6.19.2012

Smartphone pode fazer mal à saúde

Uso de dispositivos eletrônicos fora do horário comercial causa dores na coluna, no pescoço e problemas relacionados ao estresse, diz estudo

O Globo

Má postura nas horas extras com dispositivos eletrônicos pode causar dores na coluna e no pescoço
Foto: Paulo Nicolella/ Agência O Globo
Má postura nas horas extras com dispositivos eletrônicos pode causar dores na coluna e no pescoço Paulo Nicolella/ Agência O Globo
RIO - Usar smartphones, tablets e laptops após o horário de trabalho faz mal à saúde, segundo estudo da Chartered Society of Physiotherapy, associação que representa os fisioterapeutas do Reino Unido, que afirma que as pessoas se tornaram “escravas das telas” e estão sempre trabalhando. O estudo mostra que a má postura no trajeto de volta do trabalho ou em casa pode levar a dores na coluna e no pescoço.
Em uma pesquisa on-line com 2.010 pessoas, cerca de dois terços dos trabalhadores responderam continuar trabalhando fora do horário comercial, o equivalente a mais duas horas extra “de tela”, em média, todos os dias.
Os dados sugerem que o excesso de trabalho e o alívio da pressão durante o dia foram as razões principais para a jornada extra.
A presidente da Chartered Society of Physiotherapy, Helena Johnson, disse que a descoberta é preocupante:
— Um pouco de trabalho extra em casa pode parecer uma boa solução a curto prazo, mas ao se tornar rotina pode levar a dores de coluna, no pescoço e a problemas relacionados ao estresse.

Nenhum comentário: