminuir as taxas de colesterol, além de prevenir doenças cardíacas e circulatórias.
Pomadas, cremes, loções e compressas. As propriedades das ervas não se limitam à bebida e a pele só tem a agradecer. O chá verde transformado em creme, melhora o sistema de defesa das células da pele contra os raios ultravioleta do tipo B, aqueles responsáveis pelo famoso vermelho-pimentão. Ao reduzir a inflamação causada por essa radiação, cientistas descobriram que o chá aumenta a proteção contra o câncer de pele. Para dores musculares ou artrites, nada melhor que a pomada de arnica.
Entre os chás mais populares estão: ginseng e equinaceia para imunidade; hipérico como antidepressivo; valeriana e kava-kava para sedativos; camomila para relaxamento; cavalinha; chá verde; preto; boldo para problemas estomacais; jasmim para insônia; erva-cidreira para dores de cabeça; catuaba como energético; arnica para artrites; malva e maracujá como calmantes.
Além das descobertas científicas não podemos deixar de lado as crendices populares. Um chazinho de camomila ou erva-doce antes de dormir é tiro e queda para aqueles que têm dificuldade de pagar no sono. E quem achava que encontrar a felicidade era algo quase impossível, errou. Quer aliviar a tristeza? Misture chá de frutas vermelhas com cravo e canela e relaxe. Amanhã, com certeza, será um novo dia.

DESINTOXICAÇÃO ALIMENTAR: ELIMINE AS TOXINAS

Desintoxicação alimentar: elimine as toxinas
Optar por alimentos desintoxicantes pode te ajudar a emagrecer e, de quebra, melhorar o funcionamento do seu organismo.


Já está mais do que comprovado que a boa alimentação é o primeiro passo para uma vida saudável, um corpo bonito e uma melhor qualidade de vida. Mas, a mudança nos hábitos alimentares ainda enfrenta resistência e não atinge a maior parte dos brasileiros.

Além dos exageros muito comuns durante os finais de semana, as férias de julho se tornam uma desculpa para consumir todas aquelas besteiras bem gordurosas e nada nutritivas. Porém, você sabe até que ponto as escolhas erradas daquilo que ingerimos pode prejudicar o nosso organismo?

“A maioria desses alimentos que consumimos e que estão se tornando cada vez mais comuns no nosso cotidiano contém aditivos que são usados para conservar e dar mais sabor a esses produtos. O que muitas pessoas não sabem é que essas substâncias são totalmente nocivas ao ser humano e podem causar diversos tipos de doença”, alerta o Dr. Thiago Zerpini Affonso, Nutricionista Clínico Funcional.

A boa notícia é que a melhor saída para esse quadro é mais simples do que se pode imaginar. “Esse processo recebe o nome de desintoxicação e ocorre, principalmente no fígado e no intestino. A eliminação dessas substancias, que são conhecidas como xenobióticos, se dá através da urina e do suor, e é influenciada por alguns fatores como a genética, a idade, o uso de medicamentos, dentre outros”, explica o Nutricionista.

E se você está pensando que os alimentos responsáveis por esse processo são caros ou difíceis de serem achados, saiba que está completamente enganado! Segundo o Dr. Thiago Zerpini: “O consumo de frutas e verduras é o que há de mais importante para se alcançar esse objetivo. Além de fibras, vitaminas, minerais e água, esses alimentos apresentam uma riqueza de compostos de ação antioxidantes e fitoterápicos”.

Então, para ficar bem por fora e por dentro, o melhor a fazer é exagerar no consumo de beterraba, repolho, couve, brócolis, couve-flor, mostarda, nabo, agrião, rúcula, açafrão, alecrim, alho, frutas, de uma maneira geral, e do famoso chá verde. Faça desses os seus grandes aliados!



Nenhum comentário: