5.23.2013

Alckmin lança Serra para presidente (só se for dos escoteiros)

'Serra deve ser candidato em 2014', diz Alckmin

Governador de SP não soube dizer se tucano será candidato à presidência.
Alckmin defendeu escolha do candidato do PSDB apenas no final do ano.

Do G1, em Brasília
414 comentários
Alckmin participa de seminário em escola de Direito em Brasília (Foto: Lucas Salomão/ G1)Alckmin participa de seminário em escola de
Direito em Brasília (Foto: Lucas Salomão/ G1)
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta quinta-feira (23) que José Serra, seu colega de partido, deve ser candidato em 2014. Para Alckmin, a convenção no último final de semana, que elegeu o senador Aécio Neves presidente do PSDB, não serviu para unificar o partido em torno do nome do mineiro para a Presidência da República.
Ao ser questionado se  candidatura de Serra está descartada para 2014, Alckmin respondeu: “O Serra deve ser candidato em 2014”.
No entanto, o governador não soube dizer se a candidatura seria à Presidência da República. “Isso só ele pode responder”, disse Alckmin que participou de seminário sobre administração pública no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), em Brasília.
Em 2014, o Brasil terá eleições para presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Alckmin, que se reelegeu governador de São Paulo em 2002, e depois foi eleito governador em 2010, deve tentar a reeleição em 2014. Em evento no início de maio, Serra defendeu a reeleição de Alckmin ao governo paulista. "Não se trata única e exclusivamente de reeleger Geraldo Alckmin. Trata-se de afirmar o nosso estado em torno de um governo honesto e trabalhador”, afirmou Serra.
Alckmin também disse ser contrário à antecipação de candidatura. “Foi uma convenção bonita [no último sábado, que escolheu Aécio presidente do partido], da unidade, mas entendo que escolha de candidatura é só no final do ano, início do ano que vem. Acho que é hora do partido ouvir o povo, percorrer o Brasil, ver os problemas nacionais, elaborar um grande programa de trabalho, um programa de governo, mas eu sou contra a antecipação de candidatura, nós estamos muito longe do processo e você antecipar candidatura encurta o governo o que não é bom para a população", disse o tucano.
Desde terça-feira, Aécio Neves protagoniza inserções do partido na TV. O tucano aparece conversando com a população sobre preço de alimentos, conservação de estradas, entre outros. Alckmin disse que a propaganda é importante para mostrar a visão do partido e, ao ser questionado se não seria importante para ele aparecer na propaganda, afirmou estar bem representado por Aécio.
"Acho que nós estamos muito bem representados pelo Aécio, que foi eleito por unanimidade presidente do partido na convenção de sábado. "Eu acho que é uma exposição importante, que mostra o pensamento do partido, a visão do partido. Agora, eu não sou de acreditar que coisas muito distantes da eleição tenham reflexo em pesquisas", disse.
O governador paulista defendeu prévias para escolha do candidato se houver mais de um nome.
"Se nós tivermos mais de um candidato, quanto mais você abrir o debate, mais pessoas participarem, melhor. A prévia é um modelo interessante, mas isso se tivermos mais de um candidato", afirmou.

Nenhum comentário: