2.14.2008

ANTIBIÓTICOS: DICAS IMPORTANTES

Antibióticos

Os antibióticos são fármacos que se utilizam para tratar as infecções bacterianas. Infelizmente, são cada vez mais as bactérias que desenvolvem resistências contra os antibióticos com que actualmente contamos. Esta resistência forma-se, em parte, dado o uso excessivo dos mesmos antibióticos. Como consequência, está-se constantemente a desenvolver novos antibióticos para combater bactérias cada vez mais resistentes. Mas, por último, as bactérias também se tornarão resistentes a esses antibióticos mais recentes.
Os antibióticos são classificados de acordo com a sua potência. Os antibióticos bactericidas destroem as bactérias, enquanto os antibióticos bacteriostáticos evitam apenas que aquelas se multipliquem e permitem que o organismo elimine as bactérias resistentes. Para a maioria das infecções, ambos os tipos de antibióticos parecem igualmente eficazes; porém, se o sistema imunitário está enfraquecido ou a pessoa tem uma infecção grave, como uma endocardite bacteriana ou uma meningite, um antibiótico bactericida costuma ser mais eficaz.
Escolha de um antibiótico:
Os médicos podem optar por um antibiótico para tratar uma infecção em particular baseando-se na suposição de qual seja, segundo eles, o agente responsável pelo processo. Por seu lado, o laboratório pode identificar taxonomicamente a bactéria infectante e, com isso, ajudar o médico a escolher o antibiótico. No entanto, essas provas laboratoriais tardam habitualmente um ou dois dias a dar os seus resultados e, por consequência, não podem ser utilizadas para optar pelo tratamento inicial.
Além disso, mesmo que se tenha identificado o agente e se tenha determinado em laboratório a sua sensibilidade aos antibióticos, a escolha do fármaco não é tão simples assim.
As sensibilidades que se detectam no laboratório nem sempre correspondem às que se apresentam no paciente infectado. A eficácia do tratamento depende de factores como o grau de absorção do medicamento pela corrente sanguínea, da quantidade do mesmo que alcança os diversos fluidos corporais e de qual a velocidade com que o organismo o elimina. A selecção de um fármaco tem ainda de levar em conta a natureza e gravidade da doença, os efeitos secundários que provoca, a possibilidade de alergias e outras reacções graves e o custo financeiro do mesmo.
Em certos casos é necessário recorrer a uma associação de antibióticos para tratar infecções graves, em particular quando se desconhece ainda a sensibilidade da bactéria aos mesmos.
As associações também são importantes para certas infecções, como a tuberculose, em que as bactérias desenvolvem rapidamente resistência à administração de uma droga isolada. Por vezes, a junção de duas delas tem um efeito mais poderoso e estas associações podem ser utilizadas para tratar infecções causadas por bactérias que se mostram difíceis de erradicar, como as Pseudomonas.
Administração dos antibióticos
Nas infecções bacterianas graves, os antibióticos são habitualmente administrados primeiro através de injecção, geralmente endovenosa. Quando a infecção está dominada, podem dar-se por via oral. Os antibióticos devem ser ingeridos até que o microrganismo infectante seja eliminado do corpo, um processo que pode requerer vários dias após o desaparecimento dos sintomas. Parar o tratamento demasiado cedo pode provocar uma recaída ou então estimular o desenvolvimento de bactérias resistentes. Por essa razão, os antibióticos são habitualmente ingeridos durante vários dias após ter desaparecido toda a evidência de infecção.
Certos antibióticos são utilizados para tratar infecções por rickettsias, que são microrganismos semelhantes quer às bactérias, quer aos vírus.
As rickettsias são de menor dimensão que as primeiras, porém maiores que os segundos. À semelhança dos vírus, só podem sobreviver dentro das células de outro organismo, mas, como as bactérias, são vulneráveis aos antibióticos. Especificamente, os mais eficazes contra as infecções causadas por rickettsias são o cloranfenicol e as tetraciclinas.
Os antibióticos são usados não só para tratar infecções, como também para as prevenir. Para que resulte eficaz, e com a finalidade de evitar que as bactérias desenvolvam resistências, a terapêutica preventiva deve ser de curta duração e o antibiótico deve ser activo contra aquela bactéria em particular. Um exemplo de terapêutica preventiva consiste em tomar antibióticos enquanto se viaja, para evitar a diarreia do viajante. Da mesma forma, essa terapêutica é usada em pessoas expostas a alguém com meningite por meningococo, devido ao risco de contágio.
As pessoas com válvulas cardíacas anormais ingerem preventivamente antibióticos de forma habitual antes de uma intervenção cirúrgica, incluindo a cirurgia dentária. Estes indivíduos têm um risco acrescido de contrair uma infecção das válvulas cardíacas (endocardite) por bactérias que se encontram normalmente na boca e em outras partes do corpo. As referidas bactérias podem ingressar na corrente sanguínea durante a cirurgia e atingir as válvulas cardíacas danificadas. Os antibióticos de tipo preventivo também podem ser ingeridos pelos indivíduos cujo sistema imunitário não seja totalmente eficiente, como aqueles que sofrem de leucemia, os que recebem quimioterapia para tratar um cancro e ainda os doentes de SIDA. Por outro lado, as pessoas saudáveis que se submetem a cirurgias com elevado risco de infecção (como a grande cirurgia ortopédica ou a intestinal) também os podem tomar.
Infelizmente, os antibióticos são muitas vezes usados sem que exista uma razão forte para tal. Por exemplo, são administrados com frequência incorrectamente para tratar afecções virais, como constipações e gripe.
Efeitos secundários
Um antibiótico pode provocar uma reacção alérgica, como ocorre habitualmente com a penicilina, ou então pode causar outros efeitos secundários. Por exemplo, os aminoglicosidos podem lesar os rins e o ouvido interno.
O tratamento antibiótico pode ser mantido apesar dos efeitos colaterais, em particular se for o único meio eficaz contra a infecção de que sofre o doente. O médico avaliará comparando a importância desses efeitos com a gravidade da infecção.

Fonte:MERCK

Vagas: Farmacêuticos

TÉCNICO DE MICROBIOLOGIA

Estamos com 01 vaga em aberto para técnico de microbiologia. Horário de Trabalho: 8:00 - 12:00 ou das 13:00 - 17:00. Local: Zona Norte do Rio de Janeiro. Aos interessados enviar currículum para: samanthabrigo@ig.com.br


FARMACÊUTICO

Vaga para farmacêutico assumir responsabilidade técnica em transportadora, zona norte da cidade RJ. 4 horas por dia, seg à sexta. Salário Piso. Interessados devem enviar currículo para: farma_tc@yahoo.com.br


FARMACÊUTICO

Drogaria em Campo Grande (RJ) contrata para responsabilidade técnica de 07:00 às 15:00 de segunda a sexta e sábado de 08:00 às 12:00, preferência a quem more na região, piso profissional + passagem. Tratar com Sr.João tel. 24134053.


FARMACÊUTICO

Drogaria em Campo Grande (RJ) contrata farmacêutico RT para oito horas diárias, período diurno. Contato com Sr. João, tel. 33947599 ou 24134053.


EXECUTIVO DE CONTAS - HOSPITALAR

Rio de Janeiro (base). Experiência mínima de 3 anos na área de propaganda/vendas hospitalares no Rio de Janeiro. Domínio do mercado Público. Para indústria multinacional de grande porte no segmento hospitalar. Enviar cv para vagas@wpharhma.com.br com o titulo do cargo desejado.


CONSULTOR COMERCIAL

Estamos selecionando para Multinacional: Consultor Comercial para atuar na região de Macaé. Perfil: 3º grau completo; Inglês intermediário; Experiência de 3 anos em vendas de produtos/ serviços para empresas off-shore. Os interessados devem enviar CV para prs@grupofoco.com.br, mencionando o código do cargo no campo assunto.

QUALIDADE

Empresa farmacêutica de pequeno porte, localizada na Baixada Fluminense, necessita de 01 farmacêutico para Controle de Qualidade. A empresa oferece piso salarial, vale-transporte e refeição no local. Os currículos devem ser enviados para o e-mail ccaconsult@hotmail.com



FARMACÊUTICO

Vaga para farmacêutico assumir responsabilidade técnica em transportadora, zona norte da cidade RJ. 4 horas por dia, seg à sexta. Salário Piso. Interessados devem enviar currículo para: farma_tc@yahoo.com.br


ADMINISTRAÇÃO OU ENGENHARIA


Formação superior completa em Administração ou Engenharia (mandatório). Inglês fluente (mandatório). Necessário experiência na comercialização / negociação de produtos técnicos (motores, bombas, sistemas, etc). Conhecimento de informática (power point, ferramentas de email, internet, word, excell). Conhecimento de técnicas de negociação. Disponibilidade de fixar residência por conta própria em Macaé/ Região. Disponibilidade para eventuais embarques. Os interessados devem enviar CV com pretensão salarial para prs@grupofoco.com.br , mencionando o cargo no campo assunto.


DRILLING TECHNICAL ASSISTANT

Chevron is one of the largest energy companies in the world, with activities in more than 180 countries. Trade field - under the development by Chevron Brasil Petróleo Ltda. The field will incorporate: subsea wells, with complex completions within a Deep-water environment. Drilling and completion operations will commence in 2008 and run until 2011. Prerequisite for the position: Ability to work in a multi-discipline team, with a diverse workforce; Future aviability for foreign assignments within Chevron; Fluent in English; Start date - 1st March 2008. DRILLING TECHNICAL ASSISTANT. Experienced working as a technical assistant within a drilling department. Education - Engineering degree preferred. Experience - 3 years minimum. Applications to gcomex@gcomex.com.br by 14th February 2008.


DISPENSADOR DE FARMÁCIA

Hospital da cidade do Rio de Janeiro contrata profissionais para atuar como Dispensador de Farmácia de ambos os sexos com 2º grau completo, é necessário experiência na função, como reposição das farmácias satélites nos horários determinados, fazer conferencia das medicações de alto custo na passagem dos plantões, controle de validade dos medicamentos, conferencia da temperatura de geladeira e do ambiente e outros. Oferecemos salário, VT e alimentação no local (sem desconto). Interessados devem enviar currículo para gaiavagas@gmail.com com assunto dispensador de farmácia, será aceito apenas os currículos com
experiência comprovada.


TRAINEE EM FARMÁCIA

INDÚSTRIA NO RAMO FARMACÊUTICO SELECIONA: ESTUDANTES E / OU RECEM-FORMADOS EM FARMÁCIA. Período/ano: 7° período até dois anos de formado. Requisitos: Conhecimento de legislação ANVISA, Inglês Intermediário e experiência em indústria farmacêutica. Horário de estágio: 8 horas a combinar. Local do estágio: Ilha do Governador - RJ. A indústria oferece: R$1000,00 + VT + VR + Ass. Médica + Ass.Odontológica. Os interessados enviar currículo para o e-mail: thyago.sortica@gruposeres.com.br. Mencionar no assunto: "Farmácia"



PROGRAMA TRAINEE - IESA ÓLEO & GÁS 2008 - RJ

QUER APRENDER AO LADO DE PROFISSIONAIS ESPECIALISTAS? QUER SE PREPARAR PARA OS DESAFIOS DO MERCADO DE ÓLEO & GÁS? QUER CONHECER TODOS OS LADOS DE UM PROJETO DE EPC - ENGINEERING, PROCUREMENT AND CONSTRUCTION? PROGRAMA TRAINEE 2008.1 IESA ÓLEO & GÁS - RJ. ENSINO SUPERIOR COMPLETO EM: ENGENHEIRA CIVIL, ELÉTRICA, MECÂNICA, PRODUÇÃO OU QUÍMICA. IDIOMA: INGLÊS INTERMEDIÁRIO. INFORMÁTICA: MS-PROJECT. DIFERENCIAL: NOÇÃO DE PROJETOS E EXPERIÊNCIA NA ÁREA. CONHEÇA A EMPRESA: WWW.IESA.COM.BR. ENVIAR CURRÍCULO PARA GENTE@IESA.COM.BR ATÉ 24 DE FEVEREIRO DE 2008 (DOMINGO), COLOCANDO NO ASSUNTO: PROGRAMA TRAINEE 2008.

ESTÁGIO EM FARMÁCIA


Estágio para universitários do Curso de Farmácia, para atuar na empresa Laboratórios B. Braun S.A., situada em São Gonçalo. Requisitos Necessários: Estar cursando Graduação em Farmácia, a partir do 7º período; Disponibilidade para estagiar 4hs; Residir, preferencialmente, em Niterói ou São Gonçalo; Conhecimento de microinformática (Word e Excel). Inglês básico. Empresa oferece: Bolsa auxíllio + VT + refeição local. Interessados dentro do perfil mandar currículo urgente para:
rh.br@bbraun.com. COLOCANDO NO ASSUNTO DO E-MAIL O CÓDIGO: ESTAGIO FARMÁCIA

2.13.2008

DICAS DE COMO PRESERVAR A SAÚDE

Como preservar a juventude (e, principalmente, a saúde) do organismo por muito mais tempo com as dicas o médico americano Michael Roizen, uma reconhecida sumidade no assunto.
A folhinha do calendário ou a ndata de nascimento carimbada na certidão defi nitivamente não são os melhores indicadores do vigor e muito menos do envelhecimento do nosso corpo. É o que defende o professor de anestesiologia e medicina interna Michael Roizen. Por meio de uma análise estatística e científi ca do impacto dos bons e dos maus hábitos sobre a expectativa de vida, o médico americano desenvolveu o conceito de RealAge, idade verdadeira em português. De acordo com a definição de Roizen, trata-se da idade biológica do organismo, aquela que se contrapõe à cronológica. Dessa forma, dependendo da maneira como o indivíduo cuida da sua saúde, a contabilidade dos anos pode ser menor ou até maior do que a ditada pela identidade. Em outras palavras, o que vai ou deixa de ir à mesa, por exemplo, além de atos prosaicos como o uso do fio dental, podem dizer se a gente está mais velho. Ou mais moço.

Roizen, 61 anos de idade cronológica e 42,1 de idade verdadeira, se tornou um habitué da lista dos livros mais vendidos do jornal americano The New York Times com títulos como Idade Verdadeira e Dieta da Idade Verdadeira, ambos lançados no Brasil pela Campus/Elsevier. Em suas obras, o leitor é convidado a fazer um extenso teste que avalia todos mos seus hábitos. No final, com o resultado nas mãos, descobre quantos anos realmente tem. Fica sabendo também que atitudes envelhecem pra caramba. E, por outro lado, como bons hábitos por exemplo, devorar um prato de salada todo dia o ajudam a remoçar. Na entrevista a seguir o especialista revela à SAÚDE! que, com a evolução dos estudos sobre o envelhecimento, chegaremos aos 150 anos com o vigor de uma pessoa de 45. Mas, quem diria, confessa que nem sempre segue os próprios conselhos:

Não é possível interromper o processo de envelhecimento do organismo. Mas há como torná-lo mais lento?
Roizen - Sem dúvida. Existem 141 fatores controláveis e que afetam nosso ritmo de envelhecimento. Eles foram demonstrados em pelos menos quatro megaestudos com seres humanos. Hoje já sabemos que é possível até controlar nossos genes, que se encarregam de produzir proteínas ou de se vigiar mutuamente. Caminhar 30 minutos por dia, por exemplo, ativa um gene que fabrica uma proteína capaz de diminuir o crescimento de tumores de mama. Assim, a mensagem básica é que, por meio dos hábitos, dá para ligar ou desligar determinados genes. Tudo isso, claro, depende da vontade do indivíduo.

Como os hábitos saudáveis ajudam a prevenir os efeitos colaterais do envelhecimento?
Roizen - Ataque cardíaco, derrame, perda de memória, impotência sexual e até mesmo o enrugamento da pele podem ser provocados pelo envelhecimento das artérias. No entanto, várias pesquisas mostram que isso tudo pode ser prevenido ou quase revertido por meio de dieta equilibrada, atividade física, controle do estresse, da pressão arterial e do abandono de vícios como o cigarro. Existem também maneiras simples de manter nosso sistema imune jovem. Uma delas é ter um aporte adequado de vitamina D, um nutriente que mantém funcionando a toda um gene responsável por corrigir erros na duplicação do DNA, o que evita o surgimento de tumores. Já males como a artrite e o enfraquecimento ósseo podem ser retardados ou zerados com a musculação e o consumo de gorduras saudáveis, como o ômega-3, que diminuem a inflamação nas juntas.

Houve uma evolução em como a ciência entende o processo de envelhecimento do corpo humano?
Roizen - Claro. Houve um tempo em que focamos prevenir rugas ou doenças cardíacas e até modificar a função dos genes. Agora a pesquisa científica busca reduzir a debilidade do organismo como um todo para que possamos chegar aos 150 anos como vivemos hoje aos 45.

O senhor segue os conselhos que dá nos seus livros?
Roizen - Sou um médico, então algumas vezes não consigo dormir o suficiente. Também comando uma divisão com 740 pessoas. Assim, às vezes acabo me estressando além da conta. E, confesso, nem sempre como direito. Mas, se seguirem o que proponho, os homens podem ficar até 27 anos mais jovens e as mulheres até 29 quando chegarem aos 75.

CORAÇÃO BLINDADO
No seu último livro lançado no Brasil, Você: Manual do Proprietário (Editora Campus/Elsevier), Michael Roizen recomenda a prática de atividades físicas como a caminhada e o ciclismo para blindar o peito. "Andar meia hora cinco vezes por semana estimula o surgimento de vasos entre as artérias coronárias", concorda o cardiologista Daniel Magnoni, do Hospital do Coração, de São Paulo. "Dessa forma, na eventualidade de uma obstrução, esses novos canais suprem as áreas em sofrimento com sangue." De acordo com os cálculos de Roizen, incluir esse hábito no dia-adia faz um homem rejuvenescer cerca de oito anos e uma mulher, 9,1.

TEM QUE TER FIBRA
Essa substância encontrada em frutas, verduras e grãos integrais não pode faltar no prato de quem quer se ver livre de encrencas como diverticulite, hemorróidas e até câncer. "As fibras diminuem o contato de compostos carcinogênicos com o intestino grosso", conta o gastrenterologista Thomas Szegö, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Além disso, deixam o estômago cheio, promovendo uma sensação de saciedade e diminuindo as chances de você comer demais. O consumo diário de 25 gramas de fibras (1 xícara de mingau de aveia fornece cerca de 4 gramas, para ter idéia) pode deixá-lo até três anos mais moço.


Parede interna do estômago
FAÇA SEXO

Além da higiene adequada e de medidas preventivas, como o uso de preservativos, uma receita para manter a saúde dos órgãos sexuais é fazer sexo. "Quanto mais atividade sexual, maiores as possibilidades de melhorar o estado desses órgãos, sem falar na disposição para as relações", diz Celso Marzano, diretor do Instituto Brasileiro Interdisciplinar de Sexologia e Medicina Psicossomática. Ter 116 relações sexuais por ano pode ter um efeito rejuvenescedor de 1,6 ano. Isto é, se o sexo for bom, contam-se oito anos a menos.



PELO BEM DOS PULMÕES
A pneumologista Iara Fiks, do Hospital São Luiz, em São Paulo, é categórica: "Não fumar é a coisa mais importante para prevenir problemas nesse órgão". O tabaco tem culpa no cartório em grande parte dos males que aparecem na maturidade. Um deles é o enfisema, quando os alvéolos, cavidades onde ocorrem as trocas gasosas entre o sangue e o ar inspirado, ficam que nem balão inflado. A opinião de Roizen não difere muito da de sua colega brasileira. De acordo com ele, basta inalar a fumaça do cigarro para você envelhecer oito anos. A boa notícia é que, em apenas dois meses sem o fumo, o ex-tabagista já se torna um ano mais jovem. E, depois de cinco anos de apagado o vício, ele consegue reaver de sete a oito anos consumidos pelos maços.

DR. ROIZEN CONTRA A BARRIGA DE CHOPE
Ele voltou à lista de best-sellers do New York Times com o livro You on a Diet, algo como Você de Dieta, em português, que deve ser lançado agora em março aqui no Brasil pela Campus/Elsevier. Em co-autoria com o também médico Mehmet C. Oz, Roizen propõe um plano de dieta e atividade física para diminuir a circunferência da cintura, considerada hoje um dos principais fatores de risco de mortalidade relacionados ao excesso de peso. Tudo em meio a explicações sobre a biologia da gordura e a influência de hormônios e emoções no acúmulo de quilos.

FREIO NO DIABETE

À direita, um dos lobos
da glândula tireóide com inchaço"O funcionamento das glândulas é um reflexo do nosso estilo de vida", acredita o endocrinologista Daniel Lerario, também do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Estresse em demasia pode desencadear inflamações na tireóide, por exemplo. E quem come errado, abusando do açúcar e afi ns, acaba por engordar. Daí, esse peso extra faz com que o pâncreas eleve a produção de insulina, o hormônio que bota a glicose para dentro das células. No fi nal das contas, essa história pode terminar em diabete tipo 2. Eliminar os quilos a mais ajuda a evitar tamanho problema. Além disso, segundo Roizen, ao dar cabo de apenas 10% do peso extra acumulado a partir dos 18 anos, o indivíduo remoça cinco.
OSSOS FORTES
Ninguém discute que a atividade física na dose certa é uma medida profilática contra uma série de males. O levantamento de pesos, por exemplo, afasta o fantasma da osteoporose, quando os ossos ficam esburacados feito chocolate aerado e se quebram à toa. "Esse tipo de exercício provoca a transmissão de um estímulo elétrico que favorece a formação de massa óssea", explica o reumatologista Sebastião Radominski, da Universidade Federal do Paraná. Três sessões de 30 minutos cada por semana diminuem sua idade em dois anos, segundo Roizen.

MENTE AFIADA

À esquerda, um cérebro acometido pelo mal de Alzheimer. Ele parece encolhido perto da massa cinzenta normal (à direita) devido à degeneração e morte de suas célulasPonha seu cérebro para malhar. Mantê-lo ativo, tanto do ponto de vista emocional quanto mental, é um excelente remédio para evitar que a expressão "deu branco" se torne uma constante. A leitura, de acordo com o neurologista Iván Izquierdo, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, é a melhor atividade para driblar o esquecimento. "Isso porque ela põe em prática todos os tipos de memória: verbal, visual e auditiva." Quem procura estimular o funcionamento de seus neurônios, seja pela leitura de um romance, seja pelo aprendizado de uma nova língua, subtrai 1,3 ano.



PELE VIÇOSA
Sol, meu bem, meu mal. Por um lado, expor-se aos seus raios entre 10h e 16h sem um filtro ou protetor é um péssimo negócio. "A luz solar estimula a ação de uma enzima conhecida como colagenose", revela a dermatologista Adriana Awada, de São Paulo. Ela destrói as fibras de colágeno, as responsáveis por dar sustentação à pele. Daí, com o tempo, surgem as rugas e a flacidez. Sem falar, é claro, no risco de câncer de pele. Por outro lado, 15 minutos diários de sol auxiliam na síntese de vitamina D, substância que ajuda na fixação do cálcio no osso. A recomendação de Michael Roizen é se precaver contra o excesso e tomar a quantidade ideal de sol. A combinação desses dois fatores diminui a idade em 1,7 ano.
Qual é a sua idade biológica?

Faça o teste e descubra.

Parede interna do estômagoÀ direita, um dos lobos
da glândula tireóide com inchaçoÀ esquerda, um cérebro acometido pelo mal de Alzheimer. Ele parece encolhido perto da massa cinzenta normal (à direita) devido à degeneração e morte de suas células A folhinha do calendário ou a ndata de nascimento carimbada na certidão defi nitivamente não são os melhores indicadores do vigor e muito menos do envelhecimento do nosso corpo. É o que defende o professor de anestesiologia e medicina interna Michael Roizen. Por meio de uma análise estatística e científi ca do impacto dos bons e dos maus hábitos sobre a expectativa de vida, o médico americano desenvolveu o conceito de RealAge, idade verdadeira em português. De acordo com a definição de Roizen, trata-se da idade biológica do organismo, aquela que se contrapõe à cronológica. Dessa forma, dependendo da maneira como o indivíduo cuida da sua saúde, a contabilidade dos anos pode ser menor ou até maior do que a ditada pela identidade. Em outras palavras, o que vai ou deixa de ir à mesa, por exemplo, além de atos prosaicos como o uso do fio dental, podem dizer se a gente está mais velho. Ou mais moço.

Mau uso de colírios pode provocar doenças graves

Mau uso de colírios pode provocar doenças graves
Folha de S.Paulo

Ao contrário do que faz pensar a música, colírios não são tão inofensivos quanto óculos escuros. São remédios e, como todos eles, têm indicação certa. Quem abusa desses produtos pode sofrer com doenças graves, como glaucoma e até catarata precoce. Até os usados para conjuntivite ou vermelhidão nos olhos têm riscos.

No verão, a automedicação se intensifica. Uma pesquisa realizada pelo oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, desde novembro passado até o meio de janeiro, mostrou que 40% dos 369 pacientes ouvidos usavam colírios de forma indiscriminada. No resto do ano, essa incidência fica em 30%.

"No verão, por causa do aumento da freqüência em piscinas e praias, irritações oculares comuns e mais casos de conjuntivite, a automedicação é maior", diz o autor do estudo.

O que ocorre, segundo ele, é que, ao primeiro sinal de desconforto, qualquer colírio é utilizado. "As pessoas não encaram os colírios como remédios. É como se fosse uma aguinha, esquecem que têm um princípio ativo", afirma.

Para cada problema há um colírio certo. Mesmo entre as conjuntivites, que podem ter diversas causas, existem diferentes indicações. Se ela é alérgica, é recomendado o colírio antialérgico; se é bacteriana, o colírio antibiótico; se é viral, pode ser indicada apenas a lágrima artificial ou um colírio antiinflamatório.

"Existe um abuso de colírios", afirma Jorge Mitre, presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. "Se você pingar um colírio que tem corticóide, vai se sentir bem, porque ele tira as reações. Mas o uso incorreto apressa a formação de catarata e aumenta a pressão do olho [o glaucoma]."

Outro colírio perigoso é o anestésico. "Quando aparece um cisco no olho ou qualquer outra coisa, o anestésico alivia a dor completamente. No entanto o abuso pode levar até à perfuração da córnea", afirma Denise Fornazari de Oliveira, oftalmologista e professora-assistente na Unicamp.

Já os colírios vasoconstritores, que servem para tirar a vermelhidão dos olhos, são vendidos sem receita e estão no armarinho do banheiro de grande parte da população. Pingar um produto desses sem indicação, além de mascarar o verdadeiro motivo pelo qual o olho ficou vermelho --e que deve ser investigado--, pode adiantar o aparecimento de catarata.

Esse medicamento faz com que os vasos sangüíneos, que estavam dilatados, se fechem. Passado o efeito, os vasos voltam a se dilatar ainda mais. É o chamado efeito rebote.

Drogas como a maconha e o álcool também provocam vermelhidão e tornaram-se um fator a mais para o abuso.

O colírio lubrificante, ou lágrima artificial, é o mais seguro. Com várias indicações, até para quem usa muito computador, tem muito menos efeitos colaterais em comparação com os outros. Ainda assim, é preciso orientação porque, como ele contém conservantes, há risco, ainda que pequeno, de provocar uma conjuntivite alérgica.

"As pessoas só devem usar colírio quando têm algum problema detectado e com orientação médica. Colírio bom mesmo para o olho é a lágrima", afirma Denise Fornazari.

Bulas incentivam automedicação

Bulas incentivam automedicação, diz estudo

Folha de S.Paulo

As bulas dos remédios vendidos nas farmácias brasileiras são incompletas e incentivam a automedicação, aponta um estudo recém-concluído do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). Isso, diz a entidade, pode comprometer seriamente a saúde das pessoas.

O antidepressivo Prozac (da Eli Lilly), por exemplo, traz o alerta de que pacientes jovens podem ter idéias e comportamentos suicidas durante o tratamento. E avisa: "Os médicos devem ser consultados imediatamente se os pacientes de todas as idades relatarem quaisquer pensamentos suicidas". O Cloridrato de Fluoxetina (da EMS), uma das versões genéricas do Prozac, simplesmente não diz nada sobre esse risco.

O Idec se debruçou sobre as letras miúdas que acompanham 19 remédios (antidepressivos, calmantes, antiinflamatórios, vasodilatadores, anti-reumáticos e drogas contra pressão alta e para baixar o colesterol) e constatou que há diferenças significativas entre as informações dos medicamentos de referência (originais) e seus genéricos ou similares.

A entidade também comparou as bulas nacionais com as americanas. Nos Estados Unidos, os antiinflamatórios avisam --com destaque-- do risco de morte por problemas cardiovasculares durante o tratamento. No Brasil, o Voltaren e o genérico Diclofenaco Sódico (ambos da Novartis) não trazem esse alerta.

A mesma diferença, na comparação com o produto americano, foi encontrada nas bulas do antiinflamatório Cataflam (da Novartis) e do genérico Diclofenaco Potássico (da Medley). Em 2004, o antiinflamatório Vioxx foi retirado do mercado no mundo inteiro após um estudo ter mostrado o aumento do risco de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

"Essas irregularidades violam o direito do consumidor à informação correta e completa. Podem representar um risco à saúde. Existe muita intoxicação por remédios", diz Karen Lagen, a responsável do Idec pela pesquisa.

Automedicação

Há casos em que, na avaliação do Idec, as bulas incentivam que os pacientes façam uso de remédios sem acompanhamento médico. No antidepressivo Zoloft (da Pfizer), por exemplo, lê-se o seguinte: "Se você não responder à dose de 50 mg, pode aumentar a dose".

O estudo apontou ainda que muitos medicamentos não trazem orientações caso o paciente se esqueça de tomar uma dose. Supondo que deve tomar três doses ao dia e acidentalmente pulou a segunda, ele deve dobrar a terceira dose? Ignorar o esquecimento e tomar a terceira normalmente? Tomar a segunda dose imediatamente, não importando a hora? Segundo o Idec, 11 dos 19 medicamentos não sanam essa dúvida.

Para o médico sanitarista José Ruben de Alcântara Bonfim, coordenador da Sobravime (Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos), uma origem das falhas é o fato de as bulas não serem atualizadas periodicamente. "Como os médicos no Brasil não são obrigados a notificar os efeitos adversos dos medicamentos -apenas a indústria [farmacêutica]-, muitas bulas estão incompletas, desatualizadas."

Os laboratórios fabricantes dizem que apenas seguem as determinações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e que seus folhetos têm a aprovação da agência.

Para o Idec, a atuação da Anvisa está longe da ideal, pois permite que as bulas dos medicamentos de referência e as dos genéricos e similares sejam diferentes -embora o efeito no organismo deva ser, teoricamente, o mesmo. "A Anvisa deve ser mais rigorosa e melhorar a legislação", diz Karen Lagen.

A pesquisa do Idec chegou à Anvisa. A agência informou que as irregularidades apontadas serão investigadas.
"Se confirmadas, serão corrigidas e ensejarão medidas punitivas para os laboratórios infratores. O desrespeito às normas de registro de medicamentos constitui uma infração sanitária", disse Pedro Ivo Sebba Ramalho, da assessoria técnica da presidência da Anvisa.

As punições vão de uma advertência à apreensão dos produtos e à interdição das empresas. As multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

A agência informou ainda que está estudando fazer mudanças nas bulas para, "entre outros objetivos, viabilizar o direito à informação adequada e clara sobre produtos, em especial sobre os riscos".

OPORTUNIDADES DE EMPREGO

ENGENHEIRO DE MANUTENÇÃO ELÉTRICA / AUTOMATISMO

A MSA Consultoria em Recursos Humanos está assessorando uma multinacional francesa, de grande porte, do segmento industrial, que está em fase de ampliação de sua fábrica, no Rio de Janeiro, na busca de profissional para integrar o seu quadro de funcionários: Cargo: Requisitos Necessários: Graduação em Engenharia Elétrica / Eletrônica ou Eletrotécnica; Experiência de 5 anos na função de Técnico de Manutenção Elétrica ou Eletrônica. Experiência no ramo industrial. Possuir Conhecimento de Automação Industrial. Possuir Conhecimento em: Instalação e produção de fluídos (utilidades); Metrologia. Produtos e procedimentos de fabricação; Gestão de peças de reposição. Os interessados deverão encaminhar CV para aline.monteiro@msarh.com.br .



ANALISTA DE CONTROLE DE QUALIDADE JR

Assessorando nosso cliente, empresa Multinacional de Grande Porte, recrutamos para o Rio de Janeiro: ANALISTA DE CONTROLE DE QUALIDADE JR; Carga Horária: Escala de 12x36. Horário: 06:00h às 18:00h. Requisitos: Curso Técnico em Química complete. Superior Completo ou Cursando em Química ou Farmácia. Inglês Avançado. Domínio do Pacote Office. Experiência em analise de matéria-prima. Conhecimento de Espectrometria IR ou UV/visível, Densidade eletrônica + refratometria, Titulação potenciométrica + Karl fischer, Viscosidade em Brookfield, Cromatografia gasosa. Atividades: Analisar as matérias-primas conforme as especificações da empresa. Gerir e guardar a sua documentação, reagentes e padrões de análise. Guardar amostras na retenção. Fazer aferição e calibração dos equipamentos de controle. Os candidatos interessados deverão encaminhar seu CV COM PRETENSÃO SALARIAL para simtalentosconsultoria@yahoo.com.br, mencionando no campo assunto o nome da vaga.




GERENTE DE PROJETOS

Estamos selecionando para Multinacional do segmento de Telecomunicações, profissionais para atuar como Gerente de Projetos ( 4 vagas) na área de Telefonia Celular. Para todos os cargos é necessário Formação superior em telecomunicações e sólidos conhecimentos de PMI. Experiência em gerenciamento de projetos na área de transmissão de telefonia celular. Solicitamos envio do C.V. para e-mail aalmeida@grupofoco.com.br mencionando pretensão salarial.


ADMINISTRAÇÃO OU ENGENHARIA

Formação superior completa em Administração ou Engenharia (mandatório). Inglês fluente (mandatório). Necessário experiência na comercialização / negociação de produtos técnicos (motores, bombas, sistemas, etc). Conhecimento de informática (power point, ferramentas de email, internet, word, excell). Conhecimento de técnicas de negociação. Disponibilidade de fixar residência por conta própria em Macaé/ Região. Disponibilidade para eventuais embarques. Os interessados devem enviar CV com pretensão salarial para prs@grupofoco.com.br , mencionando o cargo no campo assunto.


ENGENHEIRO DE SUPORTE TÉCNICO AO PRODUTO

Estamos selecionando para Industria Multinacional localizada na região de Resende (RJ): Formação: Engenharia. Idioma : Inglês Fluente. Conhecimentos Específicos: Relacionamento com os clientes (diretos e clientes dos nossos clientes). Atendimento aos clientes - interface entre operações da Empresa e clientes; Especificações de assistência Técnica de produtos. Introdução de novos produtos no mercado; Abertura de novos mercados e novos canais de venda; Realiza suporte técnico a reclamações de clientes; Executa palestras e workshop's com clientes e influenciadores; Influencia positivamente os clientes quanto às tendências e oportunidades de mercado; Disponibilidade para fixar residência na região em questão. Os interessados devem enviar CV com pretensão salarial para prs@grupofoco.com.br , mencionando o cargo no campo assunto.

FARMACÊUTICO RT

Drogaria em Campo Grande (RJ) contrata farmacêutico RT por oito horas (diurno). A remuneração é o piso da categoria. Favor enviar currículo anexado ao corpo doe-mail para joaodoher@gmail.com


ENGENHEIRO DE VENDAS

Empresa nacional do segmento de equipamentos industriais. 1 vaga - Goiânia/Anápolis; 1 vaga - Rio de Janeiro; 1 vaga - Curitiba; 1 vaga - Porto Alegre; 1 vaga - São Paulo; Formação Superior em Engenharia Química, Alimentos, Farmacêutica, ou formação em Química Industrial; Experiência em contatos comerciais; Bons conhecimentos técnicos, se tiver conhecimento em elementos; filtrantes será diferencial; Inglês intermediário; Com carro e Carteira de Habilitação; Remuneração compatível e benefícios; interessados por gentileza enviar cv para cecilia@mussi.com.br



PROGRAMA DE ESTÁGIO 2008 (TÉCNICO)

MANPOWER BRASIL LÍDER MUNDIAL EM RECURSOS HUMANOS - Organização fundada em 1948, presente em mais de 70 países, com 400.000 clientes, referência como provedora de oportunidades qualificadas para mais de 2 milhões de pessoas por ano, identifica o seguinte profissional: PROGRAMA DE ESTÁGIO 2008 - P/ Indústria de Bebidas de GRANDE PORTE - Bolsa: R$ 520,00 + (transporte + Refeição no Local); Local: Campo Grande; Carga Horária: 6hs (Disponibilidade para manhã); Imprescindível: Ensino Técnico em Química ou Alimentos com previsão de formatura para Dezembro de 2008 ou Junho 2009. Quem irá perder a oportunidade de estagiar na MAIOR INDÚSTRIA DE BEBIDAS DA AMÉRICA LATINA???? Os interessados deverão enviar currículos com pretensão salarial para: marcia.costa@manpower.com.br. Indispensável colocar no assunto do e-mail - PROGRAMA DE ESTÁGIO 2008 (Técnico)


ANALISTA DE CQ

Indústria Farmacêutica Contrata: Analista de CQ, nível superior em química ou farmácia, experiência em análise de matéria-prima, produto acabado, água, osmose reversa, dissolução, espectrofotometria e conhecimento básico de HPLC. Por favor encaminhar o curriculum com pretensão salarial para garantia@makrofarma.com.br


ANALISTA DE CONTROLE DE QUALIDADE JR

Assessorando nosso cliente, empresa Multinacional de Grande Porte, recrutamos para o Rio de Janeiro: Carga Horária: Escala de 12x36. Horário: 06:00h às 18:00h. Requisitos: Curso Técnico em Química completo; Superior Completo ou Cursando em Química ou Farmácia; Inglês Avançado; Domínio do Pacote Office; Experiência em analise de matéria-prima; Conhecimento de Espectrometria IR ou UV/visível, Densidade eletrônica + refratometria, Titulação potenciométrica + Karl fischer, Viscosidade em Brookfield, Cromatografia gasosa. Atividades: Analisar as matérias-primas conforme as especificações da empresa; Gerir e guardar a sua documentação, reagentes e padrões de análise; Guardar amostras na retenção; Fazer aferição e calibração dos equipamentos de controle. Os candidatos interessados deverão encaminhar seu CV COM PRETENSÃO SALARIAL para simtalentosconsultoria@yahoo.com.br, mencionando no campo assunto o nome da vaga.



ENGENHEIRO DE VENDAS

Empresa nacional do segmento de equipamentos industriais. 1 vaga - Goiânia/Anápolis; 1 vaga - Rio de Janeiro; 1 vaga - Curitiba; 1 vaga - Porto Alegre; 1 vaga - São Paulo; Formação Superior em Engenharia Química, Alimentos, Farmacêutica, ou formação em Química Industrial; Experiência em contatos comerciais; Bons conhecimentos técnicos, se tiver conhecimento em elementos; filtrantes será diferencial; Inglês intermediário; Com carro e Carteira de Habilitação; Remuneração compatível e benefícios; interessados por gentileza enviar cv para cecilia@mussi.com.br



ANALISTA DE QUALIDADE JR

Assessorando nosso cliente, empresa Multinacional de Grande Porte, recrutamos para o Rio de Janeiro: ANALISTA DE QUALIDADE JR. Horário: noturno. Requisitos: Superior Completo em Engenharia Química, Farmácia ou Química. Inglês Intermediário. Usuário do Pacote Office. Conhecimentos técnicos de bancada, preparo de soluções, analyses físico-quimicas e de packaging. Os candidatos interessados deverão encaminhar seu CV COM PRETENSÃO SALARIAL para simtalentosemprego@yahoo.com.br, mencionando no campo assunto o nome da vaga.




ESTAGIÁRIO DE QUALIDADE

Assessorando nosso cliente, empresa Multinacional de Grande Porte, recrutamos para o Rio de Janeiro: ESTAGIÁRIO DE QUALIDADE. Local: Pavuna. Requisitos: Cursando Graduação em Química Industrial, Engenharia Química ou Farmácia com previsão de formatura para julho de 2009 ou dezembro de 2009. IMPRESCINDÍVEL Inglês Avançado. Domínio do Pacote Office. Conhecimento de Química em geral com ênfase em química analítica. Noções de ISO 9000 e GMP. Experiência com estágio na área industrial e conhecimento de técnica de bancada (pilotos) e analíticas. Conhecimento de Gestão de indicadores. Atividades ligadas aos Laboratórios físico químico e microbiológico: Preparo e fatoração de soluções e meios de cultura. Medidas de viscosidade, pH, densidade, etc. Fabricação de lotes pilotos em laboratório. Atividades ligadas à Garantia da Qualidade (Norma ISO 9000). Projetos de melhoria. Os candidatos interessados deverão encaminhar seu CV COM PRETENSÃO SALARIAL para simtalentosestagio@yahoo.com.br, mencionando no campo assunto o nome da vaga.




ANALISTA DE CONTROLE DE QUALIDADE JR

Assessorando nosso cliente, empresa Multinacional de Grande Porte, recrutamos para o Rio de Janeiro: ANALISTA DE CONTROLE DE QUALIDADE JR. Requisitos: Curso Técnico em Química complete. Superior Completo ou Cursando em Química ou Farmácia. Inglês Avançado. Domínio do Pacote Office. Experiência em analise de matéria-prima. Conhecimento de Espectrometria IR ou UV/visível, Densidade eletrônica + refratometria, Titulação potenciométrica + Karl fischer, Viscosidade em Brookfield, Cromatografia gasosa. Atividades: Analisar as matérias-primas conforme as especificações da empresa. Gerir e guardar a sua documentação, reagentes e padrões de análise. Guardar amostras na retenção. Fazer aferição e calibração dos equipamentos de controle. Os candidatos interessados deverão encaminhar seu CV COM PRETENSÃO SALARIAL para simtalentosconsultoria@yahoo.com.br, mencionando no campo assunto o nome da vaga.


PROPAGANDISTA

Experiência mínima de 1 ano na Indústria Farmacêutica; Formação em farmácia ou marketing; Atuação: 2 vagas efetivas para o RJ (Ipanema ou Campo Grande). 1 vaga estágio para o RJ (Centro). 1 vaga efetiva para SP. 1 vaga efetiva para Sorocaba. Mandar cv para rh@captativa.com.br





ENGENHEIRO DE RISCOS

Cargo: Engenheiro de Riscos. Local: Centro - RJ. Horário: 08:00 às 17:00h (seg a sex). Salário: A/C. Vínculo: Efetivo. Perfil: Escolaridade: Ensino Superior Completo Engenharia (Química/Produção/Mecânica/, Projetos/Instrumentação ou similares). Informática: Pacote Office. Internet. Conhecimento em banco de dados. Línguas: Inglês fluente. Experiência: Conhecimento de Análise de Riscos e/ou sistema de gestão.Experiência em plantas de processo: óleo e gás (produção ou perfuração), petroquímica, química, farmacêutica, logística (transportes marítimos, aéreos ou ferroviários) mineração, siderurgia. Desejável curso de Engenharia de Segurança. Interessados mandar currículo no corpo do e-mail COM PRETENSÃO SALARIAL para talentosempresa8@betterrh.com.br com a vaga ENGENHEIRO DE RISCOS no campo assunto.



ENGENHEIRO QUÍMICO / QUÍMICO / QUÍMICO INDUSTRIAL COM MESTRADO

O Programa Novos Tecnologistas / Instituto Nacional de Tecnologia seleciona para projetos de pesquisa na área de Biodisel. Formação: Engª Química / Química / Química Industrial, Necessito de candidatos com mestrado (completo) para trabalhos em Projetos na área de Biodiesel. Valor de bolsa: R$1.500,00. A carga horária é a mesma do anterior 40h / semanais.Local de trabalho: Instituto Nacional de Tecnologia - INT - RJ. Os candidatos interessados deverão enviar currículo urgente para talentos@int.gov.br



TÉCNICO QUÍMICO

EMPRESA DE GRANDE PORTE DO RAMO ALIMENTÍCIO CONTRATA COM URGÊNCIA. Formação de Técnico em Química. Experiência de 1 ano. Disponibilidade para residir em Teresópolis-RJ. Interessados deverão enviar currículo com pretensão salarial para: rdcarvalho@ativaassessoria.com.br




ENCARREGADO DE CONTROLE DE QUALIDADE

Para trabalhar em Ind. farmacêutica - Veterinária - Rio de janeiro. ENCARREGADO DE CONTROLE DE QUALIDADE. Graduado em Farmácia ou Química. É imprescindível ter vivência acima de 3 anos nas rotinas de análises físico-químico, análises de matéria - prima, produto acabado, HPL, espectrofotômetro, BPL(boas práticas de laboratório), em BPF (boas práticas de fabricação), Desenvolvimento de métodos e validações, estabilidade e desenvolvimento de produtos. Um bom relacionamento interpessoal e habilidade para liderar equipes heterogêneas complementam o perfil. O interessados e que estiverem deverão enviar seu currículo para os endereços labuxbaum@ig.com.br



TECNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Experiência em Consultorias e assessorias em SMS, na área de Segurança do Trabalho e de meio Ambiente ( Licenciamento Ambiental de UEPs offshore junto ao IBAMA e avaliação de Estudos Ambientais ). Desejável conhecimento dos bancos de dados aplicados na área de Meio Ambiente, como: SIGRE, SIGEA, SMSnet, SINP-BC, Domínio do Pacote Office (Word, Excel, Power Point, Access e Project) . Local de Trabalho: Macaé, candidatos deverão residir na localidade. A empresa oferece salário atraente + benefícios de mercado. CV´s: brunanascimento@personalservice.com.br ou cristinasa@personalservice.com.br


GERENTE DE SMS


Experiência de 05 anos com gestão de equipes. Formação superior completa copm especializações na área. Vivência em Sistema de Gestão Integrada. Domínio do pacote office. Interessados enviar CV com Pretensão Salarial para jucecampos@personalservice.com.br.


DISPENSADOR DE FARMÁCIA

Hospital da cidade do Rio de Janeiro contrata profissionais para atuar como, Dispensador de Farmácia de ambos os sexos com 2º grau completo, é necessário experiência na função, como reposição das farmácias satélites nos horários determinados, fazer conferencia das medicações de alto custo na passagem dos plantões, controle de validade dos medicamentos, conferencia da temperatura de geladeira e do ambiente e outros. Oferecemos salário, VT e alimentação no local (sem desconto). Interessados devem enviar currículo para gaiavagas@gmail.com com assunto dispensador de farmácia, será aceito apenas os currículos com
experiência comprovada.


ENGENHEIRO MECÂNICO PROJETISTA

A MSA RH está assessorando uma multinacional francesa, do segmento industrial, líder em seu segmento na busca de um Engenheiros Mecânico Projetista. Os requisitos para o cargo são: Experiência de 3 anos em elaboração, implantação e desenvolvimento de projetos mecânicos na área industrial. - Apto a desenvolver projetos mecânicos para manutenção, implantação de melhorias, acompanhamento de disponibilidade de equipamentos, análise dos módulos de falhas, entre outros. - Experiência no desenvolvimento de projetos para instalações industriais, atuando na elaboração de documentos, pareceres e especificações técnicas, fluxogramas de processos, seleção de componentes e equipamentos, definição de layout e melhorias de cálculo. Apoio técnico a equipe de manutenção e planejamento, propondo melhorias e soluções nos problemas de manutenção utilizando ferramentas e programas como: MS-Project. Análise de falhas; TPM; Auto Cad; Identificação e controle dos riscos ergonômicos, a saúde e a segurança do trabalho. Formação: Desejável Engenharia Mecânica. Inglês nível básico. Conhecimentos de francês. Os interessados deverão encaminhar CV para aline.monteiro@msarh.com.br.



ENGENHEIRO DE MANUTENÇÃO ELÉTRICA / AUTOMATISMO

A MSA Consultoria em Recursos Humanos está assessorando uma multinacional francesa, de grande porte, do segmento industrial, que está em fase de ampliação de sua fábrica, no Rio de Janeiro, na busca de profissional para integrar o seu quadro de funcionários: Requisitos Necessários: Graduação em Engenharia Elétrica / Eletrônica ou Eletrotécnica. Experiência de 5 anos na função de Técnico de Manutenção Elétrica ou Eletrônica. Experiência no ramo industrial. Possuir Conhecimento de Automação Industrial. Possuir Conhecimento em: Instalação e produção de fluídos (utilidades). Metrologia; Produtos e procedimentos de fabricação; Gestão de peças de reposição. Os interessados deverão encaminhar CV para aline.monteiro@msarh.com.br .


BIOINFORMÁTICA E MODELAGEM MOLECULAR

"Grupo de pesquisa em Biologia Computacional na FIOCRUZ está selecionando candidatos para o desenvolvimento de trabalho de pesquisa na área de bioinformática e modelagem molecular. O candidatado selecionado receberá bolsa por 6 meses com possibilidade de renovação por mais 6 meses no valor de R$ 1000 a R$ 1500, dependendo do nível de escolaridade (mínimo graduação). Os candidatos, com disponibilidade imediata para começar, deverão comprovar experiência em bioinformática e/ou modelagem molecular de proteínas, estar familiarizado com Linux e saber programar em Perl e/ou Python. O projeto envolve o desenvolvimento de um pipeline para priorização de alvos moleculares em genomas de organismos causadores de doenças negligenciadas (http://www.biowebdb.org/protozoadb). Maiores informações com o Dr. Alberto Davila (davila@fiocruz.br) ou com o Dr. Floriano Paes (floriano@ioc.fiocruz.br)"



INSTRUTORES TÉCNICOS

Consultoria seleciona para empresa nacional atuante na prestação de serviços de calibração de equipamentos e controle de qualidade: INSTRUTORES TECNICOS - 02 VAGAS. 2º grau completo (desejável Técnico em Quimica). Irá atuar ministrando treinamento (foco em atendimento, produtos e segurança) para equipe de frentistas no postos de gasolina. Disponibilidade para viagens e desejável CNH B. Salário fixo+Periculosidade+VR+AM+Despesas de viagem. Interessados deverão encaminhar currículo com pretensão salarial no corpo do email para equiperhrj@yahoo.com.br com o assunto: INSTRUTOR TECNICO


ANALISTA DE CONTROLE DE QUALIDADE

Industria Farmacêutica oferece a seguinte vaga: Cargo: Analista de Controle de Qualidade (serviço temporário - contrato de 6 meses). Nível: Superior completo em Farmácia ou Química. Salário: R$ 2232,00 + Vale transporte. Alimentação no local. Os candidatos devem encaminhar currículo para o e-mail: flavia@erowlabs.com.br. Região: Rio Cumprido - Rio de Janeiro. Horário: 7:34h as 17:00h (compensação de pontes e recesso). GOSTARIA DE ACRESCENTAR A INFORMAÇÃO DE QUE A VAGA É PARA O RIO DE JANEIRO - RJ E RESSALTAR QUE, É PARA NÍVEL SUPERIOR COMPLETO EM FARMÁCIA OU QUÍMICA.



TÉCNICO QUÍMICO

Empresa Qualiplus Ind. e Com. Ltda, Vaga: Técnico Químico com registro no CRQ. Experiência: Análise química de água, análises de produtos cosméticos, controle em processo, análise de MP e ME, coleta de amostras, preparo e padronização de soluções, calibração de equipamentos. Salário: a combinar. Horário: 12:00 às 22:00h de 2ª a 6ª feira e sábados de 07:30 às 16:30h (alternados). End. Estrada dos Bandeirantes, 2709 - Taquara -Jpa - RJ. Contato abaixo: Eloá Dantas - Controle de Qualidade - Tel.: 21 - 2445-0572 - cqualidade@qualiplusind.com.br - cqualiplus@yahoo.com.br


TÉCNICO QUIMICO

Piraquê. Sexo masculino. Acima de 26 anos. Experiencia de 6 meses na área. Ensino medio tecnico em quimica, com registro CRQ. Horario: 12:00hs. as 22:00hs. de seg. a sexta, e sababdos intercalados. Salario R$ 1.100,00, vale transporte e refeicao no local. Deixar curriculum em nossa empresa, no setor de recursos humanos a partir de segunda feira dia 14/01. no horario da manha (9:00hs. as 11:20hs.). Obs: Nao serao selecionados aqueles com nivel superior na area. Qualquer duvida entrar em contato com LILIAN no tel 2450-2363 Rama 1153.


FARMACÊUTICO

Dermage farmácia de manipulação e indústria de cosméticos contrata: Necessário possuir experiência em gerenciamento de toda loja, desde parte técnica, quanto parte comercial, equipe de vendas. Superior completo. Local de Trabalho: Zona Sul. Salário + VT + VR + AM + AO+ Comissão. OS INTERESSADOS DEVERÃO ENCAMINHAR CURRÍCULOS PARA curriculo@dermage.com.br, FAVOR COLOCAR NO CAMPO ASSUNTO O NOME DA VAGA EM QUESTÃO.



FARMACÊUTICO

Para Responsabilidade Técnica com experiência em Assuntos Regulatórios. Indústria farmacêutica no RJ. Aos interessados enviar curriculum para: samanthabrigo@gmail.com


TÉCNICO DE LABORATÓRIO

Com experiência em Validação Analítica e Estabilidade. Indústria farmacêutica no RJ. Aos interessados enviar curriculum para: samanthabrigo@gmail.com

2.12.2008

Ter vida saudável aos 70 anos amplia sobrevivência

Ter vida saudável aos 70 anos amplia sobrevivência, diz pesquisa
Adoção de hábitos saudáveis ajuda a chegar aos 90.
Pesquisa foi realizada por cientistas americanos.

Nunca se é velho demais para aderir a um estilo de vida saudável, afirmaram pesquisadores, segundo os quais medidas como praticar regularmente exercícios físicos e parar de fumar aos 70 anos de idade aumentam as chances que uma pessoa tem de chegar aos 90.

Os cientistas tentaram descobrir, com sua pesquisa, o que as pessoas podem fazer no começo da terceira idade para prolongar sua vida preservando boas condições de saúde --uma questão vital, já que a população se torna mais idosa nos EUA e em outros países.

Durante 25 anos, os pesquisadores acompanharam cerca de 2.400 médicos do sexo masculino cuja média de idade era de 72 anos no começo da década de 80, quando começaram a participar do estudo.

Os que praticavam exercícios físicos duas a quatro vezes por semana, não fumavam, mantinham seu peso e pressão sanguínea em níveis normais e não apresentavam diabete tiveram uma chance 54 por cento maior de chegar aos 90.

Adotando qualquer uma dessas medidas ou qualquer combinação delas também resultou em um aumento da expectativa de vida.

Mas os homens que não aderiram a nenhuma delas apresentaram uma chance de apenas 4 por cento de chegar aos 90 anos de idade, afirmaram os pesquisadores na revista Archives of Internal Medicine, na segunda-feira.

"Antes de ser surpreendente, isso (o resultado dos estudos) é tranquilizador", afirmou Laurel Yates, da Faculdade de Medicina Harvard, em Boston, que comandou o estudo.

Segundo Yates, as mensagens sobre a necessidade de um estilo de vida saudável costumam ser direcionadas para as pessoas de meia-idade, de forma que é positivo ver que tais fatores também podem ajudar os mais velhos a viverem mais tempo.

"As mudanças no estilo de vida são as mais difíceis de se fazer. É muito mais fácil tomar uma pílula. Então, cabe a cada pessoa mudar", afirmou Yates. "Se alguém me perguntar o que é o principal a ser feito, eu diria que o principal são duas coisas: não fumar e fazer exercícios."

O pesquisador disse que, segundo pesquisas, a carga genética das pessoas responde por apenas 25 a 30 por cento quando se trata de determinar o tempo de vida de alguém. Os demais fatores desempenham um papel mais importante.

Medicamento contra fadiga muscular pode ajudar cardíacos

Medicamento contra fadiga muscular pode ajudar cardíacos

Cientistas identificam vazamento de cálcio que seria responsável pelo sintoma.
Cientistas da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo um remédio para aliviar a fadiga pós-exercícios extremos que pode beneficiar pacientes de doenças cardíacas, segundo artigo publicado no site da revista especializada Proceedings of the National Academy of Sciences.

De acordo com a equipe de cientistas, a fadiga se dá por causa do vazamento de cálcio para dentro das células musculares.

Os cientistas desenvolveram um remédio que acaba com esses vazamentos e que já foi testado com sucesso para aliviar a fadiga em camundongos exaustos.

Os pesquisadores afirmam que o vazamento de cálcio também pode ser responsável pela exaustão em pacientes cardíacos.

O estudo aumenta a esperança de que a nova droga possa ser usada para aliviar sintomas que podem ser altamente debilitantes.

Danos ao músculo

Antes, acreditava-se que a fadiga que se segue a intensos e contínuos exercícios, como a corrida de uma maratona, era causada pelo acúmulo de ácido láctico nos músculos, mas a teoria vem sendo questionada por alguns fisiologistas.

A nova pesquisa aponta um vazamento mínimo para dentro das células musculares como o responsável pelo sintoma.

O excesso de cálcio - que resulta do vazamento dentro das células musculares - enfraquece a força produzida pelo músculo e "ativa" uma enzima digestora de proteínas, que danifica as fibras musculares.

Os pesquisadores identificaram o vazamento nos músculos de camundongos depois de três semanas de um regime diário de natação e, em humanos, depois de três dias de ciclismo intenso.

A equipe da Columbia já havia identificado previamente o mesmo vazamento em músculos de animais com deficiências cardíacas.

Os pesquisadores ressaltam que o vazamento só foi encontrado em humanos e camundongos exaustos por conta de exercícios.

Em circunstâncias normais, o corpo consegue reparar qualquer dano aos músculos, mas a pesquisa sugere que pacientes com deficiências cardíacas crônicas sofrem vazamentos constantes, que nunca dão aos músculos a chance de se recuperar.

O estudo indica que é esse vazamento, e não a redução de sangue e oxigênio enviados aos músculos pelo coração, que causa a fadiga debilitadora normalmente associada à condição.

Essa fadiga pode ser tão severa que os pacientes às vezes não conseguem se levantar da cama, escovar os dentes, ou mesmo se alimentar.

Efeito da droga

Os pesquisadores deram a droga experimental para os camundongos antes de os animais começarem o regime de três semanas de natação.

Sem o remédio, os animais estavam exaustos depois de três semanas, mas aqueles que tomaram a droga permaneceram com energia ao fim do programa de exercícios, e seus músculos mostraram menos sinais de danos.

Os cientistas agora planejam testar a droga em pacientes com deficiências cardíacas, mas eles alertam que, mesmo se os testes forem bem-sucedidos, ainda deve demorar alguns anos para que o remédio esteja disponível nas farmácias.

John Brewer, diretor da Academia de Ciências do Esporte Lucozade, na Inglaterra, disse que os resultados da pesquisa são interessantes, mas terão que ser verificados em novos estudos com humanos.

Segundo Brewer, há provas suficientes de que o ácido láctico é o principal responsável pela fadiga depois de exercícios intensos. Para ele, o vazamento de cálcio seria mais um fator dessa fadiga.

Em 2005, cerca de 300 mil pessoas morreram de doenças cardiovasculares mo Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Farmanguinhos poderá produzir mais um antiretoviral.

Farmanguinhos poderá produzir mais um antiretoviral.
11 de fevereiro de 2008
Denise Monteiro
Farmanguinhos poderá fornecer ao Ministério da Saúde o medicamento tenofovir, um dos mais usados no tratamento com antiretroviráis em vários países. Em 23 de janeiro de 2008 o escritório de patentes dos EUA – USPTO – cancelou quatro patentes que visavam proteger o medicamento tenofovir, do laboratório Gilead. O cancelamento possibilita que outros laboratórios possam estar produzindo o medicamento, ampliando o acesso à população e a queda dos preços.

O tenofovir é vendido no Brasil ao preço aproximando de US$ 3,80 a unidade, atualmente o Ministério da Saúde compra 12 milhões e 600 mil comprimidos ao ano, o que representa um gasto em torno de US$ 48 milhões na compra desse medicamento.

As patentes americanas foram concedidas em 1999 e 2000, em seguida a Gilead depositou pedido de patente brasileira junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Em 2007, a PUBPAT (Public Patent Foundation) requereu seu cancelamento aos EUA, os argumentos foram tão fortes que três examinadores do USPTO que haviam assinado o parecer foram unânimes pelo cancelamento.

O tenofovir é um novo medicamento e está sendo cada vez mais prescrito no tratamento de antirretrovirais, tanto para pacientes de primeira vez, como para os que usam outros tratamentos há vários anos, pois provoca menos efeitos colaterais. Os portadores de HIV/Aids afirmam que o tenofovir oferece uma nova esperança.

O mais novo guia de tratamento por antirretrovirais da Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a importância do tenofovir em países com poucos recursos e infra-estrutura, recomendando seu uso nos casos de primeira e segunda escolha. Contraditoriamente, nestes países seu acesso é restrito, por seu preço elevado.

Pensando em um tratamento que proporcione melhor qualidade de vida aos portadores de HIV/Aids, que não onere demasiadamente os cofres públicos e que possibilite acesso a um número maior de pacientes, Farmanguinhos deu entrada junto ao INPI, em dezembro de 2005 (antes mesmo de ação semelhante nos Estados Unidos), ao subsídio a exame no pedido de patente do tenofovir, com a finalidade de impedir sua concessão no país.

O argumento usado foi de que já era de conhecimento público a molécula tenofovir disoproxil; portanto, produzir o sal de fumarato (tenofovir disoproxil fumarate –TDF) dessa molécula é óbvio para um técnico no assunto e uma prática comum na indústria farmacêutica. O que não deve ser considerada invenção.

A pesquisadora de Farmanguinhos, Wanise Barroso, foi à Université Aix-Marseille para estudo sobre a matéria reivindicada no pedido de patente, com ajuda de custo do Programa Nacional de DST/Aids e do Ministère des Affaires Etrangères. Após o estudo Farmanguinhos concluiu que o medicamento tenofovir não apresenta requisitos de patenteabilidade.

Se a patente depositada no Brasil pela Gilead fosse concedida, a produção genérica do tenofovir só poderia ser comercializada a partir de 2018; além disso, a produção futura de combinações em dose fixa contendo o tenofovir também seria bloqueada. Tal fato provocaria um atraso no tratamento dos pacientes, pois as combinações de medicamentos tiveram enorme impacto na sua ampliação global na luta contra a AIDS, por permitir a simplificação do tratamento.


Farmanguinhos já avançou nos estudos para viabilizar a produção do tenofovir. Se o INPI seguir as mesmas diretrizes de exame do USPTO (os requisitos de patenteabilidade dos EUA são idênticosl) a patente também não será concedida no Brasil, e Farmanguinhos poderá, em curto prazo, oferecer ao Ministério da Saúde o medicamento a um preço muito inferior ao fornecido pelo Gilead (bem como as formulações contendo o mesmo princípio ativo),estendendo o tratamento com essa droga a mais pacientes.

Basta aguardar a decisão do INPI que irá possibilitar aos portadores de AIV/Aids uma nova esperança de tratamento.

2.11.2008

Veja os riscos de usar bronzeador caseiro

Uma receita rápida, barata e perigosa. É assim que pode ser descrito o mais prejudicial dos bronzeadores caseiros: o chá de folha de figo. Desde o início do verão, em 21 de dezembro, o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), do Hospital do Andaraí - RJ, já atendeu a 90 casos de vítimas de queimaduras de primeiro e segundo graus.

Fonte: Terra