Rio -  Mães superprotetoras terão de enfrentar um inimigo que nunca imaginaram: os produtos antibacterianos. De mocinhos, sabonetes, cremes dentais e antissépticos se tornaram vilões. É o que afirma um estudo realizado nos Estados Unidos.
A pesquisa, realizada pelo Instituto Johns Hopkins Children's Center, revelou que a exposição a substâncias encontradas em produtos de higiene torna crianças mais suscetíveis a desenvolver alergias. Segundo o estudo, essas substâncias interferem no desenvolvimento do sistema imunológico.

LIMPEZA X ANTICORPOS
Os pesquisadores examinaram a relação entre os níveis urinários antibacterianos de uma criança e a quantidade dos anticorpos IgE — esses anticorpos aparecem em níveis elevados em alérgicos.
De acordo com os pesquisadores, os participantes  com maior nível de parabenos (conservante usado em cosméticos, alimentos e medicamentos) eram mais suscetíveis a alergias respiratórias.
Já os entrevistados com taxas elevadas de triclosan (substância usada em sabonetes e cremes dentais), mostraram riscos dobrados de ter alergias a alimentos.
Higiene deve ser seguida, mas sem exagero
Segundo o presidente do Departamento Científico de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, Eitan Berezin, a pesquisa comprova a teoria da higiene: a exposição na infância a bactérias comuns é essencial no desenvolvimento do sistema imunológico.
“Crianças em contato com o ambiente convivem mais perto de toxinas, o que ajuda no fortalecimento do organismo” explica.
Mas isso não significa que a higiene deva ser deixada de lado. “Não é necessário exagerar na limpeza, mas não existe limite na higiene pessoal”, afirma.