2.04.2016

"2016 terá retomada do crescimento", diz Dilma em evento em Minas Gerais





Durante inauguração de fábrica da cervejaria em Uberlândia, Minas Gerais, nesta quinta-feira (4), a presidente Dilma Rousseff destacou que 2015 foi um ano “bastante desafiador” para a economia brasileira, e que o governo busca transformar 2016 no ano da retomada do crescimento. Segundo ela, o governo tem estratégias para superar as dificuldades “momentâneas”.
“Numa crise você pode usar todos os seus esforços para superar desafios, encontrar novos caminhos. Não podemos desperdiçar a nossa crise, por isso temos uma série de propostas no campo tributário, de regulação, da Previdência e de melhoria do ambiente de negócios no Brasil”, afirmou.

1 / 14

Dilma destacou que o governo está buscando aumentar os investimentos privados e manter os investimentos públicos. “Faremos um esforço ao longo do ano na área de leilões para a concessão de ferrovias, portos, aeroportos e rodovias, mas também dentro de um quadro de busca de ampliação de investimentos privados”.
Ela lembrou do apelo “encarecido” que fez no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de união entre os diversos setores para superar a crise. Na semana passada, o chamado Conselhão reuniu representantes da sociedade civil e empresários para debater medidas econômicas. Foi o primeiro encontro de 2016, depois de um ano e meio sem reuniões do conselho.
Com Agência Brasil

Cientistas dizem que 'é hora de cancelar Olimpíadas no Rio' por surto do Zika

Segundo especialistas norte-americanos, é irresponsável prosseguir com Jogos e jovens não vão querer vir ao Brasil

O Dia
Estados Unidos - O alarme com o Zika vem causando cada vez mais preocupação com as Olimpíadas Rio 2016, em agosto, já que o Brasil é o país mais afetado pelo vírus. A revista "Forbes" publicou nesta quarta-feira um artigo que pede o cancelamento do evento por causa dos riscos do surto, além de fazer duras críticas a respeito da poluição na Baía de Guanabara. De acordo com o texto, é irresponsável prosseguir com os Jogos já que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a epidemia uma emergência mundial de saúde pública.
"Parece que é hora de cancelar os jogos Olímpicos 2016 no Rio de Janeiro. A razão é simples: mulheres não podem viajar para lá em segurança", diz o texto dos pesquisadores Arthur Caplan e Lee Igel. "Enquanto as águas poluídas e problemas de segurança já dificultam as coisas para qualquer visitante lá, agora o Brasil está na linha de frente da epidemia do vírus Zika", escreveram especialistas em esporte.
Risco de contrair Zika vírus durante as Olimpíadas preocupa comunidade internacional
Foto: Fiocruz imagens
"Quem vai viajar para o Rio em meio a uma epidemia de Zika? Não mulheres jovens, que podem ficar grávidas e dar à luz a uma criança com deficiência", alertam. Após a notícia de que uma pessoa nos Estados Unidos foi infectada com o vírus depois de ter relações sexuais com um turista que havia voltado da Venezuela, é dito também que nenhum "jovem sexualmente ativo vai querer vir ao Rio e correr o risco de transmitir a doença para uma parceira".
O surto da doença chegou a ser comparado a um filme de ficção científica de Hollywood. De acordo com o artigo, os atletas que virão ao Rio estão "bolando esquemas" para se proteger melhor do mosquito e "estocando repelentes". "Os atletas ainda querem ir ao Rio, mas é impossível que o Comitê Olímpico Internacional deva permitir isso", critica a revista.
Após falar sobre ações coordenadas que o país deve fazer, é apontado que o país está "quebrando" antes mesmo de pagar pelas Olimpíadas. "Onde deveria estar a prioridade financeira no meio de uma epidemia? (...) O Brasil vai se afundar em dívidas tentando combater a epidemia enquanto paga pelos Jogos", diz o texto.
"O Comitê precisa mudar os Jogos de lugar, adiá-los ou cancelá-los. Prevenção é o melhor jeito de encarar uma séria ameça à humanidade", finaliza o artigo.
No Brasil
Nesta segunda-feira, o ministro-chefe da Casa Civil, ministro Jaques Wagner, disse que não há a possibilidade de haver cancelamento das Olimpíadas do Rio devido à gravidade do problema.
A presidente Dilma Rousseff anunciou em pronunciamento em cadeia nacional de TV nesta quarta-feira que o governo federal fará "tudo, absolutamente tudo" para proteger as grávidas da ameaça do vírus. Ela reiterou que conversou com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre uma parceria para buscar uma vacina contra o Zika.
O Comitê Organizador Rio 2016 informou nesta terça que vendeu 2,75 milhões de ingressos para os Jogos, o que equivale a 74% da meta de arrecadação financeira estimada. Foram disponibilizadas 5,2 milhões de entradas para as competições entre 5 a 21 de agosto

Neurose Obsessiva Compulsiva (TOC)

por Deise Vasconcelos, 
Milena Tarcila e Renata Itaparica 


Em Psicanálise, o TOC (Neurose Obsessiva Compulsiva) descrita por Freud desde o inicio de seu estudo contribui enormemente para a construção da teoria psicanalítica. 

Estudando o funcionamento dos sintomas obsessivos, ele concluiu sobre os aspectos fundamentais do funcionamento do aparelho psíquico. Na introdução do “Homem dos Ratos”, Freud (1909) diz que a neurose obsessivo-compulsiva não é algo em si fácil de entender – é muito menos fácil do que um caso de histeria. “A linguagem de uma neurose obsessiva, ou seja, os meios pelos quais ela expressa seus pensamentos secretos, presume-se ser apenas um dialeto da linguagem da histeria" (Freud, 1909, pág. 143).

Na neurose obsessiva é encontrada pela primeira vez nos sintomas bifásicos, nos quais uma ação é cancelada por uma segunda, do modo que é como se nenhuma ação tivesse ocorrido, ao passo que na realidade, ambas ocorreram. (Freud, 1925, pág. 120)

O sintoma dessa neurose  é ao mesmo tempo aquilo que oculta e que revela o insuportável para o ego consciente, sendo aquele que no curso da análise revelará o caminho da fixação pela linha regressiva do tempo que se pode promover pela livre associação e pela neurose de transferência. 

Os atos compulsivos mais comuns podem ser reduzidos a cinco categorias primárias: rituais envolvendo a verificação; rituais envolvendo a limpeza; pensamentos obsessivos sem compulsões; lentidão obsessiva e rituais mistos. 

Em O Homem dos Ratos, Freud (1909) pela primeira vez reconhece o conflito entre amor e ódio como uma possível base para a neurose. Charchamorich e Fetter (2005) apontam este estabelecimento do conceito de ambivalência psíquica por Freud como um grande passo no sentido de reconhecer o conflito interno, em sua origem e não apenas em seu desenvolvimento. Zimermam (1999) aponta como principais fatores etiológicos a existência de:

  -  Pais obsessivos que impuseram um superego por demais rígido e punitivo;
  -  Uma exagerada carga de agressão que o ego não conseguia processar, e, igualmente, uma falha da capacidade do ego na função de síntese e discriminação das permanentes contradições que atormentam o obsessivo;
  - Do ponto de vista estrutural, há um constante conflito inter-sistêmico (o ego está submetido ao superego cruel e pressionado pelas demandas do id); e há ainda um conflito intra-sistêmico (dentro do próprio id, as pulsões de vida e de morte podem estar em um forte conflito; ou nas representações do ego, o gênero masculino e o feminino não se entendem entre si).
  - O entendimento da importância da defecação para a criança, com as respectivas fixações anais que se organizam em torno das fantasias que cercam o ato de defecar.

Freud (1909) diz que as idéias obsessivas têm a aparência de não possuírem nem motivo nem significação. O primeiro problema é saber como lhe dá um sentido e um status na vida mental do paciente, de modo a torná-las compreensíveis, e mesmo, óbvias. 

A solução se dá ao se levar as idéias obsessivas a uma relação temporal com as experiências do paciente, quer dizer, ao se indagar quando foi que uma idéia obsessiva particular fez sua primeira aparição e em que circunstancias externas ela está apta para voltar a ocorrer; uma vez descobertas as interconexões entre uma idéia obsessiva  e as experiências do paciente não haverá de se ter acesso a “algo mais” na estrutura patológica – “seu significado, o mecanismo de sua origem e sua derivação das forças motivadoras preponderantes da mente do paciente.” (Freud, 1909, pág. 168) 

O neurótico normalmente tem consciência dos seus atos e pensamentos,  por isso uma dolorosa dissociação se estabelece no ego, e a pessoa afetada fica atormentada pelas repetições ideativas, podemos definir as obsessões ideativas, como intensificações de pensamento ego-distônicos, recursivos e intrusivos, que leva o paciente a ser pensado pelos seus muitos pensamentos, gerando uma ansiedade atormentadora, numa tentativa de aliviar a ansiedade causada por essas obsessões, o neurótico recorre a ações ritualizadas, que são as chamadas compulsões.

Essas compulsões dizem a  respeito a uma peculiaridade de determinados sintomas obsessivos: trata-se de pensamentos ou atos que o sujeito realiza ainda que lhe pareçam um corpo estranho, pensamentos ou atos movidos por uma força irresistível contra a qual o sujeito gostaria de lutar. A compulsão, nesse caso, resulta de um conflito psíquico e de uma luta subjetiva entre duas injunções opostas, estando o sujeito impossibilitado de escolher qualquer uma delas. 

Encurralado nessa hesitação exasperante, a resposta do sujeito é o ato compulsivo — Freud o considera uma compensação da dúvida — que se produz como uma espécie de "vazamento": a imagem aqui seria a do suco de uma fruta que, de tão espremido, acabaria escoando pelos cortes feitos na casca (HANNS, 1996).

De acordo com Freud (1909) a real significação atos obsessivo-compulsivos reside no fato de serem representantes de um conflito entre dois impulsos opostos de força aproximadamente igual.  Especificando melhor os sintomas da Neurose Obsessiva , encontramos:

 -   Essas pessoas são vítimas de suas compulsões;
 -  Uma outra peculiaridade marcante é a busca pela perfeição, tanto intrapsiquicamente como extrapsiquicamente. Sua exigência maior é encontrar aquilo que é perfeito, mesmo que racionalmente admita que tal exigência é absurda e frustrante.
 -  O desequilíbrio gera uma acentuada ambivalência relacional, são capazes de ruminar interminavelmente uma pequena atitude, desgastando e fadigando, qualquer pessoa de seu convívio;
 - Por causa do conflito interno, tudo que fazem requer  muito esforço, podem criar uma tempestade num copo d’água na realização de qualquer atividade corriqueira,por mais simples que esta nos pareça;
 - Os pensamentos intrusivos se avolumam de tal forma na mente neurotizada, que é muito comum ficarem presos por uma cadeia interminável de pensamentos, que por vezes paralisam totalmente ações práticas, fazendo com que a dúvida seja a regra geral do comportamento compulsivo obsessivo. São fracos em tomar decisões, não sabendo como agir frente a escolhas banais do cotidiano.

Para a Psicanálise, a neurose obsessiva compulsiva tem como origem um conflito psíquico infantil e uma fixação da libido no estágio anal de maturação, tal neurose manifesta-se através de ritos, podendo ser de tipo religioso, sintomas obsedantes e uma ruminação mental permanente, que dá origem a intermináveis dúvidas e escrúpulos que acabam por inibir o pensamento e a ação. 

Freud (1913) dizia que os pontos de fixação eram decisivos para a escolha da neurose e que obsessivo  regride ao nível anal-sádico da  libido, o que, diz ele anos depois, será ‘’decisivo a tudo que se segue’’ (Freud, 1926, p. 136).

REFERÊNCIAS

JOVIANE MOURA , Transtorno Obsessivo Compulsivo: Uma visão Psicanalítica, encontrado em : 
MARCOS OLIVEIRA, Neurose Obsessiva Compulsiva, encontrado em:  
JÔ GONDAR, Sobre as Compulsões e o dispositivo Psicanalítico. Ágora (Rio J.) vol.4 no.2 Rio de Janeiro July/Dec. 2001

Fátima, na defesa a Lula, alerta: não duvidem de nossa capacidade de luta

fatima ALE7380 Fátima: indignada com a reação da Casa GrandeA senadora Fátima Bezerra (PT-RN) confessou ao subir ao plenário nesta terça-feira (02): seu propósito inicial era falar sobre as perspectivas do ano que se inicia, mas mudou de ideia com a forma com que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua esposa, Marisa, vêm sendo atacados “da maneira mais sórdida e mais leviana”.

Dizendo-se “indignada” porque a motivação desses ataques de setores do Ministério Público e da grande imprensa não tem qualquer fundamento jurídico. “Faço esse protesto com a alma e com o sentimento de quem compartilha com o presidente Lula, em mais de três décadas, do sonho que é realmente termos uma sociedade, um mundo, com inclusão, com generosidade, com justiça para com o nosso povo, porque é disso que se trata exatamente a luta do Presidente Lula”, disse a senadora Fátima Bezerra, lembrando do “migrante nordestino que acreditou ser possível construir, ao lado de tantos outros filhos da margem, um partido de trabalhadores, um partido capaz de organizar milhares de brasileiros para destruir aquela muralha e construir um novo Brasil”.
Mas a Casa Grande, observou, não engole o “operário supostamente analfabeto que se transformou numa referência internacional, recebendo títulos em universidades de todo o planeta e ajudou a eleger a primeira mulher Presidenta do Brasil, quebrando mais um paradigma de nossa cultura”.
Fátima lembrou da crise política que atravessou todo o ano passado, situando sua origem na derrota candidato do PSDB, Aécio Neves, mas eleições de 2014. “Foi então que as elites verde-amarelas, lideradas pelo PSDB e pelo DEM, iniciaram uma verdadeira operação de guerra para retornar ao governo central”.
Inicialmente, a oposição apostou no impeachment da Presidenta Dilma, mas, ao escolher Eduardo Cunha para liderar a manobra, tornou o movimento golpista carente de credibilidade. Agora, prevendo o fracasso do golpe e temendo o potencial eleitoral de Lula nas eleições de 2018, aposta numa operação criminosa de caça ao ex-presidente, fazendo uma verdadeira devassa na vida de sua família em busca de indícios de corrupção.
Para tanto, servem-se do oligopólio da mídia e de setores conservadores do Judiciário, “que desprezam completamente o Estado Democrático de Direito e a Constituição Federal para tornar factíveis suas teorias infundadas”.
Ao final, a senadora Fátima Bezerra, assim como fizeram outros senadores que ocuparam a tribuna para defender Lula, assegurou que haverá resistência a qualquer tentativa de incriminar o ex-presidente. “Que ninguém ouse duvidar da nossa capacidade de luta, da capacidade de luta do povo brasileiro e da capacidade de luta dos trabalhadores e trabalhadoras, porque hoje, mais do que nunca, presidente Lula, nós somos não só seus filhos, nós somos, na verdade, seus companheiros”.

Propinas que envolve Aécio Neves (demorou)

Denúncia de lobista contra Aécio é 100% verossímil

Ao depor ontem na Lava Jato, o lobista Fernando Moura afirmou que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) conseguiu manter seu aliado Dimas Toledo numa das principais diretorias de Furnas, mesmo no governo Lula; por meio de nota, Aécio questionou que tivesse poderes para indicar alguém num governo do PT; o fato, no entanto, é que Dimas ficou no cargo até 2005 e só caiu quando Roberto Jefferson denunciou o mensalão de Furnas; além disso, antes da disputa presidencial de 2014, Aécio foi um discreto aliado do PT, mesmo estando no PSDB; em 2006, ele sabotou Geraldo Alckmin e permitiu que prosperasse o movimento "Lulécio"; em 2010, Aécio poderia até ter tido o apoio de Lula, caso tivesse trocado o PSDB pelo PMDB; até agora, três delatores já mencionaram esquemas de propinas que envolveriam Aécio

Desencontros...

Como já dizia Vinícius: "A vida é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros na vida". E, por conta desses desencontros, algumas vezes "permitimos" que a vida perca um pouco do seu brilho. Isso acontece quando rompemos com alguém a quem amamos e, no lugar daquele sentimento que nos preenchia, resta só a desilusão.
Por mais que os fatos revelem que tudo acabou, queremos nos agarrar ao que sobrou, ou até mesmo reviver os bons tempos ao lado daquela pessoa. Mas, como tudo na vida, os relacionamentos também servem para nos ensinar alguma lição...

Sofrer faz parte da vida, mas nenhuma dor dura para sempre. Às vezes, dar tempo ao tempo é a única saída que nos resta... é preciso seguir em frente aprendendo com os erros e descobrindo novos caminhos. Nessas horas, só o amor-próprio e uma boa autoestima podem ajudar a curar as feridas que ficaram. Os amigos também podem ajudar muito neste momento, pois são eles que estão sempre prontos para ouvir os nossos lamentos e, muitas vezes, as "promessas" de que não vamos amar a mais ninguém... Até que um belo dia acordamos cantando aquela música da Marisa Monte que diz: "...Depois de aceitarmos os fatos vou trocar seus retratos pelos de um outro alguém... Meu bem... Quero que você seja feliz hei de ser feliz também depois...".

Pois é, a vida é mesmo assim, se o tempo não é o remédio para todas as nossas dores, ele nos ensina que no final tudo dá certo... Um dia descobrimos que sofrimento cansa e tem prazo de validade. Descobrimos também que não somos metades de ninguém, e que não precisamos de alguém que nos complete, pois somos pessoas inteiras.
Para poder amar a alguém é preciso, antes, saber amar a si próprio e, isso, com o tempo a gente aprende... A gente aprende também que o amor verdadeiro acontece quando duas pessoas "inteiras" se encontram, não porque se precisam, mas porque têm muito a somar. Mas, antes disso, precisamos aprender a nos bastar e a solidão serve para nos ensinar. Aliás, solidão não é ser triste ou solitário, mas estar sem alguém e assim mesmo estar feliz em nossa própria companhia.

Quando colocamos as nossas expectativas em cima de outra pessoa esperando que ela nos supra com aquilo que nos falta, o resultado será sempre o fracasso, já que ninguém pode nos dar aquilo que nós não conseguimos alcançar pelos nossos próprios méritos.

Os relacionamentos têm mais chance de darem certo quando ambos respeitam o espaço do outro e permitem que ele seja exatamente quem ele é. Esperar que alguém seja aquilo que queremos é quase irreal. Podemos sim, apostar nas afinidades, sabendo o quanto elas são benéficas para uma relação, mas tentar modificar o outro, ou esperar que ele nos "faça feliz" é, com toda a certeza, o caminho para o fracasso de qualquer relacionamento.
No amor não existe regras, e ninguém tem a fórmula certa para um relacionamento feliz. Vivendo e aprendendo vamos construindo os nossos padrões. O que serve para uns, pode não servir para outros. O mais importante é não se acovardar diante dos fracassos, curar as velhas feridas e fazer novas tentativas. Amar pode dar certo, como diz  Roberto Shinyashiki.

  





Minhas Escolhas

Whitney Houston - I Will Always Love You

Colombianos encontram zika, dengue e chikungunya em um único paciente

Homem que trabalha viajando foi atendido em hospital no norte do país.
Apesar do receio de médicos, vítima se recuperou logo e não foi internada.

Rafael GarciaDo G1
Conjutivite em olho de paciente diagnosticado com zika, dengue e chikungunya (Foto: J. Infect. Public Health/divulgação) 
Conjuntivite em olho de paciente com zika, dengue e chikungunya 
(Foto: J. Infect. Public Health/divulgação)
Um grupo de infectologistas colombianos registrou pela primeira vez a ocorrência simultânea de dengue, chikungunya e zika em uma mesma pessoa. É o primeiro caso relatado de coinfecção por três dos vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti.
O paciente, um homem de 49 anos não identificado, viajava constantemente para diversas regiões do país e provavelmente foi exposto aos diferentes vírus em diferentes áreas, dizem os médicos.
O caso registrado no município de Sincelejo, no norte do país, vem sendo discutido por especialistas deste o início do mês após publicação de um estudo do grupo na revista "Journal of Infection and Public Health".
Segundo o artigo, liderado por Wilmer Villamil-Gómez, da Universidade de Cartagena, apesar de se tratar de um caso altamente preocupante, o homem foi medicado para controlar os sintomas e passa bem.
O homem buscou o hospital após ter passado quatro dias com febre de 38°C, conjuntivite e manchas avermelhadas nas costas e nos braços. Após serem submetidos a exames de anticorpos para detectar os três vírus, todos resultaram positivos.
Sem sinergia?
Além dos sintomas relatados pelo próprio paciente, os médicos ainda notaram avermelhamento dos gânglios linfáticos e inchaço nas pernas. Nenhum sintoma específico foi detectado como razão de interação entre os outros dois vírus, porém.

"Nenhum efeito sinergético dessas infecções virais foi observado porque o paciente não precisou de internação e se recuperou após procedimentos clínicos leves", escreveram os médicos.
O relato chegou a provocar ceticismo por parte de outros grupos de médicos colombianos, porque testes de anticorpos não são capazes de diferenciar bem os vírus da dengue e do zika. Os cientistas, porém, relataram ter confirmado o caso por teste de material genético do zika.
Apesar de os médicos terem conseguido controlar os sintomas no paciente até a viremia passar, é possível que outros casos de múltipla infecção venham a sofrer complicações específicas, já que o prognóstico varia muito de paciente para paciente.
Os pesquisadores afirmam que é preciso ficar atento para a coinfecção daqui para a frente em áreas como Brasil e Colômbia, onde circulam três dos quatro vírus mais patogênicos transmitidos pelo Aedes aegypti. O quarto, vírus da febre amarela, está sob controle na região por campanhas de vacinação.
 

Veja as regras do projeto que amplia para 20 dias a licença-paternidade

Mudança não será obrigatória e também beneficia pais de filhos adotivos.
Para entrar em vigor, projeto tem de ser sancionado pela presidente Dilma.

Do G1,
Pai caminha com seu filho preso ao peito. Projeto aprovado pelo Senado nesta quarta-feira (3) amplia de 5 para 20 dias a duração da licença-paternidade (Foto: Mint Images) 
Pai caminha com seu filho preso ao peito. Projeto aprovado pelo Senado nesta quarta-feira (3) amplia de 5 para 20 dias a duração da licença-paternidade (Foto: Mint Images)
As empresas vão poder ampliar de 5 para 20 dias a duração da licença-paternidade, segundo um projeto aprovado pelo Senado na quarta-feira (3). Para entrar em vigor, o texto ainda precisa ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff.
A nova regra faz parte do projeto que institui o marco legal da infância, que trata de políticas públicas para crianças de até seis anos de idade. Entre outros pontos, ele estabelece que as gestantes têm de receber apoio da União, dos estados e dos municípios durante toda a gravidez.
O que muda nas regras da licença-paternidade?
O texto propõe que a licença paternidade tenha mais 15 dias, além dos cinco hoje estabelecidos por lei. A regra só vale para os funcionários das empresas que fazem parte do Programa Empresa Cidadã, que já estende a licença-maternidade de quatro para seis meses.
A licença de 20 dias já está em vigor?
Não. Ela foi aprovada pelo Senado e ainda precisa ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff em forma de lei.
A licença-paternidade de 20 dias será obrigatória?
Não. Só valerá para as empresas que aderirem ao Programa Empresa Cidadã, regulamentado pelo governo em 2010. Esse programa já possibilita ampliar o prazo da licença-maternidade das trabalhadoras do setor privado de quatro para até seis meses. Antes de 2010, a extensão do benefício só existia para funcionárias públicas.
Quem terá direito a esta licença?
Segundo o texto do projeto enviado ao Senado, pode pedir o benefício o funcionário da empresa que aderir ao programa, desde que até dois dias úteis após o parto e comprovada a participação do pai em programa ou atividade de orientação sobre paternidade responsável. O texto não especifica quais programas são estes.
As novas regras vão valer para pais de filhos adotivos?
Sim. A prorrogação da licença também valerá para os empregados que tiverem guarda judicial para adoção.
O pai que tirar a licença receberá todo o salário?
Sim. O texto do projeto enviado ao Senado diz que "o empregado terá direito a sua remuneração integral", assim como a mãe em licença-maternidade.
Qual o benefício para a empresa que optar pela licença prorrogada?
O programa permite a empresa deduzir dos impostos federais o total da remuneração do funcionário nos dias de prorrogação da licença-paternidade, como já ocorre com os dois meses extras de licença-maternidade. A regra só vale para as empresas que têm tributação sobre lucro real.
Qual a obrigação do pai que tirar a licença de 20 dias?
Segundo o projeto, no período da licença, os pais e as mães não podem exercer qualquer atividade remunerada e a criança tem de ser mantida sob os cuidados deles. Se essa regra for descumprida, os funcionários perdem o direito à prorrogação.
Como as empresas podem aderir ao programa que prorroga a licença?
Segundo o Fisco, é preciso fazer o pedido de adesão exclusivamente na página da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) na internet. O acesso pode ser feito por um código de acesso, a ser obtido no site da Receita, ou por um certificado digital válido.

Os Cinco Reinos da Paz





Nós temos nosso próprio território de paz dentro de nós, que é composto de cinco reinos - nosso corpo, nossos sentimentos, nossas percepções, formações mentais e consciência. Temos que trazer a paz ao nosso corpo e remover seus conflitos, tensão e dor. Existem também muitas tempestades, aflições e dor no reino das nossas emoções. Temos que aprender a trazer a paz para esse território de sentimentos e emoções.
Quando eu olho para minha caneta, eu tenho uma percepção dela. Se minha percepção corresponde à realidade da caneta ou não é uma questão real - porque vivemos com muitas percepções errôneas. Acreditamos que somos os únicos a sofrer, que os outros estão nos fazendo sofrer e que eles não sofrem de jeito nenhum. Este é um tipo de percepção errônea. Se acharmos tempo para inspirar e expirar e encontrar a paz em nós mesmos, poderemos ver que as outras pessoas também sofrem enormemente, assim como nós, e precisam ser ajudadas, não punidas. Por isso a paz não poderá ser possível sem a remoção dos elementos de percepção. Quando nossas percepções nascem da raiva e do medo, elas não podem ser chamadas de percepções corretas. Por sua vez, nossas percepções erradas dão origem ao medo, à raiva e ao desespero, que podem nos levar a cometer atos de violência, punição e morte. Por causa disso, é muito importante praticar a meditação sentada e andando, para podermos trazer paz ao reino das nossas percepções e remover os elementos errôneos.
O quarto reino é aquele das formações mentais, cittasamskara. Uma formação (samskara) é algo que se manifesta quando muitas condições são reunidas. Uma flor é uma formação física - chuva, o sol, a terra, o tempo, o espaço se reuniram para que a flor se manifestasse. Nosso corpo é uma formação fisiológica. Todas as formações são impermanentes e estão em constante mudança. Nosso medo, nossa raiva, nossa discriminação, esperança, alegria e nossa plena consciência são formações mentais. Na tradição budista, identificamos cinqüenta e uma formações mentais. Quando contemplamos nossa mente, não estamos olhando para um espaço claro e vazio, olhamos para as nossas formações mentais.
Por fim, temos o reino da consciência. Temos que voltar ao lar da nossa consciência, porque nossa consciência é o chão de todas as coisas. Nosso corpo, nossos sentimentos, percepções e formações mentais nascem do chão da consciência. Não somente o nosso corpo contém nossa consciência, nossa consciência também contém o nosso corpo.


Livro "Peace Begins Here:
Palestinians and Israelis Listening To Each Other"
Autor: Thich Nhat Hanh
Tradução: Samuel Cavalcante

Bovespa opera em forte alta nesta quinta-feira

Dólar segue em baixa, refletindo percepção de que o Fed não aumentará os juros nos EUA

O índice Ibovespa, principal da bolsa brasileira, segue tendência de crescimento nesta quinta-feira (4). Na véspera, a bolsa fechou em alta de 2,57%. O avanço dos preços do petróleo e a queda do dólar impactaram positivamente o mercado financeiro do país, bem como as especulações de que o Fed, o banco central americano, não deverá aumentar os juros no país em 2016. 
O setor de mineração e siderurgia é o que mais se destaca no pregão de hoje, com a CSN, a Vale, e a Gerdau S.A. entre as maiores altas do Ibovespa. O avanço do setor pode estar relacionado à repercussão no mercado de uma matéria publicada hoje pela Folha de São Paulo, segundo a qual a presidente Dilma Rousseff, em conversa com Renan Calheiros (PMDB), presidente do Senado, teria concordado com o projeto de lei que põe fim à obrigatoriedade de a Petrobras ser a operadora exclusiva do pré-sal e ter no mínimo 30% dos campos da área leiloados. O projeto ainda irá à votação no Congresso. 
Com a desvalorização do dólar, o real se fortalece, favorecendo empresas como a Petrobras, cujas ações também registram grande crescimento nesta quinta-feira. 
Às 10h35, a taxa de crescimento era de 1,74%, a 40.276 pontos.
Às 10h51, o avanço era de 1,33%, a 40.114 pontos.
Às 12h57, o crescimento foi de 3,49%, a 40.968 pontos. 
Às 14h21, o Ibovespa subia 4,08%, aos 41.205 pontos, na esteira, principalmente, da forte valorização das ações da Petrobras e da Vale. Enquanto a PETR3, referente aos papéis ordinários da Petrobras, avançava 8,74%, a R$ 6,72, as ações preferenciais, PETR4, tinham alta de 5,12%, a R$ 4,72. Já a Vale registrava desempenho ainda melhor. As ações ordinárias da empresa (VALE3) subiam 14,32%, a R$ 10,03 e as preferenciais (VALE5) operavam com avanço de 10,78%, a R$ 7,71. 
Às 16:26, o índice avançava 3,36%, chegando aos 40.921 pontos. 
O Ibovespa já fechara na véspera em alta de 2,57%, aos 39.588 pontos, se recuperando, portanto, de forte queda na última terça-feira (2), quando as principais ações da bolsa brasileira (Petrobras, Vale e Itaú) despencaram e a arrastaram para uma baixa de quase 5%. 
Dólar segue operando em baixa
Nesta quinta-feira (4), o dólar opera em baixa, refletindo a percepção do mercado de que o Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA, não deverá elevar os juros em um futuro próximo. 
Às 9h49, a moeda norte-americana recuava 1,55%, vendida a R$ 3,8571. 
Às 10h21, o dólar caía 0,94%, a R$ 3,8586. 
Às 13h57, o recuo foi de 0,58%, valendo R$ 3,8729.
Às 14:39, a moeda americana registrava desvalorização de 0,44% frente ao real, cotada a R$ 3,8781.
Às 16:34, a baixa no dólar já era menor, de 0,05%, cotado a R$ 3,8933. 
Na quarta-feira (3), o dólar fechou em queda, registrando o seu menor valor no ano. A moeda americana, influenciada pela alta dos preços do petróleo e dados desanimadores sobre a economia dos EUA, terminou a sessão cotada a R$ 3,9181, em baixa de 1,7%. 
Na última segunda-feira (1), abertura do mês, o dólar já havia atingido sua menor cotação frente ao real até então, ao fechar vendido a R$ 3,9591. Com a baixa de hoje, a moeda estadunidense já acumula uma queda acumulada de 0,76 perante à brasileira em 2016.

Espiritismo não é uma religião

Sobre o Espiritismo
O termo "Espiritismo" (em francês: Spiritisme) surgiu como um neologismo criado pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail (conhecido por Allan Kardec) para nomear especificamente o corpo de ideias por ele sistematizadas em "O Livro dos Espíritos" (1857). Em virtude da existência de vários pontos em comum, os termos "espiritismo" e "espiritualismo" têm sido muitas vezes usados inapropriadamente como sinônimos.
O termo "kardecista" é repudiado por parte dos adeptos da doutrina que reservam a palavra "espiritismo" apenas para a doutrina tal qual codificada por Kardec, afirmando não haver diferentes vertentes dentro do espiritismo, e denominam correntes diversas de "espiritualistas". Estes adeptos entendem que o espiritismo, como corpo doutrinário, é um só, o que tornaria redundante o uso do termo "espiritismo kardecista". Assim, ao seguirem os ensinamentos codificados por Allan Kardec nas obras básicas (ainda que com uma tolerância maior ou menor a conceitos que não são estritamente doutrinários, como a apometria), denominam-se simplesmente "espíritas", sem o complemento "kardecista". Outra parcela dos adeptos, no entanto, considera o uso do termo "kardecismo" apropriado. O uso deste termo é corroborado por fontes lexicográficas como o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, o Michaelis Moderno Dicionário da Língua Portuguesa e o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa.
José Lacerda de Azevedo, médico espírita brasileiro, compreendia o kardecismo como uma "prática ou tentativa de vivência da Doutrina Espírita" criado por brasileiros.
As expressões nasceram da necessidade de alguns em distinguir o "espiritismo" (como originalmente definido por Kardec) dos cultos afro-brasileiros, como a Umbanda. Estes últimos, discriminados e perseguidos em vários momentos da história recente do Brasil, passaram a se auto-intitular espíritas (em determinado momento com o apoio da Federação Espírita Brasileira), devido à proximidade existente entre certos conceitos e práticas destas doutrinas. Seguidores mais ortodoxos de Kardec, entretanto, não gostaram de ver a sua prática associada aos cultos afro-brasileiros, surgindo assim o termo "espírita kardecista" para distingui-los dos que passaram a ser denominados como "espíritas umbandistas".

Allan Kardec.

O termo é mais comumente empregado ao Espiritismo (também chamado de Doutrina Espírita ou, popularmente, de Kardecismo), um conjunto de princípios e leis codificados por Allan Kardec em meados do século XIX. Refere-se a uma doutrina que trata da "natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal e as consequências morais que dela dimanam" e fundamenta-se nas manifestações e nos ensinamentos dos Espíritos. A Codificação Espirita está sistematizada nas seguintes obras publicadas pelo pedagogo francês Hippolyte León Denizard Rivail, sob o pseudônimo de Allan Kardec: O Livro dos Espíritos de 1857, O Livro dos Médiuns de 1861, O Evangelho Segundo o Espiritismo de 1864, O Céu e o Inferno de 1865 e A Gênese de 1868. O Espiritismo também é compreendido como uma doutrina de cunho científico-filosófico voltada para o aperfeiçoamento moral do homem, que acredita na possibilidade de comunicação com os espíritos através de médiuns

O dia em que o juiz Moro prestou depoimento a Zé Dirceu

OMS pede mais investigação em caso de transmissão sexual do Zika

Autoridades do Texas confirmaram que pessoa foi infectada após fazer sexo com alguém que voltou da Venezuela

Reuters
Estados Unidos - A Organização Mundial da Saúde (OMS) expressou preocupação nesta quarta-feira com um relato de que o Zika vírus teria sido transmitido sexualmente nos Estados Unidos, e pediu que o caso seja mais investigado. Uma pessoa teria sido infectada após fazer sexo com alguém que viajou recentemente para a Venezuela.
O primeiro caso conhecido de transmissão do Zika nos Estados Unidos foi relatado em Dallas, no Texas, na terça-feira, por autoridades locais de saúde, que disseram que a transmissão provavelmente aconteceu por via sexual, e não por picada do mosquito Aedes aegypti.
Margaret Chan, diretora-geral da OMS, alertou para surto mundial nesta semana
Foto: Reprodução Youtube
"Isso precisa ser mais investigado para se compreender as condições e o quão frequente ou provável é a transmissão sexual... Esse é apenas o segundo caso discutido de transmissão sexual", disse o porta-voz da OMS Gregory Hartl. Por enquanto, a chave para se combater o vírus é eliminar os mosquitos e vestir as roupas apropriadas.
Anteriormente, especialistas internacionais de saúde haviam notado um caso de possível transmissão sexual. No entanto, a Organização Pan-Americana de Saúde afirmou que mais evidências eram necessárias para confirmar o caso.

PF prende dupla que receberia comprimidos de ecstasy pelos Correios

Mais de 1.000 unidades da droga seriam entregues em Niterói. Homens podem pegar até 15 anos de prisão

O Dia
Rio - Policiais federais prenderam dois homens na tarde de quarta-feira que receberiam mais de 1.000 comprimidos de ecstasy enviados através do correio. A droga foi identificada pelos funcionários do Centro de Distribuição dos Correios, no bairro de Icaraí. Eles suspeitaram do material quando a embalagem passou pelo aparelho de raio-X.
Quando um dos suspeitos foi até os Correios buscar a encomenda que vinha de São Paulo, foi abordado pelos agentes da PF. O outro suspeito aguardava num veículo perto da agência. A dupla foi indiciada por tráfico de drogas, cuja pena pode chegar a 15 anos de reclusão.

Os comprimidos de ecstasy foram identificados após passarem por um aparelho de raio-X dos Correios em Niterói
Foto: Divulgação / Polícia Federal

Zika e microcefalia: notas oficiais para esclarecimento da população

13/01/2016

Zika e microcefalia: notas oficiais para esclarecimento da população


Informações de todos os tipos tem circulado na Internet sobre os casos de zika e microcefalia. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde (MS) publicaram algumas notas para esclarecer a população sobre mitos que estavam sendo indevidamente compartilhados. Confira um resumo dessas notas e o que é realmente verdade:
Crianças menores de 7 anos, idosos e vetores
MITO: Áudios circularam em grupos de Whatsapp mencionando a possibilidade e a existência de crianças menores de 7 anos e idosos com sintomas neurológicos decorrentes do vírus zika. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) esclareceu, em nota oficial (8/12), que essas informações não têm fundamentação científica. Até o momento, não há qualquer registro de crianças ou idosos apresentando sintomatologias neurológicas relacionadas ao vírus zika. É importante também esclarecer que, assim como outros vírus, a exemplo de varicela, enterovírus e herpes, o zika poderia causar, em pequeno percentual, complicações clínicas e neurológicas em adultos e crianças, sem distinção de idade. Quanto ao vetor, atualmente, não existem estudos científicos que apontem para o envolvimento de outras espécies de mosquitos além do Aedes aegypti na transmissão da doença no Brasil. Confira a nota na íntegra.
Amamentação e transmissão sexual
MITO E VERDADE: Na página oficial do Facebook, frente a informações confusas que circularam nas redes sociais sobre a amamentação e o zika, a Fiocruz esclareceu (que, embora já se tenha identificado o vírus no leite materno, não houve, até o momento, nenhum relato de caso em que tenha havido a transmissão do vírus zika para o bebê pelo leite materno. A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, coordenada pela Fiocruz, afirma que, por conta de todos os benefícios que o leite materno traz ao recém-nascido, incluindo o aumento da imunidade, a amamentação deve ser encorajada e incentivada mesmo em áreas endêmicas para o vírus zika. Com relação à possiblidade de transmissão pelo sêmen, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (em inglês, Centers for Disease Control and Prevention - CDC), há apenas um caso relatado na literatura científica de transmissão do vírus zika por relação sexual. O uso do preservativo é recomendado para prevenção de todas as doenças sexualmente transmissíveis.
Fiocruz Pernambuco, síndrome de Guillain-Barré e zika 
MITO: O Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM/Fiocruz Pernambuco), unidade da Fundação no estado de Pernambuco, notificou (26/11), por meio de uma nota oficial, qual era sua real contribuição nas pesquisas que envolvem o vírus zika e sua relação com o síndrome de Guillain-Barré, devido a informações equivocadas veiculadas pela imprensa a respeito do tema. A unidade da Fundação, em 2014, não desenvolveu qualquer estudo e não realizou testes para identificação do vírus zika. No entanto, dentro de um projeto de pesquisa voltado para o estudo da dengue, os pesquisadores identificaram, por diagnóstico molecular, dez amostras positivas com material genético do vírus zika, em um universo de 224 casos suspeitos de dengue investigados laboratorialmente. A Fiocruz Pernambuco ressaltou que a identificação do tipo de comprometimento neurológico, seja Síndrome de Gulliian-Barré ou qualquer outra, não foi feita pelos pesquisadores da Fundação e sim por médicos neurologistas da rede assistencial de saúde. Leia a nota completa.
Ministério da Saúde esclarece boatos em perguntas e respostas:
Os casos de microcefalia estão relacionados ao uso de vacinas vencidas?
MITO: O aumento de casos de microcefalia no país está associado ao vírus zika, que é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Não há registro na literatura médica nacional e internacional sobre  a associação do uso de  vacinas  com a microcefalia. Todas as vacinas ofertadas pelo Programa Nacional de Imuização (PNI) são seguras. O PNI é responsável pelo repasse, aos estados, dos imunobiológicos que fazem parte dos calendários de vacinação. Uma das ferramentas essenciais para o sucesso dos programas de imunização é a avaliação da qualidade dos imunobiológicos. O controle de qualidade das vacinas é realizado pelo laboratório produtor obedecendo a critérios padronizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Após aprovação em testes de controle do laboratório produtor, cada lote de vacina é submetido à análise no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) do Ministério da Saúde. Desde 1983, os lotes por amostragem de imunobiológicos adquiridos pelos programas oficiais de imunização vêm sendo analisados, garantindo sua segurança, potência e estabilidade, antes de serem utilizados na população.
Confira vídeo do diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Claudio Maierovitch, sobre o uso de vacinas na gestação:
O aumento do número de casos de microcefalia está relacionado ao uso de mosquitos com bactéria?
MITO: Não é verdadeira a informação de relação entre a incidência do vírus zika com os mosquitos portadores da bactéria Wolbachia. Desde 2014, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Ministério da Saúde, desenvolve o projeto Eliminar a Dengue: Desafio Brasil que propõe o uso de uma bactéria naturalmente encontrada no meio ambiente, inclusive no pernilongo, chamada Wolbachia. Quando presente no Aedes Aegypti, a bactéria é capaz de impedir a transmissão da dengue pelo mosquito. A iniciativa, sem fins lucrativos, é uma abordagem inovadora para reduzir a transmissão do vírus da dengue pelo mosquito de forma natural e autossustentável. A pesquisa é inédita no Brasil e na América Latina. O estudo já foi realizado, com sucesso, na Austrália, Vietnã e Indonésia – onde não existem relatos de aumento dos casos de microcefalia.
O vírus zika também pode causar Guillain-Barré? 
VERDADE: A síndrome de Guillain-Barré é uma reação, muito rara, a agentes infecciosos, como vírus e bactérias, e tem como sintomas a fraqueza muscular e a paralisia dos músculos. Vários vírus, assim como o zika, podem provocar a síndrome de Guillain-barré, que é uma doença rara. Assim como todas as possíveis consequências do zika, a ocorrência da Guillain-Barré relacionada ao vírus continua sendo investigada. Os sintomas começam pelas pernas, podendo, em seguida, irradiar para o tronco, braços e face. A síndrome pode apresentar diferentes graus de agressividade, provocando  leve fraqueza muscular em alguns pacientes ou casos de paralisia dos membros. O principal risco provocado por esta síndrome é quando ocorre o acometimento dos músculos respiratórios, devido a dificuldade para respirar. Nesse último caso, a síndrome pode levar à morte, caso não sejam adotadas as medidas de suporte respiratório.
Confira vídeo do diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Claudio Maierovitch, sobre a síndrome Guillain-Barré:
O Ministério da Saúde mudou o parâmetro para identificar a microcefalia para esconder o número de casos? 
MITO: Todos os casos de crianças com microcefalia relacionada ao vírus zika serão investigados. A mudança para o parâmetro do perímetro cefálico igual ou menor de 32 centímetros segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e é apoiada pela Sociedade Brasileira de Genética Médica e tem suporte da equipe do Sistema Nacional de Informação sobre Agentes Teratogênicos (SIAT). Cabe esclarecer que o Ministério da Saúde adotou a medida de 33 cm inicialmente, que é totalmente normal para crianças que nascem após 37 semanas gestacionais, com o objetivo de compreender melhor a situação do aumento de casos de microcefalia. A partir da primeira triagem desses casos suspeitos, muitos dos diagnósticos realizados precocemente e preventivamente já foram descartados. Portanto, a nova medida visa a evitar que bebês sem a malformação sejam submetidos a uma série de exames desnecessários.
Confira vídeo do diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Claudio Maierovitch, sobre a mudança no perímetro cefálico:
Zika

2.03.2016

PF pede desarquivamento do caso Anastasia


247 – Em oficio ao Supremo Tribunal Federal, a Polícia Federal pediu o prosseguimento das investigações sobre o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG). A solicitação foi feita após o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pedir o arquivamento do caso.
No documento encaminhado ao ministro Teori Zavascki, a PF afirma ter recebido novas informações que não eram de conhecimento de Janot até então. A principal novidade seria um e-mail enviado em janeiro por uma moradora de Minas Gerais ao Gabinete Pessoal da presidente Dilma Rousseff.
A mensagem aponta a casa de Belo Horizonte em que o policial federal Jayme Oliveira Filho, o Careca, ligado ao doleiro Alberto Youssef, teria entregue R$ 1 milhão, em 2010.
Leia aqui reportagem de Rubens Valente sobre o assunto

Teori Zavascki merece palmas de pé por ter posto Sérgio Moro no seu devido lugar.


.

Devolveu respeitabilidade ao STF
Devolveu respeitabilidade ao STF
Teori Zavascki jamais vai ser o Homem do Ano da Globo, e isto é um formidável ativo que ele carrega.
Teori é aquele tipo de ministro do STF tão raro: aquele que não se deixa deslumbrar e intimidar pela mídia.
Suas sentenças não parecem feitas para agradar a Globo, e sim para buscar o máximo de justiça numa disciplina complexa e não exata.
Mais que nenhum outro juiz, ele deu uma cara nova ao Supremo quando a ele chegou, num momento em que Joaquim Barbosa, sob incentivo cínico da mídia, comandou um espetáculo tétrico de justiça partidarizada no Mensalão.
É antológica a enquadrada que Zavascki deu, ontem, em Sérgio Moro, candidato a ser um novo Joaquim Barbosa como símbolo da justiça torta com sua condução descaradamente antipetista da Lava Jato.
Zavascki usou as palavras certas: o método de Moro – manter presas pessoas sem culpa configurada em busca de delações — é “medievalesco” e envergonha qualquer “sociedade civilizada”.
Moro acabou ali.
O que se verá, daqui por diante, são os restos de Moro vagando por Curitiba, à espera do desfecho de uma história da qual ele sai como vilão.
Gilmar Mendes acompanhou Zavascki na sessão que liberou nove empreiteiros que já não tinham o que fazer na prisão. Mas é difícil encontrar nobreza em Mendes.
É mais fácil imaginar que ele tenha votado certo pelo motivo errado – raiva de Moro por estar recebendo os holofotes que foram dele e colegas do STF no Mensalão.
Zavascki fez uma coisa que parecia impossível até pouco tempo atrás: deixou o STF com cara de tribunal de justiça, e não de departamento jurídico da direita.
Por isso, palmas para ele.
De pé