6.21.2012

21 DE JUNHO: DIA NACIONAL DA PREVENÇÃO À ASMA

21 de junho: Dia Nacional da Prevenção à Asma

Asma atinge 10% da população brasileira. Saiba mais!


A asma é uma das doenças de fundo alérgico que mais atinge pessoas em todo o mundo. Dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai) mostram que no Brasil, 10% da população sofrem com este problema. Neste dia 21 de junho, Dia Nacional da Prevenção à Asma, vamos falar mais desta doença que aumenta de gravidade no inverno.
A asma é uma doença que decorre a partir da inflamação das vias respiratórias e atinge pessoas de qualquer idade. Os sintomas da asma são tosse, falta de ar e cansaço, mas estes podem ser confundidos com crises de sinusite ou até mesmo pneumonia. Porém, essas manifestações acompanhadas de chiados recorrentes e aperto no peito, podem ser um quadro asmático.
De acordo com Edna Fátima dos Reis, pneumologista do hospital San Paolo, em São Paulo, o primeiro passo para prevenção é o reconhecimento da doença “A pessoa precisa saber que sofre de asma”. A médica ressalta, ainda, sobre os fatores que podem desencadear as crises: “Alergias a pelo de animais, insetos, mofos, fumaças de cigarros, mudança de tempo e fatores emocionais, podem estimular a aparição dos sintomas”, explica.

A doença atinge as crianças com mais intensidade. Segundo a pneumologista, a imunidade mais baixa e as vias respiratórias menores, tornam as crianças mais suscetíveis a complicações.
Tratamento contra a asma
O paciente asmático deve se tratar de suas formas. Durante a crise, quando já existe falta de ar – normalmente esse é o momento de agravo da doença - procurar o pronto socorro. “Essa etapa é importante, pois evita a necessidade de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou até a morte”, esclarece.

Em um segundo momento, o tratamento deve ser feito no estágio inter crises em que a pessoa se sente bem e não apresenta os sintomas, mas recebe o acompanhamento preventivo com medicamentos e hábitos de vida que favoreçam a recuperação pulmonar evitando novas crises e sequelas futuras.
Asma no mundo
De acordo com a Organização Mundial as Saúde (OMS), 150 milhões de pessoas no mundo são atingidas pela asma. A meta do órgão internacional é reduzir em 50% o número de internações por asma em todo o mundo nos próximos 5 anos.

ASMA: UM MAL QUE ATINGE PESSOAS DE TODAS AS IDADES

Todo cuidado é pouco com essa doença


A chegada do inverno e dos dias frios favorece bastante uma das doenças crônicas mais comuns no mundo: a asma. Esta doença que atinge crianças, jovens e adultos é responsável pela internação de mais de 300 mil pessoas por ano no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Nesta terça-feira, dia 21 de junho, é comemorado o Dia Nacional de Combate à Asma, doença que se não for tratada pode levar à morte.
A estação fria e o ar seco transformam-se em mecanismo irritante das vias aéreas o que pode propiciar crises de asma. “A asma é uma inflamação aguda das vias aéreas, que causa o fechamento dos brônquios, levando a dificuldades respiratórias”, explica o pneumologista do Hospital Nossa Senhora das Graças Dr. João Adriano de Barros.
Outros fatores como a predisposição genética, a poeira e ácaro também são fatores que levam ao processo inflamatório. De acordo com o Datasus (Banco de Dados do Sistema Único de Saúde), a doença é a terceira causa de hospitalizações no Sistema Único de Saúde, levando o Brasil para o oitavo lugar no ranking da prevalência do problema, que pode ocasionar a outras enfermidades. Segundo o pneumologista, “se não for devidamente controlada, a asma pode interferir em toda função pulmonar do indivíduo, levando a infecções pulmonares e pneumonia”.
Os sintomas da doença podem aparecer em qualquer idade. “O mais comum é aparecerem na infância, porém podem ocorrer muito tempo depois. Há pacientes que começam a ter crises quando são idosos”, conta o pneumologista. Ainda, segundo ele, é importante ressaltar que há pessoas alérgicas que não desenvolvem o problema. “A manifestação da alergia é variável. Podemos dizer que a maioria dos pacientes com asma são alérgicos, porém nem todo alérgico tem ou terá asma”, informa Dr. João.
Itens como tapete, cortina, livros no quarto, bichos de pelúcia precisam ser retirados dos ambientes, pois são depositórios dos ácaros domésticos. Segundo o médico, “fazer exercícios físicos, controle do peso e de estresse emocional é essencial para um bom controle da doença”.
Diagnóstico
Consulta médica, testes físicos e a espirometria, exame que mede a função pulmonar, podem diagnosticar a doença. O tratamento é realizado com o uso de medicamentos antiinflamatórios e preventivos e de medicamentos inalados, que, segundo o pneumologista, costumam ser mais eficazes.
Asma pode levar à morte
É preciso ficar atento, pois se não a doença não for tratada de forma adequada ela pode levar o paciente à morte. No mundo, estima-se que a doença seja responsável por 250 mil mortes anuais, sendo que no Brasil essa taxa é de aproximadamente duas mil por ano.

FRIO PODE PROVOCAR A ASMA INDUZIDA PELA ATIVIDADE FÍSICA

Frio pode provocar a asma induzida pela atividade física
Descubra quais os sintomas desta doença e quais as melhores precauções.

O frio é quase um convite para permanecer na cama, comer alimentos que sabemos que não devem ser consumidos e, principalmente, para não ir à academia. Mas, quem quer levar uma vida saudável e manter o corpo com tudo em cima, não pode ter trégua. Independentemente da estação, é muito importante que se mantenha a rotina de exercícios.

Porém, nos meses mais frios do ano é comum que algumas pessoas apresentem tosse, chiados, dificuldades para respirar ou sensação de pressão no peito, durante ou após a prática de atividades. Estes podem ser sintomas da asma induzida pelo exercício físico.

O que acontece é que este fator pode acabar desencadeando crises da doença em pacientes que possuem a enfermidade e não apresentam os sintomas. Para se ter uma noção, 15% da população sofre de asma, sendo a doença crônica mais comum na infância, causada, na maior parte dos pacientes, pela alergia respiratória.

De acordo com a alergista Yara Mello, a prática de atividades físicas ainda assim é recomendada para os portadores de asma. "O paciente não deve deixar de realizar os exercícios físicos, pois eles trazem diversos benefícios, como a melhora da mecânica respiratória, da saúde em geral e contribuem para a integração social", afirma.

Os pacientes portadores de asma induzida pelo exercício físico devem ser acompanhados pelo médico especialista, que irá prescrever a medicação correta, possibilitando a prática de esportes. Ingerir líquidos, evitar a prática de esportes em época de clima seco e frio são cuidados que também podem minimizar o problema.


Nenhum comentário: