5.25.2013

Estudo avança rumo à vacina universal contra a gripe

Pesquisa americana desenvolve vacina eficaz na imunização contra um número maior de variações do vírus da gripe

Vacina contra o vírus H1N1: os riscos de se desenvolver narcolepsia ainda estão sendo estudados pela OMS
Para conseguir imunizar contra a gripe, os laboratórios produzem novas versões anualmente (Jeffrey Hamilton/Thinkstock)
Pesquisadores americanos desenvolveram uma nova vacina contra a gripe que não precisa ser atualizada anualmente. De acordo com o estudo publicado no periódico americano Nature, as nanopartículas da vacina induzem a produção de anticorpos que neutralizam uma maior variedade do vírus. A vacina poderia, inclusive, proteger contra versões do vírus que ainda não estão em circulação no ambiente.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Self-assembling influenza nanoparticle vaccines elicit broadly neutralizing H1N1 antibodies

Onde foi divulgada: periódico Nature

Quem fez: Gary J. Nabel e equipe

Instituição: Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas em Maryland, EUA

Resultado: Os pesquisadores conseguiram criar uma versão da vacina contra a gripe capaz de imunizar contra uma variedade maior das cepas do vírus. Essa vacina pode, inclusive, ser eficaz contra versões do vírus que ainda não estão em circulação.
Anualmente, diante da rápida mutação do H1N1 (responsável pela versão mais grave da gripe), laboratórios precisam produzir novas versões da vacina contra a gripe para tentar frear as epidemias. Ao contrário das vacinas atuais, que atacam a variante do vírus circulante no momento, o modelo criado pelos pesquisadores estimula a produção de anticorpos neutralizantes que se ligam a partes dos vírus que são comuns a diferentes cepas — ampliando, assim, sua atuação protetora. "Esse pode ser o caminho para a tão desejada vacina universal contra a gripe", diz Gary Nabel, coordenador do estudo.

Saiba mais

NANOTECNOLOGIA
É a parte da ciência que estuda o controle da matéria em escala atômica e molecular, entre um e 100 nanômetros. Um nanômetro equivale a um milímetro dividido em um milhão de partes. Para se ter uma ideia, o fio de cabelo possui uma espessura média de 75.000 nanômetros. Com a nanotecnologia, consegue-se produzir materiais com propriedades especiais, controlando a forma como eles absorvem e espalham a luz e conduzem eletricidade e calor, por exemplo.
Pesquisa — Para criar as nanopartículas, o grupo de Nabel fundiu uma proteína viral imunogênica com uma proteína que armazena ferro. "Criamos uma molécula que não havia sido feita anteriormente", diz. Nesse método não é necessário ainda que o vírus, a ser usado na vacina, seja desenvolvido em ovos de galinha em laboratório — como é feito atualmente. "Em tese, uma nova versão poderia ser feita rapidamente ao se identificar uma epidemia ou uma nova variante em circulação", diz Sarah Gilbert, pesquisadora não envolvida no estudo, em entrevista à revista Nature.
Os pesquisadores precisam, agora, testar a nova vacina em humanos, e criar maneiras de produção a baixo custo. A equipe tenta, paralelamente, desenvolver vacinas contra o HIV e o vírus da herpes a partir da mesma abordagem. Nabel espera que a técnica possa ainda ser usada na criação de vacinas contra doenças causadas por bactérias e parasitas.

Oito alimentos que parecem saudáveis, mas não são

Nem todos os alimentos tidos como saudáveis são uma boa opção para emagrecer ou evitar doenças relacionadas à alimentação

Juliana Santos
Barrinhas de cereal
Barrinhas de cereais estão entre os alimentos que não são tão saudáveis quanto parecem (Thinkstock)
"Devemos tomar muito cuidado com aquilo que precisamos abrir a tampa ou tirar do pacote" — Luciano Giacaglia, endocrinologista
Trocar uma lata de refrigerante por uma de chá é mais saudável? Depende. Ao contrário do que pode parecer, os chás de lata podem ter tanto açúcar quanto refrigerantes. Esse é apenas um exemplo de como alguns produtos "enganam". Muitos deles, associados não só à perda de peso, mas a uma alimentação saudável, possuem diversas substâncias que podem causar doenças, como açúcar, gordura ou sal em excesso.
A principal culpada pela presença de substâncias "indesejáveis" em alimentos supostamente saudáveis é a industrialização dos alimentos. "Devemos tomar muito cuidado com aquilo que precisamos abrir a tampa ou tirar do pacote", é o que costuma dizer a seus pacientes o endocrinologista Luciano Giacaglia, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso).
No processo de industrialização, além de sal, açúcar e gordura, são adicionadas diversas substâncias químicas para realçar sabor e fazer o produto durar mais tempo, muitas das quais ainda não se sabe bem que efeito podem ter a longo prazo no organismo. "Todo alimento industrializado, por mais que pareça natural, sofreu processos que promovem modificações e acarretam perda de nutrientes", explica Celso Cukier, nutrólogo do hospital Albert Einstein.
Não é necessário, porém, ser radical e retirar da dieta todos os alimentos industrializados. "O problema é tornar isso um hábito e substituir todos os produtos naturais por industrializados", explica Cláudia Cozer, endocrinologista e coordenadora do Núcleo Avançado de Obesidade e Transtornos Alimentares do Hospital Sírio-Libanês. Conheça alguns desses alimentos que parecem saudáveis, mas não são as melhores opções para perder peso ou mesmo cuidar da saúde.
Leia também: Nove alimentos que não deveriam estar na sua geladeira
1 de 8

Sucos de caixinha

Trocar o refrigerante por suco é um hábito que muita gente busca seguir, mas nem todos os sucos são assim tão saudáveis. Os sucos de caixinha contêm uma quantidade grande de açúcar, e mesmo as versões light ainda apresenta muitos conservantes (que podem prejudicar o funcionamento do intestino) e, em alguns casos, grandes quantidades de sódio. Muitas vitaminas presentes nas frutas são perdidas durante o processo de industrialização. Alguns fabricantes fazem a adição de vitaminas depois, mas mesmo assim a proporção não é a mesma dos sucos naturais. Sucos de polpa são um pouco mais interessantes nesse sentido, porque o processo de congelamento da fruta gera uma perda menor de vitaminas.
Os sucos naturais são a melhor opção, mas também é preciso ter cuidado. A principal perda na hora de fazer o suco de fruta são as fibras, que são importantes para a função intestinal. "Se for tomado rapidamente, de 30 a 60 minutos depois de ser feito, o suco natural preserva grande parte das vitaminas", explica Celso Cukier, nutrólogo do hospital Albert Einstein. Fazer o suco de manhã para servir no almoço, portanto, não é o ideal. Apesar de ser natural, o suco de frutas ainda pode apresentar um alto índice glicêmico (capacidade do alimento de promover aumento da glicose sanguínea). "Diabéticos, principalmente, devem tomar cuidado com sucos, como de melancia e laranja, que elevam a glicemia", afirma Cukier.
Além disso, para fazer um suco é comum utilizar uma grande quantidade de frutas, o que pode gerar um aporte calórico alto na dieta. "Se a pessoa não tiver a ingestão diária de frutas adequada (4 a 5 porções), o suco pode ser uma opção, mas não em excesso", explica Maysa Guimarães, nutróloga dos Hospitais São Luiz, Leforte e Albert Einstein.
Fontes: Celso Cukier, nutrólogo do hospital Albert Einstein; Claudia Cozer, endocrinologista e coordenadora do Núcleo de Obesidade e Transtornos Alimentares do Hospital Sírio-Libanês; Luciano Giacaglia, endocrinologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), e Maysa Guimarães, nutróloga dos Hospitais São Luiz, Leforte e Albert Einstein.

Jovem perde 41 kg em menos de um ano com dieta saudável e exercícios

Yann percebeu que precisava perder peso ao ver uma foto sua com 125 kg.
Hoje, com 22 anos e 84 kg, ele diz que mudança é difícil, mas vale a pena.

Mariana Palma Do G1, em São Paulo
113 comentários
Yann perdeu 41 kg em menos de 1 ano; fotos mostram antes e depois (Foto: Arquivo pessoal)Yann perdeu 41 kg em menos de 1 ano;
fotos mostram antes e depois
(Foto: Arquivo pessoal/Yann Cordeiro)
Sair da zona de conforto e mudar os hábitos de vida é sempre uma decisão muito complicada, mas extremamente necessária para prevenir riscos de problemas de saúde. Para o jovem Yann Cordeiro, de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, a mudança foi difícil, mas valeu a pena e trouxe ótimos resultados pouco menos de um ano depois: ele saiu dos 125 kg para os 84 kg, 41 kg a menos na balança.
A decisão de mudar aconteceu em agosto de 2012, após Yann se ver em uma foto em que estava em uma festa com um amigo. “Sabia que estava gordo, mas ali percebi que estava muito gordo”, lembra o carioca, que na época estava com 21 anos. “Abriu uma academia perto da minha casa, então eu não tinha mais a desculpa de não ter nada por perto e, influenciado por um amigo meu, acabei me matriculando”, conta.
Yann lembra que sempre foi gordinho e nunca conseguiu se adaptar a nenhuma atividade física. “Já tinha feito natação e judô quando era pequeno, mas parava depois de um mês”, diz. No entanto, daquela vez, ele estava decidido a continuar na academia, mesmo com as dificuldades que apareceram no início. “Eu não conseguia caminhar por 10 minutos na esteira, então preferia sempre a bicicleta porque, pelo menos, eu ficava sentado”, conta.
Quando começou na academia, o carioca lembra que faltava muita disposição para andar mesmo 10 minutos na esteira (Foto: Arquivo pessoal)Quando começou na academia, o carioca lembra que faltava muita disposição para andar mesmo 10 minutos na esteira (Foto: Arquivo pessoal/Yann Cordeiro)
Com o passar do tempo, ele foi ganhando cada vez mais condicionamento físico e foi se submetendo a novos desafios no exercício físico. “Depois de alguns meses, decidi correr na esteira e não consegui. Mas continuei tentando e hoje consigo correr de 40 a 50 minutos sem parar”, diz, satisfeito.
Com a ajuda do personal trainer da academia, Yann mudou também a alimentação. “Comia muito mal, só massas, pizzas, salgadinhos, cerveja e refrigerante. Depois mudei tudo e passei a comer mais frutas e saladas e cortei totalmente a cerveja, o refrigerante e frituras”, conta. Além disso, ele passou a se alimentar várias vezes ao dia, sempre intercalando as refeições com uma fruta, por exemplo.
Foi difícil me adaptar à nova alimentação porque passei a comer o que não gostava e sentia falta do que eu gostava"
Yann Cordeiro
“Foi difícil me adaptar à nova alimentação porque passei a comer o que não gostava e sentia falta do que eu gostava”, lembra Yann. Para evitar tentações, ele começou a faltar em festas de família e amigos. “Eu sabia que, como era no início ainda, eu não ia resistir. Depois que perdi uns 20 kg, voltei a sair porque já tinha passado daquele ponto de comer tudo o que aparecesse na frente”, avalia.
Quase 11 meses depois, ele se mostra satisfeito com o peso atual e diz que faz uma avaliação a cada 2 meses na academia. “Não perco mais peso agora. Meu personal disse que estou perdendo gordura e ganhando massa magra, então estou bem feliz”, diz. Por causa disso, ele perdeu também medidas e teve que doar todas as roupas de seu armário.
“Jamais imaginei que conseguiria. Achei que seria mais uma tentativa frustrada, como todas as outras”, revela o carioca. Para quem precisa perder peso, a dica de Yann é modificar primeiro a maneira de pensar para depois tomar alguma atitude. “Tem que colocar na cabeça que você está de dieta e, depois que isso estiver bem claro, começar a agir”, recomenda.
Para ele, os benefícios foram muito além da estética. “Meu bem-estar melhorou muito, minha respiração, minha saúde e minha disposição. É outra vida”, acredita. Feliz com o resultado, ele jura que não corre mais o risco de voltar a engordar e diz que vai levar os novos hábitos para o resto da vida. “Se soubesse que seria dessa forma, teria tomado vergonha na cara antes. Não engordo mais, mesmo porque, nem tenho mais roupa para isso”, conclui, aos risos.
"Se soubesse que seria dessa forma, teria tomado vergonha na cara antes", diz Yann com 41 kg a menos na balança (Foto: Arquivo pessoal)"Se soubesse que seria dessa forma, teria tomado vergonha na cara antes", diz Yann com 41 kg a menos na balança (Foto: Arquivo pessoal/Yann Cordeiro)
 
 

Asma e a luz o sol


Luz solar | Foto: BBC
Exposição à luz solar pode ajudar pacientes de asma que não respondem bem a esteróides
O tempo que pacientes que sofrem de asma ficam sob a luz do sol pode ter um impacto sobre os efeitos da doença, revela um estudo de uma equipe de cientistas da universidade King’s College, de Londres.
A pesquisa indica uma relação entre baixos níveis de vitamina D, que é fabricada pelo corpo durante a exposição ao sol, à piora dos sintomas da asma.
Dentre os resultados do trabalho, os especialistas descobriram que o contato com a luz solar "acalma" uma parte do sistema imunológico que é estimulada em excesso pela asma.
O tratamento de pacientes asmáticos com a administração de vitamina D, no entanto, não foi testado pelo estudo.
As pessoas que têm asma apresentam dificuldades para respirar quando suas vias aéreas ficam inchadas, inflamadas e contraídas, e elas geralmente são tratadas com esteroides, mas nem todos respondem bem.

Controle

"Nós sabemos que pessoas com altos níveis de vitamina D conseguem controlar melhor sua asma – esta conexão chama bastante a atenção", disse a pesquisadora Catherine Hawrylowicz.
A equipe da cientista investigou o impacto da vitamina em uma substância química do corpo humano, interleucina-17.
Trata-se de uma parte vital do sistema imunológico que ajuda a combater infecções.
Entretanto, ela também pode causar problemas quando atinge níveis muito altos e já foi relacionada intensamente à asma.
Neste estudo, divulgado na publicação especializada Journal of Allergy and Clinical Immunology, a vitamina D foi capaz de reduzir os níveis de interleucina-17 em 28 pacientes.

Testes clínicos

A equipe do King’s College realiza agora uma série de testes clínicos para ver se a administração de vitamina D pode realmente ajudar os pacientes de asma a lidarem melhor com os sintomas da doença.
O foco do estudo deve ser os pacientes que não respondem bem aos esteroides, e produzem sete vezes mais interleucina-17 do que os outros.
"Nós acreditamos que tratar as pessoas com vitamina D pode fazer com que os pacientes resistentes aos esteroides passem a responder a eles ou permitam que aqueles que já conseguem controlar sua asma tomem menos esteroides", disse Hawrylowicz.
A especialista explica que uma cultura de se cobrir no sol e usar protetor solar pode ter aumentado as taxas de asma, mas ela aproveita para alertar que "sol demais faz mal".

Efeitos colaterais

Malayka Rahman, da organização de caridade britânica voltada para o tratamento e esclarecimento sobre asma, a Asma UK, valoriza os resultados do trabalho.
"Para a maioria das pessoas com asma, os remédios atualmente disponíveis são uma forma efetiva de controlar a doença, mas nós sabemos que eles não funcionam para todos, e é por isso que pesquisar novos tratamentos é vital", disse.
Ela também menciona o fato de muitos destes medicamentos apresentarem efeitos colaterais – algo que poderia ser aliviado com uma diminuição da quantidade de remédios ingeridos pelos asmáticos.
"Também sabemos que muitas pessoas com asma se preocupam com os efeitos adversos dessas drogas, então se a vitamina D reduzir a quantidade de remédios necessária, isto teria um impacto enorme na qualidade de vida desses pacientes"


Medicamentos contra colesterol 'podem aumentar diabetes'

Comprimidos de atorvastatina | Foto: Getty
Cientistas dizem que uso preferencial de estatina mais fraca deve ser considerado
Alguns tipos de estatinas, substâncias usadas para evitar doenças do coração, aumentam o risco de diabetes tipo 2 em idosos, de acordo com pesquisadores canadenses.
O estudo, divulgado na publicação científica British Medical Journal, sugeriu que estatinas mais poderosas ─ como a atorvastatina ─ podem aumentar o risco de diabetes em 22% em comparação com os tipos mais fracos.
De acordo com os pesquisadores, a atorvastatina, vendida no Brasil com o nome de Lipitor, teve ligação com um caso extra de diabetes para cada um dos 160 pacientes que a utilizaram.
No entanto, os especialistas dizem que, de um modo geral, os benefícios da substância ainda são maiores do que os riscos.
As estatinas são um grupo de medicamentos indicados para baixar os níveis de mau colesterol no sangue. Isso reduz as chances de um ataque cardíaco ou de um derrame.
Todas as drogas têm efeitos colaterais, mas a equipe de pesquisadores de hospitais em Toronto diz que há controvérsias sobre o aumento do risco da diabetes causado pelas diferentes estatinas.
Para confirmar a hipótese, eles examinaram os registros médicos de 1,5 milhão de pessoas acima de 66 anos e compararam a incidência de diabetes entre pessoas tratadas com diversos tipos de estatinas.
"Descobrimos que pacientes tratados com atorvastatina, rosuvastatina ou sinvastatina tinham mais riscos de aparição da diabetes comparados aos tratados com pravastatina", diz o estudo.
"Clínicos devem levar em conta esse risco quando estiverem considerando um tratamento com estatina para pacientes. O uso preferencial da pravastatina (...) pode ser indicado."

Benefícios

Comentando sobre o estudo, o professor Risto Huupponen e a professora Jorma Viikari, da Universidade de Turku, na Finlândia, disseram que "os benefícios gerais das estatinas ainda superam o risco potencial de diabetes".
No entanto, segundo eles, é preciso levar em conta o fato de que cada tipo de estatina é indicado para um tipo de paciente.
"As estatinas mais potentes, pelo menos em doses mais altas, devem ser preferencialmente reservadas para pacientes que não respondem a tratamentos de baixa potência, mas têm um risco maior de desenvolver doenças cardiovasculares."
"As estatinas são tomadas com segurança por milhões na Grã-Bretanha e protegem os que têm alto risco de desenvolver doenças cardíacas", disse Maureen Talbot, especialista da British Heart Foundation.
"Apesar de os estudos sugerirem um aumento no risco de que pacientes idosos desenvolvam diabetes quando tomam certas estatinas, outros fatores de risco como sobrepeso, histórico familiar e etnia podem ter tido um papel."

Temas da atualidade que podem cair no Enem e vestibulares 2013/2014

'Importação' de médicos cubanos, papel do Brasil no mundo, redução da maioridade penal, legado da Copa e tragédia de Santa Maria são apostas

Raquel Carneiro
Estudantes realizam o Enem (Exame Nacional de Ensino Estudantes realizam o Enem (Exame Nacional de Ensino - Paulo Libert/AE
Acompanhar os assuntos que fazem parte do cotidiano no Brasil e no mundo é uma tarefa indispensável aos estudantes que pretendem obter um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova não tem uma seção dedicada a atualidades, mas exige que os candidatos demonstrem que o conhecimento aprendido nos bancos escolares se relaciona com uma percepção clara da realidade. "Tanto a redação quanto os testes costumam abordar questões importantes e atuais, seja no Brasil ou no mundo".
Leia também: Raio-x do Enem: os conteúdos mais cobrados desde 2009Manual do Candidato do Enem 2013: o que é preciso fazer na hora da inscrição, da prova — e da sonhada matrícula

Os temas apresentados na lista a seguir são acompanhados de um breve texto de explicação. Além disso, Assim, o tema "Papel do Brasil no mundo" oferece a leitura de reportagem sobre a eleição do brasileiro Roberto Azevêdo para o posto de diretor-regal da OMC, enquanto o tema "Legado da Copa de 2014" mostra textos sobre atrasos na construção dos estádios de futebol e assim por diante. Boa preparação!


Assuntos atuais que podem ser cobrados no Enem 2013

1 de 5

'Importação' de médicos cubanos

A maioria dos médicos estrangeiros no Brasil são bolivianos (880), seguidos dos peruanos (401), colombianos (264) e cubanos (216) Em maio, o governo brasileiro anunciou que pode autorizar a imigração de 6 000 médicos cubanos para trabalhar no interior do Brasil, local carente desse tipo de mão de obra. O anúncio não foi bem recebido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que alegou que não há falta de profissionais no Brasil, mas má distribuição deles pelas regiões do território nacional.
Outra controvérsia a respeito é que o projeto aceitaria a atuação desses profissionais sem exigir deles a realização do Revalida, prova de revalidação do diploma obrigatória para quem se formou fora do país e pretende atuar aqui. Possibilidades de intercâmbio em outras áreas e com outros países estão na mira do ministro a Saúde, Alexandre Padilha.
 O assunto pode ser abordado no Enem sob a ótica do imediatismo — ou seja, medidas paliativas adotadas às pressas para tratar de problemas importantes. “Em lugar de planejar a formação de mais médicos e de aprimorar a educação nacional, tenta-se resolver o problema de forma apressada, sem análise de consequências”,

Mais que saudáveis

toquinho e mpb4 : 40 anos de música

Destino de Neymar é o Barcelona, indica pai do atacante

Em entrevista no voo para Brasília, local do jogo entre Peixe e Fla, Neymar Silva Santos confirma até a realização de partidas festivas com o Barça

Por Fernando Prandi e Joanna de Assis Brasília, DF
691 comentários
Ele escolheu o time que combina mais com o estilo dele"
Neymar Silva Santos, sobre a opção do filho
pelo Barcelona
Acabou o mistério: o destino de Neymar é mesmo o Barcelona, e a fonte é o pai do atacante. Em entrevista durante o voo para Brasília, local do jogo entre Santos e Flamengo, neste domingo, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, Neymar Silva Santos procurou se esquivar, mas deu diversos indícios de que seu filho optou pelo Barça. Falou até dos jogos festivos que o time catalão fará com o Santos, como forma de pagamento ao clube paulista pela transferência. Mas ressaltou que caberá ao filho fazer o anúncio oficial, logo após o jogo contra o Fla, no remodelado Estádio Nacional Mané Garrincha.
- Neymar está decidido. Ele ouviu o coração. Até já está contando para os amigos. Ele escolheu o time que combina mais com o estilo dele. Não vou falar agora (que é o Barcelona), porque ele quer anunciar para a torcida do Santos. É para eles que o Neymar deve satisfação. E o anúncio deve ser amanhã (domingo), sim - disse o pai de Neymar.
- Chegou o mometo que ele achou que tem de ir (para o futebol europeu). E tenho certeza que ele fará um bom jogo contra o Flamengo - emendou.
Neymar compareceu ao casamento do amigo Paulo Henrique Ganso, na tarde deste sábado, em Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo. Lá, foi enigmático e disse apenas que "logo vocês saberão" da decisão, indicando, assim, que não deverá confirmar o acerto com o Barça antes do jogo contra o Flamengo. Na terça, ele se apresenta à seleção brasileira para a disputa da Copa das Confederações.
Carrossel_NEYMAR-Barcelona (Foto: Infoesporte)Neymar escolheu o Barcelona, indica pai do atacante
Ainda de acordo com Neymar Silva Santos, havia seis propostas pelo atacante, "mas ele só quis saber de Real Madrid e Barcelona". Ele não confirmou a informação de que o Chelsea teria feito uma proposta ainda maior. O pai do jogador, aliás, não abriu nenhum número da negociação.
- A ficha não caiu ainda. A gente realmente não estava preparado, sempre se prepara para tudo... mas, quando acontece, a ficha não cai.... - disse o pai de Neymar.
A decisão veio após um "clássico espanhol" - o Real Madrid também estava forte no páreo, e, na sexta-feira, o Santos chegou a anunciar que havia aceitado duas propostas (sem revelar de quem), deixando nas mãos de Neymar a escolha. E ele preferiu o Barça.
Os números ainda não confirmados da transferência seriam de aproximadamente 35 milhões de euros (R$ 92,9 milhões). Esse montante seria dividido entre Santos, dono de 55% e que ganharia cerca de 19 milhões de euros (R$ 50,4 milhões), além da DIS, que tem 40%, e a Terceira Estrela Investimentos S/A, que tem os 5% restantes.
Neymar receberia aproximadamente 7 milhões de euros anuais de salários (R$ 18,5 milhões) e poderá manter seus ganhos com publicidade, alavancados por 11 patrocinadores e acordos comerciais, fora o montante de luvas.
O Barcelona também acertou com o Santos a preferência pela compra de alguns jogadores da base alvinegra, a serem escolhidos pelos catalães. O acordo separado da negociação foi feito para que a DIS não recebesse por essa fatia. A informação é do Lancenet e foi confirmada pelo GLOBOESPORTE.COM.
Pai de Neymar (Foto: Fernando Prandi)Pai de Neymar, no aeroporto de Brasília
(Foto: Fernando Prandi)
'Boom' santista
Antes adepto à ideia de ficar no clube até o fim de seu contrato, Neymar aceitou a saída antecipada para recompensar o Santos, que tinha nesta janela a última oportunidade de lucrar com o astro antes de perdê-lo de graça, o que ocorreria em julho do ano que vem. O nível do time do Santos na atual temporada também pesou na sua decisão. A pessoas próximas, o craque dizia atuar com a pior equipe do Peixe desde que explodiu para o futebol, em 2010.
Além dos seis títulos conquistados (um tricampeonato paulista, uma Copa do Brasil, uma Libertadores e uma Recopa), e do dinheiro pela venda, Neymar deixa ao Santos um legado principalmente na torcida. De 2009, ano da sua estreia como profissional, até o fim de 2012, o clube saltou de 20 mil para 60 mil sócios. Atualmente, o número beira os 70 mil. Uma pesquisa do Instituto Stochos aponta o Peixe como o clube de maior percentual de crescimento de torcida de 2009 a 2012: 37,4%, superando Vasco (19%) e Flamengo (14,3%). Justamente o período da "era Neymar".
O evidente crescimento teve reflexo imediato no aumento das receitas do Santos. O 'boom' Neymar fez o clube ganhar 219% mais com a TV (de R$ 28 milhões para R$ 89,3 mi) e 182% nos patrocínios (R$ 17,9 milhões para R$ 50 mi). A consequência foi a valorização da marca: de R$ 135,1 milhões, em 2009, para R$ 377,4 mi nesta temporada.
Números e feitos do craque que virou imagem quase obrigatória ao lado do Santos, mas que pela primeira vez na vida vestirá uma camisa diferente. A partir de julho, após a Copa das Confederações, usará o azul-grená do Barça ao lado do ídolo Messi, do amigo Daniel Alves, e de craques como Xavi e Iniesta.
A reunião da última sexta-feira, que definiu a venda, começou com uma conversa entre Odílio Rodrigues, vice-presidente do Santos, e o pai de Neymar, que deixou o local e disse que não iria se opor caso a diretoria do Peixe decidisse negociar seu filho. Pouco depois das 17h, o dirigente recebeu Raul Sanllehí, diretor do Barça, André Cury, represenante do clube europeu no Brasil, e Marcos Malaquias, agente que já negociou outros dois atletas com os catalães: Henrique, hoje zagueiro do Palmeiras, e Keirrison, atacante do Coritiba. A multa rescisória estava estipulada em R$ 170,4 milhões, mas o Santos corria o risco de perder seu maior talento sem receber nada. A partir de janeiro de 2014, ele poderia assinar pré-contrato com qualquer clube.
Neymar Messi 2011 (Foto: Site Oficial)Messi e Neymar, durante o Mundial de Clubes
em 2011 (Foto: Fifa)
Neymar vai jogar contra o Flamengo, neste domingo, em Brasília, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Na sequência, ele se apresentará à seleção brasileira para a disputa da Copa das Confederações. Se não marcar contra o Fla, seu último gol pelo Santos terá sido o do dia 17 de abril, na vitória por 2 a 0 sobre o Flamengo-PI. Desde então, passou sete partidas em branco.
O namoro entre Neymar e Barcelona é antigo. Nem mesmo a renovação de contrato do atacante com o Santos, em 2010, e o anúncio de que ele permaneceria na Vila Belmiro até a Copa do Mundo, esfriaram o assédio dos catalães. Durante a Copa América, por exemplo, o lateral-direito Daniel Alves aproveitou a concentração na Argentina para seduzir o amigo com as maravilhas de Barcelona. O time e a cidade.
Parecia questão de tempo para Neymar assinar com o Barça, mas, paralelamente, o arquirrival Real Madrid jamais descartou sua contratação. A relação era mais antiga ainda. Em 2005, aos 13 anos de idade, a promessa brasileira fez estágio no clube, e só não ficou porque o ex-presidente Marcelo Teixeira propôs um novo contrato, já bem vantajoso financeiramente para um adolescente. O Real voltou a procurar os empresários de Neymar dois anos depois, mas novamente não teve sucesso na negociação.
Desta vez, havia um representante merengue no Brasil para acompanhar de perto as conversas com o Barcelona, mas o Real foi coadjuvante.
Neymar Ganso casamento (Foto: Carlos Santos)Neymar esteve no casamento de Ganso neste
sábado (Foto: Carlos Santos)
- Eu não sei se o time deles é imbatível, mas hoje é a melhor equipe do mundo. Aprendemos a jogar futebol. Eles possuem jogadores fantásticos. O que vivemos aqui vai servir de lição para levar de volta ao Brasil. O Barcelona ensinou como se joga futebol - admitiu o santista.
O tempo passou, e os títulos diminuíram. Em 2012, o Peixe conquistou apenas o Campeonato Paulista (o primeiro tricampeonato desde o Santos de Pelé) e a Recopa, e não conseguiu vaga na Taça Libertadores de 2013. Este ano, foi derrotado pelo Corinthians na final do estadual, e não tem empolgado seus torcedores.
A falta de vitórias e de companheiros como Paulo Henrique Ganso, vendido ao São Paulo no ano passado, parece ter deixado Neymar menos consciente. Contestado na seleção brasileira, principalmente contra adversários de alto nível, o jogador viu crescerem os apelos para que atuasse na Europa "para evoluir".
Entre os que pediam sua transferência estavam Ronaldo, Cafu e Mano Menezes, ex-técnico da Seleção. A voz mais forte a defender sua permanência na Vila Belmiro era a de Pelé. Neymar sempre respondeu que cumpriria seu contrato, e chegou a reclamar dos jornalistas que insistiam no assunto.
O primeiro encontro entre o craque e o Barcelona ocorreu no Japão, em dezembro de 2011. Campeão da Libertadores, o Santos encarou o superpoderoso adversário em seu melhor momento, treinado por Pep Guardiola, e com Messi, Xavi, Iniesta e companhia em excelentes fases. A vitória por 4 a 0 retratou perfeitamente a partida, e ajudou a encantar Neymar.
- Isso é muito chato.
Durante o último Paulistão, a discussão chegou aos cofres do Santos, que não receberia nada se Neymar cumprisse o contrato até o fim, e depois deixasse o clube. Com uma resistência do jogador, e de seu estafe, em renovarem o contrato, a diretoria passou a cogitar a negociação. Foi então que o Barcelona se agigantou. Na última quarta-feira, o time brasileiro recusou R$ 52,5 milhões. Na sequência, por ordem do presidente Sandro Rossell, Sanllehí, diretor enviado para fechar o negócio, ficou no Brasil e fez uma oferta maior. Irrecusável. Negócio fechado.
linha do tempo Neymar - 2 (Foto: arte esporte)

Quais são os diferentes nomes de Deus e o que significam?

Foto: Quais são os diferentes nomes de Deus e o que significam?
 
Pergunta: "Quais são os diferentes nomes de Deus e o que significam?"

Resposta: Cada um dos muitos nomes de Deus descreve um aspecto diferente do seu caráter multifacetado. Aqui estão alguns dos nomes mais conhecidos de Deus na Bíblia:

EL, ELOAH: Deus "poderoso, forte, proeminente" (Gênesis 7:1, Isaías 9:6) - etimologicamente, El parece significar "poder", como em "Tenho o poder para prejudicá-los" (Gênesis 31:29). El é associado com outras qualidades, tais como integridade (Números 23:19), zelo (Deuteronômio 5:9) e compaixão (Neemias 9:31), mas a raiz original de ‘poder’ continua.

ELOHIM: Deus "Criador, Poderoso e Forte" (Gênesis 17:7; Jeremias 31:33) - a forma plural de Eloah, a qual acomoda a doutrina da Trindade. Da primeira frase da Bíblia, a natureza superlativa do poder de Deus é evidente quando Deus (Elohim) fala para que o mundo exista (Gênesis 1:1).

EL SHADDAI: "Deus Todo-Poderoso", "O Poderoso de Jacó" (Gênesis 49:24; Salmo 132:2,5) - fala do poder supremo de Deus sobre todos.

ADONAI: "Senhor" (Gênesis 15:2; Juízes 6:15) - usado no lugar de YHWH, o qual os judeus achavam ser sagrado demais para ser pronunciado por homens pecadores. No Antigo Testamento, YHWH é mais utilizado em tratamentos de Deus com o Seu povo, enquanto que Adonai é mais utilizado quando Ele lida com os gentios.

YHWH / YAHWEH / JEOVÁ: "SENHOR" (Deuteronômio 6:4, Daniel 9:14) - a rigor, o único nome próprio para Deus. Traduzido nas bíblias em português como "SENHOR" (com letras maiúsculas) para distingui-lo de Adonai, "Senhor". A revelação do nome é primeiramente dada a Moisés "Eu sou quem eu sou" (Êxodo 3:14). Este nome especifica um imediatismo, uma presença. Yahweh está presente, acessível, perto dos que o invocam por livramento (Salmo 107:13), perdão (Salmo 25:11) e orientação (Salmo 31:3).

JEOVÁ-JIRÉ: "O Senhor proverá" (Gênesis 22:14) - o nome utilizado por Abraão quando Deus proveu o carneiro para ser sacrificado no lugar de Isaque.

JEOVÁ-RAFA: "O Senhor que sara" (Êxodo 15:26) - "Eu sou o Senhor que te sara", tanto em corpo e alma. No corpo, através da preservação e da cura de doenças, e na alma, pelo perdão de iniquidades.

JEOVÁ-NISSI: "O Senhor é minha bandeira" (Êxodo 17:15), onde por bandeira entende-se um lugar de reunião antes de uma batalha. Esse nome comemora a vitória sobre os amalequitas no deserto em Êxodo 17.

JEOVÁ-MAKADESH: "O Senhor que santifica, torna santo" (Levítico 20:8, Ezequiel 37:28) - Deus deixa claro que apenas Ele, e não a lei, pode purificar o Seu povo e fazê-los santos.

JEOVÁ-SHALOM: "O Senhor nossa paz" (Juízes 6:24) - o nome dado por Gideão ao altar que ele construiu após o Anjo do Senhor ter-lhe assegurado de que não morreria como achava que morreria depois de vê-lO.

JEOVÁ-ELOIM: "Senhor Deus" (Gênesis 2:4, Salmo 59:5) - uma combinação do singular nome YHWH e o nome genérico "Senhor", significando que Ele é o Senhor dos senhores.

JEOVÁ-TSIDIKENU: "O Senhor nossa justiça" (Jeremias 33:16) - Tal como acontece com Jeová-Makadesh, só Deus proporciona a justiça para o homem, em última instância, na pessoa de Seu Filho, Jesus Cristo, o qual tornou-se pecado por nós "para que nele fôssemos feitos justiça de Deus" (2 Coríntios 5:21).

JEOVÁ-ROHI: "O Senhor nosso Pastor" (Salmo 23:1) - Depois de Davi ponderar sobre seu relacionamento como um pastor de ovelhas, ele percebeu que era exatamente a mesma relação de Deus com ele, e assim declara: "Yahweh-Rohi é o meu Pastor. Nada me faltará" (Salmo 23:1).

JEOVÁ-SHAMMAH: "O Senhor está ali" (Ezequiel 48:35) - o nome atribuído a Jerusalém e ao templo lá, indicando que o outrora partida glória do Senhor (Ezequiel 8-11) havia retornado (Ezequiel 44:1-4).

JEOVÁ-SABAOTH: "O Senhor dos Exércitos" (Isaías 1:24, Salmos 46:7) - Exércitos significa "hordas", tanto dos anjos quanto dos homens. Ele é o Senhor dos exércitos dos céus e dos habitantes da terra, dos judeus e gentios, dos ricos e pobres, mestres e escravos. O nome expressa a majestade, poder e autoridade de Deus e mostra que Ele é capaz de realizar o que determina a fazer.

EL ELIOM: "Altíssimo" (Deuteronômio 26:19) - derivado da raiz hebraica para "subir" ou "ascender", então a implicação refere-se a algo que é muito alto. El Elyon denota a exaltação e fala de um direito absoluto ao senhorio.

EL ROI: "Deus que vê" (Gênesis 16:13) - o nome atribuído a Deus por Agar, sozinha e desesperada no deserto depois de ter sido expulsa por Sara (Gênesis 16:1-14). Quando Agar encontrou o Anjo do Senhor, ela percebeu que tinha visto o próprio Deus numa teofania. Ela também percebeu que El Roi a viu em sua angústia e testemunhou ser um Deus que vive e vê tudo.

EL-OLAM: "Deus eterno" (Salmo 90:1-3) - A natureza de Deus não tem princípio, fim e nem quaisquer limitações de tempo. Deus contém dentro de Si mesmo a causa do próprio tempo. "De eternidade a eternidade, tu és Deus."

EL-GIBOR: "Deus Poderoso" (Isaías 9:6) - o nome que descreve o Messias, Jesus Cristo, nesta porção profética de Isaías. Como um guerreiro forte e poderoso, o Messias, o Deus Forte, vai realizar a destruição dos inimigos de Deus e governar com cetro de ferro (Apocalipse 19:15

Pergunta: "Quais são os diferentes nomes de Deus e o que significam?"

Resposta: Cada um dos muitos nomes de Deus descreve um aspecto diferente do seu caráter multifacetado. Aqui estão alguns dos nomes mais conhecidos de Deus na Bíblia:

EL, ELOAH: Deus "poderoso, forte, proeminente" (Gênesis 7:1, Isaías 9:6) - etimologicamente, El parece significar "poder", como em "Tenho o poder para prejudicá-los" (Gênesis 31:29). El é associado com outras qualidades, tais como integridade (Números 23:19), zelo (Deuteronômio 5:9) e compaixão (Neemias 9:31), mas a raiz original de ‘poder’ continua.

ELOHIM: Deus "Criador, Poderoso e Forte" (Gênesis 17:7; Jeremias 31:33) - a forma plural de Eloah, a qual acomoda a doutrina da Trindade. Da primeira frase da Bíblia, a natureza superlativa do poder de Deus é evidente quando Deus (Elohim) fala para que o mundo exista (Gênesis 1:1).

EL SHADDAI: "Deus Todo-Poderoso", "O Poderoso de Jacó" (Gênesis 49:24; Salmo 132:2,5) - fala do poder supremo de Deus sobre todos.

ADONAI: "Senhor" (Gênesis 15:2; Juízes 6:15) - usado no lugar de YHWH, o qual os judeus achavam ser sagrado demais para ser pronunciado por homens pecadores. No Antigo Testamento, YHWH é mais utilizado em tratamentos de Deus com o Seu povo, enquanto que Adonai é mais utilizado quando Ele lida com os gentios.

YHWH / YAHWEH / JEOVÁ: "SENHOR" (Deuteronômio 6:4, Daniel 9:14) - a rigor, o único nome próprio para Deus. Traduzido nas bíblias em português como "SENHOR" (com letras maiúsculas) para distingui-lo de Adonai, "Senhor". A revelação do nome é primeiramente dada a Moisés "Eu sou quem eu sou" (Êxodo 3:14). Este nome especifica um imediatismo, uma presença. Yahweh está presente, acessível, perto dos que o invocam por livramento (Salmo 107:13), perdão (Salmo 25:11) e orientação (Salmo 31:3).

JEOVÁ-JIRÉ: "O Senhor proverá" (Gênesis 22:14) - o nome utilizado por Abraão quando Deus proveu o carneiro para ser sacrificado no lugar de Isaque.

JEOVÁ-RAFA: "O Senhor que sara" (Êxodo 15:26) - "Eu sou o Senhor que te sara", tanto em corpo e alma. No corpo, através da preservação e da cura de doenças, e na alma, pelo perdão de iniquidades.

JEOVÁ-NISSI: "O Senhor é minha bandeira" (Êxodo 17:15), onde por bandeira entende-se um lugar de reunião antes de uma batalha. Esse nome comemora a vitória sobre os amalequitas no deserto em Êxodo 17.

JEOVÁ-MAKADESH: "O Senhor que santifica, torna santo" (Levítico 20:8, Ezequiel 37:28) - Deus deixa claro que apenas Ele, e não a lei, pode purificar o Seu povo e fazê-los santos.

JEOVÁ-SHALOM: "O Senhor nossa paz" (Juízes 6:24) - o nome dado por Gideão ao altar que ele construiu após o Anjo do Senhor ter-lhe assegurado de que não morreria como achava que morreria depois de vê-lO.

JEOVÁ-ELOIM: "Senhor Deus" (Gênesis 2:4, Salmo 59:5) - uma combinação do singular nome YHWH e o nome genérico "Senhor", significando que Ele é o Senhor dos senhores.

JEOVÁ-TSIDIKENU: "O Senhor nossa justiça" (Jeremias 33:16) - Tal como acontece com Jeová-Makadesh, só Deus proporciona a justiça para o homem, em última instância, na pessoa de Seu Filho, Jesus Cristo, o qual tornou-se pecado por nós "para que nele fôssemos feitos justiça de Deus" (2 Coríntios 5:21).

JEOVÁ-ROHI: "O Senhor nosso Pastor" (Salmo 23:1) - Depois de Davi ponderar sobre seu relacionamento como um pastor de ovelhas, ele percebeu que era exatamente a mesma relação de Deus com ele, e assim declara: "Yahweh-Rohi é o meu Pastor. Nada me faltará" (Salmo 23:1).

JEOVÁ-SHAMMAH: "O Senhor está ali" (Ezequiel 48:35) - o nome atribuído a Jerusalém e ao templo lá, indicando que o outrora partida glória do Senhor (Ezequiel 8-11) havia retornado (Ezequiel 44:1-4).

JEOVÁ-SABAOTH: "O Senhor dos Exércitos" (Isaías 1:24, Salmos 46:7) - Exércitos significa "hordas", tanto dos anjos quanto dos homens. Ele é o Senhor dos exércitos dos céus e dos habitantes da terra, dos judeus e gentios, dos ricos e pobres, mestres e escravos. O nome expressa a majestade, poder e autoridade de Deus e mostra que Ele é capaz de realizar o que determina a fazer.

EL ELIOM: "Altíssimo" (Deuteronômio 26:19) - derivado da raiz hebraica para "subir" ou "ascender", então a implicação refere-se a algo que é muito alto. El Elyon denota a exaltação e fala de um direito absoluto ao senhorio.

EL ROI: "Deus que vê" (Gênesis 16:13) - o nome atribuído a Deus por Agar, sozinha e desesperada no deserto depois de ter sido expulsa por Sara (Gênesis 16:1-14). Quando Agar encontrou o Anjo do Senhor, ela percebeu que tinha visto o próprio Deus numa teofania. Ela também percebeu que El Roi a viu em sua angústia e testemunhou ser um Deus que vive e vê tudo.

EL-OLAM: "Deus eterno" (Salmo 90:1-3) - A natureza de Deus não tem princípio, fim e nem quaisquer limitações de tempo. Deus contém dentro de Si mesmo a causa do próprio tempo. "De eternidade a eternidade, tu és Deus."

EL-GIBOR: "Deus Poderoso" (Isaías 9:6) - o nome que descreve o Messias, Jesus Cristo, nesta porção profética de Isaías. Como um guerreiro forte e poderoso, o Messias, o Deus Forte, vai realizar a destruição dos inimigos de Deus e governar com cetro de ferro (Apocalipse 19:15
 

Frases do pequeno príncipe



O essencial é invisível aos olhos; só se vê bem com o coração! Saint Exupéry

“Será como a flor. Se tu amas uma flor que se acha numa estrela, é doce, de noite, olhar o céu. Todas as estrelas estão floridas.”

“Os homens cultivam cinco mil rosas num mesmo jardim e não encontram o que procuram. E, no entanto, o que eles buscam poderia ser achado numa só rosa.”

Tu te tornas eternamente responsável pelo que cativas.

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.”

“Se tu choras por ter perdido o sol, as lágrimas te impedirão de ver as estrelas.”

“Disse a flor para o pequeno príncipe: é preciso que eu suporte duas ou três lagartas se quiser conhecer as borboletas.”

“Não lhe direi as razões que tens para me amar, pois elas não existem. A razão do amor é o amor.”

“Só os caminhos invisíveis do amor libertam os homens.”

“Se alguém ama uma flor da qual só existe um exemplar em milhões de estrelas, isso basta para que seja feliz quando a contempla.”

“O amor verdadeiro começa lá onde não se espera mais nada em troca.”

“São tão contraditórias as flores! Mas eu era jovem demais para saber amar.”

“Todas as pessoas grandes foram um dia crianças, mas poucas se lembram disso.” 


Blog da Malu Silva  foto de Valquíria Calado.

Você é o que você come!

E muito difícil, digo quase impossível  perder gordura e ganhar músculo. Em ambos os casos esqueça o refrigerante, gorduras, frituras, doces, bebidas alcoólicas. Não tem mágica.
Os carboidratos são os responsáveis por fornecer energia e ainda maximizar a recuperação muscular. Se você deseja emagrecer, deve ingerir menos carboidrato! Se quer ganhar peso, ingira mais carboidrato! Ingira uma quantidade maior no café da manhã e vá diminuindo a quantidade ao longo das refeições de forma que nas duas ultimas refeições  sejam só de proteína. Atenção, prefira os carboidratos de baixo índice glicêmico e cuidado na quantidade, tanto o excesso como a ausência do mesmo, pode trazer consequências indesejadas, como o acumulo de gordura ou atrapalhar no crescimento muscular.
As proteínas são essenciais para o processo de formação dos músculos e elas devem estar presentes em todas as suas refeições!
Lembro que você deve fazer  7 refeições ao dia, sendo realizadas de 3 em 3hrs. E as quantidades certas dos alimentos que devem ser consumidas no dia, deverão ser rateadas entre as refeições.
Calculando as calorias necessárias durante o dia:
Peso em kg x 2.2 x 11 = N. DE CALORIAS QUE PRECISA POR DIA.
Lembrando que esse “peso em kg” é o peso que vc gostaria de ter ok? Se você deseja emagrecer  troque o  “11” por 10, se quer aumentar o peso, troque por 12.
Pronto agora você já sabe o número de calorias que você necessita por dia, agora vamos fazer o rateio pra encontrar a quantidade de carboidrato, proteína e gordura que devem ser ingeridas no dia a dia.

Se você quer emagrecer divida por:
o.20 x calorias= x/4 = gramas de carb que vai ingerir por dia
0.40 x calorias=x/4 = gramas de prot por dia
0.40 x calorias = x/9 = gramas de gordura
Se você já emagreceu e quer agora ganhar massa muscular:
o.45 x calorias= x/4 = gramas de carb que vai ingerir por dia
0.30 x calorias=x/4 = gramas de prot por dia
0.15 x calorias = x/9 = gramas de gordura


O resultado disso é a quantidade que você deve ingerir por dia. Divida o resultado da proteína e da gordura por 7 (refeições) e a quantidade de carboidrato proporcional de forma que no café da manhã fique com a maior parte deles.

A baixo  alguns alimentos fontes de carboidratos e proteínas que devem ser ingeridos por vcs, nesse site tem inclusive a quantidade de proteína e carboidrato que existem por porções!
Parece complicado, mas tentei explicar ao Maximo, o difícil mesmo é achar os alimentos corretos e fazer a divisão das quantidades nas 7 refeições. Qualquer duvida eu to tentando tirar por aqui  mesmo, através dos comentários!
Eu não sou nutricionista, mas tento fazer essa dieta comigo. Pra algumas pessoas mostra resultado logo outras não... É SEMPRE BOM PROCURAR UM MÉDICO ESPECIALISTA

Manu Montenegro

 Você é...
...o que você come

E também quanto e como você come. Os alimentos podem
ajudar ou prejudicar sua saúde. Mas não é recomendável
sentar-se à mesa como se vai a uma farmácia ou lançar-se
a excessos como um condenado em sua última refeição.
O prazer do equilíbrio é a chave de tudo

Anna Paula Buchalla

Montagem sobre fotos Pedro Rubens



VEJA TAMBÉM
Nesta reportagem
Quadro: Geografia do estômago
Exclusivo on-line
Mais sobre alimentação
Entrevista com Michael Pollan

Quando o francês Jean Anthelme Brillat-Savarin cunhou, em 1825, a expressão "diga-me o que comes e eu te direi o que és", referia-se, sobretudo, aos prazeres de uma boa refeição. Em seu tratado de gastronomia A Fisiologia do Gosto, a primeira obra sobre a relação do homem com a comida, ele dizia que a elaboração de um novo prato causava mais felicidade à espécie humana do que a descoberta de uma estrela. Pouco mais de um século depois, na década de 1950, o sabor de uma boa refeição ganhou um tempero de culpa com a descoberta de que a gordura, em excesso, trazia malefícios à saúde. De lá para cá, uma série de estudos vem contribuindo para medicalizar o pão (e a carne, e a massa, e o doce) nosso de cada dia. Para o bem e para o mal. Alguns alimentos passaram a ser vistos como venenos e outros, como remédios. Entre os dois extremos, está você, fazendo a conta de quantas calorias vai ingerir no almoço, imaginando se suas artérias entupirão de vez com a feijoada programada para o sábado e pensando se, afinal de contas, não seria melhor evitar beber o quinto copo de vinho tinto da semana. É claro que as descobertas de médicos nutrólogos e nutricionistas são para ser levadas a sério. Mas não é igualmente evidente que elas não devem servir para criar neuroses. Você é, sim, o que você come – desde que entenda que, quando nos sentamos à mesa, o fazemos por motivos que vão além da nutrição pura e simples. Entre eles, degustar iguarias, compartilhar um grande momento com os amigos, participar de rituais e cerimônias familiares e até explorar novas culturas (mesmo que isso signifique não ultrapassar os limites de um frango xadrez). Tudo isso se perde quando você começa a encarar uma refeição como uma ida à farmácia. Qual a saída? Ter uma dieta equilibrada – em qualidade e quantidade. Tão equilibrada que lhe dê a chance de, vez por outra, cometer alguns "crimes" nutricionais. "A manutenção da saúde deve ser uma conseqüência, e não o único objetivo do ato de comer bem", diz o americano Michael Pollan, autor do livro In Defense of Food (Em Defesa da Comida), que está na lista dos mais vendidos do jornal The New York Times.

Pollan está certo, mas é um radical, digamos, livre demais. Ele chega a afirmar que "a nutrição está na mesma posição que a cirurgia no século XVII: é uma ciência jovem e promissora, da qual você não quer ser a cobaia". Menos, Pollan. Repita-se que não se trata de jogar no lixo as descobertas feitas ao longo do último meio século. Já está provado que, das dez doenças que mais matam no mundo, cinco estão diretamente associadas a uma dieta de má qualidade: obesidade, infarto, derrame, diabetes e câncer – sobretudo o de mama, o de próstata e o de intestino. "Quem quer que seja o pai de uma doença, a mãe foi uma dieta deficiente", diz o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). Não é preciso ser um freqüentador compulsivo de spas de emagrecimento para perceber que basta uma semana de alimentação regrada, frugal e saudável para o organismo funcionar melhor. O hálito melhora, o cabelo fica mais sedoso, a pele mais viçosa. Surge o ânimo para acordar mais cedo e, por que não, fazer inclusive uma caminhada. "A boa alimentação favorece o metabolismo, o sono e a regularidade do intestino e controla os radicais livres, as moléculas responsáveis pelo envelhecimento celular", diz a nutricionista Cristina Menna Barreto, de São Paulo. Até o nosso humor pode ser modulado pela alimentação. Certos nutrientes têm efeito direto sobre a produção ou a inibição de determinados neurotransmissores, responsáveis pelas oscilações do estado de espírito. "Uma pessoa que acorda, toma uma xícara de café e não come nada até a hora do almoço tem maior probabilidade de ficar com o humor azedo", diz o nutrólogo Daniel Magnoni, do Hospital do Coração, de São Paulo. Existem, ainda, estudos que mostram a relação entre deficiência de ácido fólico e depressão. E uma pesquisa publicada recentemente no British Journal of Psychiatry indica que o uso de determinados suplementos nutricionais reduz a ocorrência de problemas de comportamento – entre eles a agressividade.

Muitos dos alimentos hoje demonizados foram essenciais para a evolução do homem. O consumo de carnes vermelhas garantiu a sobrevivência de nossos ancestrais em tempos de escassez de comida. Estocada sob a forma de tecido adiposo, a gordura animal representava a principal fonte de energia do pessoal das cavernas. Também se devem à dieta carnívora as proteínas que permitiram ao homem, entre outras coisas, criar o alfabeto, fabricar papel, inventar a tipografia e escrever livros que condenam... a carne. No século XVI, a inclusão da batata, tubérculo oriundo da América, no cardápio europeu possibilitou o ganho calórico que resultaria na Revolução Industrial. Mas nossos antepassados obtinham do mel e das frutas a quase totalidade do açúcar que constava de sua dieta. O doce vilão, que está na origem dos distúrbios metabólicos mais nocivos, não era onipresente como hoje. No entender de pesquisadores da história da alimentação, o gatilho para a epidemia de obesidade dos Estados Unidos, que se alastrou pelo mundo, foi justamente um açúcar: o amido de milho. "A adoção do milho é o fenômeno alimentar mais importante – e preocupante – da modernidade", diz o historiador Henrique Carneiro, autor do livro Comida e Sociedade. Dessa substância são fabricados os adoçantes e xaropes presentes em boa parte dos produtos industrializados, como os refrigerantes.



O derradeiro jantar
Stephane de Sakutin/AFP
Gordon Ramsay: rosbife dos tempos da infância
A fotógrafa americana Melanie Dunea lançou a seguinte pergunta a cinqüenta grandes chefs: "Se você fosse morrer amanhã, qual seria sua última refeição?". Em seu livro My Last Supper (Meu Último Jantar), foram poucos os que optaram por trufas, caviar e foie gras. A maioria escolheu refeições absolutamente simples. Gordon Ramsay, apresentador dos programas Hell’s Kitchen e Kitchen Nightmares, decidiu-se por rosbife com yorkshire pudding. A carne assada com molho, acompanhada de pudim salgado, é um clássico dessa licença nada poética chamada culinária britânica. E era um prato freqüente na mesa da família do escocês Ramsay. Jamie Oliver, chef inglês e também apresentador de programas de culinária, optou por spaghetti all’arrabiata e, de sobremesa, pudim de arroz. "É impressionante quão simples, rústica e despretensiosa é a maioria das seleções", escreve o chef Anthony Bourdain, no prefácio do livro. Ele próprio comeria em seu último jantar ossobuco com salsinhas e salada de alcaparras com torradas de baguete. "Há sempre uma volta às coisas da infância ou aos sabores regionais. A palavra ‘mãe’ é citada em pelo menos um terço das vezes", observou Bourdain em entrevista à revista americana Time. A lembrança de um prato não se resume ao seu sabor. Remete também a tempos felizes.

Ah, os refrigerantes, as batatas fritas, os hambúrgueres... Se eles não fossem tão gostosos, não teriam ganhado o planeta. Já as frutas, as verduras, os legumes... Bem, a verdade nua e crua (ou cozida, como queira) é que são alimentos difíceis de engolir para oito em cada dez pessoas (e para dez em cada dez crianças). Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, desvendaram os mecanismos cerebrais que tornam uma fritura mais apetitosa do que um rabanete. Eles descobriram que as comidas gordurosas ativam uma região cerebral conhecida como córtex cingulado, a mesma que se acende quando recebemos um carinho ou sentimos o cheiro de um perfume.

A educação dos sentidos, no entanto, não é tão difícil como parece. Há uma máxima antiga segundo a qual "as doenças não afetam quem sabe o que comer, o que não comer, quando comer e como comer". Isso está ao seu alcance. A chave, aqui, é cultural. Gostar de vegetais implica educar o paladar – e antes dele, óbvio, o cérebro. Na verdade, trata-se de uma reeducação. Foi comprovada a existência de um instinto natural de seleção da comida. Um estudo realizado nos Estados Unidos é particularmente interessante. Os pesquisadores entregaram a crianças de péssimos hábitos à mesa dez tipos de alimentos naturais. Ao longo de uma semana, privadas de sua dieta habitual, elas conseguiram combinar tais ingredientes de forma a construir uma dieta variada e saudável. Não se recusaram a comer nada, nem repetiram sempre o mesmo prato. A capacidade de adestrarmos nosso paladar de modo a extrair prazer de comidas antes intragáveis também ficou evidente graças ao inglês Jamie Oliver, aquele chatinho dos programas de televisão. Há três anos, ele realizou uma campanha para banir as porcarias dos lanches e refeições servidos às crianças nas escolas públicas inglesas. Oliver ajudou a promover mudanças drásticas nesse cardápio – a merenda "junkie" à base de nuggets e salsichas cedeu lugar a saladas, frutas e receitas italianas. Tudo isso acompanhado do desafio de agradar aos estudantes. Deu certo. Em poucas semanas, o paladar da moçada, "mascarado" pelo consumo abusivo de gorduras artificiais, ficou, como dizer, menos inglês.

Se ainda não veio à sua cabeça a expressão, aqui está ela: bom senso. Pois é, nesse caso não dá para variar. E bom senso significa não exagerar nem no consumo nem na privação. Quer um exemplo? A exclusão de carne vermelha da dieta é responsável por carências de ferro e vitamina B12, nutrientes fundamentais para o organismo. Mais: de nada adianta seguir cegamente dietas como a japonesa e a mediterrânea, tidas como as mais saudáveis, sem levar em conta que você não vive no Japão ou às margens do Mediterrâneo. Uma dieta para ser equilibrada e prazerosa tem de se combinar ao ambiente em que se vive e à genética de cada um. Coma de tudo um pouco e tente transformar o ato de comer numa experiência mais agradável do que se restringir a uma porção de brócolis ou se entupir de frituras. De vez em quando, dá vontade de comer um hambúrguer? Não se prive desse prazer. Coma com calma, sem tanta gordura pingando no prato. Esforce-se para que pelo menos uma de suas refeições diárias seja uma experiência estética e, com o perdão da palavra, sinestésica. Tente melhorar a apresentação dos pratos, capriche na combinação dos alimentos e no seu colorido. Você dificilmente (e põe difícil nisso) se tornará um Marcel Proust, que escreveu o primeiro romance do monumental Em Busca do Tempo Perdido a partir das evocações proporcionadas por uma madeleine – mas, decerto, será alguém mais saudável e feliz.



Lailson Santos


Lailson Santos



Lailson Santos



Fabiano Accorsi



Fotos Lang, Alfredo Franco, Carlos Cubi, Gustavo Arrais, Oscar Cabral, Claudio Meletti

 
Com reportagem de Adriana Dias Lopes e Thomaz Favaro